Déda, reajuste e movimentos

Esta semana o governador Marcelo Déda anuncia o reajuste para os servidores públicos estaduais. Pelas notas e declarações do próprio secretário da Fazenda através da imprensa, por conta da crise e a queda na receita, o reajuste não deve ultrapassar os 6%. O governo estuda conceder reajustes diferenciados para algumas categorias, mas até o momento nada de oficial, apenas especulações. 

Se por um lado, por conta da crise financeira, o reajuste salarial será concedido dentro da realidade fiscal, principalmente por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, por outro, o governador Marcelo Déda vem enfrentando sérios problemas nas discussões com alguns movimentos dos servidores, principalmente o magistério e a polícia militar. 

Quanto ao magistério, existe uma divergência sobre a aplicação total da Lei do Piso da categoria, enquanto o governo entende que a lei deixa claro que o piso deve ser colocado em prática efetivamente em 2010, o Sintese entende que o piso tem que ser implementado este ano. Sem querer entrar no mérito da questão, o certo é que o Judiciário seguiu o entendimento do Governo do Estado e considerou a greve ilegal. Mas o magistério ainda aguarda uma decisão governamental. 

O outro problema diz respeito a Polícia Militar. No ano passado, foi fechado um acordo com a PM, antes do acordo fechado com a Polícia Civil. A PM fechou um acordo, recebendo alguns benefícios e o último reajuste de 10% no início deste ano. A Polícia Civil demorou e saiu ganhando, porque fechou um plano de carreira, ganhando nível superior e uma projeção até o próximo ano, de recuperação das perdas salariais ocorridas durante anos e anos. Depois disso a PM ficou com uma pulga atrás da orelha e este ano resolveu cobrar os mesmos benefícios. 

O governo alega que a PM tem uma corporação bem maior do que a Polícia Civil, além de ter recuperado gradativamente os salários dos policiais militares. O impasse está criado há vários meses e mesmo com várias rodadas de negociações, nada de concreto foi definido. A PM não pode fazer greve, mas está claro que a maioria dos policiais militares do Estado faz há alguns meses, a chamada “greve branca”. Dizer o contrário é mentir. Existe uma greve branca na PM de Sergipe. 

Nesta situação com a PM, o governo errou ao deixar o movimento crescer e não ter chamado para o diálogo imediatamente. A maioria das lideranças da PM – que não tem interesses eleitorais – sabe que a situação financeira dos cofres públicos não ajuda em um acordo com reajustes grandes no momento. Mas também o governo pode avançar em outras reivindicações, como o nível superior, a carga horária e, um reajuste escalonado a longo prazo. Quando o governador engrossa a voz com palavras duras direcionadas para algumas lideranças da PM é por conta da partidarização do movimento. 

Por outro lado está claro também que não era esperado este trato do governador com os movimentos sindicais. Em razão da sua história de luta, o governador deveria ter montado uma equipe com pessoas oriundas do próprio movimento e com tato político, para discutir e chegar a um denominador comum, por exemplo o líder do governo na AL, Gualberto. Talvez esta falta de tato do governo seja por conta de alguns neo-aliados (leia-se secretários e assessores) que não possuem em sua história contato algum com os movimentos sociais e sindicais. Essa falta de tato que está sendo passada para a maioria da sociedade sergipana pode custar caro ao governador: a sua reeleição.  

Coronéis na reserva

O que espera o governador Marcelo Déda para enviar a Assembléia um projeto de lei mandando para reserva diversos coronéis da PM? Proporcionalmente a população, Sergipe é o estado que tem mais coronéis. É preciso organizar a PM e para isso o governo pode iniciar construindo um plano de carreira, inclusive com o nível superior. Sergipe tem quase 30 coronéis, quando 10 seriam mais do que o suficiente.   

Giroflex da PM

O novo comando da SSP tem que avisar aos policiais, principalmente os militares, que precisam deixar de ligar o giroflex dos veículos toda vez que saem em ronda e em batidas pelas ruas da cidade. É amadorismo puro ou eles esperam que os bandidos vejam de longe o giroflex e fiquem esperando a polícia chegar? Chega de pirotecnia.  

Euler Ferreira na Aperipê TV

Estreou ontem, 25, como apresentador do telejornal Notícias Aperipê, o jornalista Euler Ferreira. Com enorme experiência, trabalhou 21 anos na TV Sergipe, atuando como repórter, comentarista político e apresentador do Bom Dia Sergipe – e sete anos na TV Cidade, como diretor e apresentador de programas jornalísticos – Euler leva para a Aperipê TV sua indiscutível credibilidade reconhecida por todos os sergipanos. O telejornal Notícias Aperipê, vai ao ar às 19h30. 

Um exemplo para a nova geração

Este jornalista teve a felicidade de iniciar no jornalismo trabalhando com Euler Ferreira na assessoria de comunicação da AL. Euler não conhecia este jornalista, então recém-formado, mas sempre aberto a ajudar os colegas abriu espaço. De lá este jornalista trabalhou com Euler, na TV Sergipe, no Tribunal de Justiça e em vários outros projetos. Euler não é exemplo apenas para a geração deste jornalista, mas para a nova, que precisa de referência de bons valores, sobretudo no caráter, na honestidade e no respeito a profissão. Mais do que um grande jornalista, Euler Ferreira é um exemplo de homem no dia a dia da labuta diária da vida. De parabéns a Aperipê pela contratação.  

Querem “queimar” Nilson Lima

O ex-secretário da Fazenda, Nilson Lima vem mantendo visitas semanais ao interior onde consolida sua candidatura a deputado federal pelo PT. Mas alguns “neo-amigos” insistem que ele mude de partido e seja candidato ao governo do Estado. Este filme já foi visto em 2006. Fontes deixou o PT e foi candidato ao governo. João Alves torcia que ele tivesse mais votos para forçar o segundo turno, mas deu errado. Agora querem mudar o boi de piranha… 

MPE deve atuar sobre o nepotismo em Graccho Cardoso

A edição de domingo de um jornal, destacou a ação do Ministério Público que recomendou ao prefeito de Telha- demitir todos os cargos comissionados do município que tenham parentesco com vereadores, secretários e o próprio prefeito. Caso havendo descumprimento, aquele prefeito poderá ser processado por ato de improbidade. Que medida louvável Parabéns Ministério Público por esta medida! Mas, por que os promotores não tomam esta medida em todos os municípios? Em Graccho Cardoso, por exemplo, a situação de nepotismo é vergonhosa. São auxiliares diretos da Prefeita Crizabete (DEM) grande parte de sua família: esposo (Chefe de Gabinete), filho (Secretário de Administração), genro e mais outros como irmão (chefe de transporte), sobrinhos, primos… é como se fosse uma empresa familiar. O ministério Público muito bem poderia se manifestar a respeito desta administração e, de outros municípios. Mas com Graccho Cardoso, seria um bom começo. Taí uma boa sugestão em nome da necessária decência na gestão público. 

SMTT e as motos

No último final de semana matéria publicada no Jornal da Cidade mostrou que os acidentes com moto já ultrapassaram o registrado em 2008. Quem dirige sabe que o número de motos aumentou assustadoramente por conta do preço baixo e as facilidades para financiamento. Se por um lado está ajudando algumas pessoas, por outro lado várias delas dirigem loucamente. Diariamente é fácil constatar motoqueiros cortando veículos, batendo no retrovisor, cortando canteiros em avenidas movimentadas, passando sinais vermelhos, na contra mão e tudo mais. Enquanto isso o exército “Samaronino”, composto pelos agentes da SMTT pouco produz. 

SMTT e as bicicletas

Este espaço há muito tempo cobra da SMTT uma campanha de conscientização para o ciclista, com a necessidade do mesmo andar na mão correta. Na mesma matéria do JC foi constatado o aumento de acidentes com bicicletas. Além do aumento do número de usuários por conta das ciclovias, muitos insistem em não usar as vias corretas, andam na contra mão e ainda acham que estão corretos. Enquanto isso no mercado central, o bicicletário não está sendo usado porque a ciclovia que leva até o mesmo, está sendo ocupada por estacionamento de veículos., mesmo com a placa de proibido estacionar no local. E a SMTT quando tem que multar não multa. É demais… 

Acidentes com pedestres

Além com acidentes com veículos os ciclistas são responsáveis por vários acidentes com pedestres, principalmente nas ruas do centro e vizinhança. O pedestre, quando vai atravessar a rua, olha corretamente para o lado onde vem os veículos, de repente, na contra mão vem um ciclista. Diariamente os pedestres sofrem com estes ciclistas e não têm a recorrer. A SMTT mais uma vez é omissa. O exército “Samaronino” só tem uma meta: multar, multar… 

SMTT privatizar as ruas para evento particular

O exército “Samaronino” de vez em quando recebe uma ordem inusitada. Fechar uma avenida para um evento privado. Os próprios agentes de trânsito acham um absurdo e criticam a atitude. No último sábado a Avenida Oviedo Teixeira, no Jardins  foi fechada às 12hs da manhã do sábado para uma festa realizada pelo vereador Nitinho e só aberta no domingo.  Foram várias reclamações de leitores enviadas para este espaço, inclusive com fotos dos agentes e veículos da SMTT. 

Muito baralho. E a lei do silêncio?

O blog recebeu vários e-mails de moradores do Jardins e adjacências que não conseguiram dormir com o barulho da festa particular. O evento se estendeu até às 6hs do domingo e em pleno final de semanas, crianças, doentes e toda a comunidade ao redor foram incomodadas com um barulho ensurdecedor. Num raio de 1mil metros, pelo menos, se ouvia o som. Como bem cobrou um leitor: “De onde partiu esta autorização? Quem autorizou deveria imediatamente ser punido com advertência ou mesmo demissão. Um absurdo! Ninguém é contra forrós, festas em elevadíssimos decibéis, mas que sejam realizados em locais apropriados, onde não haja perturbação à Lei do Silêncio”.  

Líder no estaleiro

Durante os próximos dez dias, o deputado estadual Francisco Gualberto (PT), líder da bancada de situação na Assembléia Legislativa, estará afastado de suas atividades parlamentares. Ele apresentou ontem à Mesa Diretora da casa, pedido de licença, acompanhado do devido atestado médico. Neste período, Francisco Gualberto, que completou 53 anos de idade no sábado passado, estará em pleno tratamento de saúde, mas atento às questões que envolvem o governo e a sociedade. “Tenho consciência de que temos muito a fazer, principalmente no que diz respeito ao funcionalismo público. Mas tudo o que for possível fazer neste momento, em relação ao reajuste salarial, será feito pelo governador Marcelo Déda”, disse o deputado. 

Mudanças no BB

Na tarde ontem, 25, o governador Marcelo Déda recebeu a visita do vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil (BB), Luís Carlos Guedes Pinto. Ele veio acompanhado do novo superintendente do BB em Sergipe, Eduardo Santana, que passa a responder pela instituição no Estado de Sergipe a partir desta segunda, substituindo Neirim Goulart Duarte, que assume a superintendência em Pernambuco. 

Relacionamento

Segundo Luís Pinto, o processo de mudança na superintendência é um procedimento regular e natural na instituição, não significando qualquer alteração de procedimentos e estratégia da instituição. “Continuaremos buscando estreitar cada vez mais um relacionamento produtivo em prol do desenvolvimento do país e do Estado de Sergipe, nos somando no importante papel que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado. Além disso, estamos dispostos a contribuir no que for possível, inclusive na intermediação das políticas específicas do Governo Federal”, destacou o vice-presidente de Agronegócios. 

Oposiçao fortalecida em Sao Cristovão

 O Vereador Michael Almeida(PT do B) rompe com o Prefeito Alex Rocha(PDT),e agora se diz de oposição,teve muita comemoração na ultima sessão, fogos foram soltados pelos vereadores da oposição que ficaram felizes com a mais nova adesão ao grupo opositor, que agora conta com 4 vereadores. Segundo o vereador Michael Almeida ele estava sendo desprestigiado pelo grupo do prefeito e disse que fará uma oposição dinâmica e coerente. 

Saia justa para comandante da PM

Ontem, 25, ao participar ao vivo no Bom Dia Sergipe, o comandante da PM, coronel Pedroso, caiu numa “saia justa”. Ao comentar sobre segurança teve que ouvir o reporter Cleverton Macedo relatar que a mãe dele tinha sido assaltada em pleno domingo pela manhã, no bairro Suissa, ao sair de casa para comprar um remédio numa farmácia. A insegurança é grande… 

Reajuste e metodologia

O presidente estadual da CUT, Antônio Carlos Góis, questiona mudança de metodologia por parte do governo, do estudo apresentado para o reajuste dos servidores públicos. Segundo ele, no ano passado os representantes do governo não admitiam discutir margem de reajuste em função da projeção de crescimento da receita ou da própria economia, apenas em função dos indicadores realizados, ditos como mais seguros. Agora em função de uma tendência de queda do ritmo de crescimento, os representantes do governo querem impor todo um debate com foco em projeções extremamente pessimistas, o que deixa transparecer mero casuísmo. 

3,5% é insignificante, segundo Góis

Segundo, Antônio Góis, o índice de 3,5% apresentado nos estudos do Secretário da Fazenda é insignificante, não traduz a realidade do Estado nem a necessidade do servidor.  “A inflação medida pelo  Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo –IPCA, que é usado como referência as famílias com rendimento de até 40 salários mínimos, no período de Maio/2008 a Abril/2009 é de 5,53%. Já segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, que mede a inflação para a camada de renda mais baixa da população, inclusive serve de parâmetro para o reajuste do salário mínimo no mesmo período foi de 5,83%”, destaca. 

“Cantar do Minotauro”, novo livro de poesia de Wagner Ribeiro

 O professor e poeta Wagner Ribeiro lança novo livro prosseguindo a série de poemas abordando a mitologia grega, da qual é um dos maiores conhecedores nacionalmente, participando da “Perfil Grécia em poetas do Brasil”, organizado pela escritora e poeta Stella Leonardos. Wagner ousadamente enfoca a figura intrigante do Minotauro, concedendo-lhe a palavra, no livro edição primorosa da Sercore, “Cantar do Minotauro”, capa do autor e Ivana Ribeiro e ilustrações de Bené Santana. 

Abordagem no presente

A apresentação, nas abas do livro, é do lexicógrafo-chefe da ABL, Sergio Pachá, um dos mais cultos e respeitados intelectuais do país. Lembre-se aqui que os poemas helênicos de Wagner Ribeiro, embora inspirados na temática da mitologia grega, são escritos numa abordagem com o olhar posto no presente momento da humanidade, como lembrou com propriedade o escritor Antônio Carlos Viana. O minotauro de Wagner surge, não como o monstro-bandido da lenda, mas  uma vítima dos opressores. Wagner já publicou: cinco livros de poesia, Ad versus, Cantares do Mar Egeu, A angústia de Zeus, Memorial do Aedo e esse Cantar do Minotauro. No conto, publicou A vida  cheia de véu. Com diversos premios e condecorações, Wagner se consagra como um importante e talentoso escritor e poeta sergipano. 

Arte na rua?

 Um artista plástico sergipano estará realizando intervenções no espaço público urbano de Aracaju, como material para reflexões sobre impedimentos nas cidades e verificação da reação causada. A primeira dessas intervenções ocorrerá na frente do Centro de Artesanato e Turismo (antiga Escola Normal), na Praça Teófilo Dantas, a partir das 7h do dia 22 do corrente mês; a segunda, no dia seguinte, no mesmo horário.   

Adesivos comemorativos

O blog agradece aos leitores que enviaram e-mails pedindo o adesivo em comemoração ao aniversário de três anos. Todos já começaram a receber seus adesivos nos endereços solicitados. Quem desejar o adesivo é só enviar e-mail com endereço que receberá em sua residência: claudionunes@infonet.com.br 

Vice de candidato inelegível pode participar  de nova eleição

A inelegibilidade de candidato que teve registro indeferido por rejeição de contas não atinge o outro componente daquela chapa, que pode, inclusive, participar de novo pleito, caso a primeira eleição tiver sido anulada. Seguindo este entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Marcelo Ribeiro garantiu a participação de Gutemberg Adrian de Oliveira na eleição suplementar da cidade paulista de Aguaí. Com base no entendimento do TSE, de que o reconhecimento da inelegibilidade de um dos candidatos no processo de registro de candidato não atinge o outro componente da chapa majoritária, em face de seu caráter pessoal, o ministro Marcelo Ribeiro determinou ao TRE-SP que aceite a apresentação do registro de Gutemberg para o pleito que será realizado no próximo 5 de julho. (TSE). 

Palestra para prefeitos sergipanos

O secretário da Infraestrutura, Valmor Barbosa, foi um dos palestrantes do Primeiro Encontro de Prefeitos e Prefeitas de Sergipe, que aconteceu nesse final de semana em Canindé do São Francisco. No evento promovido por três associações de municípios, Valmor apresentou os investimentos que o Governo do Estado realiza nas 75 cidades sergipanas nas áreas rodoviária, de urbanismo e saneamento. 

Homenagem a Carlos Maximiliano

Será realizado na próxima quarta-feira, 27, a partir das 18 horas, no auditório do Tribunal de Justiça, situado à Praça Fausto Cardoso, 112, Centro, o lançamento do livro “Uma homenagem à Carlos Maximiliano: 85 anos de lançamento do livro Hermenêutica e Aplicação do Direito”. O trabalho, que é uma realização do Grupo de Estudos Pedras do Direito, conta com a participação de 39 acadêmicos do curso de Direito, sob a coordenação do professor e advogado Alessandro Buarque Couto. 

Conhecimento na área juridica

O grupo de estudos, criado no segundo semestre de 2008, desenvolve debates e dinâmicas sobre os diversos ramos do Direito, cuja finalidade é aprofundar o conhecimento na área jurídica e contribuir com o desenvolvimento social, cultural e político da sociedade. Esse é o segundo livro lançado pelo grupo, que em novembro do ano passado publicou o “Estudo do Art. 5° da Constituição Federal: homenagem aos 20 anos”. Neste segundo livro são 14 artigos, em mais de cem páginas, cujo conteúdo está focado na atualidade dos ensinamentos da obra “Hermenêutica e Aplicação do Direito”, publicado em 1924 pelo doutrinador Carlos Maximiliano.  

Socorro realiza conscientização nas escolas

A prefeitura de Nossa Senhora do Socorro iniciou ontem, 25, a terceira e última etapa da campanha do lixo, com as apresentações teatrais em 20 escolas do município. A meta é atingir nove mil estudantes através de mensagens de boa educação em relação ao despejo do lixo. A ação prossegue até o dia 29 e será realizada nos turnos da manhã e tarde. 

BNB tem crédito para inundações

Para que os agricultores familiares possam reestruturar seus imóveis e minimizar os efeitos das inundações, o Banco do Nordeste abriu linha especial de crédito no valor de R$ 1.500. O financiamento, destinado aos clientes dos grupos A, B e A/C do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com recursos oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), possui prazo de dois anos, juros de 0,5% ao ano e bônus de 25% no caso de pagamento em dia.

Conter impactos

“A quadra invernosa deste ano tem se caracterizado pelo excesso de chuvas em diversos municípios, causando prejuízos às populações e afetando atividades produtivas. Essa é uma das medidas adotadas pelo Banco do Nordeste para conter os impactos ocasionados em sua área de atuação”, declarou o superintendente de Agricultura Familiar e Microfinança Rural do BNB, Luís Sérgio Farias Machado. Ele adiantou que existem negociações para a utilização de recursos do Orçamento Geral da União (OGU) para atendimento aos produtores enquadrados nos demais grupos do Pronaf e já foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) a implementação de medidas visando à prorrogação das dívidas rurais dos agricultores familiares.

Clientes do Proagro

Luís Sérgio reforçou ainda que os clientes com operações de custeio no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) devem procurar o mais rápido possível as unidades do Banco para informar a situação de suas produções e solicitar seguro em relação às suas dívidas. O Proago é um instrumento que exonera obrigações financeiras nas quais a liquidação seja dificultada pela ocorrência de fenômenos naturais, assim como indeniza os produtores.

Cadê os carros fumacê?

São várias reclamações por e-mails de leitores que moram nos bairros São José Salgado Filho, Jardins e Atalaia, cobrando o retorno dos carros que combatem o mosquito da dengue, os chamados “fumacê”. Acabou o veneno ou não tem carro para realizar tal serviço?  É a pergunta de vários deles.

A Nona ABRAZ do Nordeste é instalada em Sergipe

Aracaju instala a vigésima segunda Associação Brasileira de Alzheimer e doenças similares – Abraz/ Regional em Sergipe e no Nordeste é a nona Associação. “Hoje  empossamos a primeira diretoria que é fruto da luta de um grupo dedicado de profissionais e familiares que lidam com pessoas portadoras da Doença de Alzheimer (D.A.)”, inaugurou a ABRAZ em Sergipe a assistente social, vice-presidente da Abraz Nacional Sra. Selma Castro de Lima. A solenidade aconteceu no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora do Carmo, na quinta-feira, 21/05/09, às 19h. 

Dignidade para pessoas com doença de Alzeheimer

Segundo a nova presidente da Abraz em Sergipe a psicóloga Dra. Maria Suzana Souza, Sergipe declara publicamente que não está sozinha e que não há tempo a perder na luta pelo direito e a dignidade das pessoas com doença de Alzeheimer e seus familiares, com instalação da Regional em Sergipe, a qual representa um marco na história da família Abraziana e uma vitória do povo sergipano.   Após a inauguração uma das principais preocupações da diretoria da Abraz será promover o conselho fiscal e a instalação das comissões técnicas, que envolverá as comissões: científica, divulgação, fiscal e jurídica. “A finalidade da Associação é promover o bem estar das pessoas com Alzeheimer, melhorar a compreensão sobre a doença, para favorecer uma qualidade de vida mais digna para as pessoas, bem como representar os interesses desse segmento junto aos poderes constituídos no estado de Sergipe”, enfatizou o diretor de divulgação, o publicitário Evandro Souza Hardman Filho. 

Correios encerram seu PDV e devem contratar mais 5.000

Deu na FSP: Os Correios encerraram, na última sexta-feira, seu PDV (Programa de Demissão Voluntária) e devem anunciar, ainda neste ano, a contratação de outros 5.000 funcionários, “preferencialmente carteiros e atendentes”, segundo o presidente, Carlos Henrique Custódio. Ele diz que o programa teve adesão de 5.587 funcionários, boa parte aposentada. Se ninguém desistir até a homologação, a base de trabalhadores deve encolher de cerca de 115 mil para pouco mais de 109 mil. A redução deve gerar impacto positivo de R$ 200 milhões sobre a folha de pagamento. Segundo Custódio, deve ser preparado, em cerca de 60 dias, o edital para repor a força de trabalho. O foco das novas contratações são carteiros em início de carreira -que, portanto, terão média salarial mais baixa do que a de quem aderiu ao PDV. A empresa teve receita de R$ 11,5 bilhões em 2008, 12% a mais que em 2007, e, de janeiro a abril deste ano, de R$ 3,8 bilhões (8,4% a mais que no mesmo período de 2008). 

DO LEITOR

Aruana, meio ambiente e residenciais

Os leitores Jôfre Tarquinio e Gleizy Kelly enviaram diversas fotos mostrando como a Prefeitura não vem efetuando com eficácia, através da Emurb, na Zona de Expansão. As fotos mostram o desrespeito ao meio ambiente e aos moradores do Residencial Águas Belas na Aruana. As imagens mostram aterros em lagoas daquela área sem nenhuma providencia do poder público. A especulação imobiliária é prioridade em detrimento a qualidade de vida. Trecho do e-mails dos leitores: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. (Constituição da República Federativa do Brasil – artigo 225) Esse artigo acima citado nos dar uma dimensão exata do direito do cidadão comum, cumpridor de seus deveres e atento aos seus direitos. A foto ao lado não deixa nenhuma duvida.

Itabi sede do governo estadual

Do leitor Romualdo Alves de Menezes: “Na última sexta-feira(22) Itabi foi a sede oficial do governo do estado, contando com os serviços de várias secretarias do governo e órgão públicos, tanto na esfera federal, como estadual. O mais importante da visita do governador ao município, foi o anúncio de várias obras para a cidade, entre elas, a urbanização da Pedra da Paciência, ponto turístico da cidade, o qual será totalmente urbanizado, dando maior conforto aos habitantes e pessoas que visitam a cidade. Outro ponto a destacar é a construção de um ginásio de esportes, dando a população um espaço para a pratica de vários esportes. Também foi anunciada a pavimentação asfáltica de ruas da cidade, sendo que já houve o começo do revestimento asfaltica na entrada da cidade, para quem vem de Graccho Cardoso. O que mais chamou a atenção foi o pronunciamento do governo sobre a cobrança do melhoramento das rodovias que dão acesso ao município, inclusive com críticas a quem cobra em tão pouco tempo a recuperação da SE 170 Graccho Cardoso Itabi. Não sei quem são os outros, porém reconheço que constantemente recorro ao seu blog para cobrar a pavimentação da SE 170, pois se a comitiva do governo passou por uma rodovia em que há um trecho(2 km) sem asfalto em um único dia do ano, passo semanalmente nessa rodovia e sei o quão difícil é conseguir manter o carro na pista. Em seu pronunciamento o excelentíssimo senhor governador garantiu que a rodovia será recuperada a nível da rota do sertão, mesmo que isso só acontecerá após o ciclo das chuvas, que sinceramente espero durar até no mínimo setembro. O pronunciamento já deixa a população de várias cidades esperançosas, afinal a recuperação irá até a cidade de Propriá. Sei que a rodovia agora será de primeiro mundo”.

Adesivos sem assinatura

Ainda o e-mail de Romualdo: Outra coisa que chamou a atenção quando os habitantes acordaram na sexta-feira dia da visita do governador, foi o adesivo sem assinatura, com alusão a dengue. Não trouxe um, pois como não tinha assinatura, não dei credibilidade ao mesmo, no entanto, a cidade foi toda suja com os tais adesivos. Queremos é contribuição para melhorar a vida dos habitantes, não sujeira, seja ela partidária ou de objetos sem nexos e sem credibilidade”.

Taxistas no supermercado Extra

Como toda mãe trabalhadora  vou ao supermercado todos sábados e nesse último não foi diferente. Fui ao Extra supermercados, que inclusive sou cliente assídua, e tive momentos de horror. No estacionamento existe um ponto de táxi que depois do cash do Banese.Ao sair fiz um sinal com a mão solicitando um carro. Os taxistas estavam em um bate-papo tão alto que nem fizeram menção ao meu pedido. Como estava fazendo sol, busquei meus óculos escuros em minha bolsa e ao levantar os olhos vi um táxi se aproximando e “dei com a mão” fazendo-o parar. O motorista me cumprimentou cordialmente e ajudou-me a colocar os pacotes na mala do carro. Vale ressaltar que o táxi pertencia a uma empresa de rádio-táxi. Nesse ínterim, se aproximou um carro que grudou praticamente no fundo do veículo, que a priori, estava ali para me conduzir. Desceu o motorista já gritando e xingando o motorista que estava comigo. Falava alto, xingava palavrões e chamava pra porrada, literalmente. No momento da discussão os colegas do Extra gritavam, xingavam e incitavam o dito taxista bandeira a “quebrar o pau”! Então nesse momento, na calçada, comecei a me explicar que fui eu quem chamei, que eu estava esperando pelos profissionais do ponto e nada….etc,etc. Inclusive apelei que não necessitava haver crise, violência e podíamos chegar a um consenso! Momentos de filme de guerra, pois de nada adiantou toda a minha conversa e nesse momento os demais se levantaram e vinham se aproximando da cena. Daí, o motorista que estava comigo abaixou-se na porta do veículo e puxou uma baita faca, modelo tipo “Rambo”. Comecei a gritar e pedir ajuda. Acredito ter o auxílio Divino nesse momento e todos ficaram parados. Pedi então para o motorista entrar no carro e me levar. Não apareceu ninguém no estacionamento pelo supermercado, só os curiosos que saíam do supermercado. Se o ponto é longe, porque o estabelecimento não faz distribuição em dois pontos distintos? E a SMTT/?Não supervisiona esses pontos? Precisava inclusive passar por lá e ver se esses caras são taxistas ou defensores .Eles parecem vândalos travestidos de motoristas isso sim. No mais, gostaria de saber na sua coluna como que ficam os direitos do consumidor nesses casos? Eu sou obrigada a pegar táxi bandeira nos lugares que possuem pontos? O rapaz havia deixado alguém no local, acho eu, e eu chamei-o para me conduzir”. 

Participe ou indique este blog para um amigo:

claudionunes@infonet.com.br 

Frase do dia

“Tem sido a história ancila que transmuda/a vileza em virtude, e enodoa/o sublime, exaltando os potentados,/condenando os humildes;/ é versão que o vero sucumbe sempre ao fero”(Wagner Ribeiro, poeta e escritor sergipano, no poema “Cantar do Minotauro).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais