Declarações de bens TRE: podem soltar Sukita

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O titular deste espaço passou o fim de semana voltando a analisar com mais calma a lista dos candidatos aos diversos cargos em Sergipe este ano e a declaração de bens apresentadas ao Tribunal Regional Eleitoral. Chegou a uma conclusão e um apelo: soltem o ex-prefeito Sukita. Ele é pinto para a petulância de vários candidatos com as declarações apresentadas, não só em Sergipe, mas em todo país.

Justiça seja feita, dos candidatos majoritários em Sergipe destaca-se aqui a real declaração do empresário Ricardo Franco: R$ 214 milhões. O empresário, que entra pela primeira vez na disputa eleitoral tem o peso tradicional da família Franco e do pai, o ex-governador Albano Franco. O elogio para ele é porque muitos outros não tiveram a mesma conduta.

A petulância de alguns candidatos é fruto da falta de fiscalização rigorosa do TRE, PRE, Receita Federal e  PF. Se trabalhassem juntos os políticos pensariam duas vezes antes de apresentarem declarações de bens surreais.

Uma devassa fiscal tiraria da vida pública muitos políticos brasileiros. Assim como o mafioso Al Capone nos anos 30 nos EUA, que escapava  da Justiça pelos vários crimes e acabou sendo preso por sonegação fiscal.

Aliás, uma frase celebre de AL Capone caí bem neste momento: “Não entendo quem escolhe o caminho do crime, quando há tantas maneiras legais de ser desonesto."

Os integrantes do TRE, PRE, PF e Receita são concursados e não devem nada a ninguém. Ou não? Como dizia Caetano Veloso…

Candidatura de marido de Angélica Guimarães provoca rebelião em coligação
Se do lado da base governista muitos candidatos não engoliram a chamada “chapinha” para Assembleia, do lado da base oposicionista um rebelião foi formada e a pressão é grande para que a presidente da Assembleia, Angélica Guimarães retire a candidatura do marido, o também médico, Vanderbal Marinho a deputado estadual pelo PTC.

Acordo para Angélica ir para o TCE por unanimidade englobou não candidatura de parente
Segundo um deputado da oposição a deputada Angélica Guimarães foi escolhida para conselheira do TCE porque um dos acordo foi que ela não lançaria parente candidato. A candidatura do marido quebrou o acordo e por isso a rebelião de muitos deputados pedindo de Vanderbal Marinho.

Malvadeza; estão chamando Betinho de candidato laranja
Uma malvadeza sem tamanho: nas rodas políticas estão chamando o candidato ao governo pelo PTN, Betinho de “laranja”. O blog não entende o motivo da malvadeza. Quem acusa diz apenas que é só esperar o horário eleitoral gratuito.

George Magalhães X Força Estranha
Pelo que se comenta nos bastidores tem uma “força estranha” trabalhando para que o radialista George Magalhães não retorne ao ar, pelo menos neste período eleitoral. Quando tudo parece certo a “força estranha” aparece. Só uma pergunta: a quem interessa fazer lobby para que um radialista não retorne ao trabalho?

Adierson recebe apoio em Aparecida e Muribeca
O pré-candidato a deputado federal, Adierson Monteiro (PSDB), tem recebido o apoio reforçado do seu partido, e de lideranças da capital e do interior sergipano. Neste fim de semana, Adierson esteve na cidade de Nossa Senhora Aparecida, onde conversando com Jeane Barreto, a Jeane da Farmácia (PSC), que disputou nas últimas eleições, e com outras lideranças, ouviu sobre a simpatia de populares por sua candidatura.

Municípios
Na oportunidade, Adierson comentou sobre as ideias que defende para fortalecimento dos Municípios junto a Brasília. De lá, o candidato seguiu para o Município de Muribeca, atendendo ao convite do prefeito Fernando Franco para participar do São Pedro da cidade. Adierson esteve acompanhado do deputado estadual Zé Franco, e o ex-vereador Sérgio Goes.

Surto de roubos apavora população de Aparecida
Já faz alguns meses que a população de Nossa Senhora Aparecida sofre com uma onda de violência em todo o município. Ocorridos geralmente a noite, os roubos e furtos assustam quem vive na cidade e povoados, e deixa acuado quem precisa sair de casa a noite.

Surto de roubos apavora população de Aparecida II
Na maioria das vezes os meliantes levam celulares e aparelhos eletroeletrônicos, mas agem com ousadia chegando a roubar motos e rebanhos bovinos. Recentemente, a casa de uma vereadora foi arrombada e levado alguns pertences.

Surto de roubos apavora população de Aparecida III
A delegacia local geralmente fecha no período noturno, por conta do numero insuficiente de policiais. Quem vai prestar BO, precisa se deslocar para as cidades vizinhas. Muitos casos ficam sem registro porque as vitimas optam por não se deslocar para outras delegacias.

Frente de Esquerda faz lançamento da campanha hoje
“Lutar Para Transformar Sergipe”. É a partir desta insígnia, que hoje, 14, na praça do Mercado Central de Aracaju, às 15horas, a Frente de Esquerda que é composta pelos partidos PSOL, PSTU e PCB, lançará a campanha da coligação, onde esse ano sai com a Professora Sônia Meire como candidata ao governo do estado de Sergipe.

Centro
Para o lançamento, a Frente de Esquerda, percorrerá pelas ruas do centro da cidade, com objetivo de apresentar ao conjunto dos trabalhadores a plataforma de programa intitulada “Lutar Para Transformar Sergipe”.  Além do cortejo, a oportunidade também será para fortalecer o convite para que a população possa continuar contribuindo ainda mais o programa de governo.Na oportunidade, também estarão presentes diferentes organizações dos movimentos sociais e sindicais que têm forte atuação em Sergipe.

VIII Encontro de Filhos & Amigos de Aquidabã em Aracaju
Em 2005 três filhos de Aquidabã, Ludwig Oliveira, Joaquim Macedo e Chico Buchinho criaram o evento que nos anos seguintes várias outras cidades copiariam: "Encontro de Filhos e Amigos de Aquidabã em Aracaju", foi um grande sucesso com a presença do cantor Jerry Adriani, no próximo mês, dia 16 de agosto será o "VIII Encontro de Filhos e Amigos de Aquidabã em Aracaju" no Iate Clube com Auvanildo & Orquestra e Los Guaranis, as mesas estão sendo vendidas no Iate Clube, Restaurante Nacib do Riomar e Colégio Purificação. Para qualquer contato: (79) 9977-3304. Clique no link abaixo e assista a participação de Jerry Adriani no 1º Encontro: https://www.youtube.com/watch?v=Ao8sr0fcu14

Associação Atlética Banese
Um dos poucos e raros entretenimentos propiciado por um clube social nos finais de semana dos dias atuais é do Clube Banese, cuja presidência é do irrequieto José Américo que tem levado as mais variadas bandas aos sábados e domingos a partir do meio-dia, o baneseano tem orgulho deste feito, pois há também uma área de lazer para crianças, campo de futebol para pelada, duas piscinas, restaurante para almoço self-service além de um ótimo salão de festa totalmente climatizado. Clique no link e assista entrevista do presidente José Américo para o Entre Amigos que tem o apoio da Nova Schin, Clube Banese, Vange Santos Santos, Rede de Postos Presidente, Toldos Deda, Gleide Festas, Aéreo Tur e este Blog:https://www.youtube.com/watch?v=Y38MYkxdx4s

Agenda
14 de julho, segunda-feira. Nesta data, em 1789, ocorreu a Queda da Bastilha, na França, importante episódio da História. A Revolução Francesa inspirou vários movimentos libertários em todo o planeta.
Encerrada a Copa do Mundo, a vida volta à normalidade, no Brasil. A classe C já não é motor do gasto em supermercados, indica novo estudo. Mudança de câmbio na Venezuela dificulta vida das multinacionais. Cai a diferença entre juros de bancos públicos e privados. PREVI vende ações da OI em meio à fusão com a Portugal Telecom. Colômbia diversifica economia e se torna um dos principais países da América Latina. Em 64 anos, a venda de autos aumentou de 30 mil para 3 milhões.

Curtas
APÓS AMEAÇA DE ISRAEL, MILHARES DE PESSOAS JÁ DEIXARAM GAZA. /// ATIVISTAS PRESOS SÃO TRANSFERIDOS PARA CADEIAS EM BANGU, NO RIO DE JANEIRO. /// PAPA FRANCISCO ESTIMA QUE 2 POR CENTO DOS CLÉRIGOS SEJAM PEDÓFILOS. /// NOS ESTADOS UNIDOS, REPUBLICANOS RESISTEM A LIBERAR RECURSOS PARA CONTER IMIGRANTES. /// DILMA RECEBE EM ALMOÇO CHEFES DE ESTADO ANTES DO FINAL DA COPA DO MUNDO. /// MERKEL E PUTIN PEDEM MAIOR ESFORÇO DE PAZ NA UCRÂNIA.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Resumo da Copa
E a Copa chegou ao seu final, com a realização das duas últimas partidas. No sábado, em disputa do terceiro lugar, jogaram Brasil e Holanda. A seleção brasileira voltou a decepcionar. Foi derrotada pela Holanda, por 3 X 0. Já ontem, domingo, as equipes da Alemanha e da Argentina fizeram a grande final da competição, no Maracanã. No tempo normal, empate sem abertura de contagem. Na segunda etapa da prorrogação, Götz marcou um belo gol, que decidiu o encontro entre alemães e argentinos. Com os anfitriões de fora, tivemos uma festa empolgante, coroando o sucesso do torneio promovido pela FIFA. Para muitos, essa vigésima versão pode mesmo ser considerada a “Copa das Copas”.

Alemanha é Tetra
Os germânicos conquistaram sua quarta Copa do Mundo e está, agora, ao lado da Itália, com quatro conquistas. O Brasil tem 5 mundiais de futebol.

Absolutamente justa
A conquista da Copa do Mundo de 2014 pela Alemanha foi indiscutível. A seleção germânica foi a que mais se preparou para disputar a competição. Além de ser formada por jogadores de alto nível em sua maioria, sua principal qualidade reside no desempenho conjunto, coletivo. Justamente o que mais faltou ao Brasil, infelizmente.

Copa América
Em 2015, a Copa América terá lugar no Chile.

Primeira vez
Foi a primeira vez que um país da Europa venceu uma Copa na América.

Premiação
Na escolha dos melhores da Copa realizada em nosso país, ressalta uma grande injustiça, em nossa modesta opinião. A premiação de Messi como o melhor jogador foi absurda. Para nós, o melhor foi o holandês Robben.

Coletiva da FIFA
Vai acontecer nesta segunda-feira.

Indefinição
CBF ainda não se definiu com relação à permanência de Felipão no comando da seleção brasileira.

Renovação
Que bom seria se os dirigentes da CBF iniciassem um projeto a começar logo, visando à Copa de 2018.

Brasil X Argentina
O maior clássico da América do Sul vai ser realizado em Pequim, a capital chinesa, ainda neste semestre.

PELO TWITTER

www.twitter.com/gilbertotv  Não custa nada você agradecer a Deus pelo seu Dia. Experimente, faz bem !

www.twitter.com/WilliamFonseca  Não sou perfeito, claro! Não sou santo, óbvio! Sou humano e como tal estou aqui pra aprender. Só que escolhi aprender da melhor forma.

www.twitter.com/blogdoailton  A sugestão é do atacante alemão Müller: A FIFA devia entregar duas taças: uma para a campeã e outra para o Brasil pela organização da Copa.

www.twitter.com/neurochester  Os pseudo europeus escolheram o frio da granja. Já os verdadeiros do frio descobriram nossas raízes no calor nordestino. Foram recompensados.

www.twitter.com/JornValeriaLima  Finalmente, chegou o dia em que podemos dizer uma coisa sobre o Brasil. Hoje, o país é bem melhor que a seleção de futebol.

www.twitter.com/Edson_Bomfim  O mundo assistiu a uma copa nunca vista, assistiu a uma imprensa derrotada em tudo que previu e assistiu a beleza que é nosso País e povo.

ARTIGO

Somos uma nação acima de tudo por Messias Gonçalves

Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor…..

Será que a copa do mundo de futebol realmente acabou ontem? Com certeza que jamais acabará. O país das chuteiras, das mulatas, do carnaval, da corrupção, se torna pequeno demais para essa nação chamada de BRASIL. Somos infinitamente maiores que tudo isso. Inclusive dos milhares de falsos brasileiros que ao longo desses últimos meses, torceram para nada dá certo.

E hoje depois do término dos jogos, depois que os jogadores, organizadores, torcedores, turistas de todo o mundo e a imprensa internacional estão nos deixando, ficarão primeiro as saudades e, principalmente as obras estruturantes que jamais poderão ser desprezadas pelas aves agourentas, já que terão que testemunharem no dia a dia dos brasileiros, as ARENAS, os AEROPORTOS, os BRT´S,  os ANÉIS VIÁRIOS, etc.

Depois da copa de 1950, alguns presidentes rejeitaram a realização de outra copa justamente pelas condições em que o país se encontrava.  Eram situações totalmente diferentes das que quando Lula comprou a idéia e trouxe-a para o nosso pais agora em 2014. Não que existissem mais problemas. Claro que ainda existem. Só que estamos muito bem melhor dom que em outras épocas.

A princípio, a FIFA planejava realizar a copa em oito cidades. Lula, como sempre tendo uma visão mais preocupada em levar dignidade e respeito para “todos”, exigiu que tivéssemos em doze cidades. Isso encareceu um pouco os custos com as obras de infraestrutura.  Lembrando que o governo federal não colocou, de graça, nenhum real nas arenas. Coube ao BNDES, emprestar cerca de nove bilhões aos responsáveis pelas arenas.

Já nas obras que serviram durante a copa e as que restam serem concluídas após a copa, obras estas que devido a copa o governo antecipou as suas execuções, os investimentos ultrapassam a cãs dos trinta bilhões de reais. E ainda tem quem critique.

Além de todo o sucesso que foi a “nossa” copas não têm como agradecer aos trabalhadores brasileiros que dedicaram os seus esforços nas obras que fizeram com que fosse possível esse evento, o pessoal da segurança, da limpeza, dos aeroportos, dos terminais rodoviários, enfim, todos se sintam agradecidos, pelo excelente trabalho realizado.

De minha parte, mesmo com o resultado da seleção brasileira, estou feliz e satisfeito. Não podemos achar que temos a obrigação de ganhar todas. Temos que respeitar que do outro lado, também existem atletas e equipes que se prepararam para o mesmo embate.

Os turistas não cansam de enaltecerem as belezas deste nosso país, o carinho e a receptividade das pessoas. Esse é o país que mais distribui renda no planeta. Cumpri os seus compromissos, quitou a nossa dívida com o FMI, empresta aos países carentes. Esse é o BRASIL.

ARTIGO

Seleção Brasileira, uma vergonha. Brasil, um sucesso.  Por Moacir Lopes Poconé Neto*

Que o dia 08 de julho de 2014 ficará marcado para sempre como o dia da vergonha para o nosso futebol, não se tenha dúvida. Sofrer uma goleada de 7 a 1 foi algo que jamais se viu nos cem anos de nossa seleção. Sem dúvida, é necessária uma reestruturação de nosso futebol, a começar pelas pessoas que o comandam.

Por outro lado, a Copa do Brasil foi um enorme sucesso. Todas as previsões pessimistas que eram feitas meses antes da competição se mostraram completamente infundadas. Estádios não estariam prontos, a segurança seria precária, aeroportos com seus voos atrasados e o trânsito caótico. Felizmente, pouco do caos de que se falava aconteceu. Ao contrário. Mostramos que somos capazes de realizar grandes eventos mundiais e encantamos a todos os que nos visitaram com nossa simpatia e belezas naturais. Problemas houve, claro. Não se quer aqui dizer que houve perfeição, pois seria impossível. Mas, sem dúvida, o saldo é bem mais que positivo.

Esse deve ser o principal legado da Copa de 2014: a mostra de nossa capacidade. O reconhecimento externo e interno de que o Brasil não é mais aquele país do famoso jeitinho, em que a falta de organização é driblada como um zagueiro em um jogo de futebol. Nada disso. Vencemos essa partida com eficiência. Pena que ainda existam aqueles que, vendo nossa vitória fora dos gramados, vibraram com a terrível derrota dentro deles. É a torcida do “quanto pior, melhor”. Querem de alguma forma ligar o desastre no futebol ao atual governo. Não percebem que o futebol é uma coisa. O país é outra.

*professor e serventuário do Tribunal de Justiça.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Mensagem de despedida do comandante geral do CBMSE a tropa

Ao completar o ciclo de comando a que fui alçado pelo saudoso Governador Marcelo Deda em 02 de fevereiro de 2009, tenho a imensa satisfação de dirigir-me indistintamente a todos integrantes desta Corporação, aos oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e soldados o meu agradecimento a cada um dos senhores e das senhoras pelo comprometimento institucional que tiveram durante a minha gestão, o que foi fundamental para o alcance das conquistas realizadas.
Ao passar de 5 anos e 5 meses e 11 dias não é momento de comparações, como sempre disse os meus antecessores deram o melhor de si e fizeram o que podiam com o que se tinha, mas é o momento para informar que avançamos em vários setores da Corporação, com o apoio Governamental renovamos a nossa frota operacional, ampliamos nossos equipamentos  de proteção individual, assim como vários equipamentos operacionais necessários no dia a dia dos nossos trabalhos.
De forma simplificada quero prestar contas das ações nesse período, assim como aquelas que se encontram planejadas, licitadas ou em conclusão:
1. Recebemos a Corporação com um saldo financeiro de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), nesta data a deixo com cerca de R$ 8.000.000,00 (oito milhões de reais);
2. Neste período foram investidos mais de R$ 12.000.000,00 (doze milhões de reais) os quais foram aplicados nos investimentos que fizeram mudar a Corporação;
3. Em fase de conclusão está o novo Centro de Logística que funcionará no antigo Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho, que abrigará confortável e decentemente o Centro de Manutenção e o Centro de Suprimento de Material e Patrimônio (almoxarifado central);
4. Em construção um moderno Auditório do Quartel Central com capacidade para 170 (cento e setenta) pessoas;
5. Licitado o projeto para construção da sede do 1º GBM a ser implantado em área do terreno da Infraero no Aeroporto de Aracaju (em processo de cessão) com frente para Av. Heráclito Rollemberg limite com o terreno da Força Aérea Brasileira, recursos em caixa na ordem R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais);
6. Licitado o projeto para construção da sede do 4º GBM (GMar) a ser implantado no terreno da Corporação situado a rua Niceu Dantas no Bairro Atalaia com recursos a serem liberados pela Secretaria de Estado do Turismo conforme tratativas realizadas junto a Sectur.
7. Aquisição em andamento do Datacenter da Corporação num investimento de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) visando à modernização dos serviços de dados;
8. Aquisição em andamento de 03 (três) viaturas Auto Busca e Salvamento/ABS – R$ 1.140.000,00.
Importante destacar as aquisições recentes concluídas ou em andamento de materiais operacionais que virão para fins de substituição e suprimento de reserva técnica:
1. Aquisição de mangueiras para combate a incêndio padrão bombeiro num investimento de R$ 212.200,00;
2. Aquisição de material de APH num investimento de R$ 337.865,00;
3. 02 (dois) Compressores estacionários para recarga de EPR – R$ 158.000,00;
4. 60 (sessenta) conjuntos de combate a incêndio (roupa de proteção) – R$ 170.820,00;
5. 05 (cinco) desencarceradores, 10 (dez) talhas manuais, 01 (uma) almofada pneumática e 06 (seis) conjuntos de estabilização para o serviço de resgate veicular – R$ 416.400,00;
6. 50 (cinqüenta) cilindros reservas para Equipamento de Proteção Respiratória – investimento previsto de R$ 313.800,00.
Quero nesse momento em que deixo o serviço ativo da Corporação após 27 anos, 4 meses e 25 dias de efetivo serviço agradecer primeiramente a Deus, aos meus pais razão da minha existência, depois ao saudoso Gov. Marcelo Deda que confiou no nosso trabalho por duas vezes ao me nomear Coordenador Estadual de Defesa Civil no ano de 2007 e depois Comandante Geral desta Corporação que muito me orgulha ter chegado ao posto mais alto e comandá-la.
Quero fazer um agradecimento especial aos bombeiros militares que trabalharam e se dedicaram diretamente ao Gabinete do Comando ou a este Comandante pedindo desde já desculpas por não citar todos, pois com certeza cometeria o erro do esquecimento, mas quero homenagear todos nas pessoas do Cel Roberto Wagner de Góis Bezerra (subcomandante geral) e dos Tenentes Cleiton Dias da Cruz e João Adauto Oliveira Menezes.
Agradeço ao Governador Jackson Barreto pela confiança depositada no nosso trabalho ao longo desses 07 meses de sua gestão.
Por fim ao me despedir do Comando dessa honrada Instituição, deixo-o com a mesma simplicidade quando o assumi, porém com o sentimento de dever cumprido, a certeza que fiz o melhor que pude e a sensação que a deixo melhor do que recebi e pronta para desenvolver.
Ao meu substituto CEL DÓRIA que Deus o ilumine na condução dos destinos da Corporação, boa sorte na sua nova missão, que o mesmo consiga elevar mais ainda o nome do nosso Corpo de Bombeiros no seio da sociedade sergipana e no cenário nacional.
Deixo o Comando não o CBMSE esse faz parte da minha vida.
A todos o meu muito obrigado.

Aracaju/SE, 11 de julho de 2014

Nailson Melo Santos – CEL QOBM
Comandante Geral do CBMSE

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia
“Ser feliz é uma virtude e das mais poderosas.” Arthur de Gobineau, filósofo francês, nasceu em 14 de Julho de 1816 e morreu em 1882.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais