Crime não tem idade

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal aprovou ontem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) reduzindo a maioridade penal de 18 para 16 anos. Assim como os deputados favoráveis à proposta, a grande maioria dos brasileiros já é a favor de se prender adolescentes em penitenciárias, como se esse fosse o único remédio para conter a onda de criminalidade. Não é. Diferente do que pregam os defensores desse absurdo, não existe idade definida para o individuo começar a delinquir. A assustadora violência é causada por fatores mais complexos como a falta de políticas públicas para os jovens das periferias, os cada vez mais constantes conflitos familiares e a facilidade como as drogas chegam para viciar as nossas crianças. Mandar simplesmente garotos infratores para os presídios apenas aumentará a população dos horripilantes depósitos de seres humanos. Induzidos pelo meio em que vivem, outros meninos de 13, 14 e 15 anos serão escravizados pelo crack e, como zumbis, continuarão a violência praticada hoje pelos futuros maiores de 16 anos. Como diz o adágio popular, ‘a ocasião é que faz o ladrão’ e não a idade.

Novo chefe

O vereador Emmanuel Nascimento é o novo presidente do diretório municipal do PT em Aracaju. Ele foi empossado ontem em substituição ao deputado estadual Francisco Gualberto, que se afastou do cargo por problemas de saúde. Ocorrida na Câmara de Vereadores da capital, a posse de Nascimento foi prestigiada pelo presidente do PT sergipano, Rogério Carvalho.

Não saíram

A coluna foi induzida ao erro por uma petista. A moça informou que Vadinho e Eloísa Galdino deixaram a tendência “Construindo um Novo Brasil”, e que a ex-deputada estadual Conceição Vieira trocaria o PT pelo PMDB. As duas informações foram desmentidas por Eloísa e Conceição. A ex-parlamentar disse que nunca pensou em deixar o PT. Já Eloísa, além de negar a informação, revelou que Vadinho se encontra no exterior. Está feito o reparo!

Trabalho, trabalho…

A palavra de ordem no governo de Sergipe é trabalho. Pelo menos foi o que defendeu ontem o governador Jackson Barreto (PMDB) durante reunião com secretários e dirigentes de órgãos públicos. “Precisamos trabalhar para construir o futuro e cuidar das pessoas”, disse JB a seus liderados. Ele também lembrou que em uma época de crise, a dedicação e o trabalho daqueles que fazem o governo tem que ser três vezes maior do que em épocas de maior estabilidade econômica. Então, mãos à obra!

Apoio da OAB

A dificuldade encontrada pelos estudantes em relação à inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) motivou uma reunião entre o diretor da Faculdade Estácio Fase, professor Paulo Rafael Monteiro, e o presidente da seccional sergipana da OAB, Carlos Augusto Nascimento. “Defendemos que esta questão do Fies também seja discutido pelo Conselho Federal da Ordem, pois sem o financiamento o aluno corre o risco de ficar sem estudar”, afirmou Paulo Rafael. O presidente da OAB prometeu estudar a questão.

Prepare o bolso

Os remédios podem ser reajustados em até 7,7%. A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos fixou os percentuais máximos de ajuste autorizados. O aumento é menor para os remédios considerados de baixa concorrência. Medicamentos genéricos estão no grupo ao que se aplica o percentual máximo por serem tidos como de alta concorrência.

Apressadinhos

A pressa de alguns vereadores aracajuanos em deixar o plenário da Câmara tem dificuldade a votação de projetos. Eles comparecem ao trabalho, fazem discursos, mas dão no pé antes da fase de discussão e votação das matérias. O resultado é que, por falta de quórum, os projetos não são votados. “É preciso mais respeito à sociedade aracajuana”, cobra o vereador Bertulino Menezes (PSB).

Crise hídrica

E o senador Antonio Carlos Valadares (PSB) está preocupado com crise hídrica que afeta a região do Rio São Francisco. Segundo ele, a situação é tão séria que o reservatório de Sobradinho, o terceiro maior do mundo em volume e espelho d’água, está tendo uma redução considerável. Em janeiro de 2014, o volume útil da represa chegou a 50%, enquanto já em janeiro deste ano estava em 20%. Em março último chegou a 17%.

Reforço

O PMDB está de olho em lideranças de outras legendas. Segundo João Gama, presidente do PMDB em Sergipe, as portas do partido estão abertas para quem deseja engrossar as fileiras peemedebistas. O presidente citou a ex-primeira dama Eliane Aquino (PT) e o secretário da Segurança Pública, Mendonça Prado (DEM): “Os dois se filiam no PMDB na hora que desejarem”, frisou Gama.

Pela internet

A partir desta quarta-feira, os empregadores só poderão preencher o requerimento do seguro-desemprego e de comunicação de dispensa de trabalhadores por meio da internet. A medida pretende tornar mais rápido o atendimento e dar maior segurança às informações sobre os empregados. Antes, a documentação era preenchida pela empresa e entregue pelo trabalhador na hora de requerer o benefício.

É mentira!

Hoje é considerado o Dia d Mentira. A Wikipédia informa que No Brasil, a data começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira. Este periódico foi lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Recorte de jornal

Publicado no jornal Estado de Sergipe em 14 de setembro de 1919

Resumo dos Jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais