“Déda” nos palanques, mas a hipocrisia deixou obra monumento no mato

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

No dia 11 de março de 2015, quando o governador Marcelo Déda estaria comemorando 55 anos de vida, foi iniciada a obra de construção de um

A foto primeira, da árvore com o nome de Déda, foi do G1/SE (Marina Fontenele), a segunda foi tirada na segunda-feira, 22. 

monumento em homenagem a ele no Parque da Sementeira. O local escolhido foi onde Déda, quando prefeito, plantou uma árvore “Pau Brasil”, em 2005 (no 150º aniversário da capital) ao lado da então primeira-dama, Eliane Aquino. Teve até outorga de cessão da área da Prefeitura para o Instituto Marcelo Déda.

Em janeiro do ano passado, o governador Jackson Barreto visitou o local ao lado da ex-primeira-dama e do autor do projeto arquitetônico o competente Ezio Déda. Palavras bonitas de todos os lados, lembranças, emoções, fotos, imprensa e a promessa que o monumento estaria pronto ainda no primeiro semestre de 2016.

Um dos desejos do professor Déda foi que suas cinzas fossem jogadas uma parte no mar, outra ficaria com a família e uma parte fosse depositada próxima à árvore Pau Brasil. Sinceramente, o blog não lembra se parte das cinzas já foram depositadas lá, mas é o ponto menor, neste momento.

Chega a ser difícil para o titular deste espaço fazer essa critica, mas esperou muitos meses e nada. E esta semana, com a visita de Lula, quando muitos falaram de Déda o grito não aguentou. Tanta hipocrisia de muitos que hoje não têm coragem de juntar forças, seja pelo Instituto Marcelo Déda, seja individualmente e acabar a obra do monumento dele que está abandonado e cheio de mato no Parque da Sementeira.

Cadê o Instituto Marcelo Déda? Cadê Eliane Aquino? Cadê Jackson Barreto? Cadê o prefeito Edvaldo Nogueira? Esquecem da ação, mas não esquecem do nome dele eleitoralmente.

O Pau Brasil está lá, bonito e frondoso esperando que os concretos erguidos virem um monumento de verdade. Aliás, a estátua de Déda já está pronta.

A obra cercada por tapumes esconde a vergonha dos que soltam palavras como cinzas ao vento.

Manoel Sukita monitora decisão para 2018 pelas pesquisas eleitorais  E o ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita, que em 2014, foi o mais votado para deputado estadual, mas não levou por conta da candidatura impugnada, vem monitorando através de pesquisas qual o cargo que disputará em 2018. Em vários cenários ele tem um alto percentual  em toda região do Vale do Japaratuba. A depender do cenário ele pode ser candidato a deputado federal.

Que saudade de Bocão Com certeza o governador Jackson Barreto deve sentir saudades de Rosalvo Alexandre, o Bocão, que era seu conselheiro, principalmente nas horas difíceis. Ultimamente Jackson parece que faz tudo da mente dele, sem medir as consequências. Sem falar na dupla de condinome “B & A” nos corredores do Palácio que vem desmoronando o governo por conta das ações meramente eleitorais para eleição de dois pupilos.

PMA não fará desfile cívico, mas continua nomeando comissionados Essa semana a prefeitura de Aracaju justificou a não realização do desfile cívico do Siqueira Campos alegando falta de recursos. Mas não é o que diz o diário oficial do município, em junho o blog recebeu de sindicalistas uma relação de 1500 cargos comissionados nomeados até aquele momento, ontem o blog  recebeu uma nova lista atualizada até 22 de agosto mostrando que o número de nomeados aumentou para cerca 1.750. São 250 a mais em menos de 2 meses, segundo a lista enviada pelos sindicalistas: /wp-infonet/img/colunistas/204086/CCs%20de%20janeiro%20a%20agosto.pdf

Tradição cívica, cultural e confraternização  O desfile cívico do município realizado no Bairro Siqueira Campos é mais que uma tradição cultural e cívica, é também uma confraternização entre estudantes e seus familiares, além de movimentar o pequeno comércio em várias áreas. Para os serviços básicos a prefeitura não tem dinheiro, mas para nomear aliados políticos tem?

Um tapa na cara da cidadania "Esse cancelamento chega dói na alma, é dar um tapa na cara da cidadania, é dizer aos nossos estudantes da rede pública municipal que acabou a civilidade e o respeito à Pátria. Se a justificativa fosse segura com dados e provas, agora é muito simples dizer que não tem dinheiro para um desfile e na contramão disso a prefeitura gasta nosso dinheiro com propagandas sobre sua gestão. Isso é uma vergonha”. Um desabafo perfeito do vereador Lucas Aribé, sombre o cancelamento do desfile cívico pela PMA. 

Deso: dois meses para realizar ligação de água em Lagarto A companhia de Saneamento de Sergipe, DESO, demora dois meses para fazer uma nova ligação de água no povoado Colônia Treze em Lagarto. O usuário solicitou o serviço em 27 de junho com prazo para instalação dia 08 de agosto. Até ontem, 27, a ligação não tinha sido realizada. E o pior: ninguém na Deso informa a razão da demora. Enquanto isso quem precisa não pode ser acesso a água.                                                                                                                                                                                                     

A SMTT só multa os pobres mortais. Tire as placas de proibido estacionar, já que têm medo da SSP/SE.

Volta Georlize! Só assim a SMTT deixa de ter medo da SSP e cumpre a lei para todos, sem distinção A SMTT Aracaju infelizmente continua negligenciando para com os veículos estacionados em frente a SSP na praça Tobias Barreto, onde existem placas de é proibido estacionar e o órgão nada faz. Para multar os pobres mortais, a SMTT Aracaju é rápida e eficiente, mas para cumprir a legislação de trânsito em frente a SSP, se acovarda. Estas fotos foram retiradas na tarde desta quarta, dia 23, por volta das 16:40 horas. Importante salientar o trabalho da Dra. Georlize, que quando estava à frente da Secretaria de Defesa Social de Aracaju, moralizou e cumpriu a lei, mas agora, na atual gestão, a lei só é aplicada para quem a SMTT Aracaju quiser.

Se o MPE de SE investigar passagens com o MPF, vai sobrar para muita gente Anote: se o MPE de Sergipe resolver investigar as passagens aéreas emitidas pelas agências que trabalham, por exemplo, para Assembleia e várias prefeituras, descobrirá que cobram em nome de um político ou autoridade, mas tiram em nomes indicados por eles. É fácil porque não tem como provar, porque não apresentam a reserva em nome do deputado ou autoridade, mandam só a fatura.

Farra passagens Do Congresso em Foco:Oito anos depois da revelação da farra das passagens pelo Congresso em Foco, o Ministério Público se prepara para ir à Justiça cobrar cerca de R$ 50 milhões de mais de 500 políticos. A relação dos demandados inclui o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB), o ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), e mais cinco colegas deles no governo Michel Temer. Engloba os presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e os ministros do TCU Vital do Rêgo, José Múcio e Ana Arraes e os governadores de Brasília, Rodrigo Rollemberg (PSB), do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB). Todos eram deputados em 2009, quando as investigações avançaram.

Esclarecimentos O secretário de Comunicação do governado de Sergipe, João Sales Neto, disse que o governador Jackson Barreto (PMDB) “sempre foi muito econômico” no uso das passagens e que “eventualmente” doava bilhetes aéreos para pessoas que precisavam fazer tratamentos de saúde, atletas irem a campeonatos e ativistas de movimentos sociais participarem de conferências. A assessoria informa que ele vai apresentar sua defesa no Judiciário. “Se a Justiça entender que sim, ele vai devolver”, afirmou Sales ao Congresso em Foco.

Débitos SEED Nos últimos dias o blog vem recebendo diversas reclamações de falta de pagamento por parte da Secretaria de Estado da Educação por vários meses. São pequenos e médios empresários em várias áreas, como fornecedores e até mesmo veículos de comunicação.

Aumento de impostos O deputado federal Laércio Oliveira concedendo entrevista coletiva a imprensa nacional sobre a  mobilização contra o aumento de impostos. Diversos segmentos do setor de serviços participaram de uma reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para expor porque o aumento do PIS/Cofins proposto pela Receita vai ser prejudicial ao Brasil porque vai gerar aumento de preços e demissão de 2 milhões de brasileiros.

Privatização Deso Nesta quarta, 23, o Governo anunciou uma lista de empresas públicas de Estados e municípios que serão privatizadas com apoio do BNDES. Do ex-deputado José Carlos Machado: "O que chama a atenção é o fato de a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) ser uma das que compõem a lista, mesmo o Governo do Estado não tendo anunciado uma decisão definitiva a respeito da privatização, já que muitos setores e agentes políticos se posicionaram contra a medida. No entanto, na esfera federal, a venda da Deso já é colocada como certeza. Com a palavra, o governador Jackson Barreto…"

Professores já receberam salários E os professores de Itabaiana, desde a última terça-feira, 22, receberam os salários do mês de agosto. O prefeito Valmir de Francisquinho entende que todo administrador preocupado com o futuro do seu município deve priorizar a educação e o pilar principal é o professor.

Saúde na Câmara E hoje, 24, a partir das 11h, na Câmara de Aracaju será realizada uma audiência pública com a secretária municipal de saúde, Waneska Barboza, que apresentará o relatório de gestão do 1º quadrimestre de 2017.

Manutenção da 14ª zona eleitoral em Maruim O prefeito Jeferson Santana reuniu-se na terça-feira, 22, em Brasília , com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Gilmar Mendes, para solicitar a manutenção da sede da 14ª zona eleitoral no município de Maruim.

Abrangência Esta zona compreende os municípios de Maruim, Santo Amaro das Brotas, General Maynard, Rosário do Catete com 129 seções e 30.996 eleitores.De acordo com as resoluções do TSE nº 23.422/2014 e nº 23.520/2017, com o rezoneamento, 70 zonas eleitorais serão extintas em 16 capitais e cerca de 200 zonas no interior serão transformadas em centrais de atendimento aos eleitores e apoio logístico às eleições. Dados estatísticos levantados pelo TSE apontam que a média geral de eleitores por zona é cerca de 80 mil.

Economia local O prefeito Jeferson Santana destacou a importância da sede da 14ª zona eleitoral no município de Maruim. “Com a sede da zona eleitoral, o município atrai visitantes, que contribuem para o ciclo natural da economia local. Além disso, proporciona mais conforto para os eleitores, que poderão buscar atendimento próximo a sua residência”, destacou.

Integração Outro ponto abordado pelo prefeito está associado à proximidade do município sede com os demais municípios, que integram a zona eleitoral, e a estrutura local. “Além da proximidade com os demais municípios e a rápida integração através da BR-101, o cartório eleitoral de Maruim é um prédio recém construído e conta com auxílio dos municípios através da cessão de servidores”, concluiu o prefeito.

Indicadores positivos colocaram o Banese num seleto grupo

Banese já é referência no mercado financeiro O Banese encontra-se hoje num seleto grupo de apenas 12 bancos que tem ações cadastradas em um índice diferenciado de ações da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão, resultado da fusão da BM&FBOVESPA e CETIP).

ITAG O índice cadastrado foi o ITAG, índice de governança corporativa que lista ações com “Tag Along” diferenciado.Nesse índice são computados papéis de companhias de capital aberto registradas na bolsa, que oferecem melhores condições aos acionistas minoritários, no caso de alienação do controle.

Perspectiva de crédito A Fitch Ratings, uma das três maiores agências de classificação de risco de crédito, revisou a perspectiva de crédito do Banco do Estado de Sergipe para  Estável.Segundo a agência, a revisa~o da Perspectiva para Esta´vel reflete a melhora dos indicadores de rentabilidade do banco em 2016 e no ini´cio de 2017.

Liquidez e captação A análise da Fitch também pontuou estáveis índices de liquidez e a base de captação de varejo, além de destacar que os objetivos estratégicos de longo prazo do banco são consistentes.

Reconhecimento Para o presidente Fernando Mota, a revisão da perspectiva é um importante reconhecimento, que mostra o resultado de um trabalho planejado e estruturado que está permitindo ao Banese atuar no mercado com competitividade, responsabilidade social, transparência e solidez.

Banco fortalecido “Os números oficiais, recentemente divulgados pelo Banese na imprensa, mostram a importância que o Banese tem para a economia de Sergipe e que o banco se fortaleceu e está cada vez mais num caminho de consolidação de sua atuação no Estado”, disse o presidente.                                                                                                                                                                                                                           

Nota do TCE/SE

Nota TCE/SE Por meio de Nota lançada ontem, 23, o conselheiro Clóvis Barbosa de Melo, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), manifesta preocupação com os termos do Projeto de Lei Complementar Nº 10/2017, de iniciativa do Executivo estadual, que trata do sistema previdenciário do Estado de Sergipe. A nota ao lado.

Memorial do Poder Judiciário tem evento hoje, 24 O Tribunal de Justiça de Sergipe, finalizando as comemorações do Dia dos Pais, fará um evento, hoje,24, às 19h, no Memorial do Poder Judiciário, com apresentação do Coral Vivace e, também, o relançamento de livros de seis autores, todos magistrados ou servidores do TJSE. Dentre eles estará o livro "Intramuros do Poder", de Artur Deda.

McDia Feliz no Shopping Prêmio  A próxima edição do McDia Feliz já tem data marcada. No próximo sábado, dia 26, uma verdadeira corrente do bem será formada em prol do combate ao câncer em Sergipe.  Toda a renda de vendas do Big Mac, isoladamente ou na McOferta 01 (exceto impostos), será doada para a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos), que mais uma vez foi a escolhida no estado para ser beneficiada pela maior campanha do país em prol de adolescentes e crianças com câncer.

Suporte avançado  No último sábado (19) e domingo (20), no Hotel Comfort, foi realizado o Curso Suporte Avançado de Vida em Anestesia (SAVA), um projeto educacional da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). Destinado aos médicos anestesistas que buscam aperfeiçoamento em habilidades que podem salvar vidas, o Sava tem por objetivo a qualificação em prevenção, diagnóstico e tratamento de situações críticas em anestesia. Com duração de 18 horas, o curso aconteceu nos dois dias das 8h às 18h.

Aspectos humanos  Segundo o coordenador do SAVA, Dr. Waston Vieira, o Sava proporciona um treinamento teórico-prático para anestesiologistas formados ou em formação. “Através do desenvolvimento de habilidades técnicas e abordagem dos aspectos humanos no gerenciamento de crises que ameaçam a vida durante o período perioperatório, é possível reduzir a morbidade e a mortalidade relacionadas à prática da especialidade”, esclareceu o coordenador.      

Sergipano de Kick Boxing será no Parque dos Cajueiros A Federação Sergipana de Kick Boxing (FSKB), em parceria com a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude (SEEL), promove no dia 2 de setembro uma etapa do Campeonato Sergipano de Kick Boxing. A competição acontece no Parque dos Cajueiros, a partir das 15h00. A informação é de Williames Silva, o Chacal, presidente da Federação Sergipana de Kickboxing, que, mais uma vez, agradece a parceria e o apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SEEL) e do secretário Antônio Hora Filho. 

Seletiva Diferenciando-se das outras etapas, nessa ocorrerá a prova de tatame, nas categorias adulto e Sub-17. O evento serve de seletiva para a Copa Brasil de Kickboxing, que ocorrerá entre os dias sete e dez de setembro, em Londrina (PR), que por sua vez, será classificatório para o Campeonato Sul-americano, em novembro, em Foz do Iguaçu (PR).

15 equipes –Essa é uma oportunidade única para os atletas sergipanos, uma vez que o campeonato vai contar com participação de mais de 15 equipes, entre capital e interior e mais de sessenta atletas. Municípios como Estância, Itabaianinha, Simão Dias e Boquim, merecem destaque por estarem desenvolvendo a modalidade na região, relata Chacal.

Apoio SEEL Chacal admite que o apoio da SEEL está sendo de suma relevância, para a continuidade do projeto, visto que o mesmo teve interrupções em suas atividades durante um certo tempo, por falta de ajuda e recursos, tendo agora ações contínuas, devido ao empenho e esforço dos envolvidos e do secretário Antônio Hora Filho.                                                                                                                                                  

Lixo acumulado em frente a um dos edifícios ao lado do farol da Unit.

PELO ZAP 99890 2018                                                                                                                                                                                                        

Lixo em frente a um edifício ao lado do Farol da Unit Desabafo do leitor: 7 dias sem coleta de lixo….o que esperar mais da administração pública?  Parabéns ao grande mentiroso… Do blog: o lixo de Aracaju fede, não só nas ruas, mas também entre quatro paredes…Até quando?

Sede pró Bolsonaro  Neste sábado,26, a partir das 16h, a Direita Sergipana e o Movimento “Sergipe Com Jair Bolsonaro” estará inaugurando sua sede na Av. Edésio Vieira de Melo, esquina com Rua Gararu,  em Aracaju. O local servirá de referência e ponto de encontro para futuros  eventos no estado. O evento contará com a presença da Professora Dayane Pimentel e Julian Lemos.

Nepotismo em Arauá  O Prefeito de Arauá/SE, José Ranulfo dos Santos foi notificado pela justiça e deverá exonerar a esposa e filhos nomeados 

A decisão judicial publicada. 

para  cargos públicos no município, devendo pagar multa de R$ 100 mil. Ao lado o print da decisão publicada.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Machu_Veio   Viva como se fosse o último dia de sua vida. Um dia vai ser isso mesmo, aí vc acerta.

www.twitter.com/jungmosung   Há os q pensam q ser cristão é ser d direita e defender desigualdade social. P mim, seguir Jesus é lutar p q todos tenham vida em abundância.

www.twitter.com/braynerr   Tudo muito triste em um País que precisa de moral e dignidade. O pior não dos morros, vem dos podres poderes.

www.twitter.com/anterogreco   Estava aqui pensando o óbvio: quanta energia a gente desperdiça com reações de raiva, rancor que poderia ser canalizada para coisas bacanas?                                                                                                                                       

FORA DO AR! Patrões travam campanha salarial com radialistas de Sergipe

www.twitter.com/arimateiazevedo   Vejo os presos da Lava Jato e vem a lembrança de um passado não tão distante: de q cabelo branco era sinônimo de vergonha. Hoje, não mais.

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“Busque a honra primeiro com humildade. O prazer virá mais tarde. " Thomas Chatterton, poeta ingles, morreu em 24 de Agosto de 1780 (n. 1752).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais