Contradição do político Gilmar Carvalho

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O titular deste espaço tem uma relação de respeito e amizade com o radialista Gilmar Carvalho construída quando ele chegou de Itabaiana para Aracaju para a rádio Jornal e também o antigo Jornal da Manhã. Inclusive, participou das primeiras campanhas dele quando ingressou na política-partidária.

O blog deixa claro essa posição porque a crítica será para o deputado Gilmar Carvalho, que não é apenas mais um comunicador. Tem mandato e tem grupo político. E como tal tem que aceitar as cííticas. Quando era apenas radialista tinha todo o direito de opinar e analisar os fatos, mas agora suas declarações refletem as opiniões de um parlamentar.

Posição de um Grupo – Quando o deputado Gilmar se levanta contra o acordo Jackson e João está manifestando a posição do grupo que faz parte.
Quem ouve Gilmar Carvalho tilintar nas ondas do rádio apondo o seu julgo negativo a um possível acordo entre Jackson e João para a eleição de 2014, imagina que aquele radialista não esteve envolvido em nenhum tipo de quiproquó com algum político deste Estado. Algum incauto pode até imaginar, equivocadamente, que Gilmar nunca disse palavras que feriram a honra e a dignidade de homens de bem, causando-lhes dor imensurável, bem como a seus familiares e amigos, tamanha a contundência dos seus ataques. Prova disso são os processos judiciais a que responde, alguns com condenação ou acordo firmado, a exemplo, neste último caso, do que envolve o governador Jackson Barreto. Lembrar que Jackson teceu duras críticas a João e a família é esquecer de todas as outras críticas, de todas as outras lideranças.

O blog não nega que quem faz jornalismo político está sujeito a esse tipo de intempérie, mas há uma diferença abissal a ser considerada entre o jornalismo opinativo e o sensacionalista.

Coragem para denunciar – O  “canção”, nunca foi, não é e dificilmente será alguém em quem se possa dizer que tenha “papas na língua”. Gilmar é, na definição dada por muitos, um ser indômato ou, como ele próprio costuma vociferar, "o homem é o estilo".  Aliás, se analisar bem, o que o notabilizou no rádio foi justamente essa forma agressiva, corajosa até, segundo alguns, de formular denúncias contra diversos agentes públicos que já ocuparam cargos de relevo no nosso Estado. Se foram acertadas ou não essas denúncias, esse juízo fica a cargo de cada um analisar. O blog faz uma breve retrospectiva acerca desse comportamento intrépido do deputado Gilmar Carvalho, citando, apenas, os casos mais emblemáticos ou que tiveram maior repercussão num passado recente: quem não se lembra dos ataques que Gilmar Carvalho formulou ao Governo de Albano Franco naquilo que muitos consideram o maior escândalo da comunicação social no nosso Estado e que culminou com a condenação por improbidade administrativa, pelo TJ local, de algumas figuras de proa, decisão essa que ainda pende de recurso no STJ (o blog tem o número do processo)?; quem não se lembra das denúncias formuladas por Gilmar, no último ano do Governo João em 2006, em que ele (Gilmar) dizia se tratar, em outras palavras, de um governo marcado pela corrupção, tamanha a quantidade de denúncias que pululavam naquela época?

Contradição – Aliás, não só Gilmar, mas o blog e todos em Sergipe têm hoje seus arquivos implacáveis.  O que o blog quer mostrar é que Gilmar está levantando por conta de um possível acordo entre Jackson e João é uma contradição.

Todos sabem que na política não existem sacerdotes, então é razoável, e a prudência recomenda, que antes de apontar críticas quanto a uma eventual aproximação ou reaproximação de pessoas que estiveram em lados opostos na maior parte da vida pública, que se olhe no espelho e veja se não age ou tem comportamento similar ao que ele próprio condena … nos outros.

De volta
Após um breve período de afastamento para um tratamento de saúde, o vereador e radialista Jailton Santana (PSC) retoma, na próxima segunda-feira (7), suas atividades na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e no rádio. Nos próximos meses, o parlamentar promete levar ao Legislativo temas importantes para a população. O blog deseja sucesso na recuperação do amigo Jailton Santana.

Jorge lembra da importância de Déda para implantar o PSD em SE
O ex-deputado Jorge Araujo, Secretário Geral do Partido Social Democrático(PSD) em Sergipe, ao comentar ontem 02 de abril, o quarto mês de falecimento do governador Marcelo Déda, ressaltava a importância e o trabalho de Déda na Coordenação para implantação do PSD em nosso estado.

Prestígio
Segundo Jorge Araujo, foi o prestígio de Marcelo Déda que possibilitou a formação do partido em Sergipe. Foi o seu prestigio e a sua credibilidade no cenário nacional que garantiu o novo partido para a base aliada do Governo Estadual, transformando o PSD em um partido forte no Estado.

HUSE: nova superintendente será empossada
A médica com especialidade em Cirurgia Geral, Lycia Diniz, será empossada hoje, 3, às 11 h,  como superintendente do Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE). Ela assume o lugar que vinha sendo ocupado pelo médico neurologista Augusto César Esmeraldo. A unidade hospitalar, administrada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), é referência nos atendimentos com casos considerados de alta complexidade.

Despedida
O secretário de Estado da Educação ao se despedir ontem, 2, do cargo, ficou bastante emocionado ao receber uma homenagem dos servidores. O evento foi realizado no espaço de convivência da Seed e contou com depoimentos dos servidores e apresentação musical.

Passagem
No discurso de agradecimento Belivaldo relembrou o governador Marcelo Déda, momento em que mais se emocionou durante o seu discurso. "Cheguei aqui hoje e encontrei essa manifestação de carinho; fiquei muito feliz. Vim para aqui atendendo a uma determinação de um querido amigo que Deus levou, Marcelo Déda. Era para ser uma passagem meteórica e de repente lá se vão três anos e nove meses. Devo dizer que aprendi muito", afirmou.Belivaldo Chagas também agradeceu todo apoio que recebeu do governador Jackson Barreto, durante todo o período que ficou à frente da Educação.

Serviço de moto entrega em Aracaju
Ao discursar ontem, 2, na CMA, o vereador Emmanuel Nascimento (PT) cobrou do Executivo Municipal de Aracaju o cumprimento da lei nº 3.117/2003 que cria o serviço de moto entrega. “Acategoria está reclamando a aplicação da lei, uma vez que a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) não regulamentou e não colocou em prática”, explicou.

Pedido
“Quero pedir a secretária de Cidadania e Defesa Social, Georlize Teles, para trabalhar no sentido de cumprir essa lei, pois os moto-táxis que querem trabalhar não estão podendo, mesmo tendo uma lei municipal que autoriza esse trabalho e também uma lei federal. Eles estão se sentindo prejudicados porque a lei não está sendo cumprida. Essa lei precisa ser cumprida pelo Poder Executivo”, cobrou.

Possível surto de dengue
Também ontem, 02, o vereador de Aracaju, Dr. Emerson abordou a questão da dengue. Ele buscou alertar a população, pois, enquanto médico, tem atendido pessoas com casos da doença. “Atendi uma pessoa na semana passada e todos os membros da família dela tinham dengue. Outras famílias me procuraram com o mesmo prognóstico, em que em uma casa havia cinco pessoas com a doença e a outra com três casos. Estas famílias moravam próximo a terrenos baldios”, diz.

Levantamento
Segundo o Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes Aegypti (LIRA), já existem cidades sergipanas com possibilidades de níveis epidêmicos da doença. “É preciso que Aracaju cuide, pois já temos um aumento do nível de casos”, comenta o vereador. Dr. Emerson, ainda salienta que, à medida que se aumenta a possibilidade desses surtos, há uma maior possibilidade de casos da dengue hemorrágica.

Empenho
O deputado federal Laércio Oliveira pediu mais empenho aos parlamentares da Câmara Federal, para que os deputados votem mais projetos. Para ele, é necessário que se votem os projetos que estão parados esperando a votação.Laércio destacou a necessidade de mais sessões deliberativas. O deputado lembrou que os parlamentares podem fazer mais e pediu que fizessem uma reflexão para que a atuação da Câmara seja otimizada pelos representantes dos brasileiros.

Valorização turismólogo
A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou ontem, 02 requerimento de autoria do deputado Valadares Filho (PSB), que propõe a realização de mesa redonda, em conjunto com a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, para debater o papel do trabalho do turismólogo para o desenvolvimento do turismo no Brasil.

Reconhecimento
Valadares Filho argumentou que o reconhecimento e valorização do trabalho do turismólogo vai contribuir para que o Brasil possa explorar o grande potencial turístico que possui. “Profissionais que desempenham atividades importantes para o desenvolvimento do turismo, como o planejamento estratégico e a gestão das empresas turísticas, requer atuação qualificada”, destacou.

Mesa redonda
Para debater o tema, serão convidados para mesa redonda, além dos parlamentares membros das Comissões de Turismo da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, o presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR); o presidente da Federação Brasileira de Hotéis e Alimentação (FBHA); o presidente do Fórum Nacional de Cursos de Turismo e Hotelaria; o presidente do Fórum Nacional de Cursos de Turismo e Hotelaria, seccional Rio de Janeiro; um representante da Confederação Nacional do Comércio (CNC); e o Ministro do Turismo.

Redução da maioridade penal
Hoje, 03, às 19h, o deputado federal André Moura foi convidado pelo diretor Geral das Faculdades Pio Décimo, professor José Sebastião dos Santos, juntamente com o coordenador Hamilton Santana Oliveira e os professores Evaldo Campos e Cícero Dantas, para uma palestra aos estudantes do curso de Direito sobre a Redução da Maioridade Penal. André Moura é autor da PEC 57/11 que propõe a redução da maioridade de 18 para 16 anos. O evento acontecerá no auditório do Campus II na avenida Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro).

Queda de arrecadação
O prefeito de Canindé, Heleno Silva, esteve na última terça-feira, na sede da CHESF em Recife (PE), onde teve uma reunião ao lado do secretário de Planejamento da Prefeitura, Breno George, com o diretor administrativo do órgão, José Pedro de Alcântara. O diretor apresentou os dados técnicos da nova realidade da estatal por conta da queda da arrecadação na venda de energia.

Redução da tarifa
Depois da decisão do Governo Federal, através da medida provisória que reduziu a tarifa de energia, houve a redução do faturamento e, por conseqüência, os investimentos realizados pela Companhia Hidrelétrica. “Entendemos que o impacto foi grande e estamos tomando medidas para que façamos os ajustes necessários para nos adequarmos a essa receita. Processo de enxugamento de custos estão sendo executados para se adequarem à nova realidade”, declarou o diretor.

Remuneração dos investimentos
O diretor explicou ainda, ao gestor municipal de Canindé, que a redução do valor do recolhimento do ICMS no exercício de 2013 é decorrente dos componentes da Estatal que giram em torno da remuneração do investimento da Usina, do custo de operação e do custo de manutenção das instalações, que compõem a receita e, conseqüentemente, o valor da fatura da venda, que, com o advento da medida  de redução da tarifa da energia provocou uma redução substancial nessa equação de valores.

Queda grande
“A energia foi barateada, beneficiando consumidores e incentivando empresários na geração de empregos, mas, municípios que dependiam desse valor adicionado do ICMS para o pleno desenvolvimento estão e estarão amargando com essa nova realidade. De R$ 980 milhões faturados em 2012 para R$ 230 milhões em 2013, é uma queda muito grande e, não temos dúvida, que teremos uma nova realidade para Canindé. Vamos olhar para frente, nos adaptarmos e gerir os recursos com responsabilidade e compromisso, cientes das limitações”, frisou o prefeito Heleno Silva.

Apoio aos projetos
“Reconhecemos que o impacto foi grande, vamos está presentes nessa nova realidade, incentivando e apoiando o desenvolvimento da região. Sabemos da seriedade que o senhor tem prestado a gestão do município de Canindé e, diante desse quadro, vamos estudar a possibilidade de apoiar os projetos do município”, concluiu o diretor administrativo da CHESF.

Sangue novo
O sancristovense Marcos Santana, gerente da Caixa Econômica Federal, hoje prestando os seus relevantes serviços ao governo do estado e, paralelamente numa forma beneficente exercendo a função de Presidente do Hospital e Maternidade Senhor dos Passos, colocou o seu nome a disposição do seu partido, o PMDB, para compor a pré-chapa, com o objetivo de ser um dos vinte deputados estadual para a próxima legislatura.

Procedimentos
Marcos Santana, juntamente com a sua diretoria vem buscando cada vez ampliar o leque de procedimentos médicos, cirúrgicos e ambulatoriais, justamente visando suprir as carências da nossa população. Sem contar com o amor sem fronteiras que o mesmo exerce para com os seus conterrâneos.

Atuação
Na sua luta incansável de promover melhores dias aos filhos da quarta cidade mais antiga, vem administrando também a ACIJOBA-“Ação e Cidadania João Bebe Água”, atacando diversas áreas como cultura, construção de moradias utilizando os programas da CEF, Marcos Santana foi neste carnaval, o maior incentivador dos blocos tanto na cidade como nos povoados, dando contribuindo para que o “Carnaval dos Carnavais”, não morresse, já que a administração municipal, desde que assumiu esse mandato, não vem dando o devido reconhecimento a tradição no município.

Congresso
Membros da Diretoria e dos Conselhos da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), sob o comando do presidente Alexandre Porto, estão em Brasília participando até o dia 03 desse mês, do Congresso Nacional das Associações Comerciais/ Fórum CACB Mil.O grupo de 22 empresários e presidentes de Associações do interior do Estado participará de uma vasta programação, produzida pela entidade.

Café da manhã com a bancada federal de SE
Na oportunidade, a ACESE oferecerá  hoje, 03,um café da manhã para a bancada federal, onde espera receber Deputados Federais e Senadores de Sergipe, dos quais oito já confirmam presença, para tratar de assuntos relacionados aos projetos que tramitam na casa e têm impacto na área empresarial. O encontro será no dia 03/04/2014 (quinta-feira), às 8hs, no Restaurante do SENAC, localizado no 10º andar, Anexo IV, do Congresso Nacional.

Jantar com Dilma
Na noite da quinta-feira, o presidente da ACESE, Alexandre Porto participará do jantar especial com a presidenta Dilma Rousseff, que receberá no palácio da Alvorada em Brasília os presidentes das Federações Nacionais do Brasil.

Semad lança edital para professores substitutos
Já está disponível no site da Prefeitura Municipal de Aracaju o edital para a contratação de professores substitutos da rede de ensino municipal de Aracaju. O edital divulgado esclarece os principais pontos e critérios a serem seguidos pelos candidatos a professores que desejam participar do processo seletivo.

Carga horária
A carga horária inicial será de 30 horas semanais, podendo ter um acréscimo de dez horas após o processo seletivo, a depender da necessidade das escolas e Secretaria Municipal de Educação. O salário inicial previsto é de R$ 1.409,00, mas se houver adição de carga horária,  fica previsto para R$ 1.878,00. A assessora da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Liliane Borba explica que "a intenção é regularizar o quadro de professores que temos hoje nas escolas municipais".

Programação da Semana Santa 2014. Paróquia N. S. do Santíssimo Sacramento
A Paróquia Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento (Praça Clodoaldo Alencar, Conjunto Leite Neto: Aracaju -SE) terá a seguinte programação na Semana Santa deste ano: Domingo de Ramos (13 de abril) Procissão de Ramos, saindo da Praça Zoroastro Silva (praça da feira), e missa na Igreja Matriz: 07:30h;-Missa de  Ramos: 17h;-Missa de Ramos: 19h;Terça-feira Santa (15 de abril) – Missa: 19:30h
Quarta-feira Santa (16 de abril) – Missa com os enfermos: 16h;Tríduo Pascal -Quinta-feira Santa (17 de abril)- Missa da Instituição da Eucaristia com Lava-pés: 19:30h (Após a Missa, Adoração ao Santíssimo Sacramento) Procissão do Fogaréu com os Homens: 0h;Sexta-feira da Paixão (18 de abril)- Celebração da Paixão e  Morte do Senhor Jesus Cristo:  15h;- Via Sacra pelas ruas  do conjunto: 19h;Sábado de Aleluia (19 de abril)- Vigília Pascal: 19:30h;Domingo da Ressurreição (20 de abril) Missa de Páscoa: 08h;Missa de Páscoa: 17h;-Missa de Páscoa: 19h.

Agenda
03 de abril, quinta-feira.
Continua a expectativa na reta final de prazo estabelecido pela legislação eleitoral quanto à necessidade de desincompatibilização, que é o dia 04 de abril (amanhã). Oposição a Haddad quer barrar ajuste que eleva o ITBI. Justiça do Rio de Janeiro autoriza cadela a usar área social de prédio. Repercute em todo o mundo a decisão da ONU que proíbe o Japão de caçar baleias. Banco Central prevê que inflação em dezembro chegará ao teto da meta: 6,5 por cento. FMI vê bancos ainda com problemas. O Itamaraty vai restaurar obra de Portinari rasgada em reforma.

Curtas
COMISSÃO DO SENADO APROVA FIM DE DOAÇÃO DE EMPRESAS A CAMPANHAS. /// DILMA CHORA AO LEMBRAR  EXILADOS EM CERIMÔNIA DE CONCESSÃO DO GALEÃO. /// APÓS PROTESTOS, FRANÇA SUSPENDE EXPULSÃO DE ESTUDANTE BRASILEIRA. /// 322 DETENTAS FOGEM DE PRISÃO NO CHILE DEPOIS DE TERREMOTO. /// IRÃ NOMEIA ENVOLVIDO EM ATAQUE À EMBAIXADA DOS ESTADOS UNIDOS PARA A ONU. /// “MADURO CRUZOU LINHA VERMELHA” – AFIRMA DEPUTADA CASSADA NA VENEZUELA.

PELO TWITTER

www.twitter.com/gilbertotv  Esse mistério todo em volta do desaparecimento do Boeing 777 da Malaysia Airlines me faz lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas.

www.twitter.com/clovis_silveira  Gente, não tem graça não. A turma querem mamar e morder no bico do peito de quem está lhe alimentado!!

www.twitter.com/zeehsoares  "A quem torpe nasceu nenhum enfeite adorna." Bocage.

www.twitter.com/higorfb  Tô começando achar que quanto mais algumas pessoas frequenta algumas igrejas ficam mais intolerantes…

www.twitter.com/frednavarro  25 países. Aviões, navios, helicópteros. Milhões de dólares e quase um mês depois, não acham o 777. Lixo marítimo, sim. Sintomático.

www.twitter.com/DepAlmeidaLima  Estão dando vexame. O processo histórico determina avanço,  evolução, aprendizado. Aqui, a hipocrisia, a intolerância e incoerência dominam.

www.twitter.com/acarlosmota  Gov.  Jackson Barreto não dê aumento a Auditor Fiscal. São marajás d serviço público. Tem deles q trabalha 1 dia e folga 5. Vez dos Barnabés.

NOTA PÚBLICA

CREA-SE E SENGE-SE pedem a deputados aprovação do PCCV enviado a Assembleia

O Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA-SE) e o Presidente do Sindicato dos Engenheiros de Sergipe (SENGE-SE) vêm a público solicitar a todos os Deputados Estaduais de Sergipe, independentemente do partido ou do agrupamento político atual, a aprovação do Projeto de Lei enviado pelo poder executivo, para o PCCV – Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos engenheiros e arquitetos, da administração direta, autárquica e fundacional do estado de Sergipe.
Este projeto de lei em apreço não encerra a luta dos engenheiros e arquitetos e é resultado das mobilizações e negociações que vêm sendo travadas desde 2007 com a fundação da mesa de negociações e, especificamente para os Estatutários, a partir de 2010 com a criação da Comissão de Representantes dos Engenheiros Estatutários.
Este PCCV, em seu artigo 16, garante ao trabalhador retornar ao plano anterior, por decisão individualizada, de sorte que nenhum trabalhador poderá alegar prejuízo.
Este foi o avanço possível neste momento e esperamos contar com a aprovação de todos os deputados estaduais da nossa Assembleia Legislativa.

Atenciosamente,Jorge Roberto Silveira
Presidente do CREA-SE

DO LEITOR

Limpeza urgente nas ruas da Coroa do Meio e Atalaia
Da leitora Márcia Soares:” As ruas que compõem os bairros Coroa do Meio e Atalaia precisam urgentemente de serviço de varrição, remoção de entulhos e capinação do meio-fio. Quem passa nas avenidas principais desses bairros não chega a perceber, mas quando adentramos em várias ruas observamos a precariedade dos serviços de limpeza pública. Não sei se Aracaju possui um caminhão (vassoura mecanizada) ideal para agilizar a limpeza das vias públicas. Esse veículo pode ser muito utilizado inclusive no período noturno, pois nesse horário diminui consideravelmente o número de veículos estacionados nas ruas, o que favorece o trabalho da limpeza urbana. Fica a sugestão!”

Shoppings: da falta de passarelas e acessos para as pessoas
Do leitor Paulo Primo: “Como leitor assíduo de sua coluna, vi seu comentário sobre os banheiros dos shoppings de propriedade do Sr. João Carlos (JCPM). É assim que ele é conhecido em Pernambuco/Bahia e Ceará, estados onde investiu verdadeiras fortunas na construção de passarelas/viadutos/acessos para melhorar a mobilidade urbana das pessoas que procuram os seus shoppings, construídos nesses estados. Lamentavelmente não se dignou até hoje em fazer nada que possa minorar o sofrimento dos pedestres que tentam atravessar as avenidas que dão acesso ao shoppings Jardim e Rio Mar. Ontem quase acontece um desastre de grandes proporções em frente ao shopping jardim, pois os carros nem sempre param quando as pessoas tentam atravessar. Dizem que Deus é brasileiro e Sergipano, pois graças a ele ainda não aconteceu uma tragédia (atropelamentos) nas proximidades desses locais de grande movimento.Na minha modesta opinião acho que está na hora (ou já passou ?) de uma grande mobilização no sentido de reivindicar ao empresário em tela providências visando uma solução para o problema.”

Pressão sobre Dilma
Por Abrahão Crispim Filho: A pressão sobre Dilma vai começar com os institutos de pesquisas mostrando quedas sistemáticas, pelo menos é o plano, criar uma realidade de derrota. Isso somado à crise forjada sobre a PETROBRAS e a passividade da presidente que poderia desmontar toda essa farsa em rede nacional explicando passo a passo o que acontece, tevês e rádios são concessões de SERVIÇOS PÚBLICOS, pode acabar fazendo de Dilma presa fácil. Não está lidando com gente, está lidando com hienas. Comem o próprio vômito.

Waldir o que você está fazendo?
Da leitora Mell Viana: “Imaginem os senhores servidores públicos e seus familiares, chegarem um dia e perceberem que os que são sindicalizados do SINTRASE e até os que só pagam anualmente um dia de trabalho, como Contribuição Sindical de forma OBRIGATÓRIA, estar próximos de serem apunhalados pelo representante maior das suas categorias e, mesmo assim, continua tentando vender sonhos e ilusões, supostamente em nome desse seu sonho, que se aprovado o Plano de cargos e Salários como enviado pelo governo, será uma verdadeira catástrofe e pesadelo que será carregado para o resto de suas vidas.
Pra inicio de conversa, o governo infelizmente deixa claro de cara que não está pensando em melhorias salariais e nem na valorização dos seus auxiliares, quando apresenta esse plano com a opção de adesão ou não. Se fosse bom e benéfico estaria explicito e sem nenhuma possibilidade de qualquer tipo de perda, nos salários e nos seus direitos adquiridos ao longo de suas atividades funcionais.
Waldir, o que dizer por que você está DEFENDENDO que seja alterado o prazo para os avanços horizontais que o projeto cita como progressão, passando dos atuais dois anos para quatro anos. Explique Waldir, para os servidores que hoje estão com vinte, trinta anos, nos níveis finais, como o 15 que é o ultimo e ao vigorar a lei, retornem para o nível 7, com os salários ofertados para esse patamar, que inclusive serão menores do que os atuais percebidos.    
Waldir todos devemos respeitar esses anos de luta, as aspirações legitimas tanto de vocês como também daqueles que serão prejudicados por tabela, sabe-se porque essa sua insistência com uma coisa que ninguém sabe ao certo quando será implantado. Sendo assim, você deveria ser o primeiro a pedir aos deputados que só votem com essas alterações. Não é verdade que a não aprovação prejudicará os servidores. É com a aprovação nesses moldes, que ai sim, TODOS serão PREJUDICADOS.
As arrumações das carreiras podem ser até complicadas devidas as individualidades de cada uma. Mas a essência e os objetivos são fáceis, pois o que esperavam esses servidores era que finalmente passem a ter um salário efetivo de respeito sem remendos e que jamais fosse pensado em colocarem em prática essa mudança no prazo de avanço. Sem falar na perversidade com aqueles que estão prestes a alcançarem o topo e prestes a aposentarem. Uma medida como esta, é para se pensar para as futuras contratações, já que os atuais cargos serão automaticamente extintos com as aposentadorias dos atuais ocupantes.
Portanto Waldir, já que você PERDEU a oportunidade de fazer o correto, em nome de mais de cem mil pessoas, somando servidores e familiares atingidos, está dando aos senhores deputados, compromissados com as causas dos servidores, a rejeitarem o plano como está e democraticamente negociando com o líder do governo, cuja trajetória foi justamente atrelada à vida sindical, e que façam as devidas correções.
Mas nesse momento Waldir, nem tudo está perdido e ainda dá tempo para uma reflexão e num gesto grandioso, reconhecer que não vale a pena esse seu sonho, se, diretamente estará prejudicando a TODOS. Que Deus lhe abençoe e lhe ilumine.”
 

ARTIGO

O Educador José Augusto da Rocha Lima  por GilFrancisco*

Finalmente chegou as minhas mãos por intermédio do professor Milton Barboza um exemplar do livro José Augusto da Rocha Lima – uma biografia (1897-1969), de autoria da professora, Doutora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe, Maria Neide Sobral, editado pela própria instituição superior de ensino em convênio com a Fundação Oviêdo Teixeira, 364 páginas. Prefaciado pela professora Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas, com abas escritas por Luzia Augusta da Rocha Pellegrino e comentário na contracapa do professor Ibarê Dantas. Dividido em duas partes: primeira (Itinerário de José Augusto) subdivididas em seis capítulos; segunda (José Augusto e a Escola Nova em Sergipe), para facilitar um melhor entendimento aos leitores. Nele traçou o itinerário do educador por algumas cidades do interior do Estado sergipano até chegar ao Estado da Bahia
A estrutura do livro baseia-se num trabalho de investigação, em pesquisas realizadas não somente em Sergipe, mas em arquivos baianos, além do recolhimento de números depoimentos dos familiares, pessoas da sua convivência e ex-alunos. Alguns documentos vieram de Roma, país onde reside uma das filhas do homenageado. Lembro-me da aflição da professora, do corre-corre em busca de informações sobre o educador, e seu grande desejo para finalizar o seu projeto, e por fim a longa espera pela boa vontade da Segrase para publicação dos originais, que não aconteceu.
O livro de Maria Neide Sobral, de fácil expressão que pode ser lido por qualquer pessoa, nele a autora ressalta a busca do educador religioso, por uma pedagogia transformadora, além de mostrar o humanismo e a grandeza intelectual do biografado. E como prêmio de consolação, a biógrafa nos oferece no final do livro uma relação contendo mais de 50 textos (artigos, discursos, poemas e relatórios) publicados por José Augusto da Rocha Lima na imprensa sergipana em vários periódicos.
José Augusto da Rocha Lima nascido em 22 de julho de 1897 em Gararu, filho de pequenos agricultores, toda a família viveu protegida pelo padre da freguesia, que percebendo seus dotes religiosos, o enviou em 1911 para o seminário de Santa Tereza, em Salvador (BA), onde fez os cursos de Humanidades e Filosofia, passando a ser professor e sacerdote. Mas, por motivos diversos, inclusive afetivos em 1930 deixa o sacerdócio para se casar e torna-se pai de duas filhas.
As primeiras manifestações de pensamento escola-novista no Brasil datam da década de 20. Reformas educacionais nos ensinos primário e normal, que eram de competência dos Estados, são promovidas em diversos Estados da federação, de acordo com os ideais da Escola Nova. Contra a proposta da igreja que defendia um ensino acadêmico, classicista e classista e a ampliação do ensino religioso, os educadores uniram em torno de algumas teses básicas e publicaram em 1932 o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, assinado por Fernando Azevedo (RJ), Anísio Teixeira (BA), Sampaio Dória (SP), Lourenço Filho (CE), Cecília Meireles (RJ), Paschoal Lemme, entre outros. É neste contexto que vamos encontrar o educador José Augusto da Rocha Lima, inserido na renovação educacional em Sergipe, tão bem esclarecido na segunda parte do estudo.
livro José Augusto da Rocha Lima – uma biografia registra importante etapa da Educação em Sergipe, através desse educador contumaz, que abandonou o sacerdócio para erguer as bandeiras de luta pela educação no Estado. A professora Maria Neide Sobral, natural de Itabaiana já demonstrou habilidade e capacidade em outras pesquisas históricas publicadas anteriormente, como é o caso do livro História Oral da Vida Camponesa – assentamentos de reforma agrária em Sergipe (2006), prefaciado por Frei Betto, também publicado pela editora-UFS/Fundação Oviêdo Teixeira.
Um fato curioso e recorrente em Aracaju que sempre me deixa perplexo é saber que entre os docentes da UFS não existe nenhum sentimento de carinho quando se trata das publicações dos colegas. Que mal lhe pergunte professora, não recordo de ter lido quaisquer comentários sobre o livro em questão até agora, escrito por algum dos seus colegas. Algo deve ser feito para a superação dessa situação.

*Jornalista, professor, diretor de Imprensa da ASI, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. E-mail:http://gilfrancisco.santos@gmail.com

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frases do Dia
“Grandes mentes têm propósitos; pequenas mentes têm desejos.”

“Insultos: Pagá-los com a mesma moeda é inútil e desonroso.”

Washington Irving, nasceu em 03 de Abril de 1783 e morreu em 1859. Foi um escritor estadunidense, biógrafo, ensaísta e historiador do início do século XIX.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais