Déda: Do professor, do governador e do poeta

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“Este amor vou carregar até o último dia da minha vida, te amando, te carregando em meu coração e dizendo para todo mundo quem foi Marcelo Déda, te amo, te amo, te amo…Nada na vida dele foi mediano. Tudo foi muito intenso. Até o sofrimento foi muito intenso”.

As palavras acima são da jornalista e esposa de Marcelo Déda durante a missa de corpo presente. No início de agosto serão oito meses sem a presença de Marcelo Déda, mas sua presença espiritual é constante e como disse Eliane, intensa, como foi toda a trajetória da vida dele.

Hoje familiares e amigos de Marcelo Déda vão se encontrar para blindar mais um legado deixado por ele: a poesia. Será  o início das atividades do Instituto Marcelo Déda com o lançamento do livro “Improvável Poética”, às 19h, no Museu da Gente Sergipana. Das últimas gerações de governadores e políticos de Sergipe, Déda, sem duvida nenhuma, era o maior orador, cujos discursos eram marcados por passagens de grandes escritores, filósofos e até mesmo bíblicas.

O blog teve a oportunidade de homenagear Marcelo Déda em vida. Os leitores mais antigos sabem que ele foi professor do titular deste espaço em 1980, de uma matéria incluída pela ditadura que acabou após a redemocratização do país: OSPB – Organização Social e Política Brasileira. Foi no antigo Colégio Visão e Déda já era estudante do curso de direito na UFS.

Como governador, Déda deixou um legado de obras e ações. Exerceu intensamente também os dois mandatos de governador, com seus erros e acertos, mas sempre acreditando que o republicanismo e a palavra poderia convencer alguns homens. E, infelizmente, no Brasil o que vale mais é o “tomá lá da cá”.

Déda foi um político em extinção no país. Exerceu vários mandatos e morreu pobre. Seu legado político e administrativo de honestidade é a maior herança que deixou para os cinco filhos e a esposa.

O Instituto é uma certeza que o Homem Marcelo Déda ficará para sempre na história e na memória dos sergipanos.

Marcos Franco homenageia pai, através da palavra dada que não volta atrás
Ante a insinuação de que o restante da família Franco estava sendo convencida a declarar apoio ao candidato do PSC, surgiu a informação de que o ex-deputado Marcos Franco reafirmou o apoio ao candidato do PMDB. Ao tomar conhecimento da posição de Marcos, um ex-deputado estadual e amigo da família disse que enxergou no gesto dele uma homenagem ao pai Antonio Carlos, um Franco que se notabilizou na política através da palavra.

Perguntar não ofender: Por que o MPF escondeu o nome de médico processado? E quando é político divulga?

O Ministério Público Federal (MPF) enviou release a imprensa informando que processou um médico por improbidade administrativa. Ele é acusado de acumular três cargos públicos e, ao mesmo tempo,  desempenhar atividade privada no período em que deveria cumprir sua carga horária nos serviços públicos. O problema é que na matéria só aparece as iniciais do médico: M.C.B.N. E quando é processo administrativo contra prefeito ou outro administrador o nome não é preservado.  A César o que é de César. Ou não?

Santo Amaro: população fecha os acessos da cidade em manifestação
Repercutiu muito a manifestação dos moradores do Conjunto Joao Ferreira da Costa contra a gestão do prefeito Chileno

 em Santo Amaro das Brotas. O protesto mobilizou populares que praticamente isolaram a cidade na segunda-feira, das 9h  ás 12h.Queima de pneus e troncos de coqueiros serviram de obstáculos para que manifestação recebesse a atenção dopPrefeito, que se recusava em receber uma comissão dos manifestantes.

Reivindicações
Com a chegada de equipe de reportagem de TV local e veículo da polícia, as negociações tiveram um desfecho e o prefeito aceitou receber a comissão. As principais reivindicações da comissão eram calçamento do conjunto, instalação de drenagem e bueiros, médicos nos postos de saúde, agente de saúde no conjunto, abastecimento de remédios na farmácia do Sesp.

Parabéns a população
O prefeito Chileno, em entrevista a equipe da TV, acusou um vereador local de estar por trás do protesto e de estar perseguindo-o. Ora, um vereador perseguir um Prefeito é um fato inusitado! Que poder este Vereador deve ter!  De todo modo, ficou acertado entre a comissão e o Prefeito que dentro de 15 dias o Prefeito estará efetuando obras de melhorias nos acessos e ruas do Conjunto que fica no centro da cidade. Vitória da mobilização e da democracia e diálogo, mostrando que quando o povo quer o povo consegue. Parabéns a população!

HapClínica Aracaju do bairro São José

Usuários do Hapvida em Aracaju estão juntando provas para denunciar o plano por negligência e desrespeito. Pela terceira vez no período de dois meses, a médica pediatra, Marília de Oliveira Ramos, que atende na Hapclínica localizada na rua Campos no bairro São José, não aparece. Um total desrespeito aos usuários e as crianças.

Mercado Municipal do conjunto Augusto Franco. Vale à pena conferir. Estrutura de primeiro mundo
O titular deste espaço foi ontem, 23, pela manhã, no mercado municipal Vereador Milton Santos, recentemente aberto no conjunto Augusto Franco. Foi o segundo dia de funcionamento (abre das 8h às 17h, menos na segunda-feira), mas a estrutura é de primeiro mundo. Os balcões todos de pastilhas e câmaras frigorificas para carne vermelha e peixe

Produtos orgânicos e agricultura familiar. Bares serão abertos na sexta-feira
Além da estrutura e limpeza, o mercado conta também com a venda de produtos orgânicos (associação da região agreste) e agricultura familiar. Os oito bares que vendem comidas tipicas serão abertos na sexta-feira a tarde com um trio de forró.

Justiça: clientes esperam rever casas com entregas atrasadas
As centenas de pessoas que adquiriram sua casa própria ou apartamento na planta, mas tiveram a entrega atrasada pelas construtoras, terão seus direitos  analisados pela justiça.É que nesta quarta, 23, em sessão de julgamento que ocorre às  8h30, o Tribunal de Justiça analisará o direito de todos os consumidores prejudicados pelo atraso injustificado da entrega dos imóveis comprados na planta no Estado de Sergipe. A sessão se dará no Palácio da Justiça, praça Fausto Cardoso, Centro, em Aracaju.

Direito
Os advogados Leonardo Zirpoli Abath e Maurício Soares Nogueira encaminharam o direito dos compradores de imóveis por meio do processo 201300125531  e servirá de parâmetro para todos os outros processos que tratam do mesmo tema.

Projeto Carnalita em Sergipe
Executivos da empresa Vale estiveram com o governador Jackson Barreto, na manhã  de ontem, 22, para anunciar que o Projeto Carnalita foi retomado e que, em março de 2015, a expectativa é aprovação total do projeto pelo conselho diretor da empresa. O projeto prevê um investimento de R$ 4 bilhões para a exploração da carnalita, um minério do qual se extrai o cloreto do potássio, matéria prima para a produção de fertilizantes.

Socorro e a situação de Zé Franco
Circula nas redes sociais a declaração do deputado Zé Franco no Forró Siri, de forma até romântica apoio à candidatura de Jackson Barreto, chegou inclusive a fazer circular na imprensa a seguinte frase: “Palavra de Franco não volta atrás”. Na semana seguinte porém, já anunciava apoio a Amorim.

Zé Franco vai apoiar André Moura ou Adelson Barreto?
Na última quinta-feira (17/07) numa entrevista  coletiva por ele convocada, Zé Franco fez rasgados elogios ao candidato a deputado federal André Moura, classificando-o como um dos melhores do Brasil. Veja frase postada pela assessoria de André: “@elder31  16 de jul – Deputado Zé Franco II já decidiu… Agora é André Moura http://fb.me/3Kr9ARbXl   “. O Nenoticias também chegou a divulgar essa informação (http://migre.me/kA18c ), Mas no dia de ontem (21/07) informava que Franco agora apoiará Adelson Barreto (http://migre.me/kA2nr ). É o samba do crioulo doido.

Querem uma declaração do padre Inaldo contra Jackson
A opinião de Franco oscila também em relação ao apoio ao padre Inaldo, o fato é que para enfrentar Fábio Henrique, o deputado tem buscado se unir a quem já possui densidade eleitoral no município, uma forma de não sair do pleito desmoralizado. E com relação ao padre, a estratégia é muito mais obter dele uma declaração contra Jackson, que apoiá-lo efetivamente.

Dos 21 vereadores de Socorro, apenas 4 ficaram com Zé Franco
A troca de apoio entre Fábio Henrique e Bosco Costa, levando-o a desistir do apoio ao deputado Laércio Oliveira foi natural e pode ser um indicativo de que as alianças dentro de um mesmo bloco surtirão melhores efeitos. Já na queda de braço entre Fábio Henrique e Zé Franco, apenas 4 dos 21 vereadores ficaram com Franco.

São Cristovão: adversários torcem que Batalha apoie Amorim
Já em São Cristóvão, a investida sobre o líder Armando Batalha pode ocasionar em sérios prejuízos, adversários torcem para que Armando declare apoio a Amorim, enquanto os aliados imploram para que Amorim não aceite esse apoio, falam que o desgaste de Armando é tão grande junto à população, que nenhum dos dois lados o desejam no palanque. Jackson parece já ter se livrado a tempo.

Cedido
Há informações que o dublê de publicitário e motorista David Leite, será afastado da campanha majoritária, ele será cedido para uma candidatura filial. Permanecerá atendendo ao mesmo grupo, foi só uma forma de atender as que não o digerem com facilidade.

Aracaju e a depredação do patrimônio público
É lamentável saber que a Prefeitura de Aracaju está gastando cerca de R$ 30 mil mensalmente para reparar locais públicos depredados pela população, ou melhor, por uma parcela pequena, que não pode ser chamada de cidadão, mas de vândalo.

Conscientização e ajuda da sociedade
Mesmo com as vistorias da guarda municipal é impossível a preservação sem a conscientização e fiscalização da própria comunidade, denunciando os vândalos.  As denúncias pelo número 153.

Orçamento 2015
Nesta quinta-feira, 24, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) realizará a partir das 9h, em seu auditório, uma Audiência Pública para discussão e elaboração do Projeto de Lei do Orçamento do Governo do Estado para o exercício de 2015. O evento é destinado a todos os órgãos da administração pública, aos conselhos setoriais de políticas públicas e a sociedade em geral.

Dados gerais
No encontro a pasta apresentará dados gerais sobre o cenário econômico e financeiro do Estado, as projeções de receitas e despesas para o período, as cotas definidas para os Órgãos e Secretarias, bem como os principais Programas de Governo que norteiam as ações do orçamento. Vale lembrar que na audiência também será explicado a metodologia e calendário para apresentação de propostas ao orçamento.

CREA, Emurb e o desabamento
O caso do desabamento de um prédio, ocorrido no último final de semana no bairro Coroa do Meio deixa uma grande lição. Dentre os documentos exigidos para licenciamento da obra, a Emurb ou o CREA deveriam avaliar se o acervo técnico do engenheiro o respalda a responder pelo porte da obra em questão.

Certidão de Acervo Técnico
Isso evitaria que um engenheiro recém saído da faculdade, passasse a responder por uma obra, sem possuir experiência para suficiente para tal, isso já ocorre nas licitações públicas que exigem a CAT (Certidão de Acervo Técnico), dos responsáveis técnicos para certificar-se se eles possuem experiência com obras cujas as característica se assemelhem. Não basta saber se tem um engenheiro respondendo.

Valores abaixo da tabela
Serve também de alerta para engenheiros que aceitam receber valores abaixo da tabela, para apenas assinar pela obra, sem que seja necessário exercer o acompanhamento técnico, situação que poderia ser solucionada se o CREA exigisse ao final da obra, um relatório do profissional, indicando se houve regularidade ou anormalidade durante a execução e se os matérias utilizados correspondem aos exigidos nos projetos.Infelizmente no Brasil é preciso que ocorra alguma tragédia para que os órgãos e gestores cumpram o que deveria ser rotina nas suas atividades.

Construções irregulares
O caso das construções de residências irregulares é público e notório em Aracaju, há casos em que alguns imóveis invadem os passeios públicos, e quando questionamos os responsáveis pela fiscalização, não é difícil ouvir desculpas esfarrapadas, tais como não há fiscais em número suficiente. Como não há fiscais em número suficiente se a atividade fim do órgão é fiscalizar? Que abram os concursos.

Vontade política
Na realidade o que não há é vontade política de fiscalizar, visto que Aracaju é uma cidade onde algumas construtoras deitam e rolam, apenas para se ter uma ideia de como a coisa funciona, uma pequena ponte que corta a Rua Estrada da Jabotiana, separando o restante do bairro do Santa Lúcia, foi interditada há mais de dois anos e embora secretários municipais prometam reiteradas vezes a conclusão do serviço, o fato é que a liberação da mesma nunca acontece. Coincidentemente a interdição dessa ponte permitiu que grande parte de manguezal fosse aterrada sem que ninguém pudesse incomodar os infratores.

Descaso
O descaso com a fiscalização é fato, e a sociedade só cobra providencias por no máximo três dias. Nem lembram mais do caso da marquise de uma loja e nem lembram mais da queda da cobertura de um posto de combustíveis na Praça da Bandeira.

Prefeito pede a SSP mais segurança para Itabaiana
Na manhã de ontem, 22, , o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, esteve na Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP-SE), junto a vereadores do município e a uma representante do poder legislativo estadual, também itabaianense, onde expuseram ao secretário adjunto da pasta, João Batista, o caos que vive a cidade serrana em termos de segurança.

Insegurança
“Nossa cidade nunca esteve tão insegura como nos últimos trinta dias, ontem (21/07) o vereador João Cândido sofreu um acidente de moto quando dois marginais fugiam de um assalto. Precisamos encontrar algum meio para que as pessoas em Itabaiana não tenham medo de sair à noite de casa”, destaca Valmir de Francisquinho, completando: “sabemos que a segurança não é uma responsabilidade do município, mas precisamos alertar nossas autoridades estaduais para esta situação caótica”.

Aumento efetivo
De acordo com o prefeito, em entrevista concedida a Rádio Capital do Agreste logo após a realização da reunião, a ação imediata prometida pela segurança pública estadual foi o aumento do efetivo de policiais em Itabaiana, buscando assim uma melhor cobertura por parte das polícias da área urbana, bem como da zona rural da cidade.

Maus-tratos a animais no mercado central de Aracaju. É preciso ação urgente
A Delegacia de Proteção ao Consumidor e ao Meio Ambiente (Deprocoma) já indiciou num passado recente vendedores de

 animais do mercado central de Aracaju por conta dos maus-tratos. É preciso proibir de vez a venda de animais como cabritos, cachorros, gatos, entre outros.

Flagrante de cabritos sendo arrastados numa motocicleta
Ontem, 22, às 11h20, o titular deste espaço flagrou um motociclista, após comprar dois cabritos no mercado, amarrá-los na moto para sair arrastando. Um dos cabritos estava tão fraco que não conseguia levantar. Ao tentar encontrar um guarda municipal no escritório do mercado foi informado por um comerciante que eles tinham acabado de sair, porém o ar-condicionado da sala estava ligado, Dentro não tinha ninguém.  A foto ao lado mostra os maus-tratos aos cabritos.

Capacitação
O conselheiro Carlos Alberto Sobral, diretor da Ecojan, destacou a importância da instituição: "é muito importante a realização de tantos cursos de capacitação, tanto que nesta programação temos uma parte significativa direcionada aos nossos servidores, mas também sem desprezar os servidores de outros órgãos. Levamos conhecimento aos jurisdicionados também, beneficiando assim o público interno e externo".

CTB/SE defende voto para Dilma Rousseff e Jackson Barreto
Uma reunião, um amplo debate e uma resolução definiram o posicionamento da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Sergipe (CTB/SE) em relação às Eleições 2014. A deliberação foi aprovada após um encontro da diretoria da entidade, ocorrido nesta segunda-feira, 21. Neste pleito, a Central apoiará as candidaturas da presidente Dilma Rousseff e do governador Jackson Barreto.

Projeto
Para a CTB/SE, o povo brasileiro terá que optar por um projeto político e, nesta eleição, dois desses projetos polarizam o debate: o atual, voltado para o crescimento e o fortalecimento do País e do Estado, sem perder de vista o social, e um antigo, liderado pelos conservadores, que quer voltar ao poder após 12 anos em que foi derrotado nas urnas pelos eleitores brasileiros.

Sucesso total mutirão de diabetes em Ribeiropólis
Foi realizado no último sábado, 19, durante toda manhã na Clínica de Saúde Dr. Djalma Francisco, em Ribeiropólis, o

 Mutirão de Diabetes com sucesso total. O evento foi coordenado pela Associação Sergipana de Proteção ao Diabético ( ASPAD ), entidade ligada à uma das suas apoiadoras Nacionais, a FENAD ( Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes ), com o apoio da Prefeitura Municipal de Ribeiropólis, comandada pelo prefeito João Francisco da Cunha.

Voluntários
A secretaria Municipal de Saúde de Ribeiropólis forneceu a infra-estrutura para a realização do evento,além de cerca de 25 voluntários originários do seu quadro funcional com o respaldo do secretário municipal da saúde, Jonas Mendonça Campos.Foram distribuídos materiais educativos, Jornal do Diabético e Um livro para crianças diabéticas. Ao todo foram 49 voluntários em todas as atividades.

Diversos exames
Os pacientes que tiveram seus exames de glicemia capilar ( dosagem de açúcar no sangue ) alterados foram atendidos individualmente pelo Dr.Sotero e pela Dra.Adriana Araujo ( Endocrinologistas ),e também foram feitos exames de Fundo de olho pelo Dr.Gustavo Melo ( Hospital de Olhos de Sergipe ),na medida do possível, já que os exames alterados extrapolaram a expectativa da Equipe,orientados também individualmente do ponto de vista nutricional pela Dra.Cinthia Fontes, além do que  foram feitas aferições da Pressão arterial, cálculos de IMC ( Índice de Massa Corpórea ) e medidas de circunferência abdominal pelos alunos de fisioterapia,e Biomedicina da Universidade  Tiradentes e os alunos de enfermagem da Universidade Federal de Sergipe.

Glicemia
Os exames de glicemia capilar foram feitos pelos estudantes de Biomedicina,que  contaram também com a colaboração dos estudantes de Enfermagem das duas Universidades ( UFS e Tiradentes ),que fizeram a aferição da Pressão Arterial,e dos estudantes de Fisioterapia que fizeram uma cuidadosa avaliação do pé do diabético, até então desconhecida da grande maioria do publico presente.

Equipamentos
Foram utilizados na detecção monitores accu-chek do laboratório Roche,a grande importância desse trabalho é que os

Resultados do mutirão

 indivíduos que apresentaram exames alterados na dosagem de sangue capilar  foram  encaminhados  para unidades de Saúde da Secretaria Municipal de Umbaúba,ou para os Serviços de Diabetes da cidade de Aracaju,ou então  para o Centro de Especialidades Médicas de Aracaju ( CEMAR ). No quadro ao lado os resultados encontrados.

Entidades que apoiaram o mutirão
Sociedade Médica de Sergipe ( SOMESE ),Universidade Tiradentes.Alunos do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe,Fundação São Lucas,Prefeitura Municipal de Umbaúba,Academia Sergipana de Medicina,Secretaria Municipal de Saúde de Ilha das Flores,SBD – Regional de Sergipe,SBEM – Regional Sergipe,

Empresas e Laboratórios
Aché,AGREG-DESIGN;BIOLAB,Jansen-Cilag,HOSPITAL DE OLHOS DE SERGIPE,LIBBS,Mantecorp-Farmasa,Merck Sharp Dohme,Escurial Revestimentos Cerâmicos,Torrent,Takeda,Roche,SERVIER,Boehringer Ingelheim/LILLY,MERCK,GERMED,SANOFI DIABETES,NOVO NORDISK,PETROX ( Rede de Postos de gasolina ),UNIÃO ENGENHARIA,GROW UP e Yázigi.

Karate Interestilos: Clube União preparado para campeonato nacional
O Clube União de Aracaju vem se preparando com afinco para o XXI Campeonato Nacional de Karate Interestilos que será realizado em Brasília (DF) no período de 14 a 17 de agosto. O Clube de Karate União, filiado a federação de karate Interestilos desde 1998, não deixa de participar dos campeonatos brasileiros são 16 anos de História de sucesso. Neste período surgiram grandes atletas dentro do CKU, um grande exemplo é a atleta Yonara yasmim Octa campeã brasileira no período de 2005 a 2012 este foi o maior recorde da Confederação Karate Interestilos.

Atletas
O Clube União neste ano será representando pelos seguintes atletas: seu professor
Yoakan Jocelis, 6 Vezes campeão Brasileiro de kumite, vice campeão mundial Inglaterra; Yonara Tasmim, Octa campeã brasileira, vice campeã mundial Wuko; Thiago Loeser, bicampeão brasileiro, campeão Pan-americano Panamá SKIF; Yara Yane  Yane,  bicampeã de brasileira; Emerson Thaislan, 3º lugar no brasileiro, vice campeão Pan-americano de artes marciais IMAT; André Luis, campeão brasileiro , campeão Pan-americano de artes marciais, IMAT; Gilmara Adriana, campeã brasileira SKIF Brasil e José Cláudio,  tricampeão brasileiro.   A União contribuirá com a seleção com uns dos seus melhores atletas todos um bom desempenho na sua carreira esportiva.

Patrocinadores
Os atletas agradecem aos seus patrocinadores: Yonara, Yara ( DINÂMICA CONSTRUÇÕES), Thiago Loeser (NASSAL CONSTRUÇÕES), Jose Claudio  (INDAIÁ), Yoakan Jócelis (SEJESP, BOLSA ATLETA) ( DINÂMICA CONSTRUÇÕES) E TRIMIDIA.

Em fase final
O Living Residence está em fase final de acabamento. O empreendimento Celi com localização na Alameda das Árvores já apresenta 80% da etapa de acabamento concluída.Esse empreendimento Celi reúne diferenciais como a localização privilegiada, apartamentos com até 3 suítes, living integrado à varanda e uma área de lazer completa e que será entregue totalmente equipada.

Projeto
O Living Residence que possui projeto arquitetônico de Paulo Rehm e paisagismo de Marta Gavião, agrega todos os atributos para as famílias que buscam um novo conceito de viver bem. Para conhecer todos os detalhes desse empreendimento visite o Espaço Celi Sementeira Park e apreciei o apartamento decorado do Living Residence.

Nassal capacita colaboradores na NR10
Com objetivo de capacitar técnicos de segurança e eletricistas nos procedimentos e normas vigentes à Segurança do Trabalho, a Nassal em parceria com o SENAI, formou 5 profissionais no dia 19, no curso de NR10. Esta Norma Regulamentadora (NR) estabelece os requisitos e condições para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Nassal capacita colaboradores na NR10 II
Com 40 horas de grade curricular, o curso de NR 10 é de extrema importância, pois atende a uma determinação legal do Ministério do Trabalho. “Todo eletricista é obrigado a ter este certificado para ser qualificado. Além disso, os conhecimentos adquiridos serão de fundamental importância para trabalhar com segurança e zelar pela própria integridade física”, relata Max Lima, engenheiro de Segurança do Trabalho da Nassal.

VIII Encontro de Filhos & Amigos de Aquidabã em Aracaju
Em 2005 três filhos de Aquidabã, Ludwig Oliveira, Joaquim Macedo e Chico Buchinho criaram o evento que nos anos seguintes várias outras cidades copiariam: "Encontro de Filhos e Amigos de Aquidabã em Aracaju", foi um grande sucesso com a presença do cantor Jerry Adriani, no próximo mês, dia 16 de agosto será o "VIII Encontro de Filhos e Amigos de Aquidabã em Aracaju" no Iate Clube com Auvanildo & Orquestra e Los Guaranis, as mesas estão sendo vendidas no Iate Clube, Restaurante Nacib do Riomar e Colégio Purificação. Para qualquer contato: (79) 9977-3304. Clique no link abaixo e assista a participação de Jerry Adriani no 1º Encontro: https://www.youtube.com/watch?v=Ao8sr0fcu14

Agenda
23 de julho, quarta-feira. Hoje é o dia do guarda rodoviário.
O Supremo Tribunal Federal vai decidir se os bancos terão de pagar perdas de rendimento da poupança causadas pelos planos econômicos do governo. A Procuradoria Geral da República reduz a estimativa do lucro auferido pelas instituições financeiras. O “recesso branco” concedido aos parlamentares contribui, decisivamente, para enfraquecer a confiança do brasileiro no Poder Legislativo. Durante a campanha eleitoral, haverá, apenas, quatro sessões no Congresso. 174 medicamentos tiveram seus preços reduzidos pela ANVISA. Joaquim Barbosa quer manter todos os seus assessores no STF, mesmo depois da consumação de sua aposentadoria. Manaus e Fortaleza passam a figurar na lista das 10 cidades brasileiras mais visitadas. TSE confirma a participação de 24 mil candidatos nas próximas eleições. Ocupantes do Casarão do Parque estão sendo cadastrados pela PMA.

Curtas
COMPANHIAS AÉREAS DA EUROPA E DOS ESTADOS UNIDOS CANCELAM VOOS PARA ISRAEL. /// MINISTÉRIO DA FAZENDA REDUZ PREVISÃO DE ALTA DA ECONOMIA DE 2,5 PARA 1,8 POR CENTO EM 2014. /// GOVERNO DESISTE DE AUMENTAR O IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO ATRAVÉS DOS FREE SHOPS. /// GOVERNO DA HOLANDA CONTESTA NÚMERO DE CORPOS ENVIADOS DE VÍTIMAS DA QUEDA DE AVIÃO. /// APÓS SEIS MESES, CAMPUS DA USP LESTE É LIBERADO PELA JUSTIÇA. /// JUIZ NEGA NOVO PEDIDO DA ARGENTINA PARA SUSPENSÃO DE PAGAMENTO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Dunga confirmado
Como estava previsto, a CBF oficializou, ontem, a nomeação de Dunga para o cargo de treinador da seleção brasileira.

Marin e Marco Polo
O atual e o futuro presidente (já eleito), Marin e Marco Polo Del Nero, participaram da coletiva, assim como Gilmar Rinaldi, o novo coordenador-geral de seleções.

Técnico Olímpico
Alexandre Gallo, além de coordenador das seleções de base, também acumulará a função de treinador da seleção olímpica.

Copa 2018
A conquista do hexa em 2018, na Rússia, é o principal objetivo da CBF.

Um risco a menos
A ausência de Dunga no comando da seleção olímpica significa um risco a menos de uma queda do ex e novo treinador da seleção.

Nelson Mandela
Dunga citou Nelson Mandela e sua luta como exemplos a serem seguidos pela seleção sob seu comando.

Privacidade
O presidente Marin respondeu com aparente tranqulidade a pergunta de um jornalista que se referiu à verdadeira desorganização na Granja Comary, no que diz respeito à privacidade. E prometeu estudar alternativas.

Desculpas
Dunga admitiu que no passado errou no seu relacionamento com a imprensa. E garantiu que desta vez tudo será diferente.

Amistosos
Serão em número de seis, até o final do ano.

Análise
A escolha de Dunga parece-nos um grande equívoco, pelos motivos que já expusemos anteriormente. Sem entrar em outros aspectos, a defesa feita pelo novo treinador com relação ao sistema a ser empregado, deixou claro que o seu método valoriza mais a defesa do que o ataque. Segundo ele, à exceção do Chile, que jogou com 3 atacantes, todas as demais seleções da Copa atuaram da mesma forma: fechadas, com duas linhas de quatro e na base do contra-ataque. Pelo menos, reconheceu que o Brasil não é mais a melhor seleção e que há um grande caminho a percorrer. Demitido por telefone em 2010, o técnico gaúcho não pestanejou. Aceitou, de imediato, o  convite. Afinal, quem não gosta do poder? Contudo, há quem afirme que o novo chamado serve para reparar a injustiça cometida em 2010 contra ele. Um último detalhe: perguntado, na coletiva sobre o assunto, o presidente Marin respondeu que o trio Gilmar/Gallo e Dunga deverá executar um trabalho de “renovação” que tem como meta a Copa do Mundo de 2018, a ser realizada na Rússia.

Promoção
Diretoria do Confiança anuncia que um ingresso para o jogo contra o Porto de Caruaru, no próximo domingo, em Itabaiana, custará 10 reais.

Crise no Flamengo
O ex-presidente Márcio Braga, com apoio de outros dirigentes, comanda movimento para dispensar o técnico Nei Franco. André Santos, agredido por torcedores, no último domingo, em Porto Alegre, foi dispensado. Outros jogadores pretendem deixar o clube rubro-negro, que ostenta a lanterna do campeonato brasileiro da série A.

PELO TWITTER

www.twitter.com/palmeriodoria  A candidatura de Aécio fez pouso de emergência no aeroporto de Cláudio.

www.twitter.com/botecoterapia  Sou contra o Bolsa Aeroporto, ao invés de dar aeroportos os tucanos deviam ensinar o povo a voar.

www.twitter.com/zedutra13  Sei que pra eles isso não vai fazer a menor diferença, mas vou torcer pro Brasil ficar fora da próxima Copa. Talvez assim essa turma saia.

www.twitter.com/UsielRios  Eu vi na televisão que o Dunga é o novo técnico da Seleção. Alguém confirma que é verdade ou foi sonho meu?

ARTIGO

Obra irregular foi construída e está sendo habitada mesmo após várias denúncias prestadas a EMURB Aracaju Por Ailton Francisco da Rocha*

Nos últimos dias, a população do Estado de Sergipe e do Brasil, acompanhou estarrecida pela imprensa o desabamento de um prédio em construção no Bairro Coroa do Meio em Aracaju/SE e graças à atuação conjunta e heroica do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e SAMU, três das quatro pessoas que se encontravam no local da obra foram retiradas com vida, notadamente que tragédia maior seria se o prédio já estivesse sendo habitado.

Aproveito esta triste ocorrência para mais uma vez vir a público denunciar que uma obra em total desacordo com o Código de Obras do Município de Aracaju foi construída e está sendo habitada na Rua Álvaro Garcia Araújo, nº 90, Bairro Farolândia, na cidade de Aracaju/SE.

Em 22 de dezembro de 2012 fui surpreendido com a edificação irregular com descumprimento das normas aplicáveis, tendo sido compelido a comparecer ao órgão competente para solicitar providências para evitar dano ao meu patrimônio.

Após promovida a abertura da Ocorrência nº 1124, na data de 22/12/2012, perante a EMURB – Empresa Municipal de Obras e Urbanização, foi constatada pela fiscalização, realizada na data de 27/02/2013, que se tratava de construção irregular, tendo o Demandado recebido a Notificação Nº 033432 para comparecer à EMURB ou apresentar na obra os documentos de licenciamento, sob pena de ser autuado e multado por execução de obra irregular. O Demandado foi notificado pela EMURB para paralisar a obra até a sua regularização.

A obra encontra-se irregular por se tratar de construção com três (03) pavimentos e não atende as restrições/vedações da divisão de licenciamento multiresidencial – DLM para condomínio vertical da EMRUB – Empresa Municipal de Obras e Urbanização com área aproximada de 750,00 m², destinada a edificação multifamiliar, mediante a qual foi solicitada a paralisação dos serviços até que fosse liberado o Alvará de construção.

Entretanto, o Demandado deixou de cumprir a determinação do órgão de fiscalização e controle de obras na cidade de Aracaju/SE, mantendo a obra em plena execução. Em razão da resistência injustificada do Demandado, o preposto do órgão competente, lavrou o Auto de Infração nº 9521, de 27/02/2013, por ter infringido o Inciso I, do art. 221, da Lei N. 1547/89 e ter iniciado a obra sem o alvará de construção.

Em data de 12 de março de 2013, o preposto da EMURB, constatando falta de regularização da obra, lavrou o Auto de Embargo, em razão de que o descumprimento das normas aplicáveis não havia sido sanado, estando à obra embargada desde aquela data, porém o Demandado resistiu à determinação do Município de Aracaju e manteve a execução da obra.

No dia 27 de março de 2013 um trabalhador sofreu um acidente ao despencar da construção do 3º pavimento, vindo a ser socorrido pelo SAMU em virtude da construção não possuir Medidas de Proteção contra Quedas de Altura.

No dia 27/03/2013 ajuizei junto ao Tribunal de Justiça de Sergipe uma Ação de Nunciação de Obra Nova (Processo nº 201313600368) contra o proprietário da obra irregular ora em execução, cujo processo encontra-se em tramitação.

No dia 03/05/2013 por não dar andamento a processo de interdição de obra irregular entrei com um Requerimento Administrativo junto a Empresa Municipal de Obras e Urbanização do Município de Aracaju/SE sobre protocolo número 2637/2013, solicitando que se dignasse determinar a interrupção da execução da obra em razão do descumprimento das normas aplicáveis e até que se definisse pela fiscalização ou perícia a solução dos problemas ocasionados, e dependendo do resultado, sua reconstituição, modificação ou demolição do que estivesse feito de forma irregular. Pelo Sistema de Tramitação de Protocolo desta Instituição o processo se encontra na coordenação jurídica desde 23/05/2013.

Denunciei a referida obra irregular junto ao Ministério Público do Trabalho/Procuradoria Regional do Trabalho da 20ª Região (Processo Nº 496/2013 e Processo Nº 977/2013), como também a Superintendência Regional do Trabalho em Sergipe (NAA/DRT-SE 46221.005244/2013-16) em virtude da construção não possuir Medidas de Proteção contra Quedas de Altura e os trabalhadores não utilizarem Equipamento de Proteção Individual – EPI destinado à proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.

Com fulcro no art.1º. Incisos I, II e III da Lei N. 7.347, de 24 de julho de 1985, através do serviço eletrônico de ouvidoria solicitei ao Ministério Público (Manifestação nº 0005853) que fossem tomadas as providências cabíveis junto a EMURB – Empresa Municipal de Obras e Urbanização do Município de Aracaju/SE.

Entretanto a obra irregular foi construída e encontra-se habitada, creio que sem a obtenção do habite-se, pois do Requerimento Administrativo sob Protocolo Número 2637/2013 encaminhado a EMURB em 03/05/2013 até a presente data não obtive resposta.

Agora só mim resta aguardar o desfecho da Ação de Nunciação de Obra Nova ajuizada no Tribunal de Justiça de Sergipe. Creio piamente no Poder Judiciário Brasileiro e em particular no Poder Judiciário Sergipano para que a justiça finalmente seja feita impedindo que a arrogância e a prepotência do poder econômico sobreponham ao poder legal.

*Engenheiro Agrônomo e Advogado

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
Deitei na tarde de Simão Dias
Acordei num sonho.
Comi estrelas
E saí pelas ruas

Vomitando luz.  Marcelo Déda. Poesia escrita quando estudante secundarista, ficou fora do livro que será lançado hoje.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais