Correta decisão Belivaldo priorizando a vida, mas PM não fiscaliza

.“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O blog entende como correta a decisão do governador Belivaldo Chagas, PSD, em priorizar a vida deixando claro para os empresários que o procuraram que, neste momento, onde a pandemia está aumentando, não há possibilidade de reabertura do comércio.

O governador entende que, após acompanhar a evolução do coronavírus no Brasil e em Sergipe, poderá avaliar a possibilidade de flexibilização do decreto com as medidas de prevenção. Todo mundo sabe que a economia é importante, principalmente os empregos, mas o que não pode é querer colocar a vida em segundo plano. Sem vida não tem empregados e muito menos economia.

Por outro lado, Belivaldo precisa cobrar do comando da PM que o decreto seja cumprido. Depois dos holofotes na imprensa, nos primeiros dias, a PM afrouxou a fiscalização. Ontem, 31, o blog recebeu diversas denúncias com fotos de aglomerações no centro comercial de Aracaju e muitas lojas abertas, com as portas a meio palmo e atendendo os clientes que chegavam ao local.

E o número de idosos nas ruas não é brincadeira. Parece que ou caíram na onda da “gripinha” de Bolsonaro, ou estão senis e só vão cair na realidade quando as mortes começarem em Sergipe.

É verdade que as reuniões dos conselhos de Aracaju e do governo do Estado estão sendo realizadas? Apesar da crise do coronavírus? Mesmo com muitos integrantes do grupo de risco? Será desprendimento em nome da coisa pública ou pelos jetons?


Bairro 13 de Julho: várias residências e lojas recebendo água barrenta há cinco dias A foto acima foi enviada por um morador do Bairro 13 de Julho e mostra a água barrenta que a Deso vem abastecendo parte da região há cinco dias. E os moradores ligam para a Deso pedindo explicações e ninguém sabe informar nada. Com certeza a conta da água chegará e não barrenta e sim com números altos como sempre.

Macambira com quatro candidatos para prefeito nas eleições 2020 Se pegar a moda de ter mais de dois candidatos para cada cidade nos municípios de Sergipe, principalmente os pequenos, o eleitor vai gostar. Pelo jeito os votos chamados de cabrestos já não funciona mais. Em Macambira, por exemplo, um dos menores eleitorados de Sergipe, está previsto quatro candidatos para essa eleição. A disputa vai ficar bem acirrada e com eleitorado bastante pequeno ter mais que dois candidatos o voto vai valer ouro. Viva a democracia do voto!

Edvaldo ao lado de Luciano Bispo por conta do reconhecimento de calamidade pública não foi uma boa ideia O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira foi à Alese pedir a aprovação do projeto para decretar o reconhecimento de calamidade pública. O problema é que Luciano Bispo não é exemplo de gestor, pelo contrário, deixou Itabaiana no caos, tanto é que ele responde a vários processos. Luciano parabenizar um gestor soa mal para o eleitorado.

Decisão do CNJ garante ao juiz Anselmo de Oliveira reassumir o cargo Em Sessão Plenária do CNJ – Conselho Nacional de Justiça – virtual, na tarde de ontem, 31, os Conselheiros decidiram pela reforma da penalidade de aposentadoria compulsória do juiz Anselmo de Oliveira. Com a decisão, que aguardará a publicação do acórdão, o magistrado Anselmo de Oliveira reassumirá o cargo.

Votos Foram 8 votos pela procedência parcial com a reforma da decisão de aposentadoria compulsória, aplicando a penalidade de advertência, mas reconhecendo a prescrição da pena de advertência (Conselheira Relatora e Conselheiros Flávia Pessoa, Marcus Vinicius, André Godinho, Maria Teresa, Henrique Ávila e Emanuel Pereira e Tânia). 04 votos pela improcedência do pedido e manutenção da penalidade (Conselheiros Dias Toffoli, Humberto Martins, Ziouva e Ivana Farina). 02 votos pela procedência total e absolvição (Conselheiros Rubens Canuto e Mário Guerreiro). 01 voto pela procedência parcial com a reforma da decisão de aposentadoria compulsória, aplicando a penalidade de censura. Com a decisão, que aguardará a publicação do acórdão, fora reformada a penalidade de aposentadoria compulsória.

Utilidade pública Protocolo geral da Superintendência Regional do Trabalho em Sergipe está funcionando das 08 às 12 horas, nos dias úteis.

Perguntar não ofende É verdade que o filho de uma ex-prefeita da Região do Agreste Central Sergipano está envolvido com a sonegação fiscal do milho? E que ele se encontra foragido?

Petrox na contramão das próprias ações! O grupo Petrox vinha contramão das suas próprias ações. Recentemente, a empresa em parceria com outra empresa produziu um bom número de álcool em gel para fazer doações, e algumas pessoas formadoras de opinião fizeram destaque nas redes sociais desta ação promovida pela empresa. O problema é que esqueceram de avisar aos frentista e funcionários que atendem os clientes nos próprios postos Petrox de usarem máscaras e atender os clientes com 1(um) metro no mínimo de distância. O grupo Petrox mais uma vez não deu treinamentos suficiente para esse momento de coronavírus.

Ouvidoria do Ministério Público de Sergipe Esse Blog tem recebido há algum tempo reclamações da ouvidoria do Ministério Público de Sergipe. A maioria das reclamações é pelo fato de retorno e de satisfação do órgão com as pessoas que ligam para fazer suas reclamações ou denúncias. Ministério público tem de dar exemplo, ou não?

Quem avisa amigo é O deputado Zezinho Guimarães exaustivamente disse que essa redução de 12% para 2% do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) não daria nenhum resultado. Agora vamos fechar a porta depois de roubados. Que o governo revogue imediatamente esse decreto tão nefasto para a economia de Sergipe, instituindo a sistemática de cobrança de imposto utilizando-se do regime de substituição tributária.

Fim do prazo de filiação E com a crise por conta da pandemia do coronavírus tem muito político e pré-candidato esquecido dos prazos eleitorais. O TSE manteve o prazo de filiação para o dia 04 de abril. Quem lembrou ontem foi a deputada Maisa Mitidieri que enviou release à imprensa alertando para o prazo. O prazo é o mesmo para que os candidatos estejam com a filiação partidária regularizada no partido pelo qual desejam disputar as vagas.

Canais do PSD A deputada explica como os futuros candidatos devem proceder para realizarem a filiação no PSD. “No cumprimento das medidas restritivas em combate ao coronavírus, a sede do partido foi fechada e não poderíamos deixar de procurar saídas para que o processo de cadastramento seguisse ativamente. Por isso, disponibilizamos dois canais, e-mail e whatsapp. Basta escanear ou fotografar a ficha de filiação preenchida e assinada e enviar”.

Ex-vereador de Aracaju, Max Prejuízo não será candidato e se dedica em tempo integral a profissão de psicólogo O ex-vereador Max Prejuízo, que tem base eleitoral no Bairro Farolândia, mas precisamente no conjunto Augusto Franco, anunciou que não será candidato a vereador e está focado na profissão dele, de psicólogo. Max obteve 2.153 votos na eleição de 2016 ficando na primeira suplência da coligação. Max montou um Centro de Saúde Integrado e Popular onde tem atendimentos de diversos profissionais da saúde. Agora tem atendimento psicológico on-line. Confira no print ao lado.

CRA-SE prorroga em 90 dias o prazo para pagamento de anuidade Atendendo as orientações do Conselho Federal de Administração (CFA), que baixou no último dia 23 de março a Resolução Normativa nº 579, o Conselho Regional de Administração (CRA-SE), seccional Sergipe, decidiu prorrogar por 90 dias o prazo para pagamento das anuidades 2020 da entidade. A medida visa contribuir com os administradores, credenciados no CRA-SE, que estão atendendo as normas impostas pelos Governos Federal, Estadual e Municipal para se recolherem em suas casas e assim evitaram a contaminação do corona vírus (CONVID-19). Diante deste cenário, muitos trabalhadores estão sem produzir e consequentemente sem gerar receitas. O prazo para pagamento das anuidades encerrava nesta segunda-feira, 30. Com a resolução, o prazo será estendido até o dia 30 de junho. Confira a Resolução Normativa nº 579.

Plataforma para acesso remoto aos serviços da Prefeitura é destaque em portal nacional ntre os trabalhos realizados pelas gestões durante a pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19, quando a principal orientação para prevenir a transmissão do vírus é o isolamento social, a Prefeitura de Aracaju ganha destaque nacional, no Portal Terra, ao lançar, em parceria com a IDoc, a plataforma digital AjuInteligente, ferramenta que dá acesso remoto, via internet, aos serviços oferecidos pela administração municipal e para que o cidadão não precise sair de casa.

 Quarentena Intitulada “Como Aracaju se organizou remotamente para atender o cidadão”, a matéria traz como gancho, justamente, a possibilidade de a população não quebrar o regime de quarentena para acessar centenas de diversos serviços através de um computador ou dispositivo móvel, os quais estão disponíveis 24 horas por dia, nos sete dias da semana, no site www.ajuinteligente.aracaju.se.gov.br.

 Transparência Outro destaque dado na matéria é a segurança e transparência oferecida pelo sistema, já que o cidadão pode monitorar e acompanhar cada estágio do processo, sendo que, nesse primeiro momento, a Prefeitura vai disponibilizar um suporte de orientação aos usuários, pois, embora esteja em pleno funcionamento na gestão, trata-se de uma novidade para a população.

 Mapeamento A matéria ressalta também que, antes de serem migrados para o AjuInteligente, todos os processos foram mapeados e modelados e, só depois, foram adaptados e implantados na plataforma. Para que isso acontecesse, contudo, pela primeira vez a Prefeitura contratou engenheiros de produção para elaborar e executar o projeto.

FAMES realiza Workshop On-line A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe, através da Escola de Gestão Governador João Alves Filho, irá realizar, às 14h de hoje, 1º, mais um workshop on-line, dessa vez para tratar sobre as providencias e perspectivas das Secretarias Municipais de Educação neste período de pandemia devido ao coronavírus. Os palestrantes serão o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-SE), José Thiago Carvalho; o consultor em Gestão Pública, com ênfase em financiamento da educação básica, Paulo Parente Lira; e o Presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Humberto Gonzaga.O programa utilizado pela FAMES para acesso à sala é o Hangouts do Google. É preciso ter uma conta no Gmail para participar, clicando no link minutos antes do início: meet.google.com/kch-acjs-vna

PARA JAMAIS ESQUECER 

Ato, covarde de alguém que prometeu defender a Constituição da República do Brasil Um vice- presidente eleito democraticamente não deveria saudar uma ditadura que matou, espancou e destruiu famílias brasileiras. Aliás, alguns desses covardes das Forças Armadas rosnam contra a democracia e a população do Brasil, mas falam “’delicadamente” com os ianques, para entregar a soberania do País e suas riquezas. Como exemplo, o blog cita o vergonhoso “acordo”’ para “alugar “ aos EUA a Base Militar de Alcântara (MA) Cujo ato se constitui crime de lesa-pátria, pois os inquilinos jamais tirarão as patas de lá. Para toda essa gente estúpida, Deus trouxe o Covid-19, como recompensa! Em tempo, depois do 31 de março: ditadura Nunca Mais! E os saudosos daqueles tempos devem sonhar com o Pau de Arara, eles adoram…

Ditadura militar De Bosco Rolemberg, preso pela ditadura militar registrando nas redes sociais ontem,31, para que ninguém esqueça o que foi aquele período: “Estas minhas pirogravuras foram pretexto para a auditoria militar negar meu pedido de liberdade condicional por incitarem a população contra o regime..”

 

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                       

Pará: Educação do estado contrata empresa por Dispensa de licitação no valor de 73,9 milhões para cestas de alimentação escolar, no período da suspensão das aulas por conta do coronavírus. Tudo certo se o capital da empresa não fosse de apenas 79 mil reais. Para dispensa de licitação (art.24, IV, Lei 8..666/93) empresa tem q ter no mínimo o capital de 10% do valor do contrato, ou seja, 7,9 milhões. Blog de olho em todos Estados, inclusive Sergipe as Prefeituras.

 

 

Simão Dias: líder comunitário Vavá da Lagoa Grande confirma pré-candidatura a vereador O líder comunitário de Simão Dias, Vavá da Lagoa Grande, será candidato a vereador pelo PODEMOS. Vavá recebeu convite do deputado federal Laércio Oliveira (PP) e aceitou o desafio de disputar o mandato. O PODEMOS deve formar uma chapinha para o embate por vagas no legislativo simãodiense. Vavá era filiado ao Cidadania, antigo PPS e tinha recebido convite de vários partidos, entre eles o PTB, do deputado estadual Rodrigo Valadares. Essa será a segunda vez que o mesmo tenta à Câmara, em 2012, disputou o mandato e obteve 76 votos dos simãodienses.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

ARTIGO

O vírus da ignorância Por Aldo Cruz

Estamos vivendo dias difíceis para a maioria dos brasileiros, por diversos motivos. Nesse momento a nação é atingida por muitos vírus, o mais comentado chama-se COVID-19. Da família corona vírus, conhecido por Novo Corona Vírus. Muitos estão comentando sobre seu poder de destruição, de onde veio, o que fazer para se prevenir desse inimigo oculto. Fala-se em muitos mortos, mais de cem mil em todo o mundo. Jornais, revistas, sites e muitos outros meios de comunicação estão dizendo que o vírus surgiu na China, ganhou o mundo e por fim, chegou ao Brasil. Nesse momento rezamos para que ele seja eliminado e o Brasil fique livre dele.

Mas outros vírus atingem o Brasil nesse momento. Um deles, é o vírus da IGNORÂNCIA. Um vírus letal que tem causado muitas complicações na vida do brasileiro. Não se investiu na cura para a IGNORÂNCIA. Muitos dos contaminados não conseguem aprender comportamentos básicos da vida social. Parecem não perceber a importância do respeito ao próximo, o respeito às regras de convivência que tornaria o mundo melhor. A contaminação pela IGNORÂNCIA afeta o funcionamento de áreas inteiras que foram criadas para harmonizar a convivência humana. Afeta as escolhas políticas, pois o brasileiro que deveria escolher o melhor agente político, acaba se apaixonando por um e o defende a qualquer custo. Não importa a capacidade, o que importa é defender para não reconhecer o erro que cometeu no dia da eleição.

Contaminadas pelo vírus da IGNORÂNCIA não conseguem perceber a importância de obter conhecimentos técnicos para a estruturação de uma carreira ou de uma instituição. Diante da falta de conhecimento, no momento em que se deveria travar um debate técnico na busca por soluções, o efeito do vírus leva as pessoas a se agarrarem a picuinhas nas redes sociais.
O tal vírus é tão letal que faz com que pessoas não acreditem umas nas outras e decidam viver cada um por si. Assim, elimina um anticorpo importante para a humanidade chamado SOLIDARIEDADE. E causa sintomas como egoísmo, autoproteção contra outros próprios seres humanos. É comum às pessoas contaminadas pelo vírus atingir também à natureza. O meio onde o próprio homem vive passa a ser atacado pelo vírus da IGNORÂNCIA. Lixo, derrubada de árvores, destruição das florestas, poluição dos rios que transportam a própria água que deve ser consumida pelo ser humano.

Por fim, os que não foram contaminados ou curaram-se desse mal não conseguem convencer aqueles que estão contaminados, mas detém o poder de produzir a vacina e fortalecer a EDUCAÇÃO, nome dado à vacina que curaria o tal vírus. Muitos conhecem a vacina, mas como a epidemia atinge até os próprios responsáveis pela sua produção ela não chega. Quando o laboratório que produz a vacina EDUCAÇÃO passar a funcionar corretamente e curar o povo do vírus da IGNORÂNCIA, qualquer outro vírus que atinja o nosso povo será eliminado facilmente, sem medo, sem pânico, sem mentiras, sem aproveitamento político dos fatos, sem fake News para manipular opiniões alheias. Com sabedoria, solidariedade, ar puro, água limpa, recursos hospitalares, segurança econômica e FÉ. Por hora, temos a FÉ.

Por Aldo Cruz
Lagarto – SE, 29 de Março de 2020.

ACORDO

Sindicato dos Radialistas e SINTASA conquistam volta de direitos dos trabalhadores (Ascom/Sindicato)

No final da manhã da terça-feira, 31, durante reunião na Secretaria de Estado da Administração (Sead) comandada pelo secretário George Trindade, ficou acordado que servidores da Fundação Aperipê e Secretaria de Estado da Saúde voltarão a receber, a partir de abril, o valor que vinham recebendo desde maio de 2019 e foi suspenso em novembro mediante parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Os valores correspondentes aos cinco meses de suspensão (novembro a março) serão pagos em três parcelas (abril, maio e junho).
A Lei nº 8.192, de 28 de dezembro de 2016, foi uma conquista dos servidores, através dela o nível de escolaridade de alguns cargos foram ajustados. Foi um segundo passo de correção após o PCCV, editado em 2014.

Com a lei, passaram a ter direito ao ajuste de escolaridade os seguintes servidores da Aperipê: editor de VT, eletricista de espetáculo, maquilador, operador de som e imagem, locutor apresentador, locutor entrevistador, locutor esportivo, produtor executivo de rádio e TV, assistente de estúdio e assistente de produção.

Assim como alguns servidores da saúde nos cargos de auxiliar de enfermagem, auxiliar de enfermagem QPE/PH, telefonista, telefonistas/QPE, telefonista QPE/PH e agente administrativo.

Em outubro de 2019 a PGE, mediante consulta, restringiu o pagamento desse direito, através de redução da Vantagem Pessoal Incorporada – VPI. No dia 22 de março passado, a Procuradoria acolheu o pedido do governador Belivaldo Chagas, protocolado através da Secretaria da Administração, para rever o parecer. Reconsiderou a tese jurídica para assegurar que a aplicação do direito aos servidores do PCCV, decorrentes da implantação da Lei nº 8.192/16 ou, até mesmo, aqueles decorrentes de erro administrativo anterior, não devia ter impacto negativo na VPI eventualmente percebida por servidores da Fundação Aperipê e Secretaria de Estado da Saúde.

O diretor do Sindicato dos Radialistas de Sergipe, Fernando Cabral, comemora a posição do Governo de Sergipe de “fazer justiça ao servidor da Aperipê e da Saúde” ao contribuir para o retorno do valor integral do direito implantado em maio de 2019.

Participaram da reunião a superintendente Executiva Lucivanda Rodrigues; a superintendente geral de Recursos Humanos, Zélia Mendonça; os diretores do Sindicato dos Radialistas do Estado de Sergipe, Fernando Cabral e Amilton Moreira; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na área da Saúde (Sintasa), Augusto Couto.

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

Diversos policiais e bombeiros militares têm demonstrado sua indignação com o desconto do Governo de Sergipe para a previdência de 13%, inclusive já se encontra o desconto de tal percentual no salário de março, que será pago agora em abril.

Durante a reforma da previdência estadual ocorrida no final do ano passado, o Governo de Sergipe acenou que deveria adotar o percentual estipulado pelo Governo Federal para os militares, que é de 9,5%.

O que é interessante é que, quando agora da pandemia, os militares sergipanos estão na linha de frente para auxiliar no controle do coronavírus, amargando nenhuma reajuste durante mais de 7 anos e nenhuma reposição salarial.

O que poderia dar o mínimo de alento a esta categoria tão sofrida, seria o Governo de Sergipe adotar para os militares, a mesma alíquota da previdência que foi adotada pelo Governo Federal, mas até a presente data não se vê nenhuma providência por parte do Estado, que desde janeiro continua praticando o mesmo desconto de 13%.

Na hora que se precisa dos militares sergipanos eles estão na rua, sacrificando a sua saúde e até mesmo sua vida com esta pandemia do covid-19, mas quando é a hora de valorizar, nada.

Com a palavra o Governo do Estado de Sergipe.

Matéria do blog Espaço Militar

PELO TWITTER

www.twitter.com/brunogagliasso

www.twitter.com/braynerr O 31 de Março é data para se tirar da memória. Não dá nem para falar sobre o que aconteceu durante esse período de repressão que alguns tentar fazer lembrar.

www.twitter.com/Iran_Barbosa O golpe militar que submeteu o Brasil a um regime de terror por mais de duas décadas mostrou-nos que ditaduras sempre significam opressão, tortura e desprezo à vida. Regimes antidemocráticos e líderes autoritários massacram o povo, desprezam a solidariedade e os valores humanos. Neste momento em que o obscurantismo, mais uma vez, ameaça a nossa vida é ainda mais importante dizer: Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça!

www.twitter.com/carapanarana “Quando a gente coloca todo mundo de volta na rua, o vírus se espalha ainda mais rápido e mais pessoas morrem. Então o que ele está propondo, na verdade, é um sacrifício em massa da população.”

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“A história é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos.” Cícero.

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais