Da aversão mútua DEM/PT, surgirá 3ª Via

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Duas entrevistas de deputados do PT nos últimos dias deixaram claro que o governador Jackson Barreto terá muitos problemas para conseguir aglutinar todos os aliados com o desejo do DEM participar da aliança.

O deputado Gualberto, que é o líder do governo na AL, e presidente do PT em Aracaju, em entrevista ao Jornal do Dia deixou claro que Jackson Barreto não precisa de João Alves para vencer as eleições 2014. Ontem, 06, a deputada Ana Lúcia ao conceder entrevista ao radialista Eduardo Abril, na rádio Capital do Agreste, disse que todo  agrupamento que ela faz  não sobe no palanque ao lado do DEM.

90% do PT não quer aliança – Jackson já tem problemas com o PSB e o PCdoB, partidos que podem se unir em torno de uma candidatura comum e com a resistência do PT a uma participação do DEM na chapa majoritária o problema só aumenta. Uma liderança petista disse ontem que 90% do PT não quer aliança com o DEM.

Por outro lado o DEM em Sergipe deixa claro que dificilmente ficará numa chapa majoritária com o PT. Por isso, a imprensa, através do FaxAju, noticiou ontem que o DEM deseja a vice e o Senado para fechar a aliança com Jackson. O certo é que a Executiva Nacional já deixou claro para João Alves os problemas que uma aliança com o PT na chapa majoritária podem provocar.

Ou seja, DEM não quer o PT e vice-versa. Se “largar” o PT, Jackson deixa outro aliado antigo. Se não aceita proposta do DEM, Jackson verá João Alves nos braços de Amorim ou construindo uma alternativa da terceira via. Neste caso com os dissidentes da situação e da oposição.

É cada vez mais real a possibilidade do terceiro nome competitivo para disputar com Jackson e Amorim.

Atualização na segunda-feira
O blog não será atualizado neste sábado, 08. Retorna normalmente na segunda-feira, 10.

Estacionamentos shoppings: Grupo Paes Mendonça só tem custos em Aracaju
O grupo Paes Mendonça, de um sergipano, parece que não tem respeito e amor aos conterrâneos. O grupo tem shoppings em vários estados, como Salvador e Recife onde não cobra estacionamentos. Como é dono dos dois únicos de Aracaju, Jardins e RioMar, além de cobrar, aumentou em 50% as tarifas.

Nota é um afronte a inteligência dos sergipanos
Em nota, a assessoria de Comunicação do Jardins e do RioMar, argumentou que “a mudança se fez necessária devido à elevação de custos operacionais. Além disso, há constantes investimentos em infraestrutura”. Ou seja, nos outros estados, não existem os tais “custos operacionais”, somente para os conterrâneos sergipanos.

Preço dos pratos em restaurantes
É difícil encontrar um prato para duas pessoas nos melhores restaurantes de Sergipe para duas pessoas. Comparado com o preço em diversas capitais,Aracaju é o mais salgado. Por exemplo, em Maceió, o badalado restaurante Wanchako tem pratos que custam R$ 45,00 servindo bem duas pessoas. Já em Aracaju…

Greve da PGE. Pergunta de um milhão de dólares: – Qual a verdade além do discurso?
O blog recebeu através de e-mail um texto de um procurador do Estado – que não deseja a identificação – com o título “Greve da Procuradoria-Geral do Estado. Pergunta de um milhão de dólares: – Qual a verdade além do discurso?” O texto não é apenas uma critica, mas uma reflexão profunda que acaba concluindo que o interesse é o esfacelamento da instituição.

Greve da PGE. Pergunta de um milhão de dólares: – Qual a verdade além do discurso? II
O texto do procurador analisa a “greve histórica” cuja pauta passada a imprensa não é o pleito remuneratório, mas uma “dita” economia estatal. “Convenhamos a mobilização e a pauta tinham um q de surreal. Afinal, qual o grupamento de servidores públicos que quer a redução em número e valores, de funções comissionadas de ocupação exclusiva por integrantes deste mesmo grupo?”, questiona. “Nunca nos pareceu que esta fosse a verdadeira motivação”, diz o procurador, para depois relatar toda estrutura da PGE. O blog está avaliando a publicação de todo o texto, que certamente mexerá com os brios de muita gente.

Filiação de Eliane Aquino
Como o blog antecipou ontem, 06, a ex-primeira-dama e secretária da Inclusão Social,Eliane Aquino na entrevista coletiva que concedeu mostrou documento encaminhado pela secretaria nacional de organização do PT, sobre a filiação dela desde 07 de Julho de 1999 no DF. “Eu precisava mostrar a população sergipana que não fraudei nada. Eu me filiei ao PT no dia 07 de julho de 1999 e quero passar para vocês, a comprovação de que o tempo inteiro eu falei a verdade. Sou da paz, não quero esse ódio para a minha vida”, destaca.

PT rachado para eleições 2014
Uma coisa é certa: o PT sairá rachado para as eleições 2014. As divergências  foram para o lado pessoal e as feridas não serão fechadas até outubro deste ano.

Aracaju: Pró-Mulher será lançado neste sábado
Prevenir o câncer de colo de útero, tratar os casos detectados e promover ações de saúde para as mulheres de Aracaju. Sob a égide destas metas, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social e a Secretaria da Saúde, com o apoio decisivo da senadora Maria do Carmo Alves, lançam neste sábado, dia 8, o 'Pró-Mulher… Pró-Família'. O programa será lançado no dia em que o mundo celebra o Dia Internacional da Mulher.

Homenagem
"Lançar o programa exatamente neste dia é uma homenagem que fazemos a todas as mulheres, ao mesmo tempo em que oferecemos a elas serviços de saúde preventivos contra o câncer de colo do útero e de mama", declarou a secretária municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita, informando que o primeiro programa será realizado no bairro Soledade, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Jaime Araújo, a partir das 8h.

Ações
Uma superestrutura está sendo preparada para oferecer as ações de prevenção contra o câncer de colo do útero e de mama. Serão mobilizados dezenas de profissionais de saúde, que atuarão nas áreas de cadastro, coleta, laboratório, ambulatório, CAF (procedimento remove células anormais – ou displasia – do colo do útero da mulher antes de se tornarem cancerosas), farmácia e palestras, que serão ministradas para as usuárias. O programa terá capacidade para atender 700 mulheres para o exame preventivo.

Concurso PM: Funcab divulga resultado da prova objetiva na quarta,12

Serão divulgadas na próxima quarta-feira, 12 de março, as notas das provas objetivas do Concurso Público para soldado da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE), realizadas 16 de fevereiro. Para o candidato conferir o resultado do certame, é só acessar o site da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), o http://www.funcab.org.

Recursos
Nesta mesma data a Fundação divulgará as respostas aos recursos contra a prova objetiva. De 13 a 14 de março os candidatos podem entrar com pedido de revisão da nota da prova objetiva. A Funcab alerta ainda aos candidatos do sexo feminino que durante a execução da Barra – prova eliminatória, destinada aos candidatos aprovados na prova objetiva, no quantitativo de cinco vezes o número de vagas – a posição correta é de pronação (dorsos das mãos voltados para o corpo do executante), pois o exercício é somente de sustentação, no qual a candidata mantém-se dependurada.

Dia da Mulher em Itabaiana
A Prefeitura de Itabaiana através da Secretaria de Saúde realiza nesta sexta-feira, 6, na Unidade de Saúde da Família do Bairro Porto, atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Serão realizadas as seguintes atividades: exame cito patológico do colo do útero (exame de lâmina), com entrega imediata do resultado; solicitação de mamografia; glicemia capilar; aferição de pressão arterial; vacinação para tétano e hepatite; palestras educativas relacionadas à saúde da mulher; orientações para o autoexame da mama, além da aplicação da vacina contra HPV para meninas entre 11 e 13 anos.A ação será de 08 às 12 horas.

Antônio Neto lamenta morte de Sérgio Guerra
Antes de embarcar para Recife (PE) para o velório, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, seguido da cremação, no cemitério Moradas da Paz, do deputado federal Sérgio Guerra, do PSDB, o  pré-candidato a deputado federal, Antônio Neto, que iniciou na política no PSDB, lamentou o falecimento do ex-presidente do partido tucano.

Aprendizado
“É com muito pesar que lamento o falecimento do amigo deputado Sérgio Guerra. Aprendi muito com Guerra no PSDB, foi ele quem abonou a minha ficha. Simbolicamente, entrei na vida pública também pelas mãos dele. Daí o carinho e admiração construídas nesse tempo. Em particular, posso dizer que o presidente Sérgio sempre teve para comigo um afeto especial, sempre com muita atenção para me ouvir. Perdi um amigo e uma inspiração. Já o Brasil perdeu uma de suas maiores lideranças, homem íntegro, amigo, astuto na articulação da oposição, sempre no ideal de fortalecer a democracia como meio seguro de se chegar a uma sociedade mais plural, desenvolvida e justa”, disse.

Mais influentes do Brasil, diz a Época
A revista Época publicou, na edição 822, desta semana, o ranking do desempenho dos deputados federais e senadores na Internet. Com base na pesquisa feita pela Agência Medialogue Digital, intitulada "A política na Internet", Época concedeu notas (máxima de 7 pontos) para os congressistas avaliados pelo critério de diversidade de meios usados, interação com os leitores (internautas), e transparência na divulgação de ações audiência das plataformas utilizadas na comunicação.

Sergipe
De Sergipe, apenas o deputado federal André Moura figura entre os dez parlamentares com melhor atuação e influência, sendo o primeiro colocado no ranking geral ao obter a maior nota (7,0). No Twitter, os parlamentares com maior número de seguidores são Romário (PSB/RJ) e Cristóvam Buarque (PDT/DF) e no Youtube os mais vistos são Romário e Marco Feliciano (PSC/SP).

Indicação aprovada
Foi aprovada na manhã desta quinta-feira, dia 6, a indicação 2/2014 de autoria do vereador de Aracaju, Lucas Aribé (PSB).  No documento, Aribé solicita ao procurador Geral do Ministério Público do Estado de Sergipe, Orlando Rochadel, ao presidente da Emurb, Luiz Durval, ao secretário do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Genival Nunes, ao superintendente do Ibama, Manoel Rezende Neto, e ao delegado de Proteção ao Meio Ambiente, Paulo Ferreira Lima, que tomem providências no sentido de executar ações destinadas a proteção do meio ambiente, apurando as responsabilidades e vedando o aterramento das lagoas do bairro Aruanda. A preocupação do parlamentar é garantir a preservação e a fiscalização do local.

Posse da nova diretoria do SINDPESE
Acontece nesta segunda-feira, dia 10, às 17h, na sede da entidade, a solenidade de posse do "Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Sergipe – SINDPESE". O presidente eleito, Mozart Augusto Oliveira, assume o cargo, referente ao quadriênio 2014/2018. Flávio Andrade – antigo gestor da entidade -, permanece no quadro de diretores.

Profissionais estão sendo capacitados para atuar como ALI
Uma nova turma formada por 45 profissionais está sendo capacitada na sede do Sebrae para atuar como ALI. A partir de abril de 2014 os Agentes Locais de Inovação, um grupo de bolsitas selecionados por meio de uma parceria entre o Sebrae e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), irão orientar os empresários na busca de novas soluções para os seus negócios.

Adesão
“Dos 45 profissionais que estão sendo capacitados, 30 estarão nas ruas visitando as empresas e fazendo a adesão dos empreendedores. O empresário que tiver interesse de participar será atendido pelo ALI por dois anos, até março de 2016. Já os outros 15 profissionais treinados irão compor um cadastro reserva”, orienta a analista técnica do Sebrae, Jayna Soares.

Atuação
Os ALIs atuarão nas empresas dos setores de madeira e moveis, têxtil e confecções, alimentos e bebidas, educação, saúde e construção civil. “Eles vão trabalhar com empresas localizadas na Grande Aracaju, Itabaiana, Itabaianinha, Estância, Tobias Barreto e Nossa Senhora da Gloria”, explica Jayna Soares.

Trabalho fundamental
Para o superintendente Lauro Vasconcelos, o trabalho do ALI é fundamental para os empreendedores que querem realizar melhorias. “Tenho a certeza de que farão um excelente trabalho. Os ALIs estarão contribuindo para que milhares de micro e pequenas empresas possam melhorar seus negócios por meio da inovação e de uma gestão eficaz”, destaca.

Como participar
Os empresários que desejarem ser atendidos pelo projeto podem entrar em contato com a Unidade de Soluções Empresariais do Sebrae, por meio do telefone (79) 2106-7710 e 2106-7725.

Instituto Banese apoia Festival Sergipano de Teatro
A força criativa do teatro e do circo em Sergipe estará em destaque entre os dias 27 de março e 13 de abril de 2014, na quarta edição do Festival Sergipano de Teatro (FEST). Para que a participação seja feita de forma democrática e transparente, o Instituto Banese e o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), lançaram o edital que selecionará 20 espetáculos, entre produções de grupo, individuais ou circenses, para fazerem parte da programação.

Inscrições
Os grupos ou artistas independentes que desejarem se inscrever no edital devem acessar a página da Secult e baixar a ficha de inscrição e seus anexos. O prazo final para inscrições é o dia 10 de março e o resultado dos grupos e artistas selecionados será divulgado no dia 14 de março, no portal da Secult. Os candidatos devem ler atentamente ao edital e enviar, junto com a inscrição, todos os documentos solicitados.Mais informações em:http://www.cultura.se.gov.br/display/secult-abre-inscricoes-para-o-iv-festival-sergipano-de-teatro

Jotanunes contrata I
O setor de Recursos Humanos da construtora Jotanunes deu início a uma seleção para o programa “Jovem Aprendiz” do Sesi/Senai, parceiros da empresa no processo de qualificação profissional de jovens entre 18 a 23 anos. Os futuros profissionais têm oportunidade de estudar e aplicar na prática, na empresa, os conhecimentos adquiridos. O programa funciona com aulas teóricas no SENAI e práticas nas obras, cujos alunos adquirem aprendizagem de uma profissão e recebem orientações de procedimentos e normas regulamentadoras, assim como segurança e ambiente de trabalho.

Jotanunes contrata II
Ampliando seu quadro de colaboradores efetivos, a Jotanunes também selecionará pessoas com deficiência (PCD) para serviço operacional em obras e administrativos. Os currículos dos interessados poderão ser enviados para o e-mail http://curriculum@jotanunes.com   ou poderá ser entregue na sede da construtora, na Av. Maranhão, nº 940, das 8h às 18h. A exigência da empresa é que os candidatos tenham alfabetização. Com oportunidade de desenvolvimento da carreira, a Jotanunes desenvolve a economia nos estados em que atua: Sergipe, Pernambuco e Bahia.

Agenda
07 de março, sexta-feira. Hoje é o dia do fuzileiro naval.

Bolsas de valores sentem efeitos negativos da ameaça de conflito na Ucrânia. O Congresso Nacional começa o ano legislativo com o pior nível de produção em dez anos. Portugal vê crise agravar-se com o aumento no número de roubos de cobre e ouro. Montadoras temem desaceleração de vendas em países emergentes. O Rio de Janeiro é lixo só, depois do carnaval. Acordo com os garis já foi assinado. Mas a cidade só vai ficar limpa de verdade dentro de uma semana. Lançada em todo o país a Campanha da Fraternidade pela Igreja Católica. O papa Francisco afirma que não tem superpoderes e considera um desrespeito à sua figura os exageros cometidos com relação à sua pessoa. Apesar de ainda não ter sido oficializada, a Rede Sustentabilidade de Marina Silva já atua como partido. Decisão sobre a vice-presidência ainda não foi tomada. Entrevista coletiva de Eliane Aquino alcança grande repercussão. O ato ocorreu na AEASE. Queda na mineração compromete balança comercial do Brasil. Dilma e Lula reúnem-se para tratar da campanha presidencial.

Curtas
BALANÇA COMERCIAL TEM O PIOR RESULTADO EM 20 ANOS. /// REFERENDO NA CRIMEIA VIOLA LEIS INTERNACIONAIS, AFIRMA OBAMA. /// GOVERNO RESGATA 2 BI DO BNDES PARA REFORÇAR SUPERAVIT DE FEVEREIRO. /// CORPO DO DEPUTADO SÉRGIO GUERRA SERÁ CREMADO HOJE NA CAPITAL DE PERNAMBUCO. /// DOADORA PROTOCOLA NO STF INTERPELAÇÃO AO MINISTRO GILMAR MENDES. /// PT AFIRMA QUE O PMDB NÃO PODE SER AO MESMO TEMPO GOVERNO E OPOSIÇÃO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Resgate popular
O resgate do carnaval de rua de Aracaju, cujo mérito principal cabe ao bloco Rasgadinho, vem sendo atingido, a cada ano que passa, graças ao trabalho pertinaz do grupo que há alguns anos resolveu fazer ressurgir o antigo bloco carnavalesco dos bairros Suíça e Cirurgia. Em ambiente absolutamente democrático, pessoas de todas as idades brincam a valer, na Avenida Pedro Calazans. Com predomínio de frevos e marchinhas, vários estilos musicais garantem a alegria dos foliões. Não há a menor dúvida de que no próximo ano o sucesso será ainda maior. O evento é uma verdadeira festa da “família”. Nota 10 para o Rasgadinho.

TV Futebol Clube
Os grandes clubes de São Paulo – Corinthians, São Paulo, Santos e Palmeiras – já possuem seu canal no You-Tube, na internet. O do Santos é o mais acessado, com 200 mil seguidores.

Esporte interativo
O canal, com programação 100 por cento esportiva, conta com 713 mil assinantes. E ainda há um canal exclusivo, voltado para o futebol nordestino.

Luiz Antonio
Depois de acordo trabalhista, o volante Luiz Antonio volta a integrar a equipe do Flamengo.

Técnico de plantão
Mais uma vez o treinador baiano radicado em Sergipe desde o início da década de 80 presta socorro a uma equipe profissional. A última delas foi o Lagarto. Trata-se de Luiz Pondé, veterano militante do futebol, que está sempre à disposição para colaborar. O grande problema é que quase sempre o seu legítimo valor não é reconhecido. Após somente duas partidas (uma vitória e um empate), eis que LP deixa o grêmio lagartense. O presidente Daniel Lino fechou um acordo e entregou a um grupo de Goiás o comando do Lagarto, embora com um compromisso de administração compartilhada. O Lagarto vai participar, ao lado do Sergipe, como representante do nosso Estado na Copa do Brasil.

Oscar, Neymar e David Luiz
Estes foram os jogadores da seleção mais bem avaliados na partida em que o Brasil goleou a África do Sul por 5 X 0.

07 de Maio
É a data em que Felipão vai anunciar a lista de convocados para a Copa do Mundo. A seleção fará dois amistosos logo no começo de junho, contra o Panamá, em Goiânia, e a Sérvia, em São Paulo.

Preparativos
Os clubes sergipanos encerram hoje seus treinamentos visando à rodada do próximo domingo, pelo campeonato.

Júlio César
O goleiro da seleção atua, agora, no Toronto, do Canadá. Continua sendo o favorito de Felipão.

Jogo rápido
O STJD determina que a CBF suspenda as séries C e D do campeonato brasileiro. /// A Portuguesa decide hoje se entra na Justiça comum. /// Jogo do Flamengo com apenas 350 pagantes motiva prejuízo de 63 mil reais. /// O Sindicato dos Atletas Profissionais quer que o Corinthians indenize os seus jogadores em 6 milhões e 200 mil reais, pela invasão do Centro de Treinamento do clube. Advogados da entidade alegam que as organizadas têm o apoio do clube.

PELO TWITTER

www.twitter.com/zehdeabreu  Marcha pela Família quer tirar a empregada do avião e coloca-la de volta no elevador de serviço.

www.twitter.com/AntonioSamarone  Em questões internas dos Partidos Políticos é legítima a opinião de terceiros, no Brasil, eles são financiados com dinheiro público.

www.twitter.com/revinhogama Quem acha "eu te amo" a melhor coisa de ouvir, nunca ouviu um "deixa que eu pago"…

www.twitter.com/gatamarrada  Não voltei pro rádio pra ser capacho da canalhice política de Tobias. Revoltado

www.twitter.com/higorfb  Não aguento mais essa falta de organização e de respeito dessa merda de emprego #Cansado

www.twitter.com/ChandlerHardman  Opinião é algo que perdeu tanto o valor com a internet, que, eu prefiro guardar a minha!

www.twitter.com/ClovisCBMelo  ACM Neto disse que "Todo mundo no Brasil vai copiar" a venda do carnaval para cervejarias. Almeida Lima, em 1996, fez o mesmo em Aracaju.

DO LEITOR

Globeleza 100
Do Leitor Roberto:  “A globeleza 2014 é sem, sem beleza, sem bumbum, sem seios, sem graça, sem ritmo, sem sal e sem beleza alguma.”

Iluminação Pública – a quem recorrer agora
De Julio Carvalho: “Eu gostaria, se possível, que você perguntasse no blog a quem a população deve recorrer quando algum poste apresenta problema.O poste que fica a frente da minha residencia teve a luz queimada, acredito que em razão das fortes chuvas durante o carnaval e como moro na Atalaia, que tradicionalmente é um bairro sem segurança pública, fica meio estranho a noite.Fiz o que sempre fazia, liguei para a Energisa e falei com o atendente MARQUES, e a mesma me informou que não mais cuida da iluminação pública e que eu deveria entrar em contato com a Prefeitura, o mesmo me informando o numero 3179-1300 que acredite é o numero do Estacionamento do Palácio Municipal.A quem recorrer agora?! Piada né?! A população está sem saber de nada!”

Em 2014 os melhores permanecerão
De Geraldo Lima Feitosa, conhecido por Geraldo dos Correios:                                                                            “Três meses sem Marcelo Déda parece uma eternidade na política de Sergipe. Na ausência entre nós do maior líder da história petista local e um dos maiores do cenário nacional, mesmo com quadros experientes nas Câmaras Municipais, Prefeituras, Assembléia Legislativa e no Congresso Nacional, nas pessoas dos atuantes deputados Márcio Macêdo e Rogério Carvalho, nós, petistas, estamos vivenciando um momento impar, desde o surgimento das bandeirinhas e estrelinhas vermelhas. Mas, assim como nas famílias, nas instituições e entidades de um modo em geral, novas lideranças nascem, crescem e ramificam seus frutos. Em cada eleição são reafirmadas lideranças tradicionais, assim com se revelam e se destacam novos nomes. Em 2014 não será diferente na política e nem mesmo no futebol: os melhores permanecerão no cenário por um bom tempo. Vamos aguardar pra ver!!”

Marquem o que estou dizendo
Por Abrahão Crispim Filho – "Essa gente que pensa que está abafando ao pregar que o Brasil é uma droga, que nosso povo é um lixo, que está tudo perdido, gente que faz pouco de quem tem "cabelo ruim" ou que é "brega", "cafona" e outros adjetivos e qualificações pedantes vai ver, na eleição, que a maioria dos brasileiros sente orgulho de seu país, não quer ficar inventando desgraças enquanto não sentir que elas existem, não quer derrotismo. Aliás, em maioria tem o que essa gente chama de "cabelo ruim", mas que não passa do cabelo crespo da maioria afrodescendente de brasileiros. Por isso, essa gente vai perder mais uma eleição. E nem assim vai acordar. Ainda bem".

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frases do Dia
“Uma das alegrias da amizade é saber em quem confiar.”

“As palavras fazem um efeito na boca e outro nos ouvidos.”

Alessandro Manzoni, escritor e poeta italiano, nasceu em 07 de Março de 1785 e morreu em 1873.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais