Consciência histórica

     O novo governador de Sergipe, Marcelo Déda, fez três discursos durante as solenidades realizadas ontem. O primeiro, durante a posse na Assembléia, durou 50 minutos e foi lido, fugindo ao tradicional improviso que reveste os discursos dele. O segundo, no Teatro Tobias Barreto, foi de improviso e durou cerca de 40 minutos. O último foi o que mais emocionou o novo governador. Foi o discurso da sacada do Palácio Olimpio Campos na Praça Fausto Cardoso tomada por populares. Começou às 20h30 e acabou às 9h05. Foi o menor de todos, mas o que transmitiu mais emoção e que foi interrompido a todo instante pelos aplausos das pessoas que estavam na praça.

 Na Assembléia Déda fez um discurso de reafirmação do compromisso com as mudanças. No Teatro Tobias Barreto, após ouvir o discurso do ex-governador João Alves mostrando o que fez no governo estadual, Déda mostrou como se deve comportar um governador. Lembrou que foi uma luta árdua para chegar ao governo estadual e que o valor do adversário enobreceu a vitória. Destacou a construção do Estado de Sergipe pelos esforços de ilustres sergipanos, entre eles o ex-governador João Alves.

  Ao discursar da sacada do Palácio Olimpio Campos, Marcelo Déda quis mostrar simbolicamente a transformação que pretende iniciar em Sergipe. “Este Palácio que já foi o castelo das oligarquias hoje é a casa do povo livre. São as janelas e as portas da mudança. O Palácio não pode ser apenas uma representação de um governante, mas um símbolo do povo”, disse.

  Marcelo Déda não esqueceu também que foi forjado na luta da esquerda, acreditando na democracia como valor universal e lembrou do legado dos que vieram antes dele e pavimentaram o caminho, com suor, sangue e muita luta para que acontecesse o momento histórico da esquerda chegar ao poder em Sergipe. Deu como exemplo, alguns nomes, como Milton Coelho, que hoje está cego por conta da tortura no regime militar; o professor e dirigente sindical já falecido Diomedes Santos e Dom Brandão de Castro, bispo de Propriá, que chamou de “pastor dos pobres”.

  Independente do sucesso ou não do novo governo estadual, Marcelo Déda sabe que entrou ontem para a história de Sergipe como o governador que foi eleito através do desejo da maioria dos sergipanos de mudar o relacionamento político no Estado. Déda não esqueceu também de registrar que há cem anos, Fausto Cardoso foi assassinado no portão daquele Palácio. “Abriu o paletó para que as balas do atraso o lançassem sobre a terra sem vida. Morreu o homem, floresceu a idéia. Morreu um idealista e seu sonho deixou de ser corpo e foi ocupar geração por geração os corações dos sergipanos”, registrou.

  “Ninguém tem duvida que sou petista, sou de esquerda, que sou socialista”, disse o novo governador consciente de que a partir de agora tem um compromisso de realizar uma obra histórica que pode representar o “antes e depois’” na administração pública de Sergipe, inaugurando um novo tempo, com respeito, transparência e, sobretudo, dando oportunidade para os sergipanos mais necessitados.

 

 Joaldo Barbosa não foi lembrado

Nos discursos ontem, ao falar na coligação de centro-esquerda que foi formada para levá-lo a vitória eleitoral, Marcelo Déda esqueceu de citar o deputado Joaldo Barbosa assassinado num momento onde setores políticos, com a participação efetiva dele, consolidavam conversas para o fortalecimento das oposições em Sergipe. O sangue derramado de Joaldo Barbosa não foi em vão e com a chegada de Déda ao poder serviu para estancar dar um basta na impunidade em Sergipe. Com certeza foi apenas um lapso do novo governador não lembrar de Joaldo Barbosa neste momento histórico. De onde estiver, vendo as forças de centro-esquerda, chegar ao poder, Nego da Farmácia, como era conhecido Joaldo, deve estar feliz.

 

 Recursos federais eram escondidos

Da sacada do Palácio Olimpio Campos, onde fez o discurso mais emocionado, Déda avisou que vai mostrar aos sergipanos que os recursos do Governo Federal vinham para Sergipe, mas eram escondidos. “Vou pedir para aumentar o tamanho da logomarca do governo federal nos carros da polícia enviados por Lula a Sergipe. Vou pedir que a Caixa Econômica coloque, mesmo que pequena, uma placa na ponte construtor João Alves mostrando que Lula enviou R$ 20 milhões para acabar a obra”, disse, lembrando que quando prefeito de Aracaju recebeu recursos do então governo FHC e fazia questão de não só registrar quanto era recebido, mas de convidar ministros para as inaugurações.

  

Venâncio diz que fará oposição respeitosa

Ao falar em nome da oposição, o deputado Venâncio Fonseca (PP), lembrou que há 20 anos, Déda estava tomando posse na AL, como deputado estadual. Ele fez um balanço das ações do governo João Alves, do qual foi líder e disse que fará uma oposição respeitosa, educada e construtiva, torcendo para que o novo governador faça um excelente governo. Brincando, Venâncio disse que estava com uma gravata vermelha para que Francisco Gualberto, que falou logo após, não “batesse” muito nele.

 

Gualberto destaca trajetória de Marcelo Déda

Ao discursar em nome da liderança do novo governo, Francisco Gualberto, retribuiu a brincadeira lembrando que deseja se manter ideologicamente distante de Venâncio, mas tem algo que deseja manter, que é a lealdade para os que defendem. Gualberto lembrou da história do Partido dos Trabalhadores e da trajetória política de Marcelo Déda até chegar ao governo estadual.

 

 Estrelinha do PT de 2001 continuou no peito

O novo governador iniciou o discurso às 17h30 e terminou às 18h20 na Al. Déda lembrou que foi eleito por uma coligação de centro-esquerda, mas é um homem de esquerda, democrata e socialista.Ele reafirmou o compromisso em governar com todos e para todos, mas com uma atenção especial para os mais necessitados. Déda revelou também que assinou o termo de posse com uma caneta recebida da viúva do falecido deputado Djenal Queiroz, seu colega e adversário político na AL. “De ideais tão diferentes, mas que aprendi muito com ele”, lembrou. Déda se emocionou ao falar de seus familiares. Déda tomou posse ontem tendo no paletó a mesma estrelinha do PT que tomou posse na prefeitura de Aracaju em 2001.

 

Belivaldo é destaque na Folha de São Paulo

Está publicado hoje na coluna Painel, no espaço Contraponto, da Folha de São Paulo, com o título “Voto de silêncio”: O vice-governador de Sergipe, Benivaldo Chagas (PSB), era deputado estadual até o fim de 2006. Nos últimos dias de dezembro, participou de uma sessão extraordinária para sabatinar Flávio Conceição, indicado para integrar o Tribunal de Contas do Estado.Os deputados da comissão fizeram perguntas, mas Chagas, sentado em uma cadeira sem microfone, não foi chamado a se pronunciar. Diante da omissão, protestou:-Vocês têm uma péssima maneira de tratar o vice. Eu ainda nem tomei posse e já não querem que eu fale? O plenário todo riu da brincadeira para, em seguida, aprovar a indicação do novo conselheiro do TCE.

 

 Posse dos secretários no Tobias Barreto

Hoje, às 10h00, no Teatro Tobias Barreto, o governador Marcelo Déda estará dando posse a todo o seu secretariado. Depois alguns secretários realizarão a transmissão de cargos em suas secretarias. Alguns tomarão posse somente no final do mês.

 

Concursados acreditam no novo presidente da Deso I

Nos últimos dias a coluna recebeu alguns e-mails de servidores concursados da Deso que acreditam que o novo presidente, Max Maia Montalvão, defenderá a bandeira para resolver a situação do plano de carreira das classes de 1 a 9. Existe uma grande disparidade, inclusive com o horário de trabalho.  Pelas informações colhidas o novo presidente, que é servidor de carreira, não aceita perseguição e muito menos a manutenção do atual ciclo vicioso e nocivo à máquina estatal. É preciso acabar com essa história de servidor “novo” e “velho”.

 

Concursados acreditam no novo presidente da Deso II

Os servidores concursados estão esperançosos e com a certeza que o novo governo vai mudar a atual situação da empresa. Esse jornalista reafirma o compromisso democrático deste espaço que vem sendo usado para a manifestação das reivindicações dos servidores da Deso. A coluna continuará na trincheira para que os servidores da Deso tenham o mesmo tratamento, sem divisões internas. O que é chamado “velho” deve contribuir com suas experiências para que os que são chamados “novos” possam continuar fortalecendo a empresa e prestando um serviço de qualidade para todos os sergipanos. Os servidores devem se somar em uma única voz para que juntos possam contribuir para tirar a Deso da situação difícil em que se encontra. Para isso é preciso que o Sindisan, os servidores antigos e os concursados estejam juntos pensando nos interesses coletivos de todos os sergipanos.

 

 R$ 1 milhão para merenda escolar é pinto

De uma leitora sobre a compra de um milhão em carne para a merenda escolar cujos produtos ainda não foram encontrados: “E a história da merenda escolar, um milhão de carne? Pois saiba você que aquilo é “Pinto” perto do que será descoberto se a CGU investigar prá valer. Tem alguns Termos de Parcerias com umas OSCIPS, é coisa de milhõessssssssssssssss de reais. Acho que o Sintese dormiu no ponto e acordou tarde demais”.

 

Nossa Música fora do ar na Liberdade FM I

A compra da rádio Liberdade FM pelo empresário Gilton Resende já causou uma baixa. O programa “Nossa Música” comandado pelo músico sergipano Neu Fontes não irá mais para o ar.Foram dois anos e quatro meses no ar, com 125 programas, levando ao publico sergipano e aos internautas pelo mundo, o que temos de melhor na nossa musica, com mais 7.500 (sete mil e quinhentas) execuções de musica sergipana de alto nível, provando o  quanto  nosso povo já gostava da nossa musica e nem sabia. No dia 28 de dezembro, Neu Fontes, uma ligação do novo grupo que assume a direção da Radio Liberdade Fm, dando a noticia de que o novo proprietário mandou retirar do ar o programa. É só uma idéia do que vem por ai com o novo “gosto” musical da programação da rádio que deixou centenas de sergipanos órfãos. A única opção agora é a FM Aperipê, porque ninguém merece uma rádio com uma programação voltada totalmente ao que alguns dizem que é “forró” e não é. Na verdade é um estilo misturado por várias tendências tendo como mote principal o country norte-americano, na concepção tacanha de imitar o que vem de fora.

 

Nossa Música fora do ar na Liberdade FM II

Neu Fontes agradeceu  aos ouvintes, artistas, funcionários da casa, ao Antonio Rollemberg também idealizador do Nossa Musica, aos  patrocinadores durante esses dois anos e quatro meses. “O quanto foi importante à participação de todos e um agradecimento especial ao Miltinho Goulart, que junto comigo ajudou a colocar no ar a música sergipana. Quero deixar claro que, dinheiro e poder(****). Jamais foram e nunca serão as melhores maneiras de se alcançar respeito, bom gosto, nobreza, cultura, educação e bom senso”, desabafou. Com certeza Neu Fontes o trabalho foi sedimentado e uma porta se abrirá neste pequeno Sergipe para que este trabalho em prol da música sergipana tenha continuidade. Quem sabe  a nova direção do sistema Aperipê não abrace essa idéia.  Por experiência própria, este jornalista lembra que tem males que muitas vezes bem para o bem. Quem sabe essa saída momentânea do programa Nossa Música do ar, seja para que volte com toda força na nova fase do sistema Aperipê? É só aguardar.

 

 Governadores querem cortar gastos com cargos

A Folha de São Paulo perguntou aos 27 governadores eleitos qual seria a primeira medida administrativa que tomariam após a posse. Dos 21 governadores que responderam, 17 disseram que adotarão alguma ação para reduzir gastos.Entre as medidas citadas estão o corte de cargos comissionados, a extinção de secretarias e a adoção de sistemas para combater desperdícios.

 

 Descaso da Deso com região do Aruana

A região do bairro Aruana até a Avenida Melício Machado vem enfrentando um sério problema de abastecimento de água. Há quatro dias que a água chega, mas não tem pressão suficiente para subir e encher os reservatórios. O 0800 não existe e a primeira desculpa foi um problema com a adutora e agora trata com descaso os moradores. Na Deso existem sérios problema que o novo governo terá que enfrentar com muita determinação.

 

“A Liberdade da Expressão” sem sair de casa

Os leitores que desejar adquirir o livro deste jornalista sem sair de casa basta ligar 9991-4502 ou enviar por e-mail o endereço em Aracaju. O livro está sendo vendido ao preço de R$ 20,00. O livro encontra-se a venda também nas bancas de revistas Amarelinha (próxima ao restaurante O Miguel); Waluvi I, na Avenida Hermes Fontes próximo ao posto de saúde Sinhazinha e Waluvi II, na Avenida Pedro Paes de Azevedo com Francisco Porto e na Banca Ponte do Imperador na Praça Fausto Cardoso. O livro está sendo vendido também nas livrarias Escariz e Nobel. 

 

 Nepotismo no município de Lourdes

A coluna recebeu as primeiras informações sobre o nepotismo na Prefeitura de Nossa Senhora de Lourdes, comandado pelo prefeito Péricles Barbosa de Matos (PT). A coluna está averiguando todas as informações, inclusive para repassar ao Ministério Público para tomar as devidas providencias. Estão sendo investigadas também denúncias na Secretaria de Obras. As primeiras informações dão conta que o filho do prefeito é o Chefe de Gabinete, a sobrinha trabalha na área social junto com uma tia e outra filha do prefeito tem um cargo comissionado para pagar uma faculdade em Aracaju. Já os salários dos garis estão atrasados.

 

Nepotismo no município de Frei Paulo

De um leitor sobre a Prefeitura de Frei Paulo: “Em alguns municípios sergipanos (poucos é verdade) e de outros estados da Federação, especialmente em Pernambuco, a atuação da Justiça e do Ministério Público vem sendo aplaudida pela sociedade em geral e, também, tem merecido destaque na imprensa, por conta de ações contra o nepotismo que neles campeia.. Em Pernambuco, em diversos municípios o Executivo e o Legislativo tiveram que exonerar ocupantes de cargos em comissão imediata e definitivamente. Os principais cargos do primeiro escalão no município de Frei Paulo são ocupados pela família Oliveira (que manda e desmanda). O secretário-geral, o secretário da Educação e a secretária de Saúde são sobrinhos do prefeito (Aderbaldo Oliveira). A secretária de Ação Social, atual vice-prefeita, é cunhada. Também diversos outros cargos menores, mas importantes são ocupados pela família e agregados (filha,sobrinhos, primos). Foi criada até a Secretaria de Controle Interno para atender uma pessoa que é parente do prefeito(ex-secretária de Finanças).O Judiciário não sabe? E o Legislativo o que faz? Faz-de-conta que fiscaliza o Executivo? Nada em particular contra o prefeito do município (não conheço) que dizem ser uma pessoa de bem, honesta, mas que é mandado pelos secretários familiares que deitam e rolam”. A coluna vai entrar em contato com o representante do Ministério Público no município.

 

 Insistências dos auditores II para concurso I

Ainda sobre a Secretaria da Fazenda, de uma leitora: “Me causa tamanha estranheza a insistência dos Auditores II no sentido da abertura de concurso público. Como servidora da Secretaria da Fazenda tenho plena convicção de que a quantidade de auditores I que temos é mais que suficiente para manter os serviços inerentes à fiscalização. No mais estes mesmos auditores ao longo desses mais de 10 anos vem desempenhando com louvor as atividades de fiscalização seja em estabelecimentos, seja em trânsito.O que se deseja na verdade é manter os cargos de exclusividade de Auditor II e enterrar de vez a competência dos Auditores I que seriam renegados ao esquecimento em detrimento de uma classe pequena, praticamente extinta. Assim, ao invés de premiar aqueles que deram duro e trabalharam nesses anos todos em prol de um Sergipe melhor para beneficiar uma classe nova de auditores advinda de concurso público”.

 

Insistências dos auditores II para concurso II

Continua a leitora: “Nós não somos material descartável. Somos mão-de-obra especializada e qualificada. Somos os famosos “pau pra toda obra”, somos os arrecadadores que Sergipe necessita porque nos interessa tão somente ver o crescimento desse estado, independente de ideologias partidárias. Não nos interessa a luta pela luta, mas a luta por dias melhores. Não queremos a guerra, queremos a justiça. Ao contrário do que muita gente pensa, o fisco trabalha sim, e continuará a trabalhar porque a nossa meta é caminhar junto com o governo do estado e de mãos dadas construirmos um estado padrão onde a fome seja minimizada, a geração de empregos seja incentivada, que a casa própria não seja só um sonho e que a comida no prato seja um cotidiano. É para isso e por isso que trabalhamos sempre mais”.

 

Frase do Dia

“Quem comigo sofreu na luta comigo compartilhará na vitória”. Do governador eleito, Marcelo Déda ao discursar na noite de ontem da sacada do Palácio Olimpio Campos, na praça Fausto Cardoso.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais