Déda, neo-aliados e sensibilidade

0

 

 Há mais de um mês, antes de realizar a primeira cirurgia, o governador Marcelo Déda (PT) depois de apelos pela imprensa e de reunião com o conselho político conseguiu que as lideranças que lhe apóiam aceitassem seu pedido de esperar até o carnaval, ou seja, o próximo ano, para definição da chapa majoritária.

 Mas ontem, 05, ao prestar entrevista ao Jornal da Cidade o deputado federal Eduardo Amorim (PSC) voltou a tocar no assunto, afirmando que sua candidatura ao Senado é um processo definitivo e não descartou o retorno do grupo liderado pelo irmão dele, o empresário Edvan Amorim ao bloco do ex-governador João Alves Filho (Pelo menos é o que deu a entender no lead da matéria e o título, apesar de no texto não ter nenhuma declaração entre aspas do deputado).

Além da quebra de um impacto feito a pedido do governador, o grupo de Amorim mostrou falta de sensibilidade, não só política, neste momento delicado que passa o governador do Estado. Na noite anterior, Déda se submeteu a mais uma cirurgia em São Paulo. O grupo de Amorim tem todo direito de reivindicar um lugar na chapa majoritária, mas deveria fazer como as outras lideranças, atender ao apelo do governador e esperar a definição em 2010.

Amigos mais próximos do governador e aliados de primeira hora já demonstram irritação com os recados que são dados direta e indiretamente pela imprensa. São dados através de “lideranças” de pequenos partidos que dizem que formaram um bloco que dá sustentação ao empresário Amorim e vão para onde ele for. Ou seja, está mais do que claro o pragmatismo de um projeto pessoal em detrimento de um projeto de governo.

Não existe nenhum interesse em consolidar um projeto de governo como o governador sempre diz em seus discursos. A idéia de acabar com os projetos individuais, com interesses apenas eleitorais e até empresariais, não está sendo desfeita neste governo, pelo contrário está sendo consolidada na marra. Só para lembrar: o grupo de Amorim deixou o grupo de João Alves não por divergências de projetos de governo, mas por brigas por conta da disputa por espaço no governo de então.

Imagem a situação do governador Marcelo Déda. Precisa dos neo-aliados, mas ao mesmo tempo está sendo colocada em sua garganta uma espécie de navalha que pode sangrar sua jugular. E para completar colocou no conselho político um membro que não sabe o que deseja em 2010. Bem escreveu Victor Lasky: “Na política não há amigos, apenas conspiradores que se unem.”

 

Bélgica: MP deveria instalar inquérito civil público

Se a administração pública de Sergipe acha normal neste período de crise, cantado em prosa e verso pelo próprio governador, pedindo contenção de gastos em todas as áreas, policiais militares viajarem para um campeonato de futsal que vai “mudar a realidade da segurança pública” em Sergipe só resta esperar que o Ministério Público, como fiscalizador, chame para si a responsabilidade de zelar pelos recursos públicos e instale o competente inquérito civil público para ouvir os responsáveis

 

Chega de recomendação MP

E o Ministério Público tem que fazer a sua parte conforme preceitua a Constituição Federal. Chega de emitir recomendações. O MP tem todas as garantias legais para zelar pelo bom uso dos recursos públicos. É o que a sociedade sergipana espera.

 

Fórum dos governadores do NE I

O governador em exercício e os secretários Oliveira Junior (Casa Civil), Lucia Falcon (Planejamento) e João Andrade (Fazenda) participam hoje, 06, em Fortaleza (CE) do Fórum dos governadores do Nordeste. Na pauta o Pré-sal e os planos de investimentos do BID e do BNDES para a região.

 

Fórum dos governadores do NE I

Em setembro deste ano, o governador Marcelo Déda participou de uma reunião com o BI ao lado dos governadores do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, onde o banco anunciou que estava redefinindo as diretrizes de investimento para o NE. Na reunião de hoje, com a participação de todos os governadores da região, o BID dará continuidade ao planejamento. A idéia é que os programas sejam integrados e articulados envolvendo até mesmo todos os estados em áreas importantes como turismo e geração de emprego e renda.

Plena recuperação

O governador Marcelo Déda passa bem da cirurgia que foi submetido na última quarta-feira e agora está no processo pós-operatório que exige o mínimo de esforço, principalmente de conversa, com todos os cuidados necessários.

 

Museus de São Cristovão

O blog foi informado que o museu histórico de São Cristovão está fechado por conta da reforma e deve ser aberto ainda no final deste ano. Já o museu de Arte Sacra, que é da Arquidiocese de Aracaju e estava fechado em pleno domingo de feriadão voltará a ser aberto de terça-feira a domingo das 1ohs às 16hs. Fechará na segunda-feira que é a data internacional que todos os museus ficam fechados. A Sub-secretaria do Patrimônio Artístico e Cultural entrou em entendimento com a Arquidiocese e o bispo auxiliar designou um padre para ficar responsável pelo museu.

 

Eleições do PT –  Debate entre chapas de Aracaju

Amanhã, 07, acontecerá um debate entre os candidatos a presidente do PT em Aracaju, que disputam  as Eleições Internas do PT (PED2009). Acontecerá no Sindicato dos Bancários a partir das 9hs.

 

Marco regulatório I

Ontem o governador em exercício, Belivaldo Chagas, assinou dois projetos de lei que compõem o Marco Regulatório do Saneamento Básico em Sergipe. Os projetos serão enviados na próxima semana para a Assembleia Legislativa. “Além de melhorar a prestação de serviços para a população, o marco regulatório tratará de questões ambientais de forma especial. Isso revela o real compromisso que este Governo tem com as políticas para o Meio Ambiente”, destacou Belivaldo.

 

Marco regulatório II

O marco regulatório é um conjunto de três propostas de lei que instituem em Sergipe uma regulação similar a que exististe no plano federal, instituída pela Lei 11.445/2007. A Lei Federal rege as diretrizes nacionais para o saneamento básico, ordenando, dentre outras questões, os princípios fundamentais do exercício da titularidade, a prestação regionalizada dos serviços públicos de saneamento básico, as atividades de planejamento, a regulação, os aspectos econômicos e sociais, os aspectos técnicos, a participação de órgãos colegiados no controle social e política federal de saneamento básico.

 

Futuro do Nordeste I

Sergipe foi escolhido para sediar o ciclo de debates ‘O Futuro do Nordeste: Estratégia de Desenvolvimento para as Próximas Décadas’. Promovido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o evento – que marca os 45 anos do Instituto – foi aberto ontem, 5, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES).

 

Futuro do Nordeste II

A iniciativa, que vai até hoje, 6, às 12h30, tem a presença de representantes de empresas com forte participação na economia brasileira, técnicos e representantes do Governo de Sergipe e de universidades nordestinas. A abertura foi feita pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo e presidente de honra do Movimento Competitivo Sergipe (MCS), Jorge Santana, que representou o governador do estado e agradeceu às instituições organizadoras por proporcionar a Sergipe a oportunidade de participar dessa discussão.

 

Novas reflexões

De acordo com Jorge Santana, eventos como esse propiciam novas reflexões, e o que se espera é que se produzam ideias que sejam traduzidas em programas de governo. “Sabemos que existem muitas experiências exitosas, mas com baixa capacidade de replicação. Outro detalhe é a baixa capacidade de articulação dos agentes. APL, cadeia produtiva, parque tecnológico, micro e pequenas empresas e inovação, por exemplo, formam uma série de ingredientes que precisam ser organizados com ações e duplicidade de esforços. Um evento como esse é uma oportunidade riquíssima para responder dúvidas e melhorar essas políticas públicas”, pontuou.

 

Prefeito garante com ministro benefícios para educação I

Em audiência esta semana com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o prefeito de Umbaúba, professor Anderson Farias tratou de convênios, como o ProInfância e o Caminho da Escola. O ministro foi sensível aos pleitos do prefeito, afirmando que um educados à frente da prefeitura mostra o compromisso real com a educação e a consciência da população na melhoria educacional.

 

Prefeito garante com ministro benefícios para educação II

O prefeito Anderson Farias fez um relato da situação do município e pediu o fortalecimento do ensino na zona rural, com novas escolas e o transporte, através do programa Caminho da Escola. Já o projeto ProInfância, visa a construção e a reforma de creches uma necessidade urgente no município. Anderson disse que o ministro demonstrou grande interesse e acredita que em breve Umbaúba começará a ter benefícios maiores na área educacional.

 

Projeto da sede da UNE

O deputado federal Valadares Filho (PSB) defendeu a imediata votação do projeto enviado pelo Executivo que reconhece a responsabilidade do Estado brasileiro pela destruição da sede da União Nacional dos Estudantes – UNE, durante o regime militar em 1964. Ele entende que essa proposta é uma questão de justiça e reconhecimento a uma entidade que está à frente das lutas do povo brasileiro como,por exemplo, a campanha do petróleo é nosso e as Diretas Já.

 

Sintese e prefeitura de Capela chegam a um acordo

Em reunião ocorrida nesta quinta-feira (05) o SINTESE e a prefeitura de Capela chegaram a um consenso sobre a implantação da lei 11.738/2008 no município. O presidente do Sintese Joel Almeida disse que o sindicato usou de todo o seu instrumental para propor uma forma para que a lei do piso fosse cumprida respeitando as receitas do município e isso foi conseguido graças ao importante apoio do Ministério Público. “Os professores estão satisfeitos com o que foi proposto e negociado, mas têm consciência de que ainda não é o ideal e que a negociação ocorrida hoje foi um grande passo”, disse Joel.

 

Luciano vai proferir palestra em Itaporanga

 No próximo dia 10 de novembro, às 19 horas, o presidente da Construtora Celi e da Associação Sergipana de Obras Públicas e Privadas (Aseopp), Luciano Barreto, ministrará uma palestra na Câmara de Vereadores do Município de Itaporanga D’Ajuda. Na ocasião, o empresário falará sobre o belíssimo trabalho desenvolvido no Instituto Luciano Barreto Júnior, e toda sua luta frente à Aseopp pela democratização das obras públicas realizadas pelas pequenas e médias construtoras sergipanas.

 

Selo da Editora Diário Oficial de SE I

A Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase) vai lançar no dia 17 de novembro a Editora Diário Oficial, órgão suplementar da instituição que tem por objetivo contribuir com a divulgação da produção literária do Estado ao imprimir e editar obras com um padrão de qualidade através de um tratamento criterioso na editoração do texto, no design da capa, nas ilustrações e no formato final dos mais diversos segmentos do conhecimento.

 

Selo da Editora Diário Oficial de SE II

O propósito da Editora da Segrase é publicar obras de elevada relevância cultural para o Estado, assim como obras de caráter comercial, sem desprezar a qualidade dos conteúdos e atendendo as perspectivas mercadológicas. E os resultados financeiros alcançados são aplicados nas publicações com caráter cultural e educativo. As primeiras publicações são: Poço Redondo, A Saga de um povo;De Portas Abertas e Litorâneos.

MenteFértil

A Agência MenteFértil Comunicação foi a vencedora do Prêmio Ademi/Sergipe 2009 com importante campanha publicitária na categoria empreendimentos com até 80 m². O detalhe é que a MenteFértil é uma empresa que nasceu há 3 anos, detentora de grande  patrimônio como a criatividade, talento e paixão, somados a experiência de mais de 10 anos de  Bruno Almeida, que tem em seu currículo passagem pela direção de criação da Insight Propaganda, direção de filmes publicitários – e sua sócia Kaarla Ferreira, produtora áudio-visual com passagem por uma multinacional no desenvolvimento de ações de marketing, além do curso de cinema que os dois fizeram na AIC – Academia Internacional de Cinema.  Recentemente a agência foi a escolhida para a divulgação da campanha do Residencial Alta Verde, parceria da União Engenharia, Norcon e FelizCidade, empreendimento próximo ao bairro Santa Lúcia.  Detalhe: outra agência premiada foi a Insight Propaganda. Aplausos para as duas agências e, também, para a ADEMI- Associação dos Dirigentes das Empresas da Industria Imobiliária de Sergipe.

 

Panamericano de Ginástica

O Campeonato Panamericano de Ginástica Artística começa nesta sexta-feira, a partir das 14h30, já com os ginastas brasileiros em ação. Os atletas, no entanto, estarão em atividades no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira com o trabalho de aquecimento a partir das12h30. O campeonato segue até o próximo domingo. Através do Pan, se classificarão seis países no feminino e cinco no masculino para os Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura, em 2010.

 

Fórum do Esporte e Música

Sergipe recebe um importante evento este fim de semana: o 2° Fórum sobre a ‘Caravana do Esporte e da Música’. O projeto sócio-esportivo é desenvolvido pela ESPN Brasil em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e com o Instituto Esporte e Educação, da ex-jogadora de vôlei Ana Moser, e conta com o apoio do Governo do Estado. Até 8 de novembro, no StarFish Resort, estarão reunidos 131 representantes de 40 cidades visitadas pelas caravanas e cerca de 50 pessoas entre os integrantes do projeto, palestrantes e convidados.

 

Limpeza na Praça Olímpio Campos

O empresário Laércio Oliveira participa amanhã (sábado) da “II Ação Nacional Febrac – Limpeza de Áreas Verdes”, na Praça Olímpio Campos, a partir das 8h. O evento, criado por ele como presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac), acontecerá simultaneamente em várias capitais, onde empresários e trabalhadores do setor se unirão para a limpeza de pontos turísticos. O Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de Sergipe foi homenageado em 2008, logo após a primeira edição da Ação Nacional, como o estado que teve maior participação de voluntários, proporcionalmente à população. 

 

É só escovar os dentes e economizar na água

Do blog de Nayana Ferreira: “Já tinha orientado antes sobre como escovar os dentes de forma correta quanto ao consumo de água, mas aqui vão mais alguns cuidados:- Quando escovar os dentes feche a torneira, pois a torneira aberta pode levar ao desperdício de até 10 litros de água;- Prefira escovar os dentes na hora do banho;- Que tal um copo de água ao lado da pia? Isso vai economizar e muito esse bem tão precioso.Só isso!”Visite o blog: www.sustentaessaideia.blogspot.com

 

DO LEITOR

Se Deus é brasileiro, Sergipe ganhou o seu

Do leitor Messias Gonçalves: “Meus irmãos, minhas irmãs. Não importa o seu sofrimento. O mundo pode até fazer você chorar. Mas Deus quer ver você sorrindo. Se você não enxerga, não anda, não importa. O Deus sergipano estará pronto para lhe acudir. Basta ter sorte para que ele venha atender a sua ligação. É isso mesmo, ele tem celular e tudo. É um Deus moderno. Não se preocupe. É mais fácil ele resolver os problemas alheios do que os seus próprios.  Todos os seus problemas agora em diante terminarão.  Não sabemos é se ele resolverá os deles. Um outro problema do nosso Deus sergipano é de que de repente, de uma hora pra outra, baixa o caboclo e aí sai da frente e debaixo. Volta ao normal. É madeira de dá em doido. Mais um outro problema. É que como ele já rezou em diversos altares, sempre acaba perdendo fieis. Ai o desespero é cada vez maior em adquirir novos seguidores. Acaba a humildade, a benevolência.  Ai volta à realidade do cotidiano. Ninguém presta. A sorte é que no próximo dia, ele o Deus sergipano estará de volta. Nem que seja por alguns momentos. Aproveitem”.

 

Violência no interior – Cedro de São João

E-mail recebido: “Estou aqui mais uma vez para denunciar a crescente violência que vem se alastrando no interior do nosso estado, mais precisamente em Cedro de São João. No mês de outubro entre diversos fatos ocorridos no município um me chamou atenção, foi o roubo de uma motocicleta de um cidadão que dirigia-se ao povoado Poço dos Bois, que antes era tão tranquilo e agora não mais é. Já no inicio deste mês no feriadão, mais uma vez na estrada que da acesso, ao referido povoado um outro cidadão teve seu veiculo (carro de som) roubado, sem contar que pessoas que passavam pelo local no momento do roubo receberam tiros disparados pelos bandidos em sua direção, sorte que não acertou em ninguém. Já na sede do município, um cidadão deferiu golpes de facão estando embriagado em outro individuo sem motivo algum. Um outro rapaz tentou invadir a casa da sua sogra para bater na esposa, o pai da mesma para impedir o fato disse que não permitiria, assim o cidadão puxou uma faca e deferiu golpes na mão da mãe da moça que seria agredida. Diversos roubos, uso de drogas vem acontecendo corriqueiramente e não vemos a delegada da cidade tomar nenhuma atitude, se é que lá tem delegada, pois a mesma aparece no município no dia que bem entender, e mesmo assim não faz nenhuma ronda na cidade, simplesmente fica no seu gabinete na delegacia. Na maior parte da semana o município fica simplesmente atendido por dois PM”s que mesmo assim trabalham precariamente, visto que se houver uma ocorrência e os dois forem atender a delegacia com presos fica sem assistência. Cansei de fazer denuncias informando sobre bocas de fumo, e não vejo nenhuma atitude ser tomada, enquanto isso perco o gosto de voltar ao meu velho Cedro para rever parentes e amigos que por lá ainda se encontram. Gostaria de saber simplesmente a que poderemos recorrer, visto que a SSP, não toma nenhuma atitude contra esta violência desenfreada que ocorre naquele município. Acho que só Deus pode nos ajudar. Quando a SSP ira desenvolver uma operação naquela região do Baixo São Francisco, mais precisamente em Cedro e Propriá, para combater o crime organizado de modo geral que lá se instalou ( roubo de veículos, venda de drogas, violência doméstica e etc)”.

 

Saúde

Comentário de Marcelo Costa: “Saúde neste governo fica em que prioridade? Pessoas com exame e consultas estão cada vez mais sem esperança atualmente. Postos sem médicos e sem estruturas são cada vez mais vistos em todos os bairros,hospitais cada vez mais abarrotados de gente que diga o Huse e o Cirurgia e a população não ver o secretario de saúde falar nada sendo que na secretaria continua a acontecer coisas obscuras e sem esclarecimentos.O povo não é besta e esta se cansando de esperança na tal mudança e temos que ao invés de estarmos no blá,blá,blá investigarmos temos mais um final de semana para vermos coisas absurdas dentro destes hospitais e temos que denunciar. Chega de tanta falta de médicos nos plantões, de desmotivação profissional geral dentro de hospitais e de tanta impunidade. São vidas que estão sendo ceifadas e sem nenhuma investigação e o tempo passando e o povo se acabando que nem boi entrando como mais um na estatística. Não aguento mais de tanta impunidade de um leitor totalmente indignado com a saúde do nosso estado.Chega”.

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“A maioria pensa com a sensibilidade, eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar”. Fernando Pessoa.

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários