Construção civil:maior geradora de empregos.Funcionando em 25 Estados

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O setor da construção civil, além de ser o maior empregador do país, garante ao colaborador duas refeições diárias, respeito às normas de proteção contra o coronavírus e, acima de tudo, atende o apelo do próprio colaborador que, em sua maioria esmagadora, deseja continuar trabalhando com toda segurança.

É uma atividade essencial, e por isso, as obras de engenharia civil estão tendo continuidade em todo o país, com coerência, sensibilidade e aceitação de todos os envolvidos, principalmente o trabalhador, que prefere continuar num ambiente seguro ao invés de correr o risco na ociosidade.

Por essas razões, as empresas de engenharia da construção civil tomaram com surpresa a decisão da Justiça do Trabalho em determinar a suspensão das obras em Sergipe após decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região ter negado uma liminar.

Em quase todos os Estados, as obras da construção civil estão em andamento. Segundo o último relatório da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apenas o Piauí está com todas obras paralisadas. Ou seja, em 25 Estados as obras de engenharia civil continuam.

E em Sergipe, seguindo as regras do decreto governamental, as obras estão em andamento com enorme preocupação com os colaboradores, não só com todos os equipamentos de EPI, mas com o revezamento de escalas, medidor de temperatura do trabalhador, redução do fluxo, sem aglomerações (café da manhã e almoço com a distância de 2 metros nas mesas, em sistema de rodizio), limpeza e equipamentos de higiene, retirada do grupo de risco, entre outros.

Outro dado é que as obras de engenharia civil não tem atendimento presencial. Ou seja, só tem o próprio colaborador, sem aglomeração e sem contato com pessoas de fora.

E o mais importante: o principal interessado foi ouvido? Os colaboradores estão preocupados com a paralisação, porque estão se sentindo seguro com todas as normas sendo seguidas à risca.

As empresas entendem a preocupação do MPT, do MPF e do MPE, mas os órgãos poderiam ter enviado servidores para comprovar in loco, como tudo está funcionando perfeitamente no canteiro e todas as instalações. Com certeza, comprovariam que os trabalhadores estavam protegidos, alimentando-se corretamente e, principalmente, trabalhando sem risco de contágio.

Os empresários respeitam a decisão, mas acreditam que o mesmo bom senso, que vem prevalecendo em quase todos os Estados do país, prevalecerá também em Sergipe.

A verdade vos libertará, Bolsonaro O Advogado Geral da União fez um pedido ao Ministro Celso de Mello para que o vídeo citado pelo ex-ministro Sérgio Moro não seja encaminhado ao STF. Mas por quê? Medo da verdade vir à tona? E a famosa frase bíblica tão citada “conhecereis a verdade e ela vos libertará”? Queremos ver o vídeo e saber quem está falando a verdade.

Ostracismo do pior governador da história de Sergipe E ontem, 06, o pior governador da história de Sergipe fez aniversário. Se não fosse um “amigo” que fez referência na imprensa, porque teve um cargo comissionado pomposo no reinado dele, teria passado despercebido completamente. Será que está aproveitando o isolamento social para rezar e pedir perdão pelo castigo que promoveu contra os sergipanos no seu governo? Os servidores que o digam.

Quem tem a competência? Quem tem a autoridade de fiscalizar e investigar os recursos federais da saúde em Sergipe? Por que a Promotoria do Patrimônio Público do MPE foi fiscalizar o hospital de campanha da Prefeitura de Aracaju? Não seria a Promotoria da Saúde? E mais: a competência e autoridade não seriam do MPF e da Polícia Federal?

Representação E o blog foi informado ontem, 06, que foi dada entrada no MPF, no mesmo período que foi ingressada no MPE, de uma representação pelo vereador Elber Batalha Filho sobre a situação do Hospitaal de campanha de Aracaju. A representação, de número 1.35.00.000504/2020-19, foi distribuída e está com a procuradora Eunice Dantas.


Emsurb autorizou “puxadinho” de vendedores ao lado do mercado municipal do Augusto Franco? A Emsurb não tem mais fiscais no mercado vereador Milton Santos no conjunto Augusto Franco em Aracaju? Se tem, então autorizou um “puxadinho” de diversos vendedores nas calçadas em toda extensão do fundo do mercado, principalmente toda quarta-feira? Os pedestres não podem caminhar e os vendedores de dentro do mercado que pagam seus aluguéis estão sendo prejudicados. Será que o prefeito Edvaldo Nogueira sabe da omissão da Emsurb?

Enclausurados e esquecidos – internos do Compajaf Informações dão conta de que alguns internos do Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho (COMPAJAF) estão apresentando sintomas gripais. Coincidentemente um deles, que estava no pavilhão C, foi encaminhado ao Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) na noite da última terça-feira, 05, mas faleceu na quarta-feira, 06. É importante que as autoridades médicas se atentem para os presídios, pois podem se transformar em vetores da Covid-19. Até porque a pena destas pessoas é a privação da liberdade e não a morte.

Absurdo no conjunto Augusto Franco No início da noite de ontem, 06, um “empresário”, em cima de um mini trio, circulou pelas avenidas do conjunto Augusto Franco, em Aracaju, convocando o povo para uma carreata e levar uma vida normal sem isolamento social. Cadê a PM para cumprir o decreto governamental?  O blog está esperando um vídeo para desobrir quem era o bolsonarista irresponsável.        

Testemunha suspeita em Aracaju Deu no Valor: Um empregado da Pontes & Arruda Lingerie, microempresa de Aracaju, conseguiu o direito de ver a ação trabalhista que move contra a ex-empregadora ir a julgamento pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Sergipe. O TRT havia considerado suspeita a única testemunha apresentada por ele porque também havia ajuizado ação contra a Pontes, com os mesmos pedidos. Contudo, para a 4ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST), essa circunstância não torna suspeita a testemunha (RR- 207-21.2016.5.20.0013). Na reclamação trabalhista, o empregado pedia o reconhecimento de vínculo de emprego e o pagamento das parcelas.

MPE recomendou continuidade da distribuição de merenda escolar E respondendo a um questionamento de um pai de aluno sobre a atuação do MPE para que a merenda escolar continue sendo distribuída neste período de suspensão das aulas na rede pública, o blog recebeu o release com o ofício do MPE datado de 20 de março deste ano onde recomendou que o município de Aracaju adotasse ações administrativas destinadas a garantir a todos os estudantes da rede municipal de ensino o acesso à alimentação escolar de qualidade, de modo estável e permanente, enquanto durar a suspensão das atividades escolares, em decorrência da pandemia provocada pelo coronavírus.

Itabaiana: Prefeitura em parceria com a UFS realiza testes COVID-19 na feira livre Em tempos de pandemia do novo coronavírus, um conceito deve ser aplicado ao máximo: o da efetivação de parcerias. E assim aconteceu na Feira Livre de Itabaiana, na manhã de ontem, 6, quando alunos, profissionais e professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizaram testes rápidos para o Covid-19. E essa ação que contou com o total apoio da Prefeitura de Itabaiana na organização e estrutura.

Esforços “Nós nos sentimos muito honrados por essa ação da UFS em nossa cidade. Por isso mesmo não medimos esforços para que tudo corresse bem, a contento, de forma organizadas e permitindo que o trabalho dos profissionais da UFS e da nossa Saúde pudessem atuar de maneira tranquila, garantindo mais qualidade ao trabalho realizado”, destacou o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho.

Organização e meta A secretaria de Saúde, junto a SMTT e Guarda Municipal, cuidou de todos os detalhes para que os normas de distanciamento social e higienização fossem obedecidos (marcação no chão, lavagem das mãos, distribuição de máscaras e todo o trabalho de educação em saúde). A equipe da UFS também demonstrou sua satisfação por ter conseguido atingir a meta de 383 coletas realizadas.As pessoas testadas receberão o resultado dos testes em seu celular até a próxima sexta-feira, 8 de maio.

Itaporanga d`Ajuda: Prefeitura e Caixa promovem ação de distanciamento social A Prefeitura de Itaporanga d’Ajuda em parceria com a Caixa Econômica Federal, realizou ontem, 06, novas ações para promover de maneira mais pratica e consciente o distanciamento social na fila para o atendimentos do auxílio emergencial e atendimento a correntistas.

Estrutura No Clube Social, que fica próximo a agencia do município, foram colocadas centenas de cadeiras com espaço de dois metros entre uma e outra onde as pessoas aguardavam os atendimentos na área interna do clube social. Os funcionários da Caixa Econômica chamavam as senhas por vez para os atendimentos na área interna do banco. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde realizou palestras, distribuição de máscaras e álcool 70% para a população presente, uma forma de conscientização quanto aos cuidados e prevenção ao Coronavírus.


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

As entidades empresariais, unidas, realizarão, nesta quinta-feira, 07, um importante debate com o médico e deputado federal Osmar Terra! Serão abordadas as maneiras de combate ao Covid-1 em um debate aberto a todos, com transmissão exclusiva e simultâne* nos canais do Youtube do Sebrae (http://www.youtube.com/sebraesergipe ) e da Fecomércio(http://www.youtube.com/fecomerciose)! Envie sua pergunta, participe e acompanhe o debate! Dia 07 de Maio, a partir das 15h, com a mediação do *presidente do sistema Fecomércio/SESC/ Senac em Sergipe, o deputado federal Laércio Oliveira e do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae em Sergipe, o empresário Marco Pinheiro.

Revolta geral De um leitor de São Cristóvão: “Seu Cláudio Nunes. A comunidade evangélica do município de São Cristóvão está revoltada com as recentes declarações do prefeito Marcos Santana, que acusou os pastores de se preocuparem em lotar suas igrejas apenas para arrecadar o dízimo. Eu pergunto: de quem é o prédio alugado onde funciona a sede da prefeitura de São Cristóvão? Qual o preço mensal do aluguel? Depois dessas respostas vocês entenderão o porquê das críticas aos evangélicos e saberão da aliança existente entre o prefeito e uma certa autoridade religiosa de Sergipe. Aliás, São Cristóvão já sabe muito bem do caso da guarda das irmãs cajaranas. Quem tem Correias não esquenta a cabeça.”                   

Live SOMESE Da assessoria da SOMESE; Em constante crescimento, a presença do COVID-19 em nosso Estado nos deixa em alerta a todo instante, mas como os órgãos responsáveis estão lidando com esta realidade? Quais as principais ações e medidas para contenção? Nossa live do dia 09, iremos debater sobre: “A situação do COVID-19 em Sergipe” em que contaremos com a presença do Dr. João Augusto Alves de Oliveira (Médico da atenção primária em Aracaju desde 2006/Especialista em Gestão de Saúde Pública e da Família/Presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe). Separe suas perguntas e participe conosco!”

Amanhã, 08, live: -Papel das Agências de Viagens na superação, durante e após a crise do Covid 19 Os profissionais de turismo e interessados no tema terão oportunidade de assistirem amanhã, 08, a partir das 19h pelo Facebool – Mirina Petrone uma live com a abordagem de temas relacionados ao turismo como Turismo Religioso pós pandemia e perspectivas para o profissional Guias de Turismo. Os convidados: João Gilberto de Oliveira Guia de Turismo, Coordenador Geral da Pastoral do Turismo Arquidiocese de Aparecida, fundador da Associação dos Guias de Turismo do Circuito Turístico Religioso e idealizador da Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo à Aparecida. tem formação em administração, turismo e eventos, atualmente trabalha no Centro de Apoio ao Romeiro (Santuário Nacional de Aparecida);Irma Karla Guia de Turismo desde 1991, formada em Relações Públicas, Ex- presidente da FENAGTUR – Federação Nacional dos Guias de Turismo e membro do CNT – Conselho Nacional de Turismo (2011-2017).Pedro Kempe, Proprietário da DOMUS Viagens, Conselheiro da ABAV e Participante do GT de Turismo Religioso do Paraná. A live terá como moderadora Miriam Petrone, Jornalista especializada em Turismo, Turismóloga, Empresária, Crítica gastronômica, Chef de cozinha, Consultora de Turismo, Conselheira do Conselho Estadual e Municipal de Turismo de São Paulo, presidente ABRAJET-SP, Ex-presidente ABRAJET Nacional, Ex-presidente do Fórum Iberoamericano de Periodista de Turismo (9 países) e membro do CNT – Conselho Nacional de Turismo (2014-2018).

PELO E-MAIL E FACEBOOK

DO BLOG ESPAÇO MILITAR


O governo estadual autorizou a suspensão do desconto dos empréstimos consignados na folha salarial dos servidores públicos estaduais, pelo prazo de 90 dias. O decreto que contém a decisão foi publicado no Diário Oficial que circulou no dia 13 de abril e visa minimizar os impactos econômicos do coronavírus na qualidade de vida dos servidores do Estado.

Para ter direito à suspensão, o servidor interessado deve fazer um requerimento por escrito à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

O governador Mauro Mendes (DEM) reforçou que o estado tem continuado a pagar em dia os seus servidores, conforme o calendário divulgado no início do ano.

De acordo com o decreto, as parcelas que não forem quitadas durante o período de 90 dias serão acrescidas ao final do contrato do empréstimo consignado.

A Seplag ainda poderá expedir normas complementares para tratar de especificidades relativas à suspensão do desconto. É preciso ressaltar que a suspensão é opcional, ou seja, vale apenas para os servidores que realizarem a solicitação.

Fonte: G1 MT

Nota do blog Espaço Militar: Há exatos 24 dias o Governo do Mato Grosso tomou a medida de suspender o desconto do empréstimo consignado. Enquanto isso aqui em Sergipe, o governo diz que iria suspender, mas o que se viu foi o Banese refinanciar as parcelas, cobrando mais prestações e juros, aumentando consideravelmente o saldo devedor.

PELO FACEBOOK

Recursos da União para o Hospital Senhor dos Passos Por Coronel Rocha*

A Lei Nº 13.995, de 05 de maio de 2020, cria um auxílio financeiro pela União às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (sem fins lucrativos) no valor de 2 bilhões de reais, que participam de forma complementar do Sistema Único de Saúde(SUS), com o objetivo de permitir-lhes atuar de forma coordenada no combate à pandemia da Covid-19.

Em São Cristóvão deverá receber parte destes recursos o Hospital Senhor dos Passos.

Estes recursos deverão ser entregues por meio do fundo de saúde estadual, que é quem mantém contrato (ou convênio) com o Hospital de Nossa Cidade. O objetivo do aporte financeiro é prepará-lo para trabalhar, de forma articulada com o Ministério da Saúde e com os gestores estaduais e municipais do SUS, no controle do avanço da epidemia da Covid-19.

O critério de rateio do auxílio financeiro será definido pelo Ministério da Saúde, considerados os Municípios brasileiros que possuem presídios, e será obrigatória a divulgação, com ampla transparência, dos montantes transferidos a cada entidade beneficiada por meio do respectivo fundo de saúde estadual.

Importante frisar este dispositivo da Lei sobre a transparência dos montantes transferidos bem como a aplicação destes recursos. Os cidadãos de São Cristóvão devem fiscalizar em relação a esta aplicação financeira, bem como deveria fazê-lo em relação ao montante mensal que o Governo do Estado transfere para o Hospital Senhor dos Passos.

Até o dia 20 de maio os recursos devem chegar a Sergipe, fiscalizemos para que o Governo estadual repasse estas verbas o mais rápido possível para o Hospital Senhor dos Passos.

A Prefeitura de São Cristóvão não possui, lamentavelmente, convênio com o único Hospital da sede do município que atende nosso povo pelo SUS.
*Presidente do Cidadania23 em São Cristóvão.


NOTA DO SINDISCOSE: Sobre os dois primeiros casos de COVID-19 na categoria.

Tomamos conhecimento, no dia de hoje, que duas enfermeiras fiscais do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE), testaram positivo para a COVID-19. A categoria da enfermagem cumpre um papel de extrema relevância nesse momento da pandemia, são a linha de frente no atendimento e nos cuidados aos pacientes afetados pela doença causada pelo coronavírus.

A notícia vem um momento onde Sergipe chega próximo aos 900 casos confirmados pelas autoridades estaduais; em 15 dias as notificações positivas aumentaram em dez vezes segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde do Estado.

Diante disso exigimos que os Conselhos profissionais reforcem a adoção ao home office e ao isolamento social de seus servidores, inclusive os comissionados e terceirizados. Os Conselhos da área da saúde precisam reforçar ainda mais os cuidados, como o distanciamento social e o uso de EPI’s. Exigimos também que o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju tomem medidas mais firmes contra a circulação de pessoas, sobretudo nos bairros e que garantam o suporte necessários as famílias que passam por situação de vulnerabilidade.

O governo Federal também tem sua parcela de culpa, o presidente da república, através de suas declarações irresponsáveis tem defendido a volta à normalidade, sem se importar com as milhares de vidas que já foram perdidas e com os novos casos que surgem a cada dia.

O Sindiscose já entrou em contato com as servidoras e nos colocamos à disposição para dar o apoio e o suporte necessário. Outros funcionários também fizeram o teste e aguardam resultados. O momento é difícil e exige de todos paciência e a adoção das medidas preventivas preconizadas pelas autoridades internacionais de saúde.

PELO TWITTER

www.twitter.com/xicosa fica em casa: alma sebosa, estampô calango, febre do rato, moléstia dos cachorros, peste bubônica, cabrunco, cricri de argola, besta fubana, malassombro, caboré de ureia, febre tife, gota serena, priquito de pixilinga. Acrescente 1 xingamento @vendese_jrblack e escale um amigo.

www.twitter.com/profanselmo O ódio só destrói. O amor é que constrói. Para os verdadeiros cristãos o maior mandamento é o amor. A falta do amor é ausência total do Cristo, verdadeiro Messias.

www.twitter.com/xanda_brito Me assusta observar a juventude se desfazendo de colegas, só para ser parte da elite top…. Meu Deus, quanta tolice… Mas isso faz parte da evolução, tanto espiritual quanto humana, que nem todos conseguem alcançar! #maisamor #menossuperficialidade #menosegoísmo

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
“A ignorância produz atrevimentos; a reflexão, vagar.” Péricles (Século V A.C.)

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais