Credibilidade: devolver dinheiro e afastar culpados

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Em meio as preocupações geradas pelo depoimento do ex-deputado Raimundo Vieira (Mundinho da Comase) em forma “delação premiada”, eis que surge uma informação bombástica, a de que: “alguns deputados vão solicitar ao presidente da Casa, Luciano Bispo, uma posição decisiva da Assembleia Legislativa, para que o Poder não fique desacreditado junto à sociedade”.

A informação acima foi publicada na coluna Plenário de ontem, 04, assinada pelo jornalista Diógenes Brayner, e seria cômica se não fosse trágica, a situação imaginária de que o deputado estadual Luciano Bispo, será capaz de adotar as medidas necessárias para recuperar a credibilidade do Poder Legislativo, isso porquê, desacreditado já está.

Em seu depoimento, Mundinho agiu como réu confesso, mas revelou nomes de outros parlamentares e descreveu detalhes operacionais, que reforçam os indícios encontrados pela investigação, sobre a existência de um esquema criminoso, montado para desviar as verbas de subvenção, que eram distribuídas pela ALESE sem critérios objetivos de escolha, ferindo de morte os princípios da isonomia e da impessoalidade.

Recuperar a credibilidade do Poder legislativo é fácil, exigiria apenas algumas medidas sacrificantes, como o afastamento de parlamentares cujo grau de comprovação com atos ímprobos já estão bastante acentuados, a devolução imediata dos recursos destinados ilegalmente em ano eleitoral e só. Bastariam essas duas medidas e a credibilidade da casa legislativa, ganharia rapidamente uma substancial oxigenação.

Mas como esperar que essas atitudes sejam adotadas, se alguns dos parlamentares investigados continuam insistindo na criação de fórmulas mirabolantes, que sejam capazes de assegurar a manutenção desse escândalo chamado “Verba de Subvenção”.

Alguns inocentes, defendem a permanência desse escândalo, sob a argumentação de que as entidades sérias, serão prejudicadas. Pura balela, o governo do Estado, tem respaldo jurídico suficiente para subvencionar as ações das entidades sérias, via Secretaria de Estado da Ação Social, mas mesmo assim, essa ajuda jamais poderá ser ofertada por indicação pessoal dos parlamentares.

Para aportar dinheiro público em qualquer projeto, o governo precisa criar critérios claros, sucintos e objetivos, de forma que todas as entidades que são reconhecidas pelo Poder Legislativo Estadual como de utilidade pública, possam concorrer ao benefício ofertado.

E cabe ressaltar que das verbas distribuídas pela ALESE, os valores destinados às entidades “sérias”, foram ínfimos. Foi ridículo o que a sociedade presenciou no dia de ontem nos jornais televisivos, quando ao tentar ouvir os deputados citados, eles corriam dos repórteres como o diabo foge da cruz, na verdade eles não estavam correndo das câmeras, mas sim com vergonha de encarar a sociedade.

Machado no PPS, o antigo Partido Comunista Brasileiro

A cada dia que passa com as mudanças partidárias os partidos e suas ideologias foram para o mesmo saco. Os partidos hoje se preocupam apenas em assumir o poder, não importando a forma. Ontem, 04, no programa de George Magalhães, Clóvis Silveira, que comanda o PPS em Sergipe anunciou o convite para Machado, do DEM, se filiar ao partido. Tudo normal. E aqueles que foram mortos e torturados em nome de uma ideologia? Morreram em vão?

Mobilidade: SMTT privatiza estacionamento público para o Senac
Tem jeito não! Por mais esforço que se faça a SMTT gasta fundos e mundos com publicidade, mas as ações são na contramão

Privatizando a rua: belo exemplo da SMTT Aracaju.

. Em pleno centro comercial, onde o trânsito é caótico, a SMTT resolveu ceder algumas vagas ao Senac ao lado do Cacique Chã e colocou a placa de “Exclusivo Senac”.  E ainda fala em mobilidade urbana, só se for privatizada…

Areia Branca, Capela, Divina Pastora e Socorro: foram as únicas prefeituras que pagaram dentro do mês?
O blog fez um questionamento sobre o pagamento dos servidores efetivos e comissionados das prefeituras dentro do mês, no caso o último mês de julho. Até o momento foi informado que as prefeituras de Areia Branca, Capela, Divina Pastora e Socorro pagaram toda a folha dentro do mês. Quem souber de outra pode enviar a informação.

Soja exportada pelo porto de SE: Uma luta que começou em 2013
O Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), está sendo manchete em todo país por conta da exportação de soja, através de uma rota inédita aberta pela operadora logística VLI, com investimentos da trading Multigrain, o Brasil está exportando soja não transgênica, com dois navios que deixaram na Barra dos Coqueiros. O primeiro navio partiu em maio, levando 28,7 mil toneladas de sopa para a Rússia e a segunda carga, de 26 mil toneladas, foi exportada em julho para o Japão.

Reformas no terminal
Para quem não sabe, o governo do Estado, foi o principal mentor na concretização desta operação. Através do ex-secretário e hoje assessor do governo, Oliveira Junior, com o aval de Déda e Jackson os esforços começaram desde o fim de 2013. Para que a soja pudesse ser exportada pelo TMIB, foram necessárias reformas no Terminal, e sobretudo uma importante negociação de preços e volumes, que poderá elevar o volume exportado em mais de 200% nos próximos anos, volume muito significativo para as operações do porto.

Importação de ácido sulfúrico
É preciso lembrar também em conta que em 2014 Sergipe  a importar pelo TMIB ácido sulfúrico para a produção de sulfato de amônio pela FAFEN, aumentando assim a variedade de fertilizantes produzida no mercado local e intensificando as ações do proto. Os dois fatos atendem à uma política de aproximação com o setor agrícola, por Sergipe tem uma importante vocação para produzir fertilizantes e pode ser um importante canal de escoamento da safra agrícola da região Nordeste (sobretudo com a BR-235 pronta!).

Servidores pedem reajuste e  PCCVs
Os servidores públicos da CTB/SE e 13 sindicatos do Movimento Unificado dos Servidores Públicos de Sergipe realizaram um expressivo ato com caminhada de protesto ontem, 4, no centro de Aracaju.

Parcelamento
Os servidores protestaram contra o parcelamento dos salários e exigiram do governo estadual a aplicação dos direitos e vantagens salariais previstas nos Planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCVs), subsídios e reposição inflacionária.

Título
O coordenador do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE), Marcelo Gerard Almeida de Andrade recebe em sessão solene na Câmara Municipal de Aracaju hoje, 5, às 17h, o título de cidadania aracajuana. O projeto foi da vereadora Daniela Fortes (PR) que já destacou várias vezes o trabalho do profissional durante as eleições 2014 e 2016.

Pequenas e médias empresas da ASEOPP conhecem  projeto do Sebrae 
As pequenas e médias empresas da construção civil, da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, estão finalizando uma parceria com o Sebrae-SE, através do programa “Encadeamento Produtivo”, que visa, entre outros objetivos, contribuir para a melhoria dos índices de competitividade e produtividade das empresas.

Exposição
Na reunião-almoço da ASEOPP desta semana, os consultores do Sebrae-SE, Paulo Afonso e Thiago Oliveira, que fazem parte da diretoria técnica, coordenada por Marcelo Farias Barreto, fizeram uma exposição do projeto para os associados. “O projeto é feito em conjunto através das demandas das empresas”, explicou Paulo Afonso.

Reunião
Os consultores do Sebrae/SE responderam a diversos questionamentos dos associados e vão aprofundar o assunto através de uma reunião de trabalho que poderá contar também com a presença do coordenador nacional do projeto “Encadeamento Produtivo”.

Canindé realiza a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutrição – CONSEAN.
Hoje, 04, aconteceu na cidade de Canindé de São Francisco em Sergipe, a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutrição – CONSEAN no auditório do Hotel Águas do Velho Chico. Com o objetivo de fortalecer os compromissos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o direito à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e nutrição.

Eixos
São três, os Eixos Temáticos em que os participantes vão debater Comida de Verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar. Dinâmica em Curso: escolhas estratégicas e alcance da política pública. E o Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.Estiveram na abertura da conferência os secretários, da saúde Enock Luiz, da educação Eliane de Moura Moraes, da Agricultura Carlos Fonseca, do esporte Missinho Balbino e da cultura Roberlange Feitosa, do Bem Estar Social Maria Leila e o Pastor George, presidente do Conseam.

Tratamento de resíduo hospitalar
A Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe, através da Procuradoria Especial dos Atos e Contratos Administrativos, por meio do procurador, Felipe Moreira de Godoy Vasconcelos emitiu parecer favorável à contratação de empresa especializada em prestação de serviços de coleta, tratamento, transporte e destino final de resíduos de serviços de saúde dos grupos A1, A4, B, D e E gerados pelo Instituto Médico Legal. O parecer de número 4511/2015 é resultante da consulta formulada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública com caráter emergencial.

Recomendações
Na oportunidade, a PGE orientou que a contratação deve seguir as recomendações contidas no ofício n° 296/2015 – obedecendo ao Decreto Estadual n° 24.480/2007. Além disso, os documentos apostos aos autos devem ser assinados pelo servidor competente e os xerografados devem ser autenticados.Vale destacar que a Procuradoria segue trabalhando em defesa dos interesses da sociedade para garantir o bom uso dos recursos públicos e assessora juridicamente todos os órgãos que participam da gestão do Estado de Sergipe.

3ª etapa do projeto de combate à cegueira
A prefeitura de Laranjeiras, através da secretaria municipal de Saúde realizou ontem, 04 mais uma etapa do projeto de combate à cegueira, desenvolvido em parceria com o IOSE e o Ministério da Saúde. Os atendimentos foram realizados na UBS Francisco Alberto Bragança.

100 pacientes
Na etapa mais de 100 pacientes com glaucoma fizeram a revisão do tratamento e receberam gratuitamente os colírios; outros 15 realizaram a consulta com o oftalmologista pela primeira vez. O procedimento é feito a cada três meses.

Acessibilidade na CMA
O vereador Lucas Aribé (PSB) pediu pela ordem ontem, 04, para parabenizar a Casa pela implantação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todas as suas sessões. “É um momento histórico e estou muito feliz. Hoje retomamos os trabalhos da Câmara Municipal de Aracaju com uma novidade que venho lutando desde o início de meu mandato: tradução em Libras das sessões. Até então só havia no programa Câmara em Ação”, informa o vereador.

Cidadania
Ainda segundo Aribé, pessoas com deficiência auditiva poderão, a partir de agora, ocupar a Casa do Povo e exercer sua cidadania, acompanhar todas as sessões e votações. “Agradeço ao presidente Vinícius Porto, aos demais vereadores e aos aracajuanos por mais esta vitória. Sinto me orgulhoso de poder presenciar este momento, no qual a Mesa Diretoria atendeu a um requerimento que serve de exemplo para todo o Brasil”, destaca o líder do PSB na Câmara.

Fiscalização da SMTT aos clandestinos
O vereador de Aracaju, Adriano Oliveira (PSDB), o “Adriano Taxista”, destacou o trabalho da SMTT (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito) na fiscalização dos veículos particulares que prestam o serviço clandestino de transporte de passageiros em Aracaju. Adriano, que tanto criticou a Superintendência, agora reconhece o combate ao serviço irregular.

Trabalho
“Quero parabenizar o trabalho da SMTT que agora sim está atuando e fiscalizando esses veículos particulares que prestam o serviço clandestino para a sociedade. Circulam sem autorização do Município e sem alvará de funcionamento. Sempre disse que não era justo responsabilizar a atual administração por conta desse serviço porque este problema é antigo, veio crescendo nos últimos 12 anos, e contou com a conivência e a falta de responsabilidade dos gestores anteriores. O combate aos clandestinos era um compromisso do atual prefeito de Aracaju”, destacou o vereador.

Projeto “Semeando Informação” distribuirá 10 mil sementes de árvore em Aracaju
Um estímulo à arborização urbana. É assim que pode ser resumida a campanha “Semando Informação”, que será realizada neste sábado, 08 de agosto, em Aracaju. O projeto é uma iniciativa do Grupo Informação (http://www.facebook.com/jinformacao) em parceria com o Instituto Canto Vivo, e já em sua primeira edição contará com uma meta ousada: distribuir 10 mil sementes de árvore aos aracajuanos.

Semente
Os voluntários estarão espalhados pelos diversos semáforos, ciclovias e calçadas do entorno da rótula de acesso à Ponte Godofredo Diniz (que dá acesso ao Bairro Coroa do Meio). A ideia é que cada pessoa receba uma semente, com instruções de plantio, e um panfleto, em papel reciclado, com informações sobre os objetivos da campanha e a necessidade de conscientização ambiental.

Comunicação
O Grupo Informação, que em 2015 completa 10 anos na área da comunicação em Aracaju, é um grupo sem fins lucrativos que tem como bandeiras a democratização da comunicação e um grande foco nas questões sociais e ambientais. O grupo já desenvolveu projetos como o Recicle-SE, uma campanha educativa de estímulo à reciclagem de materiais e à coleta seletiva de lixo, reconhecida melo Ministério da Ciência & Tecnologia, além de ter produzido o documentário “A destruição da paisagem natural em favor do crescimento urbano”, premiado pelo Governo de Sergipe em 2008.

Parceria
Para esta campanha, a distribuição de 10 mil sementes faz uma alusão aos 10 anos do grupo, e transmite a mensagem de constante renovação dos projetos e das ideias da equipe, além de contribuir para a arborização urbana. A ONG Canto Vivo, parceira do grupo no projeto, desenvolve também o projeto “Uma Floresta na Cidade”, com objetivo semelhante.

Manobra
O presidente Eduardo Cunha e aliados discutem manobra para votar o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Cotação do dólar
Fechou, ontem, em alta, pela quarta vez consecutiva, chegando aos 3 reais e 47 centavos.

Novo bispo
Depois de 3 anos, o Vaticano ordena novo bispo na China.

15 mortos
Foi o saldo de trágica queda de helicóptero na Colômbia.

Afastamento
O presidente da Câmara afastou o PT de cargos importantes nas CPIs da Casa. Dirigentes do Partido dos Trabalhadores reclamaram.

Julgamento
Contas de FHC e LULA serão julgadas nesta quinta-feira.

Segurança
PM e guarda universitária atuarão em parceria na segurança da USP.

Parcelamento e calote
O Rio Grande do Sul parcela salário dos servidores públicos e admite calote
na União.

Vacina
Contra o ebola tem 100 por cento de eficácia na  Guiné.

Horário especial
Os jogos pelo Brasileirão da série A, marcados para o domingo, às 11 horas da manhã, que eram considerados, inicialmente, uma experiência sem chance de sucesso, acabaram por se transformar em uma novidade que pegou, que veio para ficar. A média de público nas partidas disputadas nesse horário é maior do que em qualquer outra faixa horária, supera a média geral do Brasileiro desde sua criação e até a de torneios, como os campeonatos da Itália e da França. A CBF já passou a marcar duas partidas às 11 horas do domingo neste horário. Os dois jogos com maiores públicos no atual Brasileirão foram disputados às 11 horas: São Paulo X Coritiba – 59.482, no Morumbi  e Atlético Mineiro X Joinville – 55.987, no Mineirão.

Torcida rubra
Torcedores autênticos do Sergipe, o mais querido, começam a movimentar-se para que o time rubro possa entrar na temporada 2016 com um  bom elenco.

Entrevista
Concedida por Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, ao jornal Folha de São Paulo, apresentou algumas opiniões do cartola, como por exemplo: ‘Não tem a mínima lógica me acusarem de corrupção.” Alvo do FBI, dos Estados Unidos, ex-dirigente diz que processo sob suspeita ocorreu após sua saída da CBF. Nascido em Carlos Chagas (MG), e agora com 68 anos, Ricardo Terra Teixeira reside, atualmente, em Miami, nos EUA. Foi presidente da CBF de 1989 até 2012. Foi o criador da Copa do Brasil, e em seu período a seleção brasileira principal venceu duas Copas do Mundo – 1994 e 2002. Foi integrante dos comitês executivos da FIFA e da CONMEBOL.

Um pouco de História  – 1951 – Getúlio Vargas toma posse.
Getúlio Vargas, um dos maiores estadistas brasileiros, depois de exercer o cargo de presidente, como ditador, volta nos braços do povo, eleito pelo voto direto e secreto. Vargas preside o país até 1954. Realiza um governo nacionalista. Privilegia medidas que considera necessárias para a industrialização do Brasil. Quando a campanha “O petróleo é nosso” ganha apoio da opinião pública, envia ao Congresso Nacional um projeto em que propõe a criação de uma empresa petrolífera, a PETROBRAS.

PELO TWITTER

www.twitter.com/FreiJoaoPaulo  A briga é quem privatizou mais, quem roubou mais, quem tem gente metido em "consultoria". Como o focinho de um parece com o do outro!

www.twitter.com/odoricomonteiro  Com #MaisMédicos vamos sair do patamar de 1,8 médicos por mil habitantes, p/ 2,7 médicos por mil hab, em 2026, mesmo numero do Reino Unido.

www.twitter.com/marciorocha1  Dei uma passada no médico e ele me disse: "Seu estado não é nada bom"… Respondi: "Doutor, e eu lá quero que vc venha falar de Sergipe?"

www.twitter.com/braynerr  Os partidos políticos do momento não tem muita significância política, porque todos perderam ideologia e seus projetos políticos.

www.twitter.com/olhosdosertao  O PSDB, Globo e setores do judiciário vão querer administrar um país em pé de guerra após a prisão de Lula e após a consumação do golpe?

ARTIGO

Orgulho de Ser Sergipano  Por Rodrigo Paixão

O clima político em Sergipe está muito "solto", os "grupos" desbotaram, a cor agora é "umbigo". Carência clara de "liderança estadual" (caciques) ou de confiança da antiga receita. Porém as lideranças municipais, cada vez mais fortes, rompem o costume que a capital é quem dita as regras do jogo. A capital se tornou refém. A prova disto é o grande crescimento de 03 grupos políticos municipais (interior), os quais surgem com muita articulação e conquistas nos âmbitos municipais e estadual. A mudança é clara, o eleitorado quer proximidade, o eleitorado percebeu e começou a eleger candidatos que convivem o dia a dia nas mesmas ruas que seus filhos brincam e vivem. Sergipe avança na consciência política, claro que existem ainda antiguidades. Mas a mudança veio, e 2016 será a homologação desta tese. Formação de um Grupo político, é igual as escolinhas de futebol de antigamente que forneciam um futebol de qualidade aos brasileiros. Não se pode mais reunir pessoas em apenas alguns meses e intitular de "grupo", os sergipanos estão mais exigentes e querem Grupos e Líderes políticos, e não mais a enciclopédia "Barsa de eleição" do passado. O Brasil não é mais a mesmo, Sergipe não é mais o mesmo, não somos mais os mesmo. Porém continuamos a clamar por um cenário melhor.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
 
Frase do Dia
O mistério gera curiosidade e a curiosidade é a base do desejo humano para compreender. Neil Armstrong, astronauta dos Estados Unidos, primeiro homem a pisar no solo lunar, nasceu em 05 de Agosto de 1930 e morreu em 2012.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais