De onde vem a Corrupção?

   “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Um texto do leitor Messias Gonçalves para fechar a semana.

Essa semana me veio uma curiosidade talvez do tamanho da Corrupção brasileira. Mas ai surgiu a primeira curiosidade. Qual o seu tamanho, quando se deu início? Fui lá pesquisar e não encontro uma explicação plausível que não seja cômica. A nossa Corrupção data dos tempos da colonização portuguesa, quando para aqui trouxeram , ladrões, estupradores e prostitutas. Embasado ainda na tese levantada pela célere frase do ilustre historiador da expedição, Pero Vaz de Caminha, quando profeticamente alertou para a Coroa Portuguesa, o quanto era fértil as terras recentemente conquistadas ao proferir:-”Em se plantando tudo dá”. E não é que o “cara” estava certo?

Ai me veio outra curiosidade quando me lembrei do samba do crioulo doido em que se instalou o congresso nacional, mais especificamente a câmara dos deputados, na gestão atual do senhor Eduardo Cunha. Parlamentar do PMDB, partido não só da base aliada, mas que tem o vice-presidente da república, na chapa encabeçada pelo presidenta Dilma Rousseff. E ainda lembrando que a presidenta Dilma tem mais ou menos dez partidos na sua base. Partidos estes que na teoria e deveria ser também na prática, objetos d sustentação em detrimentos a ocupação dos espaços administrativos nos escalões da estrutura governamental.

Isso tudo encontraram uma polpuda expressão. Governabilidade. É a capacidade de um governo com a sua base aprovar os projetos de seu interesse no congresso. Na teoria a presidenta Dilma tem essa maioria. Mas na prática, com os últimos resultados não é bem isso que está acontecendo. São constantes derrotas. E a maior delas, politicamente, foi a própria vitória de Eduardo Cunha na disputa ao cargo de presidente do congresso. Na linha sucessória, é este posto que assume a presidência, quando estão ausentes a própria presidenta e o seu vice, Michel Temer.

Na Europa e nos EUA, essa governabilidade pode ser exercida com no máximo dois partidos políticos. Pelo seu regime, na China apenas pelo partido comunista. Já no Brasil é igual ao dito popular:-“quanto mais vacas, mais bezerros”. E ai é que mora o perigo e consequentemente a CORRUPÇÃO. Talvez uma das razões mais plausíveis é como se loteia o governo. Um determinado partido assume o controle de uma determinada empresa pública ou um ministério, quando deveria ser compartilhada entre vários partidos até para dificultar as transações consideradas ilícitas.

No Brasil assim como em qualquer parte do mundo, salvo algumas exceções, “Não se faz política partidária sem dinheiro”. O modus operandi é viciado e direcionado para a Corrupção. Na política não existe mais os “santinhos”, os “bonitinhos”, que o povo elege somente pelos serviços prestados. Principalmente para os cargos legislativos. Vejamos que incoerência. A saúde pública vai mal há muito tempo. Mas em contra partida, são ex-secretários de saúde estaduais que são os maiores votados quando se candidatam para deputado federal e até para o senado. Como se explica isso?

O Brasil hoje é aplaudido de pé pelo mundo devido ao combate incessante à Corrupção. Por está nesta situação, parece que para alguns, a Corrupção começou há bem pouco tempo. E nós sabemos que não é bem assim. Assim como o uso político de alguns, embasados por grande parte da mídia comprometida a ter de volta em um curto espaço de tempo, “todas” as benesses perdidas.

Portanto, cabe-nos acreditar que a Corrupção vem de inúmeras atitudes patrocinadas na sua maioria pelos próprios eleitores e cidadãos brasileiros, quando comungam com pessoas inescrupulosas, trasvestidas de “políticos”, aonde os seus objetivos são meramente para se locupletarem. De uma forma ou de outra. Reflitam sobre quantas categorias estão representadas no congresso federal. São empresários das mais diversas cadeias produtivas, categorias de profissionais liberais e outros afins. Estão para representá-los. E não a população como um todo. E financiados por quem? Por quem financiou essas mesmas candidaturas. Como então defenderão o povo, se esse mesmo povo eles já comparam na eleição?

Ipesaúde tem novo serviço de pronto atendimento
O presidente do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde do Estado de Sergipe – Ipesaúde -, Lauro Seixas, acompanhado dos diretores Eduardo Tadeu Azevedo e João Claudio Melo Franco, visitaram as novas instalações do Serviço de Pronto Atendimento.

HPM
O SPA do Instituto que funciona dentro do Hospital de Polícia Militar,  localizado na zona norte de Aracaju, terá agora uma área quatro vezes maior do que a anterior, triplicando o número de leitos, dando mais conforto e melhor atendimento para os beneficiários.

24 horas
Toda estrutura para o atendimento de urgência e emergência, para crianças e adultos, funciona 24 horas, diariamente. "A melhoria do SPA só foi possível graças a intervenção direta do nosso governador Jackson Barreto", ressaltou Lauro Seixas.

Celeridade obras
O secretário de Estado de Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, reuniu representantes das construtoras que têm obras com o governo estadual para discutir a atual situação e pedir celeridade nos serviços.

Repasse BNDES
“Tivemos uma paralisação nas obras por conta de falta de repasse dos recursos do BNDES desde janeiro deste ano. Acompanhei o Ggovernador Jackson Barreto até a sede do banco, tivemos uma reunião com o presidente Luciano Coutinho, ele nos garantiu que daria agilidade para  a liberação e há 15 dias os recursos encontram-se disponíveis. Portanto, essa é a hora de retomar as obras”, declarou Valmor Barbosa.

Transparência
Luiz Eduardo Amaral, proprietário de uma das construtoras participantes da reunião, parabenizou o secretário pela iniciativa. “A transparência e diálogo são muito importantes para o contratante e o contratado. Essa interlocução de saber como encaminhar licenças, aditivos, medições, entre outros casos do dia a dia dos serviços é fundamental para que a obra seja entregue o mais rápido possível e com a qualidade exigida”, frisou.

Transparência II
Infelizmente são poucos os gestores hoje em Sergipe com a visão de Valmor barbosa. Ele não só mostrou transparência ao se reunir com os responsáveis pelas obras, mas respeito numa relação que deve ser de parceria em prol da sociedade atendida, através de uma obra com qualidade e preço justo.

Violência nos estádios
Em reunião com órgãos públicos, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, através da Comissão de Direito Desportivo, discutirá na próxima segunda-feira, 13, propostas de políticas públicas de combate e prevenção à violência nos estádios. A reunião será realizada às 14 horas, no auditório da OAB/SE, na Av. Ivo do Prado, 1072, Bairro São José."

Presenças
No encontro, representantes do Ministério do Esporte, da Secretaria da Segurança Pública, da Polícia Militar, da Secretaria de Estado da Justiça, do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte de Aracaju, da Associação Desportiva Confiança, do Club Sportivo Sergipe, da Associação Nacional das Torcidas Organizadas – ANATORG, da Federação Sergipana de Futebol e da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer de Sergipe debaterão ações efetivas de pacificação nas praças esportivas do estado.

Torcidas
Neste mês, a pedido do Ministério Público de Sergipe, o Poder Judiciário proibiu o ingresso de integrantes, associados e simpatizantes, com vestimentas, faixas, cartazes, bandeiras, instrumentos musicais nos estádios ou a articulação de qualquer outro meio que possam identificá-los como torcidas organizadas. Para Ramon Rocha, presidente da Comissão, as políticas públicas devem ser um grito de paz. “Em verdade, a solução para o problema não é proibir a participação de torcidas organizadas em eventos desportivos e sim implementar campanhas e políticas públicas que inibam a violência”, defendeu.

TCU – Adiamento
O Tribunal de Contas da União julgará em agosto as contas do governo Dilma Rousseff em 2014.

Renan
O presidente do Senado, Renan Calheiros, vira réu por improbidade, na Justiça.

Inflação
Chega a registrar um índice inédito num período de 12 meses: 8,89 por cento.

Última etapa
O Papa Fancisco cumpre sua última fase da visita ao  uoO Sumo Pontífice está no Paraguai.

Stédile
O líder do MST, João Pedro Stedile, afirmou  que “eles têm Obama, e nós, o papa Francisco.

Demissões
A Microsoft anunciou corte de 7 mil e 800 funcionários em todo o mundo.

Futebol sergipano
Um final de semana com dois jogos. Hoje, pela Série C, às 16 horas, no Batistão: CONFIANÇA X FORTALEZA, dois antípodas estarão se defrontando.Amanhã, domingo, em estância, Estanciano X Botafogo da Paraíba, no Batistão (leia nota pública abaixo). Chegam os 6 jogadores emprestados pelo Vitória da Bahia ao Dragão.

Sacada genial
Nesses tempos bicudos, uma grande sacada da diretoria proletária: empréstimo de 6 jogadores, em consonância com a atual crise, que assola toda a economia brasileira.

Livro
“AS MENTIRAS QUE OS HOMENS CONTAM” – Autor – Luís Fernando Veríssimo. Este observador bem-humorado do cotidiano brasileiro reúne um repertório divertido de histórias tão indispensáveis, que, de repente, viram até verdades. Editora: Objetiva. Humor em alto nível.

Um pouco de história – Os jogos pan-americanos no Canadá
Aberto mais um pan-americano, competição que reúne todos os países da América e que, neste ano, tem como sede a cidade de Toronto, no Canadá. O Canadá é o segundo maior país em extensão, atrás apenas da Rússia. Fica situado no extremo norte da América do Norte, e é banhado por três oceanos: o Pacífico, o Atlântico e o Ártico.  População concentra-se, em sua maioria, ao longo da fronteira dos Estados Unidos, no sul. Colonizado inicialmente pela França, passa a ser controlado pelo Reino Unido no século 18. A dualidade linguística e cultural do Canadá ainda se mantém até hoje e é causa de divergências . A província de Quebec, com dois terços dos habitantes de língua francesa , reivindica autonomia. Principais cidades: Ottawa (a capital), Toronto, com 5 milhões, 741 mil habitantes, Montreal e Vancouver. A população total do país é superior a 36 milhões de habitantes.

NOTA PÚBLICA – Interdição do estádio Francão

A Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte e Lazer (Setesp) informa que a partida de futebol que abrirá a Série D do Brasileirão acontecerá no próximo domingo (12) às 16h na Arena Batistão. O jogo entre Estanciano e Treze de Campina Grande seria realizado no estádio Augusto Franco, na cidade de Estância. No entanto, uma decisão judicial proibiu que a partida acontecesse no Augusto Franco e, em caso de descumprimento, a multa gerada é de R$ 150 mil.

A Setesp ainda esclarece que adotou as medidas cabíveis para atender as exigências do Ministério Público. Por isso, obteve laudos provisórios, com vigência até o dia 29 de julho. Com base nesses laudos, a CBF liberou o estádio Augusto Franco, para a partida de domingo. Mesmo assim, a justiça proibiu a realização do jogo em Estância.

Para garantir a participação da torcida, o Governo disponibilizará 10 ônibus. O transporte sairá às 13h da Praça da Matriz de Estância e se deslocará para Aracaju seguindo o ônibus do Estanciano.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun     

Frase do Dia
“A graça é algo que nunca se pode tomar, mas apenas receber. Não se pode ganhá-la ou merecê-la ou controlá-la, assim como não se pode merecer o gosto da framboesa ou do creme ganhar uma boa aparência ou controlar seu próprio nascimento.” Frederick Buechner, escritor norte-americano, nasceu em 11 de Julho de 1926.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais