Decisão acertada

A prefeita de São Cristóvão, Rivanda Batalha (PSB), está proibida de aplicar o decreto lei aprovado pela Câmara de Vereadores reduzindo substancialmente os vencimentos dos professores. É o que determina liminar concedida ontem pelo juiz de Direito Manoel Costa Neto. Na decisão, o magistrado também proíbe a Prefeitura de pagar qualquer débito – exceto os de natureza alimentícia – antes de depositar a ‘grana’ dos educadores. A liminar fez justiça aos profissionais de educação, penalizados com o corte de quase 50% da remuneração sob o argumento que o município enfrenta problemas financeiros. Também serviu para mostrar à prefeita Rivanda Batalha que não é punindo os professores que ela vai resolver os problemas financeiros herdados da administração anterior.

Navalha I

Os ministros do Superior Tribunal de Justiça decidem hoje se os sergipanos envolvidos na “Operação Navalha” serão julgados por aquela Corte. Na sessão de ontem, a ministra Eliana Calmon apresentou seu relatório detalhando as acusações contra os envolvidos. Entre eles estão o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), o filho dele, Alves Neto, e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Flávio Conceição.

Navalha II

A “Operação Navalha” começou a ser investigada após relatório da Controladoria-Geral da União ter apontado graves irregularidades na concorrência pública das obras da Adutora do Rio São Francisco. O contrato, no valor de R$ 128 milhões, foi firmado em 2001 entre a Deso e a construtora Gautama, do empresário baiano Zuleido Veras. Os envolvidos são acusados de formação de quadrilha, peculato e corrupção ativa e passiva.

Déda fica

Setores do governo de Sergipe se apressaram ontem em desmentir informação dando conta que o governador Macelo Déda (PT) vai se afastar do cargo tão logo a Assembleia aprove o Proinveste. O secretário da Casa Civil, Sílvio Santos, chegou a dizer que esse tipo de comentário só interessa a quem torce contra a aprovação do empréstimo e reza pelo rompimento político entre Déda e o vice-governador Jackson Barreto (PMDB).

Desembargador

O juiz de Direito Diógenes Barreto vai substituir o desembargador Ricardo Múcio enquanto este goza merecidas férias. Integrante da Junta Recursal do Tribunal de Justiça de Sergipe, Diógenes assumirá interinamente no dia 22 de abril e permanecerá no cargo durante 40 dias.

Pelas costas

A executiva estadual do PPS quer ver o deputado federal Almeida Lima pelas costas. Desde que desistiu de disputar a Prefeitura de Aracaju, Almeidinha ficou mal visto no partido. A situação se agravou na semana passada depois da denúncia de que uma máquina patrol da Prefeitura de Dores estava sendo usada irregularmente para beneficiar a fazenda do parlamentar. Alguns filiados do PPS já mandaram dizer ao deputado que a porta da rua é a serventia da casa. Misericórdia!

Adoção

E quem deseja ter em casa um cãozinho ou um bichano não pode perder a 11ª Feira de adoção de cães e gatos, que acontece amanhã e domingo no estacionamento coberto do Hiper Bompreço, ali na avenida Gonçalo Prado, em Aracaju. Segundo a organizadora do evento, Nazaré Morais, presidente da ONG Educação e Legislação Animal, os gatos e cães são todos vermifugados. O ator Carlos Machado já confirmou presença na feira.

Só tem um

Com a aposentadoria do ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres de Brito, Sergipe passou a ter apenas um ministro na esfera judicial. É o sergipano Augusto César Leite de Carvalho, que desde 2009 ocupa uma cadeira no Tribunal Superior do Trabalho. Ele é filho do veterano advogado Theobaldo de Carvalho.

Palestra

E quem estará hoje em Aracaju é a deputada federal Luíza Erundina (PSB/SP). Vem proferir palestra sobre Mídia, Direitos Humanos e Liberdade de Expressão. Será às 19h, na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e objetiva discutir a realidade dos meios de comunicação, o papel da mídia na garantia dos direitos humanos e a situação da liberdade de expressão no país. Prestigie!

Com prefeitos

A presidente Dilma Rousseff (PT) visitará Sergipe no próximo dia 26. Segundo a coluna ‘Painel’, do jornal Folha de São Paulo, ela participará do encontro estadual de prefeitos que acontecerá no Prodigy Beach Resort, localizado na Barra dos Coqueiros. Será a segunda visita de Dilma este ano ao estado. Em janeiro, a petista veio inaugurar a ponte Gilberto Amado, ligando os municípios de Estância a Indiaroba, e o Parque Eólico de Sergipe.

Do baú político

No final da década de 80, o então deputado estadual Djenal Tavares de Queiroz (PDS) acabou uma discussão entre colegas com uma explicação simples. Três parlamentares discutiam porque um deles decidiu votar contra um projeto do governo. O mais agitado disse não entender o comportamento do aliado: “Só pode ser burro o sujeito que fica contra um governo que sempre o ajudou”. A insinuação fez o tempo esquentar de vez. Ao ouvir tal declaração, o experiente Djenal entrou na conversa: “Quem conquista pelo voto uma cadeira de deputado não pode ser chamado de burro. Aliás, na porta da Assembléia tem um mata-burro invisível (tipo de passarela com vãos que impedem a passagem de animais) justamente para evitar que jumentos tenham assento nesta Casa”. A explicação provocou risos e pôs fim à discussão.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais