Concurso soldado PMSE: a teimosia de um governo empacado no atraso

O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Os defeitos do concurso público para soldado da PMSE 2018 acarretam a invalidade do certame e o Código de Processo Civil é claro em tal sentido, entretanto, além de tantas irregularidades a decisão do TJSE, no último final de semana, só veio a piorar a situação de milhares de jovens quando houve a extensão de um benefício para todos e que não havia sido pronunciada por nenhum juiz de primeiro grau criando mais “caos” e infelizmente os jovens estão sendo agora “usados” por certo parlamentar com mandato (e candidato à reeleição) que está prometendo Deus e o Inferno para pessoas ingênuas e desesperadas para angariar votos! Em 1998, outro parlamentar também fez a mesma coisa com os concursados daquele ano. O intuito é apenas o benefício eleitoral e após a eleição todos serão abandonados.

Na verdade, o juiz de São Cristóvão, Manoel Costa Neto, concedeu medida liminar suspendendo o TAF na semana passada e em decorrência de tal condição o desembargador Cesário negou o recurso do Estado contra a decisão de Manuel Costa Neto. Ocorre que na decisão do desembargador houve uma inovação do pedido ampliando a anulação das questões 87 e 88 para todos os candidatos quando na verdade o Juiz de São Cristóvão e os da Fazenda Pública de Aracaju estavam determinando a anulação para quem procurou a Justiça. Ou seja, a partir do momento que o Desembargador amplia a anulação para todos prática conduta contrária ao direito inovando os pedidos originários ensejando mais confusão e prejudicando outros candidatos que já tinham sido aprovados normalmente e que estavam com convocação garantida no Teste Físico.

Por outro lado, faz-se necessária a anulação de um concurso público que feriu de morte todos os princípios básicos da Administração Pública previstos no Art. 37 da Constituição Federal, ou seja, os princípios da legalidade, impessoalidade, publicidade, eficiência e moralidade.

Ora, houve omissão do Poder Público Estadual quando da fiscalização do concurso diante de tantas fraudes existentes, bem como, questões viciadas e ausentes do conteúdo programático e sempre que tais fatos acontecem a posição correta de um administrador público decente é a anulação com base nos princípios basilares da administração pública.

Muitos do Poder Público se aproveitam da desgraça do cidadão comum. E o concurso da PMSE 2018 representa um grande desrespeito aos jovens em busca de emprego que se sacrificaram anos a fio para melhoria das respectivas vidas.

A tentativa de manter este concurso representa na prática a teimosia de um governo empacado no atraso e que não escuta as vozes das ruas.

Belivaldo confirmou presença, mas não foi ao debate Dos nove candidatos ao governo do Estado de Sergipe, apenas o candidato Belivaldo Chagas desistiu de última hora. O debate foi promovido pelo “Café com Debate” e os candidatos tiveram a oportunidade para apresentarem suas propostas e responderem perguntas entre eles.

Pela submissão a Temer, Jackson é chamado de traidor e expulso de evento do PT E no início da tarde de ontem as redes sociais, principalmente os grupos sociais, foram inundados com dois vídeos que mostraram o ex-governador Jackson Barreto e candidato ao Senado sendo hostilizado por parte da militância do PT e colocado para fora do evento com a presença do presidenciável Fernando Haddad, aos gritos “Jackson a casa do trabalhador não aceita traidor.” Um dos vídeos com a saída de Jackson do evento:

 

Jackson ensaiou solidariedade para ele mesmo Logo após a repercussão altamente negativa do vídeo para Jackson num grupo de integrantes do MDB de Sergipe foi postado o aviso: “em solidariedade a Jackson, convidamos todos para nos encontrarmos na sede do MDB, hoje, a partir das 15h.” O intuito era sair de lá para se encontrar com a caminhada de Haddad, mas o número de medebistas frustou o ato. Aliás, o ato parecia mais “a solidariedade de

Jackson visivelmente abatido e constrangido na caminhada de ontem, 22, em Aracaju.

Jackson para ele mesmo.”

No convite para passeata de ontem, 22, Eliane não falou em Jackson. Por que escondem Jackson Barreto? Por que escondem Jackson Barreto? Jackson/Belivaldo/Jackson fizeram o pior governo da história de Sergipe. Um governo marcado pelo atraso e o parcelamento dos salários dos servidores públicos, dos aposentados e pensionatos; marcado pela violência, colocando SE como o Estado mais violento do Brasil; marcado pela perseguição, por escândalos de corrupção, etc.

Carta de Lula a George Magalhães não cita ninguém de Sergipe O combativo radialista George Magalhães divulgou em seu programa ontem, 22, uma carta enviada pelo ex-presidente Lula em que relata sua situação jurídica, política e denuncia as perseguições que julga estar passando através de “uma condenação injusta, sem nenhuma prova de qualquer crime cometido, me transformou em preso político em Curitiba”, desabafa.

Carta de Lula a George Magalhães não cita ninguém de Sergipe II Na carta, Lula ataca a Rede Globo a quem atribui censurar sua campanha e discorda da postura do poder judiciário que “durante a perseguição movida contra mim provou que não cumpre as leis deste país, cumpra pelo menos os tratados internacionais assinados pelo Brasil”, afirmou. Em todo o conteúdo da missiva não há uma só menção a qualquer nome da politica sergipana. Lula não elogiou nenhuma personalidade da política local, tampouco atacou a ninguém. Ele apenas informou que neste processo o candidato será Fernando Haddad, a quem faz rasgados elogios, o seu emissário para levar a mensagem aos brasileiros. A carta esclarece muita coisa e desmistifica muita conversa fiada de muitos oportunistas locais que atacam ou usam o nome do ex-presidente para lograr dividendo eleitoral.

Relembrando 2006 e o apoio dos prefeitos Em 2006 o então candidato à reeleição, governador João Alves Filho, tinha o apoio de quase todos os prefeitos sergipanos. Pelo menos cerca de 70 dos 75. Sabe o que aconteceu? Perdeu a eleição no primeiro turno para Marcelo Déda Chagas. Para relembrar que o peso que vale é o do voto popular e não de um prefeito de ocasião.

Blog assina embaixo “Não votar em protesto é exatamente fortalecer candidatos que olham apenas para suas contas bancárias, seus negócios e o grande patrimônio.” Do jornalista Diógenes Brayner, ontem, 22, no Fax Aju.

Entrevistas com os candidatos a governadores É louvável que emissoras de rádios, entidades classistas e representares da sociedade civil promovam debates com os candidatos a governadores do nosso estado. Mas não é pedagógico que em determinadas entrevistas girem cerca de 80% do tempo falando de… po-lí-ti-ca. Ou seja, com tantos temas administrativos e oriundos do seio da população para serem tratados monopolizar questões partidárias é de um anti-jornalismo elementar. Não é isso que se aprende nos bancos universitários, para quem por lá passou. Passam 3 anos e meio falando de politica e durante a campanha continuar em tom monotemático é desrespeitoso com o povo.

Levantamento prevê pouca renovação na Câmara e no Senado O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), o órgão de assessoria parlamentar dos sindicatos brasileiros que  atua junto aos poderes, avalia que a renovação dos parlamentares do Senado e da Câmara Federal deverá ser a menor dos últimos sete pleitos, ou seja, desde as eleições de 1990 haverá pouca renovação no Congresso Nacional. No caso de Sergipe, pelos nomes que se apresentam ao eleitor, a disputa promete ser dura e muita gente competente pode ficar de fora. A máquina politica e a força econômica podem fazer a diferença. Mas é sempre bom alertar: é o eleitor quem decide e se preferir ficha suja ou despreparados podem pagar um alto preço. Campanha política não é Fla-Flu em que torcidas descontroladas e ufanistas brigam pelo seu “lado”. Ou o eleitor toma ciência do seu poder ou sempre será refém do sistema.

Areia Branca: embargos de declaração de prefeito contra cassação na pauta de hoje E consta da pauta do pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) os embargos de declaração do prefeito de Areia Branca, Alan Andrelino Nunes Santos, conhecido como Alan de Agripino e do vice, José Francisco das Chagas Filho, contra a decisão do pleno do último dia 09 de julho que cassou por unanimidade o registro dos diplomas e do vice-prefeito do município por compra de votos nas eleições de 2016. O primo do prefeito, José Freire, foi flagrado dando dinheiro a eleitor em troca de voto para Alan Santos e José Francisco das Chagas. O MP Eleitoral havia ingressado com a ação em 2016.

Conselho Estadual de Educação em novo endereço E o Conselho Estadual de Educação estará de novo endereço a partir do dia 29 de agosto. Funcionará na Galeria Farol Center (rótula do antigo farol), na Avenida Murilo Dantas número 881, no Bairro Farolândia, sempre no horário das 7h às 13h.

(foto Agência Alese)

Matos com bandana O deputado estadual Moritos Matos (Rede), candidato à reeleição, ganhou na Justiça Eleitoral o direito de aparecer com bandana na foto oficial da urna, na eleição deste ano. Matos faz uso da bandana há anos e já foi objeto de discussão, inclusive quando foi vereador por Aracaju. O parlamentar adquiriu esse direito depois de fazer, através do seu advogado Cleriston Prado, um Pedido de Consideração junto a Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Sergipe (TRE-SE), no momento em que protocolou seu pedido de registro de candidatura.

Marcos Santana discute FUNDEB Na última terça-feira (21), em Brasília, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, participou das discussões sobre a continuidade do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (FUNDEB), durante reunião da Diretoria da Associação Brasileira de Municípios (ABM). Na ocasião, Marcos Santana (que é diretor da ABM) reforçou a posição dos prefeitos de que o FUNDEB deve ser mantido como forma de assegurar o ensino de qualidade. A priori, o fundo está programado até 2020 e se não ocorrer a prorrogação será extinto. Segundo os dirigentes da ABM, o fim do FUNDEB resultaria numa crise sem precedentes para os estados e municípios brasileiros, refletindo inclusive no salário dos professores.

Marcos Santana discute FUNDEB II Na concepção dos membros da ABM, as mudanças estruturais nas diretrizes do FUNDEB devem acontecer, sendo corrigidas distorções como, por exemplo, o padrão do valor aluno/ano para os alunos das creches, além da necessidade de inserção no ensino técnico, que atualmente é excluído do FUNDEB (exceto quando ofertado ligado ao ensino médio). De acordo com Marcos Santana, o modelo de novo fundo proposto pela ABM muda a fórmula de cálculo de distribuição dos recursos, para agregar além do número de alunos de cada segmento matriculado na rede de ensino, aspectos qualitativos que estão sendo aplicados na respectiva rede de ensino. Com esse modelo, o FUNDEB passaria a ser permanente.

“Estrela-D’alma” advogado Ilton Marques de Souza lançará, nesta quinta-feira (23), às 17h, no Museu da Gente Sergipana, o livro “Estrela-D’alma”. A obra reúne poemas com diferentes temáticas, entre amizade, família, fé, amor, histórias de vida e lutas sociais. Com um aguçado senso crítico, Ilton Marques de Souza é advogado militante desde 1985. Ao longo de sua carreira profissional, atuou nas áreas sindical, familiar e trabalhista, dedicando a esta última a maior parte do seu trabalho jurídico.

Conversa “O livro nasceu de uma conversa com amigos da Sociedade de Poetas Vivos. Neste grupo surgiu a ideia de tornar público as coisas que escrevia só para mim e para as pessoas ao meu redor. Escrevo poemas desde jovem, mas durante muitos anos parei de escrevê-los, recomeçando há cerca de três anos. O resultado está neste livro”, conta Ilton.
Incentivadores O autor destaca que os principais incentivadores do livro foram a advogada Adélia Pessoa, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, e o advogado e poeta Luiz Eduardo Oliva, que assina a orelha do livro. “Estrela D’Alma é um convite a um encontro com a poesia que não cansa, a poesia que clama e denuncia, que diverte e adverte”, afirma Luiz Eduardo Oliva.

Musical “Desconto” O musical “Desconto”, da premiada ‘Cia das Artes Tetê Nahas, é a atração deste sábado do evento Aldeia Sesc, promovido pelo Sesc e que tem por objetivo promover o diálogo entre a pluralidade das manifestações culturais e artísticas que circulam em Sergipe e intercambiá-las com a produção de grupos nacionais. A peça será apresentada nesse sábado, 25 de agosto, as 20h00 no Sesc Centro. A entrada é franca.

Musical “Desconto” II O espetáculo é inspirado na obra de Nelson Rodrigues, baseada em fatos reais e uma livre adaptação de contos de Carlos Cauê, com trilha sonora original de Sena. A obra promete bastante polêmica porque, segundo a atriz e bailarina e diretora do espetáculo, Tetê Nahas, os temas abordados são fortes. “ Tratamos de machismo, abuso sexual, violência doméstica, homofobia e incesto. Desconto é resultado de pesquisas, impressões, expressões, reflexões, lamentações, porque não dizer, revolta. É um grito silencioso, um pedido de Socorro a sociedade. Sem Apontar culpados e ao mesmo tempo, mostrando as “ razões” irracionais que levam a esses atos e também como uma família se destrói e se reergue ao passar dos anos”, explica a diretora.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

SINDIMED INFORMA :A Prefeitura Municipal de Aracaju sofreu mais uma derrota na Justiça no processo em que solicita a Ilegalidade da Greve dos Médicos de Aracaju.Após a intimação do Desembargador Diógenes Barreto, a Procuradoria Geral do Município insistiu no pedido da ilegalidade da greve e retorno imediato dos Médicos aos seus postos de trabalho. O Desembargador decidiu marcar Audiência de Conciliação para o dia 30/08 – 08h30.O Sindimed, de forma responsável, mantém Assembléia dos Médicos do Município a fim de avaliar o movimento e levar a decisão, a qual julga ser de bom senso, do Poder Judiciário em nome do Desembargador Diógenes Barreto.

Bairro Luzia em Aracaju: dois problemas que a comunidade pede socorro à Prefeitura

A cratera que já toma conta de quase toda passagem na Rua Ministro Nelson Hungria.

Municipal de Aracaju. Um através da SMTT e outro através da Emurb Pelo zap: “Solicitamos à Prefeitura de Aracaju para dois casos aqui no Bairro Luzia. O primeiro diz respeito a uma cratera localizada na Rua Ministro Nelson Hungria sentido Avenida Hermes Fontes, esquina com a Rua Manoel Gomes, onde também tem uma cratera menor. O outro problema é o estacionamento em fila dupla na Rua Manoel Gomes quando os veículos se deslocam da Rua Nelson Hungria sentido Avenida Hermes Fontes. Loucura total no trânsito nos horários de ida e volta na Rua Nelson Hungria na esquina de um bar, onde os veículos são estacionados na direção da contramão diariamente.”

Engarrafamentos em Aracaju: só um milagre porque obra humana tá difícil viu! Já não bastam as retenções e congestionamentos costumeiros em horários de pico, basta nublar para os conjuntos de sinalização vertical a exemplo de semáforos, dar pane e causar mais transtornos aos transeuntes e condutores. As promessas de melhorias são antigas e nuca aplicadas e até parece que a turma não conhece os parâmetros da Engenharia de Tráfego para evitar problemas e criar planejamento com operação e controle de tráfego. Ontem, 22, as principais vias públicas de Aracaju virou um pandemônio e se deslocar de casa para o trabalho causou estresse em milhares de aracajuanos. Tá na hora de resolver esta questão!

PELO E-MAIL E FACEBOOK

ARTIGO

O último disparo contra o capitão Oliveira

O último disparo contra o capitão Oliveira foi dado pela Corregedoria de Polícia Civil de Sergipe. Na alça de mira: sua memória, seu irmão Washington da Piabeta, a liberdade de imprensa e a Constituição Federal.

Estudei com Manoel Oliveira (Capitão Oliveira) na Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão, entre os anos de 1991 e 1993. Findo o curso, nos reencontramos uma década depois, desta feita como profissionais da Segurança Pública.

No dia 04 de abril deste ano, um bando de criminosos covardes ceifou a vida do bravo capitão em uma emboscada. A polícia agiu com rapidez e rigor. Mandantes e executores foram identificados e mortos em confronto com as forças de segurança.

Mas os amigos e familiares de Manoel, apesar de reconhecerem os esforços da SSP, nunca se conformaram com a escassez de informações. A motivação do crime, o suposto envolvimento de autoridades civis e militares com o líder da associação criminosa, as supostas tentativas de suborno para abafar as investigações em seu nascedouro, tudo isso ainda constitui motivo de legítima e compreensível indagação.

Washinton Oliveira – mais conhecido como Washington da Piabeta -, irmão do capitão Oliveira, vem cobrando esclarecimentos da SSP e reverberando algumas denúncias feitas por populares – a maioria moradores do Alto Sertão sergipano que clamam por justiça. Também nós, os amigos de Manoel espalhados por todo o estado e além-divisas, mantemos contato com Washington sempre que um fato novo é noticiado.

Numa destas denúncias – veiculada por meio do whatsApp -, Washington chama a atenção para a suposta participação de policiais civis e militares no odioso crime, mas, cauteloso, não revela nomes nem cita as fontes, esperando que a Polícia Civil exerça sua função investigativa para apurar a veracidade das informações.

Intimado, no dia 15 de agosto Washington compareceu à Corregedoria da Polícia Civil para prestar depoimento. As autoridades lhe perguntam quem são os integrantes da SSP que mantinham amizade íntima com Jonathas dos Reis Assunção, o “Pai”, mandante da morte do oficial. Além disso, pediram-lhe que entregasse todas provas em seu poder e declinasse o nome das suas fontes.

Na condição de jornalista, Washington se negou a ceder as informações, com base no respeito ao sigilo da fonte, previsto no artigo 5º, inciso XIV, da Constituição Federal. Disse que a Polícia Federal já estava no caso e não confiava mais na cúpula da Polícia Civil.

Insatisfeitas, as autoridades o intimaram novamente a comparecer na Corregedoria, na manhã desta quarta-feira, 22. Para surpresa do jornalista e irmão da vítima, a autoridade policial exibiu o áudio de uma gravação telefônica entre ele e o signatário, seguida da pergunta: “Neste áudio, quem está conversando com você é o delegado Paulo Márcio?”

Por mais absurdo que possa soar, é isso mesmo que todos leram. A inteligência policial está sendo utilizada para monitorar familiares da vítima e, por extensão, seus amigos. Mais espantoso ainda é saber que o irmão do capitão Manoel Oliveira – um jornalista com direito ao sigilo da fonte -, é alvo de uma interceptação telefônica que claramente viola direitos e garantias constitucionais.

A par disso, entristece-me o fato de que a Polícia Civil mantém em seu poder áudios de conversas telefônicas de caráter privado em que sou um dos interlocutores, fazendo a informação chegar a mim por meio da pessoa contra quem a violência estatal está sendo praticada. O amadorismo é indicativo da falta de técnica e seriedade e deveria ser alvo de deboche, não fosse a gravidade da ação perpetrada, que será questionada no âmbito adequado.

Por ora, cumpre hipotecar minha solidariedade a Washington da Piabeta e demais familiares de Manoel, bem como a toda a imprensa sergipana, colocando-me à disposição para quaisquer esclarecimentos.

À Corregedoria da Polícia Civil, deixo o meu repúdio e votos de uma breve recuperação de toda degradação moral de que vem sendo vítima nos últimos tempos.

Paulo Márcio Ramos Cruz
Delegado de Polícia Civil
Diretor da Adepol do Brasil

Comunicado Hospital Primavera – Unidade Cardio-Vascular na Emergência

Temos observado que é cada vez maior a procura do Serviço de Emergência do Hospital Primavera por pacientes com doenças de alta complexidade. Por esta razão, no tocante as doenças do coração e vasculares, desde do dia 15 de agosto foi aberto neste serviço sua Unidade Cardio-Vascular. A importância na emergência está na melhor aplicação de protocolos clínicos e assistenciais como, por exemplo, o protocolo de dor torácica, síndromes coronarianas agudas, acidente vascular cerebral, doença vascular periférica e outros. Associado a isso, teremos uma maior integração com os diversos serviços de retaguarda do hospital, a exemplo do Serviço de Hemodinâmica, Ecocardiograma, Angiotomografia, Ressonância Nuclear Magnética, Centro Cirúrgico e Unidades de Terapia Intensiva/UTI, além do setor de internamento que conta com o grupo da Cardiologia Hospitalar como parte da Medicina Hospitalar. Enfim, com essa nova unidade reforçamos ainda mais a Missão da Rede Primavera Saúde, que é proporcionar assistência médica-hospitalar humanizada, em uma estrutura moderna, com foco na segurança do paciente.

SERÁ DOMINGO, 26, A PEREGRINAÇÃO AO SANTUÁRIO DA CIDADE DE SANTA LUZIA DO ITANHI

Dia 26 de agosto (domingo), a cidade histórica de Santa Luzia do Itanhi, viverá mais uma Peregrinação, que sairá da cidade de Estância, pela manhã, a partir das 7h, com a participação de centenas de fiéis, que sairão em cortejo cantando e louvando.

Este ano, de acordo com o pároco de Santa Luzia, padre Diego Ávila, a Peregrinação será em nível de diocese. Centenas de pessoas de diversas cidades da região sul, estarão participando da Peregrinação ao Santuário de Santa Luzia, que possui mais de 400 anos.

Santa Luzia do Itanhy estará aguardando toda a Diocese de Estância, para esse grande evento religioso na região sul. Inclusive a prefeitura do município, tendo na chefia o prefeito Edson Cruz, estará apoiando com a logística.

Pela manhã, a partir das 11h, haverá a Celebração Eucarística, presidida pelo bispo diocesano, Dom Giovanni Crippa e concelebrada pelos padres da Diocese.

Participe com sua família, desse momento religioso e cultural.
Por Magno de Jesus.

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

CASO DOS COMBUSTÍVEIS DA PMSE: CONSELHO PERMANENTE DE JUSTIÇA MILITAR DECIDE PELA MANUTENÇÃO DA PRISÃO PREVENTIVA DO SARGENTO ROBERTSON.

Na manhã da quarta, dia 22, por volta das 10 horas, o Conselho Permanente da Justiça Militar, da 6ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju (Justiça Militar), analisou pedido de revogação da prisão preventiva do Sargento PM Robertson, acusado no processo que apura suposto desvio de combustível na Polícia Militar do Estado de Sergipe, cujo pleito foi ajuizado pelo seu advogado Dr. Aloísio.

Ao se manifestar sobre o pedido, o Promotor de Justiça Militar, Dr. João Rodrigues Neto, emitiu paracer pela manutenção da prisão preventiva.

Ao decidir acerca do pedido, o Conselho Permanente de Justiça Militar, por maioria de votos, manteve a prisão preventiva do policial militar.

PELO TWITTER                                                                                                                           

www.twitter.com/AntonioSamarone E fica por isso mesmo, ninguém é responsabilizado.


www.twitter.com/AntonioSamarone E fica por isso mesmo, ninguém é responsabilizado.

www.twitter.com/BlogdoNoblat “Triste fenômeno é a sedução do eleitorado conservador por um candidato, Bolsonaro, de discurso demagógico, não raro autoritário, e flagrante despreparo para o cargo que almeja.” (Trecho de editorial publicado, hoje, pela Folha de S. Paulo). Oi, bolsonaristas: boicotem todos!

www.twitter.com/andrizek Nada contra dar isenção a empresas, se houver contrapartida da geração de empregos. O que não dá para engolir é gente que defende Estado máximo para empresas e

www.twitter.com/frednavarro Foi um dia desses e tem gente que já esqueceu…

bancos, essa gente tão necessitada. E o Estado mínimo para saúde e educação do povo. Estado mínimo é o cacete!

www.twitter.com/frednavarro Foi um dia desses e tem gente que já esqueceu…

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Os homens são animais muito estranhos: uma mistura do nervosismo de um cavalo, da teimosia de uma mula e da malícia de um camelo.” Aldous Huxley.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais