De olho nos corruptos

De olho nos corruptos

 

Não será fácil a vida dos candidatos a cargos eletivos que têm problemas com a Justiça. O melhor exemplo disso é o ofício enviado pelo presidente do TSE, Carlos Britto, aos tribunais de contas. No documento, o ministro sergipano pede aos TCE´s que mandem para a Justiça Eleitoral até o próximo sábado (05) os nomes de todos os ocupantes de cargos ou funções públicas que tiveram as contas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente. O ofício ressalva, contudo, os casos em que a questão estiver sendo submetida à apreciação do Poder Judiciário, ou que haja sentença judicial favorável ao interessado. É claro que ninguém vai ter a candidatura impugnada pelo fato de estar respondendo um processo, mas o fato de ter o nome divulgado como suspeito de má gestão ou locupletação não é nada bom para quem precisa convencer o eleitor sobre a sua honestidade.

 

Promotores alertados

 

A Procuradoria Regional Eleitoral alertou os promotores eleitorais para alguns aspectos a serem verificados durante a campanha política que se avizinha. O procurador Paulo Guedes recomendou a todos os promotores que atuem para impedir a doação de bens e utilidades pelas prefeituras. Guedes considera preocupantes as leis municipais que prevêem, de forma genérica, a doação de ajuda financeira a pessoas carentes. Ele também alerta sobre os candidatos que respondem processos criminais. Para o procurador, não podem concorrer aqueles que já foram condenados em 1º grau, mesmo que o processo não tenha sido definitivamente encerrado.

Ato religioso

 

Está marcada para as 16h30 de amanhã (03), na Catedral Metropolitana de Aracaju, a missa para marcar o 1º mês do falecimento da juíza de Direito Mirena Dantas de Góes. Aos 59 anos, a magistrada morreu de falência múltipla dos órgãos, em decorrência de uma neoplasia, no Hospital São Lucas, em Aracaju, onde estava internada desde o dia 21 de abril. Mirena era filha do ex-deputado estadual Horário Góes – já falecido – e irmã do ex-prefeito de Riachão do Dantas e ex-deputado estadual Roberto Góes.

 

Briga de processos

 

Depois do processo aberto pelo Tribunal de Contas de Sergipe contra o seu conselheiro Flávio Conceição, agora foi este quem resolveu processar o presidente do TCE, Heráclito Rollemberg. Flávio alega que em diversas oportunidades seu colega transcendeu o dever de informar “sobre um caso efetivamente polêmico para emitir sua opinião pessoal a respeito o andamento do processo, numa total afronta às normas que regulam a sua atividade judicante”. Conceição está afastado das funções desde o ano passado quando foi preso pela Polícia Federal sob a acusação de chefiar um forte lobby em Sergipe para beneficiar a construtora Gautama, suspeita de desviar verbas federais.

 

Bateu em retirada

 

A população de Nossa Senhora da Glória ficou estupefata com a decisão do prefeito José Israel Andrade, o “Zico”, de desistir da reeleição. Ele chegou a ter o nome homologado pela convenção realizada domingo (29), mas bateu em retirada na segunda-feira (30). Diante da estranha atitude de Zico, os partidos que decidiram apóia-lo terão que se reunir para escolher um substituto. Quem gostou da desistência foi o ex-prefeito de Glória, Sergio Oliveira, candidato à cadeira ocupada hoje pelo fujão.

 

Vigília no TJ

 

E os professores da rede estadual voltam a fazer vigília, hoje em frente ao Tribunal de Justiça de Sergipe. O objetivo é acompanhar o julgamento pelo Pleno de processo que põe em xeque a constitucionalidade da progressão funcional vertical ou mudança de nível. O desembargador Cezário Siqueira apresentará hoje o seu voto de vistas do processo pedido no último dia 17, após os votos dos desembargadores Netônio Machado e José Alves pela constitucionalidade. A relatora do processo, Marilza Maynard, votou pela inconstitucionalidade da lei.

 

Economia de telefone

 

A Secretaria estadual da Administração informou que o governo de Sergipe conseguiu reduzir em cerca de 47% os gastos com telefonia móvel. O percentual de economia equivale a cerca de R$ 1 milhão por ano. O secretário da Administração, Jorge Alberto, explica que todos os telefones fixos dos órgãos estaduais não realizam ligações para celulares. Além disso, a Superintendência de Compras Centralizadas da Sead utiliza um software que monitora a utilização das linhas móveis.

 

Patrimônio mundial

A Unesco, órgão das Nações Unidas (ONU) para a educação, ciência e cultura, anuncia hoje (02) o reconhecimento da praça São Francisco, em São Cristóvão, como patrimônio da humanidade. A luta para chegar a essa conquista envolveu políticos das esferas municipal, estadual e federal.

 

Pensar Sergipe

 

O secretário estadual da Saúde, Rogério Carvalho,  fará conferência sobre saúde e cidadania nesta quarta-feira (02), no Fórum Pensar Sergipe. Será a partir das 19 horas, no auditório da reitoria da Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e objetiva promover o encontro e a aproximação da academia com os gestores públicos e com a sociedade, suscitando debates e discussões em torno de temas de interesse nacional.

 

Aula sobre bolsa

 

Aracaju vai sediar nesta sexta-feira (04) e no sábado (05) o Investação. Com inscrições gratuitas para o 1º dia, o evento será realizado no Centro de Convenções (CIC) das 13 às 21 horas. Promovido pela empresa Futura Investimentos, o Investação tem a intenção de desenvolver dinâmicas que estimulem o potencial investidor dos participantes através de mini-cursos e palestras com especialistas brasileiros no assunto. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (79) 3246-5603.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais