Déda contraria aliados

0

Alguns aliados do governador Marcelo Déda (PT), estão contrariados com o seu estilo de fazer política. Os mais agoniados são os “cristãos novos”, ou seja, aqueles que se aproximaram do petista na última campanha eleitoral. Acostumados com práticas do passado, os novos vermelhinhos (os melancias de 2006) esperavam que Déda abrisse os cofres e colocasse a máquina pública a serviço de projetos políticos eleitorais. Muitos acreditavam que a Secretaria da Inclusão Social, por exemplo, continuaria sendo usada como moeda de troca, e que os projetos de cunho social seriam dirigidos por caciques políticos, visando angariar votos dos mais necessitados e menos esclarecidos. Como isso não aconteceu, os “cristãos novos” passaram a mandar recados ao governador. Os mais afoitos têm dito que Déda “não perde por esperar”, ou que “desse jeito o governo vai a pique”. Esquecem eles que as mudanças verificadas no país têm contribuído para reduzir os espaços para a demagogia e o clientelismo. Felizmente.

 

Devendo menos

 

A inadimplência no comércio caiu 22,67% no mês de junho em comparação com o mês de maio, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional de Diretores Lojistas (CNDL). Para a entidade, isso se deve, principalmente, aos ganhos reais de renda dos trabalhadores e também à queda nas taxas de juros. Outro fator foi a preocupação em quitar as dívidas, agora, para as compras do segundo semestre, como o Natal. Dos que estão inadimplentes com o comércio, a maioria são as mulheres (56,35%) e, por faixa etária, a maioria dos devedores tem entre 30 e 39 anos (27%).

 

Vendendo mais

 

As vendas no comércio varejista voltaram a crescer em maio. A receita nominal (inclui a inflação) também teve aumento. A expansão, nos dois casos, foi de 0,8% em relação a abril deste ano, depois de dois meses de queda. É o que revela pesquisa feita pelo IBGE.

 No caso de veículos e material de construção, a recuperação de um mês para o outro reflete a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Também as vendas de móveis e eletrodomésticos se beneficiaram da redução desse imposto.

 

Ipesaúde atende

 

Diante da decisão do comando de greve de recusar suspender o movimento paredista enquanto prosseguem as negociações, a direção do Ipesaúde mantém o atendimento médico-hospitalar aos seus beneficiários. Segundo o presidente do Instituto, Vinícius Barbosa de Melo, muitas consultas eletivas estão sendo remarcadas ou autorizadas para clínicas particulares, enquanto os casos de urgência nas áreas de quimioterapia, hemodiálise e cirurgias são encaminhados para a rede credenciada. O Serviço de Pronta Urgência (SPA) está funcionando normalmente no Hospital da Polícia Militar.

 

Baby Beef

 

Aracaju acaba de ganhar mais uma excelente opção gastronômica. Foi inaugurado ontem o primeiro restaurante Baby Beef Express fora de Salvador. Localizado na Praça de Alimentação Arcos do Shopping Jardins, o empreendimento é a terceira operação da rede baiana de fast food. O Baby Beef Express oferece um variado cardápio, tendo como destaques suas carnes de excepcional sabor.

 

Penas pesadas

 

Os juízes brasileiros estão sentenciando com penas de prisão por tempo acima do razoável jovens tidos como pequenos traficantes de drogas, mesmo quando esses réus não registram condenações anteriores e nem fazem parte de organizações criminosas. Quem pensa assim é a professora Luciana Boiteaux, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo ela, na maioria dos casos, os jovens sentenciados são dependentes químicos e se envolvem na atividade para manter o vício.

 

Está na pesquisa

 

“Quem inventou que o deputado estadual Edvan Amorim (PSC) não compareceu na última pesquisa realizada pelo Instituto Padrão?” A pergunta é do jornalista Diógenes Brayner em sua coluna Plenário desta quarta-feira. Na nota ele afirma que “isso não é verdade. Eduardo Amorim esteve presente em todas as páginas da pesquisa, exceto quando a avaliação foi com os que, no momento, eram os mais votados”. Sendo assim!

 

Estado condenado

 

A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça manteve a decisão que determinou o pagamento pelo Estado de Sergipe de cerca de R$ 26 mil à empresa Emlimge Serviços Gerais Comércio e Representação. A empresa propôs a ação para receber pelo fornecimento de 296 mil espigas de milho à rede escolar estadual, no valor de R$ 59,2 mil. O relator do processo, ministro Mauro Campbell Marques, entendeu que a nulidade de contrato administrativo não exonera a Administração Pública de reembolsar o contrato pelo serviço já prestado porque, do contrário, haveria enriquecimento ilícito.

 

Tempo para copiar

 

Os advogados ganharam o direito de retirar processos dos cartórios judiciais, pelo prazo de uma hora, para extração de cópias. A garantia está na lei 11.969/09. Antes, a retirada dos processos dependia de autorização do juiz. A proibição trazia uma série de dificuldades ao exercício profissional. A Lei é mais um avanço viabilizado pelo II Pacto Republicano de Estado, firmado em 13 de abril deste ano pelos presidentes dos três Poderes. A aprovação da lei é uma das prioridades previstas no eixo que aborda a valorização da advocacia e agilização da prestação jurisdicional.

 

Clóvis fica?

 

A decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, de anular todos os atos do Tribunal de Contas que tratam sobre a aposentadoria do conselheiro Flávio Conceição deixou uma dúvida no ar: a liminar favorecendo Flávio desfaz a indicação e a posse do também conselheiro Clóvis Barbosa? Alguns juristas entendem que ele permanece no cargo mesmo que Conceição volte a fazer parte do Pleno do TCE. Portanto, vamos aguardar os próximos capítulos dessa enfadonha novela.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários