Déda, 2º e último capítulo: o campo dele era o jogo limpo, na bola

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O blog agradece as mensagens recebidas pelo zap e pelo e-mail elogiando o artigo de ontem, 25, sobre Marcelo Déda. Hoje é para encerrar.

Déda era um adversário que respeitava a grandeza da política. Fez isso ao longo de sua vida. Por isso se fez respeitado, admirado e amado por seu povo.

Era um político moderno, sempre à frente do seu tempo. Se vivo estivesse, não permitiria fragmentos descontextualizados da história para atacar pessoas porque não soaria honesto e Déda era o oposto da desonestidade.

Um gesto de respeito à sua memória, seria deixá-lo fora da disputa. Querem usar o legado do professor Déda? Então se lembrem das obras e sorrisos que ele espalhou em Sergipe e no Brasil afora. A boa colheita do que plantou é a generosidade, não a mesquinharia.

O campo de Déda era o jogo limpo, na bola, e que dignificasse a política. Esse era o campo de sua atenção e de sua luta. Era sua grandeza, não ataques raivosos a adversários que somente empobrecem a atividade política, que ele tanto honrou.

Mais que ataques aos adversários nesta campanha, o uso de Déda fora do que ele pregava é um ataque ao seu generoso legado. Não façam isso! Imagine se ele soubesse da tirania daqueles que se arvoram em legatários dele…

A memória que deve ser sempre lembrada e exaltada do professor Déda é o sorriso que ele espalhou e frutificou na política.

“Quando forem colher os sorrisos do povo por causa das obras, lembrem-se de mim”. É assim que ele pediu para ser lembrando e não da forma que estão fazendo.

Deixemos o professor Déda descansar em paz. Ele merece, por tudo que fez por nós. Esse é o apelo.

 

O tempo passa e a história é cruel com os tiranos Por coincidência ou não, o blog publicou ontem, 25, um e-mail de Marcelo Déda após a acirrada eleição de 2006 onde ele venceu João Alves no primeiro turno e a grande maioria dos meios de comunicação estava fazendo o papel de defensor do governo de então. Aliás, a maioria é assim com o governo de plantão. Este espaço estava iniciando em 2006, mas estava do outro lado. Aliás, em 12 anos nunca escondeu a posição clara. Os que hoje tentam denegrir a imagem deste espaço e até mesmo censurar são aqueles que até pouco tempo exaltavam e ligavam quase que diariamente para o titular deste espaço. O bom é que o blog sempre esteve e sempre estará no lado que defende a democracia e a liberdade. E o tribunal da história, que é cruel com os tiranos, deixará tudo isso marcado na política de Sergipe.

Sukita em área especial no presídio? Blog não acredita E nos grupos de WhatsApp do interior de Sergipe circulou, ontem, 25, a informação que o ex-prefeito de Capela, Sukita, e outro presidiário estariam dormindo em uma área especial do presídio de Nossa Senhora da Glória. A notícia chegou ao TJSE que pode chegar de surpresa para comprovar a veracidade da informação. Sukita não tem nível superior e deve ser tratado como os outros presidiários, alguns deles em celas apertadas com oito, dormindo no chão.

Servidores da PMA pedem aos amigos para viralizarem áudios de Edvaldo ontem no EMES E servidores e terceirizados da Prefeitura de Aracaju, que foram obrigados a irem ontem, 25, à noite, a uma reunião no espaço EMES para ouvirem o prefeito Edvaldo Nogueira determinar o voto nos candidatos dele enviaram os áudios para os amigos viralizarem nos grupos de WhatsApp. Uma revolta geral dos servidores que pedem socorro à Justiça Eleitoral. E denunciam que terá outra reunião, sendo da próxima vez no Iate Clube.

TSE decide favorável aos candidatos do PSL de Sergipe Foi deferido o DRAP, que é o documento de regularidade partidária. Segundo o advogado Mário Vasconcelos, todos os candidatos do PSL poderão concorrer normalmente, desde que não tenham outro problema de inelegibilidade.

A batalha da Praia Formosa: a caça ao voto na Grande Aracaju Não se espantem com a movimentação mais intensa nas ruas de Ará. É que se juntar os eleitores da capital, Barra do Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão totalizam quase metade do eleitorado sergipano. É, em síntese, a pedra angular que define a vitória e a derrota dos candidatos neste pleito. Eventos de rua, reuniões com ‘lideranças’ de bairro e todo tipo de estratégia serão utilizados para tentar convencer as pessoas ainda indecisas a irem às urnas.

Armas desiguais O problema é que nesta luta inglória as armas são desiguais. Tem cavaleiro com seus exércitos de mercenários, e tem os outros lutadores montados em onças-pintadas e garoupas que espalharão “alegria” nas madrugadas finais em comunidades pobres. Será que os árbitros desta luta vão permitir golpe baixo?

“Prefeito Pinóquio mente mais uma vez”, afirma Emília Corrêa Na Tribuna da Câmara Municipal De Aracaju (CMA), a vereadora e defensora pública Emília Corrêa (Patriota) mais uma vez saiu em defesa dos médicos aracajuanos em greve há mais de 60 dias, criticando uma Live feita pelo prefeito Edvaldo Nogueira afirmando que a classe está pedindo cerca de 40% de aumento do salário, quando na verdade eles pedem 2,9%.

Reajuste de apenas 2,9% “O prefeito Pinóquio atacou mais uma vez. Em uma Live feita em sua rede social ele teve a coragem de dizer que os médicos estão pedindo mais de 40% de aumento de salário, uma mentira deslavada. Eles pedem 2,9% de aumento para acabar com uma greve que já dura 68 dias. Olhem a diferença dessa porcentagem, que cara de madeira, como tem coragem?”, questionou. A parlamentar destacou ainda a posição dos médicos e as tentativas de negociação sem sucesso.

Desmentido “Ele disse que recebeu a classe para conversar, não recebeu nada e ainda inventa essa mentira ao vivo na internet. Os médicos já emitiram nota desmentindo isso, o líder da gestão aqui disse que ia levar até o prefeito para resolver e nada foi resolvido porque também ele não pode fazer nada sem a autorização do chefe. E nisso ele está ganhando tempo, mas já se passou tempo demais. Aqui eu quero me solidarizar com a população aracajuana que está sem a assistência médica devida por causa da irresponsabilidade da gestão e é a maior vítima desses políticos mentirosos”, concluiu.

Votação de projeto de lei acontece amanhã, 27 Durante a leitura do expediente de ontem, 25, o presidente e deputado estadual Luciano Bispo (MDB) convocou os demais colegas parlamentares para a votação de projetos que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 27, em horário regimental. “Quinta-feira teremos votação e gostaríamos de contar com a presença de todos”, afirmou.

Projetos Entre os projetos a serem apreciados e votados, estão o projeto de lei 98/2018 dos servidores da Fundação Hospitalar do Estado (FHS). Para a deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), os trabalhadores está angustiados. “A gente espera que esse projeto da FHS, que tirou a noite de sono de vários profissionais porque não tiveram a tranquilidade de que a situação seja resolvida, chegue a Casa garantindo todos os direitos dos trabalhadores”, colocou.

Silvia Fontes questiona demora na entrega da maternidade Hildete Falcão Ontem, 25, a deputada estadual Silvia Fontes (PDT) utilizou a tribuna para falar sobre a maternidade Hildete Falcão Batista, que até o momento não foi entregue à população.

Indignação “Um dos momentos mais importantes da vida de uma mulher é quando nos preparamos para dar a luz, através de um dom divino, mas aqui em Sergipe quando chega esse momento muitas mulheres não conseguem ter paz e acolhimento necessário, pois de onde deveríamos ter, que é do serviço público, não tem. Fico muito indignada com essa realidade. Essa não é a primeira vez que venho à tribuna falar sobre isso, infelizmente essa é uma realidade que vem existindo há muito tempo e venho cobrando”, disse.

Câncer Cutâneo O dermatologista Charles Godoy proferiu, na última quarta, 19, uma palestra para os profissionais de saúde da Clínica Onco Hematos, com o objetivo de mostrar como reconhecer precocemente o câncer de pele e as lesões pré-cancerígenas, visando evitar que evoluam para alguma neoplasia cutânea. “A ideia é que os colegas observem cada vez mais as lesões, reconhecendo-as mais precocemente, e assim possam ajudar os dermatologistas”, explicou o médico. Durante a palestra, Dr. Charles detalhou os tipos de câncer de pele através de imagens fortes de diversos casos, destacando o melanoma cutâneo. “Essa é uma neoplasia que costuma dá metástase, se espalhando pela pele, ossos, cérebro e pulmão. Essas pintas pretas que vão crescendo merecem muito cuidado”, explicou o dermatologista.

HPV Outro destaque foi para o HPV (Papilomavírus Humano) que, segundo o dermatologista, tem um potencial de causar lesões malignas, principalmente nas regiões da orofaringe e genital. “O reconhecimento precoce dessas lesões pode evitar sua disseminação e consequentemente o aumento do número de casos de câncer por HPV”.

Diagnóstico O entrosamento da equipe garante o sucesso do diagnóstico e rapidez no tratamento. Assim que o oncologista suspeitar de uma dessas manchas, é vital que encaminhe o paciente o quanto antes para um dermatologista. “Normalmente essas lesões precisam de biópsia. Depois que é feita, é encaminhada ao dermatologista para avaliação de positividade para neoplasia e começar a verificar se há um comprometimento sistêmico. Se houver confirmação, os oncologistas prosseguem com o tratamento, que pode ser quimioterápico ou cirúrgico” detalhou Godoy. O cirurgião oncológico Roberto Gurgel, considerou primordial a interação entre o dermatologista e o cirurgião para o sucesso da identificação da lesão, seu diagnóstico e início do tratamento. “Quando a lesão é grande ou duvidosa, deve ser encaminhada para a avaliação do cirurgião, para que sejam agilizados os procedimentos”, disse.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                    

Carro da SSP em alta velocidade. A velha e ilegal placa de segurança usada sem critérios Pelo zap: “Caro jornalista o senhor poderia pedir a alguma autoridade fiscalizadora para informar o que fazer com o motorista de um veículo da SSP que transita em alta velocidade na BR passando acima do controle de velocidade? A foto é de ontem, 25, na BR-101 onde o veículo passou por todos os pardais em alta velocidade. Pelo registro é da SSP. Tem corregedoria para punir? Ou nós, pobres mortais, pagamos as multas deste infrator?”

 

Professor Bottino defende respeito e dignidade para a categoria Pelo zap: “O advogado, biólogo e professor efetivo do governo Estadual, com pós-graduação em gestão ambiental, Bottino é candidato a deputado estadual e entre os objetivos estão trazer o respeito e a dignidade para a classe sofrida do magistério, cobrando, entre outras coisas do o governo do estado ,o cumprimento integral do pacto realizado com o MEC em 2009. Ele lembra que é contra a política deletéria que fecha escolas e maltrata os professores independente de quem esteja no governo. Segundo Bottino a SEED, tem orçamento anual de 1,2 bilhões/ano, igual a Prefeitura de Aracaju, apesar disso em 8 anos perdemos 43 escolas e mais de 56.000 alunos, fato que representa em termos atuais 35,32% do valor de 2018, ou seja, R$ 139.038.063,38 a menos no caixa da SEED, que aliás tem um dos piores índices de educação (IDEB) do Brasil. Como membro do Núcleo da Saúde da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE, Bottino avisa que vai exigir transparência e publicidade de listagem ordenada da fila do SUS frequentemente atualizada. “Vamos acabar com as caixas pretas na Educação e na Saúde”, diz Bottino nas suas propostas que também estão voltadas para o meio ambiente, a fiscalização dos recursos públicos e a economia, como a redução das alíquotas do ICMS dos combustíveis, cesta básica e medicamentos. “Iremos analisar a margem de lucro e iremos propor redução no valor do gás veicular e de cozinha. Meu papo e reto não faço acordo, não descansarei até ver os direitos do nosso povo sendo postos em prática. Neste ponto sou e serei intransigente”, avisa.

Sem segurança, alunos protestaram ontem E os alunos do Colégio Estadual Professor Paulo Freire, localizado no Bairro Industrial em Aracaju fizeram um protesto ontem, 25, por conta da falta de segurança. As aulas foram suspensas. Os alunos estão cansados de pedir segurança e nada é feito.

 

 

PELO TWITTER

www.twitter.com/ISMARVIANA “O político não é senão o papel, um dos papéis, que o homem representa na vida.” Joaquim Nabuco.

www.twitter.com/RicMarquesTV A que ponto chegamos! Alunos do Colégio Estadual Paulo Freire suspenderam as aulas de hoje para protestar contra a insegurança nos arredores da escola. De acordo com os alunos, os assaltos são constantes…

www.twitter.com/revinhogama Segundo o Ibope, minha vida oscilou entre à beira e o fundo do poço…

www.twitter.com/ayres_britto Se a quadra mental é de retorno à idade da pedra lascada, manter a alma polida chega a ser uma questão de auto-respeito.

www.twitter.com/capsamuel Agradecer as mensagens de watsap e ligações de todos, especialmente das pessoas do povo que me conhece e conhecia meu pai SASA. Deus recebeu a alegria do meu pai que nos deixou a saudade e a certeza do deve cumprido.

Blog Cláudio Nunes nas redes sociais:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“O tirano morre e seu reinado termina. O mártir morre e seu reinado começa.” Søren Aabye Kierkegaard, filósofo dinamarquês.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais