Da imaginação e da insolação do Ivaldo

 

 

Chamou a atenção duas notas publicadas na coluna do jornalista Osmário Santos, no Jornal da Cidade da última sexta-feira, com o titulo “Além da Imaginação” onde ele ironiza um projeto de lei que será apresentado pelo vereador de Aracaju Ivaldo José (PDT), proibindo crianças de até 12 anos ficarem expostas ao sol em praias e piscinas e a fiscalização será feita por salva-vidas, donos de bares e pela própria polícia. Arrepare, escreveu Osmário.

 

Ainda na nota Osmário questionou se o vereador vai conseguir que os salva-vidas deixem seus postos de trabalho, donos de bares deixem seus estabelecimentos comerciais para cuidar dos filhos dos outros e a polícia, guardiã da ordem pública, de bermudinha nas areias da praia a cuidar de crianças tirando a liberdade dos pais de ir e vir com seus filhos?  Nunca!

 

O jornalista Osmário alerta ainda ao vereador Ivaldo José que ele tem que fazer um projeto para conscientizar os pais para o risco de câncer de pele através dos meios de comunicação pelo município. “Agora, projeto partindo de um vereador para polícia, salva-vidas e donos de bares cuidarem dos filhos de pais é ir além da imaginação. É demais!”, ironizou Osmário.

 

Caro leitor e caro colega Osmário, perdoem a imaginação fértil do vereador. Com certeza ele “gerou” esta brilhante proposta depois de uma insolação bem forte. Vocês sabem que a insolação causa, entre os sintomas, confusão, náuseas e dificuldades respiratórias. A vítima pode até perder a consciência e é mais comum não em crianças, mas em pessoas de idade.  Por isso perdoem o nobre vereador. Ele não sabia o que estava fazendo, por isso o “além da imaginação” do colega Osmário foi perfeito para o caso. E o projeto “além da imaginação”, é inconstitucional de cara.

 

Resta agora esperar que a temperatura do vereador baixe, com o fim da insolação e a volta da plena consciência. É só comer alimentos leves para se recuperar plenamente. E pelo amor de Deus, esqueça-se dessa propositura, antes que a insolação contamine todos os outros colegas. Arrepare, Osmário.

 

 

Conscientização

A assessoria do vereador Ivaldo José tem que remover o parlamentar da ideia e sugerir que ele apresente um projeto autorizativo para que a PMA possa fazer campanhas de conscientização dos pais para que não deixem os filhos expostos ao sol. Essas campanhas têm que ter a participação da secretaria da educação e outras áreas.

 

Canindé e as chuvas

As fortes chuvas chegaram ao município de Canindé, mas lá o monitoramento está sendo realizado e serve de exemplo para outros municípios. Lá tem Defesa Civil (o leitor acredita que em 25 municípios de Sergipe não existe defesa civil?) e o trabalho preventivo foi realizado. A Prefeitura tem o cadastramento de todas famílias que moram em área de risco, mais de 200. Além disso, o clube da cidade foi todo preparado e as equipes ficaram de plantão para qualquer emergência, inclusive com caminhões para as mudanças que forem necessárias.

 

Carmópolis e Socorro

Outros dois municípios que demonstraram uma mobilização rápida foram Socorro e Carmópolis que tiveram alguns desabrigados por conta da chuva. Em Carmópolis a prefeita Esmeralda Cruz mobilizou toda a equipe deste o anúncio da chegada das fortes chuvas e em Socorro, o prefeito Fábio Henrique, adotou um plano emergencial, inclusive com locais para instalação das famílias abrigadas.

 

Aracaju também mobilizada

Neste sábado e domingo, equipes de drenagem e tapa-buraco  da Emurb vão realizar serviços de manutenção nas vias com histórico de alagamentos. Já no período da noite, as equipes estarão em plantão permanente. O presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, lembra que a Emurb é um dos órgãos que compõem o Plano de Contingência para Períodos Chuvosos e o Sistema Municipal de Defesa Civil. Também participam do grupo a Emsurb, Corpo de Bombeiros, Samu Aracaju e Vigilância Sanitária. Toda equipe da PMA está de plantão para as emergências que ocorrerem neste período.

 

 

Casas em Carmópolis

A Prefeitura Municipal de Carmópolis, por meio da Secretaria de Obras e Urbanismo, realizou a entrega de casas totalmente reformadas. As obras aconteceram através do projeto de reformas de casas mantido pela prefeitura e que atende famílias carentes do município que residem em moradias precárias. A prefeita de Carmópolis, Esmeralda Mara, participou de todas as entregas e fez questão de relatar que outras residências serão reformadas no ano de 2010. “Muitas outras casas serão reformadas nesse ano”, disse a prefeita. “O maior sonho de qualquer família é ter um lar digno de se viver, fico feliz em poder realizar esse sonho”, concluiu.

 

Clínica de Saúde da Família em Aparecida

O governador Marcelo Déda inaugurou na tarde da última sexta-feira, 9, no município de Nossa Senhora Aparecida, a 82 km da capital, a Clínica de Saúde da Família (CSF) Maria Cleidilene Lima Santos. Os investimentos aplicados pelo Governo na clínica ultrapassam os R$ 585 mil, distribuídos em obras e na aquisição de equipamentos. “Para um governador, este é um momento de alegria muito grande. É uma satisfação poder vir a Aparecida para entregar uma obra como esta. Nós estamos entregando ao povo de Aparecida uma clínica de qualidade, bonita e equipada para atender com respeito e dignidade este povo que precisava de mais atendimento em sua atenção básica”, afirmou Déda.

 

Saúde se encontrava degradada em SE

Segundo o governador, há quatro anos a situação da saúde pública no Estado de Sergipe se encontrava degradada e muitos hospitais do interior terceirizados por empresas de outros estados. “No início do nosso Governo, nos reunimos com o doutor Rogério Carvalho, na época secretário de Estado da Saúde, e conversamos com a prefeitura porque nós precisávamos ajudar a melhorar a atenção básica no município, pois a prefeitura não tinha recursos para bancar uma obra como esta. Se o Estado não ajudasse, o município não teria condições de assumir as despesas”, disse Déda.

 

Agricultura familiar no sertão

Antes, pela manhã da sexta-feira, o governador Marcelo Déda realizou uma série de atos em prol dos agricultores familiares da região do Alto Sertão sergipano. Durante o evento, promovido na cidade de Nossa Senhora da Glória, o governador fez a entrega de títulos de propriedade, beneficiando produtores rurais de diversos municípios, dentro do programa de Crédito Fundiário, além da entrega de sementes certificadas dentro do programa que implantou o banco de sementes para os produtores sergipanos.

 

Parceria com o BNB

O superintendente do Banco do Nordeste, Antônio César de Santana, fez questão de evidenciar o êxito dos programas desenvolvidos em parceria com o Governo do Estado, promovendo uma evolução notável na agricultura familiar. “Hoje é um dia especial para a agricultura familiar, onde o BNB tem a honra de celebrar em conjunto com a prefeitura, Governo e Ministério do Desenvolvimento Agrário, trazendo cultura, conhecimento e novas iniciativas para fortalecer os instrumentos de crédito como o Pronaf”, enfatizou o superintendente.

 

Regras e prazos para corte de energia, água e telefone I

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou projeto de lei do senador Valadares (PSB) que determina regras e prazos para a interrupção do fornecimento de água, eletricidade e telefone para famílias de baixa renda, escolas, centros de internações de menores, presídios e casas de saúde. O projeto seguiu para avaliação da Câmara dos Deputados e, quando se transformar em lei, as concessionárias de serviços públicos só poderão interromper fornecimentos mediante notificação com, no mínimo, 30 dias de antecedência, além de a conta ter que ser detalhada, constando dela valores de consumo, parcelas, juros e encargos.

 

Regras e prazos para corte de energia, água e telefone II

Caso a Câmara dos Deputados confirme a decisão  em caráter terminativo da CCJ do Senado, as pessoas de baixa renda, as Santas Casas de Misericórdia que cuidam da saúde do povo pobre, as instituições educacionais e de internação de menores e os presídios,serão obrigatoriamente avisados pela concessionária em prazo razoável, o que abrirá oportunidade para justificação do atraso do pagamento, e o acompanhamento pela Defensoria Pública e pelo MP.

 

 

Febrac e Sebrae

O setor de serviços, recordista na geração de empregos no país, terá o Sebrae como um forte aliado, principalmente as empresas que terceirizam serviços de limpeza e conservação. A ideia é oferecer, em todos os estados, capacitação técnica para os empreendedores desse segmento. A proposta foi antecipada pelo diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, em sua palestra no Encontro Nacional das Empresas de Asseio e Conservação (Eneac), aberto nesta quarta-feira, em Natal (RN), pelo empresário de Sergipe Laércio Oliveira, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac). 

 

Seed tem contas de 2009 aprovadas

 Após parecer final, as contas da Secretaria de Estado da Educação (Seed), referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação de Sergipe (Fundeb), ano de 2009, foram aprovadas pelos membros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo. A análise, apreciação e aprovação ocorreram durante reunião extraordinária que aconteceu na última quinta-feira, 8, na sede da Seed. Foram oito votos a favor, um contra e uma abstenção.

 

Formação do conselho

Coordenada pelo presidente do Conselho, o prefeito de Brejo Grande, Carlos Augusto Ferreira, e pela vice-presidente, a professora Juscelice Alves (Undime), a reunião contou com a participação dos conselheiros José Francisco dos Santos (Seed), Maria Alice Dantas (Sefaz), Tatiana Passos (PGE), Eliane Santana (Conselho Estadual de Educação), Maria Aparecida dos Santos e Ana Lúcia da Silva (pais de alunos), Eva Maria Siqueira (UFS), Camila Pereira (USES) e Afonso Mendes (aluno). Alguns suplentes também acompanharam o processo de análise das contas

 

 

Déda participa de missa

Na noite da última sexta-feira, 9, o governador Marcelo Déda participou da Missa de Ação de Graças pela passagem do centenário de nascimento do empreendedor sergipano Oviêdo Teixeira, falecido em 2001. A celebração foi realizada na Catedral Metropolitana de Aracaju e conduzida pelo arcebispo da capital, Dom José Palmeira Lessa. A ocasião foi prestigiada por familiares do homenageado, autoridades e personalidades da sociedade sergipana.

 

Histórico de Oviêdo Teixeira I

Nascido no município de Itabaiana em 9 de abril de 1910, Oviêdo Teixeira foi um dos mais notórios empresários do estado de Sergipe. Começou a trabalhar ainda cedo, aos 9 anos, varrendo uma loja da cidade de Itabaiana. Aos 15, começou a negociar com sucesso retalhos de pano em feiras livres. Aos 19 anos, Oviêdo já era gerente de compras da Casa Mesquita. Aos 20, por sua vez, abriu a loja de tecidos A. Teixeira & Irmão em parceria com o irmão Antônio Teixeira.

 

Histórico de Oviêdo Teixeira I

A partir de 1962, Teixeira passou a ser um dos representantes da Ford em Sergipe, fundando a concessionária Cimavel. Foi criador e patrono das empresas Norcon, Discar e Bomfim e de atividades sociais como a Associação Comercial de Sergipe no biênio 1959/1960. Foi fundador e primeiro presidente do Clube dos Diretores Lojistas de Aracaju e presidente do Rotary Clube de Aracaju. Teixeira foi ainda diretor da Associação de Criadores de Estado de Sergipe e diretor e conselheiro da Associação Brasileira de Criadores de Zebu, além de ter sido um dos fundadores do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e deputado estadual em Sergipe entre 1974 e 1978. Oviêdo Teixeira faleceu em 2 de julho de 2001, aos 91 anos de idade, vitimado por um câncer de próstata. (ASN).

 

Saúde com Sustentabilidade

No dia 07 de abril, o Colégio Arquidiocesano comemorou o Dia Mundial da Saúde com toda a comunidade aracajuana. Em parceria com a Rede Primavera, foi montada uma tenda no Calçadão do Bairro Treze de Julho e os profissionais da saúde (gratuitamente) aferiram pressão, orientaram sobre como ter uma vida saudável, etc. O evento teve como tema ‘Saúde com Sustentabilidade’, reuniu crianças jovens e adultos.

 

Lula conquista 56% dos votos dos baneseanos para o Canad

Saiu o resultado da eleição para Representantes dos Funcionários no Conselho de Administração do Banese – Conad -, realizada nesta quinta-feira, dia 8. No total concorreram nove candidatos. Luiz Alves, o Lula, obteve 56% dos votos; o segundo lugar, Maria Avilete Ramalho, ficou com apenas 23% dos votos; o terceiro lugar, Rosinadja Morato e Carlos César, empatados com 4% dos votos. O restante dos votos foi distribuído pelos demais candidatos.

 

Compromisso com o mais votado

“A reunião teve o objetivo de construir o compromisso de que a indicação recaia sobre o mais votado. Afinal, democracia é a vontade da maioria. No entanto, alguns candidatos manifestaram dificuldade de não aceitar a indicação do seu nome por parte do governo, caso fiquem em 2º ou 3º lugar”, informa José Souza, presidente do Seeb/SE. Antes da eleição, o Sindicato dos Bancários reuniu os candidatos para discutir o posicionamento de cada um e construir o comprometimento entre eles para a indicação da lista tríplice. Agora é esperar que o governador Marcelo Déda respeite a vontade da maioria dos baneseanos e indique o candidato Lula, que, sozinho, obteve mais votos do que todos os oito juntos.

 

Resultado final da eleição

Veja o resultado da eleição: 1- Rosinadja Morato – ASGES -4,07%; 2 – Luiz Alves – LULA – ARMIC – 56,34%; 3 – Genilza Albuquerque – AG CENTRAL – 3,49%; 4 – Elenaide Ferreira – AUDIG – 1,98%; 5 – José Luiz Andrade – AUDIG – 1,28%; 6 – Maria Claudineide Belém – AGESP – 2,91%; 7 – Carlos César de Melo – ASGES -4,07%; 8 – Maria Avilete Ramalho – SEAC – 23,05%; 9 – Sérgio Luiz Pinto Dantas – AG Barra -1,98%; Votos em branco – 0,81%; Votos nulos – 0,009% e Abstenção – 25,73%.

 

Apartamento pronto no Mansão LBJ

O Mansão Luciano Barreto Júnior é um Celi de altíssimo luxo será entregue no próximo dia 01 de maio, como consta o Selo de Entrega Garantida. Sofisticado também é o apartamento pronto do empreendimento, que recebe muitos elogios dos privilegiados moradores e de quem o visita. Nele, é possível conhecer todas as inúmeras possibilidades que a automação predial oferece como segurança, climatização, entretenimento, iluminação, etc. A charmosa cozinha que esta decorada com móveis Florense dá uma ideia das diversas funcionalidades que este refinado ambiente terá. Quem visita o apartamento pronto do Mansão também se encanta com o belíssimo acabamento, o refinamento das louças e do piso, e fica impressionado com o charmoso sistema de fechamento da varanda que faz com que os vidros deslizem até os cantos e girem em até 90º graus, facilitando a abertura total do ambiente, ampliando ainda mais os espaços, aumentando a ventilação e a luminosidade. Em breve, os privilegiados moradores sentirão como vai ser prazeroso viver no maior empreendimento imobiliário de Sergipe.

 

 

DO LEITOR  

 

Crime o uso de veículo público

Do leitor Narcizo Machado Filho: “Conheço e parabenizo você, pelo incessante trabalho no sentido de coibir o uso de veículo público para fins particulares.  Há pessoas que precisam saber tudo que é feito, comprado, reestruturado dentro de um governo, é feito com o dinheiro dos impostos pagos pelo cidadão .Se a jovem Gabriela Tavares, é um trabalhadora sabe ou deve saber, o dinheiro que recebe é fruto dos impostos, o dinheiro utilizado para pagar a mensalidade da faculdade também é fruto dos impostos. Portanto, o uso de veículo público para assuntos particulares caracteriza-se improbidade administrativa.Em 2007, a Justiça paulista condenou criminalmente uma ex-vereadora por que fez uso pessoal, de dois veículos Fiat, diz o relator: “A questão não é de “peculato de uso”. É, sem dúvida alguma, de “peculato-desvio”, ou seja, um carro, bem móvel (particular), na posse da Administração, para uso público específico, foi desviado para proveito alheio”. Outro caso: O Ministério Público de Rondônia ajuizou uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o presidente da Câmara de Vereadores de Cabixi, veja que inocência: “Segundo o Promotor de Justiça Fernando Franco Assunção, autor da ação, o réu foi surpreendido pela Promotora de Justiça Flávia Barbosa Shimizu Mazzini, no dia 31 de outubro de 2009, manhã de sábado, no interior de um supermercado, na cidade de Colorado do Oeste, tendo ele informado que havia saído de Cabixi no veículo oficial da Câmara de Vereadores para fazer compras particulares com sua família. Tais fatos foram registrados por meio de fotografias. Na ocasião, o vereador confirmou o ocorrido e não apresentou nenhuma justificativa para o uso do veículo oficial”. O Fato foi caracterizado como improbidade administrativa, ofendendo os Princípios da impessoalidade e moralidade conforme a Constituição Federal e a Lei 8.429/92, foram aplicadas multa civil no montante de até 100 vezes o valor da renumeração recebida pelo requerido.Portanto cara leitora, não importa se estiver de folga, atrasado para serviço, se estar matando o serviço, ou questão de vida alheia. É crime conforme a Lei 8.429/92, art. 9º inciso IV – utilizar, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades mencionadas no art. 1° desta lei, bem como o trabalho de servidores públicos, empregada ou terceiros contratados por essas entidades; temos que moralizar”. Narcizo Machado Filho – graduado em ciências contábeis e pós-graduado em gestão fiscal e planejamento fiscal.

 

Comprando briga no Conjunto Luiz Alves II

Da leitora Diana Ferreira: “Sobre a construção de um depósito de material na praça do Conjunto Luiz Alves II, o jornalista Abrahão Filho tem toda razão em denunciar. A assessoria do município de São Cristóvão, jornalista Orácio informa no blog Coisas de São Cristovão que a área é particular, logo deve ter algum equívoco muito grande. Sou moradora antiga da comunidade e não existe nenhuma possibilidade dessa área ser privada. Só se mudaram a planta original do conjunto e não existir plano diretor no município de São Cristóvão para deixar um mostrengo tirando a ventilação, visão e a beleza das casas que ficam localizadas nessa praça”.

 

Punição aos prefeitos

E-mail recebido: “Ótimo trabalho pela matéria e  parabéns para o juiz que soube punir o prefeito de Rosário do Catete. continue assim, é preciso moralizar este país. é preciso que outros colegas juízes reveja este conceito perante as outras administração. tem prefeituras  que está cheia de denuncias e muitos processos guardado; é o caso da prefeitura de laranjeiras que precisa ser investigado. não custa nada. a cidade não tem melhorias em nada e a população sofrendo constantes, comércio não funciona, cidade esburacada em toda localidade, hospital de atendimento precário. ninguém toma iniciativa com medo de sofrer repreensão. é preciso amor e respeito pelo patrimônio publico estadual ou federal. laranjeiras é uma cidade histórica e linda. tem cidade que é maior e tem renda muito menor,  e com muito desenvolvimento. Já Laranjeiras vive no atraso total, nem turista tem receptividade como deveria ter”.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“Meu pai participou durante muitos anos ativamente da política em Sergipe servindo sempre sem se servir”. José Carlos Teixeira, na última sexta-feira,09, durante a missa em homenagem aos 100 anos de nascimento de Oviedo Teixeira.

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais