Consenso, ética e corrupção

Dois pontos chamaram à atenção ontem, 25, nos discursos durante o anúncio da candidatura do deputado Valadares Filho (PSB) como candidato de consenso do grupo governista a Prefeitura de Aracaju. O primeiro foi o gesto de grandeza e de unidade do deputado federal Rogério Carvalho (PT) que mostrou fidelidade ao projeto de todo o grupo. O segundo foram os temas ética e corrupção. Ficou claro nos discursos de Déda, Edvaldo e Valadares Filho que os dois temas serão levado para o debate com o eleitorado aracajuano.

Do consenso – Quando muitos, principalmente da oposição, torciam e até apostaram que Rogério Carvalho iria “chutar o pau da barraca”, se não fosse o candidato escolhido do grupo, por conta da impressão que ele deixa passar de não retroceder em suas ações, o deputado petista mostrou que acima de todos os interesses de um partido e até pessoal, prevaleceu o interesse de um projeto coletivo.

A decisão de Rogério Carvalho de aceitar a unidade do grupo mostrou que ele pensou acima dos interesses pessoais e do próprio PT. Como disse Déda, ele teve a “paciência histórica para ler a mensagem do tempo e esperar a sua hora de comandar todo o bloco”. Rogério teve uma atitude conciliadora e de sapiência para entender que o momento era de ceder para fortalecer o caminho do futuro. Como o blog já analisou antes: A prudência deveria ser um atributo para todos os políticos. Ela leva estrategicamente a um passo atrás e torna-se fundamental para uma vitória estrondosa no futuro.

Da ética e da corrupção – No discurso Déda lembrou que a Nação está mobilizada indignada contra a corrupção, por conta de escândalos, o Estado de Sergipe é lembrado na crise da República e do Senado, com as luzes da imprensa nacional se despejam sobre um senador de passo firme e olhar seguro. ”Quando procuraram no meio de 81 senadores quem poderia ser a cara da ética no Senado foi Valadares que eles encontraram”. Se Valadares tivesse sido chamado para responder a Operação Navalha todo dia seria manchete em Sergipe, mas ele foi escolhido num momento mais difíceis do Senado.

Já o pré-candidato Valadares Filho lembrou que o bloco tem demonstrado que governa com ética na política e na administração pública. “O novo como diz a canção sempre chega e o novo está chegando mais uma vez, mais não é só na idade, não só nas ideias ou na forma de fazer as coisas. É o novo na gestão publica e é o novo em não admitir a corrupção na Prefeitura de Aracaju”.

Pelo início, percebe-se que a campanha eleitoral terá a ética e a corrupção como alguns dos temas principais. E nada mais natural do que os eleitores analisarem o passado de cada candidato.

Nenhum candidato tem o direito de aparecer como cordeirinho no horário eleitoral quando na verdade seu passado na vida pública é de um comportamento de um lobo, com o nome envolvido em diversos escândalos.

A política com ética e dignidade não deve ser exaltada como atributo de qualquer político, mas obrigação de todos.

E o eleitor tem o direito e precisa saber não apenas das propostas dos seus candidatos, mas do seu passado e principalmente se já foi envolvido em escândalos de corrupção.

Humildade
E o gesto de grandeza de Rogério foi saudado por todos. Déda lembrou que mais uma vez prevaleceu a construção da unidade do grupo. “Um gesto de um líder. A grande figura deste início da campanha em Aracaju é Rogério Carvalho”, disse Déda afirmando que Rogério não só demonstrou grandeza, mas humildade.

Luta
Ele aproveitou para lembrar outro gesto de grandeza, desta vez do PSB, que em 2010 abriu mão da candidatura de vice-governador com Belivaldo Chagas, para construir a unidade.  “Rogério sai maior do que quando entrou. Estaremos juntos na luta cotidiana para derrotar o atraso que muda de roupa, mas não muda de cabeça”, disse Déda.

Grandeza
O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), também destacou o gesto de Rogério Carvalho para manter a unidade do grupo e destacou os avanços da PMA.  Já o deputado Valadares Filho foi enfático. “Não estaríamos vivenciando este momento sem o gesto de grandeza de Rogério Carvalho. Nós, um dia, seremos liderados por você (Rogério), não tenha duvida disso. Você mostrou ser um político com visão de futuro. E todo nós desta aliança temos obrigações com você no presente e no futuro”.

De novo o embate do velho contra o novo
Ainda no discurso Déda disse que o único diálogo da direita em Sergipe é com o passado. “Nós dialogamos com o presente e o futuro”, disse para depois alfinetar lembrando que o bloco liderado pelo DEM só tem um nome. “Por incrível que pareça depois de tanto tempo mais uma vez a luta do velho contra o novo”, disse acrescentando que ninguém pode falar que João é a mudança. “É o retorno”.

Espaço construído
Ao ressaltar o trabalho do deputado Valadares Filho, Déda disse: “Valadares Filho não ficou sentado na rede embaixo sombra do seu pai, construiu o seu nome nas campanhas que realizou e um estilo próprio de fazer política, marcado pela amizade, simpatia e a presença solidária”.

Do vice e coordenação
O nome do candidato a vice-prefeito será do PT passando pela aprovação do deputado Rogério Carvalho que assumirá nos próximos dias a presidência estadual do partido. Já o prefeito Edvaldo Nogueira será um dos principais coordenador da campanha de Valadares Filho.

Não é a campanha do PSB, mas de um bloco
Ao discursar na solenidade de anúncio do candidato do bloco Rogério Carvalho deixou claro que lutou até o último momento para ser o candidato. “Mas precisamos entender que a maior riqueza que nós temos é a unidade. Temos que reconhecer que o método da base aliada de promover a alternância de partidos no executivo. Esta não é a campanha do PSB é a campanha de um bloco, por isso estarei ao lado de Valadares Filho neste pleito”, disse.

“Buraco” administrativo em Aracaju
Um dado para reflexão. Em todos os discursos sobre o bloco e a administração de Aracaju, são elogiados os legados das administrações de Déda, Edvaldo e até de Jackson Barreto, mas se esquecem da administração de Gama, de 1997 a 2000. Ele não é aliado? Não foi ele o responsável por Déda ganhar a eleição no 1º turno no ano 2000 quando decidiu não ser candidato à reeleição? O blog aguarda as respostas de Déda, Edvaldo e do próprio Jackson.

Secretário e assédio para ajudar a oposição
O blog está recolhendo todas as informações (reuniões, horários, gravações e locais) para desmascarar um secretário de Estado, bem próximo ao governador, que vem assediando um vice-prefeito de um aliado de Déda para ser candidato pela oposição. Ele está sendo o principal articulador para uma aliança com o PSC no município. É assédio com propostas indecorosas. Com certeza, antes de viajar o governador terá conhecimento do comportamento do importante auxiliar.

É legitima a candidatura da filha de Walter Franco
Em Sergipe tem cada absurdo. Não é que alguns pré-candidatos do PSDB, entre eles Acácio, concederam entrevistas criticando a direção do partido porque deixará a candidatura da filha do ex-deputado e empresário Walter Franco, Grace Franco a vereadora em Aracaju? E o motivo? Porque é filha de Walter Franco, um homem que como deputado fez história empunhando a bandeira das diretas Já. A candidatura dela é legitima e só quem pode rechaça-la é o eleitor. Aliás, se for eleita e fizer apenas 10% do legado do pai, já está de bom tamanho.

Venâncio é a 1ª opção, mas não a única
Ao ser entrevistado ontem, 25, pelo radialista Evenilson Santana, na Liberdade FM, o  senador Eduardo Amorim disse que sobre a decisão em Aracaju todos os partidos do bloco serão ouvidos. “Com o gesto do deputado estadual Zeca da Silva de retirar seu nome da disputa para fortalecer o grupo, o nome do deputado Venâncio Fonseca (PP), ganhou força. E hoje ele é nossa primeira opção, embora não a única”, disse.

Sem pressão
O senador Amorim rechaçou qualquer hipótese da candidatura de Venâncio ser uma tentativa de pressionar o ex-governador João Alves (DEM) a aceitar uma composição com o PSC e aliados. “Honestamente nem faço nenhum planejamento pensando nisso”, afirmou. Sobre Almeida Lima (PPS), Amorim disse que ele vem agindo com retidão e merece uma resposta clara e objetiva.

Proibiu a pesquisa
Um pré-candidato à Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, que vive esculhambando a pesquisa publicada no Correio de Sergipe, jornal de seu aliado, contratou o Dataform para realizar pesquisa semelhante. Até aí, tudo bem! O que não é normal é o fato desse “candidato” ter recebido o resultado da pesquisa no dia 30 de maio e não quis que fosse publicada. Por que será? Soube que os números são bem próximos aos da pesquisa da Brasil Data.

Placar dos vereadores
Nesta quarta, 14h30, o Fórum em Defesa da Grande Aracaju inaugurará o "Placar dos Vereadores", em frente à Câmara Municipal. Será uma forma de acompanhar toda votação do novo Plano Diretor de Aracaju. A verdade é que o Fórum terá uma grande surpresa. Tem muita gente que prega uma coisa no discurso, mas na hora da votação. O blog vai ajudar ao Fórum publicando diariamente o placar.

Demóstenes Conselho de Ética aprova por unanimidade cassação
Por unanimidade, os 15 integrantes do Conselho de Ética do Senado aprovaram o relatório do senador Humberto Costa (PT-PE) que pede a cassação de Demóstenes Torres (sem partido-GO) por quebra de decoro parlamentar decorrente do seu suposto envolvimento com o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Votação em plenário
O caso precisa ainda passar por uma análise de constitucionalidade na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Depois dessa etapa, deverá seguir para apreciação de todos os senadores em plenário, onde a votação é secreta. O conselho é presidido pelo senador sergipano Valadares (PSB). (UOL).

Laranjeiras: Marta Hagenbeck e Gustavo da Boa Luz
Foi realizada no último sábado na Câmara Municipal de Laranjeiras a convenção da Coligação “Fazer o bem sem olhar a

Gustavo da Boa Luz, vice e Marta Hagenbeck, prefeita, candidatos da oposição em Laranjeiras.

quem” (PSC PRTB PT do B DEM PV PRP) tendo como candidatos Marta Hagenbeck e Gustavo da Boa Luz. Participaram da festa democrática os Senadores Eduardo Amorim e Lauro Antônio, os deputados Federais André Moura e Laércio Oliveira, os Deputados Estaduais  Suzana Azevedo, Pastor Antônio, Capitão Samuel, Paulinho da Varzinha, Zeca da Silva e Adelson Barreto.

Campanha de casa em casa
O deputado Adelson Barreto  – o mais votado nas últimas eleições estaduais –  fez um discurso firme e emocionado  “ Ouvi o povo e resolvi apoiar D. Marta, nesta campanha eu não ficarei em Aracaju, preparem as pernas porque faço campanha é de casa em casa, ouvindo e sentindo o perfume que mais gosto, o cheiro do povo, depois do expediente da Assembleia estarei aqui dia e noite ao lado do povo de Laranjeiras”.

Administração profissional
Em seu discurso, a candidata Marta Hagenbeck prometeu fazer uma administração profissional e diferenciada, trabalhando para fazer o bem  sem olhar a quem, e que no futuro governo de Laranjeiras o povo terá vez e voz. O candidato à vice Gustavo da Boa Luz, enfatizou a necessidade de capacitar a juventude laranjeirence para o mercado de trabalho, cada dia mais exigente e profissional.

Reivindicação atendida
O líder do governo na AL, deputado Francisco Gualberto disse ontem que para atender a reivindicação de deputados da oposição e da deputada Ana Lúcia o governo reenviou o projeto de lei que determina os índices de reajuste salarial dos servidores. “Para não criar birra com ninguém”, explicou afirmando que os índices não foram alterados. . Os projetos irão a votação em plenário, provavelmente, na próxima quarta-feira, dia 27.

Alerta para emenda inconstitucional
Sobre a apresentação de emendas ao projeto, já anunciada por alguns deputados, inclusive a deputada Ana Lúcia, o líder do governo alertou em seu pronunciamento na tribuna que é preciso tomar muito cuidado para não polemizar demais o assunto. “Todos aqui sabem que nós não temos o poder de apresentar emendas para alterar carreiras ou índices. Portanto, não podemos fazer política com esse assunto. Temos que discutir com cuidado, pois não é sadio um parlamentar apresentar um determinado tipo de emenda mesmo sabendo que se trata de algo inconstitucional”, disse.

Chantagem
Francisco Gualberto disse ainda que não aceitará calado ser chantageado por categorias de servidores que tentam a todo custo desmoralizar o governo Déda e consequentemente o seu mandato parlamentar. “Para esses que estão tentando me chantagear através de entrevistas em programas de rádio, digo que juntem todos os votos que tiverem, botem numa bacia e derramem na cabeça para tomar banho”, salientou o petista.

Obras em Frei Paulo
Em contato com o blog o prefeito de Frei Paulo, José Arinaldo Filho informou que o município é proporcionalmente o que tem mais convênios em Sergipe com o Governo Federal e a luta para liberação de recursos é diária. Ele explicou que a construção da praça João Teles até o momento só teve aplicados a contra partida da prefeitura e nenhum recurso federal foi repassado ainda.

Telha: PT e PPS formam chapa majoritária
Convenção confirma Neudo Sérgio Freire(PT) conhecido como Bidolo e Bonifácio( PPS) como candidatos a prefeito e vice em Telha, Centenas de pessoas estavam presentes ontem, 25,  no Colégio estadual José Guimarães Lima a 98 km da Capital, onde aconteceu a Convenção dos partidos: PT, PPS PMDB, PCB,PSD ,logo após a população foi as ruas multidão nunca vista na cidade em convenções.

Procuradores discutem redução de CCs na próxima quarta
Na próxima quarta-feira, 27, os Procuradores de Estado vão se reunir em mais uma assembleia dando continuidade à Campanha de Valorização profissional da classe. O objetivo, desta vez, será discutir sobre a reestruturação da Procuradoria Geral do Estado (PGE). A proposta será extinguir algumas chefias e as coordenadorias especializadas, com redução dos Cargos de Comissão (CCs). A Comissão também vai analisar quais cargos de CC podem ser extintos, e quais devem permanecer, fazendo o enxugamento proposto pela comissão inclusive dentro da própria Procuradoria.

Medidas tomadas
De acordo com o procurador, Túlio Cavalcante, algumas medidas já foram tomadas como: A redução de diferenças de funções, a redução de 5% para os cargos de chefia e 10% da mesa diretora. Ainda segundo Cavalcante, esse percentual será a base inicial de estudo da comissão formada para examinar as medidas de economia ao erário público e valorização da carreira. “Nós observamos que há uma disparidade muito grande em termos de remuneração, entre um chefe de coordenador e assessor de procurador geral. Um exemplo: Um assessor ganha 20% sobre o subsuicido da classe especial que é de 20 mil, ou seja, ele recebe 4 mil de remuneração. Com isso percebemos que há uma distorção entre o procurador, que não tem cargo comissionado com o que tem cargo comissionado. Só que essa diferença é grande”, explica. (Infonet)

Auxílio-paletó
A Justiça suspendeu, em São Paulo, o chamado “auxílio-paletó”, que vinha sendo pago, anualmente, pela Assembleia Legislativa, aos deputados estaduais. O objetivo era propiciar condições financeiras aos ilustres parlamentares no sentido de renovar o seu guarda-roupa. Impressionante é o valor do auxílio: APENAS 40 mil reais. É por exemplos vergonhosos como esse que o povo brasileiro acredita cada vez menos na classe política. Num país em que o salário mínimo é de apenas 622 reais, deputados receberem 40 mil reais como ajuda-paletó é, verdadeiramente, um tapa na cara da população.

Reforma política I
Todos os anos, no começo do ano legislativo, discute-se bastante, no Congresso Nacional, a necessidade de uma reforma política. Aos poucos, porém, o tema vai saindo de pauta. Claro que essa reforma é fundamental para a mudança do arcabouço institucional do país. Podemos dizer que dela dependem todas as outras: tributária, financeira, habitacional, previdenciária, bancária e outras. Todas elas deverão passar, obviamente, pelo crivo da Câmara e do Senado. A pergunta que não pode calar é a seguinte: quando é que os eminentes deputados e senadores vão aceitar mudar a atual situação, se como está a coisa está muito boa, para eles? A resposta é simples: NUNCA, JAMAIS.

Reforma política II
A solução, então, preconizada por muitos é a instituição de uma Assembleia Constituinte provisória, para tratar, exclusivamente, da propalada reforma política, com cidadãos eleitos somente para esse fim. Enquanto ela funcionasse, o Congresso Nacional continuaria exercendo seus poderes, normalmente. Só assim, temas como o financiamento das campanhas eleitorais, o fim dos suplentes de senador, o voto facultativo e outros assuntos importantes seriam debatidos com isenção. Ocorre que a criação dessa Assembleia Constituinte Exclusiva também passaria pela apreciação e votação, consequentemente, do Congresso. A verdade é que essa sugestão é lógica. E este blog deixa para os estimados leitores uma reflexão a respeito.

Placar tenebroso I
As brigas de torcidas de clubes de futebol são cada vez mais violentas. Estudo levado a efeito apurou que em 2011 houve 18 mortes causadas por esses confrontos entre torcidas, quantidade três vezes mais do que há três anos. No penúltimo jogo entre Corinthians e Palmeiras, dois jovens foram  mortos, a tiros, antes da partida. Do total de 18 torcedores mortos a tiros antes dos jogos, somente dois não foram vítimas de armas de fogo. O levantamento feito aponta que no período entre 1992 e março deste ano, 130 torcedores morreram em nome do time preferido. Desse levantamento, consta a contribuição dada pelo futebol sergipano.

Placar tenebroso II
Um dos 130 era torcedor do Sergipe e outro do Confiança. Esses dados constam do livro ”Violência no Futebol: Mortes de Torcedores na Argentina e no Brasil”, que é resultado de uma tese de doutorado do jornalista André Luiz Nery. Pela ordem, os clubes a que pertenciam os torcedores mortos são os seguintes: Bahia, Palmeiras e Vila Nova de Goiás – 8; Atlético Mineiro – 6; Botafogo do Rio de Janeiro, CRB de Maceió e Internacional de Porto Alegre – 5. Essas agremiações estão no topo da lista. Como curiosidade, observa-se que o Flamengo e o Corinthians, os clubes de maior torcida do Brasil, não são citados no trabalho feito pelo jornalista André Luiz Nery. Para este blog, inclusive, não foram somente dois os torcedores sergipanos. O período compreende 20 anos (1992/2012).

Propagandas anacrônicas I
Por incrível que possa parecer, ainda existem, no rádio sergipano, especialmente nas emissoras AM – Amplitude Modulada, mensagens publicitárias das quais participam o dono da empresa anunciante. Absolutamente inadmissível, por anacrônica, essa situação. O curioso é que já houve um tempo em que tal fato acontecia na televisão. Dá para lembrar um comercial das lojas do Arrojado, em Itabaiana, no qual seu proprietário desfilava, pedalando uma bicicleta, dentro da loja.

Propagandas anacrônicas II
Em plena era da internet, dos celulares, em que ocorre um vertiginoso desenvolvimento da comunicação social, dono de empresa apresentando, ele mesmo, sua publicidade, é algo simplesmente absurdo. Infelizmente, publicidade ainda é considerada, para muitos, despesa, e não investimento. Como já dizia o Chacrinha, “quem não se comunica se trumbica”. Ou então, vale citar o exemplo da galinha, que, quando põe um ovo, faz o maior barulho, para chamar a atenção de todos para o seu produto. A publicidade, no Brasil, é de nível excelente, uma das melhores do mundo. É uma ciência. Que, portanto, deve ser estudada. Afinal, o empirismo é uma prática superada, em qualquer setor da atividade humana. 

Impeachment no Paraguai
O senador Francisco Dorneles (PP/RJ) fez pronunciamento, ontem, no plenário do Senado Federal, criticando declarações do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, sobre o afastamento do ex-presidente paraguaio Fernando Logo. Patriota houvera declarado que a posição do Brasil será a mesma a ser adotada pela UNASUL – União das Nações da América do Sul. Dorneles afirmou que é inadmissível essa posição do Brasil, pois há, no âmbito daquele organismo (UNASUL), países que não respeitam os princípios fundamentais da democracia. “O Brasil não pode agir como os Estados Unidos já fez durante muito tempo.” – Concluiu o senador, que é, além de senador, presidente do PP – Partido Progressista, o mesmo que, em Sergipe, é presidido pelo deputado estadual Venâncio Fonseca. O senador Dorneles alertou para o fato de que não houve golpe no Paraguai, já que o processo tramitou dentro do que rege a Constituição daquele país. Se houve irregularidades, cabe ao ex-presidente Lugo recorrer à Corte Suprema.

Futebol
Primeiro jogo das finais da Taça Libertadores da América será disputado amanhã, em Buenos Aires. O Corinthians vai enfrentar o Boca Juniors, no estádio La Bombonera. /// A partida de volta será no dia 4 de julho, no Pacaembu. /// Pela Eurocopa, nesta quarta-feira (27.06), o encontro entre a Espanha e Portugal abrirá as semifinais da competição. /// Na quinta-feira, será a vez de se enfrentarem as seleções da Alemanha e da Itália. Como se vê, três dos quatro finalistas são países latinos. ///  Tudo pronto para o início da Taça Governador do Estado. A primeira rodada vai ter lugar no sábado. Em Socorro, às 15.15 h – Socorrense X Sergipe. E no Batistão, às 16.00 h – Confiança X River Plate. /// A torcida aguarda, ansiosa, a abertura do torneio, cujo campeão conquistará a segunda vaga para disputar a Copa do Brasil. /// Pela série D, o Itabaiana, atual campeão estadual, vai até a cidade paraibana de Souza, onde atuará, no domingo, contra a equipe local do mesmo nome. /// A Olimpíada de Londres está chegando, para a alegria dos desportistas de todo o mundo.

DO LEITOR

Trânsito na rua São Cristovão
Do leitor Luiz Brandi: “Concordo com o leitor Benedito Veiga. Já falei sobre este assunto, e mais, as autoridades precisam conferir o IMENSO carro de frutas que fica na esquina desta rua com a Santo Amaro, e também proibir estacionamento de veículo de um dos lados dessa rua a partir da rua Capela, onde está um verdadeiro corredor polonês”.

PELO TWITTER

www.twitter.com/MariaMendoncaSE  Senhor, ilumina meu dia e proteja-me das pessoas mal intencionadas. Permita que eu consiga realizar meu trabalho e atingir os meus objetivos.

www.twitter.com/miltonalves_se  Time tecnicamente formado. Esquema tático de jogo definido. Jogar avançado para buscar a vitória, sempre. Vamos para as ruas !!!!!!!!

www.twitter.com/wiltonlemos  Mercado de Calmantes em Sergipe prepara estoque para a grande demanda nesta semana, com vendas focadas a certos políticos.

www.twitter.com/Adalberto_Prof  A democracia é desafio! É atrito e conflito, mas é principalmente aprendizado e conquistas. Existe sempre a hipocrisia política cotidiana

www.twitter.com/ProfAndreyLemos  Hoje vi uma cena fantástica, um taxista no semáforo da Hermes Fontes desceu do carro para ajudar uma idosa a atravessar a avenida, parabéns!

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
  
Frases do Dia

"Não basta que todos sejam iguais perante a lei. É preciso que a lei seja igual perante todos". Salvador Allende, médico, político e estadista chileno, nasceu em 26 de Junho de 1908 e morreu em 1973.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais