Déda volta e toma as rédeas do governo

E o governador Marcelo Déda depois de 10 dias de licença para tratar de assuntos particulares retorna hoje, 08, ao cargo. A transmissão será às 10h no Palácio de Despachos. E este jornalista, para variar, acordou hoje assustado com um sonho (ou pesadelo?) de algumas medidas que serão tomadas pelo governador. Algumas delas:

– Convocará de imediato uma reunião com o secretariado. Pedirá o que foi feito nestes sete meses do segundo mandato. Quem não apresentar nada, pode arrumar as gavetas.

– Chamará alguns poucos secretários e membros do segundo escalão que não “se bicam”, e anunciará a exoneração de quase todos. A ordem é: ou trabalham pensando no governo como um todo ou podem arrumar as malas.

– Determina que a Secretaria da Fazenda não passe mais de dois meses para pagar qualquer fatura. O que estiver atrasado tem que ser honrado até o final deste mês. E até lá, quem não cumprir a ordem, a cabeça literalmente rolará.

– vai querer um relatório de dois em dois dias de todas as obras que estão em andamento no Estado. A ordem é acabar com os gargalos existentes, inclusive na Procuradoria Geral e na área do meio ambiente.

– Vai passar a despachar a cada semana, sem avisar, numa secretaria ou órgão. Chegará cedo, de surpresa para ver como está funcionando a pasta. Sei não, será um Deus nos acuda, tem gente que não é acostumado a chegar na pasta antes de 11hs. Metas serão definidas e checadas a cada dois meses.

– Em cada secretaria vai chamar o secretário e cortar cargos comissionados que na verdade estão trabalhando não só contra o Estado, mas contra ele. Uma das medidas mais fáceis.

– Chamará o prefeito de Aracaju e montará uma agenda, para que cada mês toda estrutura do Estado e da Prefeitura sejam levadas para um bairro da capital no final de semana. Será um grande mutirão para atender a comunidade em diversas áreas.

– Vai passar não só a escutar meia dúzia de “amigos” e assessores, mas escutar a sabedoria popular.

– Na área política chamará lideranças dos principais municípios do Estado, os 15 maiores e definirá o que deseja. Deixará clara sua posição, priorizando as lideranças que estão com ele desde o primeiro momento.

Olhe caro leitor, talvez não tenha sido um sonho, nem um pesadelo, mas um desejo dos que querem ver Sergipe crescendo. Porém, no sonho (ou pesadelo) Déda estava sentado na cadeira de governador e dava ordens como nunca deu. Parecia outra pessoa, renovado não só pelo descanso de poucos dias, mas pela reflexão que fez que não pode passar para história como o governador que no segundo mandato fez apenas o “feijão com arroz” pensando apenas no Senado Federal.

Como verdadeiro estadista, abriu mão de seus desejos pessoais para defender com sabedoria os interesses de Sergipe e das próximas gerações.

Nota da Assembleia sobre Policiais militares
Da Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa: “Sobre a nota Angélica requisita mais quatro policiais militares para a AL divulgada  na manhã do último sábado ,dia 06, é importante colocar: A  Assembleia Legislativa de Sergipe cumpriu seu papel quando em 2007 devolveu 58 policiais que faziam a segurança do Poder para voltar a compor o efetivo da Policia Militar. No entanto, com apenas 12 militares e uma atualmente em licença maternidade, a escala de segurança da Casa Parlamentar ficou em  déficit, sendo  então solicitado pela Assessoria Militar um acréscimo mínimo no número de  policiais, que agora passará para 16.A gestão da deputada Angélica, no comando do Governo do Estado, foi um ato que demonstra confiança do governador Marcelo Déda na parlamentar que mantém uma trajetória política de lealdade e respeito aos seus aliados, parceiros e ao  povo de Sergipe”.

Questionamentos do blog
É preciso lembrar que a Assembleia hoje, depois da decisão de devolver boa parte dos policiais em 2007, contratou uma empresa de segurança privada.  Não seria mais fácil solicitar a empresa privada o aumento do efetivo, do que requisitar mais quatro policiais militares? Dezesseis policiais militares à disposição da AL não é muito? E por fim, porque o próprio governador (leia-se Marcelo Déda) não liberou quando solicitado através do ofício da presidência da AL? Que o leitor faça sua reflexão.

Mais uma extorsão
Não é a primeira vez que o “profissional” tenta extorquir uma autoridade. No início do ano foi um prefeito da região metropolitana que ameaçou abrir a boca e a extorsão acabou. Desta vez é uma autoridade do primeiro escalão que está sendo extorquida: ou faz um contrato polpudo com o programa ou nomeia a esposa do “cidadão” como diretora de um órgão. Tem gente garantindo que tem até gravação e vai levar primeiro para o dono da emissora tomar conhecimento e as providencias cabíveis.

Etelvino Freitas será enterrado hoje, 08
Faleceu ontem, 7, domingo, no Hospital São Lucas, o ex-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe – CREA-SE, o Eng. Civil Etelvino de Oliveira Freitas. O engenheiro que também foi conselheiro  do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CONFEA, estava internado já fazia algum tempo para se tratar de um câncer. O corpo está sendo  velado no cemitério Colina da Saudade, no bairro Santa Lucia, onde será sepultado por volta das 10h da manhã de hoje, 08. Em decorrência do falecimento, o CREA-SE não terá expediente hoje.

Turma Recursal do TJSE será instalado hoje, 08
O Tribunal de Justiça de Sergipe fará, nesta segunda-feira, o8, às 11 hs, a instalação da Turma Recursal do Estado de Sergipe. A solenidade ocorrerá na Sala de Sessão de Julgamentos da Turma Recursal, localizada no 3º andar do Palácio da Justiça.Estarão compondo a Turma Recursal do Estado de Sergipe, os seguintes Juízes de Direito:Diógenes Barreto – Presidente;Cléa Monteiro Alves Schilingmann – 1º Membro;Marcos de Oliveira Pinto – 2º Membro.

Bairro Luzia: problema é da Deso e não da Emurb
Sobre a nota publicada neste conceituado blog no último sábado, com o título “Indignação com descaso da Emurb e da Deso”, a Assessoria de Comunicação da Emurb presta os seguintes esclarecimentos: Tão logo a Emurb tomou conhecimento do problema existente no cruzamento das ruas Dr. Manoel Candido Pereira e Padre Caldas, no bairro Luzia, em frente ao Condomínio Solar dos Cajueiros, meses atrás, técnicos da empresa estiveram no local para fazer uma avaliação. Foi verificado que a rede obstruída é de esgoto, pois a Deso fez a implantação da tubulação no local, mas ainda não está em operação. Como alguns moradores já interligaram as tubulações de suas residências nessa rede que ainda não está operando, o problema acontece. É necessário que os moradores da rua busquem uma solução junto à Deso. Portanto, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Emurb, nunca se omite diante das demandas da população de Aracaju e, quando os serviços são de sua responsabilidade, busca, de imediato, a solução”.

Itabaiana: Olivier confirma em entrevista que PT está livre
Olivier Chagas, vereador do PT de Itabaiana, em entrevista na Rádio Itabaiana FM na última quinta-feira, voltou a confirmar que o seu Partido não firmou qualquer acordo que defina aliança para a eleição municipal de 2012 "ainda não definimos nada e acho muito cedo para tratar do assunto. Volto a dizer que o nosso objetivo no presente é se fortalece e estar preparado para o ano que vem”.

Crescimento do PT
Chagas disse ainda que esta posição do PT de Itabaiana é de conhecimento do Diretório Estadual, inclusive do presidente Silvio Santos, além dos Deputados Gualberto e Rogério Carvalho. Olivier também disse que o PT de Itabaiana precisa estar forte e não descartou a possibilidade de ter candidato a prefeito e ressalvou "mas sem perder de vista o equilíbrio, a humildade e a conjuntura política macro" . Para Chagas, o importante é que o partido precisa crescer para oferecer  ao Povo de Itabaiana o seu modo de fazer política.

Projeto objetiva Conscientizar Motoristas
Está em tramitação na Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 159 de autoria da deputada Maria Mendonça cujo foco é compartilhar responsabilidades entre o Governo do Estado e os condutores envolvidos em acidentes de trânsito que comprovadamente agirem com negligência, imprudência, imperícia ou que estejam sob efeito de drogas principalmente as bebidas alcoólicas.

Conscientização e melhoria para a saúde
A referida propositura objetiva não somente conscientizar os cidadãos acerca da sua conduta frente ao volante os auxiliando a perceberem que o desrespeito às leis de trânsito promovem acidentes que na maioria das vezes colocam em risco não apenas a vida do condutor, mas a de terceiros, bem como, ainda que indiretamente, contribuir para desafogar nossos hospitais, afinal, segundo dados do DETRAN, mensalmente em nosso Estado ocorrem aproximadamente 200 acidentes dentre os quais, quando não causam mortes instantâneas provocam sequelas graves fazendo com que os feridos acabem ocupando um leito hospitalar que deveria servir ao paciente acometido de doenças naturais.

Absurdos cometidos
Para a deputada todos os meios capazes de frear os absurdos cometidos no trânsito são salutares, por isso, entende que a obrigatoriedade do ressarcimento ao Estado pelo infrator, após a apuração do fato mediante processo administrativo, é extremamente importante, pois infelizmente a maioria dos cidadãos tende a seguir determinadas condutas apenas quando a desobediência destas pesa no bolso.

Torneio sergipano de ginástica rítmica
Na sexta e no sábado da semana passada aconteceu no ginásio de esporte do instituto Dom Fernando Gomes o torneio sergipano de ginástica rítmica. Participaram da competição diversos colégios da rede privada e apenas um da rede pública, o colégio estadual 24 de outubro do bairro cidade nova, zona norte da cidade.

Dedicação
A presença da única escola pública nesse torneio é fruto da dedicação da professora de educação física Angela Piedade, uma apaixonada pela ginástica rítmica. O trabalho dela tem surtido um efeito muito interessante,  prova disso é a migração de várias alunas, descobertas e preparadas por ela, para escolas famosas da rede privada que oferecem estrutura educacional e de treinamento e com isso acabam retirando essas atletas da escola pública.

Educação pública
Nesse torneio o colégio 24 de outubro ficou em sexto lugar na categoria juvenil, aparelho bola e em terceiro lugar na categoria adulto, aparelhos bola e massa, competindo em igualdade com colégios tradicionais como o Salesiano, Instituto Dom Fernando Gomes, CCPA, Jardins, Coesi e outros. Parabéns à professora Angela e suas alunas, esses resultado mostram que nem tudo está perdido na nossa educação pública, o que falta mesmo é o apoio das  autoridades.

Novidade
A novidade da competição foi a presença do Cris Vital Club, o único clube privado de ginástica no estado e que já começa muito bem, a atleta Arielen Renata foi campeã no aparelho bola, categoria juvenil e Alana Araújo quarto lugar em mãos livres na categoria pré-infantil.

Rogério: apoio aos profissionais da enfermagem, mas sem agressões
Convidado para participar, nesta segunda feira, oito, da abertura oficial do 14º Congresso dos Conselhos de Enfermagem que acontece em Curitiba(PR), o deputado federal Rogério Carvalho(PT/SE), relator da Medida Provisória 520 que trata da jornada dos profissionais da enfermagem, defende o diálogo com os Conselhos para que a lei atenda os anseios da categoria. "Eu tenho uma posição favorável ao que a categoria almeja, mas isso deve acontecer dentro de um diálogo mais longo, de uma análise. Mas estou disposto, como relator, a colocar aquilo que a categoria deseja, desde que haja um entendimento”, disse.

Convite
Rogério esclareceu que foi  convidado para este evento pela diretora do Coren/Se, Irene Alves junto com um representante do Conselho Federal de Enfermagem.  “Esta é uma ação que já faz parte desta construção de uma conversa. Devo tranqüilizar a todos que eu, como relator, só colocarei no projeto aquilo que os profissionais reivindicam através de um entendimento resultante de uma negociação", tranqüiliza Rogério.

Contrário as agressões
Apesar de o deputado sergipano estar disposto a apoiar, alguns setores o tem agredido, inclusive confundindo a opinião pública, como se Rogério fosse o autor da lei. "Tem que ficar claro que eu sou o relator e não o autor da MP, mas posso mudar o texto para atender os desejos da categoria da enfermagem que, repito, é fundamental para o atendimento da população. Eu aceitei relatar projeto, estou negociando com a população, estou ouvindo as reivindicações, mas não devo aceitar agressões desrespeitosas. Não há necessidade disso, espero que tais acontecimentos não sejam de ordem política, afinal, quem é que não quer que eu ajude a categoria? Quem tem interesse em que eu desista? Então, quero tranqüilizar os profissionais da enfermagem e mais uma vez me colocar a disposição para o diálogo equilibrado, como sempre venho fazendo ao longo de minha trajetória como gestor público e parlamentar", conclui o deputado federal Rogério Carvalho”.

Aperipê e Sescanção dão impulso à produção local
Num tempo em que a cadeia produtiva da cultura não recebia a devida atenção dos gestores locais, o Serviço Social do Comércio (Sesc) teve a grandeza de amparar nossos músicos e ofereceu a oportunidade necessária para que eles soltassem a voz no meio da rua. Desde então, a Mostra Sergipana de Música (Sescanção) se firmou como a maior vitrine da produção local, numa síntese que ignora gêneros e vertentes para celebrar a única coisa que interessa – o talento.

Compromissos
Agora, com o apoio da Fundação Aperipê, o Sescanção mantém o seu compromisso com a sociedade e a classe artística musical, na realização do Sescanção, dia 25 de outubro, no Teatro Tobias Barreto. Para tanto, conta com a participação de compositores, músicos e intérpretes de todas as regiões do Estado. Todos unidos em uma grande festa em celebração à música sergipana.

Talentos
A lista dos dezesseis artistas mais representativos da atual produção musical, na opinião da comissão de seleção da Mostra, já está à disposição dos curiosos na página do Sescanção na internet (http://www.sesc-se.com.br). Nela, nomes já reconhecidos pela cena unem-se a novos talentos, dando provas de que a música sergipana vai muito bem, obrigado.

Novos artistas
Na opinião de Fábio Oliveira, coordenador da mostra, a presença de nomes como o da cantora Carol Prudente e o rock da banda Uma Ruma, representada pelo vocalista Paulinho Só, são evidências muito palpáveis de que o Sescanção cumpre com aquilo a que se propõe. “Além de realizar um apanhado da diversidade que pontua nossa produção musical, temos a missão de revelar novos talentos”.

CD
Além da realização da Mostra, o Sesc se responsabiliza também pelo lançamento do CD Sescanção – 2011 com as 16 músicas que compuseram o projeto. A idéia é divulgar o trabalho junto aos meios de comunicação local, administrações regionais do Sesc e produtores culturais, visando promover a difusão dos artistas sergipanos e todo seu potencial criativo na área musical.

Brasileiro de Judô: melhor estrutura de eventos nacionais realizados
O Campeonato Brasileiro de Judô sub-15 encerrou neste domingo em Aracaju. O estado de São Paulo foi o grande campeão da competição, obtendo o primeiro lugar na disputa por equipes e vencendo com larga vantagem no quadro de medalhas. A competição reuniu mais de 350 atletas de todos os estados brasileiros, que disputaram no Ginásio Constâncio Vieira, as competições que definiram os melhores neste final de semana. Para o presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley, foi um excelente evento realizado pela entidade, que contou com o apoio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer de Sergipe.

Reconhecimento
“Posso afirmar que o apoio que recebemos da secretaria de esportes aqui em Sergipe, nos deixou muito felizes, por nos disponibilizarem a melhor estrutura de eventos nacionais que realizamos até agora. Quero agradecer ao secretário Maurício Pimentel, e ao Governo de Sergipe por todo apoio para esta competição”.A competição forma atletas para que possam, ao atingir 17 anos disputar competições internacionais e integrar a seleção brasileira da modalidade. O Brasil é um pais com tradição de grandes judocas e esta nova geração prova que o Judô brasileiro está em um bom momento, com aumento do número de praticantes do esporte e, consequentemente, formar mais atletas para disputar campeonatos nacionais e internacionais.

Público participa
O presidente da Federação Sergipana de Judô, Durval Américo, acredita que este campeonato, por ter sido muito prestigiado pelo público, poderá influenciar na ampliação da procura das pessoas pelas academias de Judô e mostrou satisfação pelo evento realizado.“Contamos com todo apoio do Governo de Sergipe, que nos deu uma excelente estrutura de competição e sem dúvida, isso fortalecerá o esporte em Sergipe. As academias devem ter uma maior procura, devido às pessoas que vieram assistir o campeonato e mostraram interesse em aprender o Judô”.

Motocross será o próximo evento
Maurício Pimentel, secretário de Estado do Esporte e do Lazer, comemorou mais um evento nacional em Sergipe e anunciou que em setembro, o estado sediará mais um evento. Dessa vez pelo Motocross.“Eu fico feliz e orgulhoso de Sergipe estar definitivamente inserido no cenário dos esportes nacionais, sempre realizando grandes eventos. Em apenas dois meses, fizemos os campeonatos brasileiros de Boxe, Ginástica, Judô, traremos agora o brasileiro de Motocross, em setembro, e estamos nos preparando para a seletiva olímpica do Tae Kwon Do, que será realizada em Aracaju. Os eventos nacionais que sediamos são o resultado da política voltada para o esporte do governador Marcelo Déda”.

Desmatamento nas margens do rio Poxim
Semana passada dava para observar árvores derrubadas nas margens do rio Poxim próximo a viação Progresso e podendo no futuro ocasionar o assoreamento do rio. Uma dica para os órgãos competentes fiscalizarem essa região que contém resquício da mata atlântica.

Novo site
Já está no ar o mais novo canal de comunicação do mandato do deputado estadual e vice líder da oposição Augusto Bezerra (DEM), (www.augustobezerra.com.br). A partir de agora os internautas poderão acompanhar toda a atuação política partidária do parlamentar.

Projeto Esperançarte I
Uma tarde de emoção, lágrimas, alegria e esperança. Assim pode ser descrito o retorno do Projeto Esperançarte neste fim de semana.  As 110 crianças e adolescentes em situação de risco assistidos em casas de acolhimento da capital estiveram no Centro de Criatividade para assistirem o vídeo da peça " Saltimbancos" apresentados por eles próprios no dia 17 de junho no Teatro Tobias Barreto, depois de uma rotina de seis meses de aulas de dança, teatro e música e muitos ensaios.

Projeto Esperançarte II
"Este projeto idealizado pelo Nucleo de Apoio a Infância e Adolescência ( Naia) do Ministério Público Estadual, com apoio de entidades parceiras e patrocínio da Petrobrás tem vários objetivos, resgatar a cidadania, dar lazer a estes meninos e meninas no final de semana e buscar o olhar sobre eles da sociedade de uma forma geral. A apresentação do espetáculo e o sucesso que foi comprovou que eles são jovens como qualquer outros e por isso não precisam ser olhados com qualquer tipo de preconceito, com certeza, foi um resultado positivo" , avalia a coordenadora do Naia, a promotora de Justiça Miriam Tereza Cardoso Machado.

Sarau Entre Amigos(Talk Show)
O Cantor romântico sergipano Auvanildo, esteve no "Sarau Entre Amigos" na qualidade de entrevistado e falou sobre sua carreira e quais seus projetos e seu mais novo CD "Romance em Branco e Preto". Confira:
http://www.youtube.com/watch?v=bMFyzVyCJa0&feature=related  
Antônio Leite & A Cia Cristal
Com um grande portfólio, a Cia Cristal tem conquistado cada vez mais a simpatia e confiança dos sergipanos.O mais novo franqueado da empresa é o ecologista e empresário Antônio Leite.Veja depoimento através do link: http://www.youtube.com/watch?v=4lY6tIf-Ef8

PELO TWITTER

Oxente! Aí tem…
www.twitter.com/ValadaresPSB Perguntam-me se serei candidato ao governo e eu sempre respondo: o futuro a Deus pertence!

Arrepare!
www.twitter.com/ValadaresPSB Nunca usei o erário em meu benefício nem estarei em qualquer projeto que se contraponha aos meus princípios.

“Osama” nas alturas
www.twitter.com/jsantana61 Como se não bastassem os estragos de 11/09, Osama ainda conseguiu transformar os aeroportos americanos em um pequeno inferno.

Piada de Português
www.twitter.com/JC_X Dói demais ver o Vasco perder..mas dói muito….como faz pra parar de sorrir? Minha barriga nao aguenta mais … tá doendo muito 🙂

DO LEITOR

Obra na via pública oferecendo grave risco à população
Do leitor Délio H. Cavalcante: “Sou morador do bairro Ponto Novo, Aracaju, e me espanta a situação ilustrada nas imagens anexas. Trata-se do cruzamento das Ruas Dr. Francisco Moreira e Abigail Ferreira A. Ramos, no limite entre os bairros Ponto Novo e Luzia. No local está em execução uma obra da DESO, junto ao canal da Rua Francisco Moreira e justamente no cruzamento com a Rua Abigail Ferreira A. Ramos. A obra exige que o cruzamento seja realizado em meia pista, e nesse ponto crítico a mureta que protege os condutores e pedestres de um acidente no canal foi derrubada a

pelo menos quinze dias. A sinalização posta no local antes ocupado pela mureta é precária e o risco de um acidente de graves proporções envolvendo veículos e transeuntes é iminente, já que ambos precisam dividir o mesmo espaço na travessia de um bairro para outro. Neste trecho há padarias, lanchonetes, vídeolocadoras, bares, casas, condomínios e outros tantos empreendimentos que concentram grande fluxo de trânsito e transeuntes. Esta que é a principal ligação entre os bairros Ponto Novo e Luzia juntamente com a Av. Nestor Sampaio. Solicito que sejam tomadas as devidas providências para sinalizar adequadamente o local e instalar defensas, proteções nos limites do canal. Ainda que sejam provisórias, mas que sejam visíveis e firmes, como traves de madeira, manilhas de bueiro, defensas metálicas, etc. Esta mensagem segue tanto para a DESO quanto para a EMURB a fim de que seja determinado hoje de quem é a responsabilidade para efetuar este serviço e não seja necessário definir isto amanhã, quem sabe, após uma tragédia com danos físicos e materiais, alguns irreversíveis.Segue também cópia da mensagem para dois jornalistas que, notoriamente, têm se posicionado com imparcialidade no trato das questões de cidadania da população não só desta capital, mas de todo o estado, cidadãos que como eu, através de nossos impostos, arcamos com a estrutura dos órgãos que os senhores ocupam neste momento”.

Insegurança no interior de Sergipe
Do leitor Pitagoras: “Notório a deficiência do policiamento no interior, visitei neste último final de semana amigos num povoado localizado na cidade de Siriri que mais fica mais próximo de Capela, a população está amedrontada com a ousadia dos marginais que estão tirando o sono, invadem as residências, arrombam veículos, sempre esses ocorridos na madrugada. Quando acionam a polícia da cidade de Siriri não têm policiais e nem viatura. Tem que haver uma reestruturação na polícia do interior, criar blitzs nas rodovias à noite e policiamento ostensivo que não existe de fato”.

Fechamento do Museu Arqueológico de Xingó/UFS
Ainda Pitagoras: “É lamentável a notícia publicada pelo Jornal da Cidade neste final de semana, o fechamento do Museu Arqueológico de Xingó/UFS na cidade de Canindé do São Francisco, a unidade está funcionando no limite e sem renovação dos patrocínios da Petrobrás e da Chesf para manutenção do espaço museal. A direção já procurou a Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco e o Governo do Estado, comprometerem reverter à situação. Sugiro a direção do museu realizar diálogos com outras empresas como a VALE, a VOTORANTIM e entre outras empresas serem parceiros da instituição. Outro fato é o trade turístico não levar os turistas para visitar o museu, segundo a reportagem em 2010 o Cânion de Xingó teve 200 mil turistas e apenas desse montante 21 mil turistas visitaram o museu, somente fazem o bate e volta de Aracaju e do Cânion. Um museu importante e mais completo do estado de Sergipe que serve de laboratório de prática aos estudantes da UFS dos cursos de Arqueologia, Museologia, História, Geografia, Sociologia e entre outros, não deve fechar as portas em novembro deste ano”.

Mercado Central – falta de manutenção
Do leitor Cardozo: como frequentador regular dos mercados de Aracaju, na manhã deste domingo, em conversa com um comerciante de coco ralado, ao perceber a corrosão na estrutura metálica do telhado, indaguei o mesmo sobre a existência ou não de manutenção naquela estrutura metálica (onde estão as bancas de vender farinha, verduras, frutas, grãos, etc, e pasmem! Segundo o mesmo, desde a inauguração até agora não houve qualquer manutenção preventiva ou pintura daquela estrutura e até mesmo as lâmpadas ali existentes são trocadas pelos próprios feirantes. Manutenção é bom e com ela se evita tragédias como já ocorreu naquele local nos anos 70 quando do desabamento do telhado no antigo mercado, lembram?”

ARTIGO

O desafio de Déda para 2012 – Ricardo Nascimento*

Nessa última década não se viu um cenário tal instável na política aracajuana. Desde a primeira eleição de Marcelo Deda, a chefia do executivo, que Aracaju experimenta uma calmaria e consolidada hegemonia do grupo liderado por este. E como há de ser, e é salutar, nada é pra sempre. Em 2010 o blocão de apoio ao prefeito da capital começou a apresentar sinais de desgaste. Antes mesmo do fim das últimas eleições já se falava em 2012, e foi assim durante todo este primeiro semestre.
Atualmente, na base aliada, quatro personalidades comandam o cenário político sergipano, Amorins, Valadares, Jackson Barreto e Déda. E o grande desafio para 2012 consiste na capacidade de coesão deste grupo, na caminhada rumo à disputa. São muitas estrelas em um time só. Porém, mesmo com interesses divergentes uma coisa é certa em tudo isso: a significativa presença de João Alves, caso o grupo da situação venha a romper dará espaço para o ex-governador João Alves Filho. Ninguém mais do que JAF sonha em ver Amorim, Valadares e Déda cada um em uma direção; sem falar da disputa interna no partido dos trabalhadores. Porém, para garantir a unidade do grupo Deda terá que atender alguns interesses e solucionar vários problemas.

Primeiro Problema – PT e os Amorins
Não é de hoje o desgaste entre o grupo petista e o liderado pelos irmãos Amorim. Diversos sinais foram dados na última eleição sobre este problema, por decisão dos seus lideres o grupo de Marcelo Déda e Amorim caminharam aos trancos e barrancos juntos, entretanto muitos subordinados não faziam questão de esconder sua insatisfação com o arranjo político, tanto de um lado como do outro. Porém, em nome do pragmatismo político e da governabilidade o grupo se conseguiu agüentar até as eleições de 2010. E como era de se esperar, com diferenças tão nítidas, Amorins e Déda não conseguem encontrar um nome de consenso para a sucessão do prefeito Edvaldo Nogueira, em decorrência das nítidas divergências de interesse para as eleições de 2014.  O certo é que a única coisa que os mantém unidos é João Alves. Se não fosse a presente ameaça de uma bem sucedida campanha para o ex-governador, em caso de rompimento desses dois grupos, talvez, Déda e Amorim já não estivessem mais no mesmo barco.

Segundo Problema – PT e Valadares
Todos sabem do sonho nutrido pelo atual senador Antonio Carlos Valadares em retornar à cadeira do palácio dos despachos, algo totalmente aceitável e natural no processo político. Fiel ao partido dos trabalhadores Valadares foi o principal responsável pela eleição do senador José Eduardo Dutra, ainda em 1994, e de lá pra cá a parceira vem se consolidando. Foi também o principal responsável da estruturação da campanha petista no interior do estado quando da primeira eleição de Déda ao governo. Porém após quase 16 anos de parceria bem sucedida, entre PT e PSB, a aliança começa a aparentar sinais de desgaste com o boato da pretensão de Valadares Filho em disputar a prefeitura da capital.

Terceiro Problema – O próprio PT
O terceiro e principal problema da base aliada está presente dentro do próprio PT. Por mais que afirmem o contrário o partido dos trabalhadores encontra-se em delicada situação interna. Silvio Santos dá comentários desajeitados para manifestar o seu interesse pelo cargo, Iran se acha o mais legitimado a concorrer ao cargo, lastreado pelo resultado das urnas da última eleição, quando foi o candidato federal mais votado da capital. E o Dep. Federal Rogério Carvalho, decidido em seu objetivo, já começa a organizar suas lideranças rumo a prefeitura de Aracaju, cacifado pela extraordinária votação que obteve na disputa por uma vaga no congresso federal. Entretanto, a disputa maior dentro do PT ficará por conta de Iran Barbosa e Rogério Carvalho, sem chances para Silvo Santos. O problema de tudo isso será as conseqüências que esta disputa trará.
Achando-se desprestigiado pelo governador Marcelo Déda a articulação de esquerda pouco se comprometerá na disputa se o nome indicado não for o de Iran Barbosa. Em contra partida o grupo liderado por Rogério Carvalho reagirá da mesma forma caso este não seja o escolhido.

Quarto Problema – O PT e o Pc do B
E para piorar a nada fácil situação do excelentíssimo governador Marcelo Deda, o seu fiel escudeiro de tantas batalhas resolveu tentar vôo solo. O prefeito Edvaldo Nogueira, mandou o recado e afirmou que sempre caminhou com as próprias pernas e tem independência e autonomia política. Será? O certo é que nem a sua candidata à assembléia ele conseguiu eleger, mesmo com toda a estrutura que a prefeitura lhe oferece. Fala-se até da sua pretensão em uma aliança com o PSB e que receberá em troca uma confortável estrutura que o levará ao congresso federal. O desfalque, neste caso, não se refere propriamente a Edvaldo nogueira, mas a estrutura que ele, como prefeito, terá. 
    
Conclusões
Resumo da ópera: é muito cacique pra pouco índio. Todos querem um lugar ao sol.  Rogério Carvalho e Iran Barbosa disputam espaços dentro do PT. Valadares e Amorim almejam o governo estadual, e isso implica na escolha do prefeito da capital. Edvaldo Nogueira como o titular quer indicar o seu sucessor. E tudo isso se resume em um grande imbróglio na base de sustentação do senhor Marcelo Déda. Tal situação vai requerer um esforço redobrado de articulação. E haja engenharia política para acomodar todos sentadinhos no mesmo barco!   O fato é que entre as eleições de 2012 e 2014 deverão ser acomodados muitos expoentes da política sergipana, entre prefeito, governo e senador, todos aliados. E agradar egos, vaidades, ambições e projetos políticos será o grande desafio de Marcelo Déda para 2012.

*Técnico judiciário do TJ/SE e Professor de História. www.twitter.com/ricnascimento84

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"O segredo da felicidade é liberdade e o segredo da liberdade, coragem”. Thucydides.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais