Da arrogância, do gestor público e da liberdade de fazer o q é certo

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O gestor público que deixa a arrogância dominá-lo está fadado ao fracasso e ao isolamento quando deixar o poder. Sim, porque o gestor arrogante não tem amigos, tem ao seu lado aqueles que são eternamente apegados ao poder, não importa quem estiver no comando e muito menos suas ações e suas concepções. Os aduladores do Poder.

O gestor prudente tem que dizer não, mas não precisa da arrogância diariamente para menosprezar os aliados e seus assessores. E muito menos expor e humilhar as pessoas publicamente como se fosse o dono da verdade e como se ela (a verdade) fosse única.

Um gestor que se comporta como estadista reconhece o erro e não tem vergonha de ceder. É possível ceder, reconhecer o erro e ao mesmo tempo não perder a razão.

Já o gestor arrogante não, tripudia, usa e abusa da força da máquina pública para retaliar, perseguir e zombar daqueles que não cedem ao seu desejo de comandar a tudo e a todos.

A arrogância e o ódio transformam um gestor numa pessoa vil. Alguém já escreveu que “o homem prudente pode ser obrigado a lutar, mas não com jogo sujo… deve-se lutar não somente com poder, mas também com a decência…”

Para reflexão e não deixar dúvidas sobre o papel deste pequeno espaço:

“Eu declaro que, se algum grande Poder concordasse em me fazer sempre pensar o que é verdadeiro e fazer o que é moralmente certo, sob a condição de ser reduzido a alguma espécie de relógio que recebe corda todas as manhãs ao sair da cama, eu aceitaria instantaneamente a proposta. A única liberdade que me importa é a liberdade de fazer o que é certo; a liberdade de fazer o que é errado estou pronto a dispensar nos termos mais baratos, para qualquer um que a leve de mim.” T.H. Huxley.

 

Por falar em arrogância Tem um gestor em Sergipe que está passando dos limites do bom senso: há poucos dias arremessou o telefone fixo do gabinete no chão, depois ligou para um pobre servidor dizendo impropérios porque ele o questionou num programa de rádio. O mesmo aconteceu com um dos poucos da imprensa que não se rendeu… Como diz pelas bandas da região Sul de Sergipe, vai acabar tendo um custipiu…

Imprensa “ mui amiga” Se tem um segmento muito, mais muito, satisfeito com o governo de Belivaldo Chagas é um setor considerável da imprensa sergipana. Dia sim, outro também, há declarações veladas de amor platônico ao governo que prejudica servidores e ainda não disse a que veio. Se alguém levanta a voz para criticar, logo é repreendido por “torcer contra”, não ter se conformado com a derrota ou ser ligado a político A ou B. O melhor e mais eficiente programa  até agora é o “seu Bolso, minha alegria”.

Tobias Barreto: abastecimento melhorou por quase um mês, mas agora falta água em vários locais O governo do Estado e seus aliados em Tobias Barreto, principalmente o prefeito Diógenes Almeida, alardearam que resolveram o problema da falta de água no município. De fato melhorou em quase um mês, mas tem 15 dias que os meios de comunicação do município se calaram e a falta de água está em toda cidade. A água que vinha de Itapicuru (BA) não está chegando. Os moradores tentam divulgar nos meios de comunicação locais, mas todos estão ligados aos dois grupos que apoiam o governo.

O aparelhamento de um sistema de comunicação sem fins definidos Usar uma televisão, ainda que com audiência diminuta, modificar a programação radiofônica sob a justificativa, ou desculpa mesmo, de se comunicar com os sergipanos é um pseudo-argumento que disfarça apenas o aparelhamento, o uso indistinto dos meios de comunicação estatais para promover uma imagem pessoal. O que estão fazendo com o sistema Aperipê é injustificável.

Silêncio das entidades de classes Este tipo de prática se assemelha ao que fez Stálin na antiga URSS e Hitler no Terceiro Reich. Ditadores costumam se apoderar dos veículos de comunicação oficiais para passar horas e horas blefando e dizendo meias verdades. Só em Sergipe mesmo. Tudo, claro, sob o silêncio complacente das entidades de classe.

Dupla “BB” irá se utilizar dos mesmos argumentos para privatizarem e arrocharem com o servidor Não pensem que, na prática, o presidente Bolsonaro e o governador Belivaldo se diferenciam na visão de estado, não. Ambos querem privatizar órgãos e na questão da reforma da previdência criarão arrocho para os mais fracos. Belivaldo e Bolsonaro não mexerão nos privilégio das castas mais altas acostumadas ao beneplácito do Estado

No escurinho dos palácios A diferença é que Bolsonaro diz isso abertamente, enquanto “Belivas,” por insegurança e prudência política, prefere maquinar no escurinho dos palácios a melhor forma de pôr em prática. Que o diga a “calamidade financeira” que teima em afirmar que Sergipe se encontra.

Itaporanga: vice-prefeito pode ser candidato a prefeito O vice-prefeito de Itaporanga D’ajuda, Francinaldo Alves, está construindo uma nova corrente política dentro do município. Algumas lideranças estão migrando para esta nova corrente que tem como líder o vice-prefeito que jura de pés juntos que será candidato a prefeito. o vice-prefeito rompeu com o prefeito Otávio Sobral no ano passado, 2018.

Ilegalidade na atuação do Núcleo de Segurança Escolar da SEED? Segundo um professor de direito, o Núcleo de Segurança Escolar da SEED age na ilegalidade principalmente ao penalizar os vigilantes das escolas com faltas. Não tem lei criando o núcleo. Segundo relatos, há ainda outra ilegalidade já que vigilantes que prestaram concurso para exercer suas funções como tais recebem diárias para engordar seus salários escrevendo a função inexistente legalmente de fiscais, ou seja, exercício ilegal. A denúncia está sendo formulada no MPE.

Petrobras aumentou o litro de óleo diesel em 2,5% nas refinarias no sábado, 16 Imprensa nacional: A Petrobras anunciou que desde sábado, 16, o preço médio do litro óleo diesel subiu 2,5% nas refinarias. Com isso, o valor nas refinarias passa de R$ 2,0005 para R$ 2,0505.Segundo a empresa petrolífera, é o primeiro reajuste no valor do combustível desde 09 de fevereiro, quando a companhia diz que reduziu as cotações. A Petrobras afirma que entre os motivos do reajuste está a alteração dos preços internacionais do barril do petróleo.

Custos Na sexta-feira da semana passada foi a vez de a gasolina ter aumentado. Os aumentos constantes do óleo diesel têm dificultado as atividades de transportes de cargas e passageiros, segundo os empresários do setor. Os custos com diesel, que são o segundo maior peso das tarifas de ônibus, subiram ao longo dos últimos 20 anos, 264,4% a mais que a inflação pelo IPCA – Índice de Preços ao Consumidor – Amplo.

Estudo Os dados são de um estudo da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, entidade que reúne 500 empresas de ônibus de todo o País. Segundo o levantamento, nos últimos 20 anos (de 1999 ao início de 2019), enquanto o IPC-A acumulou alta de 232,848% e a gasolina 293,68%, o preço do litro do óleo diesel disparou 496,88%

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Usuário desabafa indignado contra plano Unimed Do leitor Sérgio Augusto: “Gostaria de externar minha indignação quanto ao plano UNIMED. Tenho tido o desprazer de tentar marcar CONSULTA MÉDICA, para alguns especialistas e para minha “supressa”, só tem vaga para, em média, para daqui 4 meses. Além de consultar o guia médico e ao ligar para os credenciados, muitos deles não atentem mais pelo plano. Exemplificando. Meu plano é empresarial, nacional. Dito Top. Especialidade: nefrologia, 5 médicos credenciados no guia on line da UNIMED. Desses: Dois não atendem mais, 1, só em Estância (e coloquei o filtro para Aracaju na consulta) e os dois outros: um só tem vaga para 04 de abril e o outro 26 de junho, ainda para esse ano. Se continuar assim, só para o ano de 2020.Gostaria de uma atenção especial da UNIMED para atualizar o seu guia médico e saber, contratualmente, os médicos credenciados (cooperados) pode estabelecer cotas de atendimento, pois há caso (em outras especialidades), que sendo pago, o atendimento pode ser agendado para o dia seguinte.”

Ainda a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho- SEIT. O relato/desabafo de um servidor: “Na última sexta-feira saíram os decretos de nomeações do pessoas para a Secretaria sendo que 08 pessoas já possuem empregos em outras prefeituras Inclusive de Aracaju. Outro ofício elaborado (número 83), enviado a Felizola também cheio de pessoas de Prefeituras. Além de todos estarem sendo desrespeitados e passando por humilhações ali dentro. Estamos vendo que nossos colegas que trabalham de forma correta sendo passado para trás. As Eminências Pardas zombam da gente e diz em alto e bom som que todos podem ser exonerados a qualquer tempo além das reduções de salários. Motoristas já foram 7 demitidos, pais de família e o último demitido tem mais de 10 anos na secretaria. O motivo das demissões substituição dos indicados de Luci (irmã mais velha da Vice), que manda mais que a própria Secretária. Sobre os Contratos dos Pipeiros relatado no blog semana passada, deu uma confusão enorme. Todos nós fomos ameaçados, estamos impossibilitados de usar os instrumentos de trabalho como fazer ofícios, dar encaminhamentos a documentos importantes. O serviço de assessoramento aos municípios aos Cras e Creas parados a 2 meses, o programa aluguel social (para famílias sem moradia) atrasado, elas querem colocar as pessoas delas, não demora muito as famílias invadem a Secretária mais uma vez. A pasta das mulheres ainda não tem representante, mas vão convidar uma técnica do município de Maruim para assumir (as outras técnicas que sabem executar o trabalho não serão chamadas). A diretora de Assistência da SEIT, é funcionária da PMA, cobra horário dos funcionários da forma mais absurda, mas ela mesma e equipe que trouxe não cumpre horário na Secretária. Sexta as 11h ainda estava na PMA e as atividades paradas. A secretária LEDA Lúcia ainda não mostrou para que veio é pelo andar ada carruagem não vai mostrar, porque a equipe da madrinha não deixa. Belivaldo está cego e não ver o atraso de vida que ele pôs na SEIT. Maltrata funcionário, demite, zomba e reduz salário. É isso o governo da democracia?”

Justa homenagem em Riachão do Dantas E o ex-prefeito e ex-deputado Roberto Goes foi homenageado no último fim de semana na abertura da Copa Cidade de Riachão de futebol de campo. O nome dele foi dado ao troféu do evento que é patrocinado pela prefeitura da cidade, através do prefeito interino, Pedro da Lagoa.

Indenizações da Prefeitura de Aracaju, secretaria de Governo De um ex-comissionado “Nós temos o direito constitucional de receber indenizações (férias não pagas e 13º) seja na iniciativa privada ou publica em todos os níveis. O problema que por conta da investigação do MPE os exonerados da Secretaria de governo não receberam ainda suas indenizações com a alegação que está em análise. Não há impedimento algum que não possa ser pago as indenizações dos comissionados exonerados em 2016, da prefeitura de Aracaju. Só que a secretaria de governo está no processo apenas porque tem a obrigação de assinar todos os decretos do município. Além disso, mesmo assim na própria secretaria já pagaram algumas indenizações de 2017 e 2018. Além de mais de 15 funcionários ter recebido suas indenizações. Como pode?”

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Nota de Esclarecimento – Confraria do Carro Quebrado

A diretoria da confraria do Carnaval do Carro Quebrado comunica à população em geral que face as últimas medidas adotadas pelos órgãos estruturantes de apoio, como a Secretaria de Segurança Pública através da Polícia Militar, que em todas edições fez com excelência a segurança da festa, NÃO OCORRERÁ A 14ª. EDIÇÃO DO CARNAVAL DO CARRO QUEBRADO (2019), o que esperamos retomar ano que vem, depois de superadas as questões de ordem pública, e também financeira, diante da dificuldade de formalizar patrocínios para realização da festa.

Ao tempo em que lamentamos pela impossibilidade da realização da nossa tradicional festa de Momo, desejamos um feliz carnaval para todos que anualmente brincam no Carnaval do carro Quebrado.

A Diretoria
Confraria do Carro Quebrado

 

Foto de mais uma tragédia anunciada: a estrutura da cobertura do Estádio Batistão está ficando totalmente enferrujada, sem qualquer tipo de manutenção.. Vão esperar que aconteça uma tragédia anunciada pra depois buscar justificativas ou colocar a culpa em alguém? Não seria melhor tomar as providências rapidamente?

PELO TWITTER

www.twitter.com/ayres_britto Engolir a própria arrogância faz bem à digestão da alma.

www.twitter.com/marcoslmsantana As pessoas se unem ou por princípios ou por interesse. Embora eu acredito que o principal motivo seja o interesse.

www.twitter.com/Jabbnascimento A síndrome do poder gera amnésia para deixar os amigos da caminhada no acostamento da vitória.

www.twitter.com/andrizek Amigo meu disse que o Brasil criou um sistema único no mundo: o presidencialismo monarquista. Tem o presidente e três príncipes mandando. E eu acrescento: um monte de bobo da corte aplaudindo…

www.twitter.com/Diogoringenberg De tempos em tempos a sociedade deve discutir as instituições mantidas com o suado dinheiro dos seus impostos, sobre o que está funcionando e aquilo que não está. Os Tribunais de Contas brasileiros não estão funcionando. Precisam ser reformados, senão melhor que sejam extintos.

www.twitter.com/sxavierfilho Pena, tive que bloquear tanta gente por uma opinião… sobre futebol. Pena. Converso sobre tudo, leio, respondo, nenhum problema com críticas. Mas não abro mão do respeito. Ofendeu, block. Sem recursos.

www.twitter.com/WagnerDantas_ Uma oração tem o poder de acalmar a alma, aquietar o coração e oferecer forças para seguir na caminhada da vida! Ore sempre com fé e serás abençoado.

www.twitter.com/capsamuel
O governante sem discernimento
aumenta as opressões,
mas os que odeiam o ganho desonesto
prolongarão o seu governo.
Provérbios 28:16

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Engolir a própria arrogância faz bem à digestão da alma.” Carlos Ayres de Britto.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais