Da Internet e a liberdade de expressão

Artigo 19º da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Todo o homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras.

A Constituição Federal de 1988 consagra como cláusula pétrea e imutável a liberdade de manifestação do pensamento, de expressão da atividade intelectual e de acesso à informação, independentemente de censura ou licença (art.5º, incisos IV, IX e XIV).

O Brasil vive uma democracia plena, e a pluralidade de opiniões é indispensável para que o país tenha pleno desenvolvimento e cidadãos que não apenas assimile o que a maior parte da mídia poderosa tenta passar como verdade absoluta.

Lamentavelmente emissoras de televisão e rádio, que são concessões públicas, deveriam estar prestando serviço a cidadania, mas a sua grande maioria presta serviços aos seus donos, que, quando não são políticos, são empresários que atuam como verdadeiros corsários no sentido pleno da palavra, tentando roubar o direito do cidadão de se informar e dos profissionais da imprensa exerce plenamente a liberdade de expressão.

Este espaço caro leitor, não se curvará aos que pensam que Sergipe tem dono ou aqueles que pensam que a liberdade serve apenas para seus interesses políticos e empresariais.

Este espaço caro leitor, não é dono da verdade, já errou muitas vezes e certamente continuará acertando e errando, mas jamais pecará pela omissão. Setores da mídia tentam hoje direcionar o cidadão para inverdades de diversas formas, e um bom exemplo foi o episódio da semana passada envolvendo o novo partido, o PSD.

Alguns que literalmente “berram”, com sensacionalismo falando em liberdade e imparcialidade, servem aos seus “donos”, sem a menor responsabilidade com o cidadão sergipano. E essa briga esse espaço comprou e continuará comprando. É melhor deixar de escrever do que pecar pela omissão e em alguns casos distorcendo a verdade por submissão.

É preciso respeitar as opiniões diferentes com ética. É por isso que este espaço sempre publica a opinião dos leitores muitas vezes discordando das opiniões do titular do blog.

Alguns empresários e políticos ainda não se acostumaram com a Internet. Estavam apenas acostumados em ditar a sua “verdade” pelas suas concessões públicas. Ainda não perceberam que a Internet é um instrumento poderoso de democratização da comunicação. E principalmente de exposição dos mais variados pontos de vista.

 A alta velocidade da informação pela Internet pegou alguns de “calças curtas”. E este espaço eles não podem manipular. E como muita gente já escreveu: a Internet  expressa a verdadeira luta pela “liberdade de expressão” nos dias atuais.

 

Agradecimento sobre artigo

Foram muitos e-mails e telefonemas parabenizando sobre o artigo “Déda, o PSD, a raposa e as uvas” (http://bit.ly/gc2oV1) publicado no último final de semana. Uma grande repercussão. Para quem acha que o blog está mentido em relação ao PSD, Déda no JC: “Deixe ela (a verdade) comigo. Quando for necessário eu conto”.Quer mais? 

 

Floro Calheiros é morto pela polícia

O foragido Floro Calhaeiros foi morto pela polícia na madrugada do domingo, 10, quando policiais militares e federais o perseguiram na divisa do município de Barreiras, na Bahia, com o Estado de Tocantins. A informação é que o empresário foragido da polícia tentou furar um bloqueio da Polícia Rodoviária Federal.O sobrinho de Floro Calheiros, Lucas, e um capanga também morreram na ação policial. O filho de Floro, Fábio Calheiros Barbosa, foi atingido com tiros, mas foi encaminhado para atendimento no Hospital regional de Gurupi, no Tocantins. Leia nota da SSP: https://.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=111886&titulo=cidade

 

Mais policiais nas ruas de Sergipe

Com a morte de Floro Calheiros vários policiais militares e civis retornaram as ruas para o trabalho diário. É que muitas autoridades e até políticos, incluindo profissionais da comunicação tem à sua disposição segurança cedida pelo governo estadual por conta das ameaças de Floro. Agora o policiamento ostensivo vai melhorar e o blog ficará de olho para confirmar o retorno de todos. Com certeza será um ato do secretário João Eloy ainda esta semana com o apoio da PM.

 

SE: Principal suspeito de atentado contra juiz do TRE é morto

Deu na FSP de hoje, 11: O principal suspeito de ter sido o mandante do atentado contra o ex-presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Sergipe, o empresário Floro Calheiros foi morto pela Polícia Federal na madrugada de ontem. Ele teria tentado furar um bloqueio policial, quando foi atingido.Calheiros estava foragido da polícia desde dezembro de 2008, quando fugiu de um hospital onde estava internado. Ele foi morto em uma troca de tiros que se iniciou no Tocantins e que prosseguiu até o município de Barreiras, na Bahia, quando foi atingido. Outros integrantes do bando foram mortos.O atentado contra o desembargador Luiz Mendonça ocorreu em agosto do ano passado.O carro que levava o desembargador foi alvejado por cerca de 30 tiros de armas de diferentes calibres. Ele foi atingido no ombro por estilhaços provocados pelos disparos. Baleado, o motorista sobreviveu.

 

Quilombolas

Um dos importantes avanços da Constituição de 1988, foi o reconhecimento histórico sobre os quilombos, desencadeando o processo de organização das comunidades negras e o reconhecimento da propriedade da terra ocupada pelos “remanescentes das comunidades dos quilombos”. Porém, como quase tudo no país, em vários Estados, a Justiça vem tentando resolver tentativas de reconhecimento de quilombos que nunca existiram. Basta acessar a imprensa nacional para perceber como uma boa ideia pode ser distorcida para atender os diversos interesses, principalmente eleitoreiros e ideológicos.

 

Santa Luzia: existiu mesmo quilombo? I

Aqui em Sergipe ocorre um problema sério. Pelos relatos históricos nunca existiu qualquer quilombo no Crasto, sequer em Santa Luzia. Mas repentinamente surgem remanescentes do que nunca existiu. E  o mais estranho estes pseudo remanescentes querem que a área do quilombo não inclua a área onde ele próprios moram.

Santa Luzia: existiu mesmo quilombo? II

No caso de Santa Luzia do Itanhi o que ocorre são brancos, vindos de vários outros municípios e até de outros Estados. A “bandeira dos quilombolas” é bonita mas tem havido distorções gigantescas, pelo absurdo da situação e pela pretensa extensão do falso “Quilombo Luziense” que quer mais de 8000 hectares(equivalente a 8000 quadras de Aracaju) que ocupariam mais de 25% do município de Santa Luzia do Itanhy. O mais absurdo: chegaram a reivindicar a própria sede do município como integrante do quilombo.O prefeito de Santa Luzia e muitos outros foram induzidos ao erro.

Análise com imparcialidade

Resta que a superintendência regional do Incra e os órgãos competentes, principalmente do Governo Federal analise o caso com imparcialidade e, principalmente com um profundo estudo na área, pesquisando todas as famílias para chegar a conclusão correta. Já existe contestação judicial. Resta esperar que a decisões não sejam política, mas técnicas, antropológicas, geográficas e baseadas na história da região.

 

Monte Alegre: PT apresenta pré-candidatos a prefeito

Reunido no ultimo sábado, 09, o Diretório do Partido dos Trabalhadores de Monte Alegre de Sergipe, apresentou nomes de pré-candidatos a prefeito do município em 2012. Na ocasião foram apresentados os nomes de Haroldo do MPA, Geninho de Zé de Dé, Cícero Ajudante, Vereador Javan, Tonho do Bom Jardim e Josué Junior (Junior de Madalena), atual Presidente do Partido no município. Os Petistas de Monte Alegre decidirão até o inicio de 2012, qual dos nomes apresentados será o candidato. Na mesma reunião, ficou decidido que o PT dialogará com os demais partidos locais, em busca de apoio a sua candidatura.

 

Projeto político

O Presidente do Diretório Municipal ressaltou que o PT,  esta construindo um Projeto Político, visando à qualificação, desenvolvimento e melhorias nas diversas áreas de atuação do Município e que o nome escolhido, terá o dever de representar e respeitar com coerência o referido Projeto do Partido.

 

Ouvidoria do TCE I

A instalação da Ouvidoria-Geral do Tribunal de Contas do Estado vai promover, de forma acessível e direta, uma melhor aproximação com o contribuinte gerando um relacionamento salutar do TCE com a sociedade que precisa, a cada dia, de ferramentas que a aproxime das instituições de uma forma mais simples e menos burocrática.  Denúncias, reclamações, sugestões e críticas não podem ser ignoradas pelas autoridades.

 

Ouvidoria do TCE II

A presidente Isabel Nabuco acerta ao colocar em prática o seu projeto da Ouvidoria, um canal que revela respeito que o Tribunal de Contas tem pelo cidadão que agora vai poder se manifestar democraticamente sabendo que do outro lado terá na pessoa do Conselheiro Clovis Babosa, um Ouvidor de Contas atento, consciente e prático nas respostas e encaminhamento das soluções. Fica o exemplo para muitas outras instituições.

 

Militares chilenos condenados por crimes na ditadura

Na semana passada os militares foram condenados com 10 anos de cadeia pelo homicídio, em outubro de 1973, durante a ditadura de Augusto Pinochet, de um funcionário do FMI, dois turistas argentinos, um militante da direita chilena, um estudante universitário e outro cidadão chileno. Os condenados sequestraram as vítimas do lugar onde dormiam, levaram-nas para um centro de detenção e, em seguida, simularam uma tentativa de fuga para assassiná-las.

 

No Brasil falta coragem e vergonha

O Brasil é um dos poucos países do mundo que não enfrentou com coragem seus torturadores.  É uma vergonha, saber que torturadores vivem tranquilamente no meio dos cidadãos. Foram dezenas de mortos no período da ditadura. Até quando?

 

PV

E o dirigente do PV, Antônio Leite alerta ao deputado Gustinho Ribeiro para o que chama de praga do PV: “quem sai do partido dificilmente se elege,  a exemplo de: Armando Batalha, Gilmar Carvalho, Sandro de Ciro e ate Gabeira que para se eleger teve que voltar para o ninho verde. Cuidado garoto”. Na verdade o PV em todo país se tornou mais um partido do chamado balcão de negócios e deixou de lado sua principal bandeira de luta. Por isso nunca passou de um partido nanico.

 

Debate sobre reforma política

O relator da Comissão Especial da Reforma Política na Câmara, deputado federal Rubens Otoni (PT/GO), estará em Sergipe hoje, 11, para participar de um debate sobre o andamento das discussões do projeto da reforma política. Promovido pela Direção Estadual do PT e pelo Diretório do partido em Aracaju, o debate ocorrerá no auditório do Sindicato dos Bancários, no centro da capital, a partir das 18h. A iniciativa de trazer o relator ao Estado é do deputado federal Márcio Macêdo (PT).

 

“Ame-se às mulheres do Santo Antônio”

Com a finalidade de proporcionar políticas públicas em favor da mulher, na manhã do sábado, 09, a Prefeitura de Estância levou à comunidade do Conjunto Residencial Santo Antônio o projeto AME-SE, Ação das Mulheres de Estância, realizado nas instalações da Escola Núbia Lima Nascimento, para um público de mil pessoas aproximadamente. Os trabalhos foram acompanhados pelo Prefeito Municipal Ivan Leite e coordenados pela Professora Adriana Oliveira, secretária Chefe de Gabinete.

 

Serviços oferecidos a comunidade

Foram oferecidos os seguintes serviços: atendimentos médico, odontológico, pediátrico, exame de lâmina, exames de glicemia, vacina contra a Hepatite, aferição da pressão arterial, CTA Itinerante, revisão do Cadastro Único, cessão de documentos pessoais, corte de cabelo com escova, manicure, pedicure, salas de brinquedoteca, leitura, artesanato em gesso, pintura em tecido, atividades desportivas, música ao vivo e apresentação teatral da Companhia Riso Cínico, com participação do ator e secretário de Turismo e Comunicação Social, Luiz Carlos Dus Santus. Dentre os serviços oferecidos foi incluído um estande da concessionária de energia elétrica SULGIPE que distribuiu folders da campanha “Economizar Energia é Preservar o Meio Ambiente.

 

PAS – Movimento pela ética na política

Vem aí o Por Amor a Sergipe – PAS, Movimento Pela Ética na Política e na defesa de valores morais e o fim da mercantilização em Sergipe. Em breve o blog dará mais detalhes. Este espaço será uma trincheira nesta luta, que será árdua e cheia de percalços. Porém, é melhor se derrotado e não lutar, do que pecar pela omissão.

 

Plenária Estadual da UGT/SE

Na próxima sexta-feira, 15, e no sábado,16, será realizada em Aracaju a Plenária Estadual da União Geral dos Trabalhadores em Sergipe, no Hotel Parque das Águas, no bairro Atalaia. A plenária terá vários debates entre os dois dias e será uma preparação para o II Congresso Nacional da UGT. O objetivo é debater os rumos do Brasil em especial do movimento sindical. Mais detalhes pelo telefone:3044-2529.

 

Perspectivas para a produção independente para a TV

Na próxima segunda-feira, 18, no auditório do Sebrae/SE, a partir das 17h, será realizado um evento sobre as “Perspectivas para a produção Independente para a TV”, que serão apresentadas pela Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão – ABPi-TV. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Fundação Aperipê e do Sebrae/SE e está voltado para executivos, técnicos e pesquisadores da área.

 

DO LEITOR

Transporte Universitário em Santo Amaro

 

Do leitor Silvaney Silva Santos: “Sou pedagogo, historiador e especialista em ambas. Mas não escrevo este pequeno texto para enumerar minhas formações acadêmicas, mas para pedir a sua colaboração, no sentido de levar essa informação a muito mais pessoas através do seu blog e se possível elencar algumas sugestões para solucionar o problema a seguir: O cancelamento do transporte escolar dos universitários e cursistas da cidade de Santo Amaro das Brotas-SE. Como você deve saber, este lugar surgiu no vale do Cotinguiba a partir de 1590 com o advento da conquista de Sergipe por Cristóvão de Barros; se tornou Vila no ano de 1699 e foi outrora o maior centro econômico e político do Estado. Berço de Antônio José da Silva Travassos (o primeiro a escrever a história de Sergipe) e do escritor padre Aurélio Vasconcelos,dentre outros, teve a sua história registrada a partir de lutas, recebendo o título de “povo insurreto”. Agora se depara com a infelicidade de ter o acesso ao ensino superior negado. A atual administração, “Novo Tempo, Vida Nova”, alega não ter mais condições financeiras para manter o transporte universitário, o qual existe há mais de 15 anos, sendo desta maneira um direito social conquistado pelos universitários. Logo, a medida drástica da administração se constitui um retrocesso social de grandes proporções para os jovens que veêm seus futuros ameaçados. Agora só se pode estudar em Santo Amaro até o ensino médio. Exceto os que possuem um melhor poder aquisitivo (em sua maioria da elite local), que se perpetuam no poder. Nos discursos “eleitoreiros” colocam a educação como prioridade. Mas, onde está essa prioridade sem universidade? O acesso ao transporte universitário por mais que não esteja legitimado, se constitui em dever MORAL de uma administração municipal. Por que não se compra com recursos próprios um ônibus para esse público específico? O caminho para isso é administrar de forma organizada, competente e dando prioridade à EDUCAÇÃO. Diante dessa situação pesso que você Cláudio, possa levar essa informação ao senador e ao deputado, Amorim e Adelsom Barreto, respectivamente, dentre outros que foram eleitos com a contribuição dos votos dos santamarenses; logo podem também contribuir. Estamos fazendo um manifesto na próxima segunda-feira intitulado: “Acesso à educação: andando não dá”. Por fim, “vamos amigo lute, vamos amigo lute, senão agente acaba perdendo o que já conquistou; agente acaba perdendo, o que já conquistou…”. “Tarde se aplica a medicina, quando o mal já tem brotado profundas raízes”!!!

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia

Ainda sobre “O Príncipe” de Maquiavel: “Não pode se encastelar, acreditando que uma aparição de vez em quando é a penitência para o perdão de todos os pecados. O Príncipe que se isola em seu Castelo desconhece o que passa nas ante-salas de seus próprios aposentos. O Príncipe que não sai do Castelo atrai para dentro da Corte a discórdia, a desconfiança e a maledicência”.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais