Contra Jackson

0

Ao programarem para o mês seguinte o pagamento dos aposentados e pensionistas, burocratas tentaram, pela terceira vez, jogar o governador Jackson Barreto (PMDB) contra estas duas categorias. Felizmente, o peemedebista foi alertado a tempo sobre a maldade pelos jornalistas da rádio Liberdade/FM, Jason Neto e Magna Santana. Ao ser lembrado que os bancos não funcionam externamente no dia 31, data marcada para o depósito dos benefícios, Jackson telefonou ao secretário da Fazenda, Jeferson Passos, e determinou que o pagamento das aposentadorias e pensões seja feito no próximo dia 30. Já é hora de o governador tentar descobrir quem, do próprio governo, insiste em colocá-lo a fama de mau pagador, pois está claro que o objetivo é desgastá-lo politicamente.

Pise no freio

A Prefeitura de Aracaju promete instalar em janeiro a fiscalização eletrônica do trânsito. A previsão é que já em fevereiro os radares comecem a multar quem confunde via pública com pista de corrida. Segundo a SMTT, praticamente todos os cruzamentos da cidade serão fiscalizados, pois os equipamentos não serão fixos como os que existiam no passado.

Chateado

E o vereador aracajuano Valdir Santos (PT do B) está chateado com o veto ao seu projeto obrigando a remoção de carros velhos abandonados em vias públicas. Segundo ele, o veto desestimula o trabalho do parlamentar e não resolve o problema identificado por este. Na opinião de Valdir, se acha que o projeto fere a legislação, o Executivo deveria reapresentá-lo, em vez de simplesmente vetá-lo como tem acontecido em Aracaju.

Em trânsito

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu que o voto em trânsito passará a valer nas eleições do ano que vem nas cidades com mais de 200 mil eleitores. No último pleito, o eleitor podia votar em trânsito apenas nas capitais. Também ficou decidido que os nomes de todos os candidatos escolhidos nas convenções partidárias deverão constar nas pesquisas eleitorais, a partir do dia 10 de julho.

Fora da pauta

Os deputados estaduais retiraram ontem da pauta da Comissão de Constituição e Justiça projeto sustando a extinção de cargos pelo governo de Sergipe. De autoria do deputado Venâncio Fonseca (PP), a matéria visa impedir que sejam extintos dezenas de cargos com base em decreto governamental. A expectativa de Venâncio é que seu projeto volte à pauta na próxima reunião da Comissão, portanto, antes do recesso parlamentar.

Pão de Natal

Os panetones estão entre os itens mais procurados neste mês pela população. Apesar de ser vendido o ano todo, é em dezembro que as vendas dessa pão de Natal  aumentam em mais de 80%. Para se ter uma ideia, somente nas padarias das lojas do Bompreço serão fabricados mais de 1,5 mil toneladas de panetones até o final do ano, o que representa um crescimento de 15% em relação a 2012.

Aposentada

A ministra do Superior Tribunal de Justiça Eliana Calmon se aposenta hoje ao completar 70 anos de idade. Ela ficou conhecida dos sergipanos por ter sido a relatora do processo contra os acusados de participarem da famigerada ‘Operação Navalha’, que teria desviado uma grande soma de recursos públicos. Entre os 17 sergipanos processados estão o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Flávio Conceição.

Vão às urnas

Os vereadores de Aracaju vão ás urnas hoje à tarde para eleger a Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2015/2016. Pois é, o pleito acontece um ano antes da posse dos eleitos, a exemplo do que aconteceu no início deste ano na Assembléia. Até o momento, o único candidato ao comando do Legislativo aracajuano a partir de 2015 é o atual presidente e vereador Vinicius Porto (DEM).

Insegurança

Na madrugada de hoje, bandidos espalharam o terror na pequena cidade de Muribeca ao explodirem com dinamite um ponto Banese. Segundo um policial militar, a quantidade de explosivo usada pelos marginais foi exagerada, tendo causado rachaduras em várias casas. No momento do ataque, apenas dois PMs faziam a segurança da população. Nem precisa dizer que os bandidos pegaram o dinheiro e foram embora sem serem importunados.

Do baú político

Em todas as eleições aparecem candidatos que se diferenciam dos demais por suas propostas e forma de fazer política. Em 1996, o jovem estudante Ricardo Leite – hoje advogado e jornalista – fez uma campanha de formiguinha, circulando de ônibus para conversar com os passageiros sobre seu projeto político. Suas principais bandeiras eram a implantação de ciclovias na cidade, criação do pré-vestibular público para atender aos estudantes de baixa renda e a construção de uma ponte ligando Aracaju à Barra dos Coqueiros. A eleição foi vencida por João Augusto Gama (PMDB), que no 2º turno derrotou o petista Ismael Silva. As propostas de Ricardo Leite, contudo, viraram realidade. Hoje Aracaju tem, proporcionalmente, a maior extensão em ciclovias das capitais brasileiras, o governo do estado mantém, há anos, o pré-vestibular para os estudantes das escolas públicas e o ex-governador João Alves Filho (DEM) inaugurou, em setembro de 2006, a ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros, com 1,8 mil metros de extensão.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários