Defesa da dignidade da pessoa humana?

Lei da proibição de algemar ricos e poderosos vai ser aprovada pelo Senado Federal. O  STF (Supremo Tribunal Federal) aprova restringir o uso de algemas nessas pessoas e o presidente alega a “a defesa da dignidade da pessoa humana”.

 

Essas providências foram tomadas por que o banqueiro Daniel Dantas foi algemado e preso! Todo mundo sabe disso. E as milhares de pessoas presas nas cadeias e presídios verdadeiros depósitos de gente humilhada?

 

Nem Senado Federal nem Supremo se preocupam? Relembrar aqui o celebre jurista Sobral Pinto que nas décadas de 30 e 40 pedia tratamento pelo menos de animais para os presos comunistas! Reivindique-se isso para os presos pobres de hoje.

 

Uma lei exageradamente desnecessária e que somente visa defender os “grandolas”. Enquanto isso ninguém se preocupa com a dignidade do pobre. As cadeias e presídios em todo país são verdadeiros depósitos de gentes. E o pior: o preso pobre continuará não só a ser algemado, mas espancado e exposto a execração pública pelos programas sensacionalistas em todo Brasil.

 

Por fim, parte do texto de Eliane Catanhêde na FSP de hoje, 08: “E a decisão de ontem, de limitar as algemas para quando houver risco do preso, do policial ou de terceiros? Os experts passaram a discutir esse “abuso” no calor da prisão de um ex-prefeito que foi exposto, algemado, na TV. Enquanto os milhões de algemados e jogados em camburões eram anônimos, o assunto era frio. Agora esquentou. Mas o pior é que nada muda… para os anônimos, que vão continuar algemados e abusados”.

 

Blog do Contexto Online

O blog Contexto Online UFS – mantido pelos alunos da disciplina Laboratório em Jornalismo On-line I e II, do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe – publicou um entrevista com este jornalista sobre as eleições deste ano. Quem desejar conferir é só acessar:

http://blog-contexto-ufs.blogspot.com/

 

 

Continuará incomodando

É incrível como um espaço como este, que é lido apenas por meia dúzia de pessoas, faz alguns políticos saírem do sério. O espaço vai continuar incomodando, para desespero de muitos puxa-sacos…

 

Déda participa de eventos em São Paulo e Salvador

O governador de Sergipe, Marcelo Deda, participa na noite de ontem, 7, em São Paulo (SP), da entrega do prêmio “As Melhores da Dinheiro 2008”, promovido pela revista IstoÉ Dinheiro, da Editora Três. Foram premiadas 500 companhias que mais se destacaram no campo financeiro e social em 2007. Marcelo Déda foi uma das diversas autoridades presentes, assim como governadores de diversos estados e o vice-presidente da República, José Alencar. Já hoje, 8, o governador cumpre agenda em Salvador (BA), onde, a convite do governador da Bahia, Jaques Wagner, participa do almoço oferecido pelo Governo do Estado da Bahia à secretária Henrietta Fore, administradora-geral da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Na ocasião, também ocorrerá a cerimônia de assinatura do memorando de Entendimento entre o Governo da Bahia e o governo norte-americano que prevê a dinamização de parcerias de cunho cultural e turístico.

 

Vereador abandona disputa em Itabaiana

Em vários municípios do Estado, vereadores com alguns mandatos estão deixando de lado a disputa pela reeleição. São vários fatores, entre eles a famosa “estrutura” pedida por muitas lideranças. Ontem, 07, foi a vez do vereador Anderson de Zé das Canas, liderança com quatro mandatos em Itabaiana anunciar que está fora da disputa. Anderson, é do PMDB e deixa uma legião de eleitores órfãos.

 

Altamiro Limeira

Mais uma trova de Tonho Pereba: Arrogante, bilioso, / anti-PT mas lulista, um orador palavroso, barroco, RENANscentista. Altamiro Limeira. Tonho Pereba.

 

“Déda vai me receber”, diz Almeida Lima

O senador Almeida Lima, candidato a prefeito de Aracaju pelo PMDB, declarou em entrevista na Rádio Jornal, na manhã da última quinta-feira (07), que não vê riscos institucionais em caso de uma vitória sua na eleição para a prefeitura aracajuana. “Vivemos numa democracia. E a população é quem escolhe, sendo que a sua vontade tem que ser respeitada”, observou. Questionado sobre como seria um eventual relacionamento com o governador Marcelo Déda, Almeida foi enfático. “Não vejo problema algum. Inclusive, vencendo a eleição, pedirei uma audiência com o governador no dia seguinte. Tenho certeza que, até pelo amor que ele declara ter por Aracaju, Déda não imporia nenhuma barreira para receber um representante legítimo do nosso povo. Sei que o governador é uma pessoa civilizada e que vai me receber bem”.

 

Siqueira Campos acolhe  Edvaldo Nogueira

A campanha do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), invadiu na última quarta-feira, 06, a área comercial do bairro Siqueira Campos,  Zona Norte da cidade, contagiando trabalhadores e moradores que fizeram questão de sair às portas para cumprimentar o candidato. A caminhada teve início nas esquinas das ruas Deputado Carlos Correia com Bahia, seguindo por diversas vias do bairro. O líder comunitário Silvio Santos, que mora no bairro desde que nasceu, há 44 anos, disse que Aracaju precisa reeleger Edvaldo Nogueira pelo comportamento ético e responsável com que trata o bem público. “Nunca se ouviu nenhum tipo de comentário que desabonasse a honestidade dele. Poucos políticos no Brasil podem se orgulhar disso”, reconheceu. A dona de casa Vânia Maria dos Santos lembrou ao prefeito que na sua administração foi realizada a total recuperação do asfalto da rua Rio Grande do Sul,  onde mora há 45 anos. “Aqui antes só tinha buraco, hoje temos um tapete”, elogiou.

 

Campanha de Anderson Góis I

A coordenação de campanha do candidato a prefeitura de Aracaju, professor Anderson Góis (PCB), esteve reunida para traçar metas e planos de popularização da imagem de Anderson Góis até o início da veiculação da propaganda eleitoral no rádio e na tv. O primeiro ponto tratado e elogiado pelo próprio candidato foi o do crescimento do volume de campanha dos sete candidatos ao cargo de vereador pelo PCB, “é difícil fazer campanha pela pequena estrutura, mas há um forte trabalho de caminhadas e panfletagens em sinais de trânsito, já fui a mais de 40 reuniões em casas de ‘amigos eleitores’ dos meus candidatos”. No entanto todos os bairros da cidade não foram ainda contemplados com uma visita do professor Anderson Góis, “para mim é humanamente impossível pois mantenho a minha jornada de trabalho semanal de 64 aulas, que se traduzem em uma jornada de 64 horas de trabalho semanal”.

 

Campanha de Anderson Góis II

A coordenação de campanha diz que é importante chegar ao conhecimento de toda Aracaju a imagem de Anderson, para que nos programas de tv e rádio o candidato não seja um desconhecido da grande população. “Anderson é fluente, tem boa oratória, boa retórica, tem uma grande presença de vídeo, tudo isso com um grande programa de governo faz de nosso candidato um nome leve e com tendência ao crescimento” disse Leonardo Victor Dias, presidente do diretório municipal do PCB.  O professor Euton Dantas, coordenador de movimentos populares do PCB em Aracaju disse que é fácil levar o nome de um jovem trabalhador, ético, sério, dinâmico e comprometido com o que chamam de ‘Projeto de Governança Comunista’ “Anderson é trabalhador, tem carteira assinada desde os 14 anos, está envolvido com movimentos sócias desde os 13 anos, tem o perfil real do trabalhador aracajuano. É também um intelectual, professor de literatura, escritor e radialista, é prazeroso votar em Anderson Góis” conclui o professor Euton.

 

Ajuda dos amigos da polícia militar

O candidato a vereador de Aracaju, Danilo Segundo, do PSB, disse ontem que vem conquistando a adesão de várias lideranças. Ele deu como exemplo na Polícia Militar, onde dezenas de policiais aderiram a sua campanha e, quando estão de folga, o acompanham pelos bairros de Aracaju. Danilo lembrou que os policiais militares trabalham um dia e folgam três. Danilo lamenta que alguns candidatos, ao invés de expor suas proposta e idéias, estejam preocupados com a campanha de um jovem oriundo do movimento estudantil.

 

Observações sobre a SMTT de Aracaju

De um leitor e motorista: “Veja em que situação em me encontro fui multado pela SMTT no dia 26/02/08 por avançar o sinal quando o mesmo estava amarelo, até então tudo certo, quer dizer cometi uma infração tenho que arcar com a punição. Aprofundando os fatos: a multa foi aplicada no dia  26/02/08 sendo expedida no dia 13/03/08 a notificação da infração já estabelecendo na mesma até o dia 07/04/08 como prazo para defesa prévia. Agora vem o melhor: a notificação de infração só chegou a minha no dia 22/04/08, ou seja, 58 dias do dia da autuação e já sendo estourada o prazo de defesa prévia. Procura-se a SMTT e o que eles informam? Tem que recorrer! Pois bem recorre-se no dia 12/05/08. Qual o resultado? Indeferido o pedido de cancelamento de multa. Sabe quantos dias eles levaram para julgar este pedido? 62 dias!!! Quando o prazo são quarenta dias úteis! Você sofre a autuação e tem que recorrer a eles mesmo? Não soa estranho quem aplica a multa julgá-la? Enquanto isso agentes da  SMTT circula sem cinto de segurança, levando filhos e aderentes em escola com carro oficial, estacionando na calçada enfim uma lambança completa!! E ainda aturar esses procedimentos!!”.

 

Criticas ao blog e opinião expressada

De Rita Dantas: “Apesar de gostar de expressar livremente suas opiniões, o senhor não consegue ouvir as dos outros. Por quê duvida da história de Sukita e ainda o critica pelo patrimônio que possui? Ninguém pode criticar o governo de Deda que logo se torna alvo de suas “notinhas”… A verdade é que não existe segurança em nosso Estado e o Governador prometeu em campanha realizar milagres que João Alves, apesar do nome santo, não conseguiu. Não se preocupe em publicar minhas opiniões, pois sei que não há qualquer interesse dessa coluna. Apenas espero que você as leia e saiba que não enganas a todos, pois suas matérias mostram claramente sua posição petista…”

 

Critica ao blog e defesa de Renan Calheiros

De Filomena Correia: “Não consigo entender porque esta coluna pela segunda vez faz o comparativo entre a campanha de Almeida Lima e a de Obama e as críticas que faz ao senador em várias ocasiões. Quanto a defesa de Renan, acho melhor uma postura como a dele que demonstra coragem de defender o que acredita a assume o ônus da sua posição, pior seria se fosse omisso ou se escondesse detrás do voto secreto.

Renan Calheiros, trocar seu domicilio eleitoral para Sergipe, conversa pra boi dormir. E a sua cassação no que deu, a ex-amante pousou na playboy e ganhou um bom dinheiro, o congresso e a imprensa nacional se calaram no momento que ele deixou a presidência do congresso nacional. Afinal é muito para o sul e o sudeste do país ter um pernambucano na presidência da republica e um alagoano na presidência do Brasil. Vamos pensar”.

 

Sobre felicidade

De um leitor do conjunto Orlando Dantas, cansado do barulho de um carro de som: “

Quem foi que disse a esse rapaz que não sou feliz. E mais ainda: que ele pode me fazer feliz?”.

 

Nota do juiz de São Cristóvão

Senhores e senhoras da imprensa. Está sendo constantemente veiculada na imprensa deste Estado acerca de uma futura decisão sobre a eleição indireta para Prefeito Municipal em São Cristóvão. É sabido que pelo Princípio da Inércia da Jurisdição, o Juízo Cível somente pode agir quando provocado por interessado. Não há atuação “de ofício”. Após a eleição indireta realizada terça-feira p.p. na Câmara deste Município, houve uma comunicação ADMINISTRATIVA da Casa Legislativa, à Juíza Eleitoral da 21 Zona, no sentido de ser registrada. A digna Magistrada, seguindo seu lúcido talento, disse que a eleição indireta não é gerenciada pela Justiça Especializada Eleitoral, julgou-se incompetente em razão da matéria. Recepcionei a “COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA”, não me competindo de ofício decidir sobre  qualquer coisa. Não se cuida de Ação Judicial em curso. Não há invocação de lesão a direito subjetivo que reclame providência jurisdicional. A eleição indireta para o Executivo se faz na Casa Legislativa, dentro do Princípio da Autonomia dos Poderes do Estado. O Judiciário, somente quando provocado, é que poderá se pronunciar sobre a legalidade ou não do ato, sob pena de invadir outra esfera de poder.Até as 15:00 horas de hoje, 07 de agosto de 2008, já encerrado o expediente externo, não há qualquer demanda. Atenciosamente, Manoel Costa Neto. 

 

MP requer suspensão da eleição indireta 

O Ministério Público do Estado de Sergipe ajuizou ação cautelar visando a suspensão da eleição indireta realizada pela Câmara de Vereadores de São Cristóvão, na última terça-feira, 5, onde foram eleitos o novo prefeito e vice-prefeito de São Cristóvão.Ocorrendo a vacância dos cargos executivos nos dois últimos anos do mandato, a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município de São Cristóvão determinam a realização de eleição indireta, em 30 (trinta) dias, para ambos os cargos.

A Lei Orgânica de São Cristóvão e Carta Magna dispõem que as eleições indiretas devem ser realizadas na forma da lei. Entretanto, inexiste lei local regulamentando a eleição indireta, motivo pelo qual deve o Poder Legislativo Municipal, dentro de sua autonomia política, estabelecer, previamente, o processo eleitoral da escolha indireta dos cargos do Poder Executivo. Segundo o Promotor de Justiça Augusto César Leite de Resende “a Câmara de Vereadores de São Cristóvão elegeu os novos prefeito e vice-prefeito, em sessão extraordinária, sem, no entanto, estabelecer previamente regras claras e precisas do rito eleitoral, deixando de disciplinar pontos importantes e imprescindíveis para a validade do ato, como por exemplo: capacidade eleitoral passiva (quem pode ser candidato?), quorum eletivo e prazo de registro de candidaturas”. (ASMP).

 

Trânsito e as mentes brilhantes

Ontem, 07, pela manhã, uma colisão simples aconteceu na Avenida Hermes Fontes, entre um veiculo e uma moto. O trânsito ficou um caos no horário das 8hs e nada de aparecer um agente de trânsito. Enquanto isso, ali bem perto, na Avenida Silvio Teixeira, os visitantes e prestadores de serviços não podem estacionar seus veículos na via. Lá, o agente de trânsito fica de plantão para multar os motoristas. Ou seja: para quem está trabalhando e precisa chegar ao centro não tem agente para desafogar o trânsito, mas para multar as pessoas que desejam estacionar seus veículos tem multa para todos os gostos.

 

Posse na juventude petista

A Juventude PeTista informa que ocorrerá no SINDIPREV, amanhã, 09, a partir das 09:00h, a posse de suas novas direções, tanto no âmbito municipal quanto estadual, com a participação de toda a militância e das lideranças partidárias, a exemplo do Presidente Márcio Macêdo, do Governador Marcelo Déda e do Ex-Senador Zé Eduardo Dutra. Será um momento de grande emulação e de acúmulo de forças da Juventude PT para as tarefas que estão por vir, principalmente as eleições deste ano. O atual Secretário Estadual, Lucas Rios, aponta que muito já foi feito para a consolidação da concepção de que a JPT é um segmento político de fundamental importância para o Partido, mas diz que “há muito ainda por fazer, para que a JPT seja não só socialista e democrática, como também de massa!!!” O próximo Secretário Estadual, Jefferson Lima, garante que não economizará esforços para que a JPT chegue a todos os movimentos organizados de Juventude e às consciências da juventude sergipana. “Esta é uma tarefa da JPT, e não nos furtaremos a ela”, diz. Já o futuro Secretário de Comunicação da JPT de Sergipe , Clayton Eufrásio, ressalta que será lançada a peça publicitária e o site da Juventude PeTista de Sergipe. Tudo isso, segundo ele é para que “consigamos cumprir a tarefa de sermos a Juventude de todas as Juventudes, através da facilitação da comunicação entre elas”.

 

Indignação e repúdio

Da leitora Rosângela: “É impressionante as atitudes desses homens que regem e ditam as leis do Brasil, Presidente do Brasil não precisa de graduação, deputados, senadores, governadores, vereadores, podem ter nomes sujos, fichas sujas, serem todos enlameados e conseguem se elegerem, reelegerem, e continuam mais sujos ainda, pois quando assumem, literalmente ficam mais ricos e quem não é, passa a ser, enfim….. que Pais é esse???????? Terá solução algum dia esse Pais de ladrões do colarinho branco? Como Daniel Dantas, Naji Nahas, Celso Pitta, Paulo Maluf e tantos outros meliantes. Serão condenados assassinos ricos e poderosos? Como por exemplo, Pimenta Neves, Assassinos do índio Galdino, filhinhos de papai,( que deveriam ser chamados filhinhos do demo ) enfim….. Até quando esse defensores dessas leis irão permitir tal absurdo, acredito que será até o dia em forem atingidas suas família, seus filhos, ai sim, eles poderão, quem sabe, mudarem de idéia”.

 

Ser ou não ser!…   I

Do leitor Dinho Santana: “Para aqueles que lêem e vêem os jornais, blogs e noticiários e etc… Torna-se difícil avaliar o que é legal ou ilegal no nosso Brasil, se por um lado tentam implantar a “Lei Seca”, os “Fichas Sujas”, transformar delegado da polícia federal, em bandido por ter prendido bandidos ricos e não ladrões de galinha… Que me desculpe Adiberto de Souza que ao admitir que “Prevaleceu o bom senso”, onde: “Vale o princípio constitucional de presunção de inocência. A decisão sepulta a campanha de entidades civis e juízes pelo veto à candidatura de quem responde a ações na Justiça, inclusive daqueles com vida pregressa moralmente questionável e que já tiveram negados os registros de candidaturas ou venham a tê-los, até o dia 16, por tribunais regionais eleitorais. Felizmente, prevaleceu o bom senso, pois, como escrevemos ontem, punir antes de condenar é coisa de regime ditatorial.”

 

Ser ou não ser!…  II

Continua Dinho: “Se para nosso querido Cezar Britto, representando a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, “BLINDAR”, os escritórios de advocacia se faz necessário sabe-se lá porque cargas d’água; não encontrou guarita no presidente Lula, conforme notas da coluna de Cláudio Humberto: 07/08/2008 | 00:00 Lula pediu a Alencar para vetar lei O presidente Lula transferiu ao vice José Alencar – que o substitui interinamente – o ônus de vetar parcialmente a polêmica lei que pretendia assegurar a inviolabilidade dos escritórios de advocacia. Alencar vai atender à recomendação do ministro Tarso Genro (Justiça) e vetar os parágrafos 5º e 8º da lei, exatamente os mais polêmicos. A lei era defendida pela OAB, mas criticada por policiais, promotores e juízes. Já para o governador da Bahia, que assim como todo o país vive momentos de total insegurança nas ruas e que não depende do veto de quem quer que seja já que o povo passivamente tudo vê e nada faz… O mesmo acaba de determinar que: 07/08/2008 | 00:00 Primeiro eu O governo da Bahia passou ontem um atestado de insegurança pública: mandou blindar um carro do gabinete do governador Jaques Wagner (PT). O serviço, contratado numa empresa local, custará R$ 44 mil”.

 

Ser ou não ser!…  III

Finaliza o leitor: “Já tendo dito, que no Brasil, até para ser honesto temos que dispor de um advogado, além de que em se plantando tudo dá… Vejo que o crescente número dos mesmos já se torna uma dificuldade tanto quanto a criminalidade; vez que para cada malandragem ou coisa do gênero temos um guardião da Constituição e a presunção da inocência afinal de onde poderão tirar dinheiro… Se no campo da honestidade os campos não teem a fertilidade encontrada no vizinho$$$ “Pureza, limpeza, depuração ética”, senhor Ministro Carlos Ayres, não temos que te-lá só em cargos estatais, embora a ocupação dos mesmos seja subentendidos por uma minoria, como direito de locupletar-se em benefício pró pio e dos seus. Vamos tirar a “BLINDAGEM DA ORDEM”, expondo a Ficha Suja; pois não podemos acreditar que bandidos como Beira-Mar, Abadia e os ditos Colarinhos Brancos, cercados de inúmeros advogados venham a tornar verdadeira: “Neste país, ladrão não pode ser mais herói”, (fala do personagem José Leôncio, da novela “Pantanal”, que está sendo reexibida e que foi gravada  há mais de 18 anos)”.

 

Revolta dos estagiários I

E-mail enviado por um estagiário para grande parte da imprensa: ”No Diário Oficial de 9 de julho (se não me engano), saiu Portaria nº 5.228/2008, estabelecendo que os estagiários de nível superior dos órgãos de administração direta e indireta do governo passariam a receber R$ 600 por mês, e os estagiários de nível médio, R$ 300. Diante disso, servidores de nível médio do governo mostraram-se indignados por receberem um valor menor do que os estagiários de nível superior, mas o governador mostrou-se irredutível, dizendo que o aumento era justo.Porém, no Diário Oficial do dia 04 de agosto, foi publicada Portaria nº 6.186/2008, modificando as bolsas de estágio universitário para R$ 415,00, e de nível médio para R$ 261,45. Diante disso, algumas questões a serem colocadas: 1 – Porque essa redução depois desse aumento considerável? Foram questões judiciais em jogo? 2 – E como ficam os estagiários que assumiram compromissos com o dinheiro prometido, como por exemplo, cartões de crédito para pagar, dentre outros débitos? 3 – Se imaginava-se que não havia condições de o Estado arcar com esse aumento exorbitante, porque o cálculo não foi feito de forma mais responsável, para que as pessoas assim não pudessem contar com uma bolsa prometida e não cumprida?”

 

Revolta dos estagiários II

Continua o e-mail: “Para completar, uma última e mais grave questão. Ambas as portarias estabelecem que a medida entre em vigor no dia 1º de julho de 2008. Dessa forma, seria bom confirmar os boatos que estão percorrendo os corredores dos órgãos governamentais, escolas e universidades: a bolsa que os estagiários receberão no próximo mês virá com “desconto”? Os estagiários terão que “devolver” o dinheiro que, por erro do governo, veio “a mais”? Dessa forma, calcula-se que, no próximo mês, o estagiário de nível superior ganhe R$ 230 e o estagiário de nível médio ganhe R$ 176, diminuindo-se as diferenças de valores. Por isso, a questão é: como os estagiários irão arcar com os compromissos assumidos, se até mesmo o próximo salário pode vir com um valor menor do que o que recebia-se antes do dito aumento? Suponha-se que o governo do Estado deveria ter mais respeito para com aqueles que colaboram com a construção do governo, estagiário não é profissional, mas exerce um trabalho rotineiro, muitas vezes substituindo o trabalho do servidor irresponsável, que deixa tudo nas mãos dos estagiários. Mesmo assim, quando não chega a esse ponto, os estagiários exercem funções altamente importantes e fundamentais para o andamento dos órgãos, e nunca recebem mérito por isso. Espera-se que todas essas informações sejam apuradas, e que os meios de comunicação atuem cobrando mais respeito por parte do governo do Estado, que vem atuando de forma muito negativa quando o assunto é trabalhador e estudante. Faltam dois anos para as eleições ao governo, mas creio que o governador Marcelo Déda não está levando consideração os votos das centenas de estagiários que constroem o governo. Falta de respeito com o povo gera perda de voto. Tenho certeza que Déda não gostaria de perder as eleições para João Alves. Recado dado e disseminado!!”

 

Frase do Dia

“A maioria das pessoas não debate conteúdo, apenas os rótulos.” (Mário de Andrade).  

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais