Confiança: erros e acertos

Do último domingo para cá, por conta do fim do sonho do Confiança em chegar a série B do Campeonato Brasileiro, as criticas vêm sendo feitas de todas as formas. A polêmica só surgiu porque o Confiança, queira ou não, chegou longe e, diga-se a verdade, o elenco contratado não foi preparado para chegar a segunda divisão, mas para manter a equipe na série C, já que a mesma fez uma peneira e a partir de 2009 só terá 20 clubes. No próximo ano, o campeão sergipano (se não for o Confiança), vai para a série D e não mais para a série C.


A diretoria tem erros e acertos. Entre os acertos a preparação da estrutura para continuar na série C e, com o apoio de alguns empresários, aliado ao clima criado pela torcida do Confiança que contagiou todos os sergipanos, fez com que a equipe não só escapasse de um possível rebaixamento, mas chegasse entre os oito  finalistas. Aí apareceu a realidade do time. Quando do fim das contratações, quando tinham 16 equipes disputando, ou a diretoria não pensava em ficar entre as oito finalistas ou faltou recursos, já que não providenciou nenhuma nova contratação.

 

Por outro lado a diretoria cometeu um erro que servirá de lição para o próximo ano. Várias contratações tiveram critérios adotados erradamente. Aqui, o empresário ou treinador indica e, se tiver dinheiro e já conhecerem o jogador, o mesmo é contratado sem passar por um exame físico e médico rigoroso. Não basta ter nome. Por exemplo, os sergipanos Nilson Sergipano e Tailson, que têm qualidades técnicas, chegaram lesionados. Isso é claro, mas a culpa é do jogador ou de quem contrata sem os testes rigorosos? Não só ele, como outros jogadores, como o lateral Wagner Martins.


Outro dado importante, lembrado por alguns que acompanham o futebol sergipano há muito tempo. Na década de 80, quando o Sergipe estava no auge, para contratar um jogador a dupla Ari Resende e Edson Barros, tinha a missão de conferir “in loco”. Viajavam para a cidade e um assistia aos treinos e sabia de tudo dentro do clube e o outro procurava informações da vida pessoal do jogador entre torcedores e empresários. Não tinha como errar. Teve um caso, em que eles foram sondar um centroavante numa cidade e Ari Resende ficou entusiasmado. O jogador fez quatro gols em um jogo. Quando foram ver a vida pessoal do rapaz era cheia de problemas, não valia a pena. Não deu outra. O Confiança, quando soube do goleador, trouxe para Aracaju, pensando que teria passado a perna no Sergipe. Engano. O encrenqueiro recebeu as luvas, não fez um gol e foi dispensado em pouco tempo.

 

Essa história é para lembrar que um zagueiro novo como Alemão, não poderia estar no Confiança se não fosse problemático. Quando joga, e tem fôlego é digno de conquistar espaço em qualquer time da série A. Tinha algo errado. Tinha não, tem. A maldita cachaça. Por isso não ficou no sul do país. Já Valdson, este não foi erro, foi uma tentativa de recuperar um jogador que passou por grandes clubes, estourou todo o dinheiro que ganhou e hoje acabará sua carreira melancolicamente. Se a diretoria não tivesse se curvado a Valdson, que comandou um grupo para o retorno de Mauricio Simões, ou mesmo não aceitasse a primeira “festança” desta turma a realidade seria outra.

 

É preciso também investir nas categorias de base. Não apenas fazendo a famosa “peneira” e enviando os melhores para os outros Estados. Não, é preciso uma estrutura profissional com nutricionistas, médicos, professores de educação física, para que Sergipe deixe de formar apenas “jogador de bola”, mas atletas de verdade. Somente atletas podem agüentar uma maratona que é disputar o campeonato brasileiro em qualquer uma de suas séries.

 

O importante é que tudo isso é passado e servirá de lição para o próximo ano. É preciso que os empresários continuem dando um voto de confiança ao Confiança e que a diretoria faça um planejamento para as futuras contratações, não por pelo passado do jogador, mas pelo presente. A sociedade organizada clama pela solução dos problemas do Batistão e parece que serão resolvidos com a reforma e ampliação. As catracas eletrônicas reduzirão grande parte dos problemas da evasão de renda.

 

O saldo do ano 2008 foi positivo para o futebol sergipano. Todos os problemas que surgiram, os debates, a participação do MP, com a competente promotora Euza Missano, tudo isso é de fundamental importância para o que será feito em 2009. Cabe a todos focarem suas ações no profissionalismo, a começar pela Federação Sergipana de Futebol. Precisa deixar de ser subserviente a toda poderosa CBF e bater na mesa quando necessário. Surge uma luz no final do túnel para o pobre futebol sergipano, depende somente dos dirigentes. Porque o torcedor já mostrou que quando tem futebol de verdade ele faz a sua parte.

 

Grande empresa assusta fornecedores

Uma grande empresa de Sergipe parece que investiu demais e ficou sem capital de giro neste período de escassez de recursos. Alguns pequenos fornecedores da grande empresa estão preocupados porque o setor financeiro está ligando para segurar as faturas. E olhe que para o porte da mesma as faturas não são nada, na média de R$ 10 mil. É mole?

 

Escândalo de Pirambu

Por onde anda a denúncia do Ministério Público, com instauração de inquérito policial, sobre fatos graves envolvendo ex-prefeitos e fornecedores, na Prefeitura de Pirambu, dentre eles o supermercadista José Thomaz Vasconcelos, que entregavam até whisky importado nas casas de familiares de um ex-prefeito, tudo pago pela Prefeitura? Será que vai cair no esquecimento como mais um caso de impunidade flagrante? O que os promotores acham de toda essa demora? Parece que até os bens de alguns, que foram bloqueados já estão liberados. Eitá terrinha boa…

 

II Congresso Brasileiro de Direito Constitucional  

Com o intuito de comemorar os 20 anos de vigência da Constituição Federal, a ABCD – Associação Brasileira dos Constitucionalistas Democratas – realizará o II Congresso Brasileiro de Direito Constitucional em Aracaju nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2008, no hotel Parque dos Coqueiros. A programação científica do evento permitirá aos seus participantes discussões de relevantes temas do cenário jurídico nacional, sendo esta uma excelente oportunidade para a troca de experiência com profissionais das mais variadas regiões do país. A programação terá a participação de juristas renomados, entre eles o ministro Carlos Ayres Britto, Luis Roberto Barroso (RJ), Patrícia Rosset (SP), Flávio Crocce Caetano (SP) e José Afonso da Silva (SP). Maiores informações no site:  http://www.constitucionalistas.com.br 
 

Cara de pau

Depois que o jornal oficial da direita sergipana atribuiu a José  Guimarâes a “fleugma britânica” (o senso de ridículo nunca chegou a esse ponto), o próprio usou a imprensa para pedir audiência ao governador. É muita cara de pau: depois do pito público que recebeu de Marcelo Déda e achando que está eleito, no tapetão, quer audiência com o governador. Como dizia Jô Soares: “Fica vermelha, cara sem vergonha”.

 

Sebrae Novamente I

A indignação com a tentativa de golpe na eleição do Sebrae já é nacional. A eleição foi uma fraude que não tem como se sustentar. Não há dúvida que será anulada e a farsa será desmontada. Podem se preparar para nova eleição que consagrará a derrota daqueles que usam o Sebrae para fazer politicagem rasteira.

 

Sebrae Novamente II

Falar em cara de pau, Guimarães disse que o Sebrae de Sergipe é o primeiro lugar no ranking nacional. Mentindo como de costume, inventou um ranking que não existe. Mas o fato é que o Sebrae/SE é reconhecido como um dos mais eficientes do país. Como explicar? Fácil: o Sebrae de Sergipe tem uma equipe técnica competentíssima que consegue gerar resultados a despeito do descompromisso de José Guimarães, em cuja agenda só há espaço para atender prefeitos, vereadores e lideranças políticas da atrasada direita sergipana.

 

Ele não é uma ilha, mas é da ilha

O artigo de ontem, 18, sobre as eleições do Sebrae teve muitos comentários, mas dois leitores citaram o trecho que este jornalista escreveu que José Guimarães não estava sozinho nesta empreitada para tentar desmoralizar o governador, que ele não é uma ilha, para lembrar que o superintendente do Sebrae “não é mesmo uma ilha, mas é da ilha”. Alguém entendeu?

 

Déda volta a comentar eleições no Sebrae

Antes do lançamento da campanha “Sergipe contra a dengue”, ontem, 18, num espaço para eventos na Orla de Atalaia, o governador Marcelo Déda(PT),  falou rapidamente  sobre as eleições no Sebrae. De acordo com ele, às vezes o Governo precisa ter coragem de se expressar.  “Havia um grito na garganta da sociedade sergipana. Agora, o problema já não é mais meu. Eu não compartilho com a caixa preta do Sebrae.  Trata-se de um processo muito suspeito, uma coisa muito confusa, que não contará com a minha cumplicidade”, destaca.

 

Micro-empresários não contam com o Sebrae

Marcelo Déda disse ainda que os micro-empresários sergipanos não contam com o Sebrae.  “O Sebrae é de Zezinho”, enfatiza, lamentando que em uma democracia, um conselheiro tenha sido destituído do cargo para não exercer o direito ao voto. “Sergipe é muito pequeno. Todo mundo se conhece e algumas pessoas afirmaram que o governador se queimou nesse processo. Benditas chamas para quem se queima com o objetivo de defender a verdade”, finaliza.

 

Diretor falará sobre ação do MPF contra CEFET

Nesta quarta-feira, 19, às 8h30, o diretor-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe, Joarez Vrubel,  concederá entrevista coletiva, em seu gabinete,  para falar sobre a ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal contra a instituição, além de  esclarecer a possível irregularidade cometida por empresa participante  do pregão eletrônico realizado pelo CEFET para locação de equipamentos reprográficos.

 

Um bom momento

Muito elogiado o vídeodocumentário de 12 minutos exibido durante a festa de 25 anos da Construtora União, no último final de semana no Iate Clube. Produzido pela agência Mentefértil – de Bruno Alex e kaarla Ferreira – da nova safra de criativos publicitários sergipanos, o vídeo,com bom texto e ótimas imagens, evidencia a trajetória da empresa do engenheiro Júlio César.

 

PDT analisa eleição em Aracaju

O PDT reuniu ontem em um almoço todos os candidatos a Vereadores da cidade de Aracaju quando foi feita uma analise do resultado das ultimas eleições na capital.          Na oportunidade o Presidente do Diretório Estadual Ulices Andrade, Jorge Araujo Secretário Geral do Partido e Antônio Samarone  Presidente do Diretório Municipal agradeceram o empenho e a participação de todos na ultima campanha que culminou com as vitórias de três candidatos do PDT para a Câmara Municipal de Aracaju, nas pessoas de Fabio Mitidieri , Matos e Ivaldo José, que a partir de Janeiro integram o novo parlamento do município. Presentes também o Vereador Fabio Henrique Prefeito eleito de Nossa Senhora do Socorro e o novo Prefeito de Canhoba  Regis Andrade destacando também o excelente resultado alcançado pelo partido que elegeu 12 novos Prefeitos em todo estado.

 

Campeonato Mundial de Inverdades

O deputado estadual Francisco Gualberto (PT) revelou para os colegas de parlamento uma novidade: está para acontecer, no Paraguai, o Campeonato Mundial de Inverdades. E diga quem Gualberto acha que leva o troféu: Augusto Bezerra, é claro.

 

Emenda nacional para saúde

O senador  Valadares (PSB) foi comunicado ontem, 18, sobre a aprovação de suas emendas ao Orçamento Geral da União (OGU), em âmbito nacional, destinadas ao desenvolvimento dos setores de saúde, turismo e capacitação empresarial. No caso dos recursos destinados à Rede Sara Kubistchek, para a qual o senador havia solicitado a destinação de R$ 250 milhões, os senadores da Comissão de Assuntos Sociais decidiram dobrar o valor, totalizando R$ 500 milhões.  “Fiquei extremamente satisfeito com isto, pois todos nós sabemos dos relevantes serviços prestados à população por este setor de atendimento médico, e que uma área de saúde, com eficiente atendimento, contribui de forma fundamental para o desenvolvimento de um povo”, avaliou Valadares.

 

Culpa da bomba atômica

O superintendente da SMTT, vai ganhar o troféu do surrealista do ano. Ontem, ao conceder entrevista em um programa de rádio, disse que o japonês, por conta da bomba atômica, se recolheu, pensou e depois apareceu com a moto de alta velocidade.Segundo Samarone foi o troco por conta da bomba atômica e a moto vem matando a humanidade. É melhor não comentar…

 

Deso realiza serviço na rua Duque de Caxias

Como esta coluna divulgou a reclamação dos moradores tem o dever de informar que o serviço tapa buraco da Deso foi efetuado dia 17 na Duque de Caxias/Dom José Thomaz em frente Galeria Bonaparte/Unicred.

 

Assassinato de caminhoneiro

A Coordenadoria das Delegacias do Interior realiza nesta quarta-feira, dia 19, às 8h, na sede da Superintendência da Polícia Civil de Sergipe, em Aracaju, uma entrevista coletiva com a imprensa para narrar todas as informações acerca da elucidação do latrocínio que vitimou, no dia 2 de outubro deste ano, no município de Japaratuba, o caminhoneiro Manoel Paixão dos Santos e o ajudante dele, Maerlezio Santos Freire. Um dos acusados do crime, o lavrador e vendedor de rifa Wellington Silva do Nascimento, de 20 anos, foi preso pelas equipes de investigação da Delegacia de Lagarto/SE, nesta terça-feira, dia 18, por volta das 15h30, na cidade de Fátima/BA. O comparsa, o marceneiro Getúlio Bispo dos Prazeres, 40, já tinha sido detido na quarta-feira passada, dia 12, em Lagarto, dois dias depois de os policiais terem encontrado a carroceria do caminhão de cor azul e modelo F350.

 

Vestibular 2009.1 da FAMA

A Faculdade Amadeus – FAMA, abriu as inscrições, até o dia 21 de novembro, para o vestibular do primeiro semestre 2009. As vagas são para os cursos de administração, ciências contábeis e pedagogia. A prova será realizada no dia 23 de novembro na própria faculdade. A taxa de inscrição é de R$ 30,00. Maiores informações pelo 2105-2050 ou no site: www.faculdadeamadeus.com.br

 

DO LEITOR

 

Alguém tem notícia dos Fingers do Aeroporto?

Do leitor Américo Santos: “Fingers são essas passarelas cobertas que conectam os aviões diretamente com os terminais dos aeroportos, mas o Aeroporto de Aracaju é o patinho feio da Infraero, a começar que o terminal de passageiro só tem refrigeração na sala de embarque mas infelizmente não colocaram na parte dos guichês das companhia aéreas. Mas a minha principal dúvida é saber onde está os Fingers do aeroporto Santa Maria, já que anunciaram que esses Fingers estão no aeroporto mas esqueceram de colocar. Enquanto isso para embarcar tomamos sol e chuva na cachola, pagando taxa de embarque e passagem aérea absurdamente cara”.

 

Qual o lado de José Thomaz?

Do leitor Marcos Simplício: “Chega ser cômico o posicionamento do empresário José Thomaz, antes alvista de carteirinha (participou financeiramente da campanha), logo em seguida após seu envolvimento no caso Pirambu tratou logo de por uma foto de Marcelo Déda na sua loja, e hoje desfila com a foto de Déda e Edvaldo estampada em seu fusion. Agora forma chapa no Sebrae com um adversário ferrenho do governador. Isso significa que ele continua com a foto de João Alves na carteira pronta para ampliar e  estampar no seu carro. Entenda uma coisa dessa!! é questão de política ou conveniência como bem já escreveu Cláudio Nunes, Déda tem que tomar cuidado porque juntar-se a esse empresário e dormir com o inimigo”.

 

Frase do Dia

“Uma pessoa com uma crença é um poder social igual a noventa e nove que possuem apenas interesses”.  John Stuart Mill (1861).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais