Data Vênia

Silveira Neto: fazendo a diferença em Ribeirópolis

RIBEIRÓPOLIS. SILVEIRINHA O MAIS QUERIDO. O vereador Silveira Neto nos últimos dias incrementou sua pré-campanha à chefia do executivo de Ribeirópolis. Recebeu telefonemas dos deputados Fábio Metidieri, Zezinho Guimarães e Georgeo Passos para uma conversa em separado com cada um deles. FM disse que se Uíta não puder ir terá seu apoio – como Uíta tem suas implicações judiciais – desta forma Silveirinha já tem um federal. ZG é seu coligado e deve apoiá-lo e GP tenta costurar a vice para Silveirinha ir para os braços dos “Passos”. Sereno, SN disse que não comporia com os “Passos” porque fez oposição nesses três anos, como também, não concorda com o estilo de gestão. Na próxima semana haverá uma reunião com a oposição, liderada por Uíta, para uma decisão de quem dever ser o candidato.

CRISTINÁPOLIS. DU DE JUCA VAI À REELEIÇÃO. Três bons nomes disputam a pré-candidatura na cidade de Cristinápolis. São eles: Du de Juca (atual prefeito), Sandro de Jesus (apoiado pelo ex-prefeito padre Raimundo) e Dr. Welisson (advogado que tem o apoio do ex-prefeito Eliseu Santos). Há boatos que os “Oliveiras” foram traídos e não sabem para qual dos blocos devem ir. Como ainda há muita estrada pela frente os “Oliveiras” pretendem reunir-se neste final de semana com a finalidade de apresentar uma proposta alternativa colocando como pré-candidatos Dr. Joel Oliveira (procurador do Estado) e/ou Dr. Péricles Oliveira (advogado).

UMBAÚBA. MARAVILHA PARA OS MARAVILHAS. O atual prefeito Humberto Maravilha vai para à reeleição sem muita dificuldade, pois a cidade está uma “maravilha” graças a regular administração. Deve ter como adversários professor Anderson e Sônia (esposa de Zé de Francisquinho). O problema político local é que os munícipes não costumam repetir o prefeito e há histórico que a oposição sempre leva vantagem nos pleitos eleitorais. A neófita Sônia de Francisquinho trabalha desde o ano passado junto às lideranças e deve dar dor de cabeça, enquanto o professor Anderson sonha com a força do decrépito PT.

ITABAIANINHA. DANILO VAI À REELEIÇÃO. Fazendo uma administração sólida sem muito assistencialismo, mas trazendo indústrias e incrementando o comércio local, o atual Prefeito Danilo tem uma reeleição tranquila em Itabaianinha. Ligado aos dois deputados da região – Zezinho Guimarães e Janiê Mota – não terá dificuldades. Ainda sem uma oposição definida governa o município como tivesse sido eleito para os oito anos. Outro ponto positivo é que Danilo trouxe para o mesmo lado os deputados acima citados.

TOMAR DO GERU. PEDRO DE BALBINO VAI À REELEIÇÃO. Com uma administração simples e sem muitas mudanças das anteriores, o prefeito Pedro de Balbino, leva o município a trancos e barrancos sem apresentar nada em concreto para os munícipes. Deve ter como adversário Augustinho do Mercadinho (ex-prefeito) ou irmã. Como de costume os ânimos em Tomar do Geru não engrossam, pois os políticos locais ou são parentes ou têm laços fortes de amizade.

ARAUÁ. RANULFO VAI À REELEIÇÃO. O prefeito Ranulfo já disse que vai para à reeleição e que os outros candidatos nunca fizeram o que ele já fez pelo município. Mas as redes sociais do município dizem o contrário, pois acreditam do potencial bélico e Wagner Oliveira (presidente da Câmara) que tem o apoio do deputado Federal Valdevan 90 que por sinal é muito querido no município. Por fora, Dr. Fábio (filho da ex-prefeita Ana), também já se predispôs à disputa, mas tem a possibilidade do ser o vice do Wagner Oliveira.

PEDRINHAS. MARA VAI À REELEIÇÃO. Com bem diz um amigo que odeia política: “Em Little Stones (Pedrinhas em inglês) tudo é possível na política”. Certo está ele, pois Mara da Farmácia com sua administração sofrível não conta mais com os olhos brilhantes dos seus eleitores cativos. Deve enfrentar Rogério, um servidor público atuante, e que goza da simpatia do eleitorado mais jovem e o eterno Zé de Bá que já está ultrapassado para a política local.

SERGIPE. AGÊNCIAS DO BANESE. Os sergipanos, principalmente os do interior do Estado, precisam entender que o Governo de Sergipe como outros, passam por momentos de dificuldades financeiras e que o fechamento das agências do Banese em alguns municípios se faz necessário. Por outro lado, muitos bancos privados também fecharam diversas agências por esse Brasil a fora, graças a informatização dos serviços. Há dois anos o Tribunal de Justiça fechou diversos fóruns no interior por questões econômicas e a população vem tendo os mesmos serviços. Isso se trata de uma adaptação gerencial que logo será digerida por todos. Chega de encharcar a máquina administrativa e protocolar revanchismo. Vamos fazer um Brasil diferente.

MALHADOR. ELAYNE DE DEDÉ APOSTA ALTO. Na cidade de Malhador, a capital do inhame, o grupo liderado pelo ex-prefeito Dedé, com o apoio do vice-prefeito e sua base aliada, composta por seis vereadores, decidiram de forma unânime a indicação do engenheiro Francisco de Assis Araújo Júnior, conhecido como Assisinho, que conhece o município na palma da mão. Terá como opositor Jadinho, que foi cassado no último pleito por estar inelegível. Ainda, correndo por fora aprece a figura de Léo de Leondes.

(*) Fausto Leite é advogado, jornalista e professor, pós-graduado em Metodologia da Ciência, Direito Eleitoral, Direito Ambiental, Direito Processual Civil, Mestrando em Direitos Humanos, Mestre em Ciência Políticas e Governação Pública e Doutorando em Direito Constitucional. E-mail: faustoleite@infonet.com.br. Fone: 79 9.9838-8338.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais