Da indecisão e da certeza de Albano

 

 

Ao conceder entrevista ontem, 06, ao radialista Gilmar Carvalho, na Rede Ilha, o deputado federal José Carlos Machado (DEM) foi lúcido ao criticar o PSDB em Sergipe por querer estar no palanque do DEM este ano e ao mesmo tempo apoiar a administração de Edvaldo Nogueira em Aracaju.

 

Machado sabe que é preciso logo uma definição de Albano Franco, que empurrará o quanto tempo tiver uma definição sobre sua candidatura. Aliás, quem não lembra de 2006, quando Marcelo Déda e outras lideranças contavam com a candidatura de Albano ao Senado, na chamada coligação “branca”. Albano protelou até o último minuto do segundo tempo. Quem saiu perdendo? Zé Eduardo que teve que esperar e adiou o lançamento de sua candidatura ao Senado.

 

Agora, como está próximo de Déda e aliados, Albano Franco parece que deseja  se desculpar com o episódio de 2006 fazendo o mesmo com o DEM. Quanto mais ele protela o prejuízo é para o DEM e os aliados de João Alves. Machado mesmo, ainda não lançou sua candidatura ao Senado pra valer por conta desta indecisão tucana.

 

Este jornalista teve contato com uma liderança nacional do PSDB que disse que a candidatura de um tucano ao Senado é uma imposição do partido que terá candidatos a senador em todos os estados para eleger um número maior e fortalecer a provável bancada de José Serra, se eleito presidente da República. Ou seja, para a liderança nacional, Albano é o único nome do PSDB em Sergipe com condições de disputar e para isso terá um reforço “substancial” para a campanha.

 

E Machado que espere. Não pense que Albano decidirá alguma coisa este mês, nem em fevereiro. Deixará para o final das coligações. Até lá ele continuará na mídia, com suas indecisões que na verdade fazem parte de um jogo estratégico. Até lá ele continuará dando boas gargalhadas, maiores do que as famosas gargalhadas de João Alves.

 

Castelo da torre começa a ruir

Em Sergipe, o xadrez, é diferente do resto do mundo. Aqui, por influências extraterrestres a peça maior não é o Rei, mas a Torre. Pois bem, mas o jogo começa a mudar e tomar o rumo correto. Ontem mesmo, num jogo em São Cristovão a torre perdeu e o seu rei levou o xeque mate. É só o início do campeonato que será estendido para outros municípios.

 

Rei da Sopa e rei do ridículo

Aquele bar do Sol Nascente, o Rei da Sopa, que chega ao final da tarde coloca mesas nas ruas e manda no trânsito e tudo mais, continua do mesmo jeito. Lá impera a lei do mais forte. Na última terça-feira, 05, um dos clientes, discutiu com alguém, entrou no carro (um mitsusbhi lancer) e saiu queimando pneus deixando alguns freqüentadores preocupados, já que as mesas são no meio da rua. A placa do rei do ridículo: CAD – 4200.

 

Confiança vence na Copa São Paulo

E time do Confiança segue firme na Copa São Paulo de Futebol Junior. Ontem, 06, em São José dos Campos (SP) conquistou uma vitória de virada por 5 x 2 o time da casa, o São José. Agora o Confiança é líder do grupo N com 4 pontos. Joga no próximo sábado, 09, às 19hs (horário de lá) contra o Nacional do Amazonas em São José dos Campos (SP). Se passar para a segunda fase será uma vitória. Dos 92 times que iniciaram na copa apenas 32 passam para a segunda fase.

 

Japaratuba foi destaque no Estúdio I, da Globo News

A festa de Santos Reis e São Benedito foi motivo de reportagem ontem, 06, no programa Estúdio I, apresentado pela jornalista Maria Beltrão a partir das 13hs na Globo News. A equipe da Rede Globo Sergipe mostrou para todo o Brasil a religiosidade centenária de Japaratuba, as manifestações culturais e a tradicional “Guerra das Cabacinhas”.  Por meio da repórter Carla Susana e do telejornalismo da “Globo News”, o Brasil todo pôde assistir a uma das mais autenticas manifestações culturais e religiosas.

 

Programação

Os brincantes que contracenaram com a repórter sergipana fizeram parte do Maculelê, Reisado, Capoeira, Cacumbi, com seu Rei e Rainha, além de figurantes que exibiram como ocorre a não menos famosa Guerra das Cabacinhas. Este ano a Festa de Santos Reis e São Benedito terá início hoje, 07, e se estende até o dia 10, domingo, com realização de novenários e a procissão a partir das 15h. No mesmo dia, só que às 20h, a prefeita Lara Moura abre oficialmente o IX Festival de Artes Arthur Bispo do Rosario. O festival apresentará cortejos folclóricos na segunda, terça, quarta e quinta-feira a partir das 15h pelas ruas de Japaratuba e à noite shows com artistas regionais, dentre eles Fábio Cruz, Chico Queiroga, Antonio Rogério e Amorosa.

 

O Púcaro Búlgaro no TTB

O premiado espetáculo O Púcaro Búlgaro, encenação de Aderbal Freire-Filho para o texto homônimo de Campos de Carvalho, fará apresentação única em Aracaju no próximo dia 27, a partir das 21:00 h, no Teatro Tobias Barreto. Com um elenco afinado e premiado – alguns dos atores são conhecidos por suas atuações no cinema e na televisão –, o espetáculo ficou conhecido como uma bem-sucedida e deliciosa viagem teatral. O Púcaro Búlgaro é “um romance-em-cena puro sangue”, gênero novo que leva cada ator a ser narrador de si mesmo no próprio momento em que age, mantendo o texto integral por meio de um vertiginoso rodízio de personagens. O Púcaro Búlgaro integra o Programa BR de Cultura 2009/2010 da Petrobras para apresentações em 13 cidades das cinco regiões do Brasil. O humor e a inteligência são a tônica do espetáculo.

 

 

Artistas promovem homenagem ao músico Irmão

No dia 14 deste mês, o teatro Tobias Barreto sediará o evento beneficente ‘Irmãos Solidários’. Na ocasião haverá um pregão de obras de artistas plásticos sergipanos e apresentações musicais. A intenção, de acordo com Adauto Machado, um dos organizadores, é homenagear o músico Irmão. As apresentações começam às 20h e a entrada é gratuita. Serão expostas 22 obras de 17 artistas, como Adriana Hagenbeck, Bené Santana, Fábio Sampaio, entre outros. Oito músicos também sobem ao palco do teatro. São esperadas mais de 500 pessoas. (Infonet).

 

Nesta quinta: PSOL no Rádio e na TV

Hoje, 07, vai ao ar o programa nacional do PSOL. Serão 10 minutos no rádio e na TV, em cadeia nacional. No rádio, das 20h às 20h10m. Na TV, das 20h30m às 20h40m. Os temas abordados: Não à criminalização do movimento popular. Apoio à reorganização dos trabalhadores na luta por uma nova central. Contra a falsa polarização e a continuidade do mesmo modelo econômico que sacrifica o povo brasileiro . Defesa de um outro projeto de desenvolvimento para o país: socialmente justo, ambientalmente sustentável e radicalmente democrático.

 

Homenagens na rede Primavera 

O Setor de Higienização da Rede Primavera realizou, no auditório do Hospital Primavera, uma emocionante confraternização de fim de ano. O encontro contou com a presença do presidente da Rede, Wagner Oliveira, da Superintendente Administrativa e Financeira, Ana Cecília Oliveira, a coordenadora de higienização e rouparia, Silvana Batista, além dos colaboradores e coordenadores das Clínicas Diagnose e Policlin, e Hospital Primavera. Durante o evento, Dr. Wagner foi homenageado por profissionais que também fazem parte do grupo desde a fundação. Ele recebeu das mãos da colaboradora Maria do Carmo, que está há 22 anos na empresa, uma placa que parabeniza a sua brilhante trajetória empresarial e ética frente à Rede Primavera.

 

DO LEITOR

 

A Deso e a desculpa esfarrapada

Do leitor Francisco: “Não consigo entender como em pleno século XXI como estamos ouvindo diariamente na mídia.  Os diretores e técnicos da Deso desconhecem um equipamento chamado Gerador de energia. Ora se tivessem trabalhado um plano de emergência isso não estaria acontecendo, deixando  o povo do sertão com sede mas enviando as contas sem estes terem uma gota nas torneiras. Precisa alguém urgentemente tomar as rédeas e consertar logo tudo isso. Os projetos devem ser elaborados com diversas outras alternativas”.

 

Discriminação do Jornal Nacional para com Lula

Do leitor Reinaldo: “O motivo do Jornal Nacional não noticiar o assunto de Lula, se deve ao fato do mesmo fazer parte da imprensa golpista e arrogante que existe no país. Eles não conseguem deglutir que um presidente sem os dotes estipulados por eles mesmos se tornar tão popular no mundo inteiro, e esse mesmo mundo o respeita acima de tudo. O JN através dos marinhos representados e elitizados por Ali Kamel tentam a todo custo criar crises para denegrir a imagem do presidente. Só que eles estão muito enganados, pois a cada dia que passa o JN e a Globo perdem espaço para outras TV´S como a Record. E não é só isso, os jornais do Sudeste, tipo Folha, revista como a Veja, estão totalmente perdidos. Nós estamos na era da informação e dentro da internet. Não adianta mentir, inventar, etc, pois, a notícia chega de qualquer forma, sem acobertações!”.

 

Jornal Le Monde

Do leitor João de Castro.: “O jornal Le Monde da França é notóriamente um jornal reacionário, ultra conservador,de direita, simpatizante do fascistóide Le Penn,(p.ex.:fez campanhas duras contra o socialista Mitterrand.  Recentemente, fez oposição ferrenha contra Ségoléne Royal,candidata das esquerdas nas útimas eleições francesas). Me parece óbvio a homenagem a Lula !  Tivesse Lula cumprido no governo suas promessas desde l982 e seria escorraçado pelo Le Monde. Más,  pagar ao FMI, (contrariando o que dizia toda uma vida) em detrimento da dívida interna que em seu governo aumentou em 270%; governar com a direitona corrupta brasileira( Sarney, Renan, Collor,Jáder Barbalho,Edison Lobão,Hélio-rede Globo-Costa e muitos outros)não é de extranhar essa homenagem do Le Monde. Será esta a opinião de outro jornal francês,o Le Humanité por exemplo,Jornal que estaria mais próximo dos ideais deixados para trás por Lula?  Senhor Cláudio, na verdade não se trata de prestígio.Se o fosse,Lula teria emplacado nosso representante junto a Organização Mundial do Comércio a OMC.Perdemos para um egípcio.Ou teríamos ganho a indicação da Ministra Ellie Gracie para o Tribunal Internacional de Haia,ou já estarÍamos fazendo parte do Conselho de Segurança da ONU !  Acho apenas que Lula é visto como um governante  exótico de um exótico país terceiro mundista, subdesenvolvido. Não é uma boa coisa esta homenagem do “conhecido”  Le Monde, de outras jornadas”.

 

Aumento de tarifa

Do leitor José Firmo: “Não dá para acreditar que estão falando em aumento da tarifa de transporte coletivo em Aracaju! Que os empresários falem é até compreensível, entretanto a Prefeitura de Aracaju admitir que tem que haver reajuste é inacreditável.Pior: disseram que o reajuste seria para manter o transporte com qualidade. Qualidade? Quem usa ônibus em Aracaju diariamente – o trabalhador e o estudante – sabe muito bem que não existe qualidade. Não existe organização. Não respeitam horários. Não existe respeito pelo usuário. Quem freqüenta os terminais e usa os ônibus de Aracaju sabe do que estou falando. Sem contar que numa cidade geograficamente pequena e plana, com vias pavimentadas, bairros próximos, com um índice de passageiros por quilômetro (IPK) médio dos melhores e dentro do que é preconizado no Brasil, não se pode falar em reajuste de tarifa. Respeitem o povo de Aracaju! Deveriam falar em redução de tarifa. A tímida renovação da frota é obrigação. Nesse aspecto as empresas ainda estão devendo ao sistema e aos usuários. Mas falam que têm que reajustar porque renovaram a frota. A renovação da frota já está, e sempre esteve, dentro da tarifa. Será que algum dos dezenove vereadores – pelo menos um – vai se pronunciar contra esse absurdo? Ou uma parte se cala, se omite e outra parte fala que o povo não pode pagar caro, mas os empresários não podem levar prejuízo? Sempre foi assim. O filme sempre é o mesmo. E a encenação já começou: pedem para reajustar de R$ 1,95 para R$ 2,20, mas já prevêem que será de R$ 2,10.A licitação dos serviços de transporte coletivo não sai. Só a atual gestão municipal está há três anos e sete meses, segundo mandato e nada. Se Henrique Luduvice ainda estivesse por aqui..”.  

 

Sobre Pesquisas

Do leitor Edilson: “Nobre Jornalista, em Sergipe os resultados das pesquisa$ são tãopitorescos quanto alguns “instituto$” que surgem em época de eleição e, logo após o pleito, desaparecem, sem deixar rastro. Comenta-se que em alguns deles, quem encomenda a pesquisa já apresenta os números do resultado, e o instituto trata de moldar a “metodologia” ao gosto do cliente, para chegar aos números desejados, tudo dentro de métodos “rigorosamente científicos”. Não é demais lembrar que na última eleição para governador houve instituto de pesqui$a que previu a vitória de João Alves Filho no primeiro turno e, após o resultado, justificou-se dizendo que a “virada” de Marcelo Deda se deu nos dois dias que antecederam ao pleito.   Isto deve ser denominado de rigor científico ou cara-de pau?  Faça uma pesqui$a entre seus leitores”.

 

Terceirizados da Sefaz

Comentário de Breno Silva: “Toda classe de digitadores da CCP, empresa que trabalha para a Sefaz, está muito preocupada porque o período  licitatório foi marcado para 18 de janeiro. Nada contra porém,colegas estão sem períodos de ferias faz 3 anos, sendo sacudidos de uma empresa para outra.Sendo que na ultima empresa perdemos 40% do FGTS e férias. O FGTS só saiu mediante ordem judicial,todos precisamos dos nossos empregos agora o que esperar de uma empresa que não paga em dia, não arca com o décimo terceiro todo logo quem arcou a segunda parcela foi a Sefaz. Somos em 300 pais de família que ultimamente não sabemos o que e receber ferias, salários e ticket em dia,como fica esses encargos. Estamos vendo que novamente FGTS e férias  e outros encargos perderemos de novo. Gostaríamos de saber com a palavra a empresa CCP e a Sefaz”.

 

Desabafo de um servidor

E-mail de um servidor: “Fazem exatamente 3 meses que não recebo um centavo e o pessoal da DRE 08 E DRH, não tem uma explicação exata sobre a situação, estou em uma delicada situação financeira e não sei mais o que faço. Estou bastante decepcionado, além do mais meu contrato termina dia 22 de janeiro do corrente ano, sou excedente no cargo de vigilante do concurso que está em vigor e não sei quando irei ser convocado, na verdade nesse governo ninguém sabe de nada, é uma incompetência generalizada, o povo não merece tanta desatenção por parte do poder publico como vem acontecendo no governo Déda”.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“A decisão carece dum espírito de mestre; e é incomparavelmente mais fácil atuar tal como se é, do que imitar aquilo que se não é”. Luís XIV de França.

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais