Como previsto, reforma será “meia sola”

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Cadê os mecanismos para reduzir o número excessivo de partidos. A maioria sigla de aluguel?

Cadê a limitação de mandatos para acabar com os políticos profissionais? O correto seria dois mandatos em cada parlamento.

Cadê o fim do financiamento privado das campanhas? A proposta de financiamento misto é outro engodo.

E o mais importante: cadê o fim do voto obrigatório?

E ao invés do voto distrital misto preferiram um “distritão”. Uma maneira de continuar sem a representação popular mais ativa e transparente.  Um candidato que tenha força eleitoral em uma região, poder não ser eleito pela soma total dos votos. O “distritão” não muda o atual sistema, apenas acaba com a legenda partidária.

Salve-se apenas a unificação das eleições já em 2018 (em 2016, se aprovado, mandato de apenas 2 anos) e o fim da reeleição para o executivo. Com mandatos de cinco anos.

Um ponto positivo também é o fim dos suplentes de senadores. Em caso de renúncia ou morte assumirá o derrotado mais votado na eleição. Uma medida correta. Os suplentes de senadores geralmente são desconhecidos da população e apenas financiam as campanhas.

Os deputados e senadores afrontam mais uma vez o povo brasileiro. Aprovarão uma meia sola como engodo eleitoral. Lamentável!

Missa de 7º Dia –  Hunaldo Bezerra da Mota
Será realizada hoje, 14, às 20h, na Igreja Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento no conjunto Leite Neto, em Aracaju a Missa de Sétimo Dia do senhor HUnaldo Bezerra da Mota, conhecido como Hunaldinho. Desde já a família agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Missa de 7º dia – Motinha
Esposa, filhos, netos, irmãos, e demais parentes ainda consternados com o falecimento de Antônio Soares da Motta (Motinha), convida para a Missa de 7º dia, a ser realizada, hoje, 14, as 20 h, na Igreja Dom Bosco, no Colégio Salesiano de Aracaju. Desde já a família agradece a todos que comparecerem.

Cavalos foram enterrados às margens do rio Cotinguiba, onde caiu ponte?
O blog foi informado que os dezoito cavalos que não sobreviveram a queda da ponte de Pedra Branca, foram enterrados no local, ou seja, às margens do rio Cotinguiba. Será que com tantas autoridades diariamente no local ninguém fez nada? Enterrar animais às margens de rio é uma contaminação na certa.

SE: em assembleia, radialistas rejeitam contraproposta considerada indecorosa
Em assembleia geral extraordinária, realizada na noite da terça-feira (12) na sede do Sindicato dos Radialistas de Sergipe, a categoria rejeitou por unanimidade a contraproposta, vista como indecorosa, apresentada pelos patrões.

Índice
Tanto o índice de 7%, que até agora ninguém sabe de onde foi ‘tirado’, quanto a ultrajante clausula dois, onde os donos da mídia de Sergipe pleiteavam que este sindicato abrisse mão de sua obrigação de representar a nossa categoria judicialmente, através da substituição processual, foram rechaçados unanimemente.

Decisão
A assembleia também decidiu manter a clausula financeira, que é composta pela reposição da inflação no período de maio/2014 a abril/2015 que foi de 8,34% (INPC) e 14,8% (Projeto Inter-Meios), referente ao crescimento médio nacional das empresas de rádio e TV no ano de 2014, totalizando 23,14%. Foram retirados os itens: treze e dezesseis, obrigatoriedade na operação e liberação dos dirigentes, respectivamente. Ficou decidido que todos os outros quinze itens serão reapresentados. Também foi aprovado por unanimidade o “estado de greve”, abrindo a possibilidade de uma paralisação parcial ou total das atividades em todo o estado.

CPI que vai investigar assassinatos de jovens no Brasil
A senadora Maria do Carmo Alves (DEM-) foi indicada – como membro da CPI criada para investigar o assassinato de jovens no Brasil, cujos números são assustadores: uma média de 82 mortes por dia, conforme dados do Mapa da Violência.  "Para mim será um grande desafio, um trabalho honroso e, tenho certeza, que terá grande repercussão social”, disse.

Mais creches
O senador Eduardo Amorim (PSC) esteve ontem, 13, em audiência com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antônio Idilvan de Lima Alencar. O parlamentar estava acompanhado dos prefeitos José Arinaldo (Frei Paulo) e Valmir dos Santos Costa (Itabaiana), eles reivindicaram liberação de recursos para a construção de creches nos dois municípios

Delegacia de Rosário do Catete
Na última terça-feira, 12, o ex-prefeito e líder de oposição no município Rosário do Catete, Wagner Quintela (PSB), a presidente estadual do PMDB, ex-vereadora Acácia Calazans, e o vereador Antônio Teles Barreto (PDT), reuniram-se com o Secretário de Estado de Segurança Pública, Mendonça Prado, para reivindicar a reforma imediata da Delegacia da cidade.

60 dias
Diante da solicitação, o secretário Mendonça Prado afirmou que os serviços de reforma da Delegacia terão início em até 60 dias. Wagner Quintela destacou que o encontro foi produtivo e que se trata de uma iniciativa em benefício da população rosarense.

Estrutura melhor
“A melhor estrutura para os profissionais, sem dúvidas, proporciona um atendimento mais qualificado aos cidadãos de Rosário do Catete e até mesmo aos visitantes. O secretário foi solícito, ouviu nossa reivindicação e nos garantiu que essa necessidade será atendida”, frisou o líder de oposição.

Emmanuel lamenta rejeição projeto que beneficiava negros
“Parte dessa Casa se comportou mal e deu uma bofetada nos negros dessa cidade”. A afirmação é do vereador Emmanuel Nascimento (PT), se referindo à rejeição do seu Projeto de Lei (PL) que foi julgado inconstitucional pela Câmara e nem sequer entrou na pauta de votação. O PL visa reservar 20% das vagas para negros em concursos públicos para cargos efetivos e empresas públicas no campo da administração direta e indireta.

Federal
O parlamentar informou que no âmbito federal já existe a lei 12.990/2014, no qual a Câmara e o Senado Federal votaram pela sua constitucionalidade e a presidente sancionou. O Supremo Tribunal Federal também aprovou para o Poder Judiciário essa proposta. “Essa Casa deu uma bofetada nos negros. Vou sair nessa cidade, nos bairros negros, como a Suíssa, Maloca, Agamenon Magalhães, dizendo isso ao povo e nominando os vereadores que deram uma bofetada nos negros”.

Emgetis assinará acordo com o Governo dos EUA
No próximo dia 20 de maio, às 9h, no Auditório do Palácio dos Despachos, a Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) celebrará um acordo de concessão com o Governo dos Estados Unidos, por intermédio da Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA), que se compromete a ceder US$ 600 mil (cerca de R$ 1,8 milhão) para financiar o Plano de Modernização e Expansão da Tecnologia da Informação em Sergipe.

Assinatura
O acordo abrange projetos elaborados pela Emgetis e, para todos os efeitos relevantes ao Acordo de Concessão, o Governo dos Estados Unidos da América será representado, no ato da assinatura, pelo Cônsul dos EUA no Brasil ou pela USTDA, e a Emgetis, pelo seu diretor-presidente, Ezio Faro.

Projetos
Serão contemplados três projetos elaborados pela Emgetis: a cobertura de internet banda larga para atender a todo o Estado em áreas governamentais, como Saúde, Educação e Segurança Pública; a projeção de um ambiente que abrigará sistemas de armazenamento de dados da Rede Governo (Data Center); e a segurança dessa Rede, preparando-a para imprevistos ou eventos que possam causar-lhe danos.

Aspectos técnicos
De acordo com o diretor-presidente da Emgetis, Ezio Faro, com o acordo, uma empresa norte-americana – entre as credenciadas pela USTDA – será selecionada pelo Governo de Sergipe para examinar aspectos técnicos, financeiros, ambientais, dentre outros necessários à efetivação dos projetos, gerando economia para o Governo do Estado, que por sua vez receberá esses projetos prontos para executá-los.

Roteiro
“A data limite de conclusão para a assistência técnica prestada é 30 de junho de 2016. Até lá, devem ser desenvolvidos um roteiro de expansão da rede de banda larga por fibra e sem fio de todo o Estado e uma proposta de modernização do centro de dados do governo estadual. Após a assinatura do Acordo de Concessão, a empresa responsável pela assistência técnica (elaboração dos projetos) virá a Sergipe e trabalhará em conjunto com as principais instituições envolvidas, entre elas Emgetis; Secretarias de Estado da Fazenda, Educação e Saúde; Polícia Militar; Polícia Civil; Tribunal de Justiça; Detran e Banese.”, informa.

PELO TWITTER

www.twitter.com/leleteles  EDUCAR É PRECISO. por isso, é preciso educar.

www.twitter.com/AndersonJPT  Algumas pessoas, simplesmente, fazem falta!!!!

www.twitter.com/Fernando_Negrao  Dep. Samuel precisa aprender que a escada que conduz ao sucesso é alta e a queda do topo ao chão é breve. Humildade.

www.twitter.com/riltonmorais  A Preta Gil casou com o personal trainer. E você aí acreditando em atração física, né?

www.twitter.com/gilbertotv  Para uns o tempo voa, para outros ele passa bem mais devagar. Em qual deles você se adaptaria melhor?

www.twitter.com/palmeriodoria  Até quando o JN esconde essa: China anuncia investimento de 160 bilhões de reais no Brasil.

DO LEIKTOR

Jackson e Chico parceria produtiva
Por Geraldo Lima Feitosa, o Geraldo dos Correios: Jackson e Chico parceria produtiva “Se em Sergipe temos excelentes exemplos de parcerias entre Governos Municipais e Estadual, um, em especial, nos orgulha. É o caso de Nossa Senhora da Glória, onde a administração local é coordenada pelo prefeito Francisco Carlos Nogueira Nascimento, o Chico do Correio. Oriundos do quadro de funcionários dos Correios e Telégrafos, Jackson e Chico, cada qual na sua esfera de competências e “patentes”, dignificam essa categoria profissional que está presente em todas as cidades e é composta por profissionais que colocam a Regional dos Correios de Sergipe em posição de destaque Nacional. Hoje mesmo, dia 14/05, teremos em Glória a importante presença da ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo, que estará, juntamente com o governador Jackson Barreto, o prefeito Chico do Correio, o secretário de Agricultura e Pesca, Esmeraldo Leal, e o deputado federal João Daniel, fazendo a entrega  de milho e feijão para disseminação da agricultura familiar no município e região. Parabéns ao povo glorense pela feliz e produtiva parceria entre gestores preocupados com o social e bem-estar da população”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia
“Felicidade: Eu vi de perto; mas eu não podia falar com você.” José Santos Chocano, poeta e escritor peruano, nasceu em 14 de Maio de 1875 e morreu em 1934.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários