Cruzada de Britto X Fichas sujas

Os candidatos com problemas judiciais que se cuidem. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, o sergipano Carlos Britto, mesmo que sem contar com o apoio de todos os membros do órgão que preside promete uma cruzada moral nestas eleições municipais contra os candidatos que têm processos judiciais. Mesmo não tendo o apoio da maioria para impugnar as candidaturas dos processados, Britto anunciou ontem que fará a parte dele alertando a população sobre os candidatos com a “ficha suja”.

 

Em matéria divulgada ontem pelo TSE Carlos Britto  afirmou que convocará uma reunião administrativa nos próximos dias com os demais ministros do tribunal para discutir a “melhor maneira” de divulgar tais informações.”A Justiça Eleitoral tem o dever de informar o eleitor sobre a personalidade e a vida pregressa dos candidatos, e o eleitor tem o direito de ser informado”, disse o ministro, ao receber do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral -formado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e outras 36 entidades- um projeto de lei complementar de iniciativa popular que será enviado ao Congresso e tem como objetivo impedir a candidatura de políticos condenados por crimes graves. “A abordagem agora é outra. Não é mais a vida pregressa como condição de elegibilidade. Mas o TSE cumprindo seu dever de informar o eleitor sobre esse passivo do candidato”, afirmou o presidente do TSE, na FSP de hoje, 17.

 

A estratégia do ministro é buscar uma alternativa para limitar a participação eleitoral de políticos “fichados”, já que, na semana passada, o próprio TSE manteve o entendimento, por 4 votos a 3, de que os registros eleitorais devem ser aprovados, a menos que os candidatos tenham sido condenados sem mais opção de recorrer. Naquela ocasião, os ministros responderam a uma consulta do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) da Paraíba. O resultado serve agora como referência para os demais tribunais regionais do país.

 

De um modo geral, prevaleceu a tese de que a Lei Complementar 64 limita a inelegibilidade de políticos à condenação criminal, com sentença transitada em julgado (sem possibilidade de recurso) por prática de crime contra a economia popular, a fé pública, a administração pública, o patrimônio público, o mercado financeiro, pelo tráfico de entorpecentes e por crimes eleitorais, pelo prazo de três anos, após o cumprimento da pena.Britto disse que ainda não definiu a melhor forma para divulgar as informações, mas citou a internet como uma das opções a utilizar.Segundo ele, a legislação eleitoral obriga os candidatos a entregar “certidões criminais formais fornecidas pela Justiça”.”A temporada não é de caça às bruxas. É de uma saudável e democrática caça ao voto, mas que isso se dê limpamente, democraticamente, eticamente”, afirmou Britto na matéria da FSP.

 

Governadora do RN diz que filho preso é inocente

Deu na FSP de hoje, 17: ‘A governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria (PSB), disse ontem estar convencida da inocência do filho, que foi preso na última sexta em operação da Polícia Federal. Também falou que ficou abalada com a prisão.

O filho, Lauro Maia, 42, foi detido junto com outras 12 pessoas suspeitas de integrar um suposto esquema de fraudes em licitações na Secretaria da Saúde do Estado. “Ninguém vai me fazer baixar a cabeça. Vamos continuar fazendo o caminho do compromisso com meu Estado e minha cidade e não vou me deixar vencer pelo sofrimento.”

 

Filhos inocentes e perseguições políticas

O leitor deve estar questionando. Será que o MPF e a PF estão realizando ações em todo país prendendo políticos de todos os partidos e familiares, todos inocentes e apenas como “perseguição política”?  Será que muitos estavam acostumados com a impunidade e hoje não aceitam que a PF e o MPF têm autonomia total? A governadora do RN é do PSB, o partido da base aliada de Lula. É perseguição do governo federal a um aliado? Sei não, são tantos inocentes que o eleitor deve pensar que o único culpado é ele mesmo que concede mandatos a estes políticos, que por sua vez deixam a porta aberta para os familiares…

 

Mendonça Prado: como na semana passada

Na semana passada, o ex-governador João Alves, como noticiou este espaço iria anunciar a candidatura de Mendonça Prado a prefeito de Aracaju, mas por conta de algumas lideranças do DEM, resolveu pensar mais uma semana. Não deu outra. João anuncia hoje, em coletiva, às 7hs, a candidatura do genro, Mendonça Prado que pode ter como vice, o deputado Venâncio Fonseca, do PP, ou até um até mesmo um membro do DEM. Segundo a assessoria do ex-governador ele irá descrever também a perseguição que sofreu durante todo o mandato de governador. A coletiva acontecerá às 7h da manhã na rua Cedro, atrás do Batistão.

 

Alianças e oportunismos

As alianças políticas visando às eleições de outubro próximo, somente atestam o quanto falta nos políticos bases programáticas e ideológicas para se nortearem. Prevalece o oportunismo no seu sentido mais puro. Quem poderia imaginar uma aliança de João Fontes com Marcelo Déda e com o PT que lhe expulsou? A quem ele, João Fontes, chamou em vários momentos de partido do mensalão. Será que agora João Fontes agora virou mais um mensaleiro?

 

Zé Franco: da Fox para os braços do PT

Essa aliança traz ainda para as hoste do PT e seus aliados, nada mais nada menos, que Zé Franco, prefeito de Nossa Senhora do Socorro, que foi preso e algemado durante a Operação Fox, realizada pela Polícia Federal  em 18 de julho de 2006, quando também foram presas 35 pessoas acusadas de envolvimento em esquemas de fraude de licitações e desvio de verbas federais destinadas às áreas de educação e saúde. Foram presos oito prefeitos (seis de Sergipe, um de Alagoas e um da Bahia). E a adulação a Albano Franco para também compor essa grande aliança é outro fato que também precisa ser avaliado. Será a aliança também significa perdão? Atestado de inocência? Se for Albano estará perdoado de ter privatizado a Energipe e queimar cerca de 500 milhões de dólares em sabe lá no que. Zé Franco também terá também o perdão e certamente vão dizer que foi vitima de perseguição. Já João Fontes que moveu ação contra a privatização esculhambou todo mundo agora vai está juntinhos, no mesmo ninho.È o não é falta de programa político e de ideologia? Sobra ou não sobra oportunismo? E povo onde fica nesse história?

 

Grupo de Renatinho quer quatro secretarias

O acordo político em Propriá, envolvendo o atual prefeito Paulo Brito e o ex-prefeito Renato Brandão ainda não foi fechado porque  alguns correligionários de Renatinho estão com muita sede. Querem quatro secretarias, as mais importantes: educação, saúde, ação social e obras. É melhor entregar a prefeitura. O governador deu como garantia o retorno de Renato a Secretaria do Trabalho e o apoio de Paulo a candidatura dele a deputado estadual. Mas acham pouco. Não seria melhor entregar de vez a prefeitura a Luciano de Menininha?

 

PT terá candidato a prefeito em Dores

O Partido dos Trabalhadores terá candidato próprio a prefeito de Nossa Senhora das Dores. Trata-se do médico Gilberto dos Santos, que ocupou até recentemente a Coordenadoria de Atenção Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde. “Fiquei honrado com a escolha e, no mesmo momento, aceitei o desafio. O PT é um partido de expressão no município, tendo em seus quadros o vice-prefeito, o presidente da Câmara e dois vereadores. Acredito que chegou o momento de comandarmos os destinos do município”, avalia o pré-candidato.

 

Em Dores, tem mais três candidatos

Em Dores, há outras três forças disputando a prefeitura municipal. A da situação tem à frente o ex-secretário de Finanças, José Neto (PDT), apadrinhado pelo prefeito Fernando Lima, do mesmo partido. Lima, apesar de uma administração razoável, ainda não encontrou o vice ideal para seu candidato. A indicação, no entanto, deve sair do DEM do ex-governador João Alves Filho.O ex-prefeito José Américo, do PMDB ligado a Almeida Lima, é outro candidato da oposição, e deve ter como vice o empresário César Batalha, do PRB do Pastor Heleno. Aldon Luiz, do PSB, é outro que já colocou seu nome à disposição para a disputa de outubro, que promete ser bem acirrada.

 

MP de olho em Canhoba

Nas ruas e nos povoados de Canhoba não se falar outra coisa. Se não é o boato do deputado da região brada nos quatro cantos do município que tem 1 milhão de reais  para gasta na candidatura  do seu  irmão, que  custe o quer custar, tem que ser eleito prefeito, mesmo estando em último lugar nas pesquisas. Segundo as informações, as pesquisas apontam Naldinha da Farmácia, do PT, em boa situação, mas o deputado não aceita o resultado e tenta reverter a situação de outro modo. O MP está de olho em Canhoba.

 

Grupo coeso em torno da prefeita de Geru

Segundo informações o grupo da prefeita de Tomar do Geru, Iara Costa (PSC) está coeso e ela deve concorrer à reeleição em possível coligação com outros os partidos do bloco – PR, PT do B, PTC e  PMN, e o seu candidato a Vice-Prefeito será escolhido entre os Vereadores Domingos do Lopes, Dominguinho do Tabuleiro, Zé Araújo e Totinha, além do Ex Vice-Prefeito Gilson de Careca. Já houve uma consulta popular e a aceitação de cada um foi muito boa, pois há empate. No próximo dia 29, com as convenções, haverá a escolha das chapas majoritária e proporcionais. Até lá os entendimentos acontecerão entre os 5 postulantes e a Prefeita.

 

Desespero em Tobias Barreto

Em Tobias Barreto o ex-prefeito Diógenes Almeida, está desesperado e resolveu agredir, pela emissora de rádio, o governo do Estado. Todo porque as candidaturas de Dílson de Agripino e Marly Barreto estão polarizando a disputa no município. Ele não aceita e usa do expediente de agressões através da imprensa.

 

Prefeito vai antecipar salários de junho

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, anunciou ontem,16, que os servidores municipais terão os salários deste mês disponível para saque no dia 23. Segundo ele, a intenção é permitir que os servidores possam aproveitar melhor os festejos juninos. “Fizemos um esforço grande e vamos depositar os salários do mês de junho no dia 22, à meia-noite. Com isso, todos vão ter dinheiro no bolso para ir às festas, comprar fogueira, milho e ter um São João animado, como manda a tradição”, destaca o prefeito.De acordo com ele, a medida faz parte da política de valorização dos servidores, que vêm sendo adotada pela Prefeitura de Aracaju com o objetivo de fazer com que todos trabalhem satisfeitos, sentindo-se reconhecidos e agraciados pelo esforço cotidiano para transformar Aracaju na capital brasileira da qualidade de vida. A antecipação dos salários terá um impacto positivo na economia local, uma vez que cerca de R$ 24 milhões estarão circulando em Aracaju antes do previsto.

 

Salão de Turismo em São Paulo

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, participa na noite desta terça-feira, 17, da abertura do III Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que será realizado de 18 a 22 de junho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Realizado pelo Ministério do Turismo, o maior evento dirigido para o setor no país será aberto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, às 19h. Durante os cinco dias do Salão, o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo e da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), participa com 10 produtos sergipanos distribuídos em três balcões no estande institucional de Sergipe montado na Feira de Roteiros Turísticos – principal espaço de visitação do Salão.

 

Empregados da Prodase sem reajuste salarial

De um servidor: “Os empregados da Companhia  de  Processamento de Dados  de Sergipe (PRODASE/AGETIS)  estão desde 2006 sem reajuste salarial  o governo do Estado não cumpre  a obrigação de pagar em dia o dissídio coletivo da categoria   que  é em maio resumindo mais um ano se passou e até agora nada, só recebeu aumento de mais de 50% gerentes e encarregados (chefes) até quando  os empregados precisaram entrar na justiça para receber o que é de direito? Dissídio de 2006 encontra-se na Justiça. Dissídio de 2007 encontra-se no Crafi ou a caminho da Justiça enquanto isso os empregados sofrem isso não é JUSTO”.

 

Cristian Góes assume em Brasília

Ontem, por e-mail, o jornalista Cristian Góes, ex-presidente do Sindijor e que exercia a função de assessor de comunicação do MPF/SE, se despediu dos colegas porque assumirá em Brasília, o cargo efetivo no INSS, através de concurso público. Boa sorte a nova jornada do colega de imprensa.

 

A hora de o MPF chamar concursados

Com a ida do jornalista Cristian Góes para o INSS em Brasília, é uma boa hora para o Ministério Público Federal (MPF) convocar concursados para a assessoria de comunicação do órgão. O concurso foi realizado no início de 2007 e até agora pouquíssimos aprovados foram convocados. É a hora de o MPF dá o exemplo e convocar concursados, ao invés de manter comissionados ou estagiários no lugar de um profissional. O assessor de comunicação deve ser chamado para coordenar os trabalhos da assessoria do MPF que não pode ficar nas mãos de um estagiário, escolhido na última semana. A primeira colocada para a vaga foi nossa colega do Portal Infonet Gabriela Amorim, que aguarda pacientemente ser convocada para a vaga que conquistou. O Sindijor está de olho e o MPF, com certeza, dará exemplo, já que é contra os jeitinhos encontrado por muitos, para manter terceirizados, comissionados e até mesmo requisitar servidores, deixando de lado os concursados.

 

Deso paralisa nesta terça Estação da Cabrita

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) vai realizar na manhã desta terça-feira, 17, mais um serviço de limpeza nos decantadores da Estação de Tratamento de Água da Cabrita, ocasionando uma redução da oferta de água para a região sul de Aracaju até o início da tarde. A Diretoria de Operações e Serviços da Deso estima que a partir das 14 horas o sistema já esteja em operação e a normalidade do abastecimento aconteça ao longo do dia. Os bairros abastecidos pelo Sistema Cabrita são Atalaia, Aeroporto, Aruana, Coroa do Meio, Farolândia, Santa Maria, São Conrado e Mosqueiro, incluindo os conjuntos habitacionais e loteamentos situados nestes bairros.

 

Movimentação eleitoral em São Cristóvão

Do leitor Aley C. Prado: “Cercada pelas imponentes igrejas e pelos suntuosos casarões tombados pelo patrimônio histórico, a floresta anda muito nervosa nos últimos meses.Enquanto a velha raposa,cansada de ir à caça,tenta passar seu aprendizado para a sua prole,os insistententes-decadentes-pobres irmãos -urso carregam em suas mãos os vestígios do mel com que se lambuzaram recentemente. Isso é que dá ir com muita sede ao pote.Por outro lado,o distinto rato,com sua habilidade característica,que aliás se tornou sua marca principal,tenta morder o queijo mas com cautela,uma vez que já avistou a enorme ratoeira armada pelos guardiões para pegá-lo. Ainda há a “tigresa”,que depois de desfilar toda sua onipotência ao lado do leão da floresta ao lado,anda querendo desbravar novos horizontes.Não podemos esquecer o tucano,com sua visível palidez,quase sempre beirando à inexpressividade e cujo único destaque é ter nascido num berço de ouro muito reluzente.Correndo por fora,está o hipopótamo e seus amigos esquilos(guiados pelo cachorro do mato), para quem sempre sobra o papel de coadjuvante,nunca chegando a desempenhar um papel principal. Imparciais mesmo somente os guardiões da floresta,que não dormem no ponto,sempre atentos a toda e qualquer movimentação que possa comprometer os notáveis animais.E os outros animais,os súditos?Estes andam por ai,alheios a todo o processo,à espera do sopro do vento que os levará para um dos lados…”

 

1° Encontro do PMDB Mulher

Na tarde do último sábado, 14, cerca de mil mulheres aracajuanas se reuniram para participar do 1° Encontro do Movimento PMDB Mulher, realizado no Iate Clube de Aracaju. Temas como a violência, o preconceito e o abuso contra a mulher foram debatidos. As mulheres de diversos bairros de Aracaju assistiram a apresentações culturais de grupos artísticos da cidade e responderam a uma pesquisa relacionada aos temas debatidos durante o evento. Segundo a presidente do PMDB Mulher, a advogada Juliana Almeida, o movimento busca se fortalecer na luta por bandeiras que defendem os direitos de igualdade social feminino, bem como, a luta contra o preconceito, a violência e o abuso.O evento contou com a participação do presidente do PMDB Aracaju, senador Almeida Lima, de sua esposa, Maria Helena, de diversas lideranças dos bairros de Aracaju, do presidente de honra do PMDB, José Carlos Teixeira, do presidente municipal do PV Reinaldo Nunes, da presidente do PSDB Mulher Gilnar Xavier, da representante do PV Mulher, Núbia Lopes, da representante do PHS Mulher Miriam Barreto, entre outros líderes políticos.

 

Presidente do TJSE instala 21ª Vara Cível

O Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Desembargador José Artêmio Barreto, instalou ontem, 16, no Fórum Gumersindo Bessa, a 21ª Vara Cível, que terá como competência julgar processos de origem contratual comercial.De acordo com o Juiz Ricardo Múcio, que assume interinamente a 21ª Vara Cível, os novos processos serão encaminhados à Vara a partir de amanhã, até se completar a demanda estabelecida entre 1200 a 1500 processos. “A 21ª Vara vem com o intuito de desafogar o trabalho das demais varas da Comarca de Aracaju e conferir celeridade na prestação jurisdicional. Agradeço a confiança que o Presidente Artêmio Barreto tem em mim depositado, porque a responsabilidade é grande, uma vez que todos os novos processos da Comarca de Aracaju serão encaminhados para esta Vara”. 

 

Reflexões sobre o governo

Do leitor Manoel B. Santos: “Algumas questões me faz refletir sobre a política do atual governo.  Primeiro refiro-me às declarações do presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade sobre as justificativas do governo Déda sobre a ação policial contra os Sem Tetos na área do antigo Kartodromo. Segundo a nota oficial do governo, não precisava de ordem judicial para agir e defender uma área do Estado alegando como motivação a ação do  “desforço possessório”. Henri Clay não mediu palavras disse que era uma tese ultraconservadora, arcaica e reacionária que não se coaduna com os tempos atuais de convívio com a democracia. Ao ouvir a declaração do presidente da OAB através de uma emissora de rádio, ouvi o seguinte comentário de um taxista: “também o que é que se pode esperar de um governo liderado por um deputado e puxa facão no meio da rua pra botar sindicalista pra correr?”  É, o comentário do taxista certamente reflete não apenas aquele episódio. Mas outros como o dos estudantes do Colégio Dom Luciano, do Batistão contra os atletas do América de Propriá, dentre outros. Já pensou se o funcionário da Deso, com 31 anos de casa, demitido supostamente pelo fato de ter entrado na justiça contra a empresa, ao invés de entrar na justiça puxasse o facão para cobrar os seus direitos? Isso é o que pode se dizer de pregação da barbárie. Espera-se que essa sanha não venha remontar os tempos da lei do talião “olho por olho, dente por dentes”. 

 

“Os juízes agora serão os eleitores” I

Do leitor Dinho Santana: Grande Cláudio Nunes é por demais satisfatório participar do seu blog, o qual vem abrindo espaço para manifestações; as mais variadas possíveis. No dia 07 deste tive a oportunidade de escrever os Reféns I e II, tratando da chegada do ex-deputado Roberto Jefferson, a nossa Aracaju para defesa de um suposto empresário. No último dia 15 na coluna de Cláudio Humberto, assim se manifestou o presidente da OAB do Rio de Janeiro: “15/06/2008 | 18h46minOAB: Brasil, um imenso presídio O Brasil corre o risco de se tornar um imenso presídio, tamanho o número de corruptos que vem sendo detidos nos últimos tempos”. A afirmação foi feita pelo presidente da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous, ao comentar a prisão, na manhã da última sexta-feira (13), do assessor parlamentar Lauro Maia, filho da governadora Wilma de Faria e do deputado estadual Lavoisier Maia, dentro de sua casa, em Natal (RN). A prisão de Lauro faz parte da Operação Higia, que busca investigar e desarticular uma quadrilha responsável por desvios de verba pública. “Agora, ao invés de pretos, pobres e prostitutas de sempre são os poderosos e engravatados que estão sendo atingidos pelos rigores da lei”.

 

“Os juízes agora serão os eleitores” II

Tem razão o nosso presidente do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, o sergipano Carlos Ayres de Britto, só que temos que ponderar que se a corte maior no país abdica de punir a bandalheira será o eleitor culturalmente submisso; afinal somos de uma cultura escrava onde o senhor tem que dar a permissão!… “Alto índice de desemprego, faculdades; vendendo diplomas como os mercadinhos vendem de tudo, advogados fazem: “faz chover” e escancaram portas”, declarações publicadas dia 14 por Cláudio Humberto: 14/06/2008 | 00:00VarigLog: Audi isenta Lula e Dilma O presidente Lula está apreensivo com o depoimento do empresário Marco Antônio Audi, o ex-sócio do chinês Lan Chan na VarigLog, quarta-feira (18), na Comissão de Serviços de Infra-estrutura do Senado. Audi afirmou que o advogado Roberto Teixeira, compadre de Lula, “faz chover” e “escancara portas”. Ontem ele confirmou a esta coluna que vai depor e que “o presidente Lula e a ministra Dilma nada têm com isso”. É duro vermos em época de eleições as mesmices com as mais estapafúrdias desculpas para que “inimigos”, se tornem aliados para não dizer amigos de infância… Não podemos reclamar da violência se a nossa classe “DIRIGENTE”, não faz questão de passar isso, a CPMF, tão combatida pelo outrora PT (PT escancara as portas para o PSDB – Adiberto Souza), agora defensor da maquiada CPMF.

 

“Os juízes agora serão os eleitores” III

Mal interpretado quando no comentário Reféns (07/06), disse que de tão desorientado o também sergipano e presidente nacional da OAB, Cezar Britto não sabe nem em que estado está pelas constantes viagens, vejo que ao declarar: “quem deve cuidar da coisa pública tem que ter um passado confiável.” Corrobora quando digo que vivemos num país dos 171, ele que congrega uma classe que assim como nossos políticos andam com a credibilidade na lama, tem que começar a fazer uma limpeza a exemplo dos exames para que os mesmos tenham a carteira da Ordem para advogar, diante dos inúmeros cursos de gaveta e gritante falta de ética!… Ou continuaremos reféns da omissão, passividade sempre esperando alguém para fazer por nós.

 

Frase do Dia

“A sociedade de consumo, amplamente vitoriosa, nos impõe uma derrota acachapante: o fatalismo, a crença de que o mundo é assim mesmo, atracado a um conceito de civilização assustador, cuja medida de avanço é o aumento da capacidade de consumir. Quanto trabalho humano e quanto em recursos naturais e energia são gastos para multiplicar o consumo perdulário?…sem pensar em redirecionar essa força monumental para dar habitação digna, saúde, alimentação, educação e meio ambiente equilibrado para todos? É o Consenso dos Insensatos.” (Senadora Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, do qual pediu para sair).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais