Da saúde e os demagogos de Plantão

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Ano eleitoral e o tema saúde volta com força total. A saúde no estado de Sergipe, assim como em vários outros agoniza. Novidade? Não! Tem culpa o atual governo? É claro que sim, mas também tem culpa quem teve oportunidade e pouco fez, ou melhor, nada fez.

O problema é esse. Os que criticam hoje já tiveram a oportunidade de fazer, ou melhor, de mudar, e não melhoraram em nada. É fácil falar em saúde, mexe com a vida, com a dignidade das pessoas. E a maioria não tem escrúpulo para a demagogia barata.

Um exemplo de demagogia: a falta de cirurgiões pediátricos. Façam uma pesquisa e vão verificar que o problema é nacional. Os novos médicos preferem outras especialidades. Qual o governador que resolveria este problema de uma hora para outra? Aí é que entram os demagogos de plantão.

E o MPE está certo em cobrar do atual governo, mas deveria ir mais fundo. O MPE deveria pedir o apoio do MPF e da PF, para investigar as máfias de algumas especialidades. Tudo mundo sabe. Montam cooperativas e cobram o que querem. E quem não se enquadrar tem que deixar o estado. A pressão é grande, muito grande.

O MPE, o MPF e a PF deveria também investigar a interferência de alguns políticos nos procedimentos do SUS. Alguns da situação e da oposição, tem “colaboradores” em setores importantes para cirurgias, remédios e procedimentos. É mentira? Todo mundo sabe. É fácil descobrir. Aliás, estes mesmos que usam e abusam do SUS, fazem criticas e torcem para que o sistema não funcione. Se funcionar como conquistará alguns milhares de votos com o sofrimento do povo?

É um desabafo mesmo. Aliás, alguém pode responder ao leigo titular deste espaço como a saúde é critica, mas consegue eleger por três vezes os deputados federais mais votados de Sergipe: Ivan Paixão, Eduardo Amorim e Rogério Carvalho. Detalhe: os três são médicos.

Aliás, parte da imprensa também é responsável porque torce pelo quanto pior, melhor e não lembra que todos que hoje são oposição já tiveram suas oportunidades e pouco fizeram.

Neste assunto, saúde, não tem santo. Nem do lado da situação e muito menos da oposição.

Deixem de politicagem e unam-se para melhorar a saúde dos sergipanos.

Hospital de Propriá é modelo no interior
Dos hospitais regionais que estão funcionando e realizando diversas cirurgias e, consequentemente, reduzindo a demanda no HUSE, o Hospital de Propriá, São Vicente de Paula vem sendo um modelo. De parabéns a todos que fazem o hospital na pessoa do superintendente, Paulo Campo.

Cirurgia de Varizes
O hospital iniciou recentemente as cirurgias ortopédicas e ontem, 20, fez a primeira cirurgia de varizes com sucesso. O médico responsável foi Adalberto Cavalcanti. O fortalecimento da rede do SUS passa pelo fortalecimento dos hospitais regionais em pleno funcionamento.

Insegurança no Mosqueiro
O blog vem recebendo diversas reclamações de moradores do Mosqueiro e adjacências por falta de segurança. Na semana passada oito casas foram arrombadas. Os moradores pedem socorro a SSP, como também uma ação efetiva na área.

Carnalita! O  que mudou? Nada
Parece que finalmente depois dos holofotes da imprensa nacional, o egocêntrico prefeito Ezequiel acatou a proposta do governo já divulgada há muito tempo de divisão igualitária do ICMS adicionado, quando da reunião do governador Jackson Barreto com representantes da entidades empresariais. Inclusive com o encaminhamento de um projeto de lei estadual garantindo a divisão e a direção da Vale apoiou a ideia.

O que Ezequiel desejava?
A sociedade precisa saber! Seria mais fácil para o egocêntrico prefeito Ezequiel comprar uma melancia bem grande em uma feira e pendurar no pescoço. O consenso “comemorado” agora nada mais é do que a proposta rejeitada pelo Ezequiel há poucos dias.Uma certeza: Ezequiel, o Cruel está defendendo tudo, menos o Povo. Capela, que já teve o lunático Sukita, não merece Ezequiel, o Cruel.

Vale ratifica local
O presidente da Vale, Murilo Ferreira, durante audiência pública no Senado na quarta, 19, em Brasília, ratificou as informações que o Governo de Sergipe divulgara sobre o Projeto Carnalita. O empresário, depois de confirmar que o local escolhido para a fábrica é definitivo, alertou que a Vale aguardará apenas até o próximo dia 28 por uma definição de consenso das autoridades públicas do Estado.

Critérios técnicos
"Se não formos capazes de convencer as autoridades", acrescentou Ferreira, "poderemos vender o projeto. Poderemos ceder a tecnologia". A tecnologia para extrair a carnalita das profundezas do subsolo sergipano foi desenvolvida exclusivamente pela Vale para as minas de Capela e Japaratuba, onde o minério será explorado, e não há similar no mundo. Os critérios, definidos após longos estudos técnicos, levaram em consideração aspectos ambientais, comerciais, tecnológicos e logísticos, entre outros.

Calote: empréstimo de milhões completará 2 anos sem pagamento
E numa cidade surrealista um empresário pegou da empresa familiar alguns milhões para uma campanha eleitoral. Prometeu repor em poucos meses. Agora o empréstimo vai completar 2 anos e o empresário que virou político “esqueceu” de pagar aos familiares. E um dos irmãos quer colocar a boca no trombone.

Wanderlê Correia nomeado diretor-presidente Adema
O Diário Oficial de hoje, 21, publica a nomeação do ex-deputado estadual Wanderlê Correia como diretor-presidente da Adema. O cargo era  acumulado pelo secretário estadual do Meio Ambiente Genival Nunes.

A meia dúzia de leitores
O blog não foi atualizado ontem, 20, porque o PC travou e não tinha como recuperar o texto pronto.

E-micro Soluções em tecnologia
O blog aproveita para mais uma vez destacar a eficiência de todos que fazem a E-micro Soluções em Tecnologia, que é parceira da Infonet e realizou o serviço particular do titular deste espaço. Não foi a primeira vez e sempre com a eficiência de sempre. Aliás, lá, você fala diretamente com os donos. A E-micro fica na Rua São Cristovão 973, no Centro de Aracaju e quem precisar agendar uma visita de um dos técnicos é só ligar: 3222-4018 ou 3214-67-95/Vivo – 9634-2993.

Atenção Deso! Heca vem deixando ruas esburacadas no bairro Aruana
A Deso não tem fiscal nas obras que contrata? O blog vem recebendo diversas reclamações por conta da obra de esgotamento sanitário no bairro Aruana, feita pela empresa Heca, que retira os paralelepípedos e não coloca da mesma forma. Com isso os alagamentos são constantes. E o mais irônico é que a obra é para prevenção e qualidade de vida, mas só ajuda a proliferação dos mosquitos. Um bom exemplo é a rua G 158.

PT realiza ato púbico nessa segunda, 24, no Iate Clube de Aracaju
O Partido dos Trabalhadores em Sergipe realiza nessa segunda, 24, a posse coletiva de todos os presidentes municipais, das executivas do partido e dos diretórios estadual e municipais. Além disso, o evento será um ato comemorativo em alusão aos 34 anos de fundação do PT. O encontro acontece  no Iate Cube de Aracaju, as 19h.

Reencontro
“Será uma grande festa de reencontro da militância, onde vamos comemorar o aniversario de nosso partido, falar de politica, com muita alegria, vontade e força. Será um momento também em que vamos homenagear os companheiros que construíram o partido, a nossa militância do passado, do presente e aqueles que não estão mais entre nós como o companheiro Marcelo Déda, Padre Gerard, Diomedes, entre tantos outros que construíram essa história de luta e que são nossa inspiração para o futuro”, informou o presidente do PT/SE, deputado Rogério Carvalho.

Jackson Barreto reúne vereadores de Socorro
Na tardede ontem, 20, o governador Jackson Barreto se reuniu com os vereadores de Nossa Senhora do Socorro. O encontro ocorreu na casa da presidente da Câmara de Vereadores, Maria dos Anjos, e contou com a presença de lideranças políticas do município.Para Jackson, a reunião comprova a relação amistosa entre os poderes executivo e legislativo.

Investimentos
A vereadora e presidente da Câmara de Vereadores de Nossa Senhora de Socorro, Maria dos Anjos, destacou os investimentos que o Governo do Estado realiza na cidade.“O governador tem trabalhado muito pelo nosso município e esse encontro de hoje é para agradecê-lo. Reunimos os poderes Executivo e Legislativo para agradecer, demonstrar nossa gratidão pelo trabalho desenvolvido aqui.

Minha Casa, minha Vida: rede Globo denunciou o que ASEOPP previu
O telejornal Bom dia Brasilda última quarta-feira, 19, exibiu uma matéria mostrando graves problemas na construção de casas do programa “Minha Casa,Minha Vida”, no município de Novo Gama (GO), através de uma cooperativa  dentro Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Além da erosão as casas estão com rachaduras e foram entregues sem nenhuma infraestrutura.

Alerta
Em abril do ano passado, o vice-presidente da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas –ASEOPP, Francisco Costa, alertou que a entidades inidôneas poderiam se aproveitar do programa para atuarem na organização.  “Existe o risco de que se não forem devidamente fiscalizadas, algumas hajam de má fé e não usem os recursos de acordo com o que está previsto no programa”, disse Francisco no ano passado ao conceder entrevista na imprensa sergipana.

Falta fiscalização
Francisco Costa disse que o alerta que fez foi pela experiência que tem no setor e, infelizmente, tudo está ocorrendo.  “Previ que a fiscalização seria deficitária e que haveria também problemas trabalhistas, já que muitas destas entidades não precisam atender as exigências do Ministério do Trabalho”, explicou.

Apenas um
Para o vice-presidente da ASEOPP o problema mostrado pelo Bom Dia Brasil é apenas um de muitos em todo país. “Esperamos que o governo federal reveja esta questão. Em todo país temos empresários sérios que desejam parceria com o programa desde que os projetos tenham qualidade e preço justo”, argumentou.

R$ 10 milhões para 15 municípios
O deputado federal Laércio Oliveira tem se dedicado a liberar recursos para infraestrutura nos municípios sergipanos. Em 2013 ele conseguiu R$ 10 milhões em emendas para a Barra dos Coqueiros, Boquim, Canhoba, Capela, Carira, Divina Pastora, Ilha das Flores, Itabaiana, Malhador, Socorro, Pacatuba, Propriá, Riachuelo e São Francisco, além do Exército e para centro de recuperação de dependentes químicos de São Cristóvão.

Exemplos
As emendas têm destinações variadas, de acordo com as principais necessidades dos municípios. Para Capela, recursos no valor de R$ 2 milhões serão para a pavimentação e construção de praça de São Pedro,  pavimentação de ruas e construção de outra praça. Mais do que um espaço físico para a prática de esportes, a praça São Pedro será uma área de convivência comunitária onde são realizadas também atividades culturais, de inclusão digital e de lazer para a população de todas as faixas etárias.

Exemplos II
Para Canhoba, foram empenhados R$ 250 mil para a construção de uma quadra esportiva no povoado Caraíbas. De acordo com a prefeita Naldinha da Farmácia, ela escolheu a localidade para receber essa obra por ser muito carente. “É um povoado de quilombolas. A necessidade é muito grande lá e por já termos uma quadra na sede, resolvemos beneficiar a comunidade que tem cerca de 2 mil habitantes”, informou.

Márcio vota favorável à PEC da Defensoria Pública
O deputado federal Márcio Macêdo (PT) votou favorável à Proposta de Emenda à Constituição 247/13, que fixa prazo de oito anos à União, aos Estados e ao Distrito Federal para que todas as unidades jurisdicionais contem com defensores públicos. Foram 392 votos a favor e duas abstenções. Segundo a PEC, o número de defensores deverá ser proporcional à demanda efetiva pelo serviço e à respectiva população. Durante esses oito anos, os defensores deverão trabalhar, prioritariamente, nas regiões com maiores índices de exclusão social e de adensamento populacional.

Descentralização na aplicação de recursos da lei de incentivo ao esporte
O deputado Valadares Filho (PSB) deu entrada ontem em projeto de lei que altera a lei de incentivo ao esporte para propor a regionalização dos patrocínios ou doações a projetos desportivos e paradesportivos. O PL propõe que sejam aplicados em cada região do País, no mínimo, vinte por cento dos recursos anuais destinados a financiar projetos esportivos.

Legislação
Para Valadares Filho, é necessário fazer essa alteração na legislação para tornar mais justa a distribuição dos recursos destinados a fomentar as atividades esportivas. “Propomos a desconcentração dos investimentos em esporte de forma a beneficiar todas as regiões do País, não apenas Sul e Sudeste”, ressaltou.

Abatimento
A Lei nº 11.438, de 29, de dezembro de 2006, trata da concessão de incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter desportivo por meio de concessão de benefícios fiscais para quem investir em atividades esportivas e paradesportivas.  O incentivo consiste no abatimento de até 1% do Imposto de Renda, para pessoa jurídica; e de 6% para física.

Incentivo
O deputado do PSB de Sergipe destacou que o objetivo desse Projeto de Lei é fazer com que a norma seja realmente efetiva para incentivar o esporte. E não beneficie apenas clubes ou atletas já conceituados atuantes nas regiões Sudeste e Sul, mas também para os que ainda não ganharam notoriedade, e que estão sediados ou residem em outras áreas do País. “Por isso, é necessário reverter a tendência de concentração de recursos em algumas regiões, como tem ocorrido até agora”, disse.

Papel do parlamento
O vereador Dr. Emerson alerta para o papel do parlamento, ao fazer o uso da Tribuna do parlamento municipal. “O sistema representativo é o elemento que diferencia o sistema democrático. Em outras palavras, para que o sistema político seja viável, ele deve ser institucionalizado”, disse.

Requisitos
Para o parlamentar, os pressupostos do processo legislativo são os requisitos necessários para que a legislação seja considerada válida e obrigatória, preexistentes à própria formação da lei. "São eles a existência de Parlamento, a proposição legislativa, a competência legislativa do Parlamento e a capacidade do proponente", destacou.

Iran lamenta os 38 anos da truculenta ‘Operação Cajueiro’
O trigésimo oitavo ano da ocorrência da ‘Operação Cajueiro’, deflagrada em Sergipe pelos órgãos de segurança da ditadura civil-militar, que prendeu e torturou vários militantes políticos que lutavam por redemocratização e contra o regime de exceção instalado com o golpe de 31 de março de 1964, foi lembrando pelo vereador Iran Barbosa, do PT, na manhã desta quinta-feira, 20/2, dia exato em que a operação ocorreu, há 38 anos atrás.

Detalhes
Como líder da oposição, da tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, o petista lembrou da data, destacando e-mail que recebeu de um dos militantes presos na nefasta e violenta operação de repressão, o ex-funcionário da Petrobras e então militante do PCB, Milton Coelho de Carvalho, no qual ele relata os detalhes da ação deflagrada por forças do Exército e da Polícia Militar, que perseguiram, sequestraram e prenderam vários militantes políticos.

Memória
“É uma triste memória para nós sergipanos, mas não poderia deixar de registrá-la”, ressaltou Iran. “É importante lembrarmos como procederam os agentes da ditatura naquele 20 de fevereiro de 1976”, disse, passando a ler a história detalhada no e-mail enviado por Milton Coelho da Operação Cajueiro.

Congresso da ABMP em Foz do Iguaçu
A estudante de direito Adriana Moraes e Ex-Conselheira Tutelar do 5º Distrito de Aracaju, participará do XXV Congresso da ABMP, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, que acontecerá no período de 25 a 28 de março de 2014, no Centro de Convenções do Rafain Pelace Hotel, Foz do Iguaçu. A proposta é discutir e elaborar as diretrizes para uma Justiça Adaptada à Criança e Adolescentes.

Sebrae seleciona empresas para o Negócio a Negócio
Estão abertas até o dia 10 de março as inscrições para o credenciamento de pessoas jurídicas que integrarão o cadastro de Agentes de Orientação Empresarial (AOE) do Programa Negócio a Negócio do Sebrae em Sergipe. Podem participar da seleção as empresas legalmente constituídas no país cujo contrato ou estatuto social permita a realização de serviços de assessoria, consultoria ou gestão empresarial. O edital está disponível no endereço http://www.se.sebrae.com.br.

Itabaiana: projetos aprovados
Com o início dos trabalhos legislativos de 2014 ocorrido na última terça-feira, a Câmara de Itabaiana já demonstrou disposição para o trabalho em sua segunda sessão deste ano, realizada ontem, 20. Na oportunidade foram colocados em votação cinco projetos do executivo municipal, que haviam sido enviados à casa na sessão de abertura. E todos os cinco foram aprovados pelos vereadores itabaianenses.

Respeito
“Eu tenho um respeito enorme por esta Casa, pois foi aqui que iniciei a minha vida pública. E poder contar com o trabalho dos vereadores em assuntos que dizem respeito a avanços e melhorias para Itabaiana é algo que nos enche de satisfação”, disse Valmir, comemorando o apoio dos legisladores municipais. “Foram cinco projetos de extrema importância para a coletividade”.

Projetos
Os projetos enviados foram para doação de terreno para construção da Academia Itabaianense de Letras; doação em comodato de dois ônibus para a Associação Itabaianense dos Universitários; recuperação de terreno para a prefeitura no povoado Pé do Veado; aumento de 8% para os servidores públicos e aumento de 8,32% para os professores municipais, atingindo assim o piso nacional do magistério.

Reajuste retroativo
“É claro que em alguns temas nós não alcançamos a unanimidade. Mas isso é da democracia. O que importa é que a população saiu ganhando. E os servidores, em especial, já receberão seus salários no final deste mês com o reajuste garantido, inclusive com o valor retroativo referente a janeiro deste ano”, observou Valmir.

AMESE protocola ofício ao governador Jackson Barreto
Na manhã  de ontem,  20, as Associações Unidas dos Policiais e Bombeiros Militares do Estado de Sergipe, representadas pelo Sargento Vieira da AMESE e pelo Major Adriano da ASSOMISE, protocolaram ofício ao Governador do Estado de Sergipe, Dr. Jackson Barreto, no Palácio de Despachos, dando ciência da pauta de reivindicações da classe militar, que foi deliberada em Assembléia Geral realizada no dia 18 do corrente mês e ano.

Reivindicações
No ofício constam as reivindicações que foram aprovadas por unanimidade pela categoria e assinadas por todos os presidentes de associações, quais sejam:Reposição do reajuste linear dos anos de 2009, 2010, 2012 e 2013;Lei de Fixação de Efetivo;Lei de Organização Básica (LOB) da PM, pois os bombeiros já possuem; Carga horária de 30 horas semanais; Nível superior para ingresso na PM e CBM.Foi solicitado ao Governador que fosse aberta uma mesa de negociação de forma urgente, face o prazo para o atendimento de qualquer pleito ao funcionário público se esgotar em 08 de abril do ano em curso.

Prefeitura recupera Terminal Rodoviário
Já está em fase de conclusão as obras de recuperação do Terminal Rodoviário Jorge Almeida Lopes, que depois de concluídas passará a oferecer um maior conforto para quem depende do sistema de transporte para se deslocar até Aracaju e outros municípios.

Iluminação nova
O novo Terminal também receberá uma nova iluminação externa com lâmpadas a vapor de sódio, oferecendo uma melhor segurança para a população, pintura externa, acesso para cadeirante, poda de árvore, recuperação da calçada.

Ruas
A Secretaria Municipal de Transporte e Obras Públicas continua com o trabalho de recuperação em paralelepípedos em vários povoados do município, a exemplo do povoado Marimbondo, Lagoa Redondo, Aguilhadas, além de outros.

Yoakan Jócelis motivado
O atleta Yoacan Jócelis, campeão de karatê interestilos, com títulos nacionais e internacional, disse que está motivado para treinar e representar Sergipe em 2014 por conta do ano especial com a Copa do Mundo no Brasil. “Isso me motiva por que sou Brasileiro e amo futebol apesar de não jogar mais devido lesões que o futebol ocasiona mais irei treina o karatê para poder representar bem, além do Bolsa atleta que fui contemplado.”, disse. No mês de Maio ele participará uma seletiva para o mundial de 2015 aqui em Aracaju. Além de grande atleta e professor, Yoacan é um exemplo de cidadão.

A cara de pau do Bar Paraíso do Baixinho
Devido a grande repercussão negativa da taxa cobrada no valor de R$ 50,00 aos clientes que comprarem produtos de ambulantes, o bar Paraíso do Baixinho, publicou nota no Facebook, dizendo que não são para todos produtos e que é para “conscientizar os clientes a dar preferência aos nossos produtos”. Pelo visto o bar Paraíso tem um baixinho que é cara de pau mesmo… Quem for ao local e a taxa for cobrada pode chamar a polícia… o verdadeiro paraíso agradece…

ACESE firma parceria com o Radisson Hotel
A Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) já inicia o ano com novidade. Os tradicionais Almoços da entidade acontecerão a partir desse mês de março no Radisson Hotel, na Orla de Atalaia.Serão no total 15 eventos realizados pela entidade ao longo do ano. Os Almoços com Negócios estão previstos para iniciar já no mês de março.

ILBJ investe em tecnologia
O Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), responsabilidade social da Construtora Celi, trabalha por meio de ações socioeducativas voltadas para a preparação para o trabalho, infoinclusão social e o exercício pleno da cidadania. Pensando nisso, foi implantado Lousas Digitais nas seis salas de aula, três laboratório de informática e no auditório para melhor atender aos adolescentes e jovens que fazem parte dos projetos da instituição. Foram investidos mais de 75 mil reais.

Cine Vitória
Quatro longas-metragens estão em cartaz até o dia 27 de fevereiro no Cine Vitória, localizado na Rua do Turista. O drama brasileiro ‘Quando eu era vivo’, o documentário francês ‘A imagem que falta’, ‘Simone’ e a animação também brasileira ‘O Menino e o Mundo’. Além dessa programação, o projeto ‘Sergipe Memória em Redes’ traz nesta sexta-feira, 21, às 15h, diversos curtas-metragens brasileiros que serão exibidos gratuitamente no espaço cultural. Escolas e instituições interessadas já podem agendar visitas para participar do projeto.

Pauta
O STERTS Sindicato dos Radialistas de Sergipe, estará fazendo a entrega da Pauta de Reivindicações 2014/2015 ao SINERTEJ – Sindicato das Empresas de Rádios  Televisões e Jornais do Estado de Sergipe, hoje, 21, dia 21, às 8h, , no Restaurante Coma Bem  rua Simão Dias , 07 ,esquina com a AV Coelho Campos. O SINERTEJ estará representado pelo Radialista e Jornalista Messias Carvalho.

Via Célere premia clientes
A confiança e o projeto bem concebido da Via Célere foram motivadores para Helena Góis, corretora da Alcance imobiliária, adquirir um imóvel no Versatto Jardins. Com 17 anos de profissão, aprendeu no seu ofício a enxergar boas oportunidades. “Acredito tanto neste empreendimento que já vendi cinco apartamentos, incluindo o meu, onde irei morar com minha família”, comemora Helena. Durante a promoção lançada pela construtora em dezembro, cujas indicações revertidas em vendas seriam premiadas com uma TV LCD de 42”, Helena indicou ao médico Fernando Coelho, a compra de uma unidade no Versatto Jardins, primeiro lançamento da Via Célere em Sergipe. Ambos faturaram o prêmio e estão satisfeitos com a escolha da empresa e do imóvel.

Versatto
Localizado entre a Praça Zilda Arns e o banco do Banese, o Versatto Jardins situa-se no último terreno da Avenida Silvio Teixeira. Com área privativa que varia de 109 a 113m², distribuídos em apartamentos com opções de até 3/4 sendo duas suítes, jardins privativos, living ampliado, além de varanda gourmet, os futuros moradores das 106 unidades terão opções de lazer completa como salão de festas com espaço gourmet, piscinas adulto e infantil, solarium, quadra, academia com área ao ar livre, brinquedoteca, parque infantil, sala de estudos, salão teen e salão de jogos.

Nassal realiza treinamento
Com a entrega do Belas Artes Residencial, a Nassal realizou no dia 06/02 o treinamento dos funcionários da administradora responsável pelo condomínio. Tendo como principal objetivo a orientação para a utilização e manutenção dos equipamentos e materiais entregues pela construtora, o treinamento visou o melhor aproveitamento dos recursos que o empreendimento oferece. Realizado pelo setor de Instalações e Assistência Técnica da construtora, tendo como responsáveis os engenheiros Naelson Resende e Fabrício Matos, com o apoio do Major Valença, do Corpo de Bombeiros, e Wolney Veríssimo Barreto, representante da empresa Silva e Lessa ME, o treinamento ocorreu durante o período da tarde no próprio condomínio, localizado em Nossa Srª do Socorro. Treinamentos após a entrega dos empreendimentos são práticas comuns na Nassal. Com esta política, os funcionários responsáveis pela administração do condomínio são capacitados e realizam a manutenção dos equipamentos de forma correta, garantindo o padrão de qualidade da Nassal e a satisfação dos seus clientes.

Agenda
ANVISA amplia número de substâncias proibidas. A OMC diz que o Brasil é campeão em protecionismo. Audiência pública no Senado e reunião ampliada encontram  solução para o caso carnalita. Clubes dos bairros começam o “esquenta” do carnaval. Os exportadores brasileiros temem calote argentino e começam a exigir pagamento antecipado. Piora a situação da economia dos “hermanos”. Fidel Castro se encontra com frei Betto em Havana. Políticos ficam de fora da primeira denúncia contra máfia do ISS em São Paulo. Mergulhão vai ser entregue à população amanhã. Está nos planos do governo exigir aviso prévio na realização de manifestações. Economistas prevêem crescimento próximo a 2 por cento em 2014. CGU pede contratos à Petrobras para exame de prováveis irregularidades. BOVESPA sofre perdas que alcançam 15 por cento.

Curtas
JUSTIÇA DECRETA PRISÃO PREVENTIVA DE SUSPEITOS POR MORTE DE CINEGRAFISTA. /// DILMA NÃO PEDIRÁ EXTRADIÇÃO DE PIZZOLATO A PRESIDENTE ITALIANO. /// DIRCEU TERÁ DE PAGAR MULTA DE 971 MIL REAIS POR CONDENAÇÃO NO MENSALÃO. /// POLÍCIA DE SÃO PAULO PRENDE TORCEDORES QUE INVADIRAM O CT DO CORINTHIANS. /// BARCELONA ESTÁ NA MIRA DO FISCO ESPANHOL POR CAUSA DA TRANSAÇÃO DE NEYMAR. /// PLANOS DA INTERNET, TELEFONIA E TV TERÃO CANCELAMENTO AUTOMÁTICO. /// PRESIDENTE DA UCRÂNIA ACEITA ANTECIPAÇÃO DAS ELEIÇÕES. /// SITUAÇÃO PROSSEGUE TENSA EM CARACAS. /// MADURO AMEAÇA BLOQUEAR A REDE AMERICANA CNN. /// MANTEGA DIZ QUE META DE POUPAR 1,9 POR CENTO EM 2014 É REALISTA.

PELO TWITTER

www.twitter.com/marciorocha1 Seja forte o suficiente para viver sozinho, corajoso para ser independente e hábil para se unir com alguém na hora certa.

www.twitter.com/jrobertotgomes  Pecadilho confesso: adoro quando sua inveja é maior do que minha ambição…

www.twitter.com/JoseRaimundos  Governos se incomodam quando povo grita, mas se o povo assiste a MATANÇA de gente  caladinhos, aceitando, então Governos nada faz, ignoram

www.twitter.com/josiasgomesba  ANÁLISE DA PESQUISA CNT/SENSUS: Aécio continua conversando com ninguém e Eduardo Campos não existe.

www.twitter.com/revinhogama Cabelo branco e dívida. Cada dia tenho mais…

www.twitter.com/flavaofraga  Não se vive apenas para agradar pessoas ou para se provar algo a terceiros. Vivamos nutrindo sonhos, lutando pelo que acreditamos.

DO LEITOR

Opinião sincera e imparcial – Vamos valorizar quem merece – assim engrandece a política
De Geraldo Lima Feitosa, conhecido por Geraldo dos Correios: “Hoje no parlamento sergipano pelo 3º mandato, o deputado Francisco Gualberto mantém a mesma atuação política de ex-sindicalista, com coerência e seriedade pautando suas ações no bem estar da sociedade sergipana. Qualquer eleitor de Gualberto tem orgulho de fazer em qualquer lugar de Sergipe a defesa de sua atuação na Assembléia Legislativa. Recentemente recebi de um sindicalista da ativa um exemplar em que publica alguns projetos do deputado de interesse coletivo, a exemplo das leis da gratuidade na 2ª via de documentos, a que acaba com votações secretas na AL, a que garante recursos para preservação dos rios de Sergipe, a que pune o assédio moral no serviço público, a que beneficia profissionais da comunicação, a que proíbe pagamento da caução em hospitais particulares, a que isentam desempregados do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos, a que cria a comissão permanente de defesa do consumidor e outras. Diante disso tudo, não nos resta dúvidas: Francisco Gualberto é um deputado que conquistou o merecido espaço no parlamento de Sergipe. Quem não lembra da atuação do ex-sindicalista, que mantém até hoje, contra as privatizações dos órgãos públicos, a exemplo da Petrobras, Correios, Bancos e outras estatais, que salvou empresas e milhares de empregos em Sergipe.”

Indignada com o IPES
Leia o desabafo de Vera Lúcia dos Santos Menezes publicado no Facebook e enviado pelo sobrinho/filho que é leitor deste blog: Meu nome é VERA LUCIA tenho 53 anos, sou funcionária pública há 26 anos, todos eles lotada no Hospital Governador João Alves Filho, automaticamente, também contribuinte do IPES saúde pelo mesmo período.
No dia 10 de janeiro do ano em curso, descobrir, após um episódio de hematúria ( sangue na urina,) um tumor maligno no rim esquerdo, a descoberta foi rápida graças ao pronto atendimento do DR. THIAGO FERRÃO ( médico radiologista e professor da UFS ), que agilizou a realização de Ultrassonografia e Tomografia computadorizada contrastada, ambas realizadas no HU no mesmo dia do episódio de hematúria. Fui encaminhada para o DR. RICARDO BRAGANÇA , para avaliação e tratamento, o mesmo deixou claro a necessidade de providencias urgente e que eu teria que ser submetida a um URETEROSCOPIA para colher biopsia que definirá se a cirurgia será NEFRECTOMIA RADICAL OU PARCIAL ( retirada total do rim ou não ), solicitou diversos exames complementares e a URETEROSCOPIA que, pra meu desespero, não foi autorizada pelo IPES na sua totalidade.
Para realização desse exame são necessários cinco materiais: SONDA, FIO GUIA, DILATADOR, EVACUADOR E IRRIGADOR. O IPES só autorizou a SONDA e o FIO GUIA pois segundo informações do DR. THIAGO- diretor de saúde do IPES-( NÃO CONFUNDIR COM DR. THIAGO FERRÃO, exímio profissional) , os outros materiais solicitados PODEM, pasmem, ser reutilizados embora sejam descartáveis, palavras do Dr. Thiago: se o “Dr. Ricardo não aceita reutilizar o material que eu procurasse um outro profissional que reutiliza”, o mesmo chegou a mim indicar o profissional e o hospital onde o mesmo atende e realiza o procedimento, não citei nomes pois nada mim foi dado por escrito e por não ter procurado o profissional para confirmar tais informações, não serei injusta. Agradeci ao mesmo pela falta de ética e busquei outros meios de liberar o material de que tanto necessito. Procurei algumas pessoas conhecidas e até mesmo assessores do governo, sem solução. Por fim entrei na justiça no dia 17/02 com um pedido de TUTELA ANTECIPADA, foi expedido um mandado para que o IPES autorize o procedimento em 48h, como, infelizmente não ficou estipulada nenhuma multa considerável, não acredito no cumprimento do mesmo, porém, oro bastante pra estar errada.
Diz uma nova lei que os pacientes de câncer devem iniciar o tratamento no máximo 30 dias após o diagnóstico, suponho que estou atrasada, pois quanto antes for iniciado o tratamento melhor será o prognóstico. Se viverei mais 5 anos ou 5 meses isso com certeza não faz diferença pra eles, penso que pra eles quanto menor o tempo melhor , pois menor serão os gastos.
Preciso não esquecer: AS LEIS FORAM FEITAS PARA SEREM VIOLADAS.
O funcionalismo tem tido, nos últimos anos, todos os direito, descaradamente, violados, e com o direito a saúde não seria diferente. É triste você passar 26 anos pagando e no momento que mais necessita não poder fazer uso porque os “PROTOCOLOS” da instituição não definem como necessários certas determinações médicas .
FICO A PENSAR:
Se um dos diretores do IPES necessitassem de tal exame, aceitariam a reutilização do material descrito pelo próprio fabricante como descartável?
Porque médicos, quando em cargos comissionados ou em direção de entidade, parecem esquecer o que aprenderam na faculdade e o juramento médico? Além de perderem, completamente, a ÉTICA MORAL E PROFISSIONAL.
Será que MARCELO DÉDA precisou do IPES?.
Deixo aqui a minha indignação e a esperança que alguém possa mudar a visão do IPES em relação ao contribuinte.
Segue contracheque, não se assustem, é isso mesmo, 26 LONGOS ANOS DE TRABALHO dedicados a saúde.Se alguém puder ajudar a solucionar o problema, mim ligue FONE: 8806-5163 – 9651-4597 EMAIL- paveto@globo.com

Sobre pesquisas
Por Abrahão Crispim Filho: "É assustadora a registrada pelo DataFolha, que deve ser publicada neste domingo. Visa medir a vontade do brasileiro em implantar uma ditadura no Brasil. Qual a razão disso??? As pesquisas dizem que a grande maioria dos que usam os serviços públicos de saúde o aprovam. A saúde pública tem um déficit de imagem, causado pelas pessoas que não utilizam seus serviços e por aqueles que não conseguem usar, como os que tentam marcar consultas mais complexas. Existem problemas estruturais, problemas de atendimento, mas existe também e com muita força um problema de desinformação. É o que diz a nova presidente do Ibope, Marcia Cavallari. Um desafio para os marqueteiros de governos e prefeituras".

ARTIGO

Concurso da PM/SE: ideologia e desafio à segurança pública  Thiago Santana*

A prova do concurso para a Polícia Militar de Sergipe (*1), aplicada em 16/02/2014, ao tempo em que foi uma oportunidade para mais de 42 mil pessoas, foi também momento de propaganda ideológica. Alguns aspectos fundamentam essa constatação.

Uma questão (*2) enunciava: “Nomeado prefeito de Aracaju em 1975, João Alves Filho ganhou fama de tocador de obras. Em 1983, por eleição direta, assumiu seu primeiro mandato como governador do Estado de Sergipe. Durante essa gestão, João Alves deu ênfase: […]”. Ainda considerando os mandatos de João Alves como parte da história de Sergipe, sobressai o gesto elogioso – e completamente desnecessário – da banca examinadora (FUNCAB). Assim como os marqueteiros do demista propagandeiam sua suposta capacidade de “tocar obras”, parte considerável do povo sergipano o caracteriza pelo recrudescimento da repressão aos movimentos sociais, desvalorização do serviço público, higienização social, coronelismo, etc.

A inserção desse conteúdo apoteótico numa prova de concurso revela descrédito com qualquer desígnio republicano. Fere a impessoalidade e a vedação à promoção pessoal das autoridades e servidores públicos. Num ano eleitoral, ainda, chega a ser imoral.

Outro aspecto, em outra questão (*3), foi o golpe civil-militar de 1964 ter angariado tanta sutileza e legitimidade passando a ser tratado como mero “movimento político-militar de 1964”, para supostamente o candidato responder qual o governador de Sergipe que naquele momento impedia o avanço do ardiloso “movimento”. Tantos são os suplícios da juventude brasileira para que seja removido o entulho autoritário da ditadura, mas ele ainda persiste.

Os excessos das polícias quando das manifestações de 2013 e a manutenção da seletividade dirigida aos pobres e negros são evidências desses resquícios. Há muito vem se pautando a necessidade de repensar as doutrinas das forças armadas e até a própria desmilitarização das polícias. Na contramão, o concurso apresenta sutilezas tão retrógradas.

Sem dúvidas, esses desvios da prova (reverenciar João Alves e ser excessivamente comedida acerca do golpe de 1964) não são aprovados pelos militares sergipanos comprometidos com valores democráticos. A esses militares democráticos e a toda a sociedade sergipana, demonstra-se mais uma vez o tamanho do desafio que é avançar em medidas democráticas e populares na área da segurança pública.

*1 – Ver a prova em: http://ww4.funcab.org/arquivos/PMSE2013/Provas/000001.pdf .

*2 – Questão 58.

*3 – Questão 57.

*advogado e membro da Consulta Popular/SE.

CARNAVAL 2014

Carnaval em Socorro começa com a prévia no Sobrado 
A partir do próximo domingo, 23, a prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, dará início às festividades do Carnaval no município. Com uma programação recheada de atrações, a folia do momo promete agitar os quatro cantos da cidade com os mais variados ritmos.

O pontapé para o Carnaval em Nossa Senhora do Socorro será no 7º Sobrado Frevo e Folia, que ocorre no próximo domingo, 23, no Povoado Sobrado. A festa começa a partir das 11h com a Banda Groove Night, em seguida a Orquestra de Frevo do Rei fará um arrastão pelas ruas da comunidade. E, encerrando o dia de folia, a banda Inspiração do Guetto se apresenta, às 15h.

Após essa prévia carnavalesca, a festa será retomada a partir do sábado, 1º, e só acaba na terça-feira, 4.  Durante os quatro dias, a folia acontece, simultaneamente, em vários pontos da cidade como Prainha do Porto Grande, conjunto Jardim, Parque dos Faróis e Povoado Tabocas.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frases do Dia
" A inteligência é a função que se adapta meios para fins. "

“O Homem é uma espécie de Interseção entre dois mundos: O real e o ideal. Os valores do mundo ideal podem atuar sobre o mundo real.”

Georges Bernanos, escritor francês, nasceu em 20 de Fevereiro de 1888 e morreu em 1948.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais