CPMF não é solução para caixa dos governos

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Os argumentos favoráveis ao retorno da CPMF são fracos e se dissolvem num passe de mágica. O governo federal tenta o apoio dos estados e municípios dizendo que eles ficarão com uma fatia do bolo. Porém, o problema da previdência, que afeta vários estados e a falta de recursos nas prefeituras, não serão resolvidos com a CPMF.

É necessário que o governo federal resolva fatiar co bolo de verdade. E para isso é necessária a implementação de uma política municipalista dando mais autonomia financeira aos municípios. É preciso uma reforma tributária de verdade e não meia-sola que aparece apenas para tapar o rombo do momento.

A culpa não é apenas do atual governo federal, mas de todos os outros que não têm coragem de acabar com o ciclo vicioso de criar impostos para tapar suas incompetências.

No atual momento delicado, a presidente Dilma não conseguirá maioria para aprovar o imposto. Seria mais plausível a presidente conclamar as lideranças de todos os partidos para um grande Pacto Nacional para aprovar uma reforma tributária de verdade.

Uma reforma tributária justa é o caminho correto. Quem ganha mais paga mais. Chega de mais imposto.

Duras Críticas
O empresário Alexandre Porto fez duras críticas nas redes sociais à tentativa do Governo de reeditar a CPMF e somou-se à campanha contra o aumento de impostos. "Já temos uma das maiores cargas tributárias do mundo e péssimos serviços públicos. Nessa campanha eu me somo integralmente. Não estou disposto a pagar mais imposto. Você está?", questionou Porto, coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe.

Dificuldades financeiras
O governador em exercício, Belivaldo Chagas, participou de uma representação de governadores no Congresso Nacional, ontem, 16. O encontro objetivou aprofundar as discussões sobre medidas econômicas que possam aliviar as dificuldades financeiras vividas atualmente pelos estados brasileiros.

Solução
“Vamos iniciar um diálogo profundo com todos os envolvidos para que, juntos, encontremos uma solução para os problemas financeiros dos estados, os quais se agravam e deterioram a capacidade de investimentos nas áreas mais básicas como saúde, educação, segurança e infraestrutura. Queremos estar inseridos na solução, já que também assumimos grande parte dos problemas”, disse Belivaldo.

Arrecadação compartilhada
Após a reunião, os governadores concederam entrevista coletiva para esclarecer o que foi pactuado. O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), disse que buscar o equilíbrio fiscal é fundamental para o desenvolvimento do Brasil. “Queremos o debate, discutir propostas concretas que contemplem não apenas a União, mas também estados e municípios”, disse. Em relação ao retorno de uma contribuição aos moldes da CPMF, Dias anunciou que os governadores aceitam dialogar, desde que haja um compartilhamento da arrecadação com os estados e municípios.

Previdência
Sergipe, por exemplo, vai aportar em 2015 cerca de R$ 950 milhões no déficit da previdência. “Se não houvesse o déficit da previdência, nós teríamos uma grande capacidade de investimentos em obras, ações sociais e no funcionalismo, porém esse déficit é um dos nossos maiores impeditivos”, disse Belivaldo Chagas.

Cortes
Belivaldo Chagas lembrou que o governador Jackson Barreto já fez o dever de casa, cortando gastos, diminuindo o número de secretarias, de cargos em comissão, enxugando empresas, buscando economia e racionalidade nos gastos do governo. Contudo, a redução feita até  agora ainda é insuficiente para fazer frente aos gastos que crescem num ritmo maior que as receitas, principalmente, relacionadas a pessoal, mais especificamente,  a previdência.

Indisponibilidade bens de deputado
E a Justiça continua dando decisões no caso das subvenções da ALESE. Ontem, 16, a Justiça, atendendo ação do MPE, decretou a indisponibilidade dos bens do deputado lagartense, Gustinho Ribeiro, de Zênia Oliveira, Álvaro Brito, Anderson de Portugal e da empresa de locação Distac e da Associação Comunitária Josefa Evangelista, até o limite de R$ 227 mil.

Juramento solene: Advogado ficará “nu” em Praça se PD de Aracaju for revisado este ano
E o conhecido advogado Clarkson Moura resolveu radicalizar pelas redes sociais. Escreveu um juramento solene: Eu, Clarkson Moura, maior, sergipano, trigraduado, residente e domiciliado nesta Capital, prometo, sob palavra de honra, ficar "NU" em plena Praça Fausto Cardoso, se o desbundante e anoso Plano Diretor de Aracaju ficar revisado até o final da corrente Legislatura (2016). Aracaju, 16 de Setembro de 2015.

PDDU: suspensão de três audiências públicas
A Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), informa que por motivos técnicos as audiências públicas que integram a quarta etapa do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), marcadas para acontecer nos dias 16, 17 e 18 de setembro estão suspensas. No entanto, as plenárias entre os dias 21 a 28 de setembro seguem a programação normal. As audiências que foram suspensas serão remarcadas.

Audiência confirmadas:
21/09 – EMEF Prof José Antônio da Costa Melo ( Caic- Ceasa). Bairro: Getúlio Vargas.22/09- EMEI Mal Henrique Teixeira  Lott. Bairro: América;23/09- Colégio Dinâmico. Bairro: Salgado Filho;24/09- Associação de Moradores do Conj Inácio Barbosa. Conj : Inácio Barbosa;25/09- Colégio Estadual Santos Dumont. Bairro: Aeroporto;28/09- EMEF Tenisson Ribeiro. Bairro: Zona de Expansão (Robalo).

Pagamento aposentados e pensionistas
O presidente da Amase, Gustavo Plech, ao ser informado da possibilidade de atraso na data de pagamento – dos magistrados aposentados e pensionistas –  que sempre foi no dia 20 de cada mês,  telefonou imediatamente para o presidente do Sergipe Previdência, Augusto Fábio,  com quem mantém contato permanente e mensal e agendou uma reunião para ontem, 16.

Direito a paridade
Por conta de uma viagem a Brasília do presidente do Sergipe previdência a reunião ficou marcada para a próxima semana. Ele alerta que o direito a paridade garante que todos recebam no mesmo dia dos magistrados da ativa e se isso não ocorrer a Amase entrará com uma ação para garantir este direito.

Imortal
A Academia Gloriense de Letras empossou mais um imortal, José Araújo Filho, professor da língua portuguesa, aposentado da Universidade Federal de Sergipe, fala nove idiomas, disputou o cargo de Governador do Estado de Sergipe. Atualmente revisa os textos da Câmara Municipal de Aracaju.

Diálogo para evitar greve geral
Através de uma Moção de Apelo ao governador do Estado, a deputada Maria Mendonça, PP, alertou para a necessidade de uma diálogo para que os representantes do Movimento Intersindical dos Trabalhadores do Serviço Público sejam recebidos pelo governo. Uma greve geral de 72 horas está marcada de 22 a 24 de setembro.

População prejudicada
“É preciso que o Poder Executivo Estadual reabra o diálogo e busque evitar uma greve geral, pois quem vai pagar a conta de tudo isso, será a população de um modo geral que paga seus impostos e contribui para que o Estado possa funcionar”, avaliou, lembrando que o movimento tem 20 sindicatos de diversas categorias.

Frente parlamentar
Já a deputada estadual Silvia Fontes falou sobre a crise que atinge os municípios brasileiros. Com o anúncio na semana passada da queda de 38% na primeira parcela do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) a crise nos municípios só aumentou.Ela apresentou um requerimento convidando os dirigentes da federação de prefeitos de Sergipe e defendeu a criação de uma Frente Parlamentar em prol dos municípios.

Lei de Subsídios à Alese para a PM e CB
Preocupado com a situação dos Polícias Militares e Corpo de Bombeiros que ainda não têm o pagamento de salário de servidor estadual celetista, o deputado estadual Capitão Samuel (PSL) cobrou do Governo do Estado que encaminhe a Alese a Lei de Subsídios que beneficie as duas categorias. “Faço um apelo para que o Governo abra um canal de negociação com esses servidores e encaminhe à essa Casa Legislativa a Lei para ser votada”, pediu.

Saúde: encontro mundial
O secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Rogério Carvalho, representou o Ministério da Saúde na Sessão Plenária do Comitê de Avaliação Econômica e de Desenvolvimento, promovida pela Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico – OCDE, em Paris (França), no período de 12 a 16 de setembro de 2015.

Coordenação
Rogério coordenou a delegação brasileira e ofereceu à comunidade internacional a experiência brasileira na promoção e melhoria dos indicadores de saúde a partir da inclusão e da universalização como direito do cidadão.

Questionamentos
Após a apresentação, Rogério foi sabatinado pelas delegações dos 34 países e ofereceu detalhadas respostas aos questionamentos, que serão consolidados em relatório a ser desenvolvido pela OCDE e que servirá de análise para as discussões sobre a melhoria da saúde nos países membros.“Foi uma experiência gratificante. Apresentei e defendi a experiência do Brasil em Saúde, fui sabatinado por todos os países participantes e através disso, será produzido o relatório da OCDE sobre economia e saúde a respeito do Brasil para todo o mundo. Foi uma missão que exerci com muito afinco e dedicação”, explica Rogério.

IOSE em Canindé realiza exames.
Ontem, 16, o Instituto Oftomológico de Sergipe esteve na cidade de Canindé de São Francisco realizando exames para diagnostico do Glaucoma e revisão nas pessoas já identificadas com o problema.O atendimento aconteceu na Unidade Básica de Saúde Trevo, no centro da cidade e cada encontro teve uma média 200 atendimentos. O público alvo foi pessoas com mais de 60 anos, diabéticos ou hipertensos, pacientes que tiveram trauma ocular, pessoas com parentes com Glaucoma.

Desfile cívico do conjunto Augusto Franco
Com o intuito de resgatar os desfiles de bairro, há três anos a Casa Cultural Careca e Camaradas, da qual o vereador Max Prejuízo é coordenador, promove o desfile cívico no conjunto Augusto Franco em comemoração ao dia da Independência do Brasil. O desfile acontecerá no próximo domingo, 27, a partir das 15h.

Escolas
O desfile terá início na Avenida Canal 4, em frente ao Gbarbosa, percorrerá a Rua I e finalizará na Avenida Canal 5. Contará com a presença das escolas Francisco Portugal, Petrônio Portela, Santa Fé e Sagrada Família que são do Augusto Franco,  bandas marciais e de percussão das cidades de Carmópolis, Aguada e Ribeirópolis, das bandas escolares do Dom Pedro I, São Conrado, Olga Benário, Manuel Luiz, Freitas Brandão, Barão de Mauá, Castelo branco, Marco Maciel, Governador Valadares, José Conrado, IERB, entre outras.

João Oliva Alves é o mais novo cidadão aracajuano
O jornalista João Oliva Alves recebeu ontem, 16,o título de cidadão honorário de Aracaju, em concorrida solenidade, no plenário da Câmara Municipal, atendendo a sugestão do vereador Bertulino Menezes (PSB) e tendo a aprovação de todos os parlamentares da Casa.

Serviços prestados
"Oliva tem prestado relevantes serviços ao Estado", disse Bertulino, acrescentando que o homenageado, ao longo da vida jornalística, sempre foi um "exemplo de profissional sério, promovendo um jornalismo limpo, crítico, ético e que valoriza o exercício da cidadania”.

750 agentes de viagem do Brasil serão capacitados
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte (Setesp), e a CVC, maior operadora de turismo da América do Sul, assinaram acordo para a capacitação de 750 agentes de viagem em oito cidades brasileiras, consideradas campeãs de venda do destino Sergipe.

Locais
Com o mote “Você Conhece Sergipe” as capacitações serão realizadas entre 06/10 e 06/11/2015 nas seguintes cidades: São Paulo/SP; Campinas/SP; São José do Rio Preto; Salvador/BA; Rio de Janeiro/RJ; Brasília/DF; Belo Horizonte/MG; e Gramado (RS).

Contrapartidas
Entre as contrapartidas do acordo, Sergipe será destaque pelo período de 60 dias no site da CVC, além de exposição nas vitrines das lojas CVC de todo o país, ou seja, mais de 900 pontos de venda. Pelo acordo está prevista ainda a veiculação de 40 spots na rádio Nova Brasil, em rede nacional, nos meses de outubro e novembro de 2015.

Crea-SE/ SOEA
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) está presente na   72ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA) que acontece em Fortaleza. O maior evento anual do Sistema Confea/Crea e Mútua reúne engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geólogos, geógrafos, técnicos e tecnólogos, dos quatro cantos do País. “Sustentabilidade: água, energia e inovação tecnológica” é o tema dos debates desta edição 2015.

Comitiva/Crea-SE
A comitiva do Crea-SE é representada por 58 integrantes, entre profissionais da área da Engenharia, conselheiros, funcionários e convidados. “ O evento traz para discussão importantes temas que englobam o desenvolvimento do Brasil e, principalmente o futuro da humanidade”, disse o presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo Arício Resende.

FRASES TWITTER

www.twitter.com/sargentoedgard  A ALESE, tem 36 milhões em caixa, porquê não doa duas máquinas de radioterapia ao povo sergipano, é verba de subvenção, é para doar mesmo!

www.twitter.com/palmeriodoria  Os telejornais têm as simpáticas moças do tempo. A Folha tem a "moça do golpe". Faz suas previsões no Painel.

www.twitter.com/JoseRaimundos  É gavião querendo comer gavião,  lamentável. Falta consciência por toda parte.

DO LEITOR

Curso de odontologia da Unit deixa a desejar. SOS para Conselho de Odontologia e Ministério da Educação
E-mail do leitor Roberto: “Os discentes do curso de odontologia não são preparados para aplicação de anestesia. Apenas existe a aula teórica, mas a aula prática que é essencial, não existe. um absurdo, o conselho regional de odontologia poderia intervir nesta questão e até mesmo o ministério da educação.”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frase do Dia
"A literatura não funciona sozinha. Criamos em solidão e depois repartimos". João Carlos Taveira, poeta brasileiro, nasceu em 17 de Setembro de 1947.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais