Corredor Hermes Fontes um ano pronto: incompetência/obsessão prefeito

                                       Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                         “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

O novo corredor de ônibus das Avenidas Hermes Fontes e Adélia Franco, em Aracaju, teve a obra iniciada há dois anos e está pronto há quase um ano. Porém, os usuários do transporte urbano têm que amargar a incompetência da administração municipal, que já colocou os pontos de ônibus e a sinalização, porém espera 2021 para ficar mais próximo do período eleitoral para colocar o mesmo em funcionamento.

O que se vê no dia a dia são usuários desavisados que ficam no ponto de ônibus (faixas exclusivas) e veem os ônibus passando pela via anterior onde não tem mais ponto. O vídeo acima viralizou no fim de semana, nas redes sociais, mostrando toda incompetência do prefeito Edvaldo Nogueira que, de boca, diz que não pensa em eleição 2022, mas nos bastidores a obsessão dele para deixar o cargo e tentar cooptar aliados já é ridícula e motivo de piada.

Edvaldo se alicerça em pesquisas semanais como se elas fossem definitivas. Já os aliados não querem nem saber: lembram que na campanha de 2020, quando foi reeleito, Edvaldo assegurou que iria completar todo o mandato e não seria candidato em 2022.

Os aliados cobram a palavra dada. Enquanto isso, a obsessão do prefeito deixa Aracaju largada ao caos. O exemplo do corredor da Avenida Hermes Fontes é pura incompetência.

A sorte do prefeito é que, em Aracaju, ou melhor Sergipe del Rey, não tem órgão fiscalizador com sangue no olho para cumprir suas funções constitucionais.

Aqui o jeitinho e as amizades estão acima de tudo…

 

Mais um exemplo de escândalo em Aracaju  Que diga a Orla Pôr do Sol jornalista Cleomar Brandi reformada recentemente e já está com concreto rachado. Um escândalo! Veja este vídeo postado no Aracaju Agora Notícias:
https://www.facebook.com/watch/?ref=search&v=1269593060182570&external_log_id=46b6d199-38f8-4051-8a19-0d6203b54f9a&q=aracaju%20agora%20not%C3%ADcias

 

São Cristóvão: Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos representa resistência do povo negro em Sergipe Dentre os diversos prédios históricos localizados em São Cristóvão, uma das igrejas tombadas como patrimônio histórico está localizada na rua Coronel Erondino Prado. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos foi fundada em 1746 e é uma das muitas igrejas construídas por irmandades de negros devotos de Nossa Senhora do Rosário. De acordo com Ivan Rêgo Aragão, professor tutor virtual do curso de História EaD da Universidade Tiradentes, no período em que o Brasil foi colônia do Impero Português, as igrejas construídas em território nacional eram dividas em Irmandades e Confrarias pela cor da pele: brancos, pardos e negros. As igrejas de homens brancos ficavam na parte nobre da cidade e eram arquitetônicas e decorativamente mais luxuosas, visto que, eram usados materiais caros. Já as igrejas dos homens pretos eram de arquitetura e construídas com materiais mais simples e em localização periférica do centro nobre da cidade.

Espaços “Se os negros alforriados ou não, eram proibidos de exercer sua fé vinda de África publicamente pelo colonizador europeu, branco e católico. As irmandades e igrejas de pretos, foram espaços criados para os homens de cor muitos recém livres exercerem e praticarem os seus ritos, ainda que católicos ou sincréticos. A Igreja do Rosário dos Pretos em São Cristóvão foi um desses espaços”, explica. A simplicidade da sua arquitetura, certamente, é um reflexo das limitações económicas da irmandade. Ela é constituída de nave única e capela‐mor, com corredor lateral e sacristia do lado da Epístola. A existência de tribunas e portas do lado do Evangelho indica que estava prevista a construção deste outro corredor, não executado. Internamente, a igreja é desprovida de elementos decorativos, sendo de grande simplicidade o tratamento das tribunas, do púlpito e da grade do coro. Os dois altares laterais ao arco‐cruzeiro, assim como o altar‐mor, têm concepção e execução muito toscas.

Espaços II Estes podem ser enquadrados entre os retábulos executados por artesãos que tinham por referência a produção neoclássica da Bahia, segundo observou Germain Bazin ao estudar os altares sergipanos pertinentes a este repertório formal. Sua fachada, bastante simples, tem o corpo delimitado por cunhais e cimalha, contendo uma porta central e três janelas do coro, todas com cercadura em argamassa. Este corpo é coroado por frontão definido por volutas e tem uma única torre do lado da Epístola. Esta torre, certamente, teve a porção superior, acima da cimalha, edificada posteriormente, o que fica evidente pelas formas empregadas na superposição de três volumes: um prisma, um hexágono e um cilindro.

Importância Nossa Senhora do Rosário era uma figura de importância para os escravos e negros libertos do Brasil. Ainda hoje, igrejas de negros podem ser encontradas em todo o país. Essas igrejas desenvolveram-se de maneira distinta daquelas dedicadas à população branca. A construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Cristóvão data do auge da exploração da cana-de-açúcar na capitania de Sergipe, um período no qual um grande número de escravos foram levados para a região para trabalhar nas fazendas de engenho.

Importância II “A Igreja de Nossa Senhora dos Pretos de São Cristóvão teve a construção patrocinada pela Irmandade dos Homens Pretos do Rosário. Foi iniciada em 1746, época em que desenvolvimento açucareiro fazia afluir para a região grande número de escravos negros. Sempre foi um espaço para realização das manifestações culturais religiosas como a Taieira e a Chegança. Ainda hoje, mantêm a função de culto religioso e é dessa igreja que dá início a Procissão de Fogaréus na Semana Santa”, reitera o professor.

Hoje, 13: Edson Ulisses lançará Sabedoria Popular II Será lançada hoje, 13, a partir das 17h, no hall do Palácio da Justiça “Tobias Barreto de Menezes”, localizado na praça Fausto Cardoso, Aracaju, mais uma obra literária do desembargador Edson Ulisses de Melo.Segundo Edson Ulisses de Melo, “Sabedoria Popular II” é o resultado de observações cuidadosas no dia adia, nos vários grupos de whatsApp e das redes sociais da internet, trazendo uma coletânea de compilações de textos, mensagens, frases, ditos e provérbios populares, crônicas, estórias e anedotas, com muito bom humor e despertando o lado lúdico da vida e máximas de sabedoria popular e até científicas, produzidas por pesquisadores e pensadores consagrados.

Obras O escritor Edson Ulisses de Melo é autor de várias obras literárias, a exemplo de “Reflexões Cidadãs” – uma coletânea de discursos, palestras e artigos jurídicos, com análises críticas da sociedade; e “Sabedoria Popular” , que enfoca a cultura popular em seus mais variados segmentos. Fundador da Academia Sergipana de Letras Jurídicas, onde ocupa a cadeira 23, e membro da Academia Sergipana de Letras. Atualmente é Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.

Crianças e adolescentes Parte da renda da venda dos livros será revertida para crianças e adolescentes institucionalizados assistidos em abrigos, casas-lares e unidades de execução de medidas socioeducativas do estado de Sergipe. Quando da realização do evento será exigido comprovante de vacinação para acesso ao prédio do Poder Judiciário.

Clube de Karatê União fecha o ano com chave de ouro sendo campeão geral no 29° campeonato Sergipano E mais uma vez o Clube de Karatê União fecha um ano com chave de ouro. Foi o campeão geral no 29º Campeonato Sergipano de Karatê realizado no fim de semana no Colégio Master. Parabéns a todos atletas pais e admiradores do clube. Mesmo num ano atípico o campeonato reuniu 12 times. O Clube Karatê União mesmo com todas atividades participou de campeonatos fora e a revelação do campeonato foi o professor Edson, um dos fundadores do clube que com 65 anos competiu com atletas de 30 anos e foi campeão.

 Os atletas campeões do Clube de Karatê União Kaique Ouro (Kumite) Bronze (Kata);Samara 3 medalhas de ouro, Campeã kata e kumite e kumite; M. Edson campeão de kata e kumite (2 ouro); Nayara- prata (kumite); David. Prata (kumite) prata (Kata); Leonardo- Ouro (kumite) Ouro (Kata); Fernando – prata em Kumite individual, e bronze em Kumite por equipe.



PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 



Uma ação meritória que merece o apoio de todos nós. Adotar… apenas outra maneira de soletrar amar. Venha para o Acalanto Sergipe. Aqui toda história, depoimentos de pais por adoções, toda legislação sobre adoção, cursos e como fazer uma doação e como se associar: https://www.acalantosergipe.org.br/ ou https://www.instagram.com/acalantosergipe/

 

 



UTILIDADE PÚBLICA

Laboratório de Pesquisa em Neurociências – Lapene – UFS no instagram: https://www.instagram.com/lapene.ufs/           Estamos recrutando indivíduos com Doença de Parkinson para receber tratamento em nosso laboratório, por meio da adesão às nossas pesquisas‼ Tod@s aqueles que se interessarem passarão por uma “bateria” de exames (cardiovasculares, neurológicos, funcionais) e receberão relatório dos seus resultados. Não será necessário pagar, de nenhuma maneira, por isso‼ Os voluntários também serão convidados a participar de atividades de exercícios em grupo, conduzidas por nossas pesquisadoras, específicas para pessoas com Doença de Parkinson‼ A adesão em uma fase da pesquisa não obriga o voluntário a participar da próxima. Você pode sair da nossa lista de chamada quando quiser, sem nenhum dano, ou custo‼ Todos os exames serão realizados pelo nosso laboratório de pesquisa e são totalmente GRATUITOS‼  Todos os atendimentos serão realizados com horário marcado previamente, não sendo necessário chegar ao local muito antes do tempo acordado com a pesquisadora‼ Uma vez em nossa lista de voluntários, a cada pesquisa você será CONVIDADO a participar.Lembramos que todas as pesquisas do nosso grupo são conduzidas pela Prof. Dra. Josimari Melo DeSantana, @josi_desantana, coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Neurociência (LAPENE), @lapene.ufs, da Universidade Federal de Sergipe. Deixamos claro que não temos limitações quanto a idade, raça, etnia, credo, gênero ou sexualidade. Nossas pesquisas são destinadas a PESSOAS com Doença de Parkinson‼ Conhece alguém com Doença de Parkinson Fale conosco. Explicaremos nossos objetivos e, se for do seu interesse, seguiremos com os procedimentos. Atenção: todas as nossas pesquisas seguem os princípios do Conselho Nacional de Saúde, em sua resolução 510 de 7 de abril de 2016, que rege as normas morais e éticas de como devem ser conduzidas as pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Portanto, os direitos dos voluntários estão assegurados por lei federal. (E-mails para contatos no print ao lado).


Consulado de Itabaiana em Aracaju Do ceboleiro e médico sanitarista Antônio Samarone: “A Última Sessão do Consulado de Itabaiana foi cheia de novidades:

A Lagoa do Forno, povoado localizado no polígono da castanha, enviou Zé da Ilha, como seu representante;
Os Ceramistas enviaram Acácia, filha de Seu Augusto, e neta do lendário Antonio Higino, o fundador das Olarias;
O retorno do Dr. Alberto de Bebé dos Passarinhos, depois de longa carraspana hospitalar, acompanhado da consorte, a fidalga Ângela de Dr. Pedro Garcia Moreno, representando a aristocracia togada. Representante suplente do Beco Novo. O titular é Betinho de Seu Bebé, que se encontra exilado nos Estados Unidos.

No mais, as novidades de sempre. A próxima quinta será festiva, a Ceia de Natal. Quem quiser participar, telefone antes para o dr. Zé Valde de Valdice, ou manifeste aqui o interesse.”



EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO


PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

PELO TWITTER

www.twitter.com/marcoslmsantana Não sou branco, negro, amarelo ou vermelho. Sou um cidadão do universo, no momento, estagiando como Ser humano na escola terrestre. Wagner Borges.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/andretrig 30 cidades do sul da Bahia devastadas por um ciclone tropical precisam de ajuda! A campanha Natal sem Fome prepara o envio de toneladas de alimentos p/a região.
Doe pelo PIX | CNPJ: 00346076000173 http://natalsemfome.org.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


www.twitter.com/minc_rj Bolsonaro usa liberdade como argumento para ser contra passaporte vacinal. Que liberdade é essa? Liberdade para contaminar os outros? Para difundir a Covid-19 de forma irresponsável? Para atentar contra a saúde da população?! Não existe justificativa sã para esse negacionismo!


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Frase do Dia
“Como não me preocupei de nascer, não me preocuparei de morrer.” Federico García Lorca.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça e compartilhe:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-12/papa-francisco-angelus-12-dezembro-2021-terceiro-domingo-advento.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais