Déda: Floro não é vitima, é bandido

Ao ser entrevistado ontem, 22, após a reunião com o ministro da Integração Fernando Bezerra, o governador Marcelo Déda, questionado pelo radialista Gabriel Damásio, sobre as declarações de Floro Calheiro em um semanário local, foi direto e duro: “Floro não é vitima é um fugitivo da Justiça”, disse, afirmando que essa história de tentar vitimizar Floro é uma falácia.

O governador voltou a afirmar que ele é um foragido da polícia e é um bandido. Lembrou que vitima é o policial militar que era motorista do desembargador Luiz Mendonça e está sofrendo as seqüelas do atentado, como também o magistrado que quase perdeu a sua vida naquele atentado. “Vitima é a sociedade sergipana que estava exposta naquele dia e podia ser vitima de uma bala perdida.”

Almoço com Obama – Questionado pela imprensa sobre suas impressões a respeito do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante o almoço em que participou ao lado da presidente Dilma Rousseff, no último dia 19, o governador Marcelo Déda afirmou que o achou simpático e inteligente. “A presidenta Dilma me apresentou a ele como o governador do menor estado do Brasil, e ele, um político esperto, inteligente e simpático, afirmou que ‘o estado deve ser pequeno, mas deve ter um grande povo’, num gesto cordial”, relatou Déda. 

Barreiras comerciais – O apoio dos governadores presentes ao encontro à agenda de negociações proposto pela presidenta Dilma aos Estados Unidos também foi relatado por Déda como de grande importância. “Estes são elementos fundamentais para o bem do Brasil e para o bem de Sergipe, pois entre os itens que ela negociou com Obama, está o fim de taxas lá nos Estados Unidos que incidem sobre as exportações brasileiras de etanol e suco de laranja, que produzimos em Sergipe. Se esse diálogo evoluir para quebrar as barreiras comerciais entre Brasil e Estados Unidos, Sergipe será beneficiado na sua produção agroindustrial, já que o etanol e o suco concentrado, que são exportados, vão entrar com mais facilidade no mercado americano, oferecendo novas oportunidades de comércio para os nossos produtores”, contextualizou.

Imprensa chega tarde a coletiva.

E os colegas da imprensa de Sergipe acostumados com os atrasos (longos, muitas vezes) das coletivas do governador, não acreditando nesta pontualidade perderam a chance de entrevistar o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. As 16hs o ministro estava à disposição para a coletiva, mas no local, apenas a equipe da Secom e a jornalista da Infonet, Aldaci de Souza. E aí ela fez o dever de casa. Os outros só chegaram depois e apenas entrevistaram o governador Marcelo Déda. Leia a entrevista exclusiva de Aldaci: https://.infonet.com.br/politica/ler.asp?id=111080&titulo=politicaeeconomia

Prioridade para Sergipe

O governador Marcelo Déda considerou como uma grande gentileza o fato de o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, ter vindo pessoalmente a Aracaju, acompanhado de seus técnicos, para discutir as prioridades de Sergipe no referido ministério. O governador e o ministro participaram de um almoço e de uma reunião de trabalho na tarde desta ontem, 21, no Palácio de Veraneio.

 

Liberação

“Identificamos os projetos que temos em parceria com o ministério onde é preciso agilizar os procedimentos para viabilizar a liberação de recursos. Também apresentamos os projetos estruturantes que temos na esfera do ministério e, sobretudo, a prioridade absoluta que damos à construção do canal de Xingó”, apontou Déda.

 

Estilo

Segundo o governador, este canal vai possibilitar a oferta de água para uso múltiplo, incluindo consumo humano, dessedentação de animais, irrigação, além de água para dar suporte a empreendimentos agroindustriais no semiárido sergipano. “Esse é um investimento que queremos ver no PAC, tratado com prioridade, e envolve valores da ordem de R$ 700 a 800 milhões. Além disso, também mostramos a evolução das obras da adutora do São Francisco, dentre outros projetos de irrigação e apoio a atividades como a rizicultura na região do Baixo São Francisco. O que me impressionou foi o estilo do ministro; ele é daqueles executivos que se antecipam ao problema, além do que já trouxe membros de sua equipe técnica para avaliar as questões”, afirmou Déda, ao informar que já ficou marcada para a próxima quarta-feira, 24, uma reunião entre as equipes técnicas do ministério e do Governo do Estado, em Brasília, para discutir as questões levantadas aqui.

 

Radares I

Em relação à polêmica envolvendo as empresas que operam os radares e lombadas eletrônicas que foram denunciadas por suspeitas de irregularidades, Marcelo Déda disse que determinou que se averiguasse se haviam contratos com as empresas denunciadas e foram localizados três radares fixos e três móveis que foram licitados a uma das companhias denunciadas.

 

Radares II

“Eu determinei que se suspendesse o contrato e se fizesse uma auditoria, através da Controladoria Geral do Estado, num prazo de 30 dias. Se por acaso se confirmar a legalidade do contrato, no dia seguinte os equipamentos voltam a operar. Se houver indício de alguma improbidade determinaremos a abertura de sindicância e de todos os procedimentos previstos em lei para estas situações”, esclareceu.

 

Crise no Sergipe I

A atual diretoria do Club Sportivo Sergipe assumiu sabendo que a situação econômico-financeira era deficitária,  os problemas administrativos graves e os desafios esportivos imensos. Poucos meses de gestão e o quadro se revela ainda mais grave. O time é o vice-lanterna do campeonato, as contas a pagar dobraram de valor e já se pensa até em vender o estádio João Hora para pagar as dívidas.

 

Crise no Sergipe II

Em pânico com a gravidade da situação e com as duras cobranças da torcida, os atuais  dirigentes estão procurando agora ajuda junto aos integrantes da oposição que, até a poucas semanas, eram criticados por suas idéias administrativas e totalmente ignorados no clube. O esforço de união de forças é correto, mas, talvez, esteja sendo promovido tardiamente.

Crise no Sergipe III

O presidente Carlos Alberto Mendonça, apesar de bem intencionado, parece estar perdendo o controle da situação. Acercou-se de assessores sem maiores experiências no ramo, quase todos sem prestígio no cenário esportivo e empresarial e, sem um projeto de gestão mais consistente, o barco navega agora à deriva. Até alguns dirigentes já estão pulando fora e o Sergipe se vê mergulhado numa crise sem precedentes em sua história.

Crise no Sergipe IV

A esperança que resta é exatamente esse movimento de unidade interna para enfrentar – todas as correntes juntas – as grandes adversidades. Os líderes da oposição não se furtam em colaborar, mas já deixaram posto que nenhum tijolo do João Hora será vendido ao leiloado. A solução terá que vir pelo caminho da gestão eficiente e do empreendedorismo sócio-esportivo. Alguns cronistas esportivos comentavam, ontem, que se a operação falhar a renúncia coletiva da diretoria seria um ato inevitável. Espera-se que não.

Fraudes em Brejo Grande I

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) dará sua contribuição no sentido de incrementar as investigações da Polícia Federal que detectaram fraudes de até R$2.4milhões em licitações realizadas no município de Brejo Grande. A parceria foi acertada na tarde de ontem, 21, quando o conselheiro Clóvis Barbosa de Melo esteve reunido com o superintendente da PF em Sergipe, José Grivaldo de Andrade.

 

Fraudes em Brejo Grande II

De acordo com o membro do colegiado do TCE, no encontro ficou decidido que os técnicos da Coordenadoria de Controle e Inspeção (CCI) que está sob sua responsabilidade serão encaminhados à PF para fornecerem e coletarem informações. “Já nesta terça-feira [dia 22] os técnicos irão até a Policia Federal. Lá eles estarão à disposição para auxiliar nas investigações e coletarão documentos, uma vez que também há verbas estaduais envolvidas”, justificou o conselheiro.

Estranho, muito estranho

Causou estranheza o envio de policiais da Força Nacional de Segurança para fazer  a segurança pessoal do radialista Wilton Andrade. o radialista é considerado um defensor dos direitos humanos, por isso está sob a proteção do programa nacional de proteção aos defensores de direitos humanos. o radialista sofreu atentado contra a sua vida recentemente. O estranho é que policiais de Sergipe não foram designados para a segurança do mesmo. Será que depois das denúncias de torturas praticadas contra quem tentou contra a vida de uma destacada autoridade sergipana a nossa polícia ficou sob suspeita?

BR-235

Uma comitiva composta pelo senador Eduardo Amorim, a ex-prefeita e deputada Maria Mendonça, o prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo, o ex-deputado federal José Teles de Mendonça, os vereadores Valmir de Francisquinho, Heleno de Acioli, Zé Teles, João Cândido e Olivier Chagas, líderes comunitários, os superintendentes do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit/SE) Otávio Soares, e da Polícia Rodoviária Federal (PRF/SE) Nelson Felipe André estiveram na manhã de ontem, 21, no Povoado Rio das Pedras vistoriando o andamento da obra de melhoramento, adequação e segurança da travessia urbana de Itabaiana, com complementação e restauração das pistas laterais da rodovia BR-235.

 

Necessidades e sugestões

A deputada Maria Mendonça foi acompanhada de vários líderes comunitários, os quais listaram para o superintendente do DNIT as necessidades e sugestões para o aprimoramento da obra. Dentre as preocupações dos moradores está o excesso de velocidade por parte dos condutores de veículos colocando assim em risco a segurança de quem trafega pelas vias, necessitando alguns redutores de velocidade. Outras sugestões foram colocadas e bem aceitas pelos engenheiros da obra.

 

Amorim lembra que mudança será gigantesca

“É hora de fazer algumas correções, ouvindo os moradores, empresários, que tem suas casas em frente a BR e que serão beneficiados com essa obra da BR-235. Essa será uma mudança gigantesca que muda a face da nossa cidade”, explicou o Senador Eduardo Amorim. Depois de ouvir as sugestões feitas pelos líderes comunitários, o superintendente José Otávio Soares solicitou que fosse elaborado pela deputada Maria Mendonça um ofício a ser entregue ainda esta semana pontuando e elencando as necessidades a serem corrigidas ou implantadas.

 

Obra fundamental

Para o Prefeito Luciano Bispo, a obra é fundamental, “Esse investimento do governo federal, através de uma emenda do então Deputado Federal, hoje Senador, Eduardo Amorim está mudando a cara das localidades, como a do Rio das Pedras e do Povoado Terra Dura”.

 

Futuros aliados?

Por falar em Itabaiana, Olivier Chagas e Gilmar Passos, do PT em Itabaiana, parecem que estão caindo no jogo do prefeito Luciano Bispo, o maior critico do governo Déda, entre os administradores. Começam a fazer juras de amor ao prefeito e pelo jeito vão enterrar de vez o PT em Itabaiana.

 

Horário bancário I

Nesta terça-feira às 9 horas, a comissão de justiça e redação da Câmara de Vereadores de Aracaju estará realizando uma audiência pública para discutir o projeto de lei de autoria da vereador Simone Gois (PT) que altera o horário de funcionamento das agências bancárias no município de Aracaju, funcionando das 9 às 17 horas.

 

Horário bancário II

Antes de apresentar a propositura, a Vereadora Simone Gois consultou o Banco Central sobre a mudança do horário e recebeu o parecer favorável daquela instituição, ressalvando tão somente que os bancos deverão funcionar em horário ininterruptos das 12 às 15 horas, bem como consultou o sindicato dos bancários e também recebeu o apoio de Souza,  presidente daquela entidade.

 

Horário bancário III

Foram convidados o presidente do banese, o superintendente geral da caixa econômica, um representante dos lojistas e outras entidades. O evento será aberto ao público. Se aprovado, o projeto prevê que as instituições financeiras deverao se adequar ao novo horário dentro de 90 dias após a publicação da lei.

 

Fogos de artifício na solenidade da Corrida Cidade de Aracaju

Sobre o e-mail do leitor Francisco Alvaro, criticando o cerimonial da PMA, por conta de uma caixa de fogos de artifícios, colocada no meio da praça, sem a devida segurança, o responsável pelo cerimonial da Prefeitura, Amauri Santos, informou ao blog que a responsabilidade não foi do setor comandado por ele e sim diretamente da Funcaju. O blog espera uma resposta da direção da Funcaju sobre o assunto. Sobre o trabalho de Amauri, o blog reconhece que ele vem se destacando não só pela capacidade profissional, mas pela maneira simples que realiza as cerimônias, sem aparecer ou querer ser mais importante que a autoridade como alguns cerimonialistas sergipanos.

Perguntar não ofende

Alguém sabe ondem ficam os escritórios das empresas  Splice e Elizeu Kopp em Aracaju?

 

Rodovias

Até o final deste mês a rodovia Indiaroba/Umbaúba SE-488 estará toda imprimada, ou seja, preparada para receber a massa asfáltica. Na mesma data o secretário Valmor Barbosa garante que 80 por cento de toda extensão da rodovia estarão prontos. Dos 27 quilômetros, 15 já estão completamente asfaltados, incluindo o trevo de acesso na BR-101 até o povoado Colônia Sergipe, em Indiaroba.

 

Turismo

Os R$ 17 milhões que estão sendo investidos vão facilitar o turismo em Sergipe. Quem precisar pegar a Linha Verde vindo pela BR-101 sentido Salvador/Aracaju, deixará de ir até Estância. Já os moradores de municípios como Cristinápolis, Arauá, Itabaianinha, Tomar do Gerú, Pedrinhas e até Tobias Barreto vão ter acesso às praias da região sul por Umbaúba sem precisar seguir pela rodovia federal.

Montes Coelho/Tobias Barreto

Já a SE-492 que o governo está implantando do entroncamento da SE-290, em Tobias Barreto, até o povoado Montes Coelho, na divisa com a Bahia, já está com os 16 quilômetros asfaltados. Da obra de R$ 8 milhões consta também a ampliação de uma ponte de concreto armado para 12 metros de comprimento por oito metros de largura, e quatro metros de altura. Segundo Valmor Barbosa, os trabalhos serão concluídos até o dia 1º de abril.

 

Alagadiço/Frei Paulo

Por outro lado, os 7,3 quilômetros da SE-412 que liga o povoado Alagadiço à BR-235 no município de Frei Paulo, estão recebendo a sinalização vertical e horizontal. Nos próximos dias, quando os trabalhos forem finalizados, a Seinfra comunicará ao governador Marcelo Déda para que ele agende a data da inauguração. Os moradores de Alagadiço estão realizando o sonho de muitas décadas.

 

Ações do Banese em favor da economia sergipana I

O Banco do Estado de Sergipe (Banese) lançou no último sábado, 19, uma campanha publicitária para divulgar os números da instituição referentes ao exercício de 2010. Utilizando o mote ‘Banese 50 anos – Sergipano de corpo, alma e coração’, a campanha enfatiza, sobretudo, as ações promovidas pelo banco em benefício da sociedade, ajudando no desenvolvimento econômico e social do Estado e buscando fortalecer o sentimento de ‘sergipanidade’.

 

Ações do Banese em favor da economia sergipana II

“Orgulhamos-nos, no ano do jubileu de ouro do Banese, de ser a instituição de referência no que diz respeito ao incentivo às manifestações culturais em Sergipe, investindo em diversas áreas de expressão voltadas à valorização da produção artística e da afirmação da sergipanidade”, disse o gerente da Área de Marketing do banco, Édivam Clinger.De acordo com Édivam, todas as ações desenvolvidas pelo Banese em 2010 buscaram reforçar o papel do banco como instituição financeira genuinamente sergipana e que investe seu capital financeiro e humano exclusivamente nas empresas e nas pessoas do nosso Estado.

Curso de Medicina I

O vereador Dr. Emerson Ferreira (PT) presidiu na manhã de ontem, 21, Sessão Especial em homenagem ao Jubileu de Ouro do curso de Medicina da UFS, realizada na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Os convidados fizeram um relato sobre a conquista que representou a criação da Faculdade de Medicina em Sergipe Há 50 anos, quantos profissionais foram formados pela instituição, passando pela luta da classe médica por melhores condições de trabalho e salários dignos.

 

Curso de Medicina II

Ao iniciar o debate, o parlamentar petista, autor da Sessão Especial, falou que o mundo tem se desenvolvido de forma bastante notável, em que a medicina em geral vem abrangendo grande importância. “Mas aliado a isso, temos medicamentos que sofrem constantes aumentos de preços e vivemos em um mundo cheio de pobrezas. Devemos pensar a importância da Medicina em geral para nossas vidas, pois às vezes não damos o valor necessário a ela”.

 

CRO-SE/Nova diretoria

Empossada a nova diretoria do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) para o biênio 2011/2013. A instituição tem como presidente, Augusto Tadeu Ribeiro Santana, reeleito em novembro do ano passado com 84% da aprovação da categoria. Entre as principais propostas da nova diretoria está a implantação do  Programa CRO-Itinerante. O objetivo é interiorizar as ações do CRO-SE, através de visitas aos municípios pólo do interior do Estado.

 

Projeto “Sou Eficiente no Esporte”

O projeto “Sou Eficiente no Esporte”, uma iniciativa do governo do estado, executado pela Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), começa a apresentar os primeiros resultados positivos. “Sou Eficiente no Esporte” é uma vertente do programa “Sou Parceiro”. Segundo o secretário do Esporte e do Lazer, Mauricio Pimentel, o projeto tem como objetivo incentivar, apoiar e difundir a prática esportiva, entre os portadores de deficiências, focado na inclusão social através do esporte.

 

Atletas na seleção do Nordeste

Além dos vários convênios já firmados com entidades de atendimentos a deficientes, o projeto acaba de colocar atletas sergipanos na seleção do Nordeste de Basquete para cadeirantes. Dois desses sergipanos estão pré-convocados para a Seleção Brasileira de Basquete sobre Cadeiras de Rodas e podem a qualquer momento integrar o time nacional.Os atletas Luis Alberto Lima e Wellington Fonseca de 2 a 7 de abril estarão na capital pernambucana, participando dos treinos da Seleção do Nordeste, que deve indicar atletas para formação da Seleção Brasileira. 

Outras modalidades

Ontem, 21, o coordenador do Centro Interativo de Esportes Para-atletas, Josevaldo Bezerra, o Diel, se reuniu com o secretário do Esporte e do Lazer Maurício Pimentel, quando solicitou o apoio para a causa defendida pela entidade.Além de garantir o apoio ao Centro de Esportes Para-atletas, o secretário lembrou que este ano o projeto “Sou Eficiente no Esporte” estará centrado no apoio à outras modalidades esportivas. “Além do basquete que já conta com nosso efetivo apoio, vamos incentivar e apoiar o Golbol e o Volei Sentado. Outro foco da SEEL nessa área estará voltada para o Projeto Praia Para Todos”, lembrou o secretário.  

 

Eleições na Caixa

A FENAE, entidade representativa dos funcionários da Caixa Econômica Federal e que congrega todas as APCEFS do país, realizará hoje, 22 de março, eleição para renovar a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal que comandarão a instituição no triênio 2011/2014. Duas chapas disputam o pleito. O Sindicato dos Bancários de Sergipe apoia a Chapa 1 – Chapa do Movimento, encabeçada pelo atual presidente, Pedro Eugênio, e integrada por vários dirigentes sindicais de todo o país.

 

ICMS sobre a água

O STJ e o STF deverão definir brevemente se a água canalizada é mercadoria. Da decisão superior, dependerá a cobrança ou não do ICMS nas contas de água. Esse julgamento interessa de perto a empresas e consumidores de todo o país.

 

Protesto

O prefeito de Umbaúba, Anderson Farias, está protestando contra a alteração do projeto de duplicação da BR-101. Alega que o seu município será bastante prejudicado, se a referida alteração for mesmo levada a efeito. O deputado Gilson Andrade, também levantou a voz ontem em defesa dos municípios. Mas a realidade e o valor das indenizações explicam a mudança do curso da BR.

Sessão de cinema

O departamento de aposentados do Sindicato dos Bancários promoverá, no dia 30 de março, sessão de cinema, em seu auditório. O início será às 15 horas e 30 minutos.

 

Paralisação

Os médicos realizarão movimento de caráter nacional no dia 7 de abril. Nessa data, o atendimento aos usuários dos planos de saúde estará suspenso. A exceção ficará por conta dos casos de urgência e emergência. Os médicos protestam contra o baixo valor pago pelos planos de saúde correspondente às consultas por eles atendidas.

 

Salesiano

 Assumiu, recentemente, a função de titular da paróquia do Salesiano o padre Sérgio Luiz de Aquino. Na mesma solenidade de posse, o padre Eudes Barreto recebeu a provisão de vigário paroquial.

Livros técnicos e científicos para o ProUni

O deputado federal Valadares Filho (PSB) teve ontem, 21, publicado no jornal Correio Brasiliense um artigo sobre o projeto de autoria que prevê que os estudantes beneficiados pelo ProUni terão direito a uma bolsa semestral de R$ 300 para aquisição de publicações técnicas. “O programa consiste na concessão de recursos financeiros para os estudantes beneficiários do ProUni adquirirem bibliografia especializada para os respectivos cursos. O propósito é cobrir, mesmo que parcialmente, essa necessidade dos estudantes. Esse tipo de auxílio já é uma prática em programas como o de iniciação científica do CNPq”, explica o deputado no artigo.

Bolsa semestral

O projeto de lei prevê que os estudantes beneficiados pelo ProUni terão direito a uma bolsa semestral de R$ 300 para aquisição de publicações técnicas. Para ter acesso ao benefício, o aluno precisará que comprovar frequência igual ou superior a 80% no curso em que estiver matriculado e encaminhar ao responsável pelo curso, semestralmente, a resenha de livros técnicos e/ou científicos da bibliografia recomendada pelo respectivo curso. Sem duvida a atenção dada pela imprensa ao projeto de lei pode ajudar na tramitação mais rápida da proposta.

Déda quer levar fábrica da Dakota para Poço Verde

O governador Marcelo Déda recebeu na manhã  de ontem, 21, no Palácio de Veraneio, o prefeito de Poço Verde, Antônio da Fonseca Dórea (Toinho de Dorinha), para tratar da possibilidade da instalação da fábrica de calçados Dakota no município. O prefeito estava acompanhado do deputado federal Valadares Filho e do secretário municipal de Finanças, Thiago Dórea. O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, Tecnologia e do Turismo, Zeca da Silva, e o presidente da Codise, Décio Portella, também participaram do encontro.

 

Interesse

Toinho de Dorinha expôs o interesse do grupo empresarial em construir uma unidade em Poço Verde, o que geraria em torno de 1.800 empregos na região.  “Trata-se de um investimento da mais alta importância, principalmente pela geração dos novos postos de trabalho, além do desenvolvimento que ele trás com a geração dos empregos indiretos através de toda logística que é empregada pela fábrica”, enfatizou o prefeito.

 

Conversando Fotografia recebe Lilian França

O Trotamundos Coletivo promove no próximo dia 23 de março, às 19h, no auditório da Sociedade Semear a sexta edição do projeto Conversando Fotografia. Desta vez, a conversa ocorre com Lilian França, que é crítica de arte e professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e vai debater as relações da fotografia com os campos da arte e das tecnologias digitais. Lilian França é professora, pesquisadora, curadora e crítica de arte. Ela ingressou como professora da Universidade Federal de Sergipe em 2004 e desde então vem desenvolvendo pesquisas, debates e diversas outras atividades que se destinem a amadurecer discussões envolvendo as áreas de artes, tecnologia e comunicação.

 

Carmópolis: projeto beneficia bairros

Com o objetivo de aproximar a comunidade da gestão pública a “Prefeitura nos Bairros” é um programa inédito no Estado de Sergipe que acontece em um sábado de cada mês atendendo a um público específico de um bairro. Vários serviços são oferecidos à população gratuitamente e ministrados pelas secretarias que compõe a administração pública. Esta edição aconteceu neste sábado, 19 na Escola Augusto do Prado Leite, no Bairro Novo às 8 horas da manhã. Na abertura, a banda de Música Nossa Senhora do Carmo, recepcionou a prefeita Esmeralda Cruz com o hasteamento das bandeiras do Estado de Sergipe e do município de Carmópolis. Além da gestora pública e seu esposo o empresário Fernando França, estiveram  presentes o vice prefeito João Gilberto (Gil), a vereadora Lurdinha representando o legislativo do município, secretários, assessores e diretores.

Cidade modelo para a região

Na abertura,  a prefeita Esmeralda Cruz, fez seus esclarecimentos à comunidade e falou da importância do programa, bem como das principais ações da gestão “Carmópolis de Todos”. ” Até 2012, 600 casas serão entregues às comunidades de Carmópolis e Aguada dando uma melhor qualidade de vida a quem não tem moradia”, afirmou a gestora. ” Este ano daremos mais de 1300 notebooks a alunos da rede pública que tiverem um bom desempenho e assiduidade em sala de aula, dando um avanço considerável nos estudos extra classe”,concluiu a prefeita. Além destas ações , o secretário de Obras e Urbanismo do município Haward Alves  , explicou como está o andamento das obras que mudarão a história da cidade e a importância dos empreendimentos  que irão minimizar as prováveis enchentes, que por diversas vezes vitimaram  diversas famílias. ” Após a conclusão das 11 obras que estão em fase conclusão, Carmópolis será uma cidade modelo para a região”, concluiu o secretário.

 

Hospital Primavera realiza procedimento inédito em cardiologia

Com muita competência e determinação, a equipe médica do Hospital Primavera sempre surpreende ao realizar procedimentos especiais que resultam no salvamento de muitas vidas. Recentemente, dois procedimentos complexos foram feitos pela primeira vez no Hospital Primavera. O primeiro foi um paciente sexo masculino de 39anos, que apresentou aneurisma dissecante de aorta torácica, patologia de altíssimo risco, com mortalidade maior que 50%. Ele recebeu um implante percutâneo de duas endoproteses na Hemodinâmica.

 

Técnica

“A técnica foi feita com grande sucesso e o paciente já esta em casa. Contamos com a ajuda de Dr. Roberto Cardoso, encaminhado pelo Dr. Luiz Flavio Prado”, destaca o cardiologista Dr Acelino Oliveira Júnior, membro do Cardiointerv-SE, grupo de Cardiologia Intervencionista. O segundo caso, também de grande sucesso, foi uma paciente com forâmen  oval patente, orifício no septo que divide os átrios do coração, presente na vida intrauterina e que fecha espontaneamente após o nascimento.

Cirurgias de grande porte
“Em algumas pessoas permanece aberto e favorece o aparecimento de isquemos cerebral por embolia, como ocorreu nesta paciente. Fechamos o orifício com uma prótese occlutech, tipo guardachuva duplo por via percutanea, com o auxilio de ecocardiograma transesofagica realizado pela Dra. Geanne Barroso, com maestria”, enaltece Dr Acelino. Esses dois procedimentos foram realizados pelo Cardiointerv-SE, composto por Dr Acelino Júnior, Dr Aelson fonseca, Dr Lawrence Araujo e Dr Eduardo Ferreira.“Essas duas cirurgias cardíacas foram consideradas de grande porte e alto risco. Estamos felizes porque foi mais um desafio nas nossas carreiras e, o mais importante, nossos pacientes estão muito bem. No momento, só o nosso grupo realiza estes procedimentos em Sergipe, sem a presença de especialistas de outros centros”, comemora Dr. Acelino.

ARTIGOS

 

Água para a Vida – Por Ailton Francisco da Rocha*

 

Esta é a primeira vez na história da humanidade que a maioria da população mundial vive em cidades: 3,3 bilhões de pessoas.

 

O objetivo do Dia Mundial da Água 2011 é chamar a atenção do mundo para o impacto do rápido crescimento urbano, industrialização e as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas, os conflitos e as catástrofes naturais em sistemas urbanos de água.

 

O tema deste ano é água para as cidades: responder ao desafio urbano, incentivar os governos, organizações, comunidades e indivíduos a participarem ativamente na resolução do desafio da gestão das águas urbanas.

 

O Dia Mundial da Água é realizado anualmente em 22 de Março, como forma de concentrar a atenção sobre a importância da água doce e defender o manejo sustentável desta. A cada ano, no Dia Mundial da Água, é destacado um aspecto específico da água doce.

 

Dentre os principais problemas de recursos hídricos no Brasil, quatro se destacam por seu enorme impacto social e pela pressão que exercem sobre o governo no que diz respeito ao desenvolvimento de vultosos programas de investimento: secas no semi-árido, desmatamento, ocupação desordenada do solo e poluição dos cursos de água.

As conseqüências desses eventos extremos, sob o ponto de vista físico e climático, dão-se sobre saúde, trabalho e habitação da população, comprometendo a sustentabilidade. Contribuem, também, para isso processos de degradação do solo e desertificação.

A escassez relativa da água está se tornando um dos maiores problemas da humanidade e a utilização racional dos recursos hídricos, considerando seus usos múltiplos, é, sem dúvida, um grande desafio a ser enfrentado pelo mundo.

A semelhança da maioria dos Estados do Nordeste, Sergipe possui limitada disponibilidade de recursos hídricos – de superfície ou subterrâneos.

No Estado de Sergipe existem 08 (oito) Bacias Hidrográficas, que são as bacias do Rio São Francisco, Rio Vaza Barris, Rio Real, Rio Japaratuba, Rio Sergipe, Rio Piauí, Grupo de bacias Costeiras 1 (GC1) e Grupo de bacias Costeiras 2 (GC2). Os rios Japaratuba, Sergipe e Piauí são rios considerados Estaduais, pois suas bacias estão dentro do Estado de baianas. Cada uma das bacias possui características próprias e um fato em comum: precisam de cuidados.

As bacias hidrográficas principais no Estado de Sergipe apresentam reduzido potencial hídrico, excetuando-se a bacia do Rio São Francisco, que por sua vez vem apresentando conflitos relacionados aos diversos usos de suas águas. A disponibilidade dos mananciais subterrâneos ainda é pouco conhecida e apresenta restrições de uso em grande parte do Estado em decorrência de seus elevados teores de sais. A alimentação da maioria destes mananciais é caracterizada pela grande concentração das precipitações em poucos meses do ano e elevados índices de perdas por evaporação. As atividades produtivas e as populações urbanas no Estado têm apresentado ritmo acelerado de crescimento, demandando maiores volumes de água e, por outro lado, produzindo impactos ambientais sobre os mananciais, tais como: secas no semi-árido, ocupação desordenada do solo, desmatamento, poluição e enchentes. Estas características possibilitam visualizar rapidamente um pouco da complexidade presente no processo de gestão dos usos das águas no Estado.

Visando contribuir para a disseminação do conhecimento sobre os recursos hídricos locais e, por conseqüência, o aumento da consciência ambiental da comunidade sergipana relacionada à gestão das águas, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Sergipe – SEMARH promove no período de 21 a 29 de março de 2011 a Semana da Água que tem como tema central “Água para Vida”.

 

*Superintendente de Recursos Hídricos da SEMARH e Presidente do Fórum Pensar Cedro.

 

Plano Diretor: É goleada: 19 X 0! – José Firmo dos Santos*

O debate sobre a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável, o PDDUS, de Aracaju começar a ganhar corpo dentro da Câmara Municipal de Aracaju.E é com muito otimismo que constato o quanto os vereadores – todos eles – vêm demonstrando grande preocupação com uma cidade sustentável, com o crescimento ordenado e com uma cidade que atenda os interesses da maioria da população.

Baseando-me pelas posições dos dezenove vereadores de Aracaju, a tramitação e a votação do PDDUS e dos códigos que acompanham será muito tranqüila e o que vai prevalecer é o interesse da cidade.Num processo de organização da ocupação do solo urbano de Aracaju e com os problemas que temos enfrentado, não poderíamos esperar algo diferente dos vereadores aracajuano. A revisão do PDDUS deverá pautar por uma cidade mais justa e mais democrática.

Apesar dos problemas que Aracaju enfrenta atualmente e dos que poderemos enfrentar nos próximos anos, o ritmo da tramitação do Plano Diretor não deve ser acelerado, a fim de que se possa debater com todos os segmentos da sociedade.As audiências públicas devem obedecer a  cronograma e metodologia que possam dar ao aracajuano condições de apresentar as suas impressões sobre a organização urbana.

O Poder Legislativo Municipal deve oferecer ao cidadão todos meios e canais possíveis para interagir e apresentar propostas, além das próprias audiências públicas.Não há dúvidas de que os vereadores da atual legislatura estão preparados para discutir os projetos do PDDUS e dos códigos, assim como estão preocupados com todos os problemas que um Plano Diretor ruim pode causar a qualquer município e a qualquer população.

Independentemente da condição de cada vereador, se de situação ou de oposição, as declarações, os pronunciamentos e os discursos de todos eles  vão no sentido de que o PDDUS deve ser revisado dentro da ótica da maioria da população.

Como a proposta de revisão do PDDUS, encaminhada pelo Poder Executivo aos vereadores, é resultado de um grande trabalho do CONDURB e traz avanços expressivos para o ordenamento da cidade, creio que os vereadores terão pouco trabalho do sentido de emendar os projetos que lá se encontram.É verdade que emendas que possam ainda mais aprimorar o PDDUS serão de grande valia para Aracaju e estas serão aplaudidas pela população.

É verdade também que o CONDURB, que debateu detalhadamente tanto o PDDUS quanto os códigos, tem qualidade, legitimidade e representatividade. Portanto, o resultado do trabalho do CONDURB deve ser avaliado pelos edis aracajuanos, como um trabalho sério e de muita qualidade.

Mas, o papel e a legitimidade dos vereadores são muito maiores, pois os dezenove vereadores com mandato na Câmara Municipal de Aracaju, representam os interesses dos quase seiscentos mil habitantes da capital sergipana, e como tal deverão exercer o papel do seu mandato que é legítimo e legal, votando de acordo com suas consciências.

O Fórum em Defesa da Grande Aracaju desempenha e continuará desempenhado um papel fundamental no debate sobre o Plano Diretor de Aracaju, entretanto sem a preocupação quanto à visão do conjunto dos vereadores, de cidade justa, democrática, ordenada e com prioridade para a maioria da população.

A depender do que já ouvimos dos vereadores da atual legislatura, nas votações sobre Plano Diretor na Câmara, o povo e a cidade vencerão de goleada, o atraso, a especulação os agressores do meio ambiente e os gananciosos. Vai ser de 19 X 0.     

* Coordenador do Fórum em Defesa da Grande Aracaju.

DO LEITOR

 

Publicidade, pardais e etc…

E-mail de um sindicalista: “Quanto ao Cinform, na semana passada esse jornal trouxe em sua primeira página, primeiro caderno, uma chamada com o seguinte título: “Déda e Edvaldo prometem muito e fazem pouco por Aju”. A matéria vem na página 10 do mesmo caderno, toda ela listando e detalhando promessas não cumpridas por Edvaldo. São seis áreas escolhidas pelo Cinform para “enquadrar” a atual administração de Aracaju.Nada de mais. Matéria jornalística, com detalhes. Um trabalho bem feito, considerando verdadeiras as abordagens alí contidas.Esta semana, Cinform de hoje, chamada em primeira página: “Aracaju faz 156 anos e ganha bons presentes”. A chamada leva às páginas 4 e 5 do primeiro caderno. E lá você se encontra com um vasto material publicitário/propagandístico sob o patrocínio da Prefeitura de Aracaju. Afora a linha fina que cerca a peça publicitária e o código encimando a página 5(código 32104, )nada diz ao leitor comum que aquilo é coisa paga, que só está ali porque a Prefeitura contratou, comprou aquele espaço.

E faço a comparação entre uma semana e outra. Na primeira bato, levanto questões de interesse público. Na segunda vendo um generoso espaço, o dobro da matéria jornalística da semana anterior. Coisa estranha!  E na história dos pardais meu caro Cláudio, além dos problemas apontados pela reportagem da Globo, tem mais coisas entre o céu e a terra do que podemos imaginar. Não falo em irregularidades cometidas pela Prefeitura/SMTT. Falo do interesse em desgastar o prefeito. Veja você que agora depois da suspensão do contrato e continuidade da fiscalização pela PMA, a questão passa a ser o como que isso pode ser feito. Qual a base legal. Mas quando a PMA assumiu os parquímetros ninguém questionou isso! Se podia antes, porque não pode agora? E se não podia, onde estavam os críticos de agora que nada disseram?Fica parecendo que prevalece a questão política acima de tudo. E o interesse da população em que a PMA tenha em mãos equipamentos capazes de refrear um pouco a sanha assassina que move alguns motoristas? Isso não conta? Será que abandonar qualquer fiscalização eletrônica atenderia o interesse da maioria da população, aquela que não tem carro? Ou se aproveita pra desgastar o prefeito junto a uma classe média(ou novos ricos) que têm no acelerador do carro toda a força de sua inteligência? Além disso, meu caro, nesses 54 anos de vida já vi muita construtora sendo flagrada, com denúncias gravíssimas, e nem por isso esses arautos da seriedade exigem que as mesmas não participem de licitações. Será que a OAS, Camargo Correa, Odebrecht e tantas outras nunca sofreram denúncias ou mesmo condenações? Será que a construtora que fez a ponte AJU/Barra era puro cristal? E as empresas que prestaram consultoria no governo João eram sinônimos de lisura?”

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia

“As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras”. Friedrich Nietzsche

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais