Déda quer Ibama descentralizado

Déda quer Ibama descentralizado

O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), apóia a proposta de se descentralizar o Ibama colocando um escritório no Nordeste para agilizar a aprovação de licenças ambientais. O petista acha a idéia fundamental e indispensável. Segundo ele, o grande problema da centralização do Ibama é a demora na concessão de licenças, o que provoca prejuízos imensos à Petrobras e à própria sociedade que deixa de usufruir dos empregos criados e dos investimentos público possibilitados pelos royalties e impostos. “A centralização dos processos no Rio de Janeiro prejudica o Norte e o Nordeste. Por isso é que o governo de Sergipe apóia a descentralização, com a criação de um escritório aqui no Nordeste. A medida melhora o controle e a proteção do meio ambiente e reduz a burocracia e o tempo perdido com a atual sistemática”, ensina Déda.

 

Estranhas alianças

 

E o jornalista Marcelo de Moraes escreve no jornal O Estado de São Paulo que “as alianças firmadas entre os partidos para as eleições municipais mostram que a afinidade política e a convergência de programas ficaram em segundo plano. Na prática, sobram exemplos de adversários no plano nacional que se coligaram em várias capitais, priorizando interesses regionais. A elasticidade dessas alianças não exclui nenhum partido. Em Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B), tenta a reeleição com o apoio de PSDB e PT, rivais no cenário nacional”. É vero!

 

Rádios desfalcadas

 

As eleições de outubro próximo desfalcaram vários veículos de comunicação em Sergipe. Jornalistas e radialistas trocaram os microfones das emissoras pelos dos palanques eleitorais. Entre eles estão Fábio Henrique, Adelson Barreto, Ivaldo José, Paulo Lacerda, Jailton Santana e Pereirinha. Os dois primeiros são candidatos a prefeito de Socorro, enquanto os demais disputam cadeiras de vereador nas Câmaras de Aracaju e Carira.

 

Aposta na impunidade

 

A “lei seca” não está sendo cumprida à risca pela grande maioria dos motoristas sergipanos. Ontem, dia de praia em Aracaju, muita gente bebeu e dirigiu normalmente de volta para casa. A turma está apostando na deficiência da Polícia de Trânsito para fiscalizar quem assume o volante do carro depois de ingerir algumas “lourinhas suadas”. É bom ter cuidado porque um dia a casa cai.

 

Começou a propaganda

 

Desde ontem (06), está permitida a propaganda eleitoral para as eleições municipais de outubro. Portanto, os candidatos, partidos políticos e coligações já podem realizar comícios e utilizar aparelhagem de som fixa para divulgar suas mensagens. Já a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão só vai começar a partir do dia 19 de agosto. O início da propaganda ocorreu um dia após a data-limite para que os partidos políticos e coligações apresentassem à Justiça Eleitoral pedido de registro de seus candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. A coluna deseja boa sorte a todos os candidatos.

Fora da Internet


Em respeito à legislação eleitoral, a Prefeitura de Aracaju (PMA) tirou ontem (06) do ar a Agência Aracaju de Notícias. O serviço só voltará funcionar na Internet depois das eleições. Nesse período deixarão de ser publicadas no sítio www.aracaju.se.gov.br notícias da administração municipal. No entanto, continuarão sendo oferecidos à população, na referida página da internet, os serviços do Portal do Contribuinte, Portal do Servidor, Licitações e Fala Cidadão.

 

Cachaça da boa

 

Sergipe vai exportar cachaça para a Alemanha. Os entendimentos neste sentido estão bem adiantados. A informação é de Martinho Miranda Barreto, proprietário da fazenda Priapú da Feira, em Santa Luzia do Itanhy, onde se produz a boa “Reserva do Barão”, cachaça artesanal com 41% de graduação alcoólica. Eles só querem a branca para produzir caipirinha, explica o empresário sergipano. Diferente da amarela, que é envelhecida em barris de carvalho por quatro anos, a cachaça que interessou aos alemães descansa por apenas seis meses em dornas de aço inox. Essa notícia merece um brinde!

 

Dinheiro à vista

 

A consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda estará liberada amanhã (08). Para saber se está neste lote, o contribuinte deve acessar o site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) e informar o número do CPF. É possível fazer a consulta pelo telefone (número 146). O dinheiro estará disponível para saque no dia 15, com correção de 2,84%. O pagamento aos demais contribuintes foram priorizados de acordo com a data da entrega da declaração.

 

Feriado nos shopping´s

 

Durante o feriado de amanhã (08), que marca o aniversário da emancipação política de Sergipe, os Shopping´s Riomar e Jardins, em Aracaju, estará com as suas praça de alimentação funcionando. As lojas dos dois estabelecimentos funcionarão normalmente até as 22 horas de hoje (07), fecharão no feriado e reabrirão na próxima quarta-feira (09). Os supermercados também vão funcionar até às 22 horas desta segunda-feira, fecharão amanhã e reabrirão às 7 horas da quarta-feira.

 

Patrimônio mundial

A coluna Direto da Fonte, assinada pela jornalista Sonia Racy no jornal O Estado de São Paulo, informa que a Praça São Francisco, na cidade sergipana de São Cristóvão, terá a sua candidatura a Patrimônio Mundial votada hoje (07), em Quebec. A votação vai acontecer durante a 32ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco. A luta para a praça disputar tão importante classificação envolveu políticos das esferas municipal, estadual e federal. Vamos torcer para que o reconhecimento seja aprovado.

 

Até mais!

 

A Infonet publica esta coluna todas as segundas e sextas-feiras.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais