Da bancada ou “pancada” governista

Quem esteve na Assembleia Legislativa para acompanhar a sessão plenária da última terça-feira, ficou envergonhado com a situação patética. Era dia de votação de projetos importantes, inclusive o que beneficia empresários com dívidas tributárias no Estado. Mas cadê os deputados governistas em número suficiente para o início da votação?

 

Dois secretários de Estado, Bosco Mendonça (Governo) e Chico Buchinho (Articulação Política) estavam no plenário executando centenas de telefonemas para chamar os faltosos. O líder do governo, Francisco Gualberto, falava com um e com outro, contava daqui, contava dali, mas nada de ter o mínimo de 13 deputados para garantir o quorum da votação.

 

Aí o jeito foi desistir de colocar os projetos em pauta e retirar a bancada do plenário para não dar ousadia à oposição que estava com quatro deputados na Casa rindo à toa. Essa é a bancada de Marcelo Déda. Ou melhor, a ‘pancada’.

 

Estavam ausentes da sessão os deputados Rogério Carvalho, Armando Batalha, André Moura, enquanto que alguns outros apenas registraram a presença no painel eletrônico e sumiram em seguida.

 

E para piorar a situação, a deputada Susana Azevedo deu chilique com o líder do governo, Gualberto, por conta dos projetos de lei de sua autoria que vêm sendo vetados pelo Executivo. O clima não anda muito bom na bancada governista.

 

E neste episódio todo o governador deveria refletir sobre a tão propalada “governabilidade” a tudo custo. Em ano eleitoral está claro que o fisiologismo será a tônica da maioria dos seus “aliados”, que nos palanques falam do povo em todo momento, mas não têm espírito público e sim “espírito de porco”, onde o bem comum é sinônimo para eles de arranjos pessoais, empresariais e eleitorais.

 

E-mails de leitores

Por conta de um problema no pc vários e-mails de leitores recebidos nos últimos dois dias foram deletados. Por isso, o leitor que enviou e-mail nos últimos dias e não recebeu nenhuma resposta, se possível, pode reenviar porque o problema já foi resolvido.

 

Mais viaturas para a PM

O governador Marcelo Déda entregou na última terça-feira a noite mais 40 viaturas para a PM de Sergipe. Veículos têm de sobra na SSP é uma pena que o órgão não divulga para a sociedade onde estão lotados todos os veículos, mas todos mesmos sem exceção. Seria bom acompanhar o uso destes veículos. Quantos veículos têm a Polícia Civil? Quantos têm veículos tem a Polícia Militar? Será que alguém sabe? Será que o governador tem este relatório? Tem quem duvide.

 

Evento no ginásio

Ontem, 21, o ginásio de esportes Constâncio Vieira recebeu um de seus maiores públicos para a realização de um evento; acredita-se até que bem mais que o último show recente de Roberto Carlos da Lady Laura (exemplo de inspiração materna). De vários municípios sergipanos, em ônibus lotados, vieram fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus (daquele Bispo da Rede Record) que deixaram não o estacionamento lateral do ginásio como todo o estacionamento da entrada das cadeiras do Batistão inteiramente lotados, que motivou aquele congestionamento na saída do evento, por volta das 13 h.

 

Carrões importados

Na entrada principal do ginásio, inúmeros carrões, mais importados que nacionais, que trouxeram muitos pastores ao evento. Ah! na saída, quase com o ginásio já fechado, quem passou presenciou um casal bem trajado; eram obreiros da IURD, pareciam recepcionistas de hotel 5 estrelas, a esperar um coletivo, naquele ponto de ônibus ao lado do Parreiras Horta.

 

Ônibus escolares

Em todas as igrejas (quer dizer, religiões), é claro a distinção de classes. Sim, e o evento substitui ao denominado “Fogueira Santa”, e agora é “O dia D”, onde os fiéis saem mais aliviados ao final, e com menos nos bolsos. Detalhe: deu para ver pelo menos 3 ônibus daqueles do Programa Caminho da Escola – 2 de Maruim e 1 de Feira Nova – com a estudantada do interior tendo aulas de religião na Capitá em pleno feriado, já que esses veículos foram pagos com impostos dos brasileiros de todas as religiões.

 

Homenagem a Jurinha Lobão

E no próximo sábado, 24, as 16h, será inaugurada a pista de MotoCross na orla da Atalaia que é uma das maiores do país. O governador Marcelo Déda resolveu homenagear a pista com o nome do atleta Jurinha Lobão, que representou Sergipe por muitos anos jogando tênis (ganhando títulos nacionais e internacionais) era também um motociclista apaixonado e faleceu em maio de 2007, num acidente com sua moto na linha verde. 

 

Acival Gomes na Jovem Pan

O radialista e jornalista Acival Gomes retorna as atividades depois de quase 20 anos dedicados a outra área. Acival foi convidado e aceitou coordenar o jornalismo da rádio Jovem Pan. Uma das metas é adaptar o jornalismo a programação nacional, dando mais volume e diversificação. Acival, depois que não foi reeleito deputado federal em 1990, chegou a trabalhar em 1991 na rádio Liberdade AM. Sem dúvida uma boa aquisição para a Jovem Pan.

 

Neo-aliados querem desgastar Déda

Nos corredores do Palácio de Despacho não se fala em outra coisa: a pressão política de alguns neo-aliados através do apoio para uma CPI na Câmara de Aracaju. A meta é afetar, não Edvaldo, mas Marcelo Déda. Não tem ninguém inocente, tem candidato barulhento querendo “estrutura” para não ficar na suplência como deputado estadual.

 

Posse de Ricardo Múcio, no dia 28

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revogou – por unanimidade e por proposta da própria conselheira-relatora, Morgana de Almeida Richa – a liminar que suspendeu a posse do Juiz Ricardo Múcio como Desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe. A nova data da posse está marcada para próxima quarta-feira, dia 28 de abril.  O novo Desembargador foi escolhido pelo Presidente do TJSE, Desembargador Roberto Porto, após formação da lista tríplice pelo critério de merecimento, na sessão administrativa do Pleno do último dia 7.

 

Adeus a José de Oliveira

Amigos e familiares levaram o último adeus ao dentista itabaianense José de Oliveira, que foi enterrado ontem, 21, pela manhã, no cemitério Colina da Saudade. Cidadão simples, José Oliveira morreu aos 69 anos e deixou três filhas e um filho, o funcionário da Caixa, hoje secretário de estado da Casa Civil, José de Oliveira Junior. Religioso, José Oliveira percorreu por duas vezes o caminho de Santiago de Compostela.

 

Excedentes da Sead

Com a abertura do CEAC da rua 24 horas em maio o governo do Estado chamará cerca de 66 excedentes do concurso para agente administrativo da Secretaria de Administração nas próximas semanas.

 

Lista provisória para reitor do IFS

O blog recebeu uma denúncia de que na lista provisória para as eleições que escolherão o novo reitor do Instituto Federal de Sergipe – IFS (antiga ETFSe) encontra-se um possível candidato que denunciado em sindicância por assédio sexual. É algo grave. A informação da conta também da ingerência política através de um parlamentar que é candidato a deputado federal este ano. Tudo está sendo investigado para divulgação.

 

Pontos de Cultura I

A Secretaria de Estado da Cultura realiza mais uma ação democrática em prol da cultura sergipana. À pedido do comitê Estadual de Pontos de Cultura, na tarde da última segunda-feira, 19, a equipe da Secult se reuniu com os representantes do comitê no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED). O encontro buscou solucionar e discutir os trâmites que norteiam a questão dos Pontos de Cultura, como a liberação do crédito disponível para os Pontos com a assinatura de um convênio, que por conta de questões burocráticas, atrasou a liberação do crédito para os agentes culturais.

 

Pontos de Cultura II

A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino afirmou que a reunião esclareceu questionamentos pertinentes feitos pelos representantes. “Nos reunimos hoje para responder os questionamentos que nos estão sendo feitos desde o atraso na liberação do convênio. O meu interesse, e o de todos que participaram desta conversa é o de que o conveniamento seja feito o mais rápido possível”, afirmou.

 

Encontro nacional de sindicatos patronais do comércio

De 21 a 23 de abril de 2010, será realizado o 26º Encontro Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O presidente Abel Gomes da Rocha Filho da entidade realizadora do encontro, a ASP/SE – Associação dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe, fundada pelo Conselho de Representantes da Fecomércio/SE, destaca: “que tal encontro já vem sendo realizado há mais de 25 anos, cada ano em um Estado diferente, sempre coordenado por uma comissão nacional de sindicatos, e que a sinergia obtida nestes eventos traz a cada entidade participante a oportunidade de se desenvolver ainda mais e de levar aos seus filiados uma prestação de serviços com maior qualidade.

 

Palestras

Dentre as palestras, já está confirmado a presença para o Painel: “Ação Política Sindical”, da Dra. Kátia Abreu (Senadora e Presidente da CNA) e do Dr. Adelmir Santana (Senador e Presidente do SEBRAE Nacional), enquanto palestrantes. Assim, como do Dr. Edvaldo Brito, apresentando o tema Desoneração Tributária sobre o Faturamento e Seus Efeitos na Cadeia Produtiva. “Além dos painéis e das palestras, a programação técnica, aprovada pela comissão nacional do encontro, contém: reunião de assessores jurídicos e executivos, temáticas e plenárias”, informa Thiago Cabral. Maiores informações: www.26enspaju.com.br

 

Ação Global na escola do SESI

Em virtude das fortes chuvas que vem ocorrendo nos últimos dias que ocasionaram

transbordamento do canal na Av. Simeão Sobral e alagamento nas regiões próximas e diante das previsões meteorológicas de continuidade das chuvas e maré alta no período da realização do Ação Global, foi mudado o local de realização do evento, para uma maior garantia de sucesso. O evento acontecerá no dia 22 de Maio de 2010 na escola do SESI – Escola de Ensino Fundamental “Roberto Simonsen” na Rua Pará s/n Bairro 18 do Forte, Aracaju-SE.

 

Reeleição em conselho tutelar

No ultimo domingo (18) aconteceu a eleição para novos membros do Conselho Tutelar do 5º distrito de Aracaju. A Conselheira Tutelar Adriana Moraes, foi reeleita mais uma vez para o mandato de três anos. Adriana Moraes que é defensora da construção de clínicas pra dependentes químicos obteve 1.134 votos. Cerca de 53 mil eleitores foram às urnas nesse domingo, para participar da eleição do conselho tutelar de Aracaju.

 

UGT é implantada em SE

A central sindical União Geral dos Trabalhadores – UGT que já atua no plano nacional desde 2007, agora se encontra formalmente implantada em Sergipe e já elegeu a sua primeira diretoria estadual. As decisões foram aprovadas por unanimidade no Congresso Estadual da entidade, realizado nesta quarta-feira na Sociedade Semear e que contou com a participação de dirigentes sindicais de diversos estados, o presidente do PPS em Sergipe, Nílson Lima, e de representantes de trinta entidades sindicais de Aracaju e de diversos municípios do interior.

 

Eleição por unanimidade

Os principais dirigentes nacionais da UGT estiveram participando do evento, inclusive o seu presidente, Ricardo Patah que também lidera a categoria dos comerciários em São Paulo. Os sindicalistas que participaram do Congresso consensuaram a apresentação de chapa única para eleição da direção estadual, tendo como presidente o sindicalista e secretário de Assuntos Sindicais do PPS em Sergipe, Raimundo Nonato. A Diretoria foi eleita por unanimidade, mas deixou de preencher algumas funções para contemplar outras entidades que estão em processo de filiação à UGT.

 

Seminário a universidade e o SUS         

O Seminário “20 anos do SUS – A universidade e o SUS: e eu com isso?”, organizado pelo Movimento Popular de Saúde de Sergipe e a Universidade Federal de Sergipe/Pró-Reitoria de Extensão/ Pró Reitoria de Graduação / Programa de Educação Tutorial- Pet Enfermagem/Den/UFS. Vai ser realizado no Hospital Universitário nos dias 6 e 7 de maio de 2010 das 8 as 17h,  com atividades , que vão desde a realização de  Mesa redonda: Sistema Único de Saúde (SUS), 20 anos e Eu com isso? Debate sobre a Importância da Gestão Participativa no SUS e a Política Nacional de Educação Popular o SUS, Controle Social no fortalecimento do SUS: Papel dos conselhos de Saúde, Práticas Integrativas e complementares de Saúde no SUS e a Universidade, O estudante e o SUS.

 

Temas das oficinas

E realização de oficinas com temas:  Projeto Visa Mobiliza: Educação e Mobilização em Visa; Práticas Integrativas, Populares e Complementares de Saúde: Fitoterapia; O controle social e a Enfermagem; As DST AIDS/ Drogas lícitas e ilícitas e A comunicação em Saúde: Estratégias Inovadoras. E no final teremos: Apresentação das oficinas, Relatos de experiências no SUS, avaliação e encaminhamentos. Podem participar estudantes, professores, representantes da sociedade civil, conselheiros e população em geral.Inscrições por email : mops_sergipe@yahoo.com.br. Informações 32552622(Ângela).

 

Feijoada

Uma das quadrilhas juninas mais antigas de Sergipe ainda em atividade, a Século XX, completou recentemente 46 anos de apresentações em concursos, além de participações em eventos locais e nacionais. Para festejar, o grupo nascido no bairro Industrial em 1º de março de 1964, promove neste sábado, dia 24, a feijoada “Século XX é Show”. Além da festa, que acontecerá a partir das 11 horas na quadra da Escolinha Folhinha Verde, na rua Muribeca, a feijoada tem a finalidade de levantar fundos para o custeio das inúmeras apresentações previstas para 2010.

 

Programação

O valor do ingresso, com direito a camiseta, é R$ 15,00, e a animação, após a feijoada, ficará por conta de Mimi do Acordeon e seresteiro. “A Século XX sempre vai mostrar o que Sergipe tem de melhor. Queremos que o nosso estado e o Brasil conheçam e valorizem o que temos de bom. Não precisamos trazer nada de fora para o nosso estado. Nós temos é que fazer com que eles levem nossos trabalhos, nossos passos, e não copiar os deles, porque Sergipe sempre será o melhor, quer eles queiram ou não”, garantiu o marcador da quadrilha, Joel Reis.

 

Programa social

Além de quadrilha junina, a Século XX também integra um programa social no bairro Industrial que tem como finalidade educar e servir a comunidade através de cursos profissionalizantes e palestras educativas. Além disso, a comunidade conta com curso de pré-escolar e 1ª Série, curso de corte e costura, datilografia, apresentações de filmes e para diversão da comunidade, os ensaios da própria Século XX.

 

Retratação para com “Lila” ex-vice-prefeito de Lagarto/SE

Em 23 de Dezembro de 2009 este espaço publicou uma nota tecendo comentários sobre o município de Lagarto/SE, intitulada “político sem compromisso”, onde fazia a afirmação de que o ex-vice-prefeito Lila Fraga, recebia duplo salário, como vice e como secretário especial, além de escrever que tinha como provar por meios de documentos. Ocorre que tal informação não é verdadeira, e por equívoco deste jornalista foi publicada erroneamente. Assim, diante da confirmação de que o ex-vice-prefeito de Lagarto/SE, José Wilame de Fraga – “Lila”, não recebia duplo salário, bem como que este profissional prima pela verdade, vem a público para pedir desculpas ao ex-vice-prefeito de Lagarto/SE, José Wilame de Fraga – “Lila”, pelos constrangimentos por conta da informação inverídica transmitida por este blog.

 

DO LEITOR

 

Esclarecimentos aos leitores

Por conta de alguns processos judiciais, envolvendo e-mails de leitores, este espaço vai exigir que todo texto enviado com denúncias seja identificado com todos os dados do responsável (C.I. e CPF), inclusive o endereço e telefone fixo, para a devida comprovação antes da publicação das informações. Somente desta forma o blog deixará de ser responsabilizado judicialmente por alguns textos, evitando os transtornos para o titular deste espaço, já que começa a afetar não apenas o lado profissional, mas pessoal.

 

Decisão é alternativa para que blog continue

Infelizmente esta decisão, de total identificação dos leitores, reduzirá o número de denúncias, já que muitos, não podem se identificar por conta das retaliações. Porém, por conta dos processos judiciais, ou este jornalista tomava essa decisão ou acabava com o blog, apesar de saber que alguns processos estão sendo orientados por um grupo político como forma de intimidar este profissional. Infelizmente, em Sergipe, se você consegue consolidar um trabalho na imprensa (os números de acesso a este blog são crescentes e surpreendentes) começa a incomodar setores que pregam a democracia somente na teoria. Existem muitas formas de tentativa de censura e uma delas está sendo prática contra este espaço.

 

Deso é caso de polícia. E de justiça também

Do leitor Messias Golçalves: “Na ultima terça feira, descobri que a DESO, Companhia de Abastecimento do Estado de Sergipe, lesa o seu consumidor, ao praticar a sua tabela de preços para o fornecimento de água. O consumo de água na conta da residência da minha mãe, no mês de abril fora de 35 m³. Como houve um equívoco no dia da leitura, a minha mãe teve que se dirigir a um escritório da companhia, para estabelecer o consumo correto. Aí é que veio a surpresa. No dia anterior, eu, telefonei para a sede da empresa e fui informado dos valores praticados. Vamos a eles. Se você consumidor da DESO, num mês, de 1 a 10 m³, sem a taxa de esgoto, será de R$ 17,25 reais. Não importa se foi menor que dez. Você pagará pelos 10 m³ como tarifa básica. Para 20 m³, o valor é de R$ 38,60. Para 30 m³ ela cobra R$ 58,70. Para 40 m³, R$ 82,20. E assim sucessivamente, valores para múltiplos de dez. Até aí tudo normal.Mas se você consumir, por exemplo, 15, 25 ou 35 m³, aí ela soma e cobra de você pelos 10, pelos 20, pelos 30 e mais as frações que é a multiplicação dos dias fracionados pela décima parte do consumo inteiro posterior. Vejam os senhores o caso especifica de minha mãe.Como citado em cima, ela consumiu 35 m³. Logo acreditávamos que ela pagaria quanto? R$ 58,70 pelos 30 m³ mais R$ 29,35 pelos 5 m³, multiplicando 5 x 5,87, valor de um metro quando atingimos os trinta, perfazendo os 35 m³. Está claro? Estaria se fosse assim. Mas não é. Vejam a insensatez e a esperteza. Eles faturam da seguinte maneira: R$ 17,28 pelos 10, mais R$ 38,60 pelos 20, mais R$ 58,70 pelos 30 e mais R$ 41,10 pelos 5 excedentes, calculados não em cima de valor de trinta metros, que seriam R$ 29,35, mas em cima já do valor dos 40 m³, mesmo sem ter atingido esse patamar. Resumindo. Uma fatura que deveria ser de R$ 80,05, eles simplesmente cobram R$ 155,68.Depois de me certificar na sede da empresa, mandei um e-mail para uma autoridade lhe informando, querendo eu acreditar que ele não tenha conhecimento dessas praticas abusivas.Como também entrei em contato com o PROCON e o MPE, de onde fui orientado a procurar um Juizado Especial Civil. Também obtive a informação de que no Fórum situado no DIA, já existe uma Vara Especial Civil para cuidar tão somente das questões relativas à DESO. Com essa informação, não levarei somente a conta do mês de abril. Levarei as ultimas doze contas dela, para ver se todas foram calculadas com essa matemática. Neta quinta feita, estarei levando a minha mãe lá.E para finalizar aconselho a todos os consumidores da DESO, que consomem mai de 20 m³, que verifiquem fazendo um comparativo com as informações por mim prestadas, quanto os valores.É ou não é Cláudio Nunes, um caso de polícia? E de justiça também”. Messias Gonçalves.

 

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca”. Dom Hélder Câmara.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais