Cotas e contradição

Parece haver uma grande contradição por parte dos estudantes de escolas particulares ao condenarem as cotas para alunos de escolas públicas ingressarem no ensino superior. Nas entrelinhas do discurso desses bem criados jovens, fica evidente a forma discriminatória como enxergam o ensino público. Por vezes, chegam a insinuar que os beneficiados pelo sistema de cotas são incapazes de cursar uma universidade. É aí que está a contradição: ora, se eles acham que só as caríssimas escolas particulares preparam o jovem para o futuro, por que se esforçam tanto para ingressar na Universidade Federal de Sergipe, que nada mais é do que uma escola pública, excelente por sinal?  Com essa visão equivocada da realidade, estes estudantes, que tanto discriminam o ensino público, deveriam virar as costas para a UFS e tentar conseguir vagas nas faculdades e universidades particulares.

Assustados

De um político da oposição preocupado com o grande volume de obras anunciado pelo governador Jackson Barreto (PMDB): “Fica difícil concorrer com quem dispõe de tantos recursos para investir em obras. É complicado até para aqueles que usam a política para lavar dinheiro”. É, talvez seja por isso que a oposição quer impedir o governo de tomar um empréstimo de R$ 250 milhões para investir na saúde.

Proredes

Com o título acima, o Jornal da Cidade publica hoje a seguinte nota: “A liminar que concedi estabelecia que era para ser dado o encaminhamento ao Proredes. Isso está sendo feito, pois o projeto foi lido e encaminhado para as comissões. Agora, como se dá o trâmite, se é ágil ou lento, é uma questão interna da Assembleia”. A declaração é do desembargador Ricardo Múcio, que concedeu liminar ao governo obrigando a tramitação do Proredes.

Avanço

Exame de imagem para a detecção de câncer agora podem ser custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se do PET- Scan, uma modalidade de diagnóstico por imagem que permite avaliar funções importantes do corpo. Esta é uma das tecnologias mais modernas para acompanhar a existência e a progressão de diversos tipos de câncer. Legal!

Rasga dinheiro

Por que será que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) não orienta o governo a suspender o repasse de recursos para pagar aposentadorias e pensões de servidores da Assembleia, Tribunal de Justiça, Ministério Público e do próprio TCE? Diligentes como são, os conselheiros deveriam sugerir que o governo use esse dinheiro para reajustar os salários dos servidores estaduais sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Façam isso, senhores!

Latas velhas

As empresas de ônibus de Aracaju estão pressionando para o prefeito João Alves Filho (DEM) aumentar o preço da passagem. Alegam que reajustaram os salários dos motoristas e cobradores, mas escondem que prestam um péssimo serviço à população. Aliás, pela qualidade do transporte coletivo, de graça ainda era caro demais. Que tal, antes de pensar em conceder o reajuste, João Alves dar uma voltinha pela cidade montado numa dessas latas velhas?

Saúde

São fortes os comentários dando conta que o prefeito João Alves Filho convidou o médio Alvimar Moura para assumir a Secretaria da Saúde de Aracaju. Os dois não confirmaram a notícia, porém setores da imprensa garantem que João e Alvimar se reuniram ontem à noite.

Olho da rua

Veja que situação: finalistas da Copa TV Sergipe de Futsal, os jogadores da Seleção de Itaporanga D’Ajuda correm o risco de serem despejados da Pousada Fazenda Viva a Natureza. O empresário Cicinato Mello, dono da hospedaria, alega que a Prefeitura de Itaporanga já deve R$ 11 mil, pois desde janeiro não paga a hospedagem dos atletas. Triste esporte sergipano.

UFS no sertão

A implantação do campus da Universidade Federal de Sergipe no sertão vai ser discutida segunda-feira próxima. Será durante reunião marcada para Nossa Senhora da Glória entre o governador Jackson Barreto (PMDB), o reitor da UFS, Angelo Antoniolli, e o prefeito daquele município, Chico do Correio (PT). No primeiro ano, o campus de Glória receberá 200 estudantes de Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e em um quarto curso que ainda será definido. As aulas devem ser iniciadas em 2015.

Suruba

A colega Rita Oliveira publica hoje no Jornal do Dia a seguinte nota: “Ontem, por volta das 15h30, um veículo Fiat, de placa PFS-9602, do 2º Batalhão da Polícia Militar de Sergipe, foi visto saindo de um motel na Barra dos Coqueiros. Enquanto isso, faltam viaturas nas ruas para dar segurança à população”. Certo tá é Genival Lacerda quando canta “nós sofre, mais nós goza”.

Filiados

Já podem ser consultadas no sistema Filiaweb da Justiça Eleitoral as relações atualizadas de filiados dos partidos políticos. Elas contem a data de filiação e o número dos títulos e das seções eleitorais em que os filiados estiverem inscritos. Para concorrer a um cargo eletivo nas eleições deste ano, o candidato tem de estar filiado à legenda pelo qual pretende concorrer há pelo menos um ano antes do pleito. O Brasil tem hoje 32 partidos com registro deferido na Justiça Eleitoral.

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Gazeta Socialista em 29 de julho de 1950

Resumo dos Jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais