Congresso, recorde e o conservadorismo

   “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O atual Congresso Nacional, principalmente no que concerne à Câmara Federal, surge, insofismavelmente, como recordista em um item indesejável. Sob a batuta do maestro Eduardo Cunha, seu presidente, ao tempo em que registrou, neste primeiro semestre, uma produtividade inédita nos últimos anos, revelou uma outra face: a do conservadorismo exacerbado.

É preciso lembrar que a pressa em votar, praticamente sem discussão, temas de extrema importância para a vida nacional, como, por exemplo, a reforma política, a Câmara dos Deputados, aproveitando-se do enfraquecimento do governo, referendou mudanças na própria Constituição do país que revelam um primarismo sem precedentes.

Já a situação no Senado Federal difere, daquela da Câmara. Aliás, está nas mãos dos senhores senadores uma postura à altura das tradições da Câmara Alta. Afinal, é bom lembrar que existe uma grande diferença entre quantidade e qualidade.

Fatos bizarros – Dois acontecimentos esdrúxulos, ocorridos recentemente, comprovam o baixo nível reinante na Câmara dos Deputados: 1. Um parlamentar, que é militar, presidir, por duas horas uma sessão, sob a chancela do presidente Eduardo Cunha, usando uniforme da Polícia Militar de São Paulo. 2. O lamentável episódio, comandado pela bancada evangélica que, contando com o apoio de uma ala da igreja Católica, rezou uma oração, o PAI NOSSO, no plenário da Câmara Federal. De acordo com a Constituição da República federativa, o Brasil é uma Nação laica.

Feriado
Devido ao feriado de amanhã, 24, o blog só será atualizado na próxima quinta-feira. 25.

2014. merenda escolar e o Sintese
Mesmo com representante no Conselho Escolar o Sintese só resolveu denunciar agora o “superfaturamento” na merenda escolar de 2014. Só agora? Após perder a greve.

Preço de merenda não é comparada com preço de supermercado
Pode perguntar a qualquer empresário ou gestor responsável: não se compara preço de um produto de supermercado com preço de merenda na rede pública. O Sintese quer desviar a derrota da greve. Tem toda uma logística para distribuição que precisa ser embutida no preço. Eles sabem disso. Já fizeram essa denúncia mil vezes, todas foram rebatidas e mesmo assim continuam. O pregão da Seplag é feito pelo sistema do Banco do Brasil e os preços são baseados num estudo da Fundação Getulio Vargas.

Supermercado entra na disputa?
Alguém já viu alguma rede de supermercado entrar na disputa da merenda escolar? Não. E o Sintese sabe disso. tem o preço da logística. Aliás, a essa altura, com a denúncia da merenda de 2014 o Sintese deve ter expulsado o representante no Conselho Escolar? Ou não?

Minpa realiza plenária nesta quinta, 25
O Movimento Internacional da Paz (Minpa) convoca os seus componentes e filiados para uma plenária extraordinária que será realizada nesta quinta-feira, 25, às 19h, em sua sede que fica na rua Men de Sá, nº 290, bairro Novo Paraíso. O objetivo é contemplar seus colaboradores que estejam rigorosamente em dia com a instituição, cumprindo o Estatuto e diretrizes do Movimento, com unidades habitacionais do programa Minha Casa minha Vida, do Governo Federal.

Governo retira projeto
O Projeto de Lei que pretendia utilizar 70% dos recursos oriundos de depósitos judiciais e extrajudiciais que ficam guardados num Fundo administrado pelo Tribunal de Justiça foi retirado de pauta na Assembleia Legislativa.

Momento
“Houve intervenções de deputados governistas e de oposição, além de manifestações externas, a exemplo da OAB, Amase e do próprio TJ. Diante desse quadro, o governador Jackson Barreto ouviu o seu líder do governo, o presidente da Casa (Luciano Bispo) e outros aliados, e tomou a decisão mais sábia para o momento”, disse Gualberto, líder do governo.

Apelo
Entre as entidades que tinha pedido a suspensão do projeto de lei está a OAB/SE. O presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro, já havia alertado que este projeto de Lei criaria insegurança para os jurisdicionados, advogados e a sociedade em geral.

Alvorada festiva e missas em Areia Branca
Nesta quarta-feira, 24, Areia Branca  celebra dia de São João, santo junino padroeiro do município.  Em comemoração,  a Igreja Católica em parceria com a prefeitura irá realizar uma vasta programação religiosa. Começa às 5h com a alvorada festiva, missa em Ação de Graças às 10h e missa solene com o arcebispo Dom Lessa. A programação se encerra com o show do padre Peixoto às 19h.

Lei Seca: condutores insistem em desrespeitar em SE. O dobro de 2014 no período junino
A Polícia Militar de Sergipe, por meio da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), vem fazendo a parte dela em relação a Leia Seca. Em apenas três dias da operação no período junino, a CPTran, autuou 32 condutores por embriaguez. O dobro de 2014. E destes, pelo excesso de álcool, 11 foram presos. Lamentável.

Uso recursos depósitos judiciais: Gilmar diz que votaria contra
E o radialista e ex-deputado Gilmar Carvalho respondeu ao questionamento feito ontem no blog sobre o projeto aprovado no Senado que permite estados e municípios usarem recursos de depósitos judiciais e extrajudiciais para pagamento de dividas. Ele deixou claro que se fosse deputado votaria contra, independente se for ou não candidato a prefeito de alguma cidade.

Cocô de cachorro nas portas: moradores preparam “caixinhas de presentes”
Na rua Jordão de Oliveira, no bairro Atalaia, no fundo do antigo Hotel Parque dos Cajueiros, alguns moradores cansados dos vizinhos que passeiam com seus cachorros e deixam o cocô nas suas portas, preparam “caixinhas de presentes”. A ideia é colocar o cocô nas caixas e levar para as casas dos respectivos donos. São as chamadas “cara de cocô”.

Conselho tutelar vai fiscalizar exploração de menores no Arraiá do Povo
O blog denunciou ontem, 22, que tem gente explorando menores para vender fogos e balas no Arraiá do Povo. São dezenas, todos com as mesmas sacolas. O blog foi informado que a Secretaria da Cultura já pediu a fiscalização do Conselho Tutelar. Como a PM está no local será fácil identificar os exploradores e levá-los para a cadeia.

Telão no Arraiá do Povo
Devido ao sucesso e ao grande número de visitantes, a Sectur atendeu uma demanda dos frequentadores do Arraiá do Povo e desde ontem 22, à noite foi instalado um telão para que o público possa apreciar as apresentações com mais conforto. É porque o espaço da arquibancada é preenchido rapidamente e muita gente não tem uma visão boa das apresentações. Fica à dica para que no próximo ano seja colocado uma espécie de tablado para que as apresentações fique num lugar alto.

Laércio desafia centrais sindicais sobre terceirização
O deputado federal Laércio Oliveira (SD) foi o palestrante do “Almoço com Negócios” promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) na última sexta-feira (19). Laércio fon enfático ao falar sobre o tema terceirização.

Cruzada
“Continuo na mesma cruzada, desde que me elegi. Defender a terceirização é lutar em favor do setor produtivo nacional, defender a geração de emprego e renda para os trabalhadores e garantir cidadania para a população que trabalha nas empresas de terceirização. Regularizar a terceirização é fortalecer a economia e garantir uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou o deputado.

Legalização
“As centrais sindicais brigaram contra o projeto, por apenas um motivo. Eles perdem representatividade com a legalização dos trabalhadores terceirizados. As centrais só têm interesse em se fortalecer e pouco se importam com a real condição dos trabalhadores, sua cidadania e seu ganho de qualidade de vida. Por isso, também defendo a reforma sindical. É preciso fazer os sindicatos funcionarem de forma adequada para o trabalhador”, disse Laércio.

Aribé abstém se de votar no Plano Municipal de Educação
“Em respeito aos cidadãos que me elegeram, acompanhei as discussões desta segunda(22), mas me abstive das votações referentes ao Plano Municipal de Educação. A Câmara Municipal de Aracaju precisa respeitar o povo”, manifesta o vereador Lucas Aribé (PSB). A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) enviou às pressas o Plano à Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e o material só foi entregue aos parlamentares na sexta feira(19). Além disso, os anexos de diagnóstico foram enviados ao parlamentar de forma totalmente inacessível. “A Prefeitura não sabe que existe um vereador cego na Câmara de Vereadores de Aracaju? Que ninguém transfira para mim um erro da Prefeitura”, clama Aribé.

Prazo
Já está correndo o prazo, concedido pelo Tribunal de Contas da União (30 dias), para que a presidente Dilma explique irregularidades constatadas pelo órgão no que se refere à prestação de contas de 2014.

Turismo
Na região Nordeste, a baixa de preços é opção para os turistas que desejam fugir do frio do inverno.

USP
A Universidade de São Paulo autorizou suas primeiras disciplinas de graduação em língua estrangeira.  Medida só vale para matérias optativas. Mas representa um avanço.

Racismo
Recrudescem as ações movidas pelo racismo, nos EUA.

Refugiados
Em 2014, 43 mil refugiados por dia.

Senador vitalício
A proposta de conceder, aos ex-presidentes, o título de senador vitalício sofreu fortes restrições de parlamentares da oposição e da base aliada.

Petróleo
O preço do barril de petróleo caiu, em um ano, de 110 para 65 dólares.

Previdência
Fórmula progressiva deverá ser modificada, no Congresso. É o que pensam analistas políticos.

CPI do Futebol
O deputado Otávio Leite declarou que está otimista no que concerne à aprovação da MP do futebol, após algumas alterações promovidas.

Vasco reforça time
A principal contratação é a de Ronaldinho Gaúcho. O presidente Eurico Miranda informou à imprensa, ontem, que as possibilidades de êxito são de 90 por cento.

Neymar
O maior craque brasileiro da atualidade, suspenso por 4 jogos, retornou ontem ao Rio de Janeiro, para curtir férias, vez que sua  reapresentação ao Barcelona só se dará em julho.

Recurso
A CBF desistiu do recurso à CONMEBOL, em que pretendia reduzir sua pena, de 4 para 3 partidas. em acordo com a CBF.

Quartas de final
O Brasil enfrentará o Paraguai, no próximo sábado, 27. Se passar,  vai para as semifinais.

Maracanazo – A história secreta
Atilio Garrido, um dos mais destacados jornalistas uruguaios, publicou, em 2014, um livro que desnuda a verdade sobre o que é chamado de “Maracanazo”, episódio ocorrido em 16 de julho de 1950, quando o Brasil foi derrotado pelo Uruguai, em pleno Maracanã, no Rio de Janeiro, e deixou escapar o  título de campeão mundial de futebol.  Garrido já escreveu cerca de 15 livros em sua terra natal. Nessa nova obra  da literatura esportiva, cujo título completo é MARACANAZO – A história secreta – Da euforia ao silêncio de uma nação, o jornalista esportivo Atilio Garrido apresenta uma versão detalhada sobre o fracasso da seleção brasileira diante do Uruguai.

Maracanazo – A história secreta II
A seguir, um trecho do livro: A Copa do Mundo de 1950 foi um marco histórico, um divisor de águas para o esporte mundial, em que ficou evidente a popularidade e importância do futebol no mundo pós-guerra. Foi a Copa da Grandiosidade, que expôs ao mundo um país longínquo, gigante em suas dimensões, assim como na paixão de sua população pelo futebol, e que tem no Maracanã o símbolo máximo dessa imensa paixão.No futebol, o país buscava seu lugar entre os melhores do mundo, ainda atrás dos seus concorrentes diretos, Uruguai e Argentina. No cenário político, o país já sofria com a hipocrisia e manipulação social.
O torneio foi épico no cenário político por exacerbar todos os elementos que fazem do futebol o esporte mais popular do mundo, como as façanhas do esforço e da vontade humana, a glória do triunfo inalcançável e a tragédia do inesperado.

Maracanazo – A história secreta IIi
A Copa de 1950 provou ao mundo que não há meio termo no futebol.A editora é a Livros Ilimitados – Edição em 2014. Leitura obrigatória para quem se interessa pela história do futebol. Observação: Em 1950, o futebol uruguaio era, indiscutivelmente, melhor do que o do Brasil. Dois títulos de campeão do mundo (1930 e 1950), campeão olímpico, 8 títulos de campeão sul-americano, a metade deles conquistados na qualidade de visitante. Já o Brasil tinha, apenas, três títulos de campeão sul-americano.

PELO TWITTER

www.twitter.com/sargentoedgard  O "DIMEMOR" que matou uma gestante em Itabaiana, não deu nem chance de outro menor nascer, e aí ECA, VC protegeu quem?

www.twitter.com/olhosdosertao  Esse pessoal que quer colocar e humilhar Lula na cadeia não aprendeu com o fim trágico de Getúlio Vargas. Eles vão fazer Lula maior do que é.

www.twitter.com/clovis_silveira  Ignorar quem te desapontou , é a solução mais inteligente!

www.twitter.com/JoseRaimundos  O problema do Brasil é falta de consciência,  e de autoridades conscientes,  só isso.

DO LEITOR

Estudantes fazem manifestação no colégio Estadual 28 de Janeiro em Monte Alegre
Do professor Carlos Alexandre N. Aragão:
Os alunos do Colégio Estadual 28 de Janeiro, situado no município de Monte Alegre de Sergipe, fizeram uma manifestação em prol

 da melhoria do espaço escolar, entre outros assuntos, na tarde desta segunda-feira, 22/06/15. Eles apresentaram uma pauta reivindicatória longa, pois não aguentam mais a omissão do poder público quanto aos problemas estruturais da unidade de ensino. Veja a pauta de reivindicação:
1 A entrada dos alunos.
* Deve haver uma tolerância de 15min;
*O aluno não pode esperar fora do colégio, devido ao sol e chuva;
* Alunos dos povoados devem ter prioridade devido ao atraso do transporte escolar.
A coordenação do colégio sentou com os componentes do Grêmio Estudantil na tarde de hoje em busca de uma solução para o caso.
2 – Recesso no meio do ano
* A escola deve respeitar a tradição da cidade;
* Como ficará a situação do aluno que mora nos povoados sem ter o transporte para pegá-lo?
Os professores e a equipe diretiva, em reunião, decidiram seguir o calendário inicial e no dia 07/07/15 apreciarão a nova versão do calendário, contemplando os dias da greve. Assim, nenhum aluno ficará sem aula.
3 – Reforma do colégio
* No dia 23 de maio deste ano completou um ano da visita que o governador fez ao nosso município.Prometeu que seria destinado 1 milhão de reais para reforma e cobertura da quadra.
4 – Respeito e valorização aos professores
* O secretário de estado da educação, Jorge Carvalho, disse que os professores da rede estadual do município de Monte Alegre são formadores de quadrilha, aliás, bandidos;
* Salas de aula quentes com o sol interferindo na acomodação dos alunos;
* Sala de aula com odor forte devido aos ninhos dos pássaros;
* Pagamento do reajuste do piso salarial dos professores de 13,01%.
5 – Falta de funcionários de apoio para zelar pelo colégio.
6 – Laboratórios de informática e de química sem condições para funcionar.
7 – Criação de projetos pedagógicos da escola.
Essas são as reivindicações apontadas pelos alunos. É preciso que o Governador cumpra o prometido alunos e não tenha um lapso de memória. Todos estão vigilantes. Vale ressaltar que o colégio tem em desenvolvimento 13 projetos com a participação efetiva dos estudantes. A SEED precisa conhecer a realidade do estabelecimento antes de construir imagens equivocadas e lançar para a sociedade.

ARTIGO

Canindé do São Francisco: 5 merendas na escolas por Luiz Eduardo Costa – Jornal do Dia

Nem toda merenda escolar é broa e  achocolatado  azedo. Nem toda merenda escolar é caso de polícia. Há muitas exceções. O município de Canindé do São Francisco é uma delas. Lá,  5 tipos   de merenda escolar são diariamente servidos a um contingente  de 9 mil alunos.

O cardápio  é duas vezes ao dia divulgado na rádio local para que os alunos, pais e professores, saibam o que deve ser  servido, e façam o acompanhamento, a fiscalização.

São 5 cardápios, cada um com alimentação especifica.

Uma, para a educação infantil, dos 2 aos 5 anos; outra, para o Ensino Fundamental, de 5 a 18 anos; a terceira para alunos com mais de 18 anos, no curso para Jovens e Adultos, onde há alguns ultrapassando os 70.
O quarto tipo é servido para os portadores de alergias, ou que sofrem de problemas de  saúde ,como diabetes e hipertensão.

A quinta forma de cardápio é destinada à Educação em Tempo Integral, que se faz como projeto embrionário de uma futura inclusão de todas as escolas nos dois turnos. O sonho  que Darcy Ribeiro alimentou como fórmula ideal para transformar a nossa educação

ARTIGO

As explosões dos cashs e a indiferença dos bancos  Jorge Araujo*

Um dos destaques no noticiário da imprensa em todo Brasil são os constantes assaltos a agências bancárias com a explosão dos cashs nas madrugadas. Em Sergipe não tem sido diferente. Além das ações policiais que todos cobramos, é preciso também destacar a omissão e a indiferença por parte dos bancos.

Na cidade de Riachão do Dantas foi detonado o cash do Banco do Brasil e, além do susto em toda cidade, o Banco passou mais de seis meses sem funcionar prejudicando clientes e toda a comunidade. Quem precisou do Banco do Brasil teve que se deslocar até Lagarto para resolver seus problemas.

Esta semana, mais uma vez foi explodido o cash do Bradesco em Poço Redondo. Como sempre na madrugada, assustando a todos e prejudicando principalmente os moradores das casas vizinhas. O interessante que naquela mesma agência já se registrou sequestro de gerente e também explosão do caixa automático. Apesar disso, até hoje o Bradesco não teve a preocupação nem em colocar segurança ou até mesmo implantar sistemas de câmeras. Ao que parece, os Bancos não se preocupam nem em registrar um boletim de ocorrência.

Como as instituições financeiras pagam seguros e são restituídos dos valores furtados, elas não estão preocupadas com os desdobramentos do ato criminoso. E o povo que se dane.

Neste ultimo assalto no Bradesco em Poço Redondo, duas casas vizinhas de pessoas humildes tiveram suas paredes danificadas. Até hoje ninguém do Bradesco procurou os citados moradores para recuperação de suas residências.

*Jornalista e Ex-deputado.

Nota Oficial  DNIT-SE

A Superintendência DNIT/SE informa que após o incidente ocorrido no KM-94 da BR-101, abriu-se um processo para recuperação em caráter emergencial, porém após denúncias anônimas sobre a possibilidade de não se determinar as causas corretamente, optou-se por nomear uma comissão formada por três engenheiros do DNIT/SE. O relatório final apontou como causa principal uma deficiência no projeto ao calcular o fator de segurança do talude de aterro abaixo do preconizado pelas normas, dessa forma foi aberto processo de apuração de responsabilidade que está seguindo os trâmites legais.

Assim, após a descaracterização de emergência segunda normativo específico, iniciou-se a elaboração do projeto para tornar possível o processo licitatório da recuperação do trecho. Ressaltamos que
por duas vezes consecutivas foram abertas licitações, sendo a primeira sem êxito e a segunda fracassada  (quando apareceram interessados, mas nenhum foi selecionado, em decorrência de inabilitação ou de
desclassificação das propostas). Somente agora em uma terceira tentativa, com edital de nº 139/2015 (lançado em abril de 2015), está em contratação a empresa Interenge Construção LTDA-EPP, de acordo com o
resultado do Pregão Eletrônico.

Comunicamos que foi encaminhada solicitação de empenho para o DNIT/Brasília objetivando a lavratura do contrato para a execução das obras de estabilização, recomposição de aterro e afastamento do
canal do KM-94 da BR-101/SE.

Em conformidade com o estipulado em edital é de 180 dias o prazo de execução da obra, após a ordem de início, que será emitida na assinatura o contrato. O Exército está cooperando na realização do desvio necessário e os trabalhos de limpeza já foram iniciados.

Aracaju, 22 de junho de 2015

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun     

Frase do Dia
"…Parece-me que o segredo da vida consiste em aceitá-la tal como ela é…"São João da Cruz, frade carmelita espanhol, nasceu em 24 de jUnho de 1542 e morreu em 1591.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais