Déda e Jackson: duas gerações, dois estilos

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O eterno governador, falecido prematuramente Marcelo Déda, ao chegar ao governo do Estado em janeiro de 2007, com o apoio de diversos partidos políticos, representou a geração estudantil que cresceu podada pelos limites da ditadura militar e foi para a rua pelas Diretas Já e o restabelecimento da democracia no país.

Já a geração que o novo governador Jackson Barreto representa – além de participado logicamente pelo retorno da democracia – tem também um cunho histórico que poucos sergipanos, principalmente a geração mais nova desconhece. Quando carteiro e iniciando na política, Jackson estava no então MDB (eram apenas dois Arena e MDB), mas tinha o apoio, assim como o ex-deputado Jonas Amaral, dos integrantes do Partido Comunista Brasileiro – o PCB, do qual Jackson nunca foi filiado após o retorno do partido a legalidade, mas tinha vínculos não só ideológicos, mas fraternos com toda militância.
A ascensão de Jackson ao poder representa também um sonho de uma geração de guerreiros, muitos deles anônimos dos sergipanos, que lutaram, foram presos e torturados em defesa da democracia.

Figuras históricas que os livros de história de Sergipe na sua maioria desconhecem. Líderes como Manoel Vicente, major João Teles, Gervásio (Careca), Gilberto Burguesia, Agonalto Pacheco, José Nunes, Durval Santana que já se foram e não tiveram a oportunidade de aplaudir nem Déda, tampouco Jackson no governo. Outros ainda vivos, mas poucos lúcidos como Lídio da Cocada, Antônio Bittencurt, Asclepíades José (o bengala, que fez o titular deste espaço ao lado de Marcélio Bomfim chorar ao subir sozinho a escada do Palácio no velório de Déda) e Milton Coelho. E os “camaradas” mais “novos” que conviveram com Jackson como Marcélio Bomfim, Wellington Mangueira, Chico Varela, Benedito Figueiredo, Rosalvo Alexandre, João Gama, Wellington Paixão, Laura Marques, seu Faustino, Cerivaldo Pereira,Jackson de Sá Figueiredo (já falecido) e tantos outros.

Jackson chega ao governo do Estado com alguns desafios. Além de ajustar a máquina ao seu estilo administrativo, ele terá que mostrar a nova geração de sergipanos, que ao completar 70 anos em 2014, tem a experiência suficiente e a força da jovialidade para ser aprovado nas urnas.

Pelas declarações recentes, o estilo do Jackson dos últimos anos ficou para trás. As palavras agora são medidas pela razão. O excesso de republicanismo do eterno governador Déda, já foi trocado. Com Jackson não tem meio termo: se não é aliado, café frio e água com sal. E nada mais.

E os adversários sabem disso. Estavam acostumados com um governador que acreditava na força da palavra e no republicanismo. Um político em extinção que achava que as intenções de todos eram para o bem do povo. E, infelizmente, o sistema político brasileiro não é assim. Déda foi ovacionado por todos, de todos os partidos, porque no fundo eles tinham inveja do estilo ético e republicano dele. Preferiu sacrificar seu governo e até a sua saúde para não se render a realidade do sistema político.

Já Jackson Barreto respira política 24 horas. E joga conforme o jogo. Se o adversário quiser um jogo sujo, pode esperar tudo de volta. Por isso que ele estava incomodando como interino e incomodará mais ainda como efetivo.

Pode não ser reeleito, mas o estilo de Jackson será exposto para todos em 2014.

Liderança histórica
E o deputado federal Fábio Reis (PMDB) foi feliz quando destacou a morte precoce do governador Marcelo Déda, que liderou a oposição nos últimos anos e ao mesmo tempo lembrou da liderança histórica de Jackson Barreto. “Jackson é um ás da política. Quem, como eu, teve ou tem o privilégio de conviver com ele sabe que o mesmo respira política 24 horas no dia. E faz isso com uma competência rara. Eu fico impressionado como ele tem a geopolítica do estado na cabeça, sabe quem é quem”, disse.

Competência
Para Fábio Reis, o novo governador tem competência e experiência para gerir o estado de maneira exímia. “Já demonstrou isso nos meses de interinidade e, tenho absoluta certeza disso, vai impor um ritmo de desenvolvimento econômico e de justiça social capaz de encher de orgulho todo sergipano. Quem conhece Jackson sabe de sua grandiosa capacidade de liderança, perícia administrativa e amor pelos sergipanos”, finaliza.

Família
O discurso de posse ontem, 10, de Jackson Barreto na AL, foi marcado por momentos de emoção. Ele citou a família e os valores que recebeu dando como exemplo, a mãe dele, Neuzice Barreto, que foi professora e os irmãos. “Também sempre carregarei comigo a motivação que sempre me deram meus saudosos irmãos Eleonora, Genelício e Jugurta Barreto, cuja lembrança me impulsiona a enfrentar as dificuldades”, mencionou o governador.

Chama
Jackson também citou alguns amigos da luta contra a ditadura e prestou uma homenagem a primeira dama e secretária da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento social, Eliane Aquino. “Também tenho que prestar uma justa homenagem a uma personalidade que cresceu aos olhos de todo o povo sergipano. Sergipe não esquecerá de Eliane Aquino e o seu exemplo de amor incondicional, caráter e desprendimento, estando o tempo todo ao lado do seu companheiro, até os últimos momentos, assim como seus filhos e familiares. Nós manteremos acesa a chama que Déda acendeu”, sentenciou Jackson Barreto.

Vereador articula chapa
O vereador Renilson Félix (DEM) está articulando uma chapa para concorrer à presidência da Mesa Diretora. Ele já procurou alguns edis e já prometera algumas mudanças visando chegar  ao cargo de presidente do Poder Legislativo. Segundo a “pesquisa” interna no Parlamento Municipal, o demista tem pouca chance, ele conta com o apoio incondicional do petista Emmanuel Nascimento.

Centro de Iniciação ao Esporte
O senador Eduardo Amorim (PSC) participou ontem, 10, da solenidade de anúncio de seleção dos municípios para receber unidades do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), programa de infraestrutura esportiva ao PAC 2. Em Sergipe quatro municípios foram selecionados – Aracaju, Itabaiana, Lagarto e São Cristóvão.

Modalidades
Na capital Aracaju, serão três Centros – os bairros Aeroporto, Bugio e Ponto Novo serão beneficiados com ginásio poliesportivo, área de apoio, quadra externa, pista de atletismo dentre outros; já em Itabaiana, Lagarto e São Cristóvão os espaços escolhidos foram relacionados a comunidades carentes. “Os Centros receberão atletas das escolas, que terão disponibilidade de escolher várias modalidades”, disse Amorim.

Obras em Itabaiana
No último fim de semana o Prefeito Valmir de Francisquinho foi conferir de perto o início do calçamento da Rua Anísio Amâncio de Oliveira. As máquinas da prefeitura fizeram toda a limpeza e nivelamento do terreno para nos próximos dias começar o processo de pavimentação.Pela tarde, o prefeito visitou a obra do novo colégio no Bairro Mamede Paes Mendonça e a recuperação do Espaço Jovem de Itabaiana.

Conforto
Além das pequenas obras espalhadas pelo município como lombadas que visam exclusivamente oferecer "segurança", e várias obras de pavimentação em diversas ruas, a Prefeitura segue trazendo mais conforto para os itabaianenses. “Como se pode notar, são várias obras em apenas onze meses de gestão, que conseguiu, dentre tantas coisas, parcelar e quitar dívidas herdadas da administração anterior com os professores e servidores. Estamos no rumo certo", diz o prefeito Valmir de Francisquinho.

Despedida de Reinaldo
Um ciclo iniciado em 08 de fevereiro de 2001 foi encerrado  ontem, 10, no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). Trata-se da passagem do conselheiro Reinaldo Moura pelo órgão. Na véspera do dia em que completa 70 anos – momento no qual todo servidor público se aposenta compulsoriamente – o conselheiro participou de uma sessão do Pleno voltada exclusivamente a homenageá-lo.

Postura
Na oportunidade, os conselheiros presidente e vice-presidente, Carlos Alberto Sobral e Carlos Pinna, respectivamente, além do procurador-geral do Ministério Público de Contas, José Sérgio Monte Alegre, enalteceram sua dedicação à Casa e sua postura profissional enquanto esteve responsável pela análise de contas públicas. O deputado federal André Moura, filho do conselheiro, também participou da sessão.

Qualidades
Para o conselheiro Carlos Alberto, o desempenho de Reinaldo Moura nas sessões e suas qualidades morais "fizeram dele um ponto de referência também neste Tribunal". O presidente do TCE foi o primeiro a falar, passando a palavra em seguida ao próximo presidente, o conselheiro Carlos Pinna, que discursou em nome do colegiado.

Amigos
"Sua maior produção foi, durante a vida, agregar amigos, fazer das ideias um baluarte de melhoria das pessoas, dos grupos e das instituições, e foi isso que nós nos admiramos ao ver fazer aqui, sobretudo uma imensa modificação no nosso Tribunal", ressaltou Pinna.

Sem excessos
Já o procurador-geral Sérgio Monte Alegre, avaliou o momento como a celebração de um recomeço na trajetória profissional do conselheiro. "Eu não me lembro de uma única vez em que vossa excelência tenha cometido algum excesso, alguma censura nos julgamentos. Sempre foi ou bom relator, ou bom debatedor", observou.

Gratidão
Sem esconder sua emoção, Reinaldo Moura proferiu discurso iniciado com uma homenagem do governador Marcelo Déda, falecido na madrugada da última segunda-feira, 02. Em seguida, agradeceu aos conselheiros e servidores do TCE, aos membros parquet de Contas, familiares e amigos que acompanharam sua passagem pela Corte de Contas.

Transparência
"Quando entrei tinha duas propostas que acabei concretizando: uma era dar mais transparência às ações do Tribunal, o que fiz com a montagem de toda a estrutura da Comunicação e também indo ao encontro do povo para explicar o que fosse necessário; outra foi a tranquilidade com que agi, com isenção, com honestidade, com seriedade, naquilo que passou pelas minhas mãos e que dependiam de um voto meu", colocou.

Origens
O deputado federal e filho André Moura fez um resumo da vida do pai desde suas origens em Japaratuba até chegar ao TCE e destacou, como característica, o diálogo. "Tenho certeza de que trouxe a esta Corte uma nova forma de julgar contas, de dialogar com todos os conselheiros, mas um diálogo de quem veio do meio político, para conversar de perto com os gestores públicos municipais, principalmente”.

Pointt`s Burger na Adélia Franco. Desrespeito ao cliente
Quem tiver vontade de comer hambúrguer em Aracaju corra do Pointt`s Burger na Avenida Adélia Franco (em frente a

Corra dele: Pointt`s Burger desrespeito total ao cliente. 

Emgetis). Um total desrespeito ao cliente. Você faz o pedido por telefone e dizem que chegará no máximo em 35 minutos. Depois de uma hora você liga e é informado que o pedido já saiu a algum tempo. E nada. Deu uma hora e 40 minutos e nada. Depois de vários telefonemas restou cancelar o pedido. É brincadeira, é por isso que muitos negócios começam e acabam logo em Aracaju. Falta profissionalismo e respeito aos clientes. Se não tem estrutura, não coloque entrega domiciliar.

Contratação
As Farmácias do Walmart em Sergipe estão com seleção abertas para farmacêuticos. Até o final deste mês, os interessados nas 10 vagas abertas pela rede no Estado podem enviar currículo para o endereço eletrônico http://recrutamento@wmsul.com.br  É necessário apresentar o diploma de farmacêutico e o registro no Conselho Regional de Farmácia. Não é exigido experiência. Os contratados terão direito à Assistência Médica (extensiva aos dependentes legais) e Odontológica, Seguro de Vida, Vale-Transporte, Refeitório, Cartão de Descontos em Farmácia e Bônus mediante as metas cumpridas.

Jotanunes promove festa de confraternização
No último sábado (07), a construtora Jotanunes promoveu uma verdadeira festa de confraternização para os seus colaboradores. O encontro festivo, com o tema “Disco”, aconteceu no Clube de Engenharia e contou com a participação da cantora Priscila Lima e Banda Clave de Sol. Os funcionários ainda receberão premiações como tablets, micro-ondas, TV, entre outros eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

Jotanunes promove festa de confraternização II
Promovendo mais uma confraternização, na próxima segunda-feira, 16/12, a Jotanunes realiza um jantar especial para a equipe de Comercial com os corretores que mais venderam imóveis Jotanunes. A confraternização top, acontecerá no restaurante Sal & Brasa com premiações e brindes.

Agenda
11 de dezembro, quarta-feira. Faltam 14 dias para o Natal. E 20 para o final do mês e do ano 2013. Comemorações de hoje: Dia internacional da montanha, dia do engenheiro, do arquiteto e dia do agrimensor.
Em 1997, Hong Kong é devolvida à China, no dia primeiro de julho, pondo fim a 156 anos de colonialismo britânico. No Brasil, no mesmo ano, o governo FHC investe pesado na aprovação de emenda constitucional que permite a reeleição nos cargos executivos. E conseguiu. A emenda já valeu na eleição de 1998, quando Fernando Henrique Cardoso foi reeleito. FHC governou o Brasil por 8 anos, de 1994 a 2002.
“A lógica não é um conjunto de doutrinas, mas uma imagem-espelho do mundo.” – Ludwig Wittgenstein, filósofo austríaco (1889/1951). Principais obras: Tratctatus lógico-philosophicus – Investigações filosóficas – Cadernos azul e marrom.
Exército francês desarma milícias da República Centro-Africana. Iranianos usam as redes sociais para se desculpar com Fernanda Lima após críticas ao seu decote. Agência americana infiltrava espiões em jogos on-line. Construtoras, shopping e hospital figuram na “lista da propina” em São Paulo. Lançamento de satélite sino-brasileiro fracassa.
Carro popular vai ficar mais caro 9,6 por cento em 2014. Linhas de ônibus interestaduais do país inteiro vão a leilão. Fraudes brasileiras viram alvo de fundo de investimento.

Curtas
JUSTIÇA FEDERAL EM SÃO PAULO ENVIA AO STF INQUÉRITO SOBRE CARTEL DE TRENS. /// INDÚSTRIA SE RECUPERA E DEVE FECHAR 2013 ACIMA DO CRESCIMENTO DO PIB. /// CLUBE DO BOLINHA: BRASILEIROS CRIAM APLICATIVO PARA AVALIAR MULHERES. /// GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO ANALISA PEDIR APROPRIAÇÃO DE HELICÓPTERO DE PERRELLA. /// COMISSÃO PEDE QUE DILMA RECONHEÇA ASSASSINATO DE JK. /// GOVERNADORA DO RIO GRANDE DO NORTE É AFASTADA POR DECISÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL. /// OBAMA E RAÚL CASTRO TROCAM APERTO DE MÃO HISTÓRICO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Arena Joinville
Os lamentáveis acontecimentos verificados no último domingo, por ocasião da partida Atlético Paranaense X Vasco, pela última rodada do Brasileirão de 2013, continuam  repercutindo intensamente. O impasse criado entre a Polícia Militar de Joinville e o Ministério Público ainda não foi inteiramente esclarecido. Segundo a PM catarinense, o MP teria determinado que os policiais não poderiam atuar dentro do estádio, ficando limitada sua atuação na parte externa da referida praça de esportes.

STJD julgará o caso sexta-feira
A assessoria de imprensa do STJD divulgou, ontem à noite, que a punição a ser pedida pelo Procurador-Geral, Paulo Schmidt, será a mesma para ambos os clubes: perda de mando de campo de 20 jogos.

Cadeia neles
É agora ou nunca. Ou as autoridades endurecem para valer, aplicando rigorosamente as penalidades previstas, ou as torcidas organizadas vão acabar com o futebol no Brasil. Os três indivíduos que foram presos já têm passagem pela polícia, envolvidos até em assassinatos resultantes de brigas entre “torcedores”.

Mídia internacional
Os principais sites e jornais, além de emissoras de rádio e televisão de todo o mundo noticiaram, com destaque, a barbárie ocorrida na cidade de Joinville.

Recurso do Vasco
O Vasco quer a anulação da partida ou que os três pontos em disputa sejam revertidos em seu favor. Essa parece a hipótese menos provável.

William Batista da Silva
Este é o nome do torcedor de 19 anos, do Atlético PR, que, em meio à briga generalizada nas arquibancadas da Arena Joinville, tropeçou e acabou cercado por um grupo de vascaínos durante o jogo do último domingo. William levou uma série de chutes e pontapés. Foi uma cena bárbara, uma verdadeira selvageria. O jovem teve traumatismo craniano. Mas está se recuperando, em um hospital de Joinville.

Presidente Dilma
Antes de viajar para a África do Sul, a presidente Dilma manifestou sua indignação com o ocorrido. E foi bastante clara ao afirmar que a Polícia Militar deve, sim, atuar dentro dos estádios.

Ministro Aldo
O ministro dos esportes, Aldo Rebelo, disse que fatos delituosos como o de domingo deverão ser tratados com o rigor da lei, levando os seus autores para a cadeia.

Clubes
Os clubes são grandes responsáveis por esses verdadeiros atentados. Uma grande parte deles apoia as torcidas “organizadas”.

Memória esportiva
11 de dezembro – Em 1932, o Palmeiras vence o Santos por 8 a zero, pelo Campeonato Paulista, e registra a maior goleada sobre o rival em todos os tempos. Em 1983, em Tóquio, no Japão, o Grêmio conquista o mundial interclubes, ao vencer o Hamburgo, da Alemanha, por 2 X 1, com gols marcados por Renato Gaúcho. Em 1988, na decisão do mundial de clubes, o Nacional do Uruguai e o PSV, da Holanda, empatam em 2 X 2. O brasileiro Romário assinala um dos gols do PSV. Na cobrança de penalidades, vitória dos uruguaios, por 7 a 6. O Nacional conquista o título. Em 2000, o francês Zinedine Zidane , do Real Madrid, da Espanha, é eleito pela FIFA o melhor jogador do mundo naquele ano (2000). Zidane vence, na escolha, o português Figo e o brasileiro Rivaldo. Em 2002, o San Lorenzo, da Argentina, vence a primeira Copa Sul-Americana, ao empatar em 0 X 0 com o Atlético Nacional, da Colômbia. No primeiro jogo, os argentinos venceram por 4 X 0, na Colômbia.

Jogo rápido
O Fluminense anuncia a saída de Rodrigo Caetano. /// Dorival Jr. fica na corda bamba. /// O operador da Arena Corinthians trabalhava há 18 dias seguidos, sem folga. /// Hoje será disputada a final da Copa Sul-Americana. A Ponte Preta enfrentará o Lanús, da Argentina. /// O Atlético Mineiro foi recebido com festa no Marrocos. Estreia no mundial de clubes será no dia 18. /// O Tottenham da Inglaterra quer contratar Luiz Gustavo, o volante brasileiro que está no Wolfsburg da Alemanha. /// Sergipe elege novo presidente no dia 17. /// Olímpico ainda não confirmou presença no campeonato estadual da Série A.

PELO TWITTER

www.twitter.com/gilsonfreitas_  "Mijam em nossas cabeças e a Globo diz que estar chovendo" Bom dia, se você não for um dos que acreditam.

www.twitter.com/dittacuja  Se o que a vida quer da gente é mesmo coragem, hoje ela vai ter que esperar um pouquinho.

www.twitter.com/Marcelo_Efron  Não são os grandes homens que transformam o mundo, mas sim os fracos e pequenos nas mãos de um grande Deus.

www.twitter.com/elcinho_santana Deus te alcançará através da vida de alguém. Ame a Deus e ao seu próximo, este é o caminho para a felicidade.

www.twitter.com/gestor_robson  As palavras têm o poder de ferir e de sarar. Quando elas são boas, têm o poder de mudar o mundo.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frases  do Dia
“O passado não é aquilo que passa, é aquilo que fica do que passou.”

“O segredo da autoridade não é a força, mas o prestígio moral.”

 Alceu Amoroso Lima, educador e crítico literário brasileiro, nasceu em 11 de Dezembro de 1893 e morreu em 1983.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais