Couro de fole

Após ter sido suspensa pelo ministro Marcelo Ribeiro, do Tribunal Superior Eleitoral, as eleições municipais de Riachão do Dantas foram reconfirmadas ontem pelo Pleno do TRE. O pleito acontecerá no próximo domingo e terá como candidatos a prefeito os vereadores Pedro Santos Oliveira, o “Pedro da Lagoa”, e Ivanildo Macêdo dos Santos. O primeiro já administra a Prefeitura interinamente. A eleição foi motivada pela cassação de Laelson Menezes, ocorrida em março passado sob a acusação de abuso do poder econômico. Cerca de 15.700 eleitores estão aptos a votar no domingo, isso se uma nova decisão não suspender o pleito novamente.

Voto em trânsito
Quem estiver em trânsito pelo Brasil nos dias 3 e 31 de outubro vai poder votar para presidente da República. Esta é a primeira vez que o voto em trânsito será permitido desde a adoção da urna eletrônica, em 1996. O eleitor que se encaixar nesta situação deve pedir, até o dia 15 de agosto, a habilitação para votar fora de seu domicílio eleitoral. O pedido pode ser feito em qualquer cartório eleitoral. Os locais de votação para os eleitores em trânsito podem ser conferidos nos site do Tribunal Superior Eleitoral a partir do dia 5 de setembro.

Vendendo bem
As vendas de combustíveis (álcool, gasolina comum, GLP, e óleo diesel) no último mês de maio em Sergipe tiveram um aumento de 1,66%, ante abril passado. No quinto mês deste ano foram comercializados no Estado 59,25 mil metros cúbicos de combustíveis. Segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em relação a maio do ano passado, as vendas cresceram 15,48%. No acumulado de janeiro a maio de 2010, comparado com o mesmo período do ano passado, as vendas de combustíveis cresceram 11,62% em Sergipe.

Festa petista
O PT fará uma grande festa hoje à noite, na inauguração de seu comitê central de campanha em Aracaju, que fica localizado na avenida Barão de Maruim, esquina com rua Lagarto. Esse será o grande ato público da campanha petista ao governo de Sergipe. “Sempre inicio minhas campanhas com duas grandes manifestações. A primeira acontecerá nesta terça com a inauguração do comitê. A outra será uma grande carreata saindo da colina do bairro Santo Antônio”, explica o governador Marcelo Déda, que concorre à reeleição.

Encontro nacional
Empresas de Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Rio grande do Norte, Espírito Santo, Alagoas e Paraná já confirmaram presença no II Encontro das Redes de Petróleo e Gás do Norte e Nordeste (Petronor). O evento acontecerá quinta e sexta próximas, no Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju. O encontro permitirá a integração entre as empresas que integram a rede Petro, além de garantir a realização de negócios e parcerias tecnológicas.

Primeira carreata
O PCB promove hoje seu primeiro ato público da campanha eleitoral em Sergipe. Será uma carreata, com início previsto para ás 14 horas no aeroporto de Aracaju. O motivo da manifestação é a chegada em Aracaju do candidato a presidente da República pelo “Partidão”, Ivan Pinheiro. Ele vem lançar a sua candidatura no Nordeste. A carreata percorrerá várias ruas e avenidas de Aracaju e se deslocará para Socorro, onde acontecerá a inauguração do comitê do PCB e o lançamento da candidatura de Leonardo Dias ao governo de Sergipe.

Novo prefeito
O presidente da Câmara de Vereadores de Santo Amaro das Brotas, Gilton Cardoso, é o novo prefeito daquele município. Ele substitui o prefeito Ivado Costa, que teve seu mandato cassado ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral, sob a acusação de compra de votos. Os advogados do cassado já garantiram que vão recorrer da decisão do TRE contra o afastamento. Enquanto isso, Gilton vai administrando as finanças e os problemas de Santo Amaro.

Poucos políticos
E os candidatos a cargos eletivos não demonstraram muito interesse pela posse da nova diretoria da Fecomércio, ocorrida ontem à noite no Centro de Convenções de Sergipe. Dentre os poucos que prestigiaram o evento estavam o deputado federal José Carlos Machado (DEM), que disputará uma vaga para o Senado, o candidato a vice-governador Nilson Lima (PPS) e o postulante a uma cadeira na Assembléia, Jorge Araújo (PDT). A nova diretoria da Fecomércio é liderada pelo empresário Abel Gomes da Rocha Filho.

Suinocultores reunidos
Acontecerá pela primeira vez em Sergipe, o Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura. Com início marcado para às 8h da próxima quinta-feira, no auditório do Sebrae, o evento pretende fazer um diagnóstico da suinocultura no Estado, debatendo seus problemas e perspectivas. Também serão apresentados aos participantes o Plano Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura e as ações a serem desenvolvidas em Sergipe.

Campanha na web
A legislação permite a propaganda eleitoral na internet, mas faz algumas restrições. Uma delas estabelece que as mensagens eletrônicas remetidas pelo candidato, partido ou coligação deverão conter mecanismo que permita ao destinatário solicitar seu descadastramento. A partir da chegada desse pedido, o responsável pelo envio da mensagem tem prazo de 48 horas para retirar o nome de sua listagem. As mensagens eletrônicas enviadas ao destinatário que pediu sua saída do cadastro, após o fim desse prazo de 48 horas, sujeitam os responsáveis à multa de R$ 100,00 por mensagem transmitida. 

Do baú político
Em 1968, o então governador de Sergipe Lourival Baptista presidia uma grande festa em Carmópolis. Discurso em mãos, Lourival descrevia a potencialidade do Estado para um público silencioso e uma imprensa nervosa com a quantidade de laudas que restava para ser lida. Lá pras tantas, o governador saiu com essa: “Sergipe é o maior produtor de petróleo do Nordeste, cuíca do Brasil”. Foi aquele espanto: “Como essa cuíca entrou no texto?”, indagavam-se todos. Finda a solenidade, o impagável e saudoso jornalista Santos Santana pede o discurso ao governador e verifica que não havia cuíca nenhuma. A frase era: “Sergipe é o maior produtor de petróleo do Nordeste, quiçá do Brasil”.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais