Construção civil pisa no freio

Falta um mês e meio para terminar o ano e grande parte das empresas de construção civil lançou menos da metade dos empreendimentos que previa para 2008. O jornal Valor Econômico publica nesta quarta-feira (19) que, até o fim de agosto, as 21 construtoras com ações em bolsa lançaram R$ 19 bilhões, para uma estimativa inicial de RS 42 bilhões e uma meta já revista de R$ 33 bilhões. Muitas já desistiram de novos empreendimentos este ano. O terceiro trimestre foi o divisor de águas do setor. Segundo o Valor, muitas empresas simplesmente vão ignorar a meta de lançamentos que haviam prometido. Com um banco de terrenos gigantesco – adquirido com o capital levantado nos IPOs -, elas estão sem dinheiro em caixa e sem acesso a crédito para novas obras. Na bolsa de valores, as empresas do setor são o destaque negativo. Neste mês, as ações ON da Gafi­sa caíram 42%. A Gafisa vem a ser parceira da Cipesa, construtora alagoana que anunciou recentemente a construção de dois edifícios de luxo em Aracaju.

 

Benditas chamas!

 

Ainda sobre o Sebrae Sergipe, o Jornal da Cidade traz hoje (19) em sua coluna Periscópio a seguinte nota: O governador Marcelo Déda (PT) assegurou ontem que, quando foi procurado pelo superintendente do Sebrae, Zezinho Guimarães, conversou e celebrou convênios com ele. “Sergipe é muito pequeno. Todos se conhecem e sabem como as coisas acontecem”, lembrou. Déda, que disse não se preocupar com as pessoas que estão dizendo que o governador se queimou. “Benditas chamas! Têm cicatrizes que são como medalhas no corpo de quem as carregam. Quem se queima para defender a verdade, para defender o que é certo, deve agradecer pelo calor das chamas”.

 

Acese vai à Justiça

 

E por falar em Sebrae, a Associação Comercial de Sergipe (Acese) impetrou ontem (18) um Mandado de Segurança, com pedido liminar, para anular a reeleição do presidente do Conselho e do superintendente do Sebrae, respectivamente, José Tomaz e Zezinho Guimarães. A Associação argumenta que a mesa que comandou o pleito feriu a lei ao impedir o voto do representante do Conselho do Senac, Hugo França, só porque este não iria votar em Tomaz e Guimarães. Segundo a Acesese, a Fecomércio não tem poderes para destituir o conselheiro do Senac. Essa briga promete!

 

Continua deputado

O deputado Pedro Valadares (DEM) permanece na Câmara Federal. Ele retornou ao Parlamento antes das eleições para substituir o deputado Jerônimo Reis (DEM), que havias se licenciado. O democrata lagartense retornar à Câmara, mas por ser o primeiro suplente, Pedrinho passou a substituir o deputado Mendonça Prado (DEM), que está licenciado. Pedrinho continua como membro titular da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

Vendas em alta

 

O comércio varejista de Sergipe registrou uma alta de 5,44% no volume de vendas em relação ao mesmo período do ano passado. A informação é do Dieese. A pesquisa revela, contudo, que apesar do crescimento, Sergipe teve o pior índice do Nordeste. A expectativa dos empresários é que as vendas cresçam significativamente com a aproximação dos festejos natalinos. Tomara!

Dou-lhe uma, dou-lhe duas…

Com o intuito de desocupar galpões que servem de depósito de bens que não estão sendo utilizados pelo município e, ao mesmo tempo, levantar recursos para novos investimentos, A Prefeitura de Aracaju vai leiloar materiais e equipamentos – muitos em estado de sucata – sem serventia para a administração pública. O leilão está marcado para as 10h30 desta quarta-feira (19), na rua Isaac José Rodrigues, nº 1040/C, em frente à churrascaria Novilho de Prata, bairro Farolândia. Serão leiloados veículos, material de informática, carteiras escolares, birôs, bancos, estantes, fichários, geladeiras, bebedouros, ar condicionados, etc. Quem dá mais?

Cadê a Polícia?

E os ladrões de veículos estão se dando bem em Sergipe. Quer um exemplo? De janeiro a setembro passado foram roubados e furtados 791 veículos, 15% a mais que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram “levados” 687 carros e motocicletas. Enquanto as vítimas dos “puxadores” lamentam os prejuízos, a Polícia comemora a recuperação de apenas 26 veículos nas rodovias federais que cortam o Estado de Sergipe. Pelos números, a malandragem está dando uma sonora goleada.

Café da manhã

 

Um café da manhã marcará o pré-lançamento do 1° Supervendas – Encontro de Negócios dos Atacadistas e Distribuidores, Supermercadistas e Automação Comercial. O evento vai acontecer de 18 e 20 de março de 2009, no Centro de Convenções de Sergipe. O objetivo é promover o desenvolvimento e aprimoramento do comércio distribuidor atacadista, substituindo três eventos: Encovendas (Adas), Automação Comercial (Fecomércio) e Encontro de Supermercados (Ases). O café será às 7h30, no auditório do Senac, na Avenida Ivo do Prado, centro de Aracaju.

 

Greve em Pirambu

 

Os professores municipais de Pirambu vão cruzar os braços a partir da próxima sexta-feira (21). Eles protestam contra os constantes atrasos dos salários e a falta de compromisso da Prefeitura para com a categoria.  Hoje e amanhã, os educadores vão às ruas explicar à população os motivos da greve. O Sindicato da categoria entende que não há justificativa para o atraso dos salários, pois a receita do Fundeb Educação teve um acréscimo (comparando com 2007) de quase 21%. Cadê o dinheiro prefeito?

 

Rebelião explicada

A rebelião dos presos na Delegacia Regional de Tobias Barreto foi defendida pelo deputado estadual Venâncio Fonseca (PP). Segundo ele, os detentos se rebelaram porque estavam sem direito ao banho de asseio e sem água para beber. O parlamentar entende que isso é uma forma de tortura. Fonseca disse esperar que o governo adote medidas urgentes para que os presos sejam tratados com dignidade nas delegacias. Está certo!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais