DAGV vai apurar denúncia assédio sexual contra 2 pastores evangélicos

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


E como o blog antecipou ontem, 18, um escândalo de assédio sexual sem precedentes em Sergipe começou a ser investigado pela Polícia Civil. O blog vinha acompanhando o instagram do Movimento Púlpito Reformado, que tem como objetivo denunciar e acabar com os assédios morais e sexuais por líderes religiosos. Em quase todos os Estados do país foram criados movimentos semelhantes.

Ontem, 18, em entrevista ao radialista Alex Carvalho, na 100,3 FM, no programa Liberdade Sem Censura, o pastor Mauricio Romeiro, um dos líderes do Movimento Púlpito Reformado, confirmou o que o blog divulgou também ontem, que são várias denúncias e que serão apuradas pelo Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV). A advogada do movimento preparou um dossiê com vídeos, entrevistas das vitimas, declarações pessoais, provas materiais e testemunhais. O dossiê também será encaminhado ao MPE. 

Questionado por Alex Carvalho se os dois pastores são pai e filho, Mauricio Romeiro confirmou a veracidade da informação. “Foram várias tentativas de intimidações das vitimas, mas por outro lado pelas redes sociais os comentários foram positivos para que o movimento continuasse na luta, já que há muito tempo algumas pessoas esperavam que algo fosse feito”, explicou.

Parabéns a todos que fazem o movimento na pessoa do pastor Mauricio Romeiro e toda solidariedade do blog às mulheres que foram vítimas de assédio sexual. Assim que estiver liberado o inquérito da PC e os nomes forem revelados este espaço não terá receio de divulgar os nomes.

Ninguém, seja de qualquer religião, não pode se calar diante de arbitrariedades, quer seja na área sexual ou até mesmo financeira, como vem ocorrendo em uma instituição católica cujo caso já está sendo investigado fora do país.
É preciso lembrar, como bem citou Maurício Romeiro em conversa com este jornalista, que a figura pastoral é tida como uma figura paternal em qualquer religião e alguns se aproveitam de mulheres vulneráveis, muitas vezes no relacionamento e se aproveitam para satisfazer seus prazeres. Tem um caso conhecido por muitos da sociedade sergipana de um religioso que se aproveita de viúvas e senhoras abastadas.

É preciso dar um basta!

E no feudo Sergipe Del Rey parece que alguns vão cair e o escândalo de assédio sexual não ficará apenas aqui: terá repercussão nacional. Aqui, infelizmente, muita gente se conhece e alguns cidadãos da banda podre usam de todos os artifícios para intimidar e colocar as mazelas embaixo do tapete.

Senhor, Piedade!

Atenção governador Belivaldo! Copiar o que é bom vale Sim! Na Bahia quem consumir até 25 metros cúbicos de água/mensal e tiver cadastro social não pagará por 3 meses, cerca 800 mil baianos. Parcelamentos IPVA em 3 vezes sem juros veículos, com vencimentos em março a maio. Pense com carinho…

Covid-19: Prefeito de Socorro vai à Secretaria de Estado de Saúde para pedir celeridade no processo de transferência de pacientes da UPA para hospitais do Estado O prefeito de Socorro, Padre Inaldo, e o secretário de Saúde, Enock Ribeiro, estiveram na Secretaria de Estado da Saúde (SES), na manhã de ontem, 18, para pedir *celeridade nos processos de transferência e regulação de pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Socorro*, _diagnosticados com COVID-19_, para Hospitais do Estado.

Dificuldade “A UPA Jardim está tendo uma certa dificuldade para regular [encaminhar] os pacientes. Essas dificuldades foram apresentadas à secretária. Também tratamos sobre como melhorar esse fluxo, para que possamos transferir os pacientes com Covid-19, que necessitam de UTI, de forma mais rápida”, declarou.

Compromisso A secretária da SES, Mércia Feitosa, comprometeu-se com os gestores. Para Padre Inaldo, a compreensão da secretária com o tema traz conforto. “Esse encontro foi muito importante porque estamos passando por um momento muito difícil e delicado. Nós entendemos todas as dificuldades impostas por essa pandemia, mas estamos apenas pedindo para que os pacientes que dão entrada na UPA não fiquem aguardando a transferência por tanto tempo”, explicou prefeito.

Nota Oficial da Assembleia Legislativa de Sergipe Na noite da quarta-feira, dia 17/03, o Ministro do STF, Ricardo Lewandowski, proferiu decisão monocrática na Ação Declaratória de Inconstitucionalidade proposta pela Procuradoria-Geral da República contra dispositivo da Constituição do Estado de Sergipe que permite a reeleição para os cargos da Mesa Diretora da Alese. A PGR ajuizou ao todo 19 ADI’s em relação a vários estados que possuem a mesma previsão em suas Constituições Estaduais. Diferentemente de partidos políticos que ajuizaram ações com o mesmo objeto, a PGR demandou medida cautelar para impedir futuras reeleições, sem questionar aquelas já efetivadas. A referida decisão, ao atribuir interpretação conforme a Constituição Federal ao dispositivo da Constituição de Sergipe, determina que não se possam realizar novas futuras reconduções para a Mesa Diretora da Alese, mantendo, porém, a atual composição da Mesa eleita para o 2º biênio da 19ª Legislatura, com mandato até janeiro de 2023.

FAMES apoia Comitê Sergipano pela Lei 13.935 O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), juntamente com integrantes do Comitê Sergipano pela Implementação da Lei 13.935 – Assistentes Sociais e Psicólogas/os na Rede Pública de Educação, realizaram uma reunião virtual, na manhã da quinta-feira (18), com o presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), Christiano Cavalcante, para discutir sobre a implementação da Lei 13.935 nos municípios sergipanos.

 Somação de forças De acordo com a presidente do CRESS Sergipe, Dora Rosa Horlacher, o objetivo da reunião é somar forças com a FAMES para fortalecer o contato com os prefeitos sergipanos e esclarecer as principais dúvidas para a implementação da lei federal em Sergipe. “A Lei federal foi instituída em 2019 em todo o país. Em 2020, houve uma alteração no Fundeb, onde dá a garantia do pagamento desses profissionais quando forem inseridos na rede básica. E os gestores tiveram um prazo de um ano para implantá-la. Como já passamos desse prazo, estamos solicitando várias reuniões com prefeitos sergipanos para a execução desta lei”, informou a presidente na reunião. Para Christiano, a FAMES está à disposição do Comitê para facilitar a implementação da lei. “Nós estamos de prontidão para poder ajudar, para que essa lei seja colocada em prática. Não posso mandar nos 63 prefeitos que são filiados á nossa federação, mas a orientação, o encaminhamento e a intermediação necessários para que essa lei seja implementada vocês podem contar conosco, não apenas por ser uma lei, mas pela necessidade e importância do tema”.


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
                                 

 

Aglomeração em frente aos presídios De um servidor: “Bom dia, esse decreto do governo só serve pra nós que trabalhamos, porque a frente do presídio de Areia Branca encontra-se na maior aglomeração de mulheres de detentos sem nenhuma restrições de combate a Covid-19. É preciso que a Secretaria da Justiça tome providênciasw.”

 

 

 

 

 

ORAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA               

PELO ENXOTAMENTO DA BESTA-FERA 

Clarkson Ramos Moura

SANTA PADROEIRA DO BRASIL,
Ó NOSSA SENHORA APARECIDA,
LIVRA O BRASIL, Ó VIRGEM MÃE,
DESTE DESGOVERNO DEMOCIDA.

SANTA PADROEIRA DO BRASIL,
Ó NOSSA SENHORA APARECIDA,
DEFENDE A AMAZÔNIA E O ÍNDIO
DA SANHA DO BANDO GENOCIDA.

SANTA PADROEIRA DO BRASIL,
Ó NOSSA SENHORA APARECIDA,
PROTEGE A CIÊNCIA E CULTURA
DA CANIBAL HORDA GNOSECIDA.

SANTA PADROEIRA DO BRASIL,
Ó NOSSA SENHORA APARECIDA,
BANE A COVID-19 DESTA TERRA,
ARMA DA BESTA-FERA HOMICIDA.

SANTA PADROEIRA DO BRASIL,
Ó NOSSA SENHORA APARECIDA,
ASSEGURA À NOSSA CRIANÇADA
SAÚDE, ENSINO, LAZER E COMIDA.

SANTA PADROEIRA DO BRASIL,
Ó NOSSA SENHORA APARECIDA,
GARANTE À NOSSA POPULAÇÃO
VACINAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA.

AMÉM!



EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO


                             
Live Março Amarelo: mês mundial da Conscientização da Endometriose. Neste sábado, 20, às 17h Março é o mês de conscientização da Endometriose e para tirar as dúvidas das centenas de mulheres que são acometidas pela doença. O médico ginecologista Kelso Passo, que é especialista em Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva pelo Hospital Sírio Libanês, irá fazer uma live sobre o assunto neste sábado, dia 20 de março, às 17h, em seu Instagram:
https://www.instagram.com/drkelsopassos/?igshid=hdk4646z17pw Fica aí a dica!


PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK


http://blogdesamarone.blogspot.com/



As Mulheres e a Medicina. Por Antônio Samarone, médico sanitarista

A medicina, a carreira militar e a eclesiástica eram consideradas masculinas, não aceitavam mulheres. A medicina rejeitava as mulheres por considerações morais.

Na Idade média, há registro de mulheres frequentando a Escola Médica de Salerno, mas parou por aí.

Somente em 1754, Dorotea Cristina Erxleben, uma alemã, conseguiu o título de doutora em medicina na Universidade de Halle, foi primeira mulher a receber oficialmente o diploma de médica.

A primeira brasileira a receber o diploma em medicina foi Maria Augusta Generoso Estrela, formada nos Estados

Unidos, em 1881. Retornando ao Brasil, revalidou o seu diploma na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, passando a exercer a clínica.

No Brasil, a lei proibia as mulheres frequentarem os cursos superiores, inclusive o de medicina.

A partir de 1879, com a reforma Leôncio de Carvalho, foi autorizada a matrícula de mulheres nas escolas superiores. A autorização legal, em nada mudou a situação, em vista dos arraigados preconceitos sociais contra o curso de medicina.

A partir de 1881 registraram-se algumas matrículas de moças nas duas faculdades de medicina existentes no país: a do Rio de Janeiro e a da Bahia. A crônica médica da época foi implacável: “São desertoras do lar. São, finalmente, os inconscientes arautos que nos vêm mostrar os prenúncios funestos da dissolvência da família”

As três primeiras mulheres a concluir o curso médico no Brasil foram gaúchas: Rita Lobato Velho Lopes, da cidade de São Pedro do Rio Grande; Ermelinda Lopes de Vasconcelos, natural de Porto Alegre, e Antonieta Cesar Dias, de Pelotas.

Rita Lobato concluiu o curso na Faculdade de Medicina da Bahia, em 1887, defendendo a tese sobre um estudo comparativo das diferentes técnicas utilizadas à época nas operações cesarianas. Ermelinda Vasconcelos formou-se em 1888 e Antonieta Cesar Dias em 1889, ambas no Rio de Janeiro.

Ermelinda Vasconcelos, se dedicou à obstetrícia e chegou a ter uma grande clínica no Rio de Janeiro.

Por ocasião de sua formatura mereceu uma crônica do festejado intelectual sergipano Silvio Romero, sob o título

Ítala Silva de Oliveira, primeira mulher sergipana a receber o diploma de medicina em 1927.

“Machona”, que continha as seguintes palavras: “Esteja certo a doutora que os seus pés de machona não pisarão o meu lar”.

Tempos depois, a Dra. Ermelinda ficou famosa e foi chamada para fazer o parto da mulher de Silvio Romero. Na ocasião mostrou-lhe um recorte de jornal que guardava consigo, com a estúpida crônica.

A primeira sergipana a receber o diploma de médica foi Ítala Silva de Oliveira, em 1927. (Foto)

A fonte principal dessas informações é o grande historiador da medicina, Dr. Joffre Marcondes de Resende.

PELO TWITTER


www.twitter.com/marceloramosam Não existem dois remédios, um pra pandemia e outro pra economia. O remédio pra pandemia e pra economia é o mesmo: VACINA! É vacina no braço e comida no prato!

www.twitter.com/FlavioDino Situação desta semana é tão absurda, entre tantos absurdos, que temos dois ministros da Saúde, por conseguinte nenhum. Um saiu, mas não saiu. Um entrou, mas não entrou.

www.twitter.com/J_LIVRES Por Kayser #genocidasim


www.twitter.com/RobsonlimaAjuSE Políticos e líderes evangélicos de Sergipe entram com mandado de segurança para garantir liberdade religiosa. Ou seja, eles querem fazer política e ter o direto de fazer “missa” de corpo presente.

www.twitter.com/_docontra_comic #Queiroga #ministeriodasaude

www.twitter.com/camposmello Mônica Bergamo: Felipe Neto cria frente de advogados para defender de graça quem for processado por criticar Bolsonaro

 


www.twitter.com/profanselmo O Brasil é o único país no mundo que tributa pensão alimentícia, que não pode ser considerada renda ou riqueza.


Siga Blog Cláudio Nunes:                         

Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.”
Cora Coralina.


 

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-03/papa-francisco-pastor-sacerdote-colegio-belga.html

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais