Déda, Jackson e Valadares e os neo-aliados

Está claro o isolamento político do ex-governador João Alves Filho. E quem diz isso não é ninguém da base de sustentação política do atual governo, mas os veículos de comunicação da família do ex-governador. Todos, sem exceções, têm pautado suas matérias principais em entrevistas e alfinetadas para promover o rompimento do atual governador Marcelo Déda e o senador Valadares.

 

Fazem de uma disputa natural dos partidos aliados por espaço na chapa majoritária um “cavalo de batalha” sem precedentes. No último final de semana todos os articulistas do jornal da família do ex-governador direcionaram, por coincidência, para este assunto. Alimentados também pela rede Ilha, mas de perto o radialista Gilmar Carvalho, que parece que deixou o PSB desgostoso e diariamente contribui com “fontes” para disseminar o possível rompimento que beneficiará a quem? Não só a João Alves, mas ao grupo comandando por Amorim, do qual Gilmar faz “parte”, pelo menos atualmente.

 

Na verdade o que se vê é que o DEM hoje tem apenas como liderança forte capaz de ser candidato ao governo João Alves Filho. Se ele não for candidato e resolver pular no cavalo montado com uma das vagas para o Senado o DEM partirá para o apoio a candidatura de Nilson Lima. Por isso todos os canhões estão direcionados neste momento para “contribuir” numa cisão dentro do atual grupo que apóia o governo.

 

Uma possível saída do grupo de Valadares, ou do próprio grupo de Jackson Barreto, seria uma defecção muito grande, bem maior do que o do grupo de Amorim, que está cheio de partidos nanicos cujos candidatos a Assembléia estão apostando em promessas mil. Boa parte delas não será cumprida. Jackson e Valadares são lideranças vivas e testadas eleitoralmente há mais de 20 anos. Já o empresário Amorim nunca teve coragem de se submeter a uma disputa eleitoral.

 

E Marcelo Déda se elegeu governador em 2006 sem precisar do grupo de Amorim que a cada dia, pelas notas na imprensa, mostra que o fisiologismo é a tônica principal. Sem falar nas pressões. Como apoiar Marcelo Déda e ser o principal “colaborador” da campanha de Augusto Bezerra? É uma incoerência política muito grande. É mais do que acender uma velha para Deus e outra para o Diabo. É querer ser o dono do mundo. A história está cheia de “lideranças” que sucumbiram rapidamente. E essa queda pode ser iniciada este ano, basta não se concretizar o sonho do Senado Federal.

 

Como bem escreveu Baltasar Gracián “o homem prudente pode ser obrigado a lutar, mas não com jogo sujo: cada um deve agir como quem é e não como o obrigam. Na competição, a elegância é plausível: deve-se lutar não somente com o poder, mas também com decência. Vencer com maldade não é vitória, mas rendição”.

 

Morre José Araújo

Morreu ontem, 21, à tarde, o jornalista José Araújo. Ele foi vítima de um infarto fulminante quando assistia a um jogo de futebol pela televisão em sua residência. O corpo está sendo velado no Osaf e será enterrado às 16hs no cemitério Santa Isabel. Araújo tinha 52 anos e trabalhou em diversos jornais de Sergipe e atualmente trabalhava na assessoria de comunicação do Tribunal de Contas de Sergipe. Teve um blog aqui na Infonet até 08 de janeiro de 2008, quando escreveu o último artigo.

 

Esmeralda reassume

A prefeita de Carmópolis Esmeralda Cruz (PT) reassume hoje o seu cargo. depois de uma rápida viagem de férias ao exterior com a família. Durante a sua ausência o vice-prefeito João Gilberto-Gil (PSB) esteve ä frente da prefeitura. A cerimônia de posse será às 9 horas na Câmara Municipal.

 

Cerca elétrica nas unidades do Cenan

Quando ocorreu na semana passada, o choque elétrico no adolescente que tentava fugir de uma unidade do Cenam o presidente da Fundação  Renascer Gicelmo, disse que não há cercas elétricas nas unidades. No caso do menor eletrocutado realmente não era cerca elétrica, mas após o incidente (no mesmo dia) Gicelmo, rapidamente mandou retirar da unidade de semi-liberdade da rua Acre uma cerca elétrica que tinha sido colocada há poucas semanas.

 

Sobre alimentação da PM

Ao ler as notas publicadas neste espaço no último sábado, onde um policial denunciou a compra de camarões que nunca chegaram na alimentação da PM, um  membro da corporação lembrou que esta denúncia é “revival” da denúncia idiota que tentaram fazer no início do ano relativa a gastos com alimentação em outras Secretarias.

 

Alimentos são pagos de acordo com a necessidade I

Segundo o membro da corporação todas as licitações de alimentação, sejam da PM ou não, especificam quantidades máximas de consumo, que podem ou não se efetivar de acordo com o cardápio efetivamente feito, pois é impossível prever com meses de antecedência a quantidade exata de cada ingrediente na composição do cardápio. Basta observar a lista de alimentos licitados, ela possui centenas de itens.

 

Alimentos são pagos de acordo com a necessidade II

Os camarões, portanto, assim como diversos outros itens de alimentos, são licitados para se obter a previsão de valor e preço, mas só são pagos na medida em que efetivamente solicitados e consumidos. Por sua característica de difícil conservação, dificilmente os camarões são recomendados para compor a alimentação preparada. É impressionante como falsas denúncias sobre a PM tem sido difundidas, visando desestabilizar o comando da corporação. Querem enfraquecer o comando para justificar a indisciplina?

 

Do Bispo e do Big Brother I

Chamou a atenção um artigo publicado no último domingo no JC, do bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju, Dom Henrique Soares da Costa, sobre o Big Brother. Não pelas críticas ao programa que não contribui com nada, mas pelos detalhes apresentados o bispo demonstrou que acompanha diariamente o programa da rede Globo. Pelo jeito, Dom Henrique, apesar das criticas, é fã de carteirinha do Big Brother. 

 

Do Bispo e do Big Brother II

Seria mais produtivo ele assistir a Canção Nova do que perder tempo assistindo o Big Brother Brasil. Ou então escrever sobre temas mais relevantes, sobretudo, para a Igreja Católica, como por exemplo, o celibato e o uso de camisinhas.  Sobre o celibato mesmo, Dom Henrique poderia escrever sobre o recente afastamento do padre Jerônimo da Igreja Católica. Discutir o celibato é algo que cedo ou tarde a Igreja terá que enfrentar. Sem medo ou receito, não adianta ficar tentando  colocar uma venda nos olhos quando toda sociedade sabe que grande parte dos padres, ou mora com uma “irmã” ou com um “sobrinho”. E que atire a primeira pedra se não for verdade.

 

Do Bispo e do Big Brother III

O bispo auxiliar deveria mostrar as famílias católicas a necessidade de educar corretamente seus filhos. Por exemplo: este jornalista educou seus dois filhos sem assistir Xuxa e programas similares. Nenhum dos dois acompanhou o Big Brother em nenhuma das edições. Educação é a palavra correta e não censura em nome de pseudo valores que são pregados na teoria, mas na prática muitos dos padres não cumprem. A televisão é um meio de comunicação bastante democrático: basta um toque no controle remoto que você muda de canal. Censura, nunca mais!

 

SMTT omissa na Avenida Barão de Maruim

Quando a SMTT proibiu o estacionamento de veículos na Avenida Barão de Maruim este espaço rasgou elogios. É uma pena que no local não fique nenhum agente, porque em muitos horários, principalmente nos chamados “picos”, em vários trechos carros ficam estacionados e não são multados. Basta passar pelos trechos entre as ruas Santa Luzia, Itabaiana e Dom José Thomaz para comprovar.

 

Célia Pinheiro vai se aposentar

No próximo mês surge mais uma vaga de desembargador no TJ de Sergipe com a aposentadoria da desembargadora Célia Pinheiro. A vaga é pelo critério de merecimento que atualmente segue uma orientação do Conselho Nacional de Justiça.

 

Clóvis Barbosa e sua coluna na imprensa

Estão bem adiantadas as tratativas entre o conselheiro do TCE, Clóvis Barbosa, e um prestigiado hebdomadário local, no sentido de que o articulista mantenha uma coluna permanente no jornal, para o qual escreveria com periodicidade semanal. Faltam ser fechados pequenos detalhes como, por exemplo, a dimensão dos textos, a qual deverá variar entre 4500 e 5000 caracteres. Ainda nesta semana, Clóvis poderá almoçar com um porta-voz do jornal, a fim de definir as coisas. Dando tudo certo, na próxima semana um artigo de Clóvis, que promete polêmica, sairá no seu novo espaço.

 

Gravura em circuito I

Entre os dias 02 e 06 de março acontece o projeto  Gravura em Circuito, abrindo espaço para a discussão sobre arte da xilogravura, através de palestras, oficina e intervenção urbana, os quais serão ministrados por profissionais da área. Para a inauguração do projeto, no dia 02 de março, as 19h30, no auditório da Sociedade Semear, acontecerá a palestra “A xilogravura no Universo da Comunicação” do professor Antônio Costella, xilogravador e diretor do Museu Casa da Xilogravura de Campos do Jordão/SP. A programação completa pode ser conferida no Blog www.gravuraemcircuito.blogspot.com

 

Gravura em circuito II

Todas as atividades são gratuitas.  Este projeto é coordenado pelo artista visual sergipano Elias Santos e pela arte-educadora Silvane Azevedo. Gravura em Circuito é uma iniciativa selecionada pelo edital Rede Nacional Funarte Artes Visuais com o patrocínio o Governo Federal através do Ministério da Cultura, a Fundação Athos Bulcão e Funarte. Conta ainda com o apoio da Sociedade Semear, SENAC e Sebrae.

A Sociedade Semear fica localizada na Rua Vila Cristina, 148, bairro São José, Aracaju.

 

Canindé se destaca no carnaval 2010

O mais badalado carnaval da região em 2010, com certeza foi o da cidade de Canindé de São Francisco. Evento que arrastou milhares de foliões ao município que mais cresce em Sergipe. O espírito de paz, transmitido pelo prefeito de Canindé, Orlandinho Andrade, reinou durante a festa realizada entre os dias 11 e 17 de fevereiro. O apoio das Policias Civil e Militar, e da equipe de segurança particular Garras de Aço, foram fundamentais para o sucesso da festa. A prefeitura estima que mais de 120 mil pessoas, entre canindeenses e visitantes, hóspedes de hotéis, pousadas, casas de parentes e excursionistas participaram do evento. Segundo o secretário municipal de Finanças, Kaká Andrade, em sete dias de festa, a economia do município foi abalada positivamente,  haja vista que mais de um milhão de reais foram injetados no município.

 

Satisfação da população com programação

De acordo com a secretária municipal do turismo e coordenadora geral da festa, Silvinha Oliveira, a estratégia utilizada pela Prefeitura Municipal, de ouvir a população durante a elaboração da programação carnavalesca, resultou em um evento de satisfação absoluta por parte dos foliões. As principais bandas baianas e sergipanas da atualidade do estilo axé music, pagode e swing participaram do magnífico carnaval. A segurança alimentar, segundo Silvinha Oliveira, também foi indispensável. “Vendedores ambulantes foram cadastrados e participaram do curso de manipulação de alimentos oferecido pela Vigilância Sanitária Estadual, garantindo alimento seguro. Para manter a cidade limpa, a Operação Carnaval, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras, manteve diariamente mais de 50 homens na limpeza e manutenção da cidade” revelou a secretária.

 

Clínicas de recuperação I

Um dos problemas que mais afligem as famílias Aracajuanas, de acordo com a conselheira tutelar Adriana Moraes, do 5º distrito de Aracaju são as drogas. Por isso, uma das maiores reivindicações da entidade perante os órgãos públicos é a construção de uma clínica de recuperação para dependentes químicos. Conversas preliminares com a Prefeitura Municipal e o Ministério Público mostram a urgência e a importância de tal obra. “Este não é um problema só nosso, mas uma bandeira a ser levantada por todas as entidades do Estado”, explica Adriana Moraes, conselheira e Coordenadora do órgão.

 

Clínicas de recuperação II

“Já procuramos a prefeitura de Aracaju e  as autoridades para eles já começarem a tentar repasses dos governos Estadual e Federal para o início das obras”, enfatiza a conselheira.  Mas as drogas é apenas um dos inúmeros problemas que atingem as famílias. “Temos ocorrências de crianças que fogem de casa, pais violentos, abuso sexual, dentre outros”, ao frisar que mais da metade das ocorrências atendidas pelo Conselho Tutelar são nos bairros São Carlos e Soledade. “Regiões da Cidade Norte e o  Santos Dumont também acontecem muitas ocorrências, mas o Jardim Centenário  disparado o bairro que mais dá problemas”, afirma.

 

Brito Fest: 06 e 07 de março

O Brito Fest vem no seu primeiro ano com a tarefa de preencher a lacuna que existe no município quando o assunto é bloco Carnavalesco.O carnaval fora de época se tornou mais que obrigatório em muitas localidades deste Brasil. Em Campo do Brito a comunidade anseia por um evento com camisas, blocos, cordão de isolamento, segurança tudo que tem direito nas micaretas fora de época. Pra isso, O Brito Fest virá com os Blocos Fique que trará em seu primeiro ano a banda baiana Marreta You Planeta no dia 06 de março e em seguida, a banda que já presença marcante nos eventos da região, Alma Gêmea que fará seu show em uma área fechada com total estrutura.O outro bloco será o Lobygirls que sairá domingo dia 07 de março e que nasceu de uma brincadeira de amigos onde os homens se vestiram de mulher. Agora a idéia é que homens saiam vestidos de mulher e mulheres saiam vestidas de homem. Alegria é que não vai faltar ao som da Banda Thiridon. Em seguida Badalart com seu som contagiante.O Brito Fest ainda irá lançar o 1º Fest Car de Campo do Brito. Sob a organização de Cascata Mecânico que é responsável também pelos eventos do gênero em Itabaiana e Frei Paulo. O Fest Car trará para o município uma grande quantidade de simpatizantes de carros tunados e paredões de som.

 

DO LEITOR

MP recebe denúncia de fraude em concurso de Rosário

O MP de Rosário do Catete recebeu a seguinte denúncia sobre uma possível fraude no concurso de Rosário do Catete: “Conforme denuncia feita à promotoria da Barra dos Coqueiros, na pessoa do Dr. Antônio Carlos, as empresas ASSEPLAC e SEPROD, ambas pertencentes ao mesmo grupo na Bahia, como podemos observar em notícia veiculada no site do MP (http://www.mp.se.gov.br/NoticiaExibir.aspx?id=4305) em 01/02/2010 e em toda imprensa do estado, estavam envolvidas em irregularidades, o que levou o MP daquele município a ajuizar uma Ação Civil Pública contra a Prefeitura e as empresas envolvidas no certame. A empresa SEPROD, que está realizando o concurso de Rosário do Catete, vem burlando o procedimento licitatório, incorrendo em crime. A referida empresa não pode ser contratada por Dispensa nem por Inexigibilidade, sendo possível somente a Tomada de Preços e o Convite, sendo este último o preferido da empresa SEPROD, pois há como se agregar a outras empresas e fraudar o procedimento. Dos pedidos:

Que seja solicitado, junto à prefeitura, o procedimento licitatório para apreciação de V. Exª. Que sejam solicitadas ao colega de parquet informações acerca do procedimento feito pelo mesmo na Barra dos Coqueiros, que culminou na denúncia à Justiça da empresa SEPROD e pedido de anulação do Concurso Público, pois o mesmo já tinha sido realizado. Que seja recomendada a suspensão imediata das inscrições, que por sinal começam hoje (09/02), com o intuito de evitar danos ao erário e aos candidatos que irão se inscrever no referido concurso”. Eduardo Dantas.

MST Cestas Básicas

Do leitor José Reis: “Olá Cláudio Nunes parece ate brincadeira, o jornal da cidade trás uma matéria o Sr, augusto Bezerra metendo o pau em João Daniel futuro candidato a Deputado Estadual, acusando João Daniel de trocar votos por casas populares, em Simão Dias, aconteceu uma coisa interessante populares dos conjuntos José Neves da Costa, Rivalda Silva Matos e o conjunto Belita Valadares, foram avisados pelo Sr, Marcelo chefe do MST em Simão Dias, que iriam receber cestas básicas pelo movimento MST e o governo federal.Nos moradores dos conjuntos estamos revoltados, porque foram distribuídas só abobora sem presta borre-ia, queremos dizer que não somos porcos e nem vacas por sermos pobres, pois as borre-ia que foram distribuídas  foram jogadas fora e botamos o Sr, Marcelo chefe do MST para corre com as mentiras dizendo que era cestas básicas, o Sr, amizade sai pelos conjuntos avisando que o MST  e o governo federal iriam distribuir castas básicas não passou de propaganda enganosa.Queremos dizer que é assim que podem enganar ao povo? Pois o povo já esta escaldados de enganação e propaganda enganosa, vocês imaginem os que vivem debaixo de lonas, quero terminar dizendo que os tempos mudaram e que não somos bestas, estamos esperando o chefe do MST Marcelo pedir voto para o Sr, João Daniel que iriam mandar as merendas borre-ia, não somos porcos e nem vacas”.

 

Cotas nas universidades

Do leitor Jôfre Tarquínio: “Essas pessoas que se dizem prejudicadas com as cotas da Universidade Federal de Sergipe necessitam ter uma aula de igualdade de direitos sociais com o Baiano e presidente do Bloco Carnavalesco Ylê Ayê. Quando entrevistado pelo jornalista e âncora do Jornal Hoje da Rede Globo, onde questionou porque brancos como ele não podiam desfilar no referido bloco, o presidente da agremiação foi enfático e respondeu: “quando a Bahia tiver menos desigualdade, estiver tudo legal, estiver tudo igual para todo mundo o Ilê abre”.  Os futuros acadêmicos de medicina precisam refletir mais sobre seus conceitos de sociedade igualitária, afinal, irão trabalhar com vidas humanas”. Segue abaixo o link da reportagem: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1211742-7823-ILE+AIYE+DESFILA+PELAS+RUAS+DE+SALVADOR,00.html

 

Vigilantes federais

E-mail recebido: “Nós de Pernambuco (i.f.es), filiados ao sintufepe_ufpe@hotmail.com, contamos com vosso apoio para conscientizar aos demais a engajarem-se na luta pelo risco de  vida no setor publico.  Existe atualmente tramitando no senado federal, dois projetos de lei (pls 179 e 287 de 2008), que contemplam servidores federais quanto ao adicional de risco de vida. os nossos camaradas do sul (SC e RS) atualmente estão impetrando mandado de injunção junto ao judiciário, e  em seguida pretendem contratar assessoria jurídica particular para entrar na justiça.  Se houver ai no seu estado camaradas vigilante servidores públicos federais, então peço encarecidamente repassar essa noticia aos mesmos.  Ou podem entrar em contato com  l e n i l s o n   e   ka t i a   t e l e s   no  sintufepe_ufpe arrouba hotmail.com para adquirir mais subsídios”. Aluizio Bezerra da Silva g. azul (vigilante – ufpe).

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“A esperteza pode ser tanta que cresce e engole o dono”. Ditado popular. 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais