CPI da Comunicação. Blog apoia

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

"O melhor profeta do futuro é o passado." O blog recorre a frase do conhecido poeta inglês, Lord Byron para relembrar aos leitores mais recentes deste espaço que desde 2006 não só apoia, mas pede uma CPI da Comunicação em Sergipe para desnudar toda a imprensa.

Foram várias notas e artigos desde 2006. Em um deles, em 11 de setembro de 2006, com o título “Imprensa precisa ser desnudada” (https://.infonet.com.br/claudionunes/ler.asp?id=50585&titulo=claudionunes) , cobrou a necessidade da transparência e apuração dos contratos do governo do Estado com os meios de comunicação, citando o exemplo de um jornal que recebia R$ 300 mil mensais naquele período. Um absurdo!

E como sempre deixou claro: o titular deste espaço não tem vocação para santo e não tem intenção de ser melhor do que os outros colegas.  O blog tem posição ideológica clara.O que não se admite é a dissimulação, em que se pretende passar para a sociedade uma aparente imparcialidade.

CPI para todos contratos e as concessões – Por isso defende que seja feita sim uma CPI da Comunicação. Basta pegar os últimos 15 anos e passar um pente fino em todos os contratos do Executivo, do Legislativo (a imprensa questiona o contrato com a rede Ilha, sem licitação), Judiciário e órgãos como  o TCE e o MPE. É fácil descobrir se algum contrato foi superfaturado e não representa a real dimensão do órgão de imprensa.

   E a CPI precisa ir mais fundo. Chegar no ponto que atinge a todos e é um gargalo em todo país: as concessões públicas de rádio e TV. Um tema que o blog fica novamente à vontade.  “Caixa-Preta: “donos” no papel das rádios em SE”, (https://.infonet.com.br/claudionunes/ler.asp?id=113804&titulo=claudionunes )  foi um artigo publicado em 31 de maio de 2011, onde o blog mostrou todos os “donos” das concessões de acordo com o cadastro do Ministério das Comunicações. É assustador verificar que no papel nada é transparente.

A CPI da Comunicação poderá solicitar o apoio do Ministério Público Federal,da Polícia Federal e do Ministério das Comunicações para investigar profundamente se as concessões em Sergipe estão todas corretas. Se os nomes dos seus donos são reais e se eles tem poder aquisitivo de verdade. Se não existem laranjas. Se as transferências foram feitas às claras. Ou melhor, se no papel o preço da rádio é um e de boca são alguns milhões.

Que venha a CPI da Comunicação. Sem casuísmo, mas desnudando contratos e concessões nos últimos 15 anos. De outra forma não será transparente, não será apuração, será apenas politicagem barata.
        
E para os que se julgam dono da verdade, Goethe: "Ninguém é mais escravo do que aquele que se julga livre sem sê-lo.”

Jackson “Não quero secretário brincando nas redes sociais”
Pela objetividade do texto do jornalista Valter Lima o blog vai apenas republicar o que ele escreveu: Em reunião com secretários e deputados estaduais, governador em exercício cobra relação mais próxima entre administração e o parlamento; quer mais dinamismo na divulgação das informações de cada pasta e que isto chegue o mais rápido possível ao conhecimento dos deputados; Jackson também reclamou das assessorias de comunicação das secretarias: “cadê os assessores de comunicação? É só para receber? E o trabalho? E defender o governo? Levantar a bandeira?”; segundo JB, Governo "tem respostas para a oposição em todas as áreas" Toda matéria: http://brasil247.com/+bmbc5

Comunicação
O “carão” do governador em exercício, Jackson Barreto, com alguns assessores de comunicação das secretarias do Estado faz sentido. Tem alguns que parecem crianças pobres, só vão para escolar para comer. No caso deles, para receber salários.  O recado de Jackson foi dado e o estilo dele é de ficar “de olho” em tudo. Quem não se adequar é melhor pedir pra sair…

Desespero e o apoio de Lula e Dilma
As eleições diretas do PT em Sergipe tem deixado candidato desesperado. A última foram os vários telefonemas para militantes do interior avisando que ele (o candidato) tem apoio de Lula e Dilma. Já pensou? Se brincar Lula e Dilma desembarcarão em Sergipe.

CPI da Telefonia
Hoje, 22, à tarde continuam os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia na AL de Sergipe. A partir das 14h30 será  ouvida pelos membros da comisão Iaraci Maria da Silva, do Sintel e logo após, às 16h30, Solange Ferreira dos Santos. Os trabalhos serão realizados na sala das comissões.

Campanha “O Petróleo Tem que Ser Nosso”, na AL
Já pela manhã, no plenário da Assembleia o comitê estadual da campanha “O Petróleo Tem que Ser Nosso” estará presente no plenário da Assembleia a partir das 91h30 através de requerimento da deputada Ana Lúcia. O geólogo da Petrobrás e diretor do Sindipetro, Dalton Francisco dos Santos, será o palestrante representando a categoria petroleira e o comitê do petróleo.

Chico Mendes patrono do meio ambiente
O deputado federal Márcio Macedo foi o relator da proposta, já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara,que torna o ambientalista Chico Mendes patrono do meio ambiente brasileiro. A medida é de autoria da deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP). Como a proposta tramita de forma conclusiva e já havia sido aprovada pela Comissão de Educação e Cultura, será enviada agora ao Senado.

Valadares Filho, presidente Comissão.Importante para Sergipe
Ontem, 21, o deputado federal Valadares Filho, foi eleito como presidente presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados (CTD). A Comissão é a quarta mais importante da Câmara e é mais um importante espaço conquistado por Sergipe.

Fábio Reis parabeniza Valadares Filho
O deputado federal Fábio Reis (PMDB) parabenizou o novo presidente da Comissão de Turismo e Desporto,“Sergipe está muito feliz com essa indicação, tenho certeza”. O deputado Valadares agradeceu o cumprimento, que veio da “jovem liderança da região Centro-Sul de Sergipe, amigo e companheiro”.

Fiscalização
Valadares Filho destacou que, durante o seu mandato, a CTD vai continuar com o trabalho de fiscalização dos preparativos para realização da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016. “No primeiro semestre deste ano, visitamos as seis cidades sede da Copa das Confederações, no segundo semestre, pretendemos visitar as demais cidades sedes da Copa de 2014 a fim de acompanhar de perto todos os preparativos para a realização do Mundial de Futebol.”

Turismo
O deputado disse ainda que a Comissão de Turismo e Desporto vai aprofundar a discussão e o debate de temas que interferem no desenvolvimento do turismo e desporto no Brasil e que estará aberto para ouvir as entidades representativas de todos os segmentos econômicos envolvidos. “Sei que teremos muitas missões importantes a realizar nesta importante Comissão e estou inteiramente aberto ao diálogo com todos os setores envolvidos com as atividades que envolvem o turismo e o desporto.

Parceria
Valadares Filho destacou que vai trabalhar em parceria com os Ministérios do Turismo e do Desporto e também com as entidades representativas do setor turístico. “Quero trabalhar de mãos dadas com todos aqueles que se preocupam com desenvolvimento do turismo e do desporto no Brasil”.O deputado ressaltou o trabalho realizado pelo seu antecessor, o deputado Romário (sem partido). “Foi de grande importância para visibilidade desta Comissão, o trabalho realizado pelo nobre colega Romário”.

Piso nacional unificado para radialistas
O senador Eduardo Amorim (PSC) é um dos parlamentares que defendem os profissionais da comunicação (radialistas e jornalistas) no Parlamento Federal. Na tarde de ontem, 21, Amorim integrou o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Piso Salarial dos Radialistas (PL 3982/12) de autoria do deputado federal André Moura (PSC). “Defendemos o lançamento da Frente e estamos a disposição dos radialistas no Senado Federal para assegurar os  direitos que forem necessários”, informou o parlamentar.

Em Sergipe, MPE e TJ atuam de acordo com o município
Há muito tempo o blog questiona por qual motivo em alguns municípios o MPE pede que se retire nomes de pessoas vivas dos prédios e logradouros públicos e a Justiça acata, mas não acontece em todos os 65 municípios. Qual a diferença de um para o outro? Em Aracaju e Socorro são dezenas de prédios desta forma?

Itabaianinha e solicitação a Orlando Rochadel
Ontem numa decisão acertada, a Justiça, por conta de uma ação do MP, determinou a retirada de nomes no município de Itabaianinha. E os outros? O procurador-geral do MPE, Orlando Rochadel não poderia baixar uma portaria pedindo que todos promotores atuassem da mesma forma? Não é somente cumprir o que a Constituição Federal determina? É pedir muito ao MPE? Ou tem gente com medo de mexer com grandes autoridades?

Pirambu: Mutirão de limpeza continua nos povoados
Dando continuidade ao programa de limpeza nos povoados e na sede do município de Pirambu, mais de três toneladas de entulho e lixo foram recolhidas ontem no povoado Água Boa.Alem da coleta do lixo e entulho, a equipe de limpeza fez também a podagem de árvores, pintura de postes e meio-fio, recuperação de iluminação das gambiarras,

Continuidade
O trabalho de limpeza segue hoje no povoado Aguilhadas e durante toda a semana nos demais povoados a exemplo de Lagoa Redonda, Alagamar,  Marimbondo, Bebedouro, Santa Izabel, além de outros e a sede do município.Com as chuvas o mato cresce rápido e é preciso uma atenção mais especial, principalmente nos povoados onde o solo é mais fértil devido a falta de pavimentação, disse o secretário de Obras, Transporte e Urbanismo, Valter Amaral.

Nilson Lima no Cabaré
O Cabaré de Quinta entrevistará  hoje, a partir das 20h o secretário de Finanças do Município de Aracaju, Nilson Lima. O bate-papo é aberto ao público e acontece no Facebaar, localizado na Rua Joventina Alves, próximo a Praça da Imprensa.Nilson é auditor da Receita Federal e faz parte da administração do prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM) respondendo pela Secretaria de Finanças.

Saúde
A vereadora Emília Correa (DEM) lamentou o fato de o Estado não repassar as verbas para os municípios. Para a parlamentar, o repasse não está sendo feito como deveria, o que só aumenta o caos na saúde. “É preciso que haja uma sintonia e harmonização para que a população tenha um serviço de saúde digno. O Estado de Sergipe tem falhado nesse aspecto e esse caos vem se agravando com as inércias que gradativamente destroem o sistema de saúde de Aracaju com a falta desses repasses”, disse.

SiNPOL/SE: presidente é absolvido
Na manhã de ontem, 21, o presidente do SINPOL Sergipe, Antonio Moraes, foi absolvido da acusação de ter se apropriado de recursos e bens do sindicato. A juíza Jane Silva Santos Vieira, da 1ª Vara Criminal o pedido de absolvição formulado pelo Ministério Público e pela Defesa. Assim, tanto a acusação quanto a defesa concordaram não haver nada que imputasse ao presidente a prática da conduta delitiva. Após as oitivas das testemunhas, de acusação e de defesa, em audiência, sem precisar de prazo para entregar suas respectivas alegações finais, o Promotor de Justiça e o Advogado de Defesa, Carlos Alberto Menezes, pugnaram pela absolvição, o que foi atendido prontamente pela magistrada.

Verdade
Para o advogado de Defesa, Carlos Alberto Menezes, a disposição do Ministério Público em pugnar pela absolvição de Moraes, e da magistrada em reconhecê-la, ambos oralmente, em audiência, evidencia que a convicção restava configurada nos autos do processo. Emocionado, o presidente Antonio Moraes disse cada vez mais acreditar no Ministério Público e no Poder Judiciário sergipano. “A verdade real foi alcançada”, disse.

Dilapidado
Essa absolvição se refere ainda ao  episódio havido em meados de 2011, em que um grupo dissidente acusou o presidente de ter dilapidado o patrimônio do sindicato, destituindo-o. Na época, o presidente foi reconduzido judicialmente ao cargo, tendo todos os dissidentes sido destituídos da diretoria do sindicato pela categoria em assembleia.Para Moraes, essa página lamentável da história recente do SINPOL Sergipe deve ser virada. “O momento é de união e foco em não se permitir que privilégios a um único cargo desestabilizem o trabalho de toda a instituição Policial Civil.”, disse. Leia a sentença na íntegra:https://.tjse.jus.br/pgrau/consultas/exibirIntegra.wsp?tmp.numProcesso=201220100148&tmp.dtMovimento=20130821&tmp.seqMovimento=2&tmp.codMovimento=371&tmp.tipoIntegra=2&tmp.acao= Fonte: Agência SINPOL Sergipe.

Debate falta de professores
Na manhã desta quinta feira, 22, acontecerá no Ministério Público Estadual uma audiência com a Promotoria de Educação para discutir sobre a falta de professores nas Escolas Estaduais. “Solicitamos essa audiência por que é um absurdo Estarmos no mês de Agosto e ainda existir escolas sem professores de diversas disciplinas, tanto na capital como no interior, “relatou o estudante. Jan Victor, vice-presidente da USES – União Sergipana dos Estudantes Secundarista.

Direitos
Para ele isso é um assalto aos direitos dos estudantes. “Além da falta de estrutura os estudantes ainda vão encontrar escolas sem professores? Como, desta forma, conseguiremos tornar a escola pública um espaço de formação da Juventude, um espaço que estimule a reflexão, a criatividade e a curiosidade dos alunos? Por isso viemos pedir ajuda a MPE para solucionar este problema.  A audiência será com o promotor Luiz Fausto.

Colégio Olavo Bilac: nova licitação
A Ascom da Secretaria de Estado da Educação informou que está  sendo providenciada uma nova licitação para concluir a reforma e ampliação do Colégio Estadual Olavo Bilac. O projeto já se encontra na Cehop para que a licitação seja executada. A empresa Terramar Construções, que ganhou a licitação para executar a obra, não teve estrutura de dar continuidade à reforma da unidade de ensino, obrigando a secretaria a fazer o destrato do contrato.

Agilidade
Por diversas vezes o secretário Belivaldo Chagas visitou o canteiro de obras e cobrou agilidade nos trabalhos, porém a empresa não conseguiu concluir o serviço. A obra de reforma e ampliação da Olavo Bilac está orçada em R$ 1.332,148,51. É importante ressaltar que os recursos estão garantidos e a SEED não atrasou o pagamento de nenhuma fatura.

Nota de condolências
A Prefeitura de São Cristóvão, em nome da população e de seus servidores públicos, manifesta com tristeza e pesar, sua solidariedade ao juiz da comarca do município, Manoel Costa Neto, pelo falecimento de sua mãe, Laudelina Hora Costa, ocorrida na última terça-feira (20). A administração presta ainda suas condolências aos demais filhos Joel Costa Filho, Joelson Hora, Angela Tereza Costa Sales, Leonardo Hora e familiares.

Banese: resultados positivos no 1º semestre de 2013
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) publico ontem, 21, o Relatório da Administração e as Demonstrações Contábeis referentes ao desempenho da instituição no 1º semestre de 2013. Segundo a presidente do Banese, Vera Lúcia de Oliveira, os dados do balanço são positivos e demonstram o comprometimento da administração do Banco e do Governo de Sergipe com o fortalecimento da instituição como instrumento de desenvolvimento da economia estadual.

Base de negócios
De acordo com os dados, o Banese, com mais de 506 mil clientes em sua base de negócios, alcançou no 1º semestre de 2013 a marca de R$ 3,5 bilhões em seu Ativo Total e somou R$ 264 milhões em seu Patrimônio Líquido. O Lucro Líquido obtido pelo Banco foi de R$ 33 milhões e as Operações de Crédito, principais fontes geradoras de resultados, atingiram o valor de R$ 1, 628 bilhão, enquanto as Aplicações Financeiras totalizaram R$ 1, 256 bilhão.

Crescimento gradual e sustentado
Para a presidente do Banese, o gerenciamento dos projetos estruturantes e o acompanhamento dos indicadores definidos no Planejamento Estratégico do Banco orientam o crescimento gradual e sustentado dos resultados da instituição, tornando a empresa, cada vez mais, um referencial positivo na economia sergipana.

Contribuição e investimentos
“Há mais de meio século o Banese contribui incessantemente com o desenvolvimento econômico do Estado de Sergipe”, afirma a presidente Vera Lúcia ao destacar que o Banco, no 1º semestre de 2013, contratou novos funcionários, investiu em mais segurança em suas unidades e promoveu uma maior qualidade à aplicação de seus ativos, além de ampliar a acessibilidade de seus produtos e serviços, acompanhando a dinâmica do mercado bancário, hoje atrelada às questões conjunturais econômicas aliadas a um maior acesso aos meios digitais.

Responsabilidade social
Segundo a presidente do Banese, nos próximos meses o Banco do Estado continuará direcionando os seus esforços à expansão da base de clientes e do portfólio de produtos e serviços na rede eletrônica, além do apoio à força de vendas, sem esquecer os projetos de responsabilidade socioambiental e o incentivo às manifestações culturais e artísticas que enaltecem o sentimento de sergipanidade, muito presente na instituição.

Dia do Folclore
A Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju) em comemoração ao Dia do Folclore, 22 de agosto, estará realizando diversas atividades na Calçadão da 13 de Julho. O evento intitulado "Mirando o Folclore Sergipano? contará com barraca de cordel, várias apresentações e a exposição de fotografias, com tema "Dança e Folguedos", organizadas pelo Arquivo Público Municipal. Já a Biblioteca Pública Municipal Clodomir Silva realizará a exposição "Brincar é Coisa Séria". O dia lúdico terá também "contação de estórias", chamada de "Contos do Folclore", cuja responsabilidade será da Biblioteca Pública Municipal Ivone de Menezes.

Dia do Folclore II
Cantigas e brincadeiras também estão entre as atividades que serão desenvolvidas pela SEC/Funcaju no Dia do Folclore, através da equipe da Escola de Arte Valdice Teles. Também estão programadas apresentações de grupos folclóricos de outros municípios sergipanos. Da cidade de Laranjeiras, estará participando o São Gonçalo Mirim; o Ilariô, de Pirambu; Parfusos, de Lagarto; Bacamarteiros, do povoado Aguada, em Carmópolis; Batucada de Fogo, de Estância; e Banda Sinfônica, de Itabaiana. "É muito importante a gente manter acesos na mente do povo, as nossas tradições, os nossos costumes e o nosso folclore?, destaca o secretário Especial de Cultura, Josenito Vitale (NItinho).

Dia do Folclore III
Já na próxima semana, o Patrimônio Imaterial da Cultura será debatido durante três dias na I Jornada de Estudos promovida pela SEC/Funcaju. O evento acontecerá na Escola de Artes Valdice Teles, de 26 a 28, sempre no período da tarde, a partir das 14h. Para o evento que possui apenas 30 vagas, as inscrições podem ser feitas através do telefone 3179-3726, com Fonseca

Espaço Norcon Rossi terá Festival de Crepes
O Espaço Norcon Rossi se transformará em uma verdadeira creperia francesa neste fim de semana (24 e 25 de agosto). A iguaria culinária poderá ser apreciada por todos os visitantes do apartamento decorado do empreendimento Le Provence, projeto em lançamento no Jardim Europa, braço nobre do bairro Jardins. O evento gastronômico contará com diversas opções de sabores de crepes, tanto doces quanto salgados.

Convite
De acordo com Caroline Teixeira, diretora de Marketing e Comercial da Norcon Rossi, durante o tour gastronômico pelos crepes franceses, o visitante será envolvido por uma atmosfera provençal, pois o estande foi totalmente repaginado para receber o lançamento.  “Selecionamos músicas, imagens belas como a dos campos de lavanda da Provença, além de prepararmos uma sala de vídeo, onde será exibido o filme explicativo sobre o Le Provence. O Festival é um ótimo motivo para sair de casa, degustar um gostoso crepe e realizar um excelente investimento”, convida Caroline. O Espaço Norcon Rossi localiza-se na Av. Oviêdo Teixeira, no bairro Jardins. O Festival de Crepes funcionará das 9h às 20h.

Agenda
22 de agosto – Hoje é o dia do FOLCLORE. Palavra formada por duas expressões em inglês, FOLK (povo) e LORE (saber), na língua original FOLKLORE, significa: Conjunto das tradições, conhecimentos ou crenças populares expressas em provérbios, contos ou canções. Também representa conjunto de canções populares de uma época ou região. Uma terceira acepção de FOLCLORE é: Estudo e conhecimento das tradições de um povo, expressas nas suas lendas, crenças, canções e costumes. O sergipano Sílvio Romero, natural de Lagarto, é considerado um dos grandes folcloristas de nosso país. Outro nome de destaque nacional nesse importante setor cultural é Câmara Cascudo, potiguar. Em Sergipe, mais recentemente, destaca-se a figura da professora Aglaé Fontes como uma das maiores expressões nos estudos relativos ao FOLCLORE. Prossegue a escalada do dólar, que fechou ontem a 2 reais e 45 centavos. Demanda para abertura e final da Copa do Mundo já supera a capacidade dos estádios. Planos de saúde: governo suspende, Justiça libera. Estudo mostra condições de vida em regiões metropolitanas. Docente que vazou itens do ENEM é condenado. Nova emissora de televisão AL JAZEERA AMÉRICA promete manter noticiário sóbrio. Beyoncé fará shows no Brasil em setembro. FRASE: Sobre o dólar, de autoria do ministro Fernando Pimentel, do Desenvolvimento: “Eu acho que está ótimo.”

Curtas
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CRITICA VINDA DE MÉDICOS CUBANOS. /// SENADO APROVA PROJETO QUE AJUDA A REDUZIR TARIFA DO TRANSPORTE COLETIVO. /// DÓLAR FECHA EM ALTA, A R$ 2,45, A MAIOR COTAÇÃO DESDE 2008. /// STF REJEITA RECURSOS DE BISPO RODRIGUES E DE EX-DIRIGENTES DO BANCO RURAL. /// ARIANO SUASSUNA SOFRE INFARTO E É INTERNADO NO RECIFE. /// SARNEY RECEBE ALTA E DEIXA O HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS. /// SOLDADO AMERICANO MANNING É CONDENADO A 35 ANOS DE PRISÃO. MILITAR ENTREGOU DOCUMENTOS SECRETOS DOS ESTADOS UNIDOS AO WIKILEAKS. /// JUSTIÇA EGÍPCIA ORDENA A LIBERAÇÃO DE MUBARAK. /// UNIÃO EUROPEIA SUSPENDE EXPORTAÇÃO DE ARMAS PARA O EGITO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Ginásio de esportes
De acordo com levantamento feito no final de 2012, Aracaju é uma das capitais de nosso país que não possui um ginásio de esportes municipal. Ao longo dos anos, o Estado construiu vários ginásios em diversas cidades do interior. Em Aracaju, temos o Constâncio Vieira, sem dúvida ainda um bom ginásio esportivo, mas que se apresenta um tanto defasado em alguns detalhes, indispensáveis à prática de modalidades esportivas importantes, algumas delas olímpicas. Sabe-se que a primeira quadra de esportes coberta de Aracaju foi a do Clube do Trabalhador que, entretanto, tinha acomodações acanhadas para receber o público. No auge do futebol de salão, muitas partidas foram ali realizadas. Nos anos 70, foi edificado o Charles Moritz. Aí sim, passamos a ter o primeiro ginásio de esportes em nossa cidade. Enquanto que o Clube do Trabalhador era do SESI – Serviço Social da Indústria – o Charles Moritz pertencia ao SESC – Serviço Social do Comércio. O “Charles” passou a sediar, também, shows de artistas populares da época, como Roberto Carlos, Renato e seus Blue Caps e muitos outros. Anos depois, o governo estadual erigiu, ao lado do Batistão, o Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, com capacidade para 6 mil pessoas. Foi um grande avanço. A obra cumpriu e ainda cumpre o seu papel. Mas com certas deficiências técnicas. Portanto, está na hora de a PMA colocar em pauta a construção de um moderno ginásio. Muito certamente o jovem secretário Carlos Eloy trabalhará em prol do atingimento desse objetivo. O prefeito João Alves, que gosta do esporte, muito provavelmente endossará o pleito. E quem mais vai beneficiar-se com essa iniciativa será a juventude, ávida por participar de forma mais intensa nos esforços empreendidos pelo governo para transformar o Brasil numa potência olímpica. Com um projeto bem elaborado e um local escolhido de forma prática e objetiva, um novo ginásio de esportes, pertencente à municipalidade, pode vir a ser um grande presente para os segmentos envolvidos. E principalmente para o público que ama as demais modalidades esportivas, e não apenas o futebol, a mais popular delas. Fique claro que esta sugestão visa a colaborar com o desenvolvimento do esporte nesta terra dos cajueiros e dos papagaios. É só botar a mão na massa…

Reconhecimento
Não se pode negar que o presidente Carivaldo de Souza tem agido em defesa do nosso representante na Série D, o Sergipe, campeão estadual de 2013. Tendo ao lado o vice Miltinho, com o qual, aliás, o relacionamento é excelente, ambos os dirigentes da FSF mostram-se preocupados com a decisão da segunda vaga do grupo 4. Mesmo que as iniciativas não tenham surtido o efeito desejado, fato inconteste é que esforços houve, por parte da mentora sergipana. Há quem afirme que, pelo fato de Virgílio Elísio ser baiano, o todo-poderoso diretor de competições da entidade “mater et magistra” do futebol brasileiro pende, naturalmente, a favorecer, com suas decisões, o quadro do Vitória da Conquista. É importante deixar de lado essas hipóteses, que poderão funcionar como desculpa diante de um insucesso, no próximo domingo. O que o time do Sergipe tem que fazer, mesmo, é jogar bola. Exibir o futebol que surpreendeu todo mundo, antes das duas derrotas consecutivas, contra o Juazeirense e o Botafogo da Paraíba. O ótimo treinador Givanildo Sales, que enfrenta os problemas de frente, assumindo inclusive suas culpas, é um motivador nato. Chegou, então, a hora decisiva de mostrar que é bom em dois aspectos: o técnico-tático e o psicológico. E importante: não levar em conta que joga pelo empate. Conscientizar-se, de forma integral, de que o grupo tem valor e pretende comprovar isso “RUMO A CONQUISTA, EM BUSCA DE VITÓRIA.”

Jogos em São Luís
Com sua equipe de futebol sete e também de natação, a AABB Aracaju prepara-se para participar, no mês de novembro, de mais uma Jornada Esportiva dos Aposentados do BB. A fase regional correspondente ao Nordeste terá lugar na capital maranhense. O quadro formado por atletas com idade entre 50 e 60 anos tem representado bem a AABB Aracaju. Os treinamentos estão sendo intensificados, visando a manter o nível das últimas participações. A natação tem registrado, de igual forma, um resultado satisfatório.

Semana do aposentado
Também no mês de novembro vai acontecer a décima edição da Semana do Aposentado. Os eventos serão levados a efeito no período de 5 a 9 do mês 11. Atividades esportivas, culturais, sociais e de lazer fazem parte da programação.

Dia do Bancário
28 de agosto é o dia do BANCÁRIO. A data transcorrerá no auge da campanha salarial deste ano. Em 2014 o Sindicato dos Bancários de Sergipe vai completar 80 anos de existência. Seu presidente, José Souza de Jesus, já pensa na organização de uma programação à altura da importante efeméride.

Ingressos em casa
A FIFA confirma que a entrega dos ingressos para os jogos da Copa do Mundo de 2014 serão entregues em domicílio, isto é, em casa dos compradores. Mas essa medida não valerá para as meias-entradas. O período de aquisição referente à primeira fase começou em 20 de agosto e irá até 10 de outubro.

Segunda Fase
Após o sorteio dos grupos da Copa, que vai acontecer no dia 6 de dezembro, em Sauípe, na Bahia, os ingressos não vendidos e provenientes de desistências ou falta de pagamento serão colocados à venda.

Manifestações
O governo federal e a FIFA demonstram preocupação no que diz respeito a manifestações de protesto durante o campeonato mundial. “Este assunto faz parte de nossas discussões com o Comitê Organizador Local” – disse à imprensa Jerome Valcke, secretário-geral da FIFA, quando da visita ao Estádio localizado em Itaquera, bairro de São Paulo.

Punição
A atleta brasileira Vanda Gomes, integrante da equipe de revezamento 4 X 100, deverá ser punida em razão das críticas feitas à Confederação Brasileira de Atletismo após a eliminação da equipe nacional. A punição poderá ser de suspensão de 3 meses a 1 ano.

Mesmo regulamento
O regulamento do campeonato sergipano de 2014 (Série A-1) será, no essencial, o mesmo empregado este ano, por força do Estatuto do Torcedor. A FSF já trabalha nesse sentido.

Ainda o beijo
Foto postada pelo jogador Emerson gera reações iradas nas redes sociais. A revolta entre os torcedores foi muito grande. O camisa 11 do Corinthians, que aparece na foto postada no instagram dando um “selinho” no amigo Isaac Azar, dono de restaurante em São Paulo, tem namorada e se declara heterossexual.

Copa do Brasil

Resultados de ontem: Luverdense 1 X 0 Corinthians – Santos 1 X 0 Grêmio – Palmeiras 1 X 0 Atlético PR – Fluminense 1 X 0 Goiás – Cruzeiro 2 X 1 Flamengo. Na terça-feira, o Vasco venceu o Nacional do Amazonas por 2 X 0. O fechamento dos jogos de ida das oitavas-de-final dar-se-á hoje, com duas partidas. No Maracanã – Botafogo X Atlético Mineiro. Já o Internacional é o mandante do jogo contra o Salgueiro, de Pernambuco. A zebra do Luverdense, que derrotou o Corinthians, foi o resultado surpreendente das oitavas.

Neymar
Mostra sua categoria. Entrou na partida contra o Atlético Madri e marcou um gol de cabeça, em grande estilo. O placar final foi 1 X 1 entre Barcelona e Atlético, pela supercopa da Espanha.

Posição insustentável
Ao hesitar na garantia de segurança quando do encontro entre equipes do FUTSAL sergipano, a PM sergipana dá um péssimo exemplo. Usar desse expediente como moeda de negociação junto ao governo, deixando em segundo plano seu dever, expõe a sociedade e a própria imagem da Polícia Militar. Este é um assunto que merece uma decisão imediata e definitiva. Voltaremos ao assunto, oportunamente. As imagens mostradas pela TV Sergipe não podem mais repetir-se. Os danos ao esporte sergipano são incalculáveis.

Memória do esporte
22 DE AGOSTO – Em 1930, nasce o ex-goleiro Gilmar, em Santos (SP). Gilmar dos Santos Neves foi bicampeão mundial em 1958 e 1962 pela seleção brasileira. Atuou por muito tempo nos clubes CORINTHIANS e SANTOS.

Jogo rápido
Felipão convoca seleção para amistosos do mês de setembro. /// 7 de setembro – contra a Austrália, no Mané Garrincha, em Brasília. 10 de setembro – Diante de Portugal, nos Estados Unidos. /// O Coritiba de Itabaiana faz hoje, no Presidente Médici, seu primeiro amistoso de preparação para o campeonato da série A-2. /// O adversário será a seleção de São Domingos. O treinador do time itabaianense é Marcos Mendonça. /// Dirigentes do Atlético PR garantem que a Arena da Baixada ficará pronta no mês de dezembro.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ClovisCBMelo  Precisamos parecer um pouco com os outros para compreendê-los; mas precisamos ser um pouco diferentes para amá-los.

www.twitter.com/jsantana61  Desconfie de político que precisa se dizer honesto e jornalista que se diz independente.

www.twitter.com/betocego  Será que foi pretensioso da minha parte mandar um TT @Pontifex_pt ? Se eu falo com Deus toda hora por que não com o Papa?

www.twitter.com/sargentoedgard  Não finjo ser o que não sou, se gosto digo que gosto, se não gosto digo que não gosto, fácil assim.

www.twitter.com/AlberthoJorge1  A medicina de Cuba é humanitária! Daí a fúria de ALGUNS SEGUIMENTOS, vampiros da humanidade. Minha homenagem aos verdadeiros médicos!

www.twitter.com/Emiliano_Jose  Será que os críticos dos médicos cubanos tem alguma notícia sobre a saúde em Cuba?Não é só preconceito ideológico?  Não brinquem com saúde.

DO LEITOR

Novo estúdio da FM Sergipe. Assédio moral é isso!

E-mail enviado por um colaborador (a) da emissora: “Este é o novo estúdio da FM Sergipe, um cumbiclo menor que um

banheiro de uma kitnet. o locutor divide o espaço com equipamentos, sem ar-condicionado e um mal cheiro horrível. está é a FM Sergipe, a dona da falta de respeito com os profissionais que lá trabalham.”

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"O passado sedimenta o caminho, mas é preciso olhar sempre para à frente.” John Lee Hooker, bluesman estadunidense, nasceu em 22 de Agosto de 1917 e morreu em 2001.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários