Déda, da reforma e especulações

Não há nada de errado um colunista político noticiar possíveis mudanças no governo. As especulações nos bastidores antes de qualquer reforma administrativa é normal. E, principalmente, quando se refere ao governo Déda, que de dois em dois anos promove mudanças significativas.

A expectativa agora é para a reforma que será anunciada no início de março. No último final de semana vários colunistas políticos noticiaram algumas informações comentadas nos bastidores. Algumas delas:

–  O jornalista Luiz Eduardo Costa (que também é ouvidor geral do Estado) na coluna que escreve no Jornal do Dia aos domingos, deu como certa a ida de Bosco Costa (presidente atual do Detran) para Brasília na vaga que será deixada por Márcio Macedo que, segundo ele, assumirá a secretaria de Desenvolvimento Urbano, comandada hoje por Lúcia Falcon. Luiz comentou que para o lugar de Bosco no Detran, fala-se no retorno de Chico Dantas.

– Luiz Eduardo Costa ainda escreveu que Saumineo está consolidado na secretaria do Desenvolvimento Economia assim como a secretária de Saúde, Joélia. Luiz afirmou que o Detran está sendo disputado por Luciano Bispo e Sukita e que o suplente de senador Kaká Andrade, irmão do ex-prefeito Orlandinho, de Canindé e sobrinho de Ulices Andrade, conselheiro do TCE, pode assumir a Adema.

– o jornalista Diógenes Brayner, na coluna Plenário, do Correio de Sergipe, do último domingo, informou que está praticamente decidido que Márcio Macedo será secretário e que Bosco Costa assume a Câmara dos Deputados. E que o Detran está sendo disputado pelos ex-prefeitos Luciano Bispo e Valmir Monteiro.

E o titular deste espaço também recebeu algumas informações de bastidores:

– Dois secretários estão confirmados pelo trabalho que realizam e a alta aceitação da população segundo as pesquisas internas do governo: Valmor Barbosa, da Secretaria de Infraestrutura e Maurício Pimentel, da Esporte e Lazer.

– O ex-vereador Fábio Mitidieri, do PSD, deve ir para a Secretaria de Estado do Trabalho, no lugar de José Lauro Seixas Lima, indicado pelo deputado Rogério Carvalho.

–  Entretanto, Rogério Carvalho não será prejudicado. Com a ida de Márcio Macedo para uma secretaria, Rogério deve indicar um nome para a secretaria do Meio Ambiente. Comenta-se também que o vereador de Aracaju, Robson Viana, do PMDB, disputa uma vaga no secretariado.

–  Dois cargos estão sendo disputados pelas lideranças: a presidência do Detran e a secretaria do Desenvolvimento Econômico.  Comenta-se também que no segundo escalão as mudanças serão grandes.

Se confirmada a ida de Márcio Macedo para uma secretaria é uma estratégia para fortalecimento do PT e para manutenção dos dois deputados federais nas eleições de 2014.  A disputa do lado de cá será feroz. Além dos dois petistas, tem Valadares, Filho, Fábio Reis, que assumiu recentemente, Fábio Mitidieri e possivelmente Laércio Oliveira.

A reforma administrativa que está chegando não será técnica, mas essencialmente partidária. Cada liderança do bloco quer fortalecer seu espaço para 2014.

É o chamado “salve-se quem puder”.  E ainda tem a pergunta principal: Déda renunciará para ser candidato ou ficará até o final do governo?

Em entrevista ao Estadão, Déda diz não acreditar que Eduardo Campos irá romper
Em entrevista dada ao jornalista Rafael Moraes Moura e publicada no Estadão no último final de semana, o governador Marcelo Déda disse que  “não vê o presidente do PSB, governador Eduardo Campos (PE), como ameaça ao projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff. "A ascensão de Eduardo Campos fortalece um campo político cuja maior responsabilidade é dar sustentação ao projeto que Dilma e Lula lideraram", afirmou.

Déda: em 2014 o Brasil vai julgar uma era
Para o governador, que está sob tratamento contra um câncer no estômago, "Recife fica muito longe de Tóquio" e "Eduardo Campos não faria haraquiri" para formar chapa com o senador Aécio Neves (PSDB).  “Tenho para mim que, em 2014, mais do que legados individuais, o Brasil vai julgar uma era. Porque as pessoas têm perfeita compreensão de que, não obstante as inovações que Dilma traga, as diferenças de estilo e de perfil, ambos (Lula e Dilma) integram o mesmo projeto”, disse Déda ao Estadão.

Jornalista. Profissão perigo
O número de jornalistas presos pelo exercício da profissão em todo o mundo chegou a 232 no ano passado, 53 a mais que em 2011 e recorde desde que a estatística a respeito do assunto foi implantada, em 1990, pelo Comitê para a Proteção dos Jornalistas, organização sediada em Nova York. Quanto aos mortos, no ano de 2012 foram 70, verificando-se uma alta de 43 por cento, resultante da comparação com os dados do ano anterior.

Sale”. Estrangeirismo exagerado. PQP
Ao passar pelas galerias do bairro 13 de Julho e em frente algumas lojas dos shoppings de Aracaju o consumidor se depara com a palavra “Sale”, ao invés da palavra “Liquidação”. Sinceramente, algum parlamentar federal poderia aprovar uma lei obrigando que em toda palavra de outra língua usada por empresas ao lado tivesse a palavra em português.  O idioma é a identidade de um povo. E o brasileiro, sem perceber, a cada dia está perdendo sua identidade.

Construtoras, restaurantes, empresas…
O correto é que uma lei federal determinasse  a exigência do nome em português quando for usado uma palavra de outra língua. Aracaju está cheio de prédios com nomes em outras línguas. Alguém já foi para fora do pais e se deparou com alguma loja com a vitrine: “Liquidação”, em português. Claro que não! Sem perceber a língua portuguesa está sendo descaracterizada rapidamente. E as autoridades não tomam providências para garantir a identidade do povo brasileiro.

Relatório
A partir desta segunda-feira, 18, o senador Valadares (PSB) iniciará a elaboração de um relatório sobre as obras que estão em andamento na região do Baixo São Francisco através da Codevasf, fruto das emendas de sua autoria. No último sábado 16, o senador passou todo o dia visitando os projetos e ações que beneficiam centenas de famílias na região.

Educação: Dado absurdo sobre escolas públicas
São, verdadeiramente, enormes os problemas da educação em nosso país. Mais de 80 por cento das escolas públicas do Estado de São Paulo, o mais rico da federação, não são dotadas de bibliotecas. O sindicato da categoria denuncia que há mais de uma década não se realiza concurso para essa especialidade. As escolas resolveram mudar a designação de bibliotecas para “salas de leitura”.

Educação: Dado absurdo sobre escolas públicas II
Os cargos de bibliotecário são, geralmente, ocupados por professores. Estes atuam como “mediadores de leitura”. Importante: a lei federal 12.224 tem um prazo até 2020 para ser cumprida. Essa lei obriga a realização de concursos para a função de bibliotecário. A propósito, seria bom que as autoridades educacionais de nosso Estado informassem como está a situação, nesse particular, na terra sergipana.

Pré-caju na 13. Batalha no Correio
Para reflexão do leitor três notas publicadas na coluna do jornalista Carlos Batalha, no Correio de Sergipe publicada sempre aos domingos. A primeira. Pré-caju na 13: Existe um movimento criado pelo Fórum em Defesa de Aracaju, tentando levantar a população para a retirada do Pré-caju da 13 de Julho. Pura bobagem. A festa é consolidada no local, pesquisas provam aprovação de mais de 90% e só mesmo o mau humor de meia dúzia de incomodados para retirar o evento do local.

Cunho Social
A segunda nota: os incomodados com a festa deveriam lembrar que enquanto eles não gostam, os seus filhos, filhas, noras, genros, sobrinhos, etc, se esbaldam na avenida atrás de Chiclete, Ivete, Claudinha e quem mais surja, sem que precisem correr o risco de assumirem o volante para um festa distante de casa porque a folia bate à porta.

Sem segurança
A terceira nota: os que defendem sem nenhum conhecimento de causa de que a festa deveria ser transferida para a orla, deveriam conversar com o comando da Polícia Militar. Todos os órgãos de segurança reprovam a mudança, porque na Atalaia é impossível fazer uma segurança perfeita pela imensidão da área. Além do mais o transtorno que a festa causaria ao trânsito seria muito maior do que na 13, a maior prova disso é o réveillon. Obs: Para deixar claro, o blog concorda com todas as notas.

Punindo supermercados
Atenta às reclamações dos consumidores, a Vigilância Sanitária está atuando firme em lojas de grandes redes de Supermercados. Na semana passada, um Super da região dos Jardins foi notificado após denúncias de irados consumidores que teriam levado para casa alimentos estragados oriundos do setor de ‘frios’. As queixas abrangem outras áreas, à exemplo da panificadora. A coluna vai ficar atenta com a promessa de citar, na próxima vez, os nomes das unidades notificadas pela Vigilância.

Cânion de Xingó
Sugestão à empresa administradora do ancoradouro do Cânion de Xingó, nosso mais visitado ponto  turístico: o local é atraente, tem bom restaurante, música ao vivo e  atendimento legal. No entanto, peca num detalhe muito importante: não existe nenhuma área destinada ao descanso dos motoristas de ônibus, vans, ducatos,  etc, responsáveis pelo transporte da maioria dos milhares de turistas que visitam anualmente a cinematográfica região. Muitos desses motoristas vêm de longe, acordaram de madrugada, passaram horas dirigindo.

Cânion de Xingó II
Seria justo ou no mínimo razoável que eles tivessem um local climatizado para descanso enquanto permanecessem aguardando o retorno de seus clientes, os mesmos que dão tanto lucro a empresa que explora o ancoradouro e que ainda não teve esse olhar justo e carinhoso para com os motoristas, muitos deles micro-empresários que organizam passeios para o Cânion.

Fiat da Deso
E no último sábado, 16, às 18h, o fiat da Deso, placa 0EJ-1458, trafegava pela Avenida Beira Mar, logo após o Miguel (sentido praia/centro), quando o motorista parou atrapalhando o trânsito. Detalhe: uma jovem de short entrou no veículo para deleite do motorista. Com certeza uma importante ação para o abastecimento…

Revista da Cidade
E a Revista da Cidade, editada aos domingos pelo Jornal da Cidade se destaca pelos textos objetivos e espaço dedicado ao bem estar. A frente do caderno o jornalista Frank Menezes que dispensa comentários. Todos os sábados ainda proporciona aos leitores um texto do empresário e ex-secretário de Estado, Jorge Santana. E ainda tem textos do médico Raimundo Sotero e de Priscila Vianna.

Aumento de tarifa
Os taxistas de Aracaju estão pleiteando um reajuste de 10 por cento. A reivindicação já foi enviada à SMTT. Enquanto isso, está na pauta o aumento das passagens de ônibus. Nos dois pólos da discussão estão o Setransp e o movimento Não Pago. Os usuários estão no meio.

Trânsito: Código prevê penas para quem dirigir após uso de drogas
Ao contrário do que o blog afirmou na semana passada, dia 15, o Código de Trânsito Brasileiro, recentemente alterado, tem a previsão de penas para os condutores de veículos que dirigirem após uso de substâncias tóxicas (drogas). O que pode merecer crítica é a eventual falha na fiscalização desses delitos. É uma pena que em Sergipe, como em outros Estados da federação, a fiscalização é processada apenas no que diz respeito ao álcool.

Teoria X Prática
Falar é fácil. Fazer é outra coisa. Renan Calheiros, logo após ter sido eleito presidente do Senado Federal, prometeu defender, intransigentemente, a Liberdade de Expressão. O castigo vem a cavalo. Na primeira oportunidade, ao sofrer críticas feitas por duas estagiárias, na internet, mandou dispensá-las sumariamente. Ocorre que as servidoras não têm vínculo empregatício com o Senado. Sim. Mas onde está a “defesa intransigente da Liberdade de Expressão”?

Zona do Euro
Os resultados apurados nos três últimos meses de 2012 relativos ao PIB da eurozona são preocupantes. O FMI afirma que a austeridade fracassou e que a Grécia teve um retrocesso. Além da Grécia, devem enfrentar sérios problemas, em 2013, Portugal, Espanha e Itália.

Abaixo-assinado
Pedindo o “impeachment” de Renan Calheiros já tem mais de 1 milhão e 400 mil assinaturas.

Pingo de Leite
Este foi o nome de batismo dado a Raimundo Macedo quando de seu ingresso no rádio sergipano, em 1975. Muito jovem, ainda aluno secundarista do Colégio Estadual de Sergipe, passou a colaborar com o programa esportivo que era comandado por Carlos Batalha, que deixara a Cultura para transferir-se para a Liberdade. Cabia, inicialmente, a Raimundo, apresentar o noticiário dos Jogos da Primavera, que, à época, causavam muito interesse por parte dos estudantes e do público em geral.

Pingo de Leite II
Funcionário da Aperipê há exatos 31 anos, Raimundo Macedo substituiu o saudoso Hilton Lopes na apresentação do Show Esportivo, programa apresentado de segunda a sexta-feira, às 18,05 horas pela Aperipê AM. Logo no início de 2013, a atração esportiva da antiga Difusora saiu do ar, o que tem provocado reclamações por parte dos ouvintes da pioneira. O público está solicitando o retorno do Show Esportivo. Profissional competente, Raimundo Macedo é narrador esportivo da Liberdade – AM 930, por sinal a emissora em que começou sua carreira, há 38 anos. Na televisão, é repórter e apresentador de esportes da TV Atalaia. Mesmo sendo, hoje, um veterano, muita gente ainda o trata, carinhosamente, chamando-o de Pingo de Leite.

Futebol
SERGIPE CONQUISTA A TAÇA GOVERNO DE SERGIPE – Depois de vencer o River Plate, na primeira partida das finais do primeiro turno do campeonato sergipano, o Club Sportivo Sergipe empatou, ontem à tarde, no Batistão, com a equipe carmopolitana, por 1 X 1. Com esse resultado, a equipe rubra, comandada por Givanildo Sales, venceu, com mérito, a competição, correspondente à primeira fase do certame estadual deste ano. Os gols da partida foram marcados no primeiro tempo. Aos 10 minutos, Kivel assinalou para o River, enquanto que o gol de empate do Mais Querido aconteceu aos 29 minutos, com Deivid cobrando penalidade máxima bem assinalada pelo árbitro Claudionor Santos Júnior, que contou com a colaboração dos seus auxiliares, José Carlos Vieira e Franciele. O trio portou-se de forma correta durante todo o tempo de jogo. A torcida rubra comemorou intensamente a conquista de seu time favorito, que há nove anos não conseguia ganhar  um título. Em razão do empate de ontem, o Sergipe já está na final do campeonato estadual de 2013 e também já garantiu sua participação na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste, vez que no mínimo será o vice-campeão sergipano. O clube vencedor do segundo turno será o seu adversário nas finais da competição oficial promovida pela FSF. A renda da partida Sergipe 1 X 1 River Plate foi de 57 mil, 925 reais, com 5.108 pagantes. /// O River Plate contratou o técnico Jorge Replay, que fez sua estreia no jogo de ontem. /// Outra contratação do River foi anunciada pelo presidente Ernando Rodrigues: trata-se de Marcelinho, que brilhou no Confiança e depois passou por grandes equipes, como o Vasco da Gama e o Botafogo. /// O Confiança também cogitou contratar Marcelinho, mas o clube de Carmópolis chegou primeiro. /// Alguns resultados importantes deste domingo: Campeonato carioca – Flamengo 1 X 0 Botafogo. Campeonato paulista – Palmeiras 2 X 2 Corinthians e Ponte Preta 3 X 1 Santos. /// Pela Copa do Nordeste, o Vitória decepcionou sua torcida, ao ser goleado pelo Ceará, enquanto que o Fortaleza derrotou o Santa Cruz. /// Outro destaque vai para o ASA, de Arapiraca, que já está classificado para as semifinais do torneio regional. /// O segundo turno do campeonato sergipano contará com a participação de 10 equipes, vez que Confiança e Itabaiana, ausentes da primeira fase, por causa da Copa do Nordeste, dele participarão. /// O campeonato tem, a partir de agora, quatro favoritos: Sergipe, Itabaiana, Confiança e River Plate.

Curtas
425 mil ações estão paradas no Supremo Tribunal Federal. /// Rússia desiste de buscar meteorito que deixou cerca de mil feridos. /// Força nacional atua em Santa Catarina. Violência diminui. /// Parlamentar brasileiro é o segundo mais caro do mundo. /// Igreja Católica tem déficit de mais de 20 mil padres no Brasil. /// Jornalista e historiador espanhol faz denúncia. /// Segundo Mario Amorós, o poeta Pablo Neruda foi morto pelo regime militar chileno. /// Vaticano admite antecipar eleição do novo Papa. /// Decisão da Justiça retira 44 ônibus de circulação em Aracaju. /// E 22 em Salvador. /// Nilson Lima afirma que PMA não tem condições financeiras para pagar o piso nacional aos professores da rede municipal. /// Professores do Estado passaram 2012 sem qualquer tipo de reajuste. /// Novo piso previsto na lei federal já entrou em vigor desde janeiro de 2013. /// Trabalhos na Assembleia Legislativa serão iniciados hoje. /// Governo do Estado apresenta mensagem ao parlamento. /// Sílvio Santos deverá representar o governador Marcelo Déda. /// Deputados querem mudar Lei de Diretrizes Orçamentárias para garantir reajuste dos salários dos servidores. /// Emendas a Medida Provisória beneficiam Estados e Municípios que refinanciarem dívida. /// Parlamentares e Executivo querem definição do STF sobre vetos. /// Arrecadação do ICMS em Sergipe registrou, em 2012, um crescimento de 15,16 por cento, em relação ao ano anterior (2011). /// Os números: 2011 – 2 bilhões de reais e 2012 – 2,3 bilhões foram arrecadados. /// Dirigentes da VCA afirmam que foram pegos de surpresa. /// Alegam que antes de terminar o prazo resgatarão dívida junto à instituição financeira. /// Episódio reflete a situação crítica dos transportes coletivos da capital sergipana. /// Licitação continua paralisada. /// Problema é um dos maiores da atual administração.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Adalberto_Prof  Algumas pessoas só lembram da gente quando os outros esquecem delas ou precisam da gente…#triste

www.twitter.com/clovis_silveira  TWITTER = metralhadora de indireta calibre 140 caracteres. Tem que ser usado com responsabilidade!

www.twitter.com/aidabrandao22  Deus não tem telefone, mas eu falo com ele. Ele não tem facebook, mas ele é meu amigo. Ele não tem twitter, mas eu sou seu seguidor."

www.twitter.com/Aby_Custodio  "Nunca conseguirás convencer um rato de que um gato traz boa sorte."

www.twitter.com/neurochester  Tão importante quanto o que dizer, é escolher a quem dizer.

DO LEITOR

Sofrimento dos Funcionarios Publicos Municipais de Itaporanga
E-mail recebido de um servidor municipal: “Infelizmente a cada 4 anos nós funcionarios publicos muncipais vivemos dias de mais pura aflição, e são muitas primeiro em relação ao salário já que infelizmente para ganharmos um pouco a mais dependemos de desempenhos porque salário base mesmo que é bom é uma negação e quando trova de gestor pronto tudo é uma tormenta, mas até tudo bem todos nós já sabemos disso então o que temos que fazer é nos precaver, agora dessa vez além de tudo isso, infelizmente grande parte dos funcionarios estão com o nome indo parar no SPC, Serasa devido a emprestimos consignados, depois de recebermos os salários descontados agora tivemos a surpresa de saber que o banco não recebeu, ou seja foi retido de nós e não repassado para os bancos, isso no ultimo salario do ano de 2012, agora ninguem sabe onde foi parar o dinheiro descontado, a atual gestão alega  que não tem de onde tirar esse montante para repassar aos bancos e nós? como iremos ficar? existe um sindicato aqui mas até agora nada, o MP também não se manifestou até o momento e os funcionario que já são sacrificados agora terão que arrumar um jeito de pagar de novo o que já foi pago, Isso é brasil o pais das desigualdades, onde gestores e vereadores tem excelentes salários e quem trabalha de verdade!”

Denúncia.Após avançar calçada, hotel agora se apropria da via pública para ficar dentro da lei 
De Irma Karla no Faecebook: “#ABSURDO…..Se fosse um pobre que estivesse fazendo isso…já teriam tomado providências

Hotel não fez calçada correta e depois invadiu avenida para completar calçada.

cabíveis.O Hotel Bello Mar (antigo Hotel Beira Mar) que já foi citado diversas vezes no Blog de Cláudio Nunes, novamente comete irregularidades. Primeiro ele começou aumentando área interna do seu hotel, através do avanço do espaço da calçada. Agora ele resolve aumentar a calçada, que por conta do avanço do seu empreendimento, ficou sem a metragem devida por lei. Então para solucionar o problema, o dono do estabelecimento resolveu se apropriar de área pública, ou seja, invade a Av Rotary para que a calçada tenha a metragem correta.Acontece que, para quem vem da Av Santos Dumont e entra na Av Rotary, vai ter problema de acesso se tiverem carros estacionados no espaço que o dono do hotel deixou…meio da rua. Isso mesmo…os carros que estarão neste estacionamento, que pra lembrar é publico, vão estar quase no meio da rua, provocando assim acidentes.Na gestão passada, a Prefeitura Municipal de Aracaju permitiu tal abuso…será que esta nova gestão da prefeitura também permitirá?Bem….a tirar pelo que João Alves como governador, fez com os comerciantes da orla da Atalaia, em que cedeu gratuitamente os espaços pertencentes a EMSETUR para que donos de Bares e Restaurantes utilizassem sem pagar pelo arrendamento…é bem provável que enquanto Prefeito, faça vistas grossas para esta irregularidade de INVASÃO DE ESPAÇO PÚBLICO.Vamos compartilhar pessoal porque este abuso não pode continuar”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Uma palavra e tudo está salvo / Uma palavra e tudo está perdido”. Andre Breton, escritor francês, nasceu em 18 de Fevereiro de 1896 e morreu em 1966.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais