Data Vênia

* Fausto Leite

Pela Ordem! Precisamos de um nome que nos represente.

Os advogados sergipanos precisam de um nome forte que lhes represente com firmeza, contundência e ativismo em todos os setores da sociedade, sobretudo nos locais em que, cotidianamente, exercemos nossa briosa função patronal. Não podemos mais ver nossos colegas advogados serem destratados ou desrespeitados por juízes, promotores, delegados e até policiais militares e civis. Estamos vendo perecer o status e as prerrogativas da nossa profissão. Recentemente um colega foi abordado por policiais militares, mesmo depois de se identificar como advogado, e compelido a sair do seu automóvel. Apesar de não ter oferecido qualquer resistência ou dificultado de qualquer modo a abordagem dos policiais, tomou “baculejo” e foi desmoralizado, sem ao menos merecer um manifesto veemente de repúdio da OAB! São arbitrariedades que tem se tornado rotineiras na labuta do profissional da advocacia, cujos dissabores resistem até mesmo à apresentação da sua carteira funcional, em franca desvalorização. Até agora ninguém foi punido e mais uma vez a classe é desprestigiada pelo silêncio e omissão das autoridades competentes.

A coluna Periscópio do JORNAL DA CIDADE, do dia 25, logo na sua primeira nota, traz o nome do advogado André Vieira como possível candidato à presidência da Ordem, por ter sido um dos “cabeças” da terceira via. Fala sério! André é um excelente advogado, gente boa, mas seu trânsito entre os advogados é incipiente e sumário. Numa simulação de pesquisa, preguntei a uns 20 colegas se o conheciam e todos disseram que não, nem ao menos ouviram falar dele, inclusive no meio acadêmico. Honestamente, só me lembrei dele quando disseram que foi assessor no Tribunal de Contas, talvez nem seja este André e eu aqui a escrever ao vento dos “Vieiras”.

Outro nome que foi apresentado por Carlos Augusto foi o do jovem advogado Daniel Costa que é outro colega ainda sem tanta notoriedade no meio. O grupo de Carlos Augusto ficou perplexo, pois Daniel Costa não empolgou nem mesmo os colegas de escritório. Virou até “meme” quando foi comparado a Diego Costa (jogador). Também não o conheço. Não sabemos qual a estratégia da oposição, mas nomes como André e Daniel não tem o poder de congregar a classe jurídica sergipana nesse momento tão difícil por que passamos. É necessário mais que a simpatia de um grupo para se candidatar à presidência da nossa Ordem. Não podemos aceitar nomes que não nos representam, mas que “pousam” à frente da instituição como uma cortina de fumaça para outrem. Sinceramente Carlos Augusto. Você me representa e representa seu grupo, mas precisa rever suas apostas, ainda prematuras para o cargo. Como diz meu pai, Garcia Leite, decano da advocacia: “Roupa de adulto não cabe em menino!”.

Por outro lado, recebi como agradável surpresa o nome de Kleber Rênisson como possível candidato. A notícia me foi dada através de um telefonema pelo próprio Kleber, que me disse não querer presidir a Ordem sozinho. Segundo ele, se eleito, pretende se cercar de nomes de gabarito da advocacia sergipana, como João Fontes, Flamarion D’Ávila, Clóvis Barbosa, Francisco Dantas, Carlos Alberto de Menezes, João Maria, Alvino, Joaby, Eduardo Ribeiro, Márcio Conrado, Gilberto Vilanova, Robéria Silva, Gilberto Vieira, Ana Lúcia Aguiar, Glícia Salmeron, Niuly Campos, Cristiano Cabral, Laura Figueiredo, Abelardo Inácio, Alessander Barbosa, Waguinho Ribeiro, Márcio Dória, Deise Coelho, Purinha, Tereza Caxico, Evânio Moura, Matheus Meira, Lucas Henrique Rigonato, Lilian Jordeline, Valdilene Oliveira e tantos outros. “Faustinho a Ordem está órfã! Temos o dever de deixá-la forte para as novas gerações”, disse Kleber.

Enquanto a oposição não se apresenta, Inácio Krauss prepara sua reeleição sob o comando dos “Andrades” (Henri Clay). Como segunda opção, Aurélio Belém do Espírito Santo apresenta-se à sociedade dando entrevistas, fazendo lives, aparecendo em eventos e marcando seu território como um dos expoentes da advocacia sergipana e forte candidato. Na terceira opção, o grupo conta com o nome de Ana Lúcia, com possibilidade de ser a primeira mulher presidenta da Ordem. Trocando em miúdos o grupo de Kraus, ABES e “Ricley” tem tudo para continuar a fazer história na Casa da Democracia, que se mantém, contraditoriamente, sem renovação ou alternância de poder. Reflitamos!

MIÚDAS

… a posse do novo secretário de agricultura do Estado, José Ramos da Silva, foi bastante concorrida. A nata política com ou sem mandato estiveram presentes para abraçar Zeca, que se trata de uma figura ímpar e muito simpática no meio político. Sempre com um sorriso largo e humor inteligente, é um personagem que cabe em qualquer espaço, independente da indicação. “Vou trabalhar com muito afinco, muito respeito e humildade”, sintetizou.

… a delegada Georlize Teles está fazendo um excelente trabalho à frente da Delegacia Especial de Proteção aos Animais. Ativa, a delegada já fez diversas operações na capital e no interior do Estado, inclusive com apreensão de pássaros exóticos. “Não importa a delegacia que coloquem Georlize, em menos de 30 dias ela faz a diferença”, comentou um delegado.

… Os nomes de Cristiano Beltrão e Fábio Henrique juntos pode soar como chacota para os munícipes de Socorro. Em uma reunião neste final de semana o menu: Cristiano dará a Fábio Capela e Ilha das Flores. Fábio Henrique, em contrapartida, Socorro com apenas três suplentes. Faz-se necessário deixar claro que Fábio já prometeu apoio ao coronel Toledo, que foi coordenador da campanha de FH a prefeito no último pleito. Também ficou acertado o apoio à André Moura para o senado, caso seja candidato. Há dois meses Fábio procurava Valdevan Noventa para ser apadrinhado. Fábio e Beltrão negam o acordo. Valei-me!

… Edvaldo Nogueira deve deixar o PDT ainda este ano. Candidatíssimo ao governo e com o apoio de Belivaldo, precisa tirar da disputa o deputado federal Fábio Metidieri. Edvaldo, com aquele jeito lúdico de fazer política, teve uma primeira conversa com Carlos Lupi (PDT) e, na semana passada, esteve com Kassab (PSD) onde sentiu mais firmeza. A ida de Edvaldo para o PSD adiará os sonhos de Metidieri à governadoria. “Edvaldo não esteve com Kassab. É fake News!”, disse Fábio.

… o deputado Gustinho Ribeiro vive seu melhor momento político. Jovem, audaz, porém sereno, vai para à reeleição com tranquilidade, pois nos últimos pleitos mostrou aos lagartenses que é um político de palavra, principalmente quando derrotou seu maior adversário político com um significativo números de votos. Gustinho tem planos mais audaciosos para 2026.

… o novo conselheiro do TCE/SE sairá do Ministério Público de Contas. Na lista tríplice, que já está nas mãos do governador, estão: Eduardo Rollemberg Côrtes, João Augusto Bandeira de Mello e Luís Alberto Menezes. Nos corredores do Palácio comenta-se que o escolhido será Bandeira pela sua experiência e por transitar com mais facilidade no meio político.

… apenas lembrando que o senador Alessandro Vieira, quando candidato ao senado, disse que renunciaria a todos os “mimos” daquela casa, inclusive ao plano de saúde, mas isso não aconteceu e, ainda por cima, já gastou a bagatela de R$ 217.649,00 reais em despesas extras, sendo inclusive o que mais gastou com despesas aéreas. Alessandro agora pretende ser candidato a Presidente da República, mas sem o apoio de 90% do povo sergipano.

… infelizmente, a imprensa não tem divulgado que o Exército Brasileiro disponibiliza seu corpo médico para a aplicação de vacinas contra a Covid 19 na sede do 28 BC. Também não fala que as vacinas são pagas pelo Governo Federal, não obstante alguns entrevistados tenham se apresentado como o “pai da criança”.

… a vereadora Emília Correia faz críticas duras e reais à administração de Edvaldo Nogueira. Na semana passada falou a verdade que os asseclas do governo municipal reconhecem, mas não querem escutar. Disse Emília: “Antes de idealizar a Cidade do Futuro, resolva os problemas presentes”.

… o deputado Samuel Carvalho parece que descumpriu algumas obrigações sagradas nos últimos dias e foi castigado pela mídia e pelo Todo Poderoso, ironicamente comparando. O deputado é acusado de apropriação indébita em Carmópolis e está sendo investigado pela Polícia Civil a respeito de uma reunião que gerou aglomeração em seu condomínio. Nada que não seja superado com promessas e boas orações. Rezemos!

… o deputado Zezinho Guimarães, que pretende disputar uma cadeira na Câmara Federal, tem rodado o Estado de Sergipe com frequência nos finais de semana em busca de lideranças. O parlamentar ainda escolhe uma agremiação partidária capaz de acolhê-lo e que possa lhe dar uma possibilidade real de vitória. “Acredito que na Câmara Federal possa ajudar mais o meu Estado”, disse Zezinho.

… os Republicanos montam uma chapinha para deputado federal que deve eleger pelo menos um deles. O consultor político do grupo, Chico Dantas, analisa a numerologia posta pelos caciques do partido e profetiza: “Com este pessoal tenho certeza que elegeremos um deputado federal”. Cauteloso, Dr Francisco não disse se poderia ser Jony Marcos ou Heleno Silva que encabeçaria a lista republicana.

DOS CONFRADES

Deu no Periscópio: “… DUAS MÃOS. Uma forte liderança política que integra o grupo do governador Belivaldo Chagas (PSD) garantiu à coluna: o deputado federal Fábio Metidieri “está com as duas mãos” na candidatura ao Governo do Estado, com indicação do Belivaldo. Questionado sobre o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a liderança respondeu: “Qual aliado que está defendendo o nome de Edvaldo”.

Disse Eugênio Nascimento: “… QUER OU NÃO QUER? – No listão de “governadoráveis” de Belivaldo Chagas constam os nomes de Rogério Carvalho, Fábio Metidieri, Laércio Oliveira e Ulisses Andrade. Edvaldo Nogueira está fora. Ao menos por enquanto.”.

Escreveu Diógenes Brayner: “Lança candidatura. Surpreendeu o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa (PL), lançar a candidatura de Valmir de Francisquinho ao Governo do Estado. *** É natural, mas o próprio Valmir está conversando para integrar outros blocos e não se manifesta diretamente sobre essa possibilidade. *** Francisquinho, entretanto, não recusa e diz que “tudo pode acontecer”…”.

Rascunhou Rita Oliveira: “Sucessão 1. O presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo (MDB), em entrevista ao Jornal da Fan FM, declarou que seu adversário político em Itabaiana, o ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL), pode até fazer parte do agrupamento governista, mas não sobe com ele no palanque no município. Ressaltou que não há possibilidade alguma de Valmir compor a chapa governista. ******** Sucessão 2. Luciano, que tem seu nome cogitado como candidato a vice-governador na chapa governista, declarou que está à disposição do grupo.  Fez elogios ao deputado federal Fábio Mitidieri, mas ressaltou que a sua escolha pelo nome do agrupamento depende do governador…”.

Habacuque Villcorte : Bomba! Chega a informação que repercutiu muito mal no Palácio de Despachos a informação de que existe um encaminhamento para o lançamento de uma candidatura de Edvaldo ao governo e com Mitidieri como vice. Essa conjuntura não teria partido dos líderes do agrupamento. ********Exclusiva! Foi especulado também que Edvaldo estaria disposto a mudar de partido mais uma vez: agora estaria disposto a se filiar ao PSD. Uma fonte no Palácio explicou que, diante do “avanço” de Edvaldo, foi preciso uma “reação enérgica” de Mitidieri. Pelo twitter, o deputado negou qualquer conversa do prefeito com Kassab e sua filiação ao PSD. E ainda pontuou: “o partido terá candidato a governador”. Para bom entendedor…”.

Cláudio Nunes rabiscou: “Sobre a candidatura do senador Alessandro Vieira a presidente da República Do ex-deputado federal João Fontes nas redes sociais: Como eu postei aqui p vcs, o senador Alessandro foi eleito em 2018 na onda Bolsonarista e agora procura uma saída no plano nacional para fugir de uma derrota massacrante para o governo de Sergipe em 2022! Dizia o Dr. Ulisses Guimarães: “ a ilusão política é pior do que a ilusão amorosa “! Uma pergunta pertinente: com a candidatura de Alessandro para presidente da república, quem vai herdar os votos do senador para o governo de Sergipe? Picolé de graviola para quem acertar!…”.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais