Confronto perigoso

A greve dos professores da rede estadual está tomando um rumo perigoso. De um lado, os grevistas insistem em seguir com o movimento até serem atendidos em suas reivindicações salariais, enquanto o governo ameaça cortar o ponto dos educadores e evita dialogar com eles visando encontrar uma saída que ponha um fim ao movimento. Ontem, um grupo de professores invadiu o Palácio do governo onde permanece acampado. Este confronto não interessa a ninguém, principalmente aos milhares de estudantes, que estão sem aulas desde a semana passada. Portanto, seria bom que lideranças políticas, religiosas e até integrantes do judiciário se oferecessem para mediar um entendimento entre as partes, antes que este conflito tome um caminho sem volta, impedindo um acordo que ponha um fim a greve.

Mais água

O governador Jackson Barreto (PMDB) assina daqui a pouco a ordem de serviço para construção de adutora do Poxim. A obra vai ligar a Barragem Jaime Umbelino de Souza à Estação de Tratamento do Poxim, localizada próximo ao Campus da Universidade Federal de Sergipe. A adutora será importante para garantir a segurança hídrica da região metropolitana de Aracaju pelos próximos 30 anos, beneficiando cerca de 700 mil pessoas.

Apelo justo

A população da Colônia Treze, em Lagarto, está preocupada com o possível fechamento do posto da Emdagro ali instalado. Ontem, a deputada estadual Goretti Reis (DEM) apelou ao governo para que mantenha a unidade funcionando. Segundo ela, a Emdagro é uma grande parceira dos agricultores do povoado, considerado o maior produtor de mandioca de Sergipe.

Conversa mole

Vereadores da base de apoio ao prefeito João Alves Filho (DEM) estão culpando o governador Jackson Barreto (PMDB) pela não implantação em Aracaju do sistema de transporte BRT. Os governistas Agnaldo Feitosa (PR) e Anderson de Tuca (PRTB) disseram na Câmara que os modernos ônibus só ainda não estão circulando pela cidade porque Jackson tem boicotado o projeto de João. Até parece piada de mau gosto!

Engaiolados

A Polícia sergipana começou esta quinta-feira cumprindo dezenas de mandados de prisão preventiva. Cerca de 200 policiais estão agindo na Grande Aracaju visando tirar de circulação traficantes, assaltantes e homicidas. Em troca de tiro com a Polícia, um dos procurados acabou morrendo.

Sem risco

O Supremo Tribunal Federal decidiu ontem, que não se aplica aos cargos de  prefeito, governador, senador e presidente da República a regra de perda do mandato por infidelidade partidária. Segundo os ministros, a fidelidade vale somente para vereadores, deputados estaduais, distritais e federais. Nas eleições para estes cargos vota-se tanto no candidato quanto no partido, o que não ocorre no pleito majoritário.

Moto mata

Quase 50% de todos os atendimentos feitos pelo Samu sergipano envolvem motociclistas e garupeiros. O elevado percentual acendeu a luz vermelha na Secretaria Estadual da Saúde, que deve iniciar uma campanha educativa visando conscientizar quem anda de moto. O trabalho terá o apoio da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual.

Prestigiada

Em solenidade muito concorrida, o governador Jackson Barreto empossou ontem, a desembargadora aposentada Aparecida Gama no cargo de procuradora-geral do Estado. Ela substituiu o procurador Arthur Cezar de Azevedo Borba, que exercia interinamente o cargo, e volta a ser subprocurador.

Agiotagem

A taxa média de juros do crédito para as famílias subiu em abril. De acordo com o Banco Central, de março para o mês passado, a alta chegou a 1,7 ponto percentual, com a taxa de 56,1% ao ano, a mais alta da série histórica do BC, iniciada em março de 2011. A taxa de juros mais alta é a do rotativo do cartão de crédito, que subiu 1,7 ponto percentual para 347,5% ao ano. Um absurdo!

Reforma política

O deputado federal Laércio Oliveira (SD) está otimista com a reforma política em tramitação no Congresso. Segundo ele, a aprovação de uma proposta antenada com os anseios da sociedade será o primeiro passo imprescindível para se iniciar um processo de melhora na qualidade da política brasileira, no modo de se votar e ser votado.

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Folha da Manhã, em 30 de novembro de 1939

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais