Da abstenção por conta Covid-19 e a descrença de parte do eleitorado

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A Justiça Eleitoral em todo país teme que a abstenção eleitoral este ano chegue aos 30% por conta da pandemia. E a própria Justiça criou mecanismos para o eleitor justificar com o aplicativo e-Título um mecanismo móvel que facilita a vida de todos.

O blog entende que mesmo sem pandemia a abstenção iria aumentar. Ela vem aumentando a cada eleição chegando a uma média de 20%. É claro que alguns políticos insensatos não estão nem aí para a pandemia e a abstenção do eleitorado. Quem usa de meios escusos não se preocupa com nada.

Nesta eleição, com a possibilidade de abstenção de 30% e mais os 10% históricos de votos nulos e brancos, o alarme da democracia pode ser disparado: 40% sem querer escolher diretamente seus representantes é algo anômalo.
A verdade é que parte do eleitorado, principalmente mais consciente, está desacreditada com a classe política do país, não importa partido ou até mesmo condições ideológicas.

Um bom exemplo é Aracaju este ano. São vários candidatos, de muitos perfis partidários e ideológicos, mas nenhum empolga boa parte do eleitorado. Não passa credibilidade de que vai cumprir as promessas. Aracaju vive o marasmo de um feudo, desde o Plano Diretor, passando pelo meio ambiente, licitação transporte, transparência lixo, entre outros que nenhum destes que estão como candidatos terão coragem de mudar.

Nos municípios menores, por conta das divisões históricas, a abstenção é sempre menor, mas nos médios e grandes municípios ela é grande.

Os partidos políticos não empolgam. No Brasil, a maioria é comandada debaixo do braço de um mangangão que está em alguma esfera do poder.

A parte do eleitorado que está desgostosa, que ama a democracia, mas detesta os políticos que estão à disposição, está cansada das campanhas sem nortes e ideias, concentradas em desqualificar o adversário que na próxima eleição certamente estará aos abraços e beijos com o antigo desafeto.

E o quadro pode não mudar para 2022 se o eleitor não tiver uma opção real de vitória que não seja dos resquícios de um passado ligado à corrupção, que foi com o PT e um presente destroçado com um bolsonarismo da ultradireita com um aspirante a ditador no comando.

Aracaju não merece o que está à disposição hoje. E o Brasil merece que em 2022 apareça algum nome que possa unir o eleitorado e acabar com essa polarização entre dois modelos que dividem famílias, arranha amizades e destrói o País.


Arauá, Lagarto, Tobias Barreto e Malhador Estes são apenas 4 municípios de Sergipe que necessitam de tropas no dia da eleição. A Justiça precisa ficar atenta, porque tem vários outros. Tem muito meliante disfarçado de político intimidando e achando que voto se conquista na violência.

Vídeo: Sérgio Reis sofre tentativa de atropelamento em Lagarto Deu noNE Notícias : Quanto mais se aproxima do pleito eleitoral do dia 15 de novembro, o município de Lagarto coleciona mais e mais episódios de violência e intimidação sempre tendo como vítimas membros da oposição à gestão da prefeita Hilda de Gustinho Ribeiro, do partido SOLIDARIEDADE. Na tarde desta terça-feira, 10, o ex-deputado federal Sérgio Reis, irmão do candidato a prefeito Fábio Reis, novamente foi perseguido por veículos que, segundo ele, são conduzidos por pessoas do grupo do Deputado Gustinho, e quase virou vítima de um grave atropelamento. Toda matéria e o vídeo aqui: NE Notícias

Atenção Justiça Eleitoral: em Malhador, Jadinho Faro, candidato a prefeito, denuncia perseguição de adversários
O candidato a prefeito de Malhador, Jadinho Faro, postou um vídeo no instagram https://www.instagram.com/p/CHbKXauAYKG/?igshid=7knlg8vwd368 onde mostra carros perseguindo ele durante as visitas às localidades do município. “Além disso, nossos apoiadores também se sentem assustados por conta de vários carros suspeitos, de vidros fechados que insistem em nos perseguir. Um verdadeiro absurdo! Temendo por algo que possa nos acontecer, viemos a público declarar o nosso repúdio a esse tipo de atitude totalmente antidemocrática, baixa e sem cabimento.”

Itabi: áudio do ex-prefeito em grupo de whatsApp mostra desespero eleitoral E o ex-prefeito de Itabi, Rubens Feitosa, teve um áudio que virou motivo de piada no município. Ele denunciou que “meliantes” estavam estacionando carros e motos em frente das casas dos apoiadores e pediu para tirar fotos dos veículos e anotar as placas. Disse que são assaltantes de bancos, estelionatários, traficantes de drogas e delinquentes de pequenos roubos. Itabi é pequena. Qual o motivo dele não citar os nomes e ir pessoalmente à policia já que são meliantes com delitos graves? Estranho, muito estranho… Será fruto do desespero eleitoral? O áudio:



Laranjeiras: nota de esclarecimento Apesar de toda a sabotagem sofrida pela gestão municipal, ontem, 10, 5º dia útil, dentro do permitido por lei, a Prefeitura Municipal de Laranjeiras pagou salário de todo funcionário que ainda não tenha recebido. Mesmo com as artimanhas de certos opositores políticos que vem há meses usando de sua influência política para bloquear verbas do nosso munícipio, e assim prejudicar a gestão comandada pelo prefeito Paulão, estamos cumprindo com nossa obrigação, e pagando a todos dentro do prazo previsto por lei. Governo Municipal de Laranjeiras.

Sergas homenageia a Unit pelos seus 58 anos de existência Na última segunda-feira, dia 09, o diretor-presidente da Sergas, Valmor Barbosa, realizou uma visita de cortesia à Universidade Tiradentes (UNIT), como forma de retribuir a recente visita do magnífico reitor, Joubert Uchôa, à Companhia, bem como a doação de livros que a instituição de ensino fez ao acervo da biblioteca que está sendo montada na sede da Sergas. Segundo Valmor Barbosa, a ida à Unit foi uma forma também de a companhia homenagear a instituição de ensino e seu fundador, pelos 58 anos de existência, coroados de sucesso. Na oportunidade, a Sergas, representada pelo diretor-presidente e com a anuência dos demais diretores, fez a doação de uma obra de arte do artista, Pedro Silva, que retrata o estuário do Rio Sergipe, tendo ao fundo  a rua da Frente, em nossa capital.

Visionário “Antigamente as pessoas iam muito para a Bahia para estudar e se graduar, mas desde a  criação e ampliação das universidades e seus cursos, enfatizo a importância da Universidade Tiradentes nesse processo, isso mudou. Hoje, as pessoas vêm de outros estados estudar aqui em Sergipe, nas modernas instalações da Unit”, destacou. Valmor lembrou ainda que hoje a Unit se faz presente em vários estados do Brasil, seja com seus Campus, ou pelos profissionais formados em suas salas de aula. “Isso graças a um grande ator que é o magnífico reitor, Joubert Uchôa, que expandiu os horizontes da educação além fronteiras, em vários outros estados brasileiros e até em Boston, nos Estados Unidos. Uchôa é um homem visionário, que enxergou a necessidade em propiciar educação e cultura a uma grande parcela da população”, declarou.

Surpresa O professor Uchôa se mostrou surpreso pela homenagem e o carinho recebido através  da diretoria da Sergas, na pessoa do presidente, Valmor Barbosa. “Um homem competente e respeitado pelas suas atitudes de zelo pela coisa pública e pelo sucesso que desempenha em todos os órgãos os quais dirigiu.  E agora que chegou numa área dificílima, como é a área do gás, vemos Valmor realizando um trabalho de projeto futuro para a companhia”, disse.

Parceria Para o vice presidente de relações institucionais do grupo Tiradentes, Saumíneo Nascimento, o estreitamento das relações entre as instituições Sergas e Unit é muito importante e abrangem o eixo acadêmico, onde há tratativas para oferecer cursos de engenharias de graduação e pós-graduação para os colaboradores da Sergas; e de extensão, onde as instituições estão firmando uma parceria para contratação de estágios. “Além disso, estamos conversando e iremos estudar a viabilidade do uso do gás como energia para nossas instalações físicas”, explicou Saumíneo.



PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018       

 

Você já conhece o Movimento Doa Sergipe? O “Movimento Doa Sergipe” é uma iniciativa que tem como objetivo fomentar e incentivar o espírito da doação no estado de Sergipe. São mais de 10 instituições de diferentes causas sociais em Sergipe, que participam do Movimento e que prestam excelentes serviços aos seus usuários, com ajuda de empresários, amigos e sociedade em geral. Este é o segundo ano que acontece o evento, e a meta é arrecadar doações para as instituições, como a nossa, que faz parte do movimento Doa Sergipe. Cada doação conta, pode ser de alimentos, roupas, brinquedos, materiais de higiene e limpeza ou financeira. Conheça mais no www.doasergipe.com.br  e faça sua doação financeira através do link www.sympla.com.br/doasergipe__1040692 Informações:  3211-5642

 

 

Da série de fotografias do cidadão Wanderson Andrade: https://www.instagram.com/wanderson_bnw/
jesus Silva, 54 anos, catador de material reciclável, pescador de sururu, devoto de Nossa Senhora Conceição, município de Barra dos Coqueiros (SE)…









PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK



UTILIDADE PÚBLICA – NOVEMBRO AZUL


Urologista da Rede Primavera fala sobre o Novembro Azul e o combate ao câncer de próstata

O penúltimo mês do ano é marcado pela campanha do Novembro Azul, movimento que busca conscientizar a população sobre o câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata no Brasil é o segundo mais comum entre os homens. O Inca estima que serão 65.840 novos casos de câncer de próstata somente em 2020 no Brasil. A detecção precoce da doença melhora as chances de tratamento para o paciente.


Para tirar todas as dúvidas, vamos bater um papo com o urologista da Rede Primavera e presidente da Sociedade de Urologia de Sergipe, Dr. Mário Henrique Tavares Martins.

HP – O que é e para que serve a próstata?

MH – A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga, atravessada pela uretra e que em condições normais tem o tamanho de uma noz. A função da próstata é produzir parte do líquido seminal que serve para nutrir os espermatozóides.

HP – Que doenças mais comumente acometem a próstata?

MH – A próstata pode ser acometida por um processo inflamatório e infeccioso denominado prostatite, que geralmente causa dor e dificuldade para urinar. Também pode crescer com o passar do tempo gerando sintomas urinários – hiperplasia benigna da próstata ou ainda ocorrer uma transformação neoplásica do tecido, gerando o câncer da próstata que geralmente é assintomático.

HP – Como prevenir o câncer de próstata?

MH – Além da idade (a doença é bastante rara antes dos 45 anos), o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer da próstata é a história familiar da doença em parentes de primeiro grau (pai, irmão ou tio). A doença é mais comum em indivíduos da raça negra. Hábitos de vida saudáveis com atividade física e combate a obesidade parecem ter papel protetor. O que propomos é o rastreamento da população e maior risco, visando a detecção precoce, que torna a doença curável em cerca de 80% dos casos.

HP – Que exames podem detectar problemas na próstata?

MH – O rastreamento é feito com dosagem sanguínea de PSA e exame de toque retal. Quando encontramos alterações nesses exames, pode ser solicitada a ressonância magnética da próstata ou mesmo a biópsia da glândula. A ultrassonografia da próstata não tem acurácia para detectar o câncer e é usada para avaliação do crescimento benigno da próstata.

HP – Com qual idade os homens devem começar o acompanhamento?

MH – Aqueles com história familiar devem começar a fazer exames preventivos aos 45 anos, o restante, somente aos 50 anos. Os exames são rotineiramente feitos uma vez ao ano, a menos que o paciente tenha algum sintoma ou seja encontrada alguma alteração.

HP – Como é feito o diagnóstico do câncer de próstata?

MH – O diagnóstico somente é fechado com a realização de biópsia da próstata guiada por ultrassonografia transretal. Mais recentemente, tem-se realizado a fusão de imagens da ressonância magnética com as da ultrassonografia, aumentando a acurácia da biópsia.

HP – Qual a utilidade de toque retal e por que ainda há tanta resistência à realização deste exame?

MH – Somente com o toque retal o médico pode palpar a próstata e avaliar sua consistência. A presença de nódulos ou de áreas endurecidas, sugere a presença de câncer e uma biópsia pode ser indicada. O preconceito à realização de um exame tão simples é proveniente da cultura machista da nossa sociedade, mas o exame na verdade é bastante rápido e pouco doloroso.

HP – Qual a importância da realização de exames para o diagnóstico precoce e quais as formas de tratamento?

MH – O câncer de próstata, na maioria das vezes, se origina na periferia da glândula e por isso não causa sintomas em sua fase inicial. Muitos pacientes somente procuram o médico com sintomas da doença avançada (dor óssea, sangramento na urina ou insuficiência renal). O objetivo do diagnóstico precoce é detectar a doença em sua fase inicial e aumentar a chance de cura. O tratamento da doença localizada é com cirurgia ou com radioterapia, ambas com o objetivo de cura. Já a doença avançada (metastática) é tratada com bloqueio da testosterona (castração) e às vezes quimioterapia, nesta situação, infelizmente a doença não é mais curável.

HP – Que mensagem deve ficar do Novembro Azul?

MH – Os homens devem se cuidar e procurar o urologista anualmente a partir dos 50 anos ou em qualquer momento caso apresente sintomas. A urologia é a especialidade que trata das doenças do aparelho urinário e reprodutor masculino. Além de exames da próstata, o urologista pode auxiliar na avaliação da saúde global do indivíduo e promover melhora da qualidade de vida.


PELO TWITTER

www.twitter.com/afonsoborges Alteridade eleitoral.



www.twitter.com/gilbertotv Quero deixar aqui o meu repúdio a infeliz e absurda frase do presidente Bolsonaro: “Mais uma que o presidente Bolsonaro ganha”, comemorando a suspensão da vacina Coronavac.Torço para que dedique mais seu tempo pra administrar o Brasil. Foi pra isso que foi eleito. Esqueça o Dória.

www.twitter.com/jsantana61    Falta postura e compostura para ser chamado de cidadão. Para ser presidente, falta isso e todo o resto.

 

 

 

 

 

 



Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
Gente falsa não fala, insinua. Não conversa, gera intriga. Não elogia, adula. Não deseja, cobiça. Não colabora, interfere. Não participa, se infiltra. Não sorri, mostra os dentes. Não caminha, rasteja pela vida sabotando a felicidade alheia e sobrevivendo de seus restos. Jô Soares.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais