Crime não tem idade

Aterrorizados com a crescente violência urbana, nove em cada 10 brasileiros já são a favor da redução da maioridade penal dos 18 para 16 anos, como se esse fosse o único remédio para conter a onda de criminalidade. Não é. Diferente do que pregam os defensores desse absurdo, não existe idade definida para o individuo começar a delinquir. A assustadora violência é causada por fatores mais complexos como a falta de políticas públicas para os jovens das periferias, os cada vez mais constantes conflitos familiares e a facilidade como as drogas chegam para viciar as nossas crianças. Mandar simplesmente garotos infratores para os presídios apenas aumentará a população dos horripilantes depósitos de seres humanos. Induzidos pelo meio em que vivem, outros meninos de 14 e 15 anos serão escravizados pelo crack e, como zumbis, continuarão a violência praticada hoje pelos futuros maiores de 16 anos. Como diz o adágio popular, ‘a ocasião é que faz o ladrão’, não a idade.

Desembargador

O Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe ganhou ontem um novo desembargador. É o magistrado Ruy Pinheiro. Ele foi promovido ao cargo obedecendo ao critério de antiguidade para substituir o desembargador aposentado Netônio Machado. A posse do novo membro do Pleno do TJ vai acontecer às 17h da próxima quarta-feira, no auditório daquele Poder.

Bons meninos

Quatro agentes de trânsito fizeram uma boa ação na manhã de ontem. Ao perceberem um carro com defeito na avenida Rio Branco, centro de Aracaju, eles foram em socorro do motorista, empurraram o veículo até uma rua paralela e evitaram que se formasse no local um grande congestionamento. Aplausos, portanto, para esses bons agentes!

Esclarece

E o secretário estadual da Educação, Belivaldo Chagas (PSB), publica hoje nota de esclarecimento. Nela, o neosocialista explica porque recorreu à Justiça contra a eleição da deputada estadual Susana Azevedo (PSC) como conselheira do Tribunal de Contas do Estado. “Não poderia deixar de questionar o casuísmo com que alterações substanciais foram feitas na Constituição e no regimento interno da Assembléia Legislativa com o propósito de beneficiar determinada indicação”. Tá certo!

Nova chance

As inscrições para o Prêmio Estácio de Jornalismo foram prorrogadas até 20 de junho. Jornalistas de todo o Brasil podem inscrever matérias veiculadas entre os dias 11 de junho de 2012 e 10 de junho de 2013, cujo tema central seja Ensino Superior. No endereço eletrônico os interessados podem encontrar detalhes sobre o prêmio, inclusive ficha de inscrição, regulamento, notícias, vídeos e demais informações.

Saia justa

E o clima ficou quente ontem na Comissão de Segurança Pública da Assembléia. Ao término da sessão que ouviu a cúpula da SSP, o presidente dos trabalhos, deputado capitão Samuel (PSL), começou a criticar a liberação de alvarás para o Pré-Caju e Forró Caju. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Nailson Melo Santos, não gostou das insinuações e se retirou do recinto. O parlamentar acha que ele desrespeitou o Legislativo e promete propor uma moção de repúdio contra o militar.

Volta às aulas

O diálogo aberto pelo governador Jackson Barreto (PMDB) com os professores da rede estadual já surtiu efeito positivo. Reunida ontem em assembléia, a categoria resolveu dar um voto de confiança ao governo e suspendeu a greve deflagrada na semana passada. A categoria aceitou a proposta de reajuste salarial de 7,97% para todos os educadores, a partir de setembro próximo.

Balde cheio

Produtores rurais que se dedicam à pecuária leiteira serão beneficiados pelo projeto Balde Cheio. Desenvolvida pelo Sebrae, a iniciativa busca viabilizar economicamente as pequenas unidades produtoras de leite, incorporando novas tecnologias, reduzindo custos e elevando a produtividade. Serão beneficiados agora os produtores de Riachão, Boquim, Itabaianinha e Lagarto.

Ao relento

Diferente das grandes arenas esportivas construídas para a Copa do Mundo de 2014, a reforma do estádio Lourival Baptista não prevê a cobertura total das cadeiras. Expostas ao sol e a chuva, elas terão uma vida útil bem menor. Portanto, mesmo com os investimentos anunciados, depois da reforma o Batistão não vai ser essa Arena toda como pensam alguns. Será no máximo um MDB.

2º turno

Veja o que postou no twitter o diretor Corporativo e de Serviços da Petrobras, Zé Eduardo Dutra: “Oposição e setores da mídia comemoram a hipótese de haver 2º turno nas eleições de 2014. Perguntinha básica: e daí? Em 2006 e 2010 também não teve 2º turno?”. Teve e o PT venceu as duas com Lula e Dilma.

Essa é do baú

A história é bem fresca, mas se encaixa como uma luva no baú. Pois vamos a ela. A “Operação São João mais seguro”, desenvolvida terça-feira passada pela Polícia sergipana, tirou de circulação duas dezenas de bandidos e apreendeu drogas, armas e objetos diversos. Os policiais chegaram bem cedinho na favela da Miséria, zona norte de Aracaju, pegando a bandidagem desprevenida. Terminado o ‘baculejo’, todo o material apreendido nos quartos dos suspeitos foi exposto na carroceria da uma caminhonete para identificar o dono de cada peça. Ao se aproximar de um dos presos – jovem musculoso com quase um metro e oitenta de altura – um policial pergunta: “Aquele troço ali é seu?”, diz apontando para um robusto vibrador, desses que se compra em sex shop. Desconsertado, o malandro respondeu: “Oxente, autoridade, sou muito macho. A maconha aí pode até ser minha, mas essa coisa não. Qualé?”.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais