Congresso: me engana, que eu gosto

 

 

Boa parte da imprensa brasileira, principalmente as grandes redes é responsável por um percentual significativo do eleitorado que prefere se comportar à margem da política, como se ela (a política) não afetasse o seu dia a dia. Essa omissão, manifestada às vezes com os votos branco e nulo e outras vezes, com o voto de protesto, pode ser comprovada com a qualidade dos “novos”  integrantes do Congresso Nacional que tomaram posse esta semana.

 

No Senado e na Câmara dos Deputados o primeiro dia não foi de alegria, mas de decepção para os brasileiros. No Senado Federal a maioria dos integrantes resolveu reconduzir a presidência (pela quarta vez) o ex-presidente da República e senador, José Sarney. E ele ainda disse no seu discurso que estava aceitando “um sacrifício”.  Me engana, que eu gosto Sarney. Este mesmo Sarney é aquele que “vive” no Congresso Nacional desde a década de 60 e para conseguir um mandato de senador mudou o domicilio eleitoral do Maranhão para o Amapá.

 

Já na Câmara dos Deputados o circo foi literalmente armado. A maior atração do primeiro dia foi o deputado Tiririca onde muitos colegas e visitantes fizeram fila para tirar foto com o  “ídolo”. E a segunda atração não foi nem mesmo a eleição da nova Mesa Diretora, mas o jogador Romário, que chegou a reclamar do barulho, porque não escutava nada. Será que Romário vai se comportar assim durante os quatro anos? Há controvérsias.

 

Ah! O blog ia esquecendo outro retrato do parlamento brasileiro. O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) se licencia do cargo para assumir o Ministério da Previdência Social. Mas a família continua no Senado. Neste caso o pai dele, Garibaldi Alves, com 87 anos, assumiu o cargo definitivo de senador com a eleição de Rosalba Clarini, a titular para o governo do estado.   Com certeza este sim, é um verdadeiro sacrifício.

 

 E Edson Lobão? Da mesma escola de Sarney! Reconduzido por Dilma para o ministério das Minas e Energia. Foi da Arena, do PDS, do PFL e depois foi para o PMDB com Sarney. Quem assumiu o lugar dele no Senado? Quem, quem. Não foi o pai não, mas foi o filho, Edson Lobão Filho. Eitá “república” boa essa, onde a esquerda é direita e a direita é esquerda. E o povo? O povo fica no meio sambando de um lado para o outro.

 

Então, tudo certo: Faz de conta que o eleitorado brasileiro acredita que o Congresso Nacional mudou. Deixem os “Sarneys” da vida pensando que estão enganando a todos nós. Quando na verdade está enganando a si mesmo. E viva o país do sacrifício e dos verdadeiros sacrificados: o povo brasileiro. Me engana, que eu gosto.

 

Revolta na TV Sergipe

E o blog recebeu ontem, 02, uma informação, torcendo que não seja verdadeira, mas pelos contatos parece, infelizmente, que é pura realidade. O novo diretor da TV Sergipe resolveu suspender as diárias para as equipes que viajam para o interior. O valor da diária é de R$ 51,00, conforme acordo coletivo. Por conta da reclamação retornou as diárias para o valor de apenas R$ 20,00. E aí o sindicato já foi acionado. Sei não! A emissora não é mais a mesma em Sergipe.

 

Briga pela audiência I

E ontem, 02, no programa Liberdade Sem Censura, na FM Liberdade, o radialista George Magalhães, questionou qual acordo político foi feito para que Vitor Mandarino não assumisse o mandato de deputado estadual com a saída de Zeca da Silva da AL. George lembrou que já existem dois casos de suplentes do partido que assumiram mandato. “É direito liquido e certo”, garantiu.

 

Briga pela audiência II

O radialista colocou no ar ouvintes de Itaporanga que estavam indignados com o acordo feito pelos Mandarinos. George lembrou que esta decisão pode jogar por terra à reeleição de César Mandarino para prefeito. “Qual a  “negociação foi feita para se abrir mão deu um mandato de deputado estadual?”. A intenção é atingir o suplente Gilmar Carvalho, que assumiu o cargo. Gilmar e George têm programas radiofônicos no mesmo horário, um na Ilha FM e outro na FM Liberdade. E George ainda deixou “no ar” uma história de um processo de placa fria. Não disse com quem era.

 

Briga pela audiência III

Ontem mesmo, no ar, Gilmar fez um desafio ao dono da banda Calcinha Preta, Gilton Andrade. Gilton é o dono também da FM Liberdade: “Ele fez caixa dois e basta ele me desafiar a provar. Gilton não é pessoa de bem, porque quem é de bem não faz caixa dois. Não paga por fora”, disse, dando como um dos exemplos o caso envolvido o cantor Daniel Diau. “E chamo a atenção da Receita Federal e da PF, façam uma devassa no caixa da Calcinha Preta”. Arrepare, como diz Osmário.

 

Mandarino não brigará pelo mandato

Em tempo: Vitor Mandarino não ingressará na Justiça com qualquer tentativa de brigar pelo mandato de deputado na vaga deixada por Zeca. Edvan Amorim, conquistou peças importantes no jogo de xadrez do adversário: simplesmente indicou para adjunta da Sedetec, nada mais nada menos do que a esposa de Vitor Mandarino. Ou seja, tudo resolvido em casa.

 

Posse conjunta I

O governador Marcelo Déda irá empossar nesta quinta-feira, 3, às 10h, no auditório do Banese da avenida Augusto Maynard, sete dos 26 secretários. Até o momento, dos novos secretários anunciados, ele empossou dois: Eliane Aquino, na Secretaria de Inclusão, e Antônio Carlos Guimarães, na Saúde.

 

Posse Conjunta II

Nesta quinta-feira ele empossa Francisco de Assis Dantas na Secretaria de Estado de Governo; Jorge Alberto, na Casa Civil; Oliveira Júnior, na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão; Marcelo Freitas, na Secretaria de Trabalho e Juventude; José Macedo Sobral, na Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário; João das Graças, na Secretaria de Articulação Política e Zeca da Silva, na Sedetec.

 

MPF/SE ganha recurso contra André Moura. Mas será que leva? I

Em 10 de dezembro do ano passado, o ministro do TSE, Aldir Passarinho Junior  julgou procedente o recurso impetrado pelo Ministério Público Federal em Sergipe contra a decisão do TRE/SE que julgou improcedente a representação contra o deputado André Moura por captação ou gasto ilícito de recursos financeiros na campanha de 2006.

 

MPF/SE ganha recurso contra André Moura. Mas será que leva? II

O problema é que por pura coincidência essa decisão só foi publicada no Diário Oficial da Justiça no dia de ontem, 02. E com isso o então deputado estadual já foi diplomado e no dia anterior tinha assumido como deputado federal. O recurso era para a cassação do diploma de deputado estadual, mas mesmo já terminando o mandato, o MPF/SE pode argüir a ilegibilidade de André Moura por conta da condenação. Se a decisão tivesse sido publicada ainda em dezembro do ano passado a situação seria outra.

 

MPF/SE ganha recurso contra André Moura. Mas será que leva? III

Mas como já está em outro mandato, desta vez de deputado federal, o MPF/SE deve ingressar com outro processo que vai, que vai, que vai (calma caro, leitor) que vai, demooooooorar muito e ninguém duvide que chegue aos quatro anos de mandato. Pura coincidência também. Um jurista consultado disse que agora André Moura tem um novo “fórum privilegiado” e dificilmente perderá o mandato.

 

Legitimidade

Qualquer entidade ou mesmo cidadão, tem o direito de realizar manifestação pública contra reajuste de passagem ou qualquer ação que achar prejudicial a população. Agora, a partir do momento que manifestantes usam o dinheiro público – neste caso um veículo – perde não só a legitimidade, mas deixa claro que existem outros interesses em jogo. Ou não?

 

Posse da nova Mesa Diretora do TJSE

Com a presença de diversas autoridades, tomou posse ontem, 02, a nova Mesa Diretora do TJSE, para o biênio 2011-2013. O presidente é o desembargador José Alves Neto, o vice-presidente o desembargador Osório Araújo Ramos Filho e o Corregedor Geral, o desembargador Netônio Bezerra Machado.

 

Modelo para o país

O novo presidente do TJSE, desembargador José Alves Neto, que tem 40 anos na magistratura sergipana, disse que vai continuar na mesma linha de ação dos seus antecessores na luta para que o TJSE continue sendo modelo para o país, através de seus projetos e sistemas que agilizam a prestação de serviços a população. José Alves já participou em Brasília, de uma reunião com todos os presidentes dos tribunais estaduais. “Tenho sonhos, mas não faço promessas”, disse, afirmando que continuará aproximando o Poder Judiciário com transparência da sociedade.

 

Harmonia institucional

Na posse ao discursar o presidente da OAB/SE, Carlos Augusto, entre outras coisas, fez referência à harmonia das relações institucionais entre o Poder Judiciário sergipano e a OAB/SE durante a gestão do desembargador Roberto Porto, elogiando as reuniões administrativas que se tornaram frequentes para debater as questões que envolvem a advocacia nos fóruns e colocou, novamente, a OAB/SE à disposição do Judiciário para, de mãos dadas, permanecer trabalhando em defesa dos interesses da advocacia. “A OAB pode ajudar e temos consciência do papel fundamental nisso tudo, uma vez que, guardiã de uma classe tão fundamental ao estado democrático, deve ter, junto aos seus, a rigidez disciplinar do pai que se indispõe para dar o exemplo, e a ternura materna que eleva a auto-estima e motiva seus filhos aos desafios mais difíceis”, enalteceu.

 

Dinâmica da vida

“Não há inflexibilidade gratuita – continuou o presidente Carlos Augusto Monteiro – não há fé cega a nortear nosso caminho, há apenas a hipoteca social de um povo que enxerga na OAB sua casa também. Faremos a nossa parte, estamos a postos, mas exigimos respeito, deixemos a sociedade entrar nas salas dos magistrados pela porta da frente que é a advocacia, se a clausura engrandece o retiro dos eremitas, na dinâmica da vida cotidiana da Justiça é uma chaga a ser cicatrizada pela integração e convivência próxima”.

 

Interiorização

O êxito da política de interiorização do desenvolvimento econômico e social de Sergipe, eleita como prioridade estratégica do governo do Estado em 2007, está comprovado a partir de dados do CAGED. Enquanto entre 2003 e 2006 foram criados 7.724 empregos com carteira de trabalho no interior do Estado (municípios não pertencentes à Grande Aracaju), entre janeiro de 2007 e novembro de 2010 foram criados 21.684 empregos, 180% a mais de emprego no interior.

 

Dados comprovam acerto

No governo anterior, apenas 32,4% dos empregos com carteira de trabalho foram criados fora da Grande Aracaju, enquanto no primeiro mandato do governo atual, mais da metade (51,5%) dos novos empregos foram gerados nos municípios do interior. Esses dados comprovam o acerto da política industrial conduzida pela Sedetec, tendo à frente o secretário Jorge Santana, que dedicou atenção especial ao adensamento de cadeias produtivas intensivas em mão-de-obra, sobretudo calçados, alimentos e têxtil e confecções.

 

Tucano em extinção em Sergipe

E após as eleições 2010, o partido dos tucanos, o PSDB, entrou na lista dos que correm perigo de extinção. Perdeu o único representante no Congresso Nacional, o deputado Albano Franco que não se elegeu senador. Agora vai perder o único deputado estadual, Luiz Mitidieri, que deixa a legenda magoado porque o partido não apoiou a candidatura do filho na Câmara de Aracaju. Só restou com mandato importante, a vereadora Miriam Ribeiro. Mas uma andorinha só não faz verão…

 

Trabalho da primeira dama

Há quem aposte todas as fichas na primeira-dama do estado: “ela é uma pessoa dotada de uma grande simpatia e começou a mostrar sua desenvoltura frente à Secretaria de Desenvolvimento Social”. Foi o que disse Antônio Porfírio na última semana quando da visita da Secretária Eliane Aquino a Frei Paulo e a Nossa Senhora Aparecida para a entrega de cerca de 1.500 cestas básicas.

 

Compromisso

Por falar em Antônio Porfírio, trabalhadores da Codevasf de Propriá e Neópolis vibraram com a possibilidade dele vir a assumir a Superintendência Regional como divulgamos aqui na última semana e por ser um funcionário de carreira, pois já não suportam mais indicações de pessoas que não têm compromisso com eles.

 

Eduardo Amorim e deputados visitam ministro dos Transportes

O senador Eduardo Amorim e os deputados federais André Moura e Laércio Oliveira foram ontem, 02,  ao ministério dos Transportes. Recebidos pelo ministro Alfredo Nascimento, eles solicitaram a duplicação da BR-235, a manutenção do ritmo das obras na BR-101 e, lógico, conversaram também sobre política. Eduardo Amorim convidou o ministro para conhecer Sergipe e participar de algumas festas tradicionais do Estado.

 

Recursos para obras nas encostas

está assinado o contrato do empréstimo de R$ 5 milhões do Ministério da Integração Nacional para a contenção de sete encostas em áreas de risco de Aracaju. E a assinatura do contrato para a liberação do empréstimo de US$ 30 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) acontecerá até o início de março. Foi o que garantiu o prefeito Edvaldo Nogueira, que foi a Brasília no início da semana e, após acompanhar a posse dos senadores e deputados federais, esteve em audiência com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, e com o ministro Fernando Bezerra.

 

Apoio dos parlamentares

“Com planejamento de prevenção em áreas de risco, estamos resolvendo problemas históricos de Aracaju”, informou Edvaldo, que, acompanhado do senador Antônio Carlos Valadares e do deputado federal Valadares Filho, ambos do PSB sergipano, obteve do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, a garantia de que a liberação dos R$ 5 milhões para a construção das encostas acontecerá em, no máximo, 15 dias. “Estamos buscando realizar as obras antes do período mais crítico do inverno”, disse o prefeito.

 

Compromissos firmados

Ao tomar posse no segundo mandato de deputado federal, Valadares Filho (PSB) reforçou algumas bandeiras de luta. Autor da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) que inclui o esporte como um dos direitos sociais previstos na constituição, Valadares diz que para o novo mandato uma das prioridades é a aprovação da PEC no Plenário da Casa. “Além da PEC quero manter o meu compromisso com o turismo de Sergipe e com a juventude excluída. Estas foram as diretrizes do meu primeiro mandato”.

 

Esclarecimentos DER/SE I

Do diretor presidente do DER/SE, Antônio José Vasconcelos: “Com relação a nota da leitora Mell Viana veiculada em seu  conceituado blog, com o título “Coisas estranhas”,  transcrita abaixo, temos a informar que:A área em questão consiste em imóvel de propriedade do DER/SE, situado no Bairro Rosa Elze, no Município de São Cristóvão, na curva lateral à Universidade Federal de Sergipe – UFS, que remanesceu de desapropriação efetuada para as obras de ampliação da Rodovia João Bebe Água, portanto, não sendo necessária para a perfeita utilização do trecho rodoviário”.

 

Esclarecimentos DER/SE I

Continua o diretor: “Após solicitação da instituição Deus é Tudo, submetemos o pleito  a PGE (Procuradoria Geral do Estado) que emitiu parecer favorável, submetemos a análise do Conselho Deliberativo do Departamento, que autorizou o Termo de Permissão de Uso (instrumento devidamente previsto no Direito Administrativo) celebrado entre o DER/SE e o Instituto Deus é Tudo, reconhecido de Utilidade Pública pela própria Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe através da Lei Estadual nº 6.160, de 11 de junho de 2007”.

 

Esclarecimentos DER/SE II

E finaliza: “A área em lume será destinada pelo Instituto Deus é Tudo para implantação do “Centro Social e De Inclusão Digital: Conectados com o Mundo”, em decorrência de Convênio firmado entro o referido Instituto e a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social – SEIDES. Estamos a disposição desse Jornalista ou de qualquer cidadão que tenha alguma dúvida sobre o citado termo”.

 

Ações da SMTT hoje no cabaré

Osvaldo Nascimento, superintendente da SMTT de Aracaju, será sabatinado por jornalistas na 9ª edição do NósnoCabaré.comConvidados, desta quinta-feira, 03 de fevereiro, a partir das 19h30, no bar Templo Gelado, localizado à Avenida Joventina Alves, 195, bairro Salgado Filho.

 

Laranjeiras expande o Bolsa-escola municipal

Após beneficiar mais de 200 famílias no povoado Pedra Branca, a prefeitura de Laranjeiras lançou na última terça-feira, 01, o bolsa-escola municipal no povoado Bom Jesus. Desta vez, o programa de repasse de renda vai beneficiar 160 famílias que possuem renda de até um salário mínimo, com o valor de R$ 100 mensais, que deverá ser aplicado na aquisição de material escolar e outras necessidades dos estudantes. Até o final deste ano, o poder público municipal pretende estender o benefício a mais 30 famílias que residem no povoado São José. 

 

Momento da Folia

O programa “Momento da Folia” apresentado por Fabiano Oliveira na TV Atalaia diariamente às 11h15 tem agora uma participação humorística. Um artista (o blog não sabe o nome) imita com precisão as vozes de alguns políticos locais, como Déda, Jackson e Gama. E de quebra Bareta e o garoto do Tchan. É descontração total.

 

Túnel do Tempo

A propósito do jogador de renome nacional Torino, que jogou em Sergipe, o ex-deputado estadual

Clique na foto para ampliá-la.
Jorge Araújo enviou para o blog uma foto histórica da década de 70. Pela ordem, NA FOTO: Genoval Pacheco, TORINO, Repórter Márcio Canuto (hoje na Globo), Jorge Araujo (na época Presidente da Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe) e Gutemberg Chagas (já falecido). Veja, caro leitor, o tamanho do microfone de Márcio Canuto (uma verdadeira arma de guerra), na época na Gazeta de Alagoas. Esse foi um Jogo que a ACDS promoveu entre Sergipe e Alagoas.

 

DO LEITOR

 

Aterro de lagoas: entidade protocola duas representações.

A Direção da Associação, Desportiva, Cultural e Ambiental do Robalo – ADCAR, protocola na manhã dessa quinta-feira, 03 de fevereiro, junto à Promotoria do Meio Ambiente e Urbanismo do Ministério Público Estadual – MPE duas representações.As duas representações são sobre o aterro de lagoas na Zona de Expansão. Na primeira a Direção da ADCAR solicita que haja celeridade em um procedimento de 2009, isto porque, nas últimas semanas o aterro de lagoas aumentou consideravelmente em toda Zona de Expansão.No último sábado o presidente da ADCAR, José Firmo, ao interpelar um funcionário da EMURB, que aterrava lagoa usando uma enchedeira de placa branca IAJ-4109/SE, foi ameaçado pelo servidor da Prefeitura Municipal.A segunda representação que a Direção da ADCAR vai dar entrada no MPE é sobre a construção de uma subestação de energia e da rede aérea de transmissão, sem a apresentação de Relatório de Impacto Ambiental-RIMA e sem a realização de audiência pública na Comunidade.Além disso, segundo a ADCAR, a subestação foi construída sobre uma lagoa, que foi aterrada exclusivamente para a construção da subestação.Outro questionamento que a ADCAR faz na representação é sobre o licenciamento ambiental. A concessionária de energia informou à ADCAR, através de ofício, que as licenças foram obtidas dentro do que exige a legislação pertinente.Para a ADCAR, se algum órgão autorizou se aterrar uma área tão grande de uma lagoa preservada e sem qualquer medida mitigadora, vai ter que se explicar.Outro aspecto questionado na representação é a distância da obra civil para a pista de rolamento da Rodovia dos Náufragos. A ADCAR entende que a obra ocupa a faixa “non aedificandi” prevista no Plano Diretor de Aracaju, que é de 25m, a partir do eixo da pista.A ADCAR vai questionar também junto ao MPE a colocação da rede de transmissão ao longo da faixa de circulação de pedestre, principalmente porque força os transeuntes a caminhar sobre a pista de rolamento.Até sobre a forma como a empresa concessionária de energia adquiriu o terreno ao Governo do Estado de Sergipe a ADCAR vai solicitar que o MPE apure.A entidade esclarece que não está questionando a utilidade e a importância da obra, reconhecendo que era mesmo necessária, mas uma série de dúvidas e de questionamentos fica na Comunidade.Quanto à ameaça feita pelo servidor da EMURB, o presidente da ADCAR irá à 4ª. Delegacia nos próximos dias para cobrar do delegado a instauração de inquérito a partir do Boletim de Ocorrência.  

 

 

Debate – Trânsito em Aracaju

 

SMTT retira placas de 40 km

Do leitor Felipe Barreto de Melo: “Graças à divulgação no blog, a SMTT solucionou o problema e retirou a placas de 40 km/h. Parabéns ao colunista e à entidade responsável pelo trânsito em Aracaju”. Obs: ontem, 02, o blog publicou um e-mail de Felipe alertando  que a SMTT tinha colocado duas placas (uma de 60 km e outra de 40 km) de velocidade na avenida que é a continuação da av. Desembargador Maynard em direção à UFS”

 

Experiência idêntica em Aracaju

Sobre a matéria “Soluções para o trânsito em Aracaju”, de Marcelo Toledo, informo que a nossa Central de inteligência iniciou no ano passado, experiência idêntica, em alguns semáforos da cidade, onde a temporização é monitorada e alterada.É uma solução futura, a depender dos resultados obtidos, poderá ser implantada em Aracaju. (Ascom-SMTT/AJU)

 

Vândalos roubam cabos da sinalização semafórica

A SMTT comunica a população que a sinalização semafórica da Avenida Tancredo Neves com a Avenida Augusto Franco , próximo ao Detran,já foi restabelecida. Toda a fiação elétrica que interligava o circuito do conjunto semafórico foi roubada por vândalos, o que causou transtornos aos motoristas que se deslocavam  pela área na manhã desta quarta-feira. A caixa de distribuição que aciona a temporização do semáforo também foi consertada.                                   Qualquer anormalidade no funcionamento dos semáforos da cidade pode ser comunicada a SMTT através do telefone da ouvidoria 3238-4646. (Ascom-SMTT/AJU).

 

Falta de campanhas educativas

Do leitor Uoxton da Silva (Servidor Público Estadual): “Certa vez, ainda criança, cometi um pequeno delito, após comer o meu biscoito abri o de minha irmã e dei o mesmo fim. Ela extremamente estressada e com seu instinto fofoqueiro (que permanece até hoje! rs) correu pra minha mãe e avisou. Comecei a preparação psicológica para umas boas palmadas. Minha mãe veio até mim e perguntou o motivo pelo qual tinha feito aquilo e eu, inocentemente, respondi que foi por estar com muita fome. Ela me olhou com aquele olhar que só mãe sabe dar e ensinou que o que fiz não foi certo, repreendendo que eu não voltasse a refazer isso!Hoje, crescido, ao me lembrar deste episódio, percebi o que minha mãe fez aquele dia. Eu nunca tinha feito algo desse tipo antes, e portanto, não sabia que aquilo não era certo. Quando fiz minha mãe primeiro me orientou, noutras palavras, me educou, para depois cobrar de mim que agisse do modo correto. Levo pra minha vida esse episódio. Aprendi que é preciso EDUCAR primeiro para depois cobrar.E eu me pergunto: Qual foi a grande campanha de conscientização que a SMTT implementou nestes ultimos anos? Pelo que vejo aqui é só na base da punição, campanhas de conscientização são apenas gasto de dinheiro público, ao contrário dos radares e dos guardinhas (feitos pra multar) que trazem dinheiro público.E eu me pergunto:Quantas creches, escolas e postos de saúde novos foram abertos com o dinheiro dessa arrecadação exorbitante? A SMTT não é um órgão que presta serviços a população. Tornou-se um órgão que presta serviço aos cofres da prefeitura. E sinceramente, não estou vendo este dinheiro ser aplicado.PS_ O Superintendente Municipal dos Transportes e Trânsito de nossa Capital, em entrevista ao SETV, disse que é a favor sim de radares escondidos mas que se vê obrigado a divulgar os lugares por conta da legislação. E depois disse que o objetivo de 100 radares novos não é arrecadar dinheiro e sim organizar o trânsito em nossa cidade e que espera, sinceramente, que a arrecadação não aumente. “Ô superintende conta agora a do Joãozinho!”

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“Não há absolutamente ninguém que faça um sacrifício sem esperar uma compensação. É tudo uma questão de mercado”. Cesare Pavese).

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais